º  ACADEMIA JUDICIAL

 

Cursos, eventos e projetos

 

a) Modalidade presencial

Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Santa Catarina

De 7 de janeiro a 7 de maio foi realizado o Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Santa Catarina, que consiste na penúltima etapa do concurso da magistratura estadual – antecede a prova de títulos. O curso como etapa do concurso para a magistratura de Santa Catarina aconteceu pela terceira vez. O primeiro neste formato foi o vinculado ao edital 5/2008. Antes disso, a AJ recebia os juízes recém-empossados, e o curso era considerado para fins de vitaliciedade. Durante toda a prática forense os candidatos foram acompanhados pelos juízes orientadores: Mônica Elias De Lucca, Quitéria Tamanini Vieira Peres, Vânia Petermann, Marcelo Carlin, Edison Zimmer e Jefferson Zanini.

Habilitação em Tecnologias da Informação

Servidores do TJSC tiveram a oportunidade de habilitar-se em áreas da informática úteis a suas atividades institucionais. Os cursos de Administração de Redes CISCO CCNA, de Manuseio do Programa AutoCAD 2D e de Photoshop aconteceram no SENAC Tecnologia da Informação, a partir de setembro de 2012.

Curso Básico em SQL

Em razão da necessidade de maior independência do PJSC em relação à Softplan (empresa fornecedora do SAJ) na configuração do módulo de administração do SAJ-5, cinco servidores da Divisão de Sistemas Judiciais de Segundo Grau da Diretoria de Tecnologia da Informação concluíram o Curso Básico em SQL (Structured Query Language). O curso de 10 horas-aula foi ministrado no próprio local de trabalho, de 14 a 18 de janeiro de 2013.

Manuseio de planilha em Excel Avançado - Módulo de Estatística

O conteúdo de 20 horas incluiu noções de estatística (utilizando gráficos), funções básicas do Excel (utilizando as funções para análise de dados) e funções estatísticas do Excel (utilizando promédios), e foi ministrado de 18 a 21 de março de 2013.

Curso de Gerenciamento de Projetos

O curso teve como objetivo "possibilitar aos participantes a visão profissional da gestão de projetos, abrangendo todas as suas fases (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento), preparando-os à utilização imediata de técnicas do mercado e à compreensão e integração das áreas de conhecimento do PMBOK ao processo e gerenciamento de projetos". Foram destinadas vagas a todas as diretorias do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Curso de Gestão por Competências

Aconteceu na AJ, de 1º a 5 de abril de 2013 com o objetivo de atualizar conhecimentos e habilidades dos servidores do Poder Judiciário catarinense para a aplicação da metodologia de gerenciamento por competências na gestão de pessoas. A capacitação foi ministrada em 40 horas e dirigida a 18 alunos provenientes da Diretoria de Recursos Humanos, da Assessoria de Planejamento e da Academia Judicial.

Treinamento a Secretários de Eventos

Nos dias 2 e 3 de abril de 2013 a AJ ofereceu o Treinamento a Secretários de Eventos. Entre os assuntos abordados no curso, compilado em 12 horas, destaca-se: serviços de infraestrutura segundo pregão e ata de registro de preços, prestação de contas e notas fiscais, cerimonial, controle de frequência, certificação digital e avaliação de reação.

Curso de Pesquisa e Gestão do Clima Organizacional

A equipe de servidores da Diretoria de Recursos Humanos lotados na Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal teve oportunidade de aprimorar a pesquisa aplicada a todos os integrantes do Poder Judiciário catarinense. Nos dias 8, 10, 11, 15, 16 e 19 de abril de 2013, realizou-se o Curso de Pesquisa e Gestão do Clima Organizacional, em parceria com o Instituto Fator Humano.

Prática de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância

Realizado em parceria com a empresa Clube Jornada de Estudos, aconteceu de 15 a 18 de abril de 2013, em 4 módulos que totalizaram 16 horas. Servidores da Corregedoria-Geral da Justiça, da Presidência, da Diretoria de Recursos Humanos, da Diretoria de Material a Patrimônio, da Diretoria-Geral Judiciária e da Diretoria-Geral Administrativa participam do evento.

Curso de Gerenciamento de Portfólios e de Implantação de Escritório de Projetos do Judiciário

Aconteceu de 6 a 10 de maio de 2013 a AJ ofereceu o Curso de Gerenciamento de Portfólios e de Implantação de Escritório de Projetos do Judiciário, com carga-horária de 30h/aula. O objetivo foi garantir maior assertividade e alinhamento estratégico das decisões sobre projetos e programas da justiça catarinense. Participaram: coordenador e assessores da Asplan, servidores da CGJ e das diretorias do TJSC.

Curso Básico de Técnica de Elaboração de Sentença Civil

Nos dias 23 e 24 de maio de 2013, analistas jurídicos do Programa de Enfrentamento de Acervos em gabinetes de magistrados de primeiro grau, assessores jurídicos, assessores de gabinete e estagiários da comarca da Capital. As 16 horas presenciais foram ministradas na Academia Judicial, com o objetivo de melhorar a formação e a qualificação profissional dos participantes e, por consequência, agilizar e viabilizar a melhor entrega da prestação jurisdicional por meio de apoio à equipe dos magistrados, garantindo menor tempo de espera pelo jurisdicionado.

Ambientação para servidores e colaboradores da AJ

A AJ realizou, no período de 13 a 17 de maio de 2013, uma ambientação para seus próprios servidores e colaboradores. O objetivo dos encontros, com tempo médio de uma hora por dia, foi apresentar aos participantes as atividades desenvolvidas em cada setor da AJ, permitindo-lhes compreender os reflexos do trabalho de uma seção nas demais seções. Pretendeu-se, ainda, promover a integração da equipe e enfatizar a importância da tarefa de cada componente para, por fim, elevar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados pela escola de governo.

Verbas Trabalhistas na Contratação de Empresas pela Administração Pública

O curso de Verbas Trabalhistas na Contratação de Empresas pela Administração Pública, em parceria com o Instituto Humanitas, foi oferecido de 20 a 30 de maio de 2013, a 14 servidores do Poder Judiciário catarinense que atuam na fiscalização dos contratos de terceirização.

Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas

A Academia Judicial realizou, de 20 de junho a 3 de dezembro de 2013, a capacitação de oito servidores para uso do SEER (Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas). O objetivo foi qualificar os colaboradores para criação e gerenciamento das revistas científicas da Academia Judicial na plataforma SEER, através da elaboração, por meio de exercícios e trabalhos práticos, da primeira edição da Revista do CEJUR. Com 76 horas-aula, o curso foi uma parceria com a Lepidus Tecnologia.

Colóquio sobre Compras Públicas Sustentáveis

O Colóquio sobre Compras Públicas Sustentáveis aconteceu em 10 de junho de 2013, das 15 às 18 horas, no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento se justificou pela necessidade de adaptação do Poder Judiciário de Santa Catarina à sustentabilidade ambiental no campo das licitações.

Curso de Gerenciamento de Projetos

De 4 a 11 de julho de 2013, objetivo: possibilitar aos participantes a visão profissional da gestão de projetos, abrangendo todas as suas fases (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento), preparando-os à utilização imediata de técnicas do mercado e à compreensão e integração das áreas de conhecimento do PMBOK ao processo e gerenciamento de projetos. Público-alvo: Coordenador e assessores da Asplan e servidores de outras Diretorias do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Vagas: 40. Horas-aula: 24.

