º DIRETORIA
DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O relatório a seguir representa as atividades desenvolvidas pela
Diretoria de Tecnologia da
Informação-DTI, no exercício de 2013.
As informações estão classificadas por Divisão e os subitens
representam projetos e atividades levadas a efeito nas áreas de planejamento, software e hardware.
No que tange ao Gabinete do Diretor, em cumprimento as suas
atribuições, foram desenvolvidas as atividades de planejamento, organização,
execução e controle das atividades de tecnologia da informação, em consonância
com as diretrizes do CGInfo e com o apoio da estrutura organizacional e
operacional da Diretoria, com o objetivo de levar a efeito as atividades
alinhadas.
No período supracitado a DTI trabalhou no sentido de manter o
Poder Judiciário Catarinense na posição de vanguarda no que diz respeito à
Tecnologia da Informação, avançando sempre na melhoria da prestação dos
serviços jurisdicionais.
Para isso buscou-se investir na renovação e ampliação permanente
da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e software, com a manutenção de uma política sistemática de aquisição
e renovação de todo parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de
sistemas, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.
Essas complexas atividades só foram viabilizadas graças ao
esforço de toda a diretoria que, capitaneada por seu Gabinete, conseguiu
integrar todas as áreas, de gestão de conhecimento ao equipamento, do
extrajudicial ao terceiro grau e órgãos agregados de apoio e fiscalização.
Em cada etapa, em cada atividade, buscou-se agregar valor aos
serviços oferecidos pelo Poder Judiciário Catarinense, seja pelo
desenvolvimento de novas soluções, atualização ou mesmo pela manutenção e
suporte de softwares,
no ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários internos quanto
externos, sendo o serviço gratuito ou não.
Segue o relatório:
DIVISÃO DE SISTEMAS
ADMINISTRATIVOS
Sistema
de Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE)
Desenvolvimento de novas funcionalidades para o sistema de controle de vagas de efetivos, que resultou na mudança do
nome do sistema para Sistema de Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE). Foram
incluídas todas as operações de movimentação funcional de cargos efetivos e
integração total com o SHF (Sistema Caché), com lançamento automático dos
movimentos e integração com o sistema de segurança SEG.
Recursos do SGE:
Operação com Vagas:
- Criação
- Distribuição
- Depósito
- Reserva de Vaga
Provimentos (integrado com o Caché – SHF):
- Por concurso Público
- Por aproveitamento
- Por reintegração
- Por recondução
- Por reversão
Remoções (integrado com o SHF):
- Por edital
- Outras (por ex.: por interesse da administração, com ou sem o
cargo)
- Por permuta
- Por lotação
Desligamentos (integrado com o SHF):
- Exoneração
- Demissão
- Aposentadoria
- Falecimento
Relatórios Diretos
- Relatório funcional com base no SHF
- Relatório funcional simples
- Relatório de histórico de provimentos para fins de alternância
- Relatório de histórico de servidores
Além disso, devido à integração com o sistema SHF, foi
desenvolvido o sistema de ajuste de movimentações lançados pelo sistema, que
funciona integrado com o SGE e com o SHF.
Também foi desenvolvido recursos para fins de auditoria das
operações, e para ações de desfazimento de operações com base nos dados
auditados. No entanto, este recurso será implantado em momento oportuno devido
a limitações tecnológicas de estruturas de suporte disponíveis para tais
operações. Atualmente o sistema se encontra em fase de homologação pela DPC/SPC
e para DRIF/SRI, ambas vinculadas a DRH.
Sistema de Ajuste de
Lotação
Devido ao Sistema de Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE) foi
necessário o desenvolvimento de um novo Sistema de Ajuste de lotação, no qual
funciona de forma integrada com o SGE e também com o SHF. Este sistema permite
o ajuste interno dos cargos providos, com reflexo direto e imediato sobre a
situação das vagas, tanto no SGE quanto no SHF.
Sistema de Relatório
de Cargos
Permite a criação de relatório sobre a situação dos cargos
efetivos, comissionados e funções gratificadas. Este sistema possui uma
interface de fácil utilização, no qual permite a obtenção da informação de
fácil e direta, com diversos relatórios pré-configurados.
Sistema de Remoção -
1ª Módulo
O Sistema de Remoção foi dividido em dois módulos em seu
processo de desenvolvimento, que serão implantados em momentos diferentes,
devido ao tempo de conclusão necessário para cada módulo.
Este primeiro módulo, que está em etapa de homologação, permite
a classificação dos candidatos, atualização da situação dos concursos de
remoção, geração de relatórios operacionais de forma automática para fins de
classificação, e disponibiliza automaticamente o número do processo
administrativo aos candidatos que concorrem à(s)
vaga(s) do edital, quando este número for informado no sistema.
Gozo e suspensão de licença-prêmio
Iniciado no final de 2012 e finalizado em 2013. Em homologação
desde 30/04/2013
Funcionalidades do sistema:
§
Cadastro de gozo de licença prêmio pelo superior hierárquico na
comarca ou no TJ
§
Suspensão do Gozo de Licença Prêmio
§
Alteração automática do movimento de gozo ao realizar uma
suspensão
§
Na exclusão da suspensão, retorna ao valor original do gozo
§
Lançamento automático do movimento de gozo e de suspensão na
ficha do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH
§
Importação dos movimentos antigos e adequação dos dados do Caché
para o banco Oracle
Sistema de Plantão
Judiciário
O sistema de folga por plantão judiciário passou por diversas
mudanças solicitadas pela DRH. Atualmente encontra-se na etapa de piloto, e
está sendo utilizado pela DRH e mais três comarcas definidas pelo solicitante.
Funcionalidades do sistema:
§
Cadastro de concessão de plantão judiciário pelo chefe da
secretaria
§
Cadastro de gozo dessa folga, para que o chefe da secretaria
possa conferir o saldo de Plantão Judiciário e registrar os dias gozados
§
Criação de um mecanismo de relatório para concessões parciais e
totalização de concessões
§
Lançamento automático da concessão e do gozo na ficha funcional
do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH
§
Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle
Falta
Justificada/Paternidade
Análise, documentação, desenvolvimento e implantação (em
produção). Funcionalidades do sistema:
§
Cadastro da Falta Justificada/Paternidade pelo superior
hierárquico na comarca ou no TJ
§
Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a
necessidade de intervenção da DRH
§
Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle
Falta Justificada/Gala
Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. (Em
produção)
Funcionalidades do sistema:
§
Cadastro da Falta Justificada/Gala pelo superior hierárquico na
comarca ou no TJ
§
Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a
necessidade de intervenção da DRH
§
Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle
Falta Justificada/Nojo
Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. (Em
produção)
Funcionalidades do sistema:
§
Cadastro da Falta Justificada/Nojo pelo superior hierárquico na
comarca ou no TJ
§
Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a
necessidade de intervenção da DRH
§
Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle
Falta Injustificada:
Desconto, Restituição e Reconsideração
Análise, documentação e desenvolvimento finalizados. Em
homologação desde 09/10/2013.
Funcionalidades do sistema:
§
Cadastro da Falta injustificada/Desconto
§
Cadastro da Falta injustificada/Restituição
§
Cadastro da Falta injustificada/Reconsideração
§
Lançamento automático desses movimentos na ficha funcional do
servidor sem a necessidade de intervenção da DRH
§
Alteração automática do movimento de Falta
injustificada/Desconto no lançamento da Restituição ou Reconsideração
§
Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle
Falta
Justificada/Doação de Sangue
Análise, documentação e desenvolvimento finalizados. Em
homologação desde 05/12/2013.
Funcionalidades do sistema:
§
Cadastro da Falta Justificada/Doação de Sangue pelo superior
hierárquico na comarca ou no TJ
§
Possibilidade de anexar o documento de comprovação da doação de
sangue
§
Visualização dos documentos anexados no cadastro da falta
justificada
§
Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a
necessidade de intervenção da DRH
§
Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle
Sistema de Controle de Terceirizados
Análise, documentação e desenvolvimento do sistema finalizados.
