ACADEMIA JUDICIAL

 

 

1. QUADRO EVOLUTIVO DOS INDICADORES

 

Indicador

AC 1.1 - PERCENTUAL DE COLABORADORES1 CAPACITADOS

O que mede

Quantidade de magistrados/servidores que participaram de eventos de capacitação promovidos e/ou patrocinados pelo PJSC, como: cursos internos, cursos externos, seminários, congressos, bolsas de estudo de graduação e pós-graduação, entre outros

Por que medir

Para verificar a distribuição regular das horas de aprimoramento de pessoal

Como medir

(somatório de participantes de cursos realizados no período2 / total de colaboradores) x 100

Quem mede

Academia Judicial

Periodicidade

Anual

Tendência

Quanto maior, melhor

1) Entende-se por colaboradores, para efeitos deste indicador, somente os magistrados, servidores, estagiários e bolsistas do quadro ativo do Poder Judiciário de Santa Catarina. Não são considerados os demais colaboradores que não fazem parte do público interno do PJSC, mas que também consomem recursos da Academia Judicial (por exemplo: voluntários, conciliadores, mediadores, pretendentes à adoção, policiais etc.).

2) No "Somatório de participantes de cursos realizados no período" estão todos os magistrados, servidores, estagiários e bolsistas que participaram de um ou mais cursos promovidos e/ou patrocinados pelo PJSC, inclusive bolsas de estudos de magistrados, gerenciados pela AJ.

 

*Dados de 2014 extraídos em 11-12-14.

 

Indicador

AC 1.2 - HORAS DE CAPACITAÇÃO POR COLABORADOR1

O que mede

Quantidade de horas-aula de capacitação por magistrado/servidor. Deverão ser considerados todos os eventos de capacitação promovidos e/ou patrocinados pelo PJSC, como: cursos internos, cursos externos, seminários, congressos, bolsas de estudo de graduação e pós-graduação, entre outros

Por que medir

Para identificar a quantidade de horas-aula dedicadas ao aprimoramento de pessoal

Como medir

(somatório de cursos / total de colaboradores), sendo Curso = horas-aula x número de participantes

Quem mede

Academia Judicial

Periodicidade

Anual

Tendência

Quanto maior, melhor

1) Entende-se por colaboradores, para efeitos deste indicador, somente os magistrados, servidores, estagiários e bolsistas do quadro ativo do Poder Judiciário de Santa Catarina. Não são considerados os demais colaboradores que não fazem parte do público interno do PJSC, mas que também consomem recursos da Academia Judicial (por exemplo: voluntários, conciliadores, mediadores, pretendentes à adoção, policiais etc.).

 

 

*Dados de 2014 extraídos em 11-12-14.

 

QUADRO GERAL DE ATIVIDADES

 

Nº de cursos e eventos avaliados

123

Nº de participantes que realizaram avaliação de cursos e eventos

4.870

Nº de certificados liberados para participantes

2.459

Nº de ofícios expedidos

468

Nº de pareceres

297

Nº de análises de pedidos individuais

167

*Dados de 2014 extraídos em 11-12-14.

 

2. Cursos Presenciais

 

Ambientação Funcional

A AJ compôs quatro turmas para o curso de Ambientação Funcional, conhecido no Judiciário catarinense por integrar novos servidores e contextualizá-los na estrutura da instituição. A primeira turma, que teve 28 participantes, recebeu as orientações transmitidas por outros integrantes da instituição no período de 24 a 26 de fevereiro.

 

A segunda turma foi ambientada de 26 a 28 de maio de 2014 e, pela primeira vez, admitiu inscrições a novos servidores não convocados para as vagas remanescentes. A terceira turma foi recebida pela AJ no período de 30 de junho a 2 de julho. A quarta turma, esteve em curso de 26 a 28 de agosto.

 

Os integrantes da AJ também participaram de uma ambientação específica. De 5 a 7 de maio de 2014, integrantes da instituição de ensino (servidores, colaboradores terceirizados e estagiários) foram orientados quanto ao funcionamento da instituição em que trabalham e à importância do papel de cada um. Entre as abordagens, o Programa de Avaliação Institucional ganhou relevo.

 

Já nos dias 6 e 7 de outubro, a ambientação foi dirigida a estagiários do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. No dia 9, a Ambientação Funcional para Estagiários foi concluída com uma visita à Seção de Museu da instituição.

 

Preparação para Pretendentes à Adoção

Os cursos integrantes do Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção, conduzidos pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) até 2013, passaram a ser gerenciados pela Academia Judicial em 2014.

 

Os candidatos a adotantes recebem curso nas unidades jurisdicionais dentro do Estado de Santa Catarina, conforme exigências da Lei n. 12.010 de agosto de 2009. Os cursos têm 16 horas-aula e são ministrados por assistentes sociais, psicólogos e juízes do PJSC.