Curso de Acessibilidade a Edificações, Vias Públicas e Sistemas de Transporte Coletivo

Servidores que integram a Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) do Tribunal de Justiça participaram do Curso de Acessibilidade a Edificações, Vias Públicas e Sistemas de Transporte Coletivo, de 15 a 19 de julho. A turma foi conduzida às ruas da cidade para experimentar dificuldades enfrentadas por portadores de necessidades especiais. O objetivo da capacitação, de acordo com o projeto pedagógico, foi propiciar aos alunos conhecimento técnico e prática para planejar os espaços físicos do Tribunal de Justiça e dos prédios das comarcas do Estado, em conformidade com as necessidades de garantia dos direitos e do livre acesso de toda a população aos ambientes públicos das cidades, especialmente das pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos e portadores de algum tipo de deficiência física.

Curso sobre Justiça Restaurativa

Em 5 e 6 de agosto, 46 servidores de diversas comarcas participaram do Curso sobre Justiça Restaurativa. O objetivo foi sensibilizar e capacitar técnicos do Poder Judiciário de Santa Catarina, bem como agentes governamentais e de organizações destinadas a assegurar os direitos referentes à infância e juventude, no âmbito da Justiça Restaurativa.

Declaratórias de Paternidade – turmas 1 e 2

A AJ promoveu nos dias 8 e 9 (turma 1), e 22 e 23 (turma 2) de agosto a capacitação “Declaratórias de Paternidade”, que teve como objetivo orientar os participantes - ao todo 25 servidores - em relação à forma de conduzir as declaratórias de paternidade previstas na Lei n. 8.560/1992, e disciplinadas pelos Provimentos n. 12 e 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Curso de Gerenciamento de Portfólios e de Implantação de Escritório de Projetos no Judiciário

O Curso de Gerenciamento de Portfólios aconteceu de 19 a 23 de agosto, nas dependências da Academia Judicial e teve o objetivo de garantir maior assertividade e alinhamento estratégico nas decisões sobre projetos e programas da Justiça catarinense. Ao todo, 30 servidores participam do curso, entre assessores da Asplan (Assessoria de Planejamento), da Corregedoria-Geral da Justiça e das diretorias do Tribunal de Justiça.

Curso SAJ 5.0

A AJ realizou de 26 a 30 de agosto, nas suas dependências, o curso SAJ 5.0 - 1º grau. O evento, que atendeu 30 participantes, justificou-se pela necessidade de os servidores da Corregedoria-Geral da Justiça conhecerem as funcionalidades desta versão do Sistema de Automação da Justiça.

Capacitação para Novos Analistas Jurídicos - Turma 1

De 16 a 20 de setembro de 2013 a AJ capacitou, em 40 horas-aula, 30 analistas jurídicos aprovados nos concursos públicos dos Editais n. 20/2009 e n. 193/2011.

Curso de Qualificação Profissional para Operadores do Direito e Conselheiros da Comunidade

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2013, membros dos conselhos da comunidade de SC e das comarcas cujos conselhos estão em via de instalação, juízes e membros do MP atuantes na área de execução penal e membros do Conselho Penitenciário, receberam qualificação de 15 horas, em Lages. O Curso de Qualificação Profissional para Operadores do Direito e Conselheiros da Comunidade pretendeu fortalecer os conselhos já existentes e motivar a instalação de outros.

Curso de Montagem e Manutenção de Micromputadores

Aconteceu em agosto de 2013 o Curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores. A aula inaugural, em 18 de agosto foi transmitida do estúdio de EaD da Academia Judicial. O curso, dirigido à formação de técnicos de suporte em informática (TSIs), contou com onze professores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), e foi oferecido em parceria com o Senai (Serviço Nacional da Indústria).

Ambientação Funcional

A Academia Judicial recebeu, em 2013, 11 turmas para Ambientação Funcional. O curso tem como objetivo integrar os novos servidores do Judiciário catarinense e contextualizá-los na estrutura institucional.

Qualificação Profissional para Assistentes Sociais relativo ao Direito do Idoso

Assistentes sociais do PJSC, MP, comunidade, conselhos de direitos do idoso e universidades da terceira idade compuseram o público da Qualificação Profissional para Assistentes Sociais relativo ao Direito do Idoso, no dia 23 de setembro, no auditório do TJSC. O objetivo do evento foi capacitar técnicos para atender adequadamente ao idoso, por meio da divulgação dos direitos e particularidades da população destacada, melhorando o referencial teórico. Foram disponibilizadas 200 vagas.

Curso de Mídia Training – turmas 1 a 4

A Academia Judicial formou quatro turmas em Midia Training, em 2013, com o intuito de preparar magistrados da justiça catarinense para o relacionamento com a sociedade por meio do contato com os órgãos de comunicação. Para que o objetivo seja plenamente alcançado nesse tipo de curso, cada turma é composta por, no máximo, 12 magistrados.

Curso de Gerenciamento de Rotinas – Turmas 1 a 17

Até setembro de 2013 foram recebidas 17 turmas para o Curso de Gerenciamento de Rotinas, em diversas comarcas do PJSC.

Curso de HTML

Ao longo do mês de outubro, 14 encontros aperfeiçoaram o trabalho de profissionais de Tecnologias da Informação relativos ao conteúdo simples e de programação na linguagem HTML para a internet, e de conteúdo em HTML5 para dispositivos existentes no mercado, como navegadores de internet, e dispositivos móveis. O curso de HTML foi uma parceria com o SENAC e atendeu à seção de educação a distância da AJ.

Curso MS Project 2010

Nos dias 18, 22, 28 e 29 de novembro a AJ ofereceu a servidores provenientes da assessoria de planejamento e das assessorias técnicas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina o Curso MS Project 2010. A intenção foi utilizar a tecnologia no apoio do gerenciamento de projetos, aplicando os conceitos e as práticas de excelência disseminadas no mundo acadêmico e nas organizações públicas e privadas.

Curso de Comunicação Institucional com Foco na Comunicação Interna – turmas 1 e 2

A Academia Judicial realizou de 25 a 27 de novembro, em parceria com a Santo de Casa Endomarketing, o Curso de Comunicação institucional com Foco na Comunicação Interna – turma 1, cujo objetivo é melhorar as práticas de comunicação na Justiça catarinense. No dia 9 de dezembro o curso foi realizado na comarca de Itajaí - a primeira dentre várias comarcas em que a capacitação será oferecida.

Procedimentos para Chefes de Secretaria do Foro

O curso foi realizado de 2 a 6 de dezembro de 2013. Participaram do curso analistas administrativos lotados em Secretarias do Foro e ocupantes do cargo em comissão de chefe de Secretaria do Foro.

Curso de Informes Psicológicos na Avaliação Psicológica

O curso cujo objetivo foi capacitar os servidores (da Seção Psicossocial Organizacional da Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal do DRH do TJSC) na elaboração de laudos, relatórios e pareceres psicológicos, resultantes de processos de avaliação, aconteceu nos dias 10 a 12, e 16 de dezembro de 2013. Foram ministradas 20 horas-aula.

Cursos de Mediação e Conciliação

Os cursos no campo da mediação e da conciliação foram oferecidos em diversas comarcas, sob diferentes enfoques e níveis, de acordo com a necessidade do setor. Em regra, são realizados em parceria com o Conselho gestor dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos (Jepasc).