Está no estágio de piloto.
Módulos desenvolvidos:
§
Cadastro de Pessoa
§
Cadastro de Empresa
§
Cadastro de Vínculo
§
Cadastro de Contratos
§
Cadastro de Termos Aditivos
§
Provimento de Terceirizados
§
Cadastro de Faltas e Substituições
§
Consulta de Pessoas
§
Consulta de Empresas
§
Consulta de Contratos
§
Consulta de Postos
§
Consulta de Faltas
§
Consulta de Disfunções
§
Consulta de Fechamentos e Pesquisa de Satisfação
§
Desenvolvimento de Manual de Uso (Diretorias, Comarcas e STE)
§
Fechamento das informações mensais e exportação dos dados para
planilha eletrônica.
Sistema de Controle de Terceirizados (demanda da DMP)
A DMP solicitou uma versão do Sistema de Controle de
Terceirizados para gerar o cálculo de pagamento dos valores às empresas
prestadoras de serviço, baseado nas frequências cadastradas. O sistema se
encontra no estágio de protótipo. Módulos a serem desenvolvidos:
§
Cadastro de valores
§
Consulta de fechamentos
§
Simulador de valores
§
Desenvolvimento de Manual de Uso
§
Exportação para planilha eletrônica das simulações realizadas
Sistema de
Acompanhamento Funcional - Módulo de Avaliação de Desempenho
Encontra-se em fase de análise e levantamento dos requisitos.
Aguardando definição do modelo de formulário que está sendo feito pela DRH para
finalizar o escopo e definir o cronograma. Módulo a ser desenvolvido: avaliação
de desempenho;
Cadastro de Pessoal
Os módulos abaixo foram disponibilizados em produção durante
este ano. Ajustes importantes:
§
Cadastro de pessoal e de dependentes
§
Atualização cadastral das informações pelo próprio servidor
§
Relatório da ficha funcional completa
§
Criação de componentes para manutenção e acesso aos cadastros
básicos: escolaridade, curso, grau de instrução, banco, agência, situação RAIS,
cidade, nacionalidade
§
Criação de relatório de movimentos da ficha funcional
§
Importação de dados Caché
Após análise, documentação e desenvolvimento realizados em 2013,
o seguinte módulo está disponível para homologação:
§
Cadastro de Pensionistas
Foram desenvolvidos, também para atender a este sistema, os
seguintes programas de importação de dados:
§
Pensionistas
§
Cursos
§
Dados Pessoais
Integração Caché
§
Desenvolvimento de melhorias nas funções de integração com o
Caché, que é utilizada por sistemas desenvolvidos por vários analistas de toda
a DTI
Sistema de Cargos - em
desenvolvimento
Análise, prototipação, documentação e desenvolvimento de um
sistema de cargos, necessário para iniciar o próximo projeto que será de
promoção por desempenho:
§
Cadastro de Cargos
§
Cadastro de Grupos Ocupacionais
§
Cadastro de Nível/Referência
Sistema de
Gerenciamento de Cargos Comissionados e Funções Gratificadas
§
Refatoração do projeto agregando melhorias de estrutura;
§
Geração de documentos baseados em modelos criados pelo Sistema
de Gerenciamento de Modelos de Documentos;
§
Ajustes nos fluxos do sistema;
§
Integração com o SHF (Caché).
Sistema de Marcação
Anual de Férias - 2014:
§
Avaliação do processo de marcação de férias;
§
Adequações no sistema para as novas regras;
§
Ajustes na documentação;
§
Acompanhamento do processo de marcação em parceria com a DRH;
§
Ajustes de dados;
§
Suporte de segundo nível aos usuários.
Sistema de
gerenciamento de modelos de documentos
Este sistema foi desenvolvido para agilizar e simplificar o
gerenciamento de modelos de documentos, que serão utilizados por vários
sistemas.
Criação de modelo por:
§
Tipo de documento
§
Sistema
§
Versionamento de modelos
§
Extinção de modelos
§
Edição e Atualização
§
Download e upload
§
Criação e reutilização de variáveis que são substituídas por
valores na utilização do sistema
Manutenção e Suporte
§
Desenvolvimento evolutivo no projeto BUSINESSCORE – núcleo de
todos os sistemas de recursos humanos
§
Manutenção evolutiva do projeto NOTIFICAÇÃO – mecanismo de
disparo de mensagens automáticas por todos os sistemas SRH
§
Manutenção do sistema de substituição no primeiro grau
§
Alteração nas regras de pagamento de substituição de segundo
grau, lançamento de movimento, notificações, etc.
§
Alterações na hierarquia de aprovação do workflow de férias e
substituição no segundo grau
§
Sistema de pesquisa de clima organizacional: atualização
tecnológica (mavenização), correção de erros e inclusão de novas
funcionalidades
§
Sistema de gratificação de júri: atualização tecnológica
(mavenização) e inclusão de novas funcionalidades
§
Sistema de estagiários: atualização tecnológica (mavenização),
correção de erros e inclusão de novas funcionalidades
§
Sistema de convocação: atualização tecnológica (mavenização) e
inclusão de novas funcionalidades
§
Sistema de acompanhamento de convocações: atualização
tecnológica (mavenização) e inclusão de novas funcionalidades
§
Sistema de administração de concursos públicos: atualização
tecnológica (mavenização) e inclusão de novas funcionalidades
§
Sistema de movimentação na carreira de magistrados: inclusão de
novas funcionalidades
§
Sistema de Controle de Voluntários: correções
§
Classificação de candidatos
§
Manutenção e alterações no SAF
§
Manutenção e alterações no sistema de bolsa de estudos
§
Manutenção no Sistema de Banco de Talentos
§
Apoio à seção de aquisição e finanças no projeto do novo sistema
de diárias e manutenção do atual
§
Atendimento aos usuários, atividade que pode demandar bastante
tempo semanal
§
Treinamento e acompanhamento dos novos estagiários
Serviços
Disponibilizados para Outras Áreas
§
Disponibilizar serviços de consulta de dados funcionais para
outras áreas
§
Consulta de pessoas fonetizada por nome
§
Consulta por matrícula
§
Consulta de terceirizados
§
Consulta
§
Consulta de cargo por data, incluindo substituições
§
Suporte aos usuários e a sistemas Caché
§
Evolução de serviços de RH que geram informações para outros
sistemas do Tribunal
§
Correção de dados cadastrais na base de dados
CDT – Central de
Distribuição de Títulos
§
Aproximadamente 188.000 títulos distribuídos em 2013.
§
Adaptação do mecanismo automático para cobrança dos títulos
distribuídos para funcionamento diário (exigência do Banco do Brasil), com
relatório e emissão de boleto bancário.
SD – Selo Digital de
Fiscalização
- 24 milhões de selos utilizados.
Desenvolvimento do sistema de Inspeções Virtuais – Auditoria dos
Atos do Selo Digital:
- Desenvolvimento e implantação da infraestrutura de software de
apoio (engine).
- Definição e implementação de conjunto inicial de 132 regras
para inspeções.
- Estudo para dimensionamento dos recursos necessários para a
execução do sistema.
- Desenvolvimento de mecanismos automatizados de geração e envio
mensal de relatórios de inspeção para todas as serventias através de Malote
Digital. Este sistema possibilitou ao Núcleo Extrajudicial da CGJ atingir a
meta do CNJ de inspeções a cartórios (meta: inspeção em 30% das serventias no
ano; com o sistema: inspeção em 100% das serventias todos os meses).
Implantação da Versão 2.0 do Selo Digital:
- Implantada em 100% das serventias extrajudiciais.
- Avaliação do Feedback das empresas desenvolvedoras dos
sistemas implantados nas serventias sobre a modelagem dos atos suportada pela
versão 2.0 do Selo Digital.
