º  DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

 

O relatório a seguir representa as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação-DTI, no exercício de 2013.

As informações estão classificadas por Divisão e os subitens representam projetos e atividades levadas a efeito nas áreas de planejamento, software e hardware.

No que tange ao Gabinete do Diretor, em cumprimento as suas atribuições, foram desenvolvidas as atividades de planejamento, organização, execução e controle das atividades de tecnologia da informação, em consonância com as diretrizes do CGInfo e com o apoio da estrutura organizacional e operacional da Diretoria, com o objetivo de levar a efeito as atividades alinhadas.

No período supracitado a DTI trabalhou no sentido de manter o Poder Judiciário Catarinense na posição de vanguarda no que diz respeito à Tecnologia da Informação, avançando sempre na melhoria da prestação dos serviços jurisdicionais.

Para isso buscou-se investir na renovação e ampliação permanente da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e software, com a manutenção de uma política sistemática de aquisição e renovação de todo parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de sistemas, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.

Essas complexas atividades só foram viabilizadas graças ao esforço de toda a diretoria que, capitaneada por seu Gabinete, conseguiu integrar todas as áreas, de gestão de conhecimento ao equipamento, do extrajudicial ao terceiro grau e órgãos agregados de apoio e fiscalização.

Em cada etapa, em cada atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções, atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários internos quanto externos, sendo o serviço gratuito ou não.

Segue o relatório:

DIVISÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

Sistema de Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE)

Desenvolvimento de novas funcionalidades para o sistema de controle de vagas de efetivos, que resultou na mudança do nome do sistema para Sistema de Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE). Foram incluídas todas as operações de movimentação funcional de cargos efetivos e integração total com o SHF (Sistema Caché), com lançamento automático dos movimentos e integração com o sistema de segurança SEG.

Recursos do SGE:

Operação com Vagas:

- Criação

- Distribuição

- Depósito

- Reserva de Vaga

Provimentos (integrado com o Caché – SHF):

- Por concurso Público

- Por aproveitamento

- Por reintegração

- Por recondução

- Por reversão

Remoções (integrado com o SHF):

- Por edital

- Outras (por ex.: por interesse da administração, com ou sem o cargo)

- Por permuta

- Por lotação

Desligamentos (integrado com o SHF):

- Exoneração

- Demissão

- Aposentadoria

- Falecimento

Relatórios Diretos

- Relatório funcional com base no SHF

- Relatório funcional simples

- Relatório de histórico de provimentos para fins de alternância

- Relatório de histórico de servidores

Além disso, devido à integração com o sistema SHF, foi desenvolvido o sistema de ajuste de movimentações lançados pelo sistema, que funciona integrado com o SGE e com o SHF.

Também foi desenvolvido recursos para fins de auditoria das operações, e para ações de desfazimento de operações com base nos dados auditados. No entanto, este recurso será implantado em momento oportuno devido a limitações tecnológicas de estruturas de suporte disponíveis para tais operações. Atualmente o sistema se encontra em fase de homologação pela DPC/SPC e para DRIF/SRI, ambas vinculadas a DRH.

Sistema de Ajuste de Lotação

Devido ao Sistema de Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE) foi necessário o desenvolvimento de um novo Sistema de Ajuste de lotação, no qual funciona de forma integrada com o SGE e também com o SHF. Este sistema permite o ajuste interno dos cargos providos, com reflexo direto e imediato sobre a situação das vagas, tanto no SGE quanto no SHF.

Sistema de Relatório de Cargos

Permite a criação de relatório sobre a situação dos cargos efetivos, comissionados e funções gratificadas. Este sistema possui uma interface de fácil utilização, no qual permite a obtenção da informação de fácil e direta, com diversos relatórios pré-configurados.

Sistema de Remoção - 1ª Módulo

O Sistema de Remoção foi dividido em dois módulos em seu processo de desenvolvimento, que serão implantados em momentos diferentes, devido ao tempo de conclusão necessário para cada módulo.

Este primeiro módulo, que está em etapa de homologação, permite a classificação dos candidatos, atualização da situação dos concursos de remoção, geração de relatórios operacionais de forma automática para fins de classificação, e disponibiliza automaticamente o número do processo administrativo aos candidatos que concorrem à(s) vaga(s) do edital, quando este número for informado no sistema.

Gozo e suspensão de licença-prêmio

Iniciado no final de 2012 e finalizado em 2013. Em homologação desde 30/04/2013

Funcionalidades do sistema:

§  Cadastro de gozo de licença prêmio pelo superior hierárquico na comarca ou no TJ

§  Suspensão do Gozo de Licença Prêmio

§  Alteração automática do movimento de gozo ao realizar uma suspensão

§  Na exclusão da suspensão, retorna ao valor original do gozo

§  Lançamento automático do movimento de gozo e de suspensão na ficha do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH

§  Importação dos movimentos antigos e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle

Sistema de Plantão Judiciário

O sistema de folga por plantão judiciário passou por diversas mudanças solicitadas pela DRH. Atualmente encontra-se na etapa de piloto, e está sendo utilizado pela DRH e mais três comarcas definidas pelo solicitante.

Funcionalidades do sistema:

§  Cadastro de concessão de plantão judiciário pelo chefe da secretaria

§  Cadastro de gozo dessa folga, para que o chefe da secretaria possa conferir o saldo de Plantão Judiciário e registrar os dias gozados

§  Criação de um mecanismo de relatório para concessões parciais e totalização de concessões

§  Lançamento automático da concessão e do gozo na ficha funcional do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH

§  Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle

Falta Justificada/Paternidade        

Análise, documentação, desenvolvimento e implantação (em produção). Funcionalidades do sistema:

§  Cadastro da Falta Justificada/Paternidade pelo superior hierárquico na comarca ou no TJ

§  Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH

§  Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle

Falta Justificada/Gala          

Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. (Em produção)

Funcionalidades do sistema:

§  Cadastro da Falta Justificada/Gala pelo superior hierárquico na comarca ou no TJ

§  Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH

§  Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle

Falta Justificada/Nojo

Análise, documentação, desenvolvimento e implantação. (Em produção)

Funcionalidades do sistema:

§  Cadastro da Falta Justificada/Nojo pelo superior hierárquico na comarca ou no TJ

§  Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH

§  Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle

Falta Injustificada: Desconto, Restituição e Reconsideração

Análise, documentação e desenvolvimento finalizados. Em homologação desde 09/10/2013.

Funcionalidades do sistema:

§  Cadastro da Falta injustificada/Desconto

§  Cadastro da Falta injustificada/Restituição

§  Cadastro da Falta injustificada/Reconsideração

§  Lançamento automático desses movimentos na ficha funcional do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH

§  Alteração automática do movimento de Falta injustificada/Desconto no lançamento da Restituição ou Reconsideração

§  Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle

Falta Justificada/Doação de Sangue         

Análise, documentação e desenvolvimento finalizados. Em homologação desde 05/12/2013.

Funcionalidades do sistema:

§  Cadastro da Falta Justificada/Doação de Sangue pelo superior hierárquico na comarca ou no TJ

§  Possibilidade de anexar o documento de comprovação da doação de sangue

§  Visualização dos documentos anexados no cadastro da falta justificada

§  Lançamento automático na ficha funcional do servidor sem a necessidade de intervenção da DRH

§  Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle

Sistema de Controle de Terceirizados       

Análise, documentação e desenvolvimento do sistema finalizados. Está no estágio de piloto.