Competências da Mediação Judicial

De 8 a 12 de abril de 2013 a Capacitação em Competências da Mediação Judicial foi dirigida a 22 instrutores, com o intuito de multiplicar o conhecimento sobre o assunto. De 22 a 26 de abril, 19 participantes de diversas comarcas foram capacitados na AJ, por instrutores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para atuarem como conciliadores e mediadores. De 20 a 24 de maio, a mesma capacitação foi oferecida a 25 participantes - servidores e voluntários do serviço de mediação - da comarca de Joinville.

Capacitação em Competências da Mediação Familiar

Aconteceu de 17 a 21 de junho de 2013, em Criciúma, em 45 horas-aula e 100 horas de estágio supervisionado no local de trabalho. Foram 24 vagas para servidores da Justiça catarinense lotados, preferencialmente, nas funções de assessores de magistrados, assistentes sociais, conciliadores dos juizados especiais, juízes leigos e psicólogos. Objetivou-se capacitar agentes em competências da mediação judicial, a fim de que atuem nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos.

Curso de Formação Integrada para Conciliadores e Mediadores do Juizado Especial, Informal e Mediação Familiar

Aconteceu de 10 a 12 de julho em Fraiburgo, de 24 a 26 de julho em Chapecó, de 21 a 23 de agosto em Lages, de 28 a 30 de agosto, em Criciúma, e de 25 a 27 de setembro de 2013 na Capital. O curso de 24 horas-aulas teve por objetivo capacitar conciliadores e mediadores para atuação nos Juizados Especiais (formal e informal), nos Programas de Mediação Familiar, e nos demais projetos desenvolvidos e sob acompanhamento da Secretaria do Conselho Gestor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Fórum Municipal – Casa da Cidadania, Postos de Atendimento e Conciliação, Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual, e Mutirões da Conciliação). O público incluia servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina, conciliadores e mediadores do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos, mediadores familiares, acadêmicos de direito, psicologia, serviço social e pedagogia, funcionários oriundos de órgãos conveniados.

Curso de Formação Avançada para Mediadores Familiares, Juizados Especiais e Informais

Aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, em Lages, em 16 horas-aula. Foram 50 vagas para conciliadores dos juizados especiais e informais e mediadores familiares participantes do Curso de Formação Integrada em 2011 e 2012.

Capacitação de Magistrados em Políticas Públicas em Conciliação e Mediação

As capacitações de magistrados em políticas públicas em conciliação e mediação, previstas na Resolução n. 125/10-CNJ, passaram por diversas comarcas, tendo 8 horas de conteúdo ministrado por magistrados. Objetivou-se estimular, apoiar e difundir a sistematização e o aprimoramento de práticas de autocomposição adotadas pelos tribunais de justiça de todo o Brasil (mediação civil, mediação comunitária, mediação penal e conciliação previdenciária, entre outras). O curso é credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

Blumenau – 20 de maio

Joaçaba - 3 de junho

Criciúma – 5 de julho 

Capital - 2 de agosto

Joinville – 9 de agosto

Itajaí – 6 de agosto

Tubarão – 23 de agosto

Itajaí – 6 de setembro

 

b) Modalidade SemipresenciA


Curso Básico de Técnica de Elaboração de Sentença Civil

Realizado pela AJ de 2 de junho a 6 de julho. O objetivo foi capacitar assessores, analistas jurídicos, técnicos judiciários e estagiários para elaboração de projetos de sentenças cíveis, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades específicas, a partir de referências teóricas e práticas, no tempo e local que lhes são mais adequados. O projeto, em fase de validação, contou com a participação de servidores das comarcas da Capital e de Joinville.

Curso de Aperfeiçoamento em Direito Ambiental

De 7 a 21 de junho a AJ ofereceu o curso de aperfeiçoamento para fins de promoção por merecimento em Direito Ambiental. O curso, com 20 horas, visou o aprimoramento e a atualização dos magistrados catarinenses com exercício de jurisdição na área do direito ambiental. De 8 a 20 de junho a capacitação foi a distância. Apenas nos dias 7 e 21 de junho - abertura e encerramento – o encontro foi presencial.

Curso de Cálculo Previdenciário

De 2 de setembro a 4 de outubro contadores judiciais titulares e substitutos participaram do curso, que teve apenas um encontro presencial por turma, na AJ. A capacitação se desenvolveu no ambiente virtual moodle da instituição, e atendeu 3 turmas.

Capacitação de Juízes Leigos

O Conselho Gestor dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos e a Academia Judicial promoveram, nos dias 7 e 8 de novembro, na Capital, o 1º Curso de Capacitação de Juízes Leigos do Poder Judiciário Catarinense. As aulas foram presenciais e virtuais, mesclando a exposição de conteúdos teóricos e práticos tanto em sala de aula quanto no ambiente virtual. O curso dirigiu-se aos juízes leigos que atuam no Judiciário de Santa Catarina.

 

c) Modalidade a distância

Curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais

De 13 de maio a 16 de junho de 2013, a AJ atendeu 20 turmas no ambiente virtual moodle, para o Curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais. Foram disponibilizadas 600 vagas a servidores.

Curso para Oficial de Justiça e Avaliador

A capacitação para Oficial de Justiça e Avaliador aconteceu de 5 de agosto a 15 de setembro de 2013. As atividades foram desenvolvidas no ambiente virtual moodle da Academia Judicial, com o intuito de padronizar o fluxo das rotinas de trabalho dos servidores que atuam como oficiais de justiça e avaliadores, facilitar o desenvolvimento das atividades e melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Curso Básico de Procedimentos Cartorários

O Curso Básico de Procedimentos Cartorários, em modalidade a distância, atendeu 500 participantes no período de 22 de outubro a 30 de novembro de 2012, e 450 participantes, de 8 de abril a 10 de maio de 2013. Quarenta horas de conteúdo produzido por servidores do TJSC foram oferecidas a técnicos judiciários e analistas jurídicos atuantes em cartório e usuários do SAJ 3. Os tutores, todos vinculados à instituição e atuantes em cartórios de diferentes comarcas, acompanharam os participantes por meio do ambiente virtual da Academia. A capacitação resultou de uma parceria entre a equipe da Seção de Educação a Distância da AJ e a empresa Kol Soluções (FabriCO), contratada por meio de processo licitatório realizado em 2010 para prestar serviços de consultoria técnica e pedagógica especializada para a implantação da Educação a Distância no âmbito do Poder Judiciário Catarinense (contrato n. 161/2011).

Curso de Administração Judiciária

De 2 a 30 de setembro de 2013, o Curso de Administração Judiciária foi oferecido no ambiente virtual moodle da AJ. Foram disponibilizadas 600 vagas a servidores do PJSC lotados no TJ ou nas 111 comarcas.

Curso de Manuseio de Planilha - Básico e Avançado

De 30 de setembro a 27 de outubro, foi ministrado o Curso de Manuseio de Planilha – Básico, destinado a contadores judiciais e assessores de custas da Corregedoria-Geral do Poder Judiciário cujas atividades exigem a elaboração de cálculos complexos, a criação de relatórios e planilhas grandes. De 4 de novembro a 1º de dezembro, o curso foi oferecido em nível avançado, para atender o segmento de assessores de custas e contadores judiciais já conhecedores dos recursos básicos de excel, e que trabalham diretamente com a criação e a gestão de bancos de dados e de tabelas dinâmicas, com a composição de gráficos dinâmicos e com o desenvolvimento de cálculos.

Direito Previdenciário

O curso de Direito Previdenciário, em formato e-learning, com aulas virtuais ao vivo, aconteceu de 14 de outubro a 14 de novembro, e teve como objetivo aprimorar e atualizar magistrados e servidores com exercício na área do Direito Previdenciário.

