º  MENSAGEM DO PRESIDENTE

 

 

Em observância ao disposto no artigo 90, inciso XXIII, do Código de Divisão e Organização Judiciárias, e como gestor do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, apresento o Relatório Anual de atividades, com o objetivo de conferir publicidade às ações desenvolvidas no exercício de 2013.

Embora estejam completamente interligadas, por ter o objetivo comum de aprimorar o atendimento aos jurisdicionados e de adequar a Justiça Estadual às novas realidades, as principais medidas implementadas em 2013 por este Gabinete, apresentadas a seguir, foram categorizadas por assunto.

Entre essas ações, merece destaque o esforço envidado pela Administração para implantar o sistema SAJ-PG5 nas comarcas do Estado, o que será o marco de uma nova era para o Poder Judiciário catarinense. Nas unidades que já operam o sistema, a introdução da ferramenta implicou a diminuição de atividades cartorárias e, por conseguinte, a liberação de um servidor para o gabinete, que passou a trabalhar na pesquisa e na produção de minutas de despachos e sentenças, com notório incremento da atividade jurisdicional.

Faz parte deste documento, também, a exposição detalhada das atividades dos órgãos diretamente vinculados ao Gabinete da Presidência, bem como das Diretorias-Gerais Administrativa e Judiciária.

Melhoria da infraestrutura física

 

Ampliação ou consolidação do acesso à Justiça

 

 

Controle fiscal e de patrimônio

 

 

Busca pela efetividade da jurisdição e pela celeridade processual

 

 

Modernização dos sistemas de informação

 

 

Atenção aos Magistrados e Servidores

 

 

Projetos sociais e atendimento à população

 

Os dados colacionados neste relatório atestam que o Poder Judiciário catarinense, no ano de 2013, imprimiu inúmeras ações na busca constante por aprimorar seus serviços em prol do jurisdicionado.

Não se olvida que ainda há muito a fazer. As limitações, especialmente de ordem orçamentária, não permitiram implementar outras ações que pudessem garantir a plena eficiência dos trabalhos.

De qualquer modo, ao findar mais um ano e com a proximidade do término de minha gestão à frente da Presidência do Poder Judiciário de Santa Catarina, anoto que todas as realizações só foram possíveis graças ao trabalho incansável dos Senhores Desembargadores, Magistrados e Servidores, a quem consigno os meus sinceros agradecimentos.

CLÁUDIO BARRETO DUTRA

PRESIDENTE