Módulos desenvolvidos:

§  Cadastro de Pessoa

§  Cadastro de Empresa

§  Cadastro de Vínculo

§  Cadastro de Contratos

§  Cadastro de Termos Aditivos

§  Provimento de Terceirizados

§  Cadastro de Faltas e Substituições

§  Consulta de Pessoas

§  Consulta de Empresas

§  Consulta de Contratos

§  Consulta de Postos

§  Consulta de Faltas

§  Consulta de Disfunções

§  Consulta de Fechamentos e Pesquisa de Satisfação

§  Desenvolvimento de Manual de Uso (Diretorias, Comarcas e STE)

§  Fechamento das informações mensais e exportação dos dados para planilha eletrônica.

Sistema de Controle de Terceirizados (demanda da DMP)

A DMP solicitou uma versão do Sistema de Controle de Terceirizados para gerar o cálculo de pagamento dos valores às empresas prestadoras de serviço, baseado nas frequências cadastradas. O sistema se encontra no estágio de protótipo. Módulos a serem desenvolvidos:

§  Cadastro de valores

§  Consulta de fechamentos

§  Simulador de valores

§  Desenvolvimento de Manual de Uso

§  Exportação para planilha eletrônica das simulações realizadas

Sistema de Acompanhamento Funcional - Módulo de Avaliação de Desempenho

Encontra-se em fase de análise e levantamento dos requisitos. Aguardando definição do modelo de formulário que está sendo feito pela DRH para finalizar o escopo e definir o cronograma. Módulo a ser desenvolvido: avaliação de desempenho;

Cadastro de Pessoal

Os módulos abaixo foram disponibilizados em produção durante este ano. Ajustes importantes:

§  Cadastro de pessoal e de dependentes

§  Atualização cadastral das informações pelo próprio servidor

§  Relatório da ficha funcional completa

§  Criação de componentes para manutenção e acesso aos cadastros básicos: escolaridade, curso, grau de instrução, banco, agência, situação RAIS, cidade, nacionalidade

§  Criação de relatório de movimentos da ficha funcional

§  Importação de dados Caché

Após análise, documentação e desenvolvimento realizados em 2013, o seguinte módulo está disponível para homologação:

§  Cadastro de Pensionistas

Foram desenvolvidos, também para atender a este sistema, os seguintes programas de importação de dados:

§  Pensionistas

§  Cursos

§  Dados Pessoais

Integração Caché

§  Desenvolvimento de melhorias nas funções de integração com o Caché, que é utilizada por sistemas desenvolvidos por vários analistas de toda a DTI

Sistema de Cargos - em desenvolvimento

Análise, prototipação, documentação e desenvolvimento de um sistema de cargos, necessário para iniciar o próximo projeto que será de promoção por desempenho:

§  Cadastro de Cargos

§  Cadastro de Grupos Ocupacionais

§  Cadastro de Nível/Referência

Sistema de Gerenciamento de Cargos Comissionados e Funções Gratificadas

§  Refatoração do projeto agregando melhorias de estrutura;

§  Geração de documentos baseados em modelos criados pelo Sistema de Gerenciamento de Modelos de Documentos;

§  Ajustes nos fluxos do sistema;

§  Integração com o SHF (Caché).

Sistema de Marcação Anual de Férias - 2014:

§  Avaliação do processo de marcação de férias;

§  Adequações no sistema para as novas regras;

§  Ajustes na documentação;

§  Acompanhamento do processo de marcação em parceria com a DRH;

§  Ajustes de dados;

§  Suporte de segundo nível aos usuários.

Sistema de gerenciamento de modelos de documentos

Este sistema foi desenvolvido para agilizar e simplificar o gerenciamento de modelos de documentos, que serão utilizados por vários sistemas.

Criação de modelo por:

§  Tipo de documento

§  Sistema

§  Versionamento de modelos

§  Extinção de modelos

§  Edição e Atualização

§  Download e upload

§  Criação e reutilização de variáveis que são substituídas por valores na utilização do sistema

Manutenção e Suporte

§  Desenvolvimento evolutivo no projeto BUSINESSCORE – núcleo de todos os sistemas de recursos humanos

§  Manutenção evolutiva do projeto NOTIFICAÇÃO – mecanismo de disparo de mensagens automáticas por todos os sistemas SRH

§  Manutenção do sistema de substituição no primeiro grau

§  Alteração nas regras de pagamento de substituição de segundo grau, lançamento de movimento, notificações, etc.

§  Alterações na hierarquia de aprovação do workflow de férias e substituição no segundo grau

§  Sistema de pesquisa de clima organizacional: atualização tecnológica (mavenização), correção de erros e inclusão de novas funcionalidades

§  Sistema de gratificação de júri: atualização tecnológica (mavenização) e inclusão de novas funcionalidades

§  Sistema de estagiários: atualização tecnológica (mavenização), correção de erros e inclusão de novas funcionalidades

§  Sistema de convocação: atualização tecnológica (mavenização) e inclusão de novas funcionalidades

§  Sistema de acompanhamento de convocações: atualização tecnológica (mavenização) e inclusão de novas funcionalidades

§  Sistema de administração de concursos públicos: atualização tecnológica (mavenização) e inclusão de novas funcionalidades

§  Sistema de movimentação na carreira de magistrados: inclusão de novas funcionalidades

§  Sistema de Controle de Voluntários: correções

§  Classificação de candidatos em Concurso Público

§  Manutenção e alterações no SAF

§  Manutenção e alterações no sistema de bolsa de estudos

§  Manutenção no Sistema de Banco de Talentos

§  Apoio à seção de aquisição e finanças no projeto do novo sistema de diárias e manutenção do atual

§  Atendimento aos usuários, atividade que pode demandar bastante tempo semanal

§  Treinamento e acompanhamento dos novos estagiários

Serviços Disponibilizados para Outras Áreas

§  Disponibilizar serviços de consulta de dados funcionais para outras áreas

§  Consulta de pessoas fonetizada por nome

§  Consulta por matrícula

§  Consulta de terceirizados

§  Consulta em formato JSON

§  Consulta de cargo por data, incluindo substituições

§  Suporte aos usuários e a sistemas Caché

§  Evolução de serviços de RH que geram informações para outros sistemas do Tribunal

§  Correção de dados cadastrais na base de dados

CDT – Central de Distribuição de Títulos

§  Aproximadamente 188.000 títulos distribuídos em 2013.

§  Adaptação do mecanismo automático para cobrança dos títulos distribuídos para funcionamento diário (exigência do Banco do Brasil), com relatório e emissão de boleto bancário.

SD – Selo Digital de Fiscalização

- 24 milhões de selos utilizados.

Desenvolvimento do sistema de Inspeções Virtuais – Auditoria dos Atos do Selo Digital:

- Desenvolvimento e implantação da infraestrutura de software de apoio (engine).

- Definição e implementação de conjunto inicial de 132 regras para inspeções.

- Estudo para dimensionamento dos recursos necessários para a execução do sistema.

- Desenvolvimento de mecanismos automatizados de geração e envio mensal de relatórios de inspeção para todas as serventias através de Malote Digital. Este sistema possibilitou ao Núcleo Extrajudicial da CGJ atingir a meta do CNJ de inspeções a cartórios (meta: inspeção em 30% das serventias no ano; com o sistema: inspeção em 100% das serventias todos os meses).

Implantação da Versão 2.0 do Selo Digital:

- Implantada em 100% das serventias extrajudiciais.

- Avaliação do Feedback das empresas desenvolvedoras dos sistemas implantados nas serventias sobre a modelagem dos atos suportada pela versão 2.0 do Selo Digital.