Curso de Eneagrama

De 30 de setembro a 30 de novembro o Curso de Enegrama (Competências Emocionais) na Gestão de Pessoas, desenvolvido no ambiente virtual do instituto Rennove, voltou-se à educação de magistrados e servidores no campo da liderança. Com a formação, aqueles que desempenham função gerencial compreendem melhor a si mesmos e o seu estilo de gestão, percebendo a influência que exercem no desempenho da equipe de trabalho.

Curso Básico de Procedimentos Cartorários a distância

O Curso Básico de Procedimentos Cartorários, em modalidade a distância, no formato e-learning, que aconteceu de 21 de outubro a 17 de novembro de 2013, dirigiu-se a técnicos judiciários auxiliares e analistas jurídicos do Poder Judiciário de Santa Catarina que atuam nos cartórios judiciais. Pretendeu-se orientar os participantes quanto à legislação e aos procedimentos cartorários básicos, com o objetivo de padronizar o fluxo das rotinas de trabalho, facilitar o desenvolvimento das atividades exercidas e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Oficiais de Justiça e Avaliadores

O curso para Oficiais de Justiça e Avaliadores em formato e-learning aconteceu de 5 de agosto a 15 setembro, como parte do Programa de Formação Inicial de Servidores previsto no Plano de Capacitação da AJ para o ano de 2013, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico. O objetivo final da capacitação foi padronizar o fluxo das rotinas de trabalho, facilitar o desenvolvimento das atividades exercidas e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade.

 

d) Cursos de pós-graduação 2012 e 2013

AJ solicitou a ampliação de convênio com a Univali para formação de turmas de mestrado e doutorado

Na manhã do dia 4 de maio representantes da Aj e da Univali se reuniram para iniciar as tratativas de um Termo de Cooperação Mútua, envolvendo a ampliação do convênio entre a Universidade e o órgão do Centro de Estudos Jurídicos, visando a formação de turmas de mestrado e doutorado em 2013, compostas por magistrados catarinenses.

Autorização do CEE e oferta de curso de pós-graduação em "Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo" pela AJ

O Conselho Estadual de Educação (CEE) decidiu, por unanimidade, autorizar a realização do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo pela AJ, a assistentes sociais e psicólogos do TJSC.

O curso iniciou-se em 13 de março de 2013, na sede da Academia Judicial. A coordenadora da pós-graduação, Eliedite Mattos Ávila, mencionou que o pedido de oferta da pós-graduação decorreu de uma necessidade dos servidores atuantes na área. Acrescentou que a AJ apenas exigiu aplicação prática dos estudos. A turma é composta por 35 servidoras.

AJ e UFSC promovem Especialização em Recursos Humanos

A Academia Judicial, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoveu em 19 de abril a solenidade de abertura da 2ª turma do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Organizacional e Administração em Recursos Humanos, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. Ao todo, 40 servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina com nível superior, do 1º e do 2º grau, acompanharão aulas quinzenais, que deverão se estender até 15 de novembro de 2014.

Vagas para duplo mestrado

Foram abertas, em maio de 2013, as inscrições para a seleção de mestrado para magistrados, com a possibilidade de dupla titulação em instituições de ensino do país e do exterior. A oferta resulta de um convênio entre o Tribunal de Justiça, a Academia Judicial, a Univali e as Universidades do Minho (Portugal) e de Alicante (Espanha), assinado em 25 de março, no auditório Pleno. Na ocasião realizou-se o Seminário de Direito Ambiental e Sustentabilidade, em que palestraram os professores Mário Monte e Gabriel Ferrer. Além das 20 vagas de mestrado, o diretor da AJ busca viabilizar vagas para doutorado, em parceria com a Universidade de Peruggia (Itália) e igualmente com a opção por dupla titulação.

 

e) Eventos

II FEMEPE – Fórum Estadual de Magistrados de Execução Penal de SC

De 22 a 24 de maio de 2013 aconteceu em Bombinhas o II FEMEPE – Fórum Estadual de Magistrados de Execução Penal de Santa Catarina, com o objetivo de congregar magistrados catarinenses com competência em execução penal, visando a correta execução da pena e a reintegração social do sentenciado e do internado, o aperfeiçoamento do sistema de execução penal e a atualização dos magistrados pelo intercâmbio de conhecimentos e experiências. Foram disponibilizadas 300 vagas. A carga-horária foi de 16 horas.

Fórum Estadual de Juízes, Promotores de Justiça e Técnicos do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina

De 27 e 28 de junho de 2013 o Fórum Estadual de Juízes, Promotores de Justiça e Técnicos do Poder Judiciário e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina discutiu questões afetas à Justiça da Infância e Juventude e à prática forense, sob a perspectiva de integração das ações dos magistrados, promotores de justiça e técnicos do Poder Judiciário e do Ministério Público catarinenses. Foram 250 vagas para técnicos do Poder Judiciário catarinense (Assistentes Sociais e Oficiais da Infância e Juventude), magistrados e promotores de justiça catarinenses.

Seminário de Direito Ambiental e Sustentabilidade

A AJ e a Univali realizaram, em 26 de julho, no Fórum Desembargador Eduardo Luz, o Seminário de Direito Ambiental e Sustentabilidade. Os professores palestrantes Andrés Molina Giménez, da Universidade de Alicante (Espanha), e Paulo Roney Ávila Fagundes, procurador do Estado, abordaram, respectivamente, os tema "Ordenação Ambiental dos Recursos Hídricos" e "Efeitos Nocivos das Redes Eletromagnéticas".

2º Encontro de Psicólogos do Judiciário Catarinense

Nos dias 29 e 30 de agosto de 2013 aconteceu o 2º Encontro de Psicólogos do Poder Judiciário Catarinense, nas dependências da Academia Judicial. O Evento contou com 27 participantes.

Encontro Regional de Técnicos do Poder Judiciário e dos Programas de Acolhimento para Capacitação nos temas da Infância e Adolescência

O Encontro Regional de Técnicos do Poder Judiciário e dos Programas de Acolhimento para Capacitação nos Temas da Infância e Adolescência aconteceu de 11 a 13 de setembro, nas dependências da AJ. O público foi formado por cerca de 40 pessoas, entre assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário catarinense e dos programas de acolhimento.

Encontro Anual de Técnicos e Oficiais da Infância e Juventude do Poder Judiciário

Aconteceu em Chapecó, em 25 de setembro de 2013, o Encontro Anual de Técnicos e Oficiais da Infância e Juventude do Poder Judiciário. O evento teve como objetivo atualizar um público formado por assistentes sociais, psicólogos, oficiais da infância e juventude e técnicos atuantes na área, principalmente em razão das recentes alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente e das novas diretrizes do CNJ sobre o tema.

10º Encontro Estadual dos Grupos de Estudos e Apoio à Adoção

Aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro de 2013, em Chapecó, o 10º Encontro Estadual dos Grupos de Estudos e Apoio à Adoção. O objetivo do evento foi propiciar capacitação conjunta a profissionais das entidades de acolhimento, membros dos Grupos de Estudos e Apoio à Adoção e profissionais do Poder Judiciário e do Ministério Público, como forma de garantir um trabalho articulado e qualificado, tendo como foco a criança e o adolescente em situação de abandono ou risco. Foram disponibilizadas 350 vagas.