 

Curso de Gestão Orçamentária e Financeira

De 10 a 14 de março de 2014, a Academia Judicial realizou o Curso de Gestão Orçamentária e Financeira, cujo objetivo foi apresentar o orçamento público, desde a sua origem, e auxiliar a Administração do Tribunal de Justiça na elaboração da proposta orçamentária anual, na execução das metas e programas que serão lançados na lei orçamentária, bem como realizar o gerenciamento da unidade administrativa. Foram 20 horas-aula dedicadas a assessores de planejamento, assessores técnicos, diretores, e servidores lotados na Diretoria de Orçamento e Finanças.

Curso de Oratória

A Academia Judicial ofereceu a docentes de seu quadro e a integrantes de outros setores do Tribunal de Justiça, nos dias 18 e 19 de março de 2014, o Curso de Oratória, com 16 horas de conteúdo, voltado a desenvolver a habilidade de falar em público, por meio de técnicas verbais, organização mental e postura, com o objetivo final de proporcionar qualidade à mensagem a ser transmitida.

 

Mediação e conciliação

As capacitações no campo da mediação e da conciliação são oferecidas frequentemente pela AJ em parceria com o Conselho Gestor do Sistema de Juizados Especiais de Programas Alternativos de Solução de Conflitos. Tem-se como objetivo preparar agentes para atuar nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos - implantados como parte do estabelecimento de uma política pública nacional em resolução adequada de conflitos do Conselho Nacional de Justiça - e nas demais unidades jurisdicionais que realizam sessões de mediação e/ou conciliação. Além das 45 horas presenciais, os cursos exigem 100 horas de estágio supervisionado no local de trabalho.

 

A Capacitação em Competências da Mediação Judicial aconteceu de 17 a 21 de março de 2014, na comarca de Chapecó, no Hotel Mogano. Na Capital, ocorreu de 7 a 11 de abril e, também, de 4 a 8 de agosto. Em Joinville, a capacitação foi realizada de 5 a 9 de maio e de 18 a 22 de agosto. Em Criciúma, de 19 a 23 de maio de 2014 e em Blumenau, de 3 a 7 de novembro.

 

Curso de Formação de Instrutores

De 7 a 9 de maio de 2014 a AJ ofereceu a 26 (vinte e seis) integrantes do Poder Judiciário de Santa Catarina, em suas dependências, o Curso de Formação de Instrutores. A ideia central do curso foi o desenvolvimento de competências didáticas e a aplicação de técnicas eficazes para planejar e ministrar cursos, palestras e outros eventos.

 

Gestão de Conflitos

Nos dias 19 e 20 de maio de 2014, a AJ recebeu servidores investidos em cargos de liderança para o Curso de Gestão de Conflitos. O curso teve o intuito de oportunizar uma nova compreensão sobre os conflitos - com base em mais conhecimentos sobre grupos e relacionamentos -, desenvolvendo uma visão ampliada sobre os desafios e benefícios que os conflitos proporcionam, e aprimorar habilidades para conduzi-los.

 

Formação de Conciliadores

A Academia Judicial realizou, nos dias 29 e 30 de maio, no Hotel Castelmar, em Florianópolis, o Curso de Formação de Conciliadores — turma I. Nos dias 14 e 15 de agosto, a formação aconteceu em Chapecó. O objetivo foi formar conciliadores para atuarem em serviços integrantes da Justiça catarinense: Juizados Especiais, Fórum Municipal — Casa da Cidadania, Postos de Atendimento e Conciliação, Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual e Mutirões da Conciliação.

 

Capacitação de Mediadores Familiares

A Capacitação de Mediadores Familiares é dirigida a servidores e voluntários das varas cíveis, dos juizados especiais e dos serviços não adversariais (implantados ou em implantação na Justiça catarinense). De 21 a 25 de abril e de 8 a 10 de outubro foram realizadas Capacitações de Mediadores Familiares em Chapecó. De 14 a 16 de maio e de 17 a 19 de setembro de 2014, aconteceram capacitações na Capital. E de 21 a 23 de maio, a comarca atendida foi Brusque.

 

Formação de Supervisores em Mediação e Conciliação

Nos dias 2 e 3 de julho aconteceu o Curso Formação de Supervisores em Mediação e Conciliação cujo objetivo é capacitar supervisores em mediação e conciliação, dentre servidores formados em mediação judicial. Os 40 supervisores formados acompanharam as 100 horas de estágio ou as 10 sessões de mediação judicial que compõem os cursos de mediação oferecidos pelo Conselho Gestor dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos em parceria com a Academia Judicial.

 

Curso de Justiça Restaurativa

De 18 a 21 de agosto de 2014, foi realizado na Capital o Curso de Justiça Restaurativa, ministrado pela Juíza Brigitte Remor de Souza May, pela servidora Cristina Mulezini Gonçalves e pelo Psicólogo Juan Carlos Vezzulla. Servidores, voluntários e outros participantes externos vinculados aos temas propostos participaram das capacitações.