- Implementação de toda a nova estrutura em modelo de compatibilidade permitido que a versão anterior e a nova coexistissem no mesmo modelo de banco de dados durante o período de transição, possibilitando uma migração gradual e transparente para as serventias.

- Adequação dos sistemas de apoio para a nova versão.

Manutenção da infraestrutura de banco de dados:

- Atualização da versão do certificado SSL do domínio app.tjsc.jus.br, que faz parte do mecanismo de transmissão de selos e recepção de atos.

- Compactação dos arquivos de segurança e remoção das informações redundantes geradas pelo envio em duplicidade.

STP – Sistema de títulos de protesto

§  Instalação, Treinamento e Suporte à Distribuição da Comarca da Capital (média de 60 títulos por dia).

EMP – Consulta de empenhos

§  Atualização do mecanismo de importação dos dados de empenhos do SIGEF.

§  Adicionadas informações sobre as retenções de impostos feitas nos pagamentos de empenhos.

BOL – Emissão de boletos

§  Alteração na forma de emissão dos boletos de Protocolo Unificado para a PGE.

§  Modificações para permitir a alteração de data de emissão e obrigatoriedade do CPF em alguns recolhimentos.

Pagamento de Honorários Periciais em Processos com Assistência Judiciária Gratuita

§  Definição e implementação de processo de cadastramento, autorização e controle de pagamentos periciais nos processos com AGJ.

§  Definição e implementação da interface de serviços com o SIDEJUD.

SCHEDULER – Sistema de agendamento de tarefas automáticas

§  Reestruturação da aplicação com a adoção de nova infraestrutura e novos componentes para maior robustez e confiabilidade.

APLICAÇÕES/SERVIÇOS/BIBLIOTECAS (FRAMEWORK) DE SUPORTE AO CICLO DE VIDA DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES

tjsc-analisadordependencias

Descrição: biblioteca de apoio que detecta dependências entre aplicações e serviços.

Situação: Testes.

tjsc-analisador-pacotes

Descrição: biblioteca de apoio que detecta eventuais problemas dentro de pacotes que são enviados para implantação no servidor.

Situação: produção.

tjsc-auditoria

Descrição: serviço que permite que as aplicações coletem informações acerca dos dados que foram gravados na base de dados, ou seja, permite descobrir que usuário executou uma atualização ou inserção, bem como onde foi realizada, a partir de que máquina, qual campo de tabela foi feita e quais valores novos e antigos. Oferece além do serviço, aplicação de consulta desses dados por parte de usuário administrador, e ferramenta de criação de estrutura de banco de dados para suportar esse recurso.

Situação: produção

tjsc-auditoriaacesso

Descrição: serviço que permite saber quais aplicações e serviços foi acessado bem como qual operação. Coleta também eventuais erros que ocorram. Disponibiliza aplicação de consulta a fim de saber que usuário acessou qual aplicação/funcionalidade e saber se houveram erros.

Situação: produção

tjsc-email-util

Descrição: biblioteca de base com funcionalidades que permitem enviar e-mails.

Situação: produção

tjsc-flexservice

Descrição: biblioteca de base que serve de integração (proxy) entre a camada de serviços e a camada de apresentação, através da serialização de dados em forma de XML e JSON.

Situação: produção

tjsc_flex_components

Descrição: biblioteca de base com diversos componentes e funcionalidades para a camada de apresentação quando desenvolvida em ACTION SCRIPT e FLEX.

Situação: produção

tjsc-fonetica

Descrição: biblioteca de base funcionalidades de fonetização de cadeia de caracteres para uso em buscas.

Situação: produção

tjsc-gerador

Descrição: biblioteca de base com funcionalidades para geração de código fonte e projetos JAVA e/ou FLEX.

Situação: produção

10 - tjsc-relatorio

Descrição: biblioteca de base com funcionalidades para geração dinâmica de relatórios em PDF, XLS, TXT.

Situação: produção

tjsc-service-client

Descrição: biblioteca de base com funcionalidades que permitem localização de serviços independente de servidor de aplicação onde rodam.

Situação: produção

tjsc-service-util

Descrição: biblioteca de base com funcionalidades utilitárias diversas para construção de serviços, auditoria, tratamento/validação, segurança, entre outras.

Situação: produção

tjsc-svnadm

Descrição: aplicação que permite criação de repositórios no SVN e também, as permissões de acesso e administração destes repositórios.

Situação: produção

tjsc-testhelper

Descrição: biblioteca de base com funcionalidades diversas a fim de facilitar a implementação de casos de teste JUNIT de aplicações e serviços.

Situação: produção

tjsc-visualizaacesso

Descrição: aplicação que permite saber quais aplicações e serviços foi acessado bem como qual operação. Coleta também eventuais erros que ocorram.

Situação: produção

scd-controledemandas

Descrição: sistema de controle de demandas (chamados) da DTI que permite acompanhar o ciclo de vida de um chamado (ID) desde a requisição pelo demandante até a execução pelo aprovador, incluindo também, relatório de pagamento à terceirizada quando a execução for externa.

Situação: produção

ads-servidorrelatorios

Descrição: sistema que mantém cadastro de relatórios a serem disponibilizados aos usuários. Permite que rapidamente os desenvolvedores publiquem relatórios aos usuários sem necessidade de reimplantação de aplicações ou geração de novos executáveis.

Situação: homologação

APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS À ASSINATURA DIGITAL

tjsc-assinador

Descrição: serviço de assinatura digital de documentos, opcionalmente com protocolização digital por meio do serviço da PDDE (tjsc-pdde). Também extrai a data da assinatura digital (data da protocolização, se houver, ou do servidor no qual o serviço está em execução).

Situação: produção

tjsc-cacherevogacoes

Descrição: serviço que mantém base de dados com informações cacheadas de revogação de certificados digitais a fim evitar acesso externo no momento da verificação.

Situação: produção

tjsc-certificacao-helper

Descrição: projeto de apoio para geração de certificados digitais e listas de certificados revogados para testes automatizados.

Situação: produção

tjsc-pdde

Descrição: serviço de acesso à protocolizadora digital do TJSC. A protocolizadora fornece um recibo digital com a data e hora, sincronizados com fonte de tempo confiável, fornecendo evidência de que o documento foi protocolizado naquele instante.

Situação: produção

tjsc-smartcard

Descrição: biblioteca para acesso ao Smart card/Token via Java para obtenção dos certificados digitais e acesso à chave privada do usuário mediante autorização via PIN. Os drivers de acesso aos dispositivos são os configurados e utilizados pelo sistema operacional.

Situação: produção

tjsc-verificador

Descrição: aplicação e serviço de verificação de assinatura digital de documentos.

Situação: produção

APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS À SEGURANÇA

tjsc-seg

Descrição: serviços com operações de autenticação e autorização sobre a base do SEG e LDAP.

Situação: produção

tjsc-segws

Descrição: serviços WEB SOAP com operações de autenticação e autorização sobre a base do SEG e LDAP.

Situação: produção

tjsc-gerenciador-usuarios

Descrição: serviços com operações de cadastro de novos servidores (usuários). Utilizado pelos sistemas do RH.

Situação: produção

tjsc-jaas

Descrição: biblioteca de base com módulo JAAS para autenticação no container. Fazendo parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC.

Situação: homologação

tjsc-cas-server

Descrição: aplicação do CAS que gerencia a autenticação de usuários integrados ao portal e às diversas aplicações e serviços desenvolvidos. Fazendo parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC.

Situação: homologação

tjsc-cas-client

Descrição: biblioteca de base contendo funcionalidade como filtros para autenticação das aplicações no CAS. Fazendo parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC.