Seminário de Justiça Restaurativa e Direitos Humanos

Nos dias 24 e 25 de outubro aconteceu, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), na Capital, o I Seminário de Justiça Restaurativa e Direitos Humanos.

A palestra inaugural foi proferida pelo professor Mário João Ferreira Monte, da Universidade do Minho, em Portugal. Em seguida, atuou como conferencista o professor Jacques Faget, da Universidade de Bordeaux, na França. O público do evento, que teve como objetivo possibilitar a troca de experiências referentes à mediação de conflitos em âmbito nacional e internacional, foi formado por profissionais de diversas instituições cuja área de atuação envolve adolescentes em conflito com a lei, e por estudantes universitários. O seminário resultou de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) e a Academia Judicial.

II Encontro Estadual de Contadores Judiciais

Como resultado de uma parceria da Assessoria de Custas da CGJ com a AJ, o 2º Encontro Estadual de Contadores Judiciais foi realizado em 8 de novembro, no Hotel Castelmar, em Florianópolis. O objetivo do evento foi capacitar os contadores judiciais e especialmente esclarecer dúvidas relacionadas à utilização da planilha de cálculo da diferença de subscrição de ações de telefonia que foi desenvolvida pela Assessoria de Custas, como ferramenta de auxílio aos contadores.

III Encontro do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos

De 25 a 26 de novembro, no Hotel Castelmar, aconteceu o III Encontro Estadual do Sistema de Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos com o objetivo de capacitar e integrar magistrados, servidores e voluntários que atuam nos Juizados Especiais e nos Programas Consensuais de Soluções de Conflitos. Entre as autoridades, estiveram presentes o juiz André Gomma de Azevedo, assessor do CNJ, e o juiz Mário Kono de Oliveira, do Poder Judiciário do Mato Grosso.

 

f) PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Cejur e AJ em vídeo institucional

O vídeo que revela a estrutura, os objetivos e um pouco do trabalho do Cejur e da AJ foi concluído em janeiro de 2013. Para 2014 o vídeo institucional sofrerá alterações.

AJ expôs Residência Judicial a Magistrados do Rio Grande do Norte

Na tarde de 6 de março de 2013, a Academia Judicial recebeu a visita de magistrados do Estado do Rio Grande do Norte, que conheceram os procedimentos relativos à Residência Judicial. O Des. Expedito Ferreira de Souza, Diretor da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), a Juíza Ticiana Nobre, Coordenadora Administrativa, a Juíza Keity Ferreira Souza e Saboya, Coordenadora de Cursos de Aperfeiçoamento de Magistrados, e o Juiz Ricardo Tinoco, Coordenador de Ensino, reuniram-se com os servidores da Academia Judicial, Robson Carlo de Oliveira e Alexandre dos Anjos, com o intuito de entender o funcionamento da Residência e, possivelmente, implementar projeto semelhante naquele Estado. No turno matutino, os visitantes estiveram na Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc), onde conversaram com o Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, Diretor da instituição.

Representantes da Escola Superior da Magistratura de Goiás visitaram AJ

Duas representantes da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg) visitaram a Academia Judicial no dia 3 de maio de 2013. A Secretária-Geral e a Coordenadora dos cursos de pós-graduação da Esmeg, Adriana de Sousa Barbosa e Lucélia de Fátima Araujo, reuniram informações acerca dos cursos oferecidos pela AJ, em especial sobre o Curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Santa Catarina. As visitantes conheceram a estrutura da instituição de ensino superior e diversas atividades nela desenvolvidas, inclusive vinculadas à educação a distância.

Judiciário de SC quer ter vinte doutores e mais de cem mestres até 2017

O Poder Judiciário projeta um quadro composto de cinco pós-doutores, 20 doutores e mais de 100 mestres entre os integrantes da magistratura catarinense nos próximos anos. A expectativa de atingir este patamar, que deve ser alcançado até 2017, parte do desembargador Pedro Manoel Abreu, diretor do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da Academia Judicial (AJ). “O Tribunal de Justiça investe 0,8% do seu orçamento na formação e aperfeiçoamento de seus magistrados”, afirma Abreu. Atualmente quase 20% dos desembargadores e juízes no Estado possuem mestrado – 88 em um universo de 460 magistrados. É um dos estados com maior número de juízes com especialização no país. Entre os servidores, por sua vez, 79% possuem nível superior.

Coleção de E-books da Academia Judicial ganha mais obras

A biblioteca digital da AJ, disponível ao público por meio da página institucional, encerra o ano de 2013 com 12 publicações. Duas noites de lançamento dos livros eletrônicos, com a presença dos autores, marcaram este ano. As duas primeiras obras foram lançadas em 2012. A AJ contou com a parceria da Divisão de Artes Gráficas.

Academia Judicial inicia seu programa de Avaliação Institucional-PAI

A Academia Judicial iniciou, em 6 de setembro de 2013, o processo de implantação do Programa de Avaliação Institucional (PAI), processo que ensejará autoconhecimento organizacional e gerencial. O programa, que compõe o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), tomou como referência o ano de 2012 e se desdobrará ao longo do quinquênio que se encerra em 2017.

Sistema de busca textual “doutrina Cejur” em funcionamento na AJ

A Academia Judicial (AJ) do Tribunal de Justiça lançou em julho do corrente ano o sistema de busca textual intitulado “Doutrina CEJUR”, que permite a busca de artigos, monografias, dissertações, teses e e-books. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). A busca está disponibilizada à sociedade em geral, na página eletrônica da AJ. Serão processadas no sistema apenas as produções científicas dos colaboradores internos do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Grupo de trabalho integrado por membros da AJ conclui resolução do CNJ

O secretário executivo da Academia Judicial do Tribunal de Justiça, Adalto Barros dos Santos, e o assessor técnico da Academia Ricardo Uliano dos Santos participaram durante a semana, no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, de grupo de trabalho para a elaboração de uma nova resolução do CNJ, referente à Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário. O grupo, composto de representantes dos tribunais e conselhos federais, sob a orientação de servidores do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud-CNJ), concluiu a proposta nesta terça-feira (27/8). Ela deverá seguir para análise do conselheiro responsável pelo Ceajud e, posteriormente, para apreciação e aprovação no Plenário do CNJ, o que deve acontecer até dezembro do ano em curso.

Diretoria da AJ aprova mapa tático-operacional orientado pela ASPLAN

Representantes da Academia Judicial (AJ) reuniram-se com os assessores de planejamento Wanderley Horn Hülse e Flávia Faria Vieira Domingues, para examinar e aprovar o mapa tático-operacional da instituição. Após esta etapa, em que a diretoria da AJ - parte integrante do Conselho Técnico-Científico - acenou positivamente para o trabalho apresentado, a equipe fará uma exposição ao presidente e ao 1º vice do Tribunal de Justiça, desembargadores Cláudio Barreto Dutra e Sérgio Paladino, bem como ao corregedor-geral da Justiça, desembargador Vanderlei Romer. Aprovado, será editada a resolução pertinente.

A primeira reunião para a construção do mapa foi realizada em 27 de junho. A Assessoria de Planejamento (Asplan), responsável pela orientação dos trabalhos em todas as fases, promoverá encontros com as demais áreas do Judiciário catarinense para avançar no desenvolvimento do mapa estratégico institucional, utilizando o projeto da Academia como piloto.