- Implementação de toda a nova estrutura em modelo de
compatibilidade permitido que a versão anterior e a nova coexistissem no mesmo
modelo de banco de dados durante o período de transição, possibilitando uma
migração gradual e transparente para as serventias.
- Adequação dos sistemas de apoio para a nova versão.
Manutenção da infraestrutura de banco de dados:
- Atualização da versão do certificado SSL do domínio
app.tjsc.jus.br, que faz parte do mecanismo de transmissão de selos e recepção
de atos.
- Compactação dos arquivos de segurança e remoção das
informações redundantes geradas pelo envio em duplicidade.
STP – Sistema de
títulos de protesto
§
Instalação, Treinamento e Suporte à Distribuição da Comarca da
Capital (média de 60 títulos por dia).
EMP – Consulta de
empenhos
§
Atualização do mecanismo de importação dos dados de empenhos do
SIGEF.
§
Adicionadas informações sobre as retenções de impostos feitas
nos pagamentos de empenhos.
BOL – Emissão de
boletos
§
Alteração na forma de emissão dos boletos de Protocolo Unificado
para a PGE.
§
Modificações para permitir a alteração de data de emissão e
obrigatoriedade do CPF em alguns recolhimentos.
Pagamento de
Honorários Periciais em Processos com Assistência Judiciária Gratuita
§
Definição e implementação de processo de cadastramento,
autorização e controle de pagamentos periciais nos processos com AGJ.
§
Definição e implementação da interface de serviços com o SIDEJUD.
SCHEDULER – Sistema de
agendamento de tarefas automáticas
§
Reestruturação da aplicação com a adoção de nova infraestrutura
e novos componentes para maior robustez e confiabilidade.
APLICAÇÕES/SERVIÇOS/BIBLIOTECAS (FRAMEWORK) DE SUPORTE AO CICLO
DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES
tjsc-analisadordependencias
Descrição: biblioteca de apoio que detecta dependências entre
aplicações e serviços.
Situação: Testes.
tjsc-analisador-pacotes
Descrição: biblioteca de apoio que detecta eventuais problemas
dentro de pacotes que são enviados para implantação no servidor.
Situação: produção.
tjsc-auditoria
Descrição: serviço que permite que as aplicações coletem
informações acerca dos dados que foram gravados na base de dados, ou seja,
permite descobrir que usuário executou uma atualização ou inserção, bem como
onde foi realizada, a partir de que máquina, qual campo de tabela foi feita e
quais valores novos e antigos. Oferece além do serviço, aplicação de consulta
desses dados por parte de usuário administrador, e ferramenta de criação de
estrutura de banco de dados para suportar esse recurso.
Situação: produção
tjsc-auditoriaacesso
Descrição: serviço que permite saber quais aplicações e serviços
foi acessado bem como qual operação. Coleta também eventuais erros que ocorram.
Disponibiliza aplicação de consulta a fim de saber que usuário acessou qual
aplicação/funcionalidade e saber se houveram erros.
Situação: produção
tjsc-email-util
Descrição: biblioteca de base com funcionalidades que permitem
enviar e-mails.
Situação: produção
tjsc-flexservice
Descrição: biblioteca de base que serve de integração (proxy)
entre a camada de serviços e a camada de apresentação, através da serialização
de dados em forma de XML e JSON.
Situação: produção
tjsc_flex_components
Descrição: biblioteca de base com diversos componentes e
funcionalidades para a camada de apresentação quando desenvolvida
Situação: produção
tjsc-fonetica
Descrição: biblioteca de base funcionalidades de fonetização de
cadeia de caracteres para uso em buscas.
Situação: produção
tjsc-gerador
Descrição: biblioteca de base com funcionalidades para geração
de código fonte e projetos JAVA e/ou FLEX.
Situação: produção
10 - tjsc-relatorio
Descrição: biblioteca de base com funcionalidades para geração
dinâmica de relatórios em PDF, XLS, TXT.
Situação: produção
tjsc-service-client
Descrição: biblioteca de base com funcionalidades que permitem
localização de serviços independente de servidor de aplicação onde rodam.
Situação: produção
tjsc-service-util
Descrição: biblioteca de base com funcionalidades utilitárias
diversas para construção de serviços, auditoria, tratamento/validação,
segurança, entre outras.
Situação: produção
tjsc-svnadm
Descrição: aplicação que permite criação de repositórios no SVN
e também, as permissões de acesso e administração destes repositórios.
Situação: produção
tjsc-testhelper
Descrição: biblioteca de base com funcionalidades diversas a fim
de facilitar a implementação de casos de teste JUNIT de aplicações e serviços.
Situação: produção
tjsc-visualizaacesso
Descrição: aplicação que permite saber quais aplicações e
serviços foi acessado bem como qual operação. Coleta também eventuais erros que
ocorram.
Situação: produção
scd-controledemandas
Descrição: sistema de controle de demandas (chamados) da DTI que
permite acompanhar o ciclo de vida de um chamado (ID) desde a requisição pelo
demandante até a execução pelo aprovador, incluindo também, relatório de
pagamento à terceirizada quando a execução for externa.
Situação: produção
ads-servidorrelatorios
Descrição: sistema que mantém cadastro de relatórios a serem
disponibilizados aos usuários. Permite que rapidamente os desenvolvedores
publiquem relatórios aos usuários sem necessidade de reimplantação de
aplicações ou geração de novos executáveis.
Situação: homologação
APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS À ASSINATURA DIGITAL
tjsc-assinador
Descrição: serviço de assinatura digital de documentos,
opcionalmente com protocolização digital por meio do serviço da PDDE
(tjsc-pdde). Também extrai a data da assinatura digital (data da
protocolização, se houver, ou do servidor no qual o serviço está em execução).
Situação: produção
tjsc-cacherevogacoes
Descrição: serviço que mantém base de dados com informações
cacheadas de revogação de certificados digitais a fim evitar acesso externo no
momento da verificação.
Situação: produção
tjsc-certificacao-helper
Descrição: projeto de apoio para geração de certificados
digitais e listas de certificados revogados para testes automatizados.
Situação: produção
tjsc-pdde
Descrição: serviço de acesso à protocolizadora digital do TJSC.
A protocolizadora fornece um recibo digital com a data e hora, sincronizados
com fonte de tempo confiável, fornecendo evidência de que o documento foi
protocolizado naquele instante.
Situação: produção
tjsc-smartcard
Descrição: biblioteca para acesso ao Smart card/Token via Java para obtenção dos certificados digitais e
acesso à chave privada do usuário mediante autorização via PIN. Os drivers de
acesso aos dispositivos são os configurados e utilizados pelo sistema
operacional.
Situação: produção
tjsc-verificador
Descrição: aplicação e serviço de verificação de assinatura
digital de documentos.
Situação: produção
APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS À SEGURANÇA
tjsc-seg
Descrição: serviços com operações de autenticação e autorização
sobre a base do SEG e LDAP.
Situação: produção
tjsc-segws
Descrição: serviços WEB
SOAP com operações de autenticação e autorização sobre a base do SEG e
LDAP.
Situação: produção
tjsc-gerenciador-usuarios
Descrição: serviços com operações de cadastro de novos
servidores (usuários). Utilizado pelos sistemas do RH.
Situação: produção
tjsc-jaas
Descrição: biblioteca de base com módulo JAAS para autenticação
no container. Fazendo parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC.
Situação: homologação
tjsc-cas-server
Descrição: aplicação do CAS que gerencia a autenticação de
usuários integrados ao portal e às diversas aplicações e serviços
desenvolvidos. Fazendo parte do novo sistema de segurança de aplicações do
TJSC.
Situação: homologação
tjsc-cas-client
Descrição: biblioteca de base contendo funcionalidade como
filtros para autenticação das aplicações no CAS. Fazendo parte do novo sistema
de segurança de aplicações do TJSC.