Situação: homologação

tjsc-principal

Descrição: biblioteca de base com interface da identidade do TJ. Essa identidade é que trafega entre todas as camadas de aplicação, contendo informações de identidade. Fazendo parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC.

Situação: homologação

APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS A DOMÍNIOS DE NEGÓCIO

saj-consultaprocesso

Descrição: serviços para consulta de processos SAJ e partes dos processos.

Situação: produção

saj-consultaweb

Descrição: aplicação web para consulta de processos SAJ e partes dos processos.

Situação: produção

tjsc-admentidades

Descrição: aplicação que gerencia todo ciclo de vida das entidades de domínio básico do TJSC.

Situação: produção

tjsc-calendario

Descrição: serviços de consulta a calendário do judiciário e feriados nacionais, estaduais e municipais.

Situação: produção

tjsc-catalogo

Descrição: aplicação que mantém dados de aplicações, componentes e serviços disponíveis aos desenvolvedores do TJSC.

Situação: homologação

tjsc_core_componentes

Descrição: biblioteca de componentes visuais de base, atualmente implementados em FLEX, que manipulam as entidades de domínio básico do TJSC.

Situação: produção

tjsc-dadosbancarios

Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados bancários, como bancos, agências e contas correntes de pessoas.

Situação: produção

tjsc-geografia

Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados geográficos como países, cidades, estados, endereços, cep, etc.

Situação: produção

tjsc-gerenciadordocumentos

Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados geográficos como países, cidades, estados, endereços, cep, etc.

Situação: produção

tjsc-recursoshumanos

Descrição: serviços para consulta de dados oriundos do SRH como pessoas, servidores, estagiários, magistrados, etc.

Situação: produção

tjsc-lotacao

Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados de lotações, comarcas, varas, etc.

Situação: consulta (produção) – cadastro (desenvolvimento)

APLICAÇÕES PARA PORTAL

tjsc-acessorestrito

Descrição: aplicação que gerencia acesso à área restrita do portal TJSC.

Situação: produção

tjsc-aovivo    

Descrição: aplicação que gerencia a visualização segura de vídeo ao vivo do TJSC.

Situação: produção

tjsc-consultasrestritas

Descrição: aplicação que disponibiliza de maneira segura consultas ao CACHÉ, com os vencimentos entre diversas outras. Disponibiliza também uma aplicação de publicação destas consultas sem necessidade de re-implantação de aplicação.

Situação: produção

INFRAESTRUTURA E RECURSOS PARA DESENVOLVIMENTO - ALM

MAVEN – Archetypes

Descrição: modelos de aplicações utilizados pelo MAVEN já customizados para JBOSS e WEBLOGIC, das mais variadas naturezas utilizadas no desenvolvimento tjsc-archetype-java-ejb, tjsc-archetype-java-flex, tjsc-archetype-java-jar, tjsc-archetype-java-struts, tjsc-archetype-java-webservice

Situação: Jboss-Produção, WEBLOGIC-Homologação

ADEQUAÇÃO WEBLOGIC

Descrição: adequação das bibliotecas e serviços de base, bem como modelos de aplicação para que funcionem em ambiente WEBLOGIC.

Situação: testes e homologação

INTEGRAÇÃO CONTÍNUA - JENCKINS

Descrição: ferramenta de integração contínua do TJSC, sendo que todas aplicações e serviços da seção de apoio estão em produção nesta ferramenta, e outras seções já em pleno uso.

Situação: produção

SOA ORACLE

Descrição: realização de POC com ferramenta SOA fornecida pela ORACLE em conjunto da aquisição do WEBLOGIC.

Situação: aguardando definição

SOA ENSEMBLE - INTERSYSTEMS

Descrição: realização de POC com ferramenta SOA fornecida pela INTERSYSTENS em conjunto com CACHÉ e SRH.

Situação: aguardando definição

TECNOLOGIAS DE CAMADA DE APRESENTAÇÃO - JSF (PRIMEFACES), JAVA FX, SENCHA, ETC.

Descrição: pesquisa e prototipação de aplicação tjsc-catalogo utilizando diversas tecnologias de front-end, como alternativas ao FLEX e STRUTS (1 e 2) atualmente em uso.

Situação: primeira fase concluída – Testes de integração

TUTORIA/TREINAMENTO/SUPORTE

Descrição: treinamentos constantes de outras seções, de novos servidores no desenvolvimento de sistemas. Os mais recentes foram Tutoria e Desenvolvimento do Novo Sistema Academia Judicial; Tutoria e Desenvolvimento do Novo Serviço de Consulta ao SPA e PTC; Tutoria Novo SISPROJ; Suporte Novo Sistema de Diárias; Suporte Novo Sistema de bens e renda; outros.

Situação: produção.

SGDD - Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamentos

§  Disponibilização da versão 1.0.

§  Manutenção evolutiva e corretiva

§  Disponibilização das informações no Portal da Transparência

§  Desenvolvimento de aplicação para publicação no DJE e envio para pagamento pelo Sigef.

DIRF 2013

§  Disponibilização dos dados e da aplicação referente ao ano exercício 2013.

Pagamento de Honorários Periciais em Processos com Assistência Judiciária Gratuita

§  Desenvolvimento dde funcionalidades para iuntegração com o sistema Sidejud.

SDV - Sistema de Devolução de Valores

§  Mapeamento do processo, levantamento de requisitos, início da implementação.

CRI - Sistema de Cálculo de Retenção de ISS

§  Levantamento de requisitos, implementação e implantação em produção.

§  Início do desenvovimento da versão 2.0.

Sidejud - Sistema de Depósitos Judiciais

Saque total proporcional

Implementação e implantação em produção.

Alvará Digital

Manutenção corretiva

Integração automática com Bacenjud

Levantamento de requisitos, implementação e implantação em produção.

Boleto Web

Levantamento de requisitos, implementação e implantação em produção.

Manutenções corretivas e evolutivas no sistema.

Precatórios

Integração com o INSS.

Levantamento de requisitos, início da implementação.

Integração com o Sigef.

Levantamento de requisitos, início da implementação.

Requisição Eletrônica de Pagamentos de Precatórios

Levantamento de requisitos.

Estudo para integração com SAJ.

Desenvolvimento de protótipo do formulário eletrônico.

Integração com Bacenjud.

Levantamento de requisitos, início da implementação.

Migração para o SAJ5.

Manutenções corretivas e evolutivas nos Sistemas de Cálculo, de Pagamento e Lista Unificada.

Apoio na implantação do sistema e suporte a diversos Tribunais Estaduais (Pernambuco, Goiás, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Alagoas e Bahia).

TAR Web - Sistema de Tarifação

§  Levantamento de requisitos, implementação e implantação em produção (versão web).

DIVISÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Durante o ano de 2013, a Divisão de Gestão do Conhecimento avançou de forma significativa em todas as suas frentes de atuação, evoluindo várias soluções que apoiam as atividades de armazenamento, busca e disseminação do conhecimento no Poder Judiciário Catarinense (PJSC). Dentre os principais projetos destacam-se:

Sistema de Processo Administrativo - SPA

Acompanhando as iniciativas realizadas na área judicial, o trâmite de processos administrativos também passou a ser digital em alguns cenários. Para que isso fosse possível, o sistema utilizado pelo TRE do Paraná foi adquirido por meio de convênio e adaptado pela equipe técnica da Divisão de Gestão do Conhecimento para atender as especificidades do Poder Judiciário Catarinense (PJSC). Uma equipe multidisciplinar foi incumbida pela definição das regras de negócio, sendo realizadas ao longo do ano doze reuniões de trabalho.