Projeto faz pesquisa para resgate histórico do CEJUR e da Academia Judicial

A AJ, com o apoio do Museu do Judiciário, executou a primeira etapa do projeto de resgate histórico do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) e da própria Academia. Para preencher lacunas deixadas pelos documentos escritos, entrevistas com personalidades que protagonizaram o surgimento e a consolidação desses órgãos foram gravadas. O projeto nasceu da necessidade de reconstituir a trajetória do Cejur e da AJ, diante de lapso existente na história da instituição, que não permite entender seu processo evolutivo.

 

g) PROJETOS

Implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional

No ano de 2012, após protocolizar o pedido de recredenciamento acompanhado do seu plano de desenvolvimento institucional para o quinquênio 2012-2017, iniciou as ações necessárias para a visita in loco da Comissão Verificadora designada pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEE/SC, que nos dias 30 e 31 de julho realizaram os procedimentos legais e emitiram o Relatório de Verificação, o qual foi analisado pela Comissão de Educação Superior do CEE/SC que ao final atribuiu a nota 4,17 (quatro vírgula dezessete), sendo o voto da relatora aprovado por unanimidade no dia 11 de setembro de 2012, na Sessão Plena para a renovação do credenciamento por 5 (cinco) anos para que a Academia Judicial possa ofertar cursos de pós-graduação lato sensu e programas de educação continuada para magistrados e servidores.

Com a renovação do credenciamento várias ações estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI começaram a ser implementadas no ano de 2013, quais sejam:

·      ampliação da oferta de cursos para os magistrados e servidores (curso de pós-graduação em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo);

·      criação na estrutura da Secretaria de Comunicação, com a função de ampliar a divulgação das ações da Academia Judicial aproximando-a mais da sociedade.

·      utilização da tecnologia para a disseminação do conhecimento por intermédio de revistas eletrônicas e e-books.

·      estruturação da Seção de Educação a Distância (pessoal e equipamentos) visando o aumento na oferta de cursos de extensão para os magistrados e servidores.

·      disponibilização de 2 (duas) vagas  para os servidores da Academia Judicial no curso de pós-graduação em nível de especialização em parceria com a Universidade Federal – UFSC, com o intuito de melhorar a qualificação da equipe técnica;

·      disponibilização de 26 (vinte e seis) vagas para os magistrados no curso de pós-graduação em nível de mestrado em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, visando a ampliação do quadro docente da Academia Judicial;

·      ampliação dos Convênios/Termos de Cooperação com Instituições de Ensino (Universidade de Santa Catarina, Universidade do Vale do Itajaí em parceria com as Universidades de Alicante da Espanha e do Minho – Portugal);

·      implantação do Programa de Avaliação Institucional – PAI, com a criação dos instrumentos de avaliação, treinamento de servidores, sensibilização, aplicação dos instrumentos, coleta de dados e elaboração de relatório para análise pela Comissão Permanente de Avaliação – CPA da Academia Judicial e designação da Comissão Permanente de Avaliação.

·      protocolizado o pedido de alteração do credenciamento da Academia Judicial para ofertar curso de superior de graduação em nível tecnológico em Gestão Pública com ênfase em Administração Judiciária.

·      participação na Semana de Pesquisa e Extensão – SEPEX em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina.

Aplicação da Avaliação de Impacto

A Academia Judicial, órgão de apoio vinculado ao Centro de Estudos Jurídicos - CEJUR, responsável no processo de formação e aperfeiçoamento de magistrados, servidores e demais colaboradores, realizou no final do ano passado um Levantamento de Necessidades de Capacitação, em parceria com as unidades requerentes, para elaboração do Planejamento de 2013. Após estudos internos e instruções normativas quanto às necessidades das capacitações solicitadas, diversas foram aprovadas no Edital nº 11/2012.

Na busca pelo aprimoramento das etapas que envolvem o processo de formação e aperfeiçoamento pela Academia Judicial, encaminhamos aos Gestores destas Unidades requerentes uma Avaliação de Impacto para cada curso solicitado e realizado.

Os formulários foram preenchidos, identificando com precisão os ajustes que julgaram necessários, possibilitando assim a constante melhoria dos cursos ofertados.

Registramos que as informações repassadas (críticas, sugestões, reclamações) serviram como oportunidades de melhorias, para que fossem identificadas nossas potencialidades e fragilidades, e foram utilizadas para elaboração do planejamento de 2014. Para conhecimento das avaliações realizadas foram apresentados os resultados aos gestores das unidades requerentes na reunião de apresentação do Plano de Capacitação de 2014.

Gráficos com os resultados das avaliações:

Questão nº 1:

Quanto às mudanças verificadas no setor, referente à contribuição, relevância e aplicabilidade do curso realizado:

Questão nº 2:

Quanto aos resultados alcançados com o curso realizado:

Questão nº 3:

Quanto às melhorias de conhecimentos e habilidades dos servidores desenvolvidas com o curso:

Questão nº 4:

Quanto às ações da Academia Judicial durante a organização e planejamento dos cursos:

Questão nº 5:

Quanto à qualidade do atendimento da equipe da Academia Judicial:

Questão nº 6:

Quanto à comunicação, interação e clareza das informações na página da Academia Judicial:

Criação de novas funções

A assessoria contratada (Empresa Fabrico) por meio de processo licitatório para colaborar na implantação do ensino a distância na Academia Judicial, apontou a necessidade de profissionais com conhecimento em várias áreas, resultando na criação, a princípio, de algumas novas funções, como: designer gráfico (webdesigner), designer instrucional e ilustrador/animador, além da lotação de um servidor efetivo, ocupante do cargo de Revisor.

As funções passaram a ser exercidas por servidores lotados na Academia Judicial, além de outros vindos da Diretoria de Tecnologia da Informação e de comarcas do interior do Estado.

Atualização do Manual do Contador

Com o objetivo de atualizar e padronizar o Manual do Contador que é fonte de pesquisa dos servidores atuantes nas Contadorias das Comarcas, a Academia Judicial realizou a 2º reunião de Atualização do referido Manual, no período de 17 a 21 de setembro de 2012, tendo o evento durado 40 horas.

Vídeo Institucional

A Academia Judicial criou pioneiramente o seu vídeo institucional que ampara traduções em inglês e espanhol. O vídeo é transmitido em todos os cursos e eventos organizados pela instituição e está disponível em nosso sítio. É possível perceber nos 5 minutos de duração do vídeo o compromisso com a formação de excelência e o apanhado geral dos projetos e atividades desenvolvidas pela instituição.

Reestruturação Administrativa da Academia Judicial

A Academia Judicial passou por uma reestruturação em seu organograma, a partir de novembro de 2012, nos termos da Resolução n. 17/2012 - TJ (DJE 14-11-2012), tendo como principais pontos:

a)   a vinculação do Conselho Técnico-Científico à Academia Judicial e não mais ao Cejur;

b)   a alteração da nomenclatura dos cargos dos diretores da Academia Judicial;

c)    a criação da Comissão Permanente de Avaliação - CPA;

d)   a criação dos Núcleos Docentes Estruturantes - NDE;

e)   a criação da Secretaria de Comunicação;

f)     além das criações de algumas novas seções e alteração na nomenclatura de outras.

Reestruturação da Residência Judicial

O Programa de Residência Judicial consiste em uma modalidade de ensino, que tem por finalidade preparar os Bacharéis em Direito matriculados no Módulo III da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina - ESMESC para o Concurso de Ingresso à Carreira da Magistratura, por meio do aprendizado da prática jurídica em gabinete de magistrado de primeiro grau.

Conforme disciplinado pela Resolução n. 2/2013-CEJUR e pelo convênio entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC), a prática da Residência Judicial em Gabinete será supervisionada pela Academia Judicial, pelo magistrado orientador e pela Secretaria do Foro.