Situação: homologação
tjsc-principal
Descrição: biblioteca de base com interface da identidade do TJ.
Essa identidade é que trafega entre todas as camadas de aplicação, contendo
informações de identidade. Fazendo parte do novo sistema de segurança de
aplicações do TJSC.
Situação: homologação
APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS A DOMÍNIOS DE NEGÓCIO
saj-consultaprocesso
Descrição: serviços para consulta de processos SAJ e partes dos
processos.
Situação: produção
saj-consultaweb
Descrição: aplicação web para consulta de processos SAJ e partes
dos processos.
Situação: produção
tjsc-admentidades
Descrição: aplicação que gerencia todo ciclo de vida das
entidades de domínio básico do TJSC.
Situação: produção
tjsc-calendario
Descrição: serviços de consulta a calendário do judiciário e
feriados nacionais, estaduais e municipais.
Situação: produção
tjsc-catalogo
Descrição: aplicação que mantém dados de aplicações, componentes
e serviços disponíveis aos desenvolvedores do TJSC.
Situação: homologação
tjsc_core_componentes
Descrição: biblioteca de componentes visuais de base, atualmente
implementados em FLEX, que manipulam as entidades de domínio básico do TJSC.
Situação: produção
tjsc-dadosbancarios
Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados
bancários, como bancos, agências e contas correntes de pessoas.
Situação: produção
tjsc-geografia
Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados
geográficos como países, cidades, estados, endereços, cep, etc.
Situação: produção
tjsc-gerenciadordocumentos
Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados
geográficos como países, cidades, estados, endereços, cep, etc.
Situação: produção
tjsc-recursoshumanos
Descrição: serviços para consulta de dados oriundos do SRH como
pessoas, servidores, estagiários, magistrados, etc.
Situação: produção
tjsc-lotacao
Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados de
lotações, comarcas, varas, etc.
Situação: consulta (produção) – cadastro (desenvolvimento)
APLICAÇÕES PARA PORTAL
tjsc-acessorestrito
Descrição: aplicação que gerencia acesso à área restrita do
portal TJSC.
Situação: produção
tjsc-aovivo
Descrição: aplicação que gerencia a visualização segura de vídeo
ao vivo do TJSC.
Situação: produção
tjsc-consultasrestritas
Descrição: aplicação que disponibiliza de maneira segura
consultas ao CACHÉ, com os vencimentos entre diversas outras. Disponibiliza
também uma aplicação de publicação destas consultas sem necessidade de
re-implantação de aplicação.
Situação: produção
INFRAESTRUTURA E RECURSOS PARA DESENVOLVIMENTO - ALM
MAVEN – Archetypes
Descrição: modelos de aplicações utilizados pelo MAVEN já
customizados para JBOSS e WEBLOGIC, das mais variadas naturezas utilizadas no
desenvolvimento tjsc-archetype-java-ejb, tjsc-archetype-java-flex,
tjsc-archetype-java-jar, tjsc-archetype-java-struts, tjsc-archetype-java-webservice
Situação: Jboss-Produção, WEBLOGIC-Homologação
ADEQUAÇÃO WEBLOGIC
Descrição: adequação das bibliotecas e serviços de base, bem
como modelos de aplicação para que funcionem
Situação: testes e homologação
INTEGRAÇÃO CONTÍNUA -
JENCKINS
Descrição: ferramenta de integração contínua do TJSC, sendo que
todas aplicações e serviços da seção de apoio estão em produção nesta
ferramenta, e outras seções já em pleno uso.
Situação: produção
SOA ORACLE
Descrição: realização de POC com ferramenta SOA fornecida pela
ORACLE em conjunto da aquisição do WEBLOGIC.
Situação: aguardando definição
SOA ENSEMBLE -
INTERSYSTEMS
Descrição: realização de POC com ferramenta SOA fornecida pela
INTERSYSTENS em conjunto com CACHÉ e SRH.
Situação: aguardando definição
TECNOLOGIAS
DE CAMADA DE APRESENTAÇÃO - JSF (PRIMEFACES), JAVA FX, SENCHA, ETC.
Descrição: pesquisa e prototipação de aplicação tjsc-catalogo
utilizando diversas tecnologias de front-end, como alternativas ao FLEX e
STRUTS (1 e 2) atualmente em uso.
Situação: primeira fase concluída – Testes de integração
TUTORIA/TREINAMENTO/SUPORTE
Descrição: treinamentos constantes de outras seções, de novos
servidores no desenvolvimento de sistemas. Os mais recentes foram Tutoria e
Desenvolvimento do Novo Sistema Academia Judicial; Tutoria e Desenvolvimento do
Novo Serviço de Consulta ao SPA e PTC; Tutoria Novo SISPROJ; Suporte Novo
Sistema de Diárias; Suporte Novo Sistema de bens e renda; outros.
Situação: produção.
SGDD
- Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamentos
§
Disponibilização da versão 1.0.
§
Manutenção evolutiva e corretiva
§
Disponibilização das informações no Portal da Transparência
§
Desenvolvimento de aplicação para publicação no DJE e envio para
pagamento pelo Sigef.
DIRF
2013
§
Disponibilização dos dados e da aplicação referente ao ano
exercício 2013.
Pagamento
de Honorários Periciais em Processos com Assistência Judiciária Gratuita
§
Desenvolvimento dde funcionalidades para iuntegração com o
sistema Sidejud.
SDV
- Sistema de Devolução de Valores
§
Mapeamento do processo, levantamento de requisitos, início da
implementação.
CRI
- Sistema de Cálculo de Retenção de ISS
§
Levantamento de requisitos, implementação e implantação em produção.
§
Início do desenvovimento da versão 2.0.
Sidejud
- Sistema de Depósitos Judiciais
Saque total proporcional
Implementação e implantação em produção.
Alvará Digital
Manutenção corretiva
Integração automática com Bacenjud
Levantamento de requisitos, implementação e implantação em
produção.
Boleto Web
Levantamento de requisitos, implementação e implantação em
produção.
Manutenções corretivas e evolutivas no sistema.
Precatórios
Integração com o INSS.
Levantamento de requisitos, início da implementação.
Integração com o Sigef.
Levantamento de requisitos, início da implementação.
Requisição Eletrônica de Pagamentos de Precatórios
Levantamento de requisitos.
Estudo para integração com SAJ.
Desenvolvimento de protótipo do formulário eletrônico.
Integração com Bacenjud.
Levantamento de requisitos, início da implementação.
Migração para o SAJ5.
Manutenções corretivas e evolutivas nos Sistemas de Cálculo, de
Pagamento e Lista Unificada.
Apoio na implantação do sistema e suporte a diversos Tribunais
Estaduais (Pernambuco, Goiás, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso,
Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Alagoas e Bahia).
TAR
Web - Sistema de Tarifação
§
Levantamento de requisitos, implementação e implantação em
produção (versão web).
DIVISÃO DE GESTÃO DO
CONHECIMENTO
Durante o ano de 2013, a Divisão de Gestão do Conhecimento
avançou de forma significativa em todas as suas frentes de atuação, evoluindo
várias soluções que apoiam as atividades de armazenamento, busca e disseminação
do conhecimento no Poder Judiciário Catarinense (PJSC). Dentre os principais
projetos destacam-se:
Sistema de Processo
Administrativo - SPA
Acompanhando as iniciativas realizadas na área judicial, o
trâmite de processos administrativos também passou a ser digital em alguns
cenários. Para que isso fosse possível, o sistema utilizado pelo TRE do Paraná
foi adquirido por meio de convênio e adaptado pela equipe técnica da Divisão de
Gestão do Conhecimento para atender as especificidades do Poder Judiciário Catarinense
(PJSC). Uma equipe multidisciplinar foi incumbida pela definição das regras de
negócio, sendo realizadas ao longo do ano doze reuniões de trabalho.