Em maio de 2013 foi executado um projeto piloto na Presidência que permitiu uma avaliação preliminar da ferramenta. Com base nas experiências obtidas, melhorias foram realizadas e novas classes processuais relacionadas à Diretoria de Recursos Humanos foram implantadas em novembro. Considerando os resultados preliminares, bastante positivos, a expectativa para 2014 é bastante otimista, o que dará à área administrativa maior celeridade no atendimento de suas demandas. Até o início de dezembro, cerca de 200 processos já haviam sido autuados de forma eletrônica.

Sistema de consulta de Jurisprudência

Considerando a quantidade de usuários e a importância do sistema de consulta a jurisprudência catarinense para o meio jurídico, diversas melhorias foram realizadas durante 2013. Ao longo do ano, quatro versões do sistema foram disponibilizadas, destacando-se a adição de novas categorias de documentos, avanços na integração com o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) e a consolidação do informativo da jurisprudência.

Para fins estatísticos e de análise, o sistema recebe, em média, 8 mil visitas diárias. Entre os meses de outubro e novembro de 2013, por exemplo, o portal recebeu mais de 345 mil visitas, com quase 90 mil usuários distintos, incluindo diversas nacionalidades (Estados Unidos, Argentina, Itália, França, Austrália, etc.). Tais dados demonstram a utilidade da ferramenta e o quão significativa ela é para a sociedade.

Sistema Hermes - Malote Digital

No cotidiano do PJSC, muitos documentos precisam ser trocados entre os diversos setores. Muitos destes documentos são trocados por meio de malotes internos ou serviços dos Correios. Com a resolução nº 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi instituído o Sistema Hermes - Malote Digital, com o propósito de possibilitar a troca de documentos oficiais em meio eletrônico entre os diversos órgãos do Poder Judiciário Nacional.

Em 2013, com a publicação da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 5/2013, o processo de expansão de uso do sistema ganhou um grande impulso, sendo credenciadas cerca de 500 novas Unidades Organizacionais e mais de mil usuários, em 10 ciclos de credenciamento. No período compreendido entre dezembro de 2012 e novembro de 2013, mais de 225 mil documentos foram enviados pela ferramenta, o que trouxe grande celeridade e economia ao erário.

Ferramenta genérica de Busca Textual

Considerando a expressiva produção de documentos eletrônicos no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), fica evidente a necessidade de uma boa gestão documental e, consequentemente, do apoio sistêmico às atividades envolvidas nessa área, como, por exemplo, a definição de metadados, indexação e pesquisa de documentos. Com tal propósito, uma ferramenta de apoio foi concebida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada nos seguintes contextos:

§  Jurisprudência Administrativa

§  Consulta de atos Normativos

§  Doutrina do CEJUR

§  Acórdãos do Conselho da Magistratura

§  Decisões Monocráticas das Turmas Recursais

§  Acórdãos das Turmas Recursais

§  Dado o seu alto grau de replicabilidade, a ferramenta foi apresentada como case no EDOC Floripa 2013, evento na área de gestão documental. Acredita-se que em 2014 novos contextos de busca serão criados valendo-se da respetiva solução.

Portal da Transparência

Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação e a necessidade de maior transparência aos atos públicos, o papel da Tecnologia da Informação tem sido essencial. O PJSC dispõe de um portal destinado à publicação de várias informações de interesse da sociedade, as quais requerem confiabilidade e atualização constante. Nesse sentido, a Diretoria de Tecnologia da Informação muitas vezes atua como consolidadora das informações, cruzando dados de sistemas diversos. Durante o ano de 2013, por exemplo, os diversos custos das comarcas foram levantados e atualizados com o apoio da DTI.

Diário de Justiça Eletrônico

O Diário de Justiça Eletrônico (DJE) é o documento oficial de publicações do Poder Judiciário em Santa Catarina, sendo um dos serviços mais acessados no portal WEB da instituição. Diante da sua importância, os serviços associados à sua confecção, disponibilização e acesso estão em evolução constante. Durante o ano de 2013, as melhorias a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:

§  Alteração na interface de busca, indicando ao consulente a disponibilização de mais do que uma edição no mesmo dia

§  Melhorias nas ferramentas de apoio na diagramação do DJE

§  Integrações com sistemas internos, automatizando o envio de diversos tipos de matérias

§  Cerca de 250 mil matérias foram publicadas em 2013 no DJE por intermédio das ferramentas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

Banco Nacional de Mandados de Prisão - BNMP

O BNMP é um projeto desenvolvido pelo CNJ, que atende a Resolução 137/2011, com o intuito de centralizar em um único local os mandados de prisão expedidos pelos Tribunais de todo o País.

No que diz respeito ao TJSC, a integração foi concluída no final de 2012 e todos os mandados e atualizações que atendem os critérios estabelecidos pelo CNJ são enviados diariamente de forma automática. Porém, iniciado o ano de 2013 e após finalizada a etapa de integração, foram feitos ajustes na comunicação e sincronização dos sistemas, melhorias e incrementos de funcionalidades nestes mesmos serviços e otimizações na recuperação das informações. Além disso, devido ao lançamento de nova versão do serviço pelo CNJ, atualizou-se também o serviço mantido pelo TJSC.

Sistema de Envio de Recursos ao STF - SER

O SER é o sistema utilizado pelo TJSC para realizar o envio de recursos extraordinários e agravos em recursos ao STF. Durante 2013 foi finalizada a fase do projeto que consistiu em adaptá-lo para que fosse possível baixar eletronicamente as peças processuais produzidas na suprema corte. Além disso, foi finalizado o projeto que adaptou o SER ao novo mecanismo de integração desenvolvido pela equipe de TI do STF e que utiliza o MNI - Modelo Nacional de Interoperabilidade.

Sistema de Envio de Recursos ao STJ - iSTJ

O sistema iSTJ é a ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar recursos especiais ao STJ. Foi atualizada recentemente para comportar a baixa eletrônica das peças retornadas à origem, além de melhorias para a experiência do usuário (versão 3.6.0 para 3.6.2). Dentro das atividades de gerenciamento da ferramenta no TJSC, foi feita a transferência dos processos digitalizados já encaminhados ao STJ que se encontravam no banco de dados do sistema para uma mídia de baixo custo (servidor dedicado). O critério utilizado para a realização do expurgo foi: processo protocolado no STJ há mais de 45 dias, que teve documento de retorno ou foi excluído logicamente do sistema. Hoje, há 1TB (terabyte) de dados exportados do banco de dados neste servidor.

Sistema PUSH

O sistema PUSH consiste num serviço de notificação sobre a movimentação processual da justiça de 1º e 2º graus, além das Turmas Recursais do PJSC. Foram feitas alterações necessárias para suportar a versão 5 do SAJ. Além disso, as rotinas de importação foram adaptadas e configuradas para a nova infraestrutura.

Sistema de Protocolo – PTC

O Sistema de Protocolo permite o gerenciamento e consulta e movimentação de processos administrativos de todo TJSC. O sistema foi atualizado para, além de controlar processos administrativos do Gabinete da Presidência (através do módulo CPA), suportar a consulta integrada com a base de processos eletrônicos do Sistema de Processo Administrativo (SPA).

Sistema de Digitalização de Acórdãos

O Sistema de Digitalização de Acórdãos (SDA) tem como objetivo auxiliar a Diretoria de Documentação e Informações (DDI) no gerenciamento de acórdãos, apoiando principalmente as rotinas de digitalização de acórdãos assinados e busca destes documentos. Trata-se de um sistema bastante consolidado, porém, em 2013, demandou melhorias para otimizar o procedimento de validação das Coletâneas de Acórdãos (CA’s) físicas.