A referida resolução ampliou o valor da bolsa de estudos que é de R$1.333,33 mensais, para o residente que realiza carga horária de 4 horas-aula diárias, e de R$2.000,00 mensais, para o aluno que opta pela carga horária de 6 horas-aula diárias.

Para a conclusão das atividades práticas, o residente judicial deverá atingir a frequência mínima de 75%, ou seja, 1.080 horas-aula, a serem realizadas em período mínimo de 1 (um) ano e máximo de 2 (dois) anos.

Conclusão do Núcleo de Estudos e Pesquisas - NEPs

Os NEPs foram implementados pela Academia em 2009, com a intenção de ampliar e estimular a produção de conhecimento científico a partir da aptidão intelectual dos magistrados e servidores, e de contribuir para a implementação de ações práticas e efetivas no Judiciário catarinense. A execução dos projetos dos NEPs contou com o apoio de pesquisadores contratados por meio da UFSC e foram concluídos em um período de 24 meses. Em novembro de 2013 os coordenadores dos núcleos apresentaram os resultados das pesquisas no Seminário dos Núcleos de Estudos e Pesquisas – NEPs, realizado no auditório do Fórum Des. Eduardo Luz.

Implementação da educação a distância por meio de consultoria

No ano de 2011 a Academia Judicial deu início a modernização de seu trabalho em educação a distância contratando uma consultoria. Com essa consultoria, foi possível profissionalizar os trabalhos desenvolvidos na Seção de EAD, criando rotinas de trabalho e padronização das atividades. A empresa contratada definiu os papéis de cada servidor, apresentou ferramentas, capacitou novos colaboradores e auxiliou no desenvolvimento de dois cursos pilotos. O trabalho de consultoria durou um ano e possibilitou a seção de EAD um salto em termos de qualidade e agilidade no desenvolvimento interno de cursos a distância.

Criação do projeto e-book (livros digitais)

A Academia Judicial realizou o lançamento inédito de seus e-books em dezembro de 2012 com o apoio da Divisão de Artes Gráficas (DIE) e Diretoria de Tecnologia da Informação no formato ePub.

Na oportunidade foi realizada solenidade de lançamento das obras “O julgamento por equidade nos juizados especiais cíveis” de autoria do Juiz Marcelo Carlin e “Introdução ao estudo da base lógica da decisão judicial” de autoria da Juíza Mônia Elias De Lucca”.

O segundo lançamento aconteceu em junho de 2013 no hall do Tribunal de Justiça das seguintes obras: “Teoria Complexa do Direito” de autoria do Juiz Orlando Luiz Zanon Junior; “A Proteção Contratual do Consumidor: equilíbrio na sentença” de autoria do Juiz Stephan Klaus Radloff; “Direito e Decisão: o sujeito transformado em mercadoria pelas imposições econômicas” de autoria da servidora Renata Rodrigues Ramos e “O Comportamento Ético-Profissional dos Servidores da Administração Pública Estadual” de autoria do servidor Xedes Ribeiro Freitas.

O terceiro lançamento da gestão acontecerá no Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça e contará com a presença de coral, noite de autógrafos e coquetel. As obras são: “Direito, Processo e Política: aportes hermenêuticos” de organização do Des. Pedro Manoel Abreu, Des. César Auguto Mimoso Ruiz Abreu, Prof. Márcio Ricardo Staffen e Prof. Paulo Márcio Cruz; “Reflexões sobre a justiça na tradição dinâmica ocidental entre senso comum emancipatório e senso comum regulatório” de autoria da Des. Sônia Maria Schmitz; “A justiça agrária nos conflitos coletivos pela posse de áreas rurais“ de autoria do Des. Victor José Sebem Ferreira; “Casas da Cidadania: uma experiência catarinense na utilização de métodos alternativos de solução de conflitos” de autoria do Juiz Rafael Brüning; “Juspositivistas e Pós-positivistas” de autoria do Juiz Orlando Luiz Zanon Junior e “Ativismo judicial e a efetivação dos direitos constitucionais no Brasil” de autoria do Juiz João Batista da Cunha Ocampo Moré.

Doutrina do CEJUR

Considerando o quantitativo de projetos que a Academia Judicial vem desenvolvendo com incentivo à produção científica é uma realidade significativa a produção de artigos, monografias, teses e e-books que vem sendo produzidos diariamente pelos magistrados e servidores do Judiciário catarinense.

Diante desse cenário, foi necessária uma boa gestão documental com o objetivo de adaptar o “Sistema de Busca Textual Genérico” desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) com indexação e pesquisa dos documentos produzidos pela comunidade acadêmica do Judiciário catarinense, de acordo com uma série de parâmetros previamente configurados (categorias de documentos, metadados, restrições de permissões, entre outros).

A seguir imagem da tela das categorias de documentos:

O sistema “Doutrina do CEJUR” está disponível no site da Academia Judicial para consulta aberta ao público interno e externo.

Legislação Anotada

A partir de 2014 a Academia Judicial disponibilizará por meio da ferramenta CMS Liferay, ambientes que permitam a construção da “Legislação Anotada do CEJUR” por colaboradores do Poder Judiciário catarinense, garantindo a inserção de comentários a serem aprovados por moderadores. O projeto foi desenvolvido em 2013, restando apenas a fase de conclusão com a capacitação dos moderadores. O sistema amparará os comentários dos colaboradores internos do PJSC dos Códigos Penal e Civil, Códigos de Processo Penal e Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente e Direito do Consumidor.

Gestão da Criatividade

O projeto apresentado pela Diretoria-Executiva da Academia Judicial à Administração deste Tribunal de Justiça visa motivar e buscar a participação de magistrados e servidores na concepção de ideias e propostas para o aprimoramento da máquina administrativa e judiciária do Poder Judiciário catarinense. Foi elaborada proposta de resolução que seguiu objetivando a instituição do Programa de Gestão da Criatividade no âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Comunicação Institucional Interna e Externa

A Academia Judicial desenvolveu na atual gestão alguns produtos e iniciativas resultantes do projeto de Comunicação Institucional Interna e Externa que são:

Revista de Administração Judiciária

Em comemoração aos 122 anos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina o Centro de Estudos Jurídicos apresentou em outubro de 2013 a Revista de Administração Judiciária.

A publicação, de periodicidade anual, nasceu de um campo de estudos permeado de práticas a serem descortinadas e compartilhadas, que carecia de espaço próprio para compor sua pauta específica no âmbito da gestão pública.

Na mesma área de conhecimento, os Núcleos de Estudos e Pesquisa (NEPs), vinculados à Academia Judicial, desenvolveram atividades com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina. Assim, servidores e magistrados unem as experiências e conhecimentos para, por fim, oferecê-los sob forma de textos que pretendem contribuir com as diversas vertentes de estudo da administração judiciária.

Nesta primeira edição, foram reunidos sete artigos dos últimos NEPs. Estudos sobre psicologia, meio ambiente, execução penal, tecnologia, e direito bancário, são aqui divididos. Convidamos o leitor a conhecer, aprofundar e difundir ideias, colhidas neste campo fértil.

A revista está disponível no sítio da Academia Judicial no formato e-Pub, ou seja, completamente virtual, sem a utilização de papel, alinhando-se às tendências mundiais e desta Corte em redução dos resíduos.