 

Treinamento para Secretários de Eventos

A Academia Judicial ofereceu, nos dias 10 e 11 de março de 2014, o Treinamento para Secretários de Eventos. O conteúdo, ministrado por servidores da instituição de ensino, somou 14 horas e foi dirigido a 20 participantes. Estiveram em pauta assuntos como: infraestrutura para eventos e cursos, fluxo de atividades dos secretários de eventos, verificação de instalações físicas conforme pregão e ata de registro de preços, organização do evento e cerimonial, avaliação de curso, certificação digital, diárias e prestação de contas.

 

Prática de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância

A AJ realizou, nos dias 29 e 30 de abril (turma 1) e nos dias 27 e 28 de maio de 2014 (turma 2), o Curso de Prática de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância. O objetivo proposto foi aprimorar conhecimentos, sanar dúvidas e capacitar os servidores da Justiça catarinense (chefes de secretaria de foro) no campo normativo do Processo Administrativo Disciplinar e da Sindicância, especialmente no que diz respeito à Lei Complementar Estadual n. 491/2010. O especialista em direito administrativo e constitucional, e Procurador Federal em exercício na Agência Nacional de Águas, Paulo Ailton Queiroz Junior, atuou como instrutor.

 

Midia Training

A Academia Judicial proporcionou Midia Training a quatro grupos de magistrados. No dia 23 de abril (turma 1), no dia 19 de maio (turma 2) e no dia 2 de setembro de 2014 o treinamento aconteceu na sede da AJ, na Capital. No dia 8 de setembro, o mídia training foi feito no Hotel Desbravador, em Chapecó.

 

O objetivo do treinamento é preparar os magistrados da Justiça catarinense para o relacionamento com a sociedade por meio dos órgãos de comunicação. As turmas costumam ser compostas por no máximo 12 participantes, para que os procedimentos de aprendizagem transmitidos pelos professores do Instituto Superior de Comunicação (ISCOM) sejam efetivos.

 

Comunicação Institucional

A Academia Judicial tem realizado desde 2013 o curso de Comunicação Institucional com ênfase na Comunicação Interna, in company com a empresa Santo de Casa Endomarketing. Algumas comarcas foram atendidas no mês de maio, para que se cumpra o objetivo de melhorar o desempenho das práticas de comunicação na Justiça catarinense e de entender a comunicação interna como instrumento estratégico para obtenção de resultados organizacionais: Tubarão (19), Criciúma (20), Lages (22), Fraiburgo (23), Blumenau (26), Joinville (27), Chapecó (29) e São Miguel do Oeste (30).

 

De 14 a 16 e em 21 e 22 de julho, as turmas 2 (manhã) e 3 (tarde) do Curso de Comunicação Institucional desenvolveram atividades. Em seguida, nos dias 17 e 18, e de 23 a 25 de julho, as turmas 4 e 5 (novamente, uma em cada turno) foram capacitadas. No período de 4 a 8 de agosto e no período de 7 a 13 de agosto, foram capacitadas, respectivamente, as turmas 7 e 8.

 

Curso de Gerenciamento de Projetos

Nos dias 7, 8, 14, 15, 21, 22 e 28 de julho aconteceu o Curso de Gerenciamento de Projetos, conduzido pelo professor Rogério Lacerda. O curso foi oferecido a diretores, coordenadores, assessores de planejamento, assessores técnicos, chefes de divisão, servidores que utilizam a metodologia no ambiente de trabalho, e facilitadores do gerenciamento de processos.

 

Nos dias 6, 7, 13 e 14 de outubro, 10, 11 e 24 de novembro de 2014, o curso (turma 2) foi realizado na sede da Academia Judicial.

 

Curso de Elaboração de Acórdãos

De 14 a 18 de julho e de 8 a 12 de setembro, a instituição recebeu, em período integral, assessores, oficiais de gabinete e secretários jurídicos de desembargadores e de juízes de segundo grau, para o Curso de Elaboração de Acórdãos (turmas 1 e 2). O objetivo foi oferecer aos participantes ferramentas linguísticas para aprimorar a redação dos acórdãos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

 

De 17 a 21 de novembro, o curso foi oferecido na comarca de Chapecó, no Hotel Desbravador.

 

Curso sobre Serviços de Engenharia

Aconteceu de 21 a 23 de julho, na Academia Judicial, o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos de Obras e Serviços de Engenharia (in company com o Instituto de Desenvolvimento de Habilidades Ltda - IDEHA) cujo objetivo é formar e capacitar servidores para fiscalizarem contratos administrativos de obras e serviços de engenharia, abordando todas as exigências legais a serem cumpridas. Servidores da Diretoria-Geral Administrativa, da Diretoria de Material e Patrimônio, da Diretoria de Engenharia e Arquitetura e da Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Santa Catarina compuseram a turma.

 

Curso de Estatística Aplicada à Administração

A Academia Judicial encerrou o mês de julho com o Curso de Estatística Aplicada à Administração. O curso, in company com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU, foi solicitado pela Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e aconteceu de 29 a 31 de julho, na sede da instituição de ensino e teve como objetivo instruir os participantes para a obtenção de dados confiáveis, para a aplicação de técnicas apropriadas, para a generalização de resultados (útil à tomada de decisões) e para a análise exploratória de dados.