Ensino a Distância

Em 2013 deu-se continuidade ao trabalho de gestão do sistema Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo TJSC. Dentre as atividades, podemos citar:

§  Atualização de versão do Moodle (Versão 2.4.1)

§  Suporte na configuração de cursos

§  Inscrição de participantes

§  Suporte durante a execução dos cursos

§  Apoio à Academia Judicial para disponibilização de cursos a distância. No ano de 2013 foram ofertados 12 cursos nesta modalidade, capacitando cerca de 2800 magistrados e servidores.

Foi criado um ambiente para promover discussões sobre assuntos específicos na forma de fóruns de discussão. Este ambiente, chamado “Debates Virtuais”, possibilitou a criação de 12 espaços para discussão de temas de interesse do Poder Judiciário, tais como Precatórios, Definição de Sistemas, Atividades da CGInfo, Comitê TJ-OAB Processo Digital, entre outros.

Com o objetivo de projetar e implementar o novo Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial, mais robusto e integrado aos demais sistemas do TJSC, foi realizado o trabalho de mapeamento dos fluxos das atividades da Academia Judicial para a realização de cursos In Company. Este mapeamento envolveu todas as áreas da AJ, conscientizando-as da importância de um fluxo de processo bem definido, para melhoria das ações da Academia Judicial. O mapeamento foi dividido em 3 etapas (preparação, execução e encerramento do curso) e reflete os procedimentos executados na AJ.

Paralelamente, o trabalho de manutenção dos sistemas atuais de gestão acadêmica da Academia Judicial foi mantido, atendendo cerca de 315 solicitações, tanto no que tange a manutenção corretiva, mas principalmente na manutenção evolutiva, com o desenvolvimento de diversas funcionalidades. Desta forma contribuiu para aquisição do conhecimento necessário para o desenvolvimento do sistema referido no parágrafo anterior.

Dentre as novas funcionalidades desenvolvidas, a de criação do novo módulo de inscrições destaca-se não só pelas funções agregadas (realização de inscrições de forma descentralizada; visões diferenciadas; procedimento de confirmação da inscrição; criação do conceito de participante ouvinte; auditoria das operações realizadas, gerenciamento de avisos e lembretes para participantes e gestores via e-mail), como também pela capacitação da equipe do projeto em novas tecnologias de desenvolvimento de sistemas.

Portal Web

Novamente um dos pontos de atenção foi a vitrine do Poder Judiciário catarinense, tanto internamente quanto para o público externo.

Mesmo trabalhando diariamente na atualização e manutenção do atual portal do PJSC, o maior projeto é o Portal PJSC versão 2.0 que trata da reestruturação do portal atual, seguindo uma metodologia específica de desenvolvimento que passou pelas fases de diagnóstico e prognóstico, envolvendo diretamente os usuários, pesquisa interna e externa à instituição e que prevê algumas entregas e validações antes da disponibilização. Os objetivos principais são evolução gráfica e tecnológica, reorganização da arquitetura da informação, acessibilidade, usabilidade e atenção aos novos padrões web.

O foco neste ano foi a consolidação da infraestrutura tecnológica para dar suporte ao novo Portal. A aquisição da versão Enterprise 6.1 da ferramenta Liferay (de gestão de portais) através de processo licitatório, sua instalação em ambientes de desenvolvimento, homologação e produção, configuração e migração de todos os sites e formulários já disponíveis até então na versão anterior. O bom resultado deste trabalho provém de uma parceria efetiva entre a Divisão de Gestão do Conhecimento e a Divisão de Administração de Dados.

Paralelamente, o Portal do Servidor e o site de Gestão da Secretaria do Foro passaram por evoluções de conteúdo e de funcionalidades. Estas evoluções envolveram o estudo dos recursos disponíveis na ferramenta que permitiram disponibilizar os Bancos de Relotação e de Remoção por Permuta, a partir de tabelas amigáveis (que estão em processo de transição para tabelas dinâmicas), a Seção de Dicas e formulários para registros de afastamentos etc. - utilizando um template desenvolvido internamente que visa garantir agilidade na disponibilização de novos formulários.

Com a contratação de designers terceirizados pela Divisão de Artes Gráficas e de estagiários pela Divisão de Gestão do Conhecimento, foi possível disponibilizar novos sites, todos desenvolvidos no Liferay, e trabalhar ainda outros itens gráficos para banners, folder, interfaces de sistemas, entre outros. Foram disponibilizados, neste período, os sites: Divisão de Artes Gráficas, Processo Eletrônico, Semana do Meio Ambiente, Ouvidoria Judicial e, em fase de desenvolvimento, Secretaria de Gestão Ambiental e Biblioteca.

Em todos os projetos, o foco continua sendo a acessibilidade, a organização das informações por serviço e a atualização das informações - através do Liferay - de forma descentralizada e colaborativa, pelos próprios setores que detêm o conhecimento, facilitando a divisão de responsabilidades e garantindo agilidade, dinamismo e segurança. Neste sentido, foram promovidos alguns momentos para repasse de conhecimento a estes usuários.

Na seara da Gestão do Conhecimento surgiu a demanda da Academia Judicial para disponibilização de ambientes que permitissem a construção da Legislação Anotada do CEJUR para os cinco Códigos. Para tal, utilizou-se o Liferay de modo a permitir que os servidores do Poder Judiciário catarinense, devidamente autenticados, pudessem inserir comentários a serem aprovados por moderadores e que fossem classificados por quantidade de contribuições. Neste projeto foram estudados e utilizados: wiki, fluxo de aprovação (workflow), ranking e outras funcionalidades da ferramenta.

Para garantir o bom uso da ferramenta e a correta manutenção do conteúdo, a capacitação dos usuários pela DTI tem sido uma prioridade dos projetos que envolvem o Liferay, e continuará sendo ponto de especial atenção. Os analistas de sistemas envolvidos nos projetos também participaram de treinamentos oficiais com o objetivo de obter um melhor domínio da ferramenta e fornecer soluções mais adequadas e em um menor espaço de tempo.

O Java tem sido bastante utilizado em aplicações disponibilizadas no portal web, tanto no Liferay quanto em projetos isolados. Neste ano, integrantes da equipe concluíram um curso de Java iniciado em 2012 e já puderam aplicar os conhecimentos adquiridos. Destacamos aqui o desenvolvimento da nova Pesquisa de Satisfação do usuário externo ao PJSC, disponibilizada em outubro de 2013.

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

Sala Cofre

No ano de 2013, foi concluído o projeto de construção da Sala Cofre, ambiente seguro para hospedar a infraestrutura de TI do Poder Judiciário, e está certificada pela ABNT para atendimento da norma NBR 15247, sendo protegida contra incêndio, inundação, arrombamento e queda de escombros, além de possuir um avançado sistema de monitoramento das condições internas, propiciando um ambiente adequado para a segurança e disponibilidade das informações e equipamentos instalados nesta Sala.

A Sala Cofre foi inaugurada no dia 23/09/2013, sendo que neste ambiente já encontram-se instalados os seguintes equipamentos da infraestrutura de TI:

§  Servidor de armazenamento em rede, com capacidade de armazenar até 75 Terabytes.

§  Servidor de armazenamento de documentos, destinado a armazenar as peças dos processos eletrônicos, garantindo a segurança, integridade e temporalidade dos documentos. Este servidor possui a capacidade de armazenamento instalada de 50 Terabytes

§  Servidor Oracle Exadata, ambiente computacional de alto desempenho, onde estão hospedadas as bases dos sistemas de processo eletrônico (Saj/PG5 e Saj/SG5), garantindo disponibilidade e desempenho adequados para o acesso às informações.