Aspectos Históricos do CEJUR e AJ (1991-2013)

Na fase de finalização do projeto de criação do primeiro vídeo institucional do Centro de Estudos Jurídicos e da Academia Judicial foi observado que se fazia necessário o auxílio de profissionais capacitados para a organização do resgate histórico da instituição. As informações foram se perdendo no tempo e na mudança das gestões, os fatos marcantes foram consumidos nas lembranças daqueles que por aqui passaram, sem que o registro da escrita ou fotográfica deixasse suas experiências. Assim, a Diretoria-Geral Judiciária, mais especificamente a Seção de Museu atuou junto a AJ neste importante projeto com a organização da pesquisa histórica para reconstituição da trajetória do CEJUR/AJ.

Mapa tático-operacional

A Academia Judicial elaborou com a orientação da Assessoria de Planejamento (Asplan) o mapa tático-operacional, ferramenta fundamental para nortear o seu desenvolvimento, uma vez definidos com clareza aspectos como objetivos, visão e missão da instituição de ensino.

A Asplan realizou exposição dos resultados do projeto aos Diretores da AJ e aos servidores. A resolução que trata da matéria (n. 3/2013-AJ) foi publicada em 18 de outubro no Diário da Justiça Eletrônico. Futuramente, com base em projeto-piloto da AJ, a Asplan promoverá reuniões de trabalho com as demais áreas do PJSC para avançar no desenvolvimento do mapa estratégico institucional.

Curso de Ambientação Funcional da AJ

A Academia Judicial realizou o projeto piloto “Curso de Ambientação Funcional”, presencial, com duração de 6h, exclusivamente a seus servidores. O projeto tinha como objetivo padronizar o entendimento da equipe quanto aos procedimentos e fluxos laborais, bem como as diretrizes e metas para o exercício de 2013. Foram abordados diversos temas como Organização e competências da Academia Judicial, Rotinas Administrativas, Rotinas Pedagógicas, Rotinas de Trabalho, Rotinas da Assessoria que afetam os demais órgãos da Academia e principais dispositivos da legislação pertinentes aos serviços das divisões.

Devido ao sucesso do projeto e por solicitação dos próprios servidores é a intenção da AJ repetir o curso em 2014.

Normas e regulamentos

No transcorrer da gestão 2012/2013, várias resoluções e outros foram editados, visando dar maior organização e transparência aos procedimentos da Academia Judicial, como:

a)   Resolução n. 17/2012 - TJ (DJE 14-11-2012): Dispõe sobre a reestruturação do Cejur e da Academia Judicial, conforme mencionado no item 7;

b)   Resolução n. 18/2012 - TJ (DJE 20-11-2012): Disciplina o afastamento de magistrado para frequentar curso ou evento oferecido por outra instituição pública ou privada no País ou no exterior, regulamenta a concessão de bolsas de estudo e demais auxílios financeiros;

c)    Resolução n. 1/2012 - Cejur (DJE 20-11-2012): Alterou a Resolução n. 1/2010 - Cejur, que disciplinava o Programa de Residência Judicial;

d)   Resolução n. 1/2013 - Cejur (DJE 14-1-2013): Regulamenta a composição do corpo docente da Academia Judicial e a retribuição financeira pelo exercício de atividade docente;

e)   Resolução n. 2/2013 - Cejur (DJE 27-2-2013): Deu nova formatação ao Programa de Residência Judicial, conforme mencionado no item 8;

f)     Resolução n. 13/2012 - GP (DJE 3-8-2012): Regulamenta a participação e certificação nos cursos ou eventos realizados pela Academia Judicial, em parceria com unidades do Tribunal de Justiça ou outras instituições (alterada pela Resolução n. 8/2013 - GP (DJE 4-2-2013);

g)    Portaria n. 23/2013 - AJ (DJE 26-6-2013): Compõe a Comissão Permanente de Avaliação - CPA;

h)   Resolução n. 1/2012 - AJ (DJE 14-12-2012): Dispõe sobre a organização e a realização do curso de Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura catarinense;

i)     Resolução n. 1/2013 - AJ (DJE 25-1-2013): Dispõe sobre a pós-graduação lato sensu de Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo;

j)     Resolução n. 2/2013 - AJ (DJE 25-3-2013): Dispõe sobre a pós-graduação lato sensu de Gestão Organizacional e Administração de Recursos Humanos;

k)    Resolução n. 3/2013 - AJ (DJE 18-10-2013): Dispõe sobre o mapa tático-operacional da Academia Judicial;

l)     Resolução n. 4/2013 - AJ (DJE 7-11-2013): Dispõe sobre a pós-graduação lato sensu em Direito e Gestão Judiciária;

m)  Portaria n. 45/2013 - AJ (DJE 31-10-2013): Designa membros do 1º Núcleo Docente Estruturante da Academia Judicial para o Curso de Tecnologia em Gestão Pública e Judiciária;

n)   Regimento Interno da Academia Judicial (DJE 28-2-2013): primeiro regimento editado da Academia Judicial.

QUADRO EVOLUTIVO DOS INDICADORES

Indicador

AC 1.1 - PERCENTUAL DE COLABORADORES1 CAPACITADOS

O que mede

Quantidade de magistrados/servidores que participaram de eventos de capacitação promovidos e/ou patrocinados pelo PJSC, como: cursos internos, cursos externos, seminários, congressos, bolsas de estudo de graduação e pós-graduação, entre outros

Por que medir

Para verificar a distribuição regular das horas de aprimoramento de pessoal

Como medir

(somatório de participantes de cursos realizados no período2 / total de colaboradores) x 100

Quem mede

Academia Judicial

Periodicidade

Anual

Tendência

Quanto maior, melhor

1) Entende-se por colaboradores, para efeitos deste indicador, somente os magistrados, servidores, estagiários e bolsistas do quadro ativo do Poder Judiciário de Santa Catarina. Não são considerados os demais colaboradores que não fazem parte do público interno do PJSC, mas que também consomem recursos da Academia Judicial (por exemplo: voluntários, conciliadores, mediadores, pretendentes à adoção, policiais, etc.).

2) No "Somatório de participantes de cursos realizados no período" estão todos os magistrados, servidores, estagiários e bolsistas que participaram de um ou mais cursos promovidos e/ou patrocinados pelo PJSC, inclusive bolsas de graduação, pós-graduação e Esmesc, gerenciados pela Diretoria de Recursos Humanos.

*Dados de 2013 extraídos em 16-12-13.

 

Indicador

AC 1.2 - HORAS DE CAPACITAÇÃO POR COLABORADOR1

O que mede

Quantidade de horas-aula de capacitação por magistrado/servidor. Deverão ser considerados todos os eventos de capacitação promovidos e/ou patrocinados pelo PJSC, como: cursos internos, cursos externos, seminários, congressos, bolsas de estudo de graduação e pós-graduação, entre outros

Por que medir

Para identificar a quantidade de horas-aula dedicadas ao aprimoramento de pessoal

Como medir

(somatório de cursos / total de colaboradores), sendo Curso = horas-aula x número de participantes

Quem mede

Academia Judicial

Periodicidade

Anual

Tendência

Quanto maior, melhor

1) Entende-se por colaboradores, para efeitos deste indicador, somente os magistrados, servidores, estagiários e bolsistas do quadro ativo do Poder Judiciário de Santa Catarina. Não são considerados os demais colaboradores que não fazem parte do público interno do PJSC, mas que também consomem recursos da Academia Judicial (por exemplo: voluntários, conciliadores, mediadores, pretendentes à adoção, policiais, etc.).

*Dados de 2013 extraídos em 16-12-13.