 

Curso de Mensuração de Sistemas

A segunda semana de agosto foi marcada pelo Curso de Mensuração de Sistemas, realizado in company com a FATTO Consultoria e Sistemas, de 11 a 22 de agosto de 2014, na AJ. O propósito do curso foi capacitar os participantes para medir funcionalidades e estimar tamanho e custo de softwares. Servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina compuseram o grupo.

 

As Medidas Cautelares Pessoais, a Prisão Preventiva e a Liberdade Provisória

A Academia Judicial realizou a sequência de cursos intitulados “As Medidas Cautelares Pessoais, a Prisão Preventiva e a Liberdade Provisória”, ação condizente com a política implementada pelo Conselho Nacional de Justiça que destaca a necessidade de formação do 1º grau de jurisdição. Os cursos foram realizados no mês de agosto em Chapecó (18), Florianópolis (20) e Balneário Camboriú (22), sempre com duas turmas. O turno matutino foi reservado à turma de magistrados e o turno vespertino, ao grupo de assessores jurídicos e de gabinete. Todos os grupos tiveram como ministrante o jurista mineiro Eugenio Pacelli. O Professor e Doutor em Direito (com ênfase em Ciências Criminais) atua, desde 2007, como Procurador Regional da República, em Brasília, no Tribunal Regional Federal da 1ª região.

 

MS Project

Nos dias 26 e 28 de agosto, e 2 e 4 de setembro, o Curso de MS Project introduziu a tecnologia como instrumento de apoio ao Gerenciamento de Projetos, aplicando os conceitos e as práticas de excelência disseminadas no mundo acadêmico e nas organizações públicas e privadas. Foram 16 horas-aula dirigidas a uma turma composta por cerca de 30 participantes (diretores, coordenadores, assessores de planejamento, assessores técnicos, chefes de divisão e facilitadores do gerenciamento de processos).

 

Curso de Formação de Formadores

O Curso de Formação de Formadores foi organizado pela AJ com o objetivo de possibilitar a reflexão crítica da prática docente no processo de capacitação de adultos em uma instituição pública, vivenciando métodos e técnicas facilitadoras da ação do docente em sala de aula, de modo a estimular a autonomia, o comprometimento e a conduta ética do corpo discente. Foram dois módulos (um ministrado no mês de agosto e outro, entre setembro e outubro de 2014) conduzidos pela professora Neide Arrias, que também prestou assessoria online.

 

Curso Excel 2010

Nos períodos de 8 a 12 de setembro, de 22 a 26 de setembro, de 6 a 10 de outubro e de 10 a 14 de novembro, foram ministrados na AJ cursos de Excel 2010 para Contadores Judiciais e Assessores de Custas, com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e a organização das atividades laborais por meio do uso de planilhas eletrônicas.

 

Cálculo Processual e Custas

A AJ ofereceu a contadores judiciais do Poder Judiciário de Santa Catarina o Curso de Cálculo Processual e Custas, com o objetivo de reciclar e padronizar rotinas e procedimentos, conforme a recente atualização do Manual do Contador. As três turmas receberam atualização nos períodos de 13 a 17 de outubro, 17 a 21 de novembro e 1° a 5 de dezembro de 2014.

 

Procedimentos da Secretaria do Foro

De 3 a 7 e de 24 a 28 de novembro de 2014 foram recebidas na AJ as duas turmas do Curso de Procedimentos da Secretaria do Foro cujo objetivo foi integrar e capacitar (no tocante às rotinas administrativas e operacionais) os ocupantes do cargo efetivo de analista administrativo, lotados em Secretarias do Foro, e os servidores ocupantes do cargo em comissão de Chefe de Secretaria do Foro.

 

DESTAQUE

 

Especialização em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo

O curso de especialização em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo, elaborado pela Academia Judicial para assistentes sociais e psicólogas do Poder Judiciário de Santa Catarina, e coordenado pela servidora Eliedite Mattos Ávila, teve início em março de 2013. A última disciplina se encerrou em 16 de abril de 2014. Na semana de 20 a 24 de outubro as acadêmicas defenderam os trabalhos de conclusão de curso e fizeram parte da primeira sequência de defesas públicas de um curso inteiramente feito na instituição.

 

3. Cursos Semipresenciais

 

Capacitação de Juízes Leigos

No dia 26 de setembro, ocorreu o primeiro encontro da Capacitação de Juízes Leigos, que seguiu de 27 de setembro a 23 de outubro em ambiente virtual. A aula de abertura foi ministrada no Fórum Des. Eduardo Luz. No dia 24 de outubro se deu o encerramento, com outro encontro presencial.

 

A capacitação é uma parceria da Academia Judicial com a Secretaria do Conselho Gestor dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos, que teve como objetivo propiciar aos juízes leigos que atuam no Poder Judiciário de Santa Catarina orientações fundadas na integração da teoria e da prática, para aperfeiçoar as atividades de condução dos processos, especialmente a solução pacífica das controvérsias.