Em maio de 2013 foi executado um projeto
piloto na Presidência que permitiu uma avaliação preliminar da
ferramenta. Com base nas experiências obtidas, melhorias foram realizadas e
novas classes processuais relacionadas à Diretoria de Recursos Humanos foram
implantadas em novembro. Considerando os resultados preliminares, bastante
positivos, a expectativa para 2014 é bastante otimista, o que dará à área
administrativa maior celeridade no atendimento de suas demandas. Até o início
de dezembro, cerca de 200 processos já haviam sido autuados de forma
eletrônica.
Sistema de consulta de
Jurisprudência
Considerando a quantidade de usuários e a importância do sistema
de consulta a jurisprudência catarinense para o meio jurídico, diversas
melhorias foram realizadas durante 2013. Ao longo do ano, quatro versões do
sistema foram disponibilizadas, destacando-se a adição de novas categorias de
documentos, avanços na integração com o Sistema de Automação do Judiciário
(SAJ) e a consolidação do informativo da jurisprudência.
Para fins estatísticos e de análise, o sistema recebe, em média,
8 mil visitas diárias. Entre os meses de outubro e novembro de 2013, por
exemplo, o portal recebeu mais de 345 mil visitas, com quase 90 mil usuários
distintos, incluindo diversas nacionalidades (Estados Unidos, Argentina,
Itália, França, Austrália, etc.). Tais dados demonstram a utilidade da
ferramenta e o quão significativa ela é para a sociedade.
Sistema Hermes -
Malote Digital
No cotidiano do PJSC, muitos documentos precisam ser trocados
entre os diversos setores. Muitos destes documentos são trocados por meio de
malotes internos ou serviços dos Correios. Com a resolução nº 100/2009 do
Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi instituído o Sistema Hermes - Malote
Digital, com o propósito de possibilitar a troca de documentos oficiais em meio
eletrônico entre os diversos órgãos do Poder Judiciário Nacional.
Em 2013, com a publicação da Resolução Conjunta GP/CGJ n.
5/2013, o processo de expansão de uso do sistema ganhou um grande impulso,
sendo credenciadas cerca de 500 novas Unidades Organizacionais e mais de mil
usuários, em 10 ciclos de credenciamento. No período compreendido entre
dezembro de 2012 e novembro de 2013, mais de 225 mil documentos foram enviados
pela ferramenta, o que trouxe grande celeridade e economia ao erário.
Ferramenta genérica de
Busca Textual
Considerando a expressiva produção de documentos eletrônicos no
Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), fica evidente a necessidade de uma
boa gestão documental e, consequentemente, do apoio sistêmico às atividades
envolvidas nessa área, como, por exemplo, a definição de metadados, indexação e
pesquisa de documentos. Com tal propósito, uma ferramenta de apoio foi
concebida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada
nos seguintes contextos:
§
Jurisprudência Administrativa
§
Consulta de atos Normativos
§
Doutrina do CEJUR
§
Acórdãos do Conselho da Magistratura
§
Decisões Monocráticas das Turmas Recursais
§
Acórdãos das Turmas Recursais
§
Dado o seu alto grau de replicabilidade, a ferramenta foi
apresentada como case no EDOC Floripa 2013, evento na área de gestão
documental. Acredita-se que em 2014 novos contextos de busca serão criados
valendo-se da respetiva solução.
Portal da
Transparência
Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação e a necessidade
de maior transparência aos atos públicos, o papel da Tecnologia da Informação
tem sido essencial. O PJSC dispõe de um portal destinado à publicação de várias
informações de interesse da sociedade, as quais requerem confiabilidade e
atualização constante. Nesse sentido, a Diretoria de Tecnologia da Informação
muitas vezes atua como consolidadora das informações, cruzando dados de
sistemas diversos. Durante o ano de 2013, por exemplo, os diversos custos das
comarcas foram levantados e atualizados com o apoio da DTI.
Diário de Justiça
Eletrônico
O Diário de Justiça Eletrônico (DJE) é o documento oficial de
publicações do Poder Judiciário em Santa Catarina, sendo um dos serviços mais
acessados no portal WEB da instituição. Diante da sua importância, os serviços
associados à sua confecção, disponibilização e acesso estão em evolução
constante. Durante o ano de 2013, as melhorias a seguir foram disponibilizadas
aos usuários e merecem destaque:
§
Alteração na interface de busca, indicando ao consulente a
disponibilização de mais do que uma edição no mesmo dia
§
Melhorias nas ferramentas de apoio na diagramação do DJE
§
Integrações com sistemas internos, automatizando o envio de
diversos tipos de matérias
§
Cerca de 250 mil matérias foram publicadas em 2013 no DJE por
intermédio das ferramentas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da
Informação.
Banco Nacional de
Mandados de Prisão - BNMP
O BNMP é um projeto desenvolvido pelo CNJ, que atende a
Resolução 137/2011, com o intuito de centralizar em um único local os mandados
de prisão expedidos pelos Tribunais de todo o País.
No que diz respeito ao TJSC, a integração foi concluída no final
de 2012 e todos os mandados e atualizações que atendem os critérios
estabelecidos pelo CNJ são enviados diariamente de forma automática. Porém,
iniciado o ano de 2013 e após finalizada a etapa de integração, foram feitos
ajustes na comunicação e sincronização dos sistemas, melhorias e incrementos de
funcionalidades nestes mesmos serviços e otimizações na recuperação das
informações. Além disso, devido ao lançamento de nova versão do serviço pelo
CNJ, atualizou-se também o serviço mantido pelo TJSC.
Sistema de Envio de
Recursos ao STF - SER
O SER é o sistema utilizado pelo TJSC para realizar o envio de
recursos extraordinários e agravos em recursos ao STF. Durante 2013 foi
finalizada a fase do projeto que consistiu em adaptá-lo para que fosse possível
baixar eletronicamente as peças processuais produzidas na suprema corte. Além
disso, foi finalizado o projeto que adaptou o SER ao novo mecanismo de
integração desenvolvido pela equipe de TI do STF e que utiliza o MNI - Modelo
Nacional de Interoperabilidade.
Sistema de Envio de
Recursos ao STJ - iSTJ
O sistema iSTJ é a ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar
recursos especiais ao STJ. Foi atualizada recentemente para comportar a baixa
eletrônica das peças retornadas à origem, além de melhorias para a experiência
do usuário (versão 3.6.0 para 3.6.2). Dentro das atividades de gerenciamento da
ferramenta no TJSC, foi feita a transferência dos processos digitalizados já
encaminhados ao STJ que se encontravam no banco de dados do sistema para uma
mídia de baixo custo (servidor dedicado). O critério utilizado para a
realização do expurgo foi: processo protocolado no STJ há mais de 45 dias, que
teve documento de retorno ou foi excluído logicamente do sistema. Hoje, há 1TB
(terabyte) de dados exportados do banco de dados neste servidor.
Sistema PUSH
O sistema PUSH consiste num serviço de notificação sobre a
movimentação processual da justiça de 1º e 2º graus,
além das Turmas Recursais do PJSC. Foram feitas alterações necessárias para
suportar a versão 5 do SAJ. Além disso, as rotinas de importação foram
adaptadas e configuradas para a nova infraestrutura.
Sistema de Protocolo –
PTC
O Sistema de Protocolo permite o gerenciamento e consulta e
movimentação de processos administrativos de todo TJSC. O sistema foi
atualizado para, além de controlar processos administrativos do Gabinete da
Presidência (através do módulo CPA), suportar a consulta integrada com a base
de processos eletrônicos do Sistema de Processo Administrativo (SPA).
Sistema de
Digitalização de Acórdãos
O Sistema de Digitalização de Acórdãos (SDA) tem como objetivo
auxiliar a Diretoria de Documentação e Informações (DDI) no gerenciamento de
acórdãos, apoiando principalmente as rotinas de digitalização de acórdãos
assinados e busca destes documentos. Trata-se de um sistema bastante
consolidado, porém, em 2013, demandou melhorias para otimizar o procedimento de
validação das Coletâneas de Acórdãos (CA’s) físicas.