§  Servidores de rede em arquitetura “blade”, composto por 28 servidores com alto poder de processamento, totalizando 336 processadores e 2,7 Terabytes de memória RAM, em espaço físico reduzido, propiciando um ambiente com alto desempenho e disponibilidade para a execução dos serviços de TI.

Projeto IPE/PG

A Divisão de Administração de Dados tem participação ativa do processo de migração das bases de dados, através das seguintes ações:

§  Disponibilização de 52 cópias de bases de dados na infraestrutura de TI no TJSC, a fim de agilizar o processo de migração das informações.

§  Disponibilização de 26 servidores de borda nas Comarcas, para otimizar e agilizar o acesso ao sistema de ensino a distância (EAD), utilizado na capacitação do sistema Saj/PG5.

Infraestrutura de aplicações

A implantação do Processo Eletrônico nas Comarcas gerou um aumento considerável na quantidade de usuários, e para garantir a disponibilidade e desempenho dos sistemas, foram realizadas as seguintes ações na infraestrutura de servidores de aplicação:

§  Disponibilização de 11 novos servidores de aplicação para comportar os usuários das Comarcas que iniciaram a utilização do Saj/PG5 em 2013.

§  Disponibilização de 6 novos servidores de aplicação para os sistemas do portal e-Saj, necessários para comportar os usuários externos.

§  Implementação e configuração de sistemas e rotinas para o monitoramento do portal e-Saj, visando diminuir as paradas e aumentar a disponibilidade dos sistemas para os usuários.

DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO SEGUNDO GRAU

Implantação do SAJ/SG5 no TJSC:

§  Início: 03/10/2011.

§  Previsão de Término: 31/10/2014.

§  Situação: Em andamento.

Automatização dos Relatórios de Produtividade dos Magistrados (CNJ) no SAJ3:

§  Início: 30/01/2012.

§  Previsão de Término: 26/06/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pelo CNJ para a inspeção ao TJSC:

§  Início: 18/01/2013.

§  Término: 20/03/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pelo CNJ sobre Lavagem de Dinheiro:

§  Início: 08/02/2013.

§  Término: 04/03/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pela Diretoria-Geral Judiciária sobre Correição Interna:

§  Início: 22/02/2013.

§  Término: 22/03/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração das regras para os relatórios das Metas 2013 do CNJ:

§  Início: 04/03/2013.

§  Término: 31/10/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pela Presidência do TJSC sobre Tráfico de Pessoas:

§  Início: 29/05/2013.

§  Término: 03/06/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pela Diretoria de Recursos e Incidentes para ações correicionais de controle interno:

§  Início: 17/07/2013.

§  Término: 04/09/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pela Presidência do TJSC sobre Justiça Militar:

§  Início: 29/05/2013.

§  Término: 22/08/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pelo Conselho Nacional de Justiça sobre Improbidade Administrativa e Ações Penais Originários:

§  Início: 08/01/2013.

§  Término: 25/01/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração de relatórios solicitados pela Diretoria-Geral Judiciária de processos por classe:

§  Início: 25/01/2013.

§  Término: 25/01/2013.

§  Situação:Pronto.

Elaboração do Projeto Básico para os serviços de Suporte Técnico e Manutenção Corretiva com a Softplan (Contrato 87/2013):

§  Início: 23/05/2012.

§  Término: 23/04/2013.

§  Situação: Pronto.

Elaboração do Projeto Básico para os serviços de Manutenção Adaptativa, Manutenção Evolutiva e Desenvolvimento Sob Demanda com a Softplan:

§  Início: 23/05/2012.

§  Situação: Em andamento.

TREINAMENTOS

§  Treinamento do SAJ5/SG (Processo Eletrônico) para gabinete da Turma de Uniformização em 08/04/2013.

§  Treinamento do SAJ5/SG (Processo Eletrônico) para gabinete da 8ª Turma de Recursos em 12/06/2013.

§  Treinamento do SAJ/GGS (Gestão de Gabinetes) para o Gabinete do Des. Sérgio Antônio Rizelo em 12/03/2013

ATIVIDADES DE SUPORTE

§  Criação no sistema SAJ/SG de novas movimentações;

§  Relatórios solicitados pelos usuários do sistema, que não são possíveis de se extrair via sistema;

§  Cálculo e entrega dos relatórios das Metas 1 e 2 de 2012, Meta 4 de 2010, Meta 2 de 2009 e 2010;

§  Resoluções de problemas e dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS e SAJ5/SG para os usuários do TJSC, Turma de Uniformização e Turmas Recursais.

ATIVIDADES OPERACIONAIS

§  Homologação de versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM, SAJ5/PRO, SAJ5/SG e Portal e-SAJ;

§  Abertura e controle de SALTs do SAJ3 e SAJ5;

§  Definição das Matrizes de Regras para:

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0151 - Salvar operações realizadas na Pauta de Julgamento;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0142 - Cadastro e Consulta de Pessoa Controlada;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0144 - Apresentar mensagem ao efetuar uma carga para um tipo de local magistrado;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0102 - Consulta de processos do 1º grau no SAJSG;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0138 - Relatório Estatístico por Foro e Área;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0140 - Obrigar o preenchimento do Relator Designado;

Cadastro de Incidentes e Petições Avulsas - Sugerir Assuntos;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0066 - Diagnóstico da distribuição;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0125 - Relatório trimestral;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0115 - Relatório de Tempo Entre Movimentações;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0118 - Relatório de Tempo Médio de Julgamento;

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0119 - Compensação Automática de Pesos;

Nova Integração e-SAJ X CNA - Cadastro Nacional dos Advogados;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0100 - Pendências do SAJ5/SG em relação ao SAJ3/SG

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0094 - Juízes Cooperadores no Relatório de Transferência de Relatoria;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0091 - Filtrar Consulta de Processos por Usuário;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0084 - Baixar incidentes automaticamente;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0083 - Relatório de Processos em dias de carga;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0081 - Relatório de Cargas Remetidas para Magistrados;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0080 - Marcados para Publicação para o Edital de Julgamento;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0075 - Relatório do Mapa de Vagas dos Órgãos Julgadores;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0070 - Relatório de Impedimentos e Afastamentos;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0069 - Atribuição Automática do Vice-Presidente;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0065 - Consulta no SAJ-PG5;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0064 - Juiz Cooperador;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0060 - Plantão Judiciário;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0058 - Estudo da Prevenção ao Finalizar o Cadastro;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0057 - Fluxo de Pedido de Dia para Julgamento;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0034 - Consulta de Autos Digitais para Incidentes;

PRS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0028 - Transferência automática de petições WEB para o SG5;

PRS-SAJ-SG5 2012 0002 - Integração entre PG x SG - 2a Etapa

Resolução 160 (NURER)

Resolução 91

MA-SAJ-SG5.2012.0012 - Processos e Documentos Sigilosos

MA-SAJ-SG5.2012.0005 - Resolução 137

MAR-SAJ.SG5 - Integração com o STF

ERS-UNJ-SAJ-SG5.2013.0102 - Conjunto de Processos;

ATIVIDADES DIVERSAS

§  Participação no I Encontro de Gestores do SAJ em Salvador – BA, 10 a 13 de Março de 2013.

§  Participação na II Reunião Técnica do Comitê Gestor do SAJ em Campo Grande – MS, 9 a 11 de Junho de 2013.