 

Curso de pós-graduação em Direito e Gestão Judiciária

Iniciou-se no dia 27 de março de 2014, na Academia Judicial, a Especialização em Direito e Gestão Judiciária, voltada à formação e ao aperfeiçoamento de magistrados vitaliciandos e vitalícios. O curso, cujo encerramento está previsto para o primeiro semestre de 2015, é semipresencial e inteiramente estruturado pela AJ. O conteúdo soma 360 horas; destas, 72 estão no formato de educação a distância.

 

Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento

Os cursos de aperfeiçoamento para fins de promoção por merecimento promovidos pela AJ obedecem à Resolução n. 1/2011 da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e enfatizam uma temática a cada turma. As 40 horas são ministradas predominantemente em modalidade a distância e apenas o último encontro é presencial.

 

Administração Judiciária

Aconteceu de 5 de maio a 6 de junho de 2014, o Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento voltado à Administração Judiciária. O juiz Rosivaldo Toscano dos Santos Júnior, titular da 2° vara criminal do distrito da Zona Norte de Natal (RN), atuou como docente.

 

O objetivo desse aperfeiçoamento foi apresentar conceitos, princípios e práticas administrativas úteis ao magistrado para aprimorar e desenvolver as competências gerenciais necessárias para as suas atividades de trabalho, e enfatizar os aspectos humanos e o desenvolvimento das equipes. O juiz Paulo Roberto Froes Toniazzo acompanhou o curso na qualidade de coordenador pedagógico-científico.

 

Teoria da Argumentação Jurídica

No dia 14 de março deste ano se encerrou o Curso de Aperfeiçoamento para fins de Promoção por Merecimento com ênfase em Teoria da Argumentação Jurídica, iniciado em 14 novembro de 2013. A capacitação teve como objetivo permitir a identificação e a compreensão crítica do fenômeno interpretativo e argumentativo no Direito a partir do âmbito constitucional e seu substrato político.

 

Curso de Libras

O Curso de Libras (Nível Básico), que teve início em 15 de setembro com um encontro presencial, resultou de uma parceria entre a Academia Judicial e a Fundação Catarinense de Educação Especial. O Curso, com aulas presenciais e a distância, teve seu ambiente virtual adaptado aos sistemas operacionais IOS e Android, de modo a possibilitar o acesso também por meio de dispositivos móveis. O último encontro, também presencial, ocorreu no dia 10 de dezembro de 2014.

 

Servidores que atuam na justiça de primeiro e de segundo grau, preferencialmente aqueles que prestam serviço de atendimento ao público, foram capacitados para estabelecer, por meio da Língua Brasileira de Sinais, um primeiro contato com surdos. Essa foi uma das ações promovidas pelo TJSC para dar cumprimento ao disposto na Recomendação n. 27 do CNJ, de 16 de dezembro de 2009, a qual estipula a adoção de medidas voltadas a promover o amplo e irrestrito acesso de pessoas com surdez aos serviços jurisdicionais.

 

4. Cursos a Distância

 

Administração Judiciária

A Academia Judicial disponibilizou, a servidores do TJSC, 750 vagas para o curso de Administração Judiciária a distância, com um total de 40 horas. O curso, que aconteceu no período de 24 de fevereiro a 23 de março de 2014, teve por finalidade apresentar conceitos e técnicas de gestão de pessoas, de planejamento estratégico e de gestão de processos a serem aplicados na melhoria da gestão das unidades judiciárias, de modo a contribuir para o alcance dos objetivos institucionais.

 

Desenvolvimento de Competências Gerenciais

De 31 de março a 4 de maio de 2014, a Academia Judicial realizou o Curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais em modalidade a distância. O curso teve como objetivo apresentar conceitos, princípios e práticas administrativas que possam servir de subsídio para aprimorar e desenvolver as competências gerenciais necessárias para as atividades de trabalho, com ênfase nos aspectos humanos e no desenvolvimento de equipes. Servidores lotados no Tribunal de Justiça ou nas comarcas do Estado compuseram o público-alvo. Foram oferecidas 600 vagas.

 

Direito Previdenciário - Regime Geral

De 31 de março a 4 de maio de 2014 aconteceu o Curso de Direito Previdenciário - Regime Geral, no ambiente Moodle da AJ, com o objetivo de proporcionar o estudo e o debate de temas atuais relacionados ao Regime Geral de Previdência Social e, assim, aprimorar e atualizar os magistrados que exercem ou que venham a exercer jurisdição na área do Direito Previdenciário. As 50 horas-aula foram divididas em 40 horas assíncronas e 10 horas síncronas (transmissão de web aulas ao vivo).

 

3º Encontro Técnico/Educativo de Servidores para o Programa DNA em Audiência em Santa Catarina - Prodnasc

O Encontro do Programa DNA em Audiência em Santa Catarina visa promover a capacitação e/ou a atualização de profissionais que atuam diretamente com os procedimentos de coleta de material genético em audiências em razão das alterações no sistema utilizado, em razão da posse de novos servidores no Poder Judiciário de Santa Catarina e, das constantes mudanças de servidores nas Secretarias Municipais de Saúde.