Ensino a Distância
Em 2013 deu-se continuidade ao trabalho de gestão do sistema
Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo TJSC. Dentre as
atividades, podemos citar:
§
Atualização de versão do Moodle (Versão 2.4.1)
§
Suporte na configuração de cursos
§
Inscrição de participantes
§
Suporte durante a execução dos cursos
§
Apoio à Academia Judicial para disponibilização de cursos a
distância. No ano de 2013 foram ofertados 12 cursos nesta modalidade,
capacitando cerca de 2800 magistrados e servidores.
Foi criado um ambiente para promover discussões sobre assuntos
específicos na forma de fóruns de discussão. Este ambiente, chamado “Debates
Virtuais”, possibilitou a criação de 12 espaços para discussão de temas de
interesse do Poder Judiciário, tais como Precatórios, Definição de Sistemas,
Atividades da CGInfo, Comitê TJ-OAB Processo Digital, entre outros.
Com o objetivo de projetar e implementar o novo Sistema de Gestão
Acadêmica da Academia Judicial, mais robusto e integrado aos demais sistemas do
TJSC, foi realizado o trabalho de mapeamento dos fluxos das atividades da
Academia Judicial para a realização de cursos In Company. Este mapeamento
envolveu todas as áreas da AJ, conscientizando-as da importância de um fluxo de
processo bem definido, para melhoria das ações da Academia Judicial. O
mapeamento foi dividido em 3 etapas (preparação, execução e encerramento do
curso) e reflete os procedimentos executados na AJ.
Paralelamente, o trabalho de manutenção dos sistemas atuais de
gestão acadêmica da Academia Judicial foi mantido, atendendo cerca de 315
solicitações, tanto no que tange a manutenção corretiva, mas principalmente na
manutenção evolutiva, com o desenvolvimento de diversas funcionalidades. Desta
forma contribuiu para aquisição do conhecimento necessário para o desenvolvimento
do sistema referido no parágrafo anterior.
Dentre as novas funcionalidades desenvolvidas, a de criação do
novo módulo de inscrições destaca-se não só pelas funções agregadas (realização
de inscrições de forma descentralizada; visões diferenciadas; procedimento de
confirmação da inscrição; criação do conceito de participante ouvinte;
auditoria das operações realizadas, gerenciamento de avisos e lembretes para
participantes e gestores via e-mail), como também pela capacitação da equipe do
projeto em novas tecnologias de desenvolvimento de sistemas.
Portal Web
Novamente um dos pontos de atenção foi a vitrine
do Poder Judiciário catarinense, tanto internamente quanto para o público
externo.
Mesmo trabalhando diariamente na atualização e manutenção do
atual portal do PJSC, o maior projeto é o Portal PJSC versão 2.0 que trata da
reestruturação do portal atual, seguindo uma metodologia específica de
desenvolvimento que passou pelas fases de diagnóstico e prognóstico, envolvendo
diretamente os usuários, pesquisa interna e externa à instituição e que prevê
algumas entregas e validações antes da disponibilização. Os objetivos
principais são evolução gráfica e tecnológica, reorganização da arquitetura da
informação, acessibilidade, usabilidade e atenção aos novos padrões web.
O foco neste ano foi a consolidação da infraestrutura
tecnológica para dar suporte ao novo Portal. A aquisição da versão Enterprise
6.1 da ferramenta Liferay (de gestão de portais) através de processo
licitatório, sua instalação em ambientes de desenvolvimento, homologação e
produção, configuração e migração de todos os sites e formulários já disponíveis até então na versão anterior. O
bom resultado deste trabalho provém de uma parceria efetiva entre a Divisão de
Gestão do Conhecimento e a Divisão de Administração de Dados.
Paralelamente, o Portal do Servidor e o site de Gestão da Secretaria do Foro
passaram por evoluções de conteúdo e de funcionalidades. Estas evoluções
envolveram o estudo dos recursos disponíveis na ferramenta que permitiram
disponibilizar os Bancos de Relotação e de Remoção por Permuta, a partir de
tabelas amigáveis (que estão em processo de transição para tabelas dinâmicas),
a Seção de Dicas e formulários para registros de afastamentos etc. - utilizando
um template desenvolvido internamente
que visa garantir agilidade na disponibilização de novos formulários.
Com a contratação de designers terceirizados pela Divisão de Artes Gráficas e de
estagiários pela Divisão de Gestão do Conhecimento, foi possível disponibilizar
novos sites, todos desenvolvidos no
Liferay, e trabalhar ainda outros itens gráficos para banners, folder,
interfaces de sistemas, entre outros. Foram disponibilizados, neste período, os
sites: Divisão de Artes Gráficas,
Processo Eletrônico, Semana do Meio Ambiente, Ouvidoria Judicial e, em fase de
desenvolvimento, Secretaria de Gestão Ambiental e Biblioteca.
Em todos os projetos, o foco continua sendo a acessibilidade, a
organização das informações por serviço e a atualização das informações -
através do Liferay - de forma descentralizada e colaborativa, pelos próprios
setores que detêm o conhecimento, facilitando a divisão de responsabilidades e
garantindo agilidade, dinamismo e segurança. Neste sentido, foram promovidos
alguns momentos para repasse de conhecimento a estes usuários.
Na seara da Gestão do Conhecimento surgiu a demanda da Academia
Judicial para disponibilização de ambientes que permitissem a construção da
Legislação Anotada do CEJUR para os cinco Códigos. Para tal, utilizou-se o
Liferay de modo a permitir que os servidores do Poder Judiciário catarinense,
devidamente autenticados, pudessem inserir comentários a serem aprovados por
moderadores e que fossem classificados por quantidade de contribuições. Neste
projeto foram estudados e utilizados: wiki, fluxo de aprovação (workflow), ranking e outras
funcionalidades da ferramenta.
Para garantir o bom uso da ferramenta e a correta manutenção do
conteúdo, a capacitação dos usuários pela DTI tem sido uma prioridade dos
projetos que envolvem o Liferay, e continuará sendo ponto de especial atenção.
Os analistas de sistemas envolvidos nos projetos também participaram de
treinamentos oficiais com o objetivo de obter um melhor domínio da ferramenta e
fornecer soluções mais adequadas e em um menor espaço de tempo.
O Java tem sido bastante utilizado em aplicações
disponibilizadas no portal web, tanto no Liferay quanto em projetos isolados.
Neste ano, integrantes da equipe concluíram um curso de Java iniciado em 2012 e
já puderam aplicar os conhecimentos adquiridos. Destacamos aqui o
desenvolvimento da nova Pesquisa de Satisfação do usuário externo ao PJSC,
disponibilizada em outubro de 2013.
No ano de 2013, foi concluído o projeto de construção da Sala
Cofre, ambiente seguro para hospedar a infraestrutura de TI do Poder
Judiciário, e está certificada pela ABNT para atendimento da norma NBR 15247,
sendo protegida contra incêndio, inundação, arrombamento e queda de escombros,
além de possuir um avançado sistema de monitoramento das condições internas,
propiciando um ambiente adequado para a segurança e disponibilidade das
informações e equipamentos instalados nesta Sala.
A Sala Cofre foi inaugurada no dia 23/09/2013, sendo que neste
ambiente já encontram-se instalados os seguintes equipamentos da infraestrutura
de TI:
§
Servidor de armazenamento em rede, com capacidade de armazenar
até 75 Terabytes.
§
Servidor de armazenamento de documentos, destinado a armazenar
as peças dos processos eletrônicos, garantindo a segurança, integridade e temporalidade
dos documentos. Este servidor possui a capacidade de armazenamento instalada de
50 Terabytes
§
Servidor Oracle Exadata, ambiente computacional de alto
desempenho, onde estão hospedadas as bases dos sistemas de processo eletrônico
(Saj/PG5 e Saj/SG5), garantindo disponibilidade e desempenho adequados para o
acesso às informações.