§  Participação na III Reunião Técnica do Comitê Gestor do SAJ em Florianópolis – SC, 27 a 28 de Junho de 2013.

§  Visita Técnica aos Tribunais de Justiça de Alagoas e São Paulo, 19 a 23 de Agosto de 2013.

§  Participação na XXI Semana de Análise de Pontos de Função em Brasília – DF, 09 a 13 de Setembro de 2013.

DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO 1º GRAU

Processo Digital

§  Implantação do processo digital nas comarcas da Capital, São José, Palhoça, Biguaçú e Santo Amaro da Imperatriz.

§  Acompanhamento e supervisão da implantação do SAJ5 nas comarcas de Curitibanos, Fraiburgo, Santa Cecília, Lages, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Bom Retiro, Correia Pinto, Otacílio Costa São Joaquim, Urubici, Tubarão, Armazém, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Braço do Norte, Garopaba, Imaruí, Imbituba, Laguna, Anchieta, Campo Erê, Cunha Porã, Descanso, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Mondaí, São José do Cedro e São Miguel do Oeste, compreendidos em 6 ciclos de implantação.

§  Implantação do processo digital na Assessoria Especial de Precatórios.

Certidões online

A partir de abril de 2013 todas as comarcas do Estado passaram a emitir certidões negativas pela Web. Foram emitidas mais de 450 mil certidões negativas.

Peticionamento Eletrônico para Advogados

O portal do Peticionamento Eletrônico passa a validar os dados dos advogados a partir do Cadastro Nacional de Advogados - CNA, mantido pelo Conselho Federal da OAB. A partir desta integração se verificam as informações quanto a situação da regularidade perante a OAB.

No portal do Peticionamento Eletrônico foi disponibilizada a possibilidade para que os advogados possam delegar a seus estagiários e funcionários o cadastro das petições no sistema, ficando apenas com a incumbência de conferir e assinar o documento.

Disponibilizado também, um recurso para validação dos requisitos do computador do usuário objetivando diagnosticar eventuais inconsistências no equipamento do mesmo para utilização do peticionamento eletrônico.

Defensoria Pública

Disponibilizado o portal e-SAJ para utilização pela Defensoria Pública de Santa Catarina. Este recurso permite aos defensores realizarem a consulta processual nos termos da Res. 121 do CNJ, o peticionamento eletrônico e intimações dos processos eletrônicos.

Portal e-SAJ

A consulta processual do foi ajustada para atender aos preceitos contidos na Resolução nº 121 do CNJ quanto à disponibilização dos dados processuais na internet.

Em fase de homologação o recurso que possibilita a visualização das gravações de audiência na consulta processual do SAJ/PG5, objetivando eliminar a entrega de CDs com as gravações às partes.

Novos perfis do portal e-SAJ, em homologação, para Perito, Leiloeiro, Tradutor/Intérprete e Administrador de Recuperação Judicial/Falência. Este recurso também permite a consulta processual nos termos da Res. 121 do CNJ, o peticionamento e o recebimento de intimações dos processos eletrônicos.

Funcionalidades novas no sistema SAJ/PG5

Dentre outras, foram disponibilizadas as seguintes funcionalidades no sistema de automação do primeiro grau:

a)     Juntada automática das petições intermediárias que agiliza sobremaneira a juntada das petições e desafoga o setor de Distribuição.

b)     Possibilidade de criação das comarcas integradas para a emissão de mandados. É possível definir um grupo de comarcas de modo que se possa emitir mandados em uma comarca para cumprimento por Oficiais de Justiça de outras comarcas, controlando inclusive os valores das diligências.

c)      Importação de outros arquivos de vídeo e áudio para os processos físicos e digitais.

d)     Desenvolvimento de ferramenta que possibilita o controle e o acompanhamento dos prazos prescricionais nos processos penais, em atendimento ao disposto na Resolução 112 do CNJ.

e)     Implementados os fluxos de “Família”, “Precatórios” e “Inquéritos e Organizações Criminosas” para tramitação de processos digitais. Realizada padronização dos demais fluxos de trabalho, bem como, a elaboração dos manuais com as informações de todas as filas de trabalho.

Contratos

Participação na equipe de elaboração e negociação do contrato 87/2013, acerca da contratação de empresa especializada em sistema integrado de gestão de processos judiciais físicos e virtuais de primeira e de segunda instâncias, para os serviços de suporte técnico e manutenção corretiva.

Participação na equipe de elaboração e negociação do contrato 172/2013, para os serviços de planejamento, de implantação e da capacitação, e aquisição de ferramentas de capacitação para uso do sistema, na modalidade à distância (EaD).

DIVISÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Equipamentos distribuídos em 2013:

§  2359 CPUs

§  4158 monitores

§  155 impressoras, entre térmicas, matriciais, multifuncionais e laser

§  329 nobreaks

§  23 estabilizadores

§  249 scanners

§  400 celulares entregues/trocados

PLANILHA DE AQUISIÇÕES

PRODUTO

ASSUNTO

SITUAÇÃO EM 11/12/13

Impressoras Multifuncionais

1.000 MFC - 1000 impres.

Saldo de 105 MFC/103 MFC e 185 Imp. – Venc. Ata 21/02/14

Ata 944

Microcomputadores

3.000 micros - Ata 929

Último pedido (990 micros) - prazo entrega 25/12/13

Licenças Office

 

Novo Projeto Básico

Cartuchos Coloridos

Diversos empenhos

Entregues

Software Academia

Contratos 198 e 199/2013

Entregues - Para pagamento

Peças de impressoras

Atas 994 e 995

Pedido Prorrog. Mahatan (venc. 1/12) e em atraso Printer Solution (Venc. 9/12)

Impressora matricial

100 impressoras - Ata 943

Último pedido (30 unid) - entregue em 06/12 – Para pagamento

Peças para microcomputadores

 

Projeto Básico elaborado - aguardando

Mesa de som

400 mesas – 1600 microf./cabos - Ata 977

Fornecedor não entregou

PB e Licitação refeitos – Novo Pregão

Bateria de no-break

2.000 baterias – Ata 995

Saldo 1.350 – Vencimento 4/4/14

Nobreak 5KVA Pleno

 

Novo Projeto Básico

Equipamentos CGJ

10 Estabilizador – 1 NBK e 14 NTB

Em andamento

Equipamentos Apple Gráfica

3 Mac e softwares – Emp. 2013NE004100/2/5

Aguardando entrega

Scanner

21 scanners – Contrato 189/2013

Entregues - Para pagamento

Placa de vídeo

3.000 placas – Ata 945

Saldo 2.000 – Vencimento 24/02/14

Monitor 24’

600 monitores 24’ – ata 1011

Totalidade entregue

Impressora MFC Colorida

10 multifuncionais color

Trâmite assinatura Ata - DMP

No-break 5 KVA UPC

 

Novo Projeto Básico

Pallets Depósito

 

Novo Projeto Básico

 

Empenho 02277/2013

Entregue

Monitor 21.5’

5.000 monitores 21.5’ - Ata 1007

Saldo 3.980 – Vencimento 19/08/14

No-Break 5KVa Comarcas

Em andamento

Com DEA para análise especificações licitantes

Ultrabooks

600 microcomputadores portáteis

Em andamento

Tablets

 

Novo Projeto Básico

Modem 3G

 

Projeto básico elaborado aguardando definição técnica – Divisão de Redes

Scanner de mesa

Em andamento

Solução áudio Saj

400 mesas – 1600 microf./cabos - Ata 1018

Prazo de entrega – 05/12 – pediu prorrogação