 

Nesse contexto, a Academia Judicial realizou o 3º Prodnasc no dia 3 de abril. Foram duas horas de transmissão por meio do ambiente virtual Moodle, com possibilidade de 550 conexões simultâneas.

 

Cálculo Previdenciário

O Curso de Cálculo Previdenciário ocorreu pela primeira vez totalmente a distância. As aulas (50 horas no formato assíncrono, via ambiente Moodle, e 10 horas no formato síncrono, por meio de transmissão de web aulas) tiveram início em 19 de maio e conclusão em 23 de junho de 2014. Foram disponibilizadas 150 vagas.

 

Curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais

O Curso de Montagem e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais, oferecido pela AJ em parceria com o Senai/Florianópolis, aconteceu de 23 de maio a 25 de julho de 2014. A aula inaugural foi teletransmitida do estúdio de EaD da AJ e contou com a presença de representantes das duas instituições. As 148 horas ministradas pelo Senai foram divididas em 68 horas de aulas a distância e 80 horas de conteúdo em encontros presenciais. A Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Santa Catarina foi responsável por mais 38 horas de conteúdo presencial.

 

Curso de Cálculo Processual e Custas

Em dezembro, o curso chegou à turma 3 e foi realizado do dia 1º ao dia 5.

 

5. Eventos

 

2º Encontro de Assessores de Gabinete e Assessores Jurídicos da Justiça de Primeiro Grau

A Academia Judicial promoveu, nos dias 8 e 9 de maio de 2014, o 2º Encontro de Assessores de Gabinete e Assessores Jurídicos da Justiça de 1º Grau. O evento aconteceu no Hotel Slaviero - Trindade, na Capital. Além de promover a troca de experiências, o encontro pretendeu aperfeiçoar os modelos de trabalho nos gabinetes. Foram oferecidas 120 vagas a assessores que não participaram do 1º Encontro.

 

Encontro de Secretários de Assuntos Específicos e Assistentes de Atividades Específicas

A Academia Judicial recebeu 17 (dezessete) servidores para o Encontro de Secretários de Assuntos Específicos e Assistentes de Atividades Específicas, nos dias 8 e 9 de maio de 2014. Entre os objetivos do Encontro, destaca-se o incentivo à habilidade de manter relacionamentos pessoais e profissionais de forma permanente, a cooperação e motivação para gerar mais resultados e melhorar o ambiente de trabalho e a potencialização de habilidades e competências para a administração eficaz das diferenças e dos conflitos.

 

Palestra Cidade, Cidadania e Meio Ambiente – Semana do Meio Ambiente

Como parte das atividades da V Semana do Meio Ambiente no Poder Judiciário de Santa Catarina, a servidora Drª Elizete Lanzoni palestrou na tarde de 10 de junho de 2014 sobre “cidade, cidadania e meio ambiente”. A exposição foi transmitida via web a todas as comarcas.

 

A Semana do Meio Ambiente do Poder Judiciário de Santa Catarina consolida a participação da instituição no calendário ambiental do estado e do país. No Brasil, a Semana do Meio Ambiente acontece entre o final do mês de maio e o início do mês de junho, para fomentar o debate e inserir os eventos de temática ambiental em agenda nacional. Em Santa Catarina, o governo instituiu a Semana Catarinense do Meio Ambiente por meio da Lei n. 15921/2012.

 

Seminário Estadual do Projeto Direito de Ser Idoso

 Nos dias 22 e 23 de setembro de 2014, no auditório do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o II Seminário Estadual do Projeto Direito de Ser Idoso (uma parceria da AJ com o Núcleo V da Corregedoria-Geral da Justiça) reuniu integrantes de instituições e profissionais que prestam atendimento ao idoso.

 

11º Encontro Estadual de Grupos de Estudos e Apoio à Adoção

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2014 o 11º Encontro Estadual de Grupos de Estudos e Apoio à Adoção, também na comarca de Blumenau, O primeiro é uma realização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), com o apoio da Academia Judicial, Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau e Grupos de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau. O encontro discutiu temas ligados à adoção e às crianças abrigadas em instituições de acolhimento em Santa Catarina.

 

Seminário Sistema de Justiça e o Combate ao Trabalho Infantil

Integrantes de diversas instituições reuniram-se no auditório do TJSC (Pleno), nos dias 6 e 7 de novembro de 2014, para o Seminário Sistema de Justiça e o Combate ao Trabalho Infantil. O evento foi uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público e do Ministério Público do Trabalho, executada em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

 

Seminário Regional Sul da ABMP e Fórum Estadual

De 3 a 5 de dezembro de 2014, a Associação dos Magistrados Catarinenses recebeu o Seminário Regional Sul da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude (ABMP) e do Fórum Estadual de Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Técnicos do Poder Judiciário e Ministério Público. A realização do evento teve o apoio da Academia Judicial.