§
Servidores de rede em arquitetura “blade”, composto por 28
servidores com alto poder de processamento, totalizando 336 processadores e 2,7
Terabytes de memória RAM, em espaço físico reduzido, propiciando um ambiente
com alto desempenho e disponibilidade para a execução dos serviços de TI.
Projeto IPE/PG
A Divisão de Administração de Dados tem participação ativa do
processo de migração das bases de dados, através das seguintes ações:
§
Disponibilização de 52 cópias de bases de dados na
infraestrutura de TI no TJSC, a fim de agilizar o processo de migração das
informações.
§
Disponibilização de 26 servidores de borda nas Comarcas, para
otimizar e agilizar o acesso ao sistema de ensino a distância (EAD), utilizado
na capacitação do sistema Saj/PG5.
Infraestrutura de
aplicações
A implantação do Processo Eletrônico nas Comarcas gerou um
aumento considerável na quantidade de usuários, e para garantir a
disponibilidade e desempenho dos sistemas, foram realizadas as seguintes ações
na infraestrutura de servidores de aplicação:
§
Disponibilização de 11 novos servidores de aplicação para
comportar os usuários das Comarcas que iniciaram a utilização do Saj/PG5 em
2013.
§
Disponibilização de 6 novos servidores de aplicação para os
sistemas do portal e-Saj, necessários para comportar os usuários externos.
§
Implementação e configuração de sistemas e rotinas para o
monitoramento do portal e-Saj, visando diminuir as paradas e aumentar a
disponibilidade dos sistemas para os usuários.
DIVISÃO DE SISTEMAS
JUDICIAIS DO SEGUNDO GRAU
Implantação do SAJ/SG5 no TJSC:
§
Início: 03/10/2011.
§
Previsão de Término: 31/10/2014.
§
Situação: Em andamento.
Automatização dos Relatórios de Produtividade dos Magistrados
(CNJ) no SAJ3:
§
Início: 30/01/2012.
§
Previsão de Término: 26/06/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pelo CNJ para a inspeção ao
TJSC:
§
Início: 18/01/2013.
§
Término: 20/03/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pelo CNJ sobre Lavagem de
Dinheiro:
§
Início: 08/02/2013.
§
Término: 04/03/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pela Diretoria-Geral
Judiciária sobre Correição Interna:
§
Início: 22/02/2013.
§
Término: 22/03/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração das regras para os relatórios das Metas 2013 do CNJ:
§
Início: 04/03/2013.
§
Término: 31/10/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pela Presidência do TJSC
sobre Tráfico de Pessoas:
§
Início: 29/05/2013.
§
Término: 03/06/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pela Diretoria de Recursos
e Incidentes para ações correicionais de controle
interno:
§
Início: 17/07/2013.
§
Término: 04/09/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pela Presidência do TJSC
sobre Justiça Militar:
§
Início: 29/05/2013.
§
Término: 22/08/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pelo Conselho Nacional de
Justiça sobre Improbidade Administrativa e Ações Penais Originários:
§
Início: 08/01/2013.
§
Término: 25/01/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração de relatórios solicitados pela Diretoria-Geral
Judiciária de processos por classe:
§
Início: 25/01/2013.
§
Término: 25/01/2013.
§
Situação:Pronto.
Elaboração do Projeto Básico para os serviços de Suporte Técnico
e Manutenção Corretiva com a Softplan (Contrato 87/2013):
§
Início: 23/05/2012.
§
Término: 23/04/2013.
§
Situação: Pronto.
Elaboração do Projeto Básico para os serviços de Manutenção
Adaptativa, Manutenção Evolutiva e Desenvolvimento Sob Demanda com a Softplan:
§
Início: 23/05/2012.
§
Situação: Em andamento.
TREINAMENTOS
§
Treinamento do SAJ5/SG (Processo Eletrônico) para gabinete da
Turma de Uniformização em 08/04/2013.
§
Treinamento do SAJ5/SG (Processo Eletrônico) para gabinete da 8ª
Turma de Recursos em 12/06/2013.
§
Treinamento do SAJ/GGS (Gestão de Gabinetes) para o Gabinete do
Des. Sérgio Antônio Rizelo em 12/03/2013
ATIVIDADES DE SUPORTE
§
Criação no sistema SAJ/SG de novas movimentações;
§
Relatórios solicitados pelos usuários do sistema, que não são
possíveis de se extrair via sistema;
§
Cálculo e entrega dos relatórios das Metas 1 e 2 de 2012, Meta 4
de 2010, Meta 2 de 2009 e 2010;
§
Resoluções de problemas e dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS
e SAJ5/SG para os usuários do TJSC, Turma de Uniformização e Turmas Recursais.
ATIVIDADES OPERACIONAIS
§
Homologação de versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM,
SAJ5/PRO, SAJ5/SG e Portal e-SAJ;
§
Abertura e controle de SALTs do SAJ3 e SAJ5;
§
Definição das Matrizes de Regras para:
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0151 - Salvar operações realizadas
na Pauta de Julgamento;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0142 - Cadastro e Consulta de
Pessoa Controlada;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0144 - Apresentar mensagem ao
efetuar uma carga para um tipo de local magistrado;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0102 - Consulta de processos do 1º
grau no SAJSG;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0138 - Relatório Estatístico por
Foro e Área;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0140 - Obrigar o preenchimento do
Relator Designado;
Cadastro de Incidentes e Petições Avulsas - Sugerir
Assuntos;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0066 - Diagnóstico da distribuição;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0125 - Relatório trimestral;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0115 - Relatório de Tempo Entre
Movimentações;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0118 - Relatório de Tempo Médio de
Julgamento;
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0119 - Compensação Automática de
Pesos;
Nova Integração e-SAJ X CNA - Cadastro Nacional dos
Advogados;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0100 - Pendências do SAJ5/SG em
relação ao SAJ3/SG
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0094 - Juízes Cooperadores no
Relatório de Transferência de Relatoria;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0091 - Filtrar Consulta de
Processos por Usuário;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0084 - Baixar incidentes
automaticamente;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0083 - Relatório de Processos em
dias de carga;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0081 - Relatório de Cargas
Remetidas para Magistrados;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0080 - Marcados para Publicação
para o Edital de Julgamento;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0075 - Relatório do Mapa de Vagas
dos Órgãos Julgadores;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0070 - Relatório de Impedimentos e
Afastamentos;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0069 - Atribuição Automática do
Vice-Presidente;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0065 - Consulta no SAJ-PG5;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0064 - Juiz Cooperador;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0060 - Plantão Judiciário;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0058 - Estudo da Prevenção ao
Finalizar o Cadastro;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0057 - Fluxo de Pedido de Dia para
Julgamento;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0034 - Consulta de Autos Digitais
para Incidentes;
PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0028 - Transferência automática de
petições WEB para o SG5;
PRS-SAJ-SG5 2012 0002 - Integração entre PG x SG - 2a
Etapa
Resolução 160 (NURER)
Resolução 91
MA-SAJ-SG5.2012.0012 - Processos e Documentos Sigilosos
MA-SAJ-SG5.2012.0005 - Resolução 137
MAR-SAJ.SG5 - Integração com o STF
ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0102 - Conjunto de Processos;
ATIVIDADES DIVERSAS
§
Participação no I Encontro de Gestores do SAJ em Salvador – BA,
10 a 13 de Março de 2013.
§
Participação na II Reunião Técnica do Comitê Gestor do SAJ em
Campo Grande – MS, 9 a 11 de Junho de 2013.
§
Participação na III Reunião Técnica do Comitê Gestor do SAJ em
Florianópolis – SC, 27 a 28 de Junho de 2013.
