º  SECRETARIA DE GESTÃO AMBIENTAL

 

Em março de 2013, a Seção de Gestão Ambiental (SGA) foi convertida em Secretaria e incorporada à Diretoria-Geral Administrativa. Dedicou-se, prioritariamente, à consolidação dos projetos iniciados em anos anteriores, tais como coleta seletiva nas unidades do TJSC e Fóruns do Estado, logística reversa de resíduos, implantação e/ou fortalecimento dos sistemas de coleta, palestras nos cursos de Ambientação Funcional da Academia Judicial, palestras de sensibilização e ações de incentivo à sustentabilidade.

A SGA realizou o I Colóquio de Compras Públicas Sustentáveis, a quarta edição da Semana do Meio Ambiente e a terceira edição da campanha Sinal Verde para a Conciliação. No âmbito da educação ambiental, a Secretaria de Gestão Ambiental realizou palestras interinstitucionais sobre gestão de resíduos sólidos, levando a outros órgãos públicos a experiência do Poder Judiciário de Santa Catarina. Ainda, visando o aprimoramento dos membros da equipe da SGA, houve participação em seminários sobre resíduos sólidos e gestão ambiental.

Além de avançar em projetos e serviços já consolidados, aconteceram importantes novidades no decorrer de 2013:

- Programa de Destinação de Resíduos Perigosos: realização, extensão e aprimoramento de sistemas ambientalmente corretos de recolhimento de resíduos perigosos, por meio da assinatura de contratos para recolhimento em todo o Estado, dividido por regiões. A assinatura dos contratos 112/13, 166/13, 215/13, 224/13, 225/13 E 227/13 representa um avanço em matéria de coleta de resíduos perigosos classe I para o Poder Judiciário e tem como uma de suas finalidades o cumprimento da Lei n° 13.305/10 (Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos).

- Destinação adequada de resíduos recicláveis classe II – contratação (Contrato n° 017/13) de empresa especializada para coleta, transporte, e destinação final de resíduos recicláveis, classe II, regular e adequada às normas e legislações pertinentes, em unidades diversas do judiciário (galpão da DMP e TI, Fórum de São José, Divisão de Artes Gráficas, Almoxarifado, e de Patrimônio e nas duas unidades de Arquivo Central).

- Projeto-Piloto para coleta de bens apreendidos, licitação e assinatura do Contrato n° 236/13: em consonância com a orientação do Conselho Nacional de Justiça que lançou o Sistema Nacional de Bens Apreendidos – SNBA, que representa uma ferramenta eletrônica com a finalidade de consolidar as informações sobre os bens apreendidos em procedimentos criminais em todo o território nacional, permitindo um melhor controle dos processos e bens pelos órgãos judiciais.

- Portal de Gestão Ambiental (www.tjsc.jus.br/sga): com amplo e diversificado conteúdo nas áreas de gestão ambiental, gestão de resíduos, educação ambiental, consumo consciente, A3P, coleta seletiva, manuais de procedimentos, catálogo de materiais do sistema SGA, biblioteca e legislação ambiental, notícias e conteúdo interativo.

- Assinatura da A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública. A A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socioambientais na administração pública. Possui caráter voluntário e tem como objetivo a adoção de um modelo de gestão pública que corrija e diminua impactos negativos gerados durante a jornada de trabalho.

Abaixo, apresenta-se relatório quantitativo dos serviços prestados pela SGA durante período em referência:

RELATÓRIO QUANTITATIVO – SECRETARIA DE GESTÃO AMBIENTAL - PERÍODO JAN-DEZ 2013

SERVIÇOS

QUANTIDADE

RECICLÁVEIS TJ (KG)

76.117,3

ENTREGA COLETORES P/RECICLÁVEIS 50L (UN)

522

ENTREGA COLETORES P/RECICLÁVEIS 15L (UN)

1.150

ENTREGA DE SACOS 100 L P/ RECICLÁVEIS (CENTO)

395

ENTREGA DE SACOS 50 L P/ RECICLÁVEIS (CENTO)

432

ENTREGA DE BITUQUEIRAS (UN)

217

BITUCAS RECOLHIDAS TJ (KG)

57,6

LÂMPADAS FLS. DESCARTADAS (UN)

17.479

MATERIAL PARA DESTRUIÇÃO (KG)

1.180,6

RESÍDUOS JARDIM ENCAMINHADOS COMPOSTAGEM (m3)

28

RECOLHIMENTO PILHAS/BATERIAS/CARTUCHO TJ (KG)

3.424,29

PROC.ADM./ EDITAL/ PROJETOS SGA REALIZADOS E EM ANDAMENTO

16

PARECERES EM PROC. ADM. DE GESTÃO AMBIENTAL

44

RELATÓRIOS PESQUISA GESTÃO AMBIENTAL

2

IMPLEM. COLETA SELETIVA IN LOCO COMARCAS

1

CONTEÚDO INFORMATIVO/EDUCATIVO DESENVOLVIDO

28

EXPOSIÇÕES ARTÍSTICO-EDUCATIVAS

7

PUBLICAÇÃO DE INFORMAÇÕES

19

CAMPANHAS

4

PALESTRAS

23

CAPACITAÇÃO

2

PARTICIPAÇÃO DA SGA EM CONGRESSOS, SEMINÁRIOS, CURSOS E OUTROS

9

ATENDIMENTO PESSOAL A ESTUDANTES, PESQUISADORES, COMISSÕES E OUTROS

3

Fonte: Relatórios parciais das ações da Secretaria de Gestão Ambiental.