 

13º Encontro Estadual de Técnicos de Suporte em Informática

O 13º Encontro Estadual de Técnicos de Suporte em Informática reuniu, nos dias 11 e 12 de dezembro de 2014, no Hotel Castelmar, na Capital, mais de cem participantes, sob orientação de instrutores internos, com o intuito de discutir as tendências de TI no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e conhecer inovações na referida área.

 

5. Principais Notícias

 

Membros do Judiciário do Piauí visitam AJ

A Academia Judicial recebeu, no dia 21 de fevereiro de 2014, a visita do desembargador Edvaldo Pereira de Moura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral e diretor da Escola da Magistratura do Estado do Piauí (Esmepi), do juiz auxiliar da Presidência do TRE-PI, Thiago Brandão de Almeida, e do secretário da Esmepi e subsecretário de administração do Tribunal do mesmo Estado, José Fortes Portugal Júnior. O objetivo da visita foi conhecer o Programa de Residência Judicial da AJ e da Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc).

 

Tutores de curso a distância recebem orientações na AJ

Durante todo o dia 21 de fevereiro tutores do Curso de Administração Judiciária receberam orientações de atuação. O curso aconteceu de 24 de fevereiro a 23 de março de 2014. A reunião, realizada na sede da Academia Judicial, contou com a presença de 25 tutores de diversas comarcas e foi conduzida pelo chefe da Divisão de Educação da AJ, Robson Carlo de Oliveira. Integrantes da Seção de Educação a Distância prestaram orientações complementares e disponibilizaram, no decorrer da reunião, materiais de apoio pertinentes às atividades. O objetivo do encontro foi desenvolver e padronizar as rotinas de tutoria por meio da apresentação de vídeos, slides e outros meios expositivos. Os tutores, preliminarmente, foram instruídos pela referida seção por meio eletrônico.

 

AJ recebe visita de comitiva chinesa

A Academia Judicial recebeu, na tarde de 28 de março de 2014, a visita de comitiva da Zhongnan University of Economics and Law (ZUEL), da China. O reitor WU Handong, os diretores de centros de estudos ZHAO Jiayi e HU Kaizhong, e o diretor do escritório de assuntos internacionais, XU Wenjian, compuseram o grupo, que antes foi recepcionado no Tribunal de Justiça.

 

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Direito do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC, professor Luiz Otávio Pimentel, o diretor de pesquisa e aprimoramento institucional da AJ, juiz Marcelo Carlin, e o secretário-executivo da AJ, Adalto Barros dos Santos, acompanharam os professores, que manifestaram interesse em estabelecer intercâmbio com o Judiciário de Santa Catarina. A ZUEL, que já mantém intercâmbios na área judicial, estendeu convite de cooperação aos magistrados catarinenses.

 

Programa de Melhoria do Clima Organizacional contou com participação da AJ

No dia 23 de abril de 2014, servidores e colaboradores da Academia Judicial participaram do Programa de Melhoria do Clima Organizacional, que pretende verificar o grau de satisfação dos servidores em relação à Instituição, à equipe de trabalho e às chefias. Os integrantes da AJ foram reunidos em três turmas para preenchimento dos questionários, sob orientação da equipe da Seção Psicossocial Organizacional que compõe a Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal da Diretoria de Recursos Humanos.

 

Professores da FGV - Rio apresentaram ferramenta tecnológica para melhorar a prestação jurisdicional

O diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, Joaquim Falcão, e o professor da mesma instituição Ivar Alberto Martins Hartmann, a convite da Academia Judicial, apresentaram à diretoria desta e ao Conselho de Gestão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na próxima terça-feira (13 de maio), um novo instrumento tecnológico. A ferramenta desenvolvida pelos professores possibilita aos tribunais acompanhar o andamento dos processos judiciais e fazer um diagnóstico da sua realidade, por meio da detecção de demandantes mais frequentes, de matérias predominantes nos ajuizamentos de ações e de fases em que ocorre o congestionamento processual, entre outros.

 

O uso da referida tecnologia de dados, aliada a uma metodologia específica, possibilita ao tribunal tomar decisões ou criar estratégias, tornando-o mais efetivo e célere. Torna-se possível, por exemplo, acionar os demandantes mais frequentes para a realização de acordos, para o consequente aceleramento do trâmite processual e para a diminuição das interposições recursais. Por fim, seria possível reduzir as demandas ao Judiciário e promover melhorias na prestação dos serviços jurisdicionais à sociedade. Atualmente, esta metodologia tecnológica é utilizada pelo Supremo Tribunal Federal.

 

Resoluções da AJ disciplinam Núcleos de Estudos e Pesquisas e publicação de obras científicas

Foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico de 28 de maio (n. 1880) a Resolução n.1/2014 da Academia Judicial, que disciplina os projetos de pesquisa e os Núcleos de Estudos e Pesquisas (NEPs). Os NEPs têm o objetivo de reunir pesquisadores para produzir conhecimento científico por intermédio de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em áreas vinculadas a programa institucional e nas seguintes áreas de concentração: Prestação Jurisdicional, Gestão e Organização Judiciária, Justiça, Estado, Sociedade, Mídia e Cidadania.