§
Visita Técnica aos Tribunais de Justiça de Alagoas e São Paulo,
19 a 23 de Agosto de 2013.
§
Participação na XXI Semana de Análise de Pontos de Função em
Brasília – DF, 09 a 13 de Setembro de 2013.
DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO 1º GRAU
Processo Digital
§
Implantação do processo digital nas comarcas da Capital, São
José, Palhoça, Biguaçú e Santo Amaro da Imperatriz.
§
Acompanhamento e supervisão da implantação do SAJ5 nas comarcas
de Curitibanos, Fraiburgo, Santa Cecília, Lages, Anita Garibaldi, Campo Belo do
Sul, Bom Retiro, Correia Pinto, Otacílio Costa São Joaquim, Urubici, Tubarão,
Armazém, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Braço do Norte, Garopaba, Imaruí,
Imbituba, Laguna, Anchieta, Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira,
Itapiranga, Mondaí, São José do Cedro e São Miguel do Oeste, compreendidos em 6
ciclos de implantação.
§
Implantação do processo digital na Assessoria Especial de
Precatórios.
Certidões online
A partir de abril de 2013 todas as comarcas do Estado passaram a
emitir certidões negativas pela Web. Foram emitidas mais de 450 mil certidões
negativas.
Peticionamento Eletrônico para Advogados
O portal do Peticionamento Eletrônico passa a validar os dados
dos advogados a partir do Cadastro Nacional de Advogados - CNA, mantido pelo
Conselho Federal da OAB. A partir desta integração se verificam as informações
quanto a situação da regularidade perante a OAB.
No portal do Peticionamento Eletrônico foi disponibilizada a
possibilidade para que os advogados possam delegar a seus estagiários e
funcionários o cadastro das petições no sistema, ficando apenas com a
incumbência de conferir e assinar o documento.
Disponibilizado também, um recurso para validação dos requisitos
do computador do usuário objetivando diagnosticar eventuais inconsistências no
equipamento do mesmo para utilização do peticionamento eletrônico.
Defensoria Pública
Disponibilizado o portal e-SAJ para utilização pela Defensoria
Pública de Santa Catarina. Este recurso permite aos defensores realizarem a
consulta processual nos termos da Res. 121 do CNJ, o peticionamento eletrônico
e intimações dos processos eletrônicos.
Portal e-SAJ
A consulta processual do foi ajustada para atender aos preceitos
contidos na Resolução nº 121 do CNJ quanto à disponibilização dos dados
processuais na internet.
Em fase de homologação o recurso que possibilita a visualização
das gravações de audiência na consulta processual do SAJ/PG5, objetivando
eliminar a entrega de CDs com as gravações às partes.
Novos perfis do portal e-SAJ, em homologação, para Perito,
Leiloeiro, Tradutor/Intérprete e Administrador de Recuperação
Judicial/Falência. Este recurso também permite a consulta processual nos termos
da Res. 121 do CNJ, o peticionamento e o recebimento de intimações dos
processos eletrônicos.
Funcionalidades novas no sistema SAJ/PG5
Dentre outras, foram disponibilizadas
as seguintes funcionalidades no sistema de automação do primeiro grau:
a)
Juntada automática das petições intermediárias que agiliza
sobremaneira a juntada das petições e desafoga o setor de Distribuição.
b)
Possibilidade de criação das comarcas integradas para a emissão
de mandados. É possível definir um grupo de comarcas de modo que se possa
emitir mandados em uma comarca para cumprimento por Oficiais de Justiça de
outras comarcas, controlando inclusive os valores das diligências.
c)
Importação de outros arquivos de vídeo e áudio para os processos
físicos e digitais.
d)
Desenvolvimento de ferramenta que possibilita o controle e o
acompanhamento dos prazos prescricionais nos processos penais, em atendimento
ao disposto na Resolução 112 do CNJ.
e)
Implementados os fluxos de “Família”, “Precatórios” e
“Inquéritos e Organizações Criminosas” para tramitação de processos digitais.
Realizada padronização dos demais fluxos de trabalho, bem como, a elaboração
dos manuais com as informações de todas as filas de trabalho.
Contratos
Participação na equipe de elaboração e negociação do contrato
87/2013, acerca da contratação de empresa especializada em sistema integrado de
gestão de processos judiciais físicos e virtuais de primeira e de segunda
instâncias, para os serviços de suporte técnico e manutenção corretiva.
Participação na equipe de elaboração e negociação do contrato 172/2013,
para os serviços de planejamento, de implantação e da capacitação, e aquisição
de ferramentas de capacitação para uso do sistema, na modalidade à distância
(EaD).
DIVISÃO DE
EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
Equipamentos
distribuídos em 2013:
§
2359 CPUs
§
4158 monitores
§
155 impressoras, entre térmicas, matriciais, multifuncionais e
laser
§
329 nobreaks
§
23 estabilizadores
§
249 scanners
§
400 celulares entregues/trocados
PLANILHA DE AQUISIÇÕES
PRODUTO |
ASSUNTO |
SITUAÇÃO EM 11/12/13 |
|
Impressoras Multifuncionais |
1.000 MFC - 1000 impres. |
Saldo de 105 MFC/103 MFC e 185 Imp. – Venc. Ata 21/02/14 |
|
Ata 944 |
|||
Microcomputadores |
3.000 micros - Ata 929 |
Último pedido (990 micros) - prazo entrega 25/12/13 |
|
Licenças Office |
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Novo Projeto Básico |
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Cartuchos Coloridos |
Diversos empenhos |
Entregues |
|
Software
Academia |
Contratos 198 e 199/2013 |
Entregues - Para pagamento |
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Peças de impressoras |
Atas 994 e 995 |
Pedido Prorrog. Mahatan (venc. 1/12) e em atraso Printer Solution
(Venc. 9/12) |
|
Impressora matricial |
100 impressoras - Ata 943 |
Último pedido (30 unid) - entregue em 06/12 – Para
pagamento |
|
Peças para microcomputadores |
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Projeto Básico elaborado - aguardando |
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Mesa de som |
400 mesas – 1600 microf./cabos - Ata 977 |
Fornecedor não entregou |
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PB e Licitação refeitos – Novo Pregão |
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Bateria de no-break |
2.000 baterias – Ata 995 |
Saldo 1.350 – Vencimento 4/4/14 |
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Nobreak 5KVA Pleno |
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Novo Projeto Básico |
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Equipamentos CGJ |
10 Estabilizador – 1 NBK e 14 NTB |
Em andamento |
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Equipamentos Apple Gráfica |
3 Mac e softwares – Emp.
2013NE004100/2/5 |
Aguardando entrega |
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Scanner |
21 scanners –
Contrato 189/2013 |
Entregues - Para pagamento |
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Placa de vídeo |
3.000 placas – Ata 945 |
Saldo 2.000 – Vencimento 24/02/14 |
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Monitor 24’ |
600 monitores 24’ – ata 1011 |
Totalidade entregue |
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Impressora MFC Colorida |
10 multifuncionais color |
Trâmite assinatura Ata - DMP |
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No-break 5 KVA UPC |
|
Novo Projeto Básico |
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Pallets Depósito |
|
Novo Projeto Básico |
|
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Empenho 02277/2013 |
Entregue |
|
Monitor 21.5’ |
5.000 monitores 21.5’ - Ata 1007 |
Saldo 3.980 – Vencimento 19/08/14 |
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No-Break 5KVa Comarcas |
Em andamento |
Com DEA para análise especificações licitantes |
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Ultrabooks |
600 microcomputadores portáteis |
Em andamento |
|
Tablets |
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Novo Projeto Básico |
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Modem 3G |
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Projeto básico elaborado aguardando definição técnica –
Divisão de Redes |
|
Scanner de
mesa |
Em andamento |
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Solução áudio Saj |
400 mesas – 1600 microf./cabos - Ata 1018 |
Prazo de entrega – 05/12 – pediu prorrogação |