 

Dentre as orientações trazidas pela Resolução n. 1/2014-AJ, consta que docentes, discentes e pesquisadores externos (de instituições de ensino ou de empresas conveniadas ou contratadas e profissionais portadores de diploma de curso superior, desde que não subsista no quadro do Poder Judiciário servidor ou magistrado com qualificação análoga, salvo justificativa aprovada pelo Diretor da Academia Judicial) poderão participar, atendido o percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) entre magistrados e servidores do quadro de pessoal do Poder Judiciário.

 

No mesmo veículo foi divulgada a Resolução n. 2/2014-AJ, que dispõe sobre as diretrizes para proposição, aprovação e publicação de obras científicas pela Academia Judicial, no âmbito do Poder Judiciário catarinense. As duas resoluções estão disponíveis, também, na página eletrônica da instituição de ensino, no campo reservado à legislação.

 

3ª Mostra de Boas Práticas do Poder Judiciário de Santa Catarina

A Presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com o apoio da Assessoria de Planejamento e com divulgação da Academia Judicial, realizou a 3ª Mostra de Boas Práticas do PJSC, com o objetivo de eleger e disseminar bons exemplos na instituição. As práticas selecionadas foram expostas no evento de 3 de outubro de 2014, que integrou as atividades comemorativas dos 123 anos de instalação do Tribunal de Justiça. A palestra de encerramento foi proferida pelo filósofo Mário Sérgio Cortella.

 

Presidente da CPA entrega resultados de avaliação a diretor-executivo da AJ

Na tarde desta segunda-feira (4/8), no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o presidente da Comissão Permanente de Avaliação, desembargador Jaime Ramos, entregou ao diretor-executivo da Academia Judicial, desembargador Pedro Manoel Abreu, os resultados da primeira parte da avaliação da instituição de ensino, realizada no ano passado e que teve como referência o ano de 2012.

 

O documento aponta possíveis fragilidades da AJ em diferentes dimensões e as respectivas recomendações da CPA para cada ponto indicado. A avaliação faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional e terá seguimento (em breve) com um novo ciclo, referente ao ano de 2013.

 

Aprovados na penúltima etapa do Concurso para a Magistratura são recebidos na AJ

A Academia Judicial recebeu, no dia 1º de setembro de 2014, os 14 candidatos aprovados na penúltima etapa do Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado de Santa Catarina. A turma frequenta até janeiro de 2015 o Curso de Formação Inicial para Ingresso na Carreira da Magistratura, organizado pela instituição de ensino, que consiste na última etapa do processo seletivo. A aula inaugural foi ministrada em 5 de setembro pelo professor Gabriel Ferrer, da Universidade de Alicante (Espanha). Após a etapa teórica (aulas), os concursandos iniciaram as atividades práticas (audiências e confecção de sentenças).

 

Chefes de seção da AJ recebem resultados de Programa aplicado pela DRH

Uma reunião na tarde de 18 de novembro de 2014, na Academia Judicial, discutiu os resultados da Aplicação do Programa de Melhoria do Clima Organizacional, efetuada pela Diretoria de Recursos Humanos por solicitação da própria instituição de ensino.

 

O programa contou com a participação dos servidores e colaboradores da AJ, que opinaram a respeito de diversos aspectos. Instituição, equipes de trabalho e chefias foram objeto de avaliação. Além de apresentar os resultados da aplicação do programa, a DRH registrou sugestões de melhoria nos itens com maior índice de insatisfação. Nesta reunião, chefes de seção expuseram as impressões da equipe sobre o relatório. Para 2015 serão traçadas ações resultantes do plano.

 

NEPs

Foi publicado no dia 19 de novembro de 2014, no Diário da Justiça eletrônico, o Edital n. 3/2014-AJ, que dá publicidade às inscrições de proposições de projetos de pesquisa e de criação de núcleos de estudo e pesquisa, conforme especificado na Resolução n. 1/2014-AJ. A chamada contempla proposições em áreas vinculadas a programa institucional ou nas seguintes áreas temáticas: Prestação Jurisdicional; Gestão e Organização Judiciária; e Justiça, Estado, Sociedade, Mídia e Cidadania.

 

Projeto de Mapeamento de Competências do TJSC

Nos dias 3 e 4 de novembro de 2014, uma reunião pôs em pauta o Projeto de Mapeamento de Competências do TJSC.

 

Capacitação para uso do SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas

No dia 5 de novembro, a Capacitação para uso do SEER - Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas, cujo objetivo é qualificar os colaboradores para criar e gerenciar as revistas científicas da Academia Judicial na plataforma SEER, teve continuidade. As 76 horas desta capacitação, que se iniciou em junho de 2014, foram distribuídas ao longo de sete meses.