A
Diretoria de Documentação e Informações, com o apoio de sua Assessoria Técnica,
desenvolveu planos de melhoria e acompanhamento de resultados, com incentivo à
mudança e à valorização
do trabalho em
equipe, o que trouxe benefícios que podem ser aferidos com base nos relatórios
estatísticos elaborados pelas respectivas Divisões.
DIVISÃO
DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO
É composta pela Seção de
Atendimento e Informações e pela Seção de Protocolo.
Além de gerir as seções a ela vinculadas, a Divisão disponibilizou carteiras
de identidade funcionais para os Magistrados e para os servidores do Poder
Judiciário de Santa Catarina, conforme segue:
CONFECÇÃO DE CRACHÁS |
|||||||||||||
Modalidade |
JAN |
FEV |
MAR |
ABR |
MAI |
JUN |
JUL |
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
DEZ |
TOTAL |
Servidor do TJ |
4 |
16 |
8 |
18 |
11 |
11 |
13 |
17 |
18 |
14 |
15 |
18 |
163 |
Servidor de Comarca |
10 |
15 |
20 |
7 |
26 |
23 |
28 |
16 |
22 |
28 |
14 |
18 |
227 |
Estagiário do TJ |
17 |
13 |
21 |
27 |
31 |
12 |
36 |
53 |
33 |
32 |
23 |
26 |
324 |
Estagiário de Comarca |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
50 |
14 |
0 |
12 |
0 |
76 |
Voluntário |
3 |
3 |
3 |
2 |
3 |
2 |
3 |
2 |
2 |
2 |
6 |
0 |
31 |
Contratado |
53 |
37 |
64 |
31 |
30 |
29 |
28 |
11 |
18 |
28 |
10 |
21 |
360 |
Advogado |
5 |
23 |
9 |
7 |
14 |
12 |
18 |
0 |
12 |
10 |
16 |
8 |
134 |
2ª via |
40 |
76 |
113 |
60 |
75 |
84 |
74 |
108 |
70 |
80 |
60 |
40 |
880 |
2ª via Advogado |
5 |
5 |
10 |
2 |
0 |
0 |
5 |
9 |
2 |
1 |
2 |
2 |
43 |
Outros |
14 |
86 |
14 |
6 |
0 |
120 |
|||||||
TOTAL |
137 |
188 |
248 |
154 |
190 |
173 |
219 |
266 |
277 |
209 |
164 |
133 |
2.358 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
CARTEIRA DE IDENTIDADE FUNCIONAL |
|
Modalidade |
Quantidade |
Servidor |
142 |
Magistrado |
18 |
TOTAL |
160 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão. |
A Divisão também procedeu à manutenção do sistema de acesso aos prédios do Tribunal de Justiça e ao fornecimento de relógios protocolizadores eletrônicos
para todas as Comarcas e para o Tribunal de Justiça. A
Seção de Atendimento e Informações, onde é realizado o controle do acesso às dependências do Tribunal de Justiça, mediante a emissão de crachás
temporários e de crachás permanentes, é integrada pelos Centros de Atendimento
e Informações, pela Central de Cadastramento e pelo Protocolo Judicial Expresso (este até o dia 9 de novembro de 2014).
Os Centros de Atendimento e Informações foram criados para proporcionar
um atendimento diferenciado aos usuários internos e externos do Poder
Judiciário de Santa Catarina. Instalados no Tribunal de Justiça e em algumas Comarcas
do Estado, esses setores são responsáveis por prestar informações relativas à
estrutura organizacional, ao quadro funcional do Tribunal
de Justiça e das Comarcas, aos dados processuais
relacionados aos horários e às pautas de audiências e de sessões, bem como por fornecer
cópias de acórdãos e por emitir certidões e boletos. Seguem os dados
estatísticos:
CENTRO DE ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES
DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
||||
Mês |
Atendimento
presencial |
Atendimento
telefônico |
Atendimento
eletrônico |
Total |
Janeiro |
175 |
638 |
241 |
1.054 |
Fevereiro |
281 |
1.142 |
190 |
1.613 |
Março |
235 |
949 |
155 |
1.339 |
Abril |
256 |
1.049 |
168 |
1.473 |
Maio |
309 |
787 |
174 |
1.270 |
Junho |
356 |
1.141 |
219 |
1.716 |
Julho |
517 |
1.335 |
320 |
2.172 |
Agosto |
379 |
1.230 |
306 |
1.915 |
Setembro |
498 |
1.479 |
154 |
2.131 |
Outubro |
613 |
1.467 |
71 |
2.151 |
Novembro |
486 |
1.534 |
137 |
2.157 |
Dezembro |
444 |
1.318 |
120 |
1.882 |
TOTAL |
4.549 |
14.069 |
2.255 |
20.873 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão. |
CENTRO DE ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES
DAS COMARCAS |
||||
Comarcas |
Atendimento
presencial |
Atendimento
telefônico |
Atendimento
eletrônico |
Total de
atendimentos |
Araranguá |
839 |
2.286 |
0 |
3.125 |
Bal.
Camboriú |
1.675 |
14.071 |
225 |
15.971 |
Biguaçu |
9.390 |
1.691 |
388 |
11.469 |
Blumenau |
58.811 |
3.708 |
0 |
62.519 |
Brusque |
2.767 |
3.459 |
1.083 |
7.309 |
Camboriú |
7.767 |
1.329 |
826 |
9.922 |
Campos
Novos |
40.029 |
12.291 |
184 |
52.504 |
Capital |
2.546 |
8.787 |
0 |
11.333 |
Chapecó |
41.757 |
13.378 |
954 |
56.089 |
Concórdia |
14.926 |
2.802 |
0 |
17.728 |
Criciúma |
8.988 |
5.684 |
5 |
14.677 |
Curitibanos |
10.135 |
5.710 |
0 |
15.845 |
Itajaí |
13.603 |
1.683 |
164 |
15.450 |
Itapema |
63 |
44 |
0 |
107 |
Jaraguá
do Sul |
19.124 |
801 |
603 |
20.528 |
Joaçaba |
344 |
1.631 |
41 |
2.016 |
Joinville |
15.724 |
17.042 |
6.352 |
39.118 |
Lages |
20.461 |
4.822 |
0 |
25.283 |
Laguna |
- |
- |
- |
* |
Navegantes |
3.941 |
471 |
0 |
4.412 |
Otacílio
Costa |
- |
- |
- |
* |
Palhoça |
25.591 |
4.915 |
1.430 |
31.936 |
Rio do
sul |
353 |
1.235 |
0 |
1.588 |
São Bento
do Sul |
0 |
15.228 |
0 |
15.228 |
São José |
13.108 |
4.055 |
0 |
17.163 |
Tubarão |
14.619 |
8.967 |
77 |
23.663 |
Urussanga |
6.843 |
328 |
0 |
7.171 |
Xanxerê |
20.099 |
2.038 |
0 |
22.137 |
TOTAL |
353.503 |
138.456 |
12.332 |
504.291 |
Fonte:
controle estatístico das Comarcas. (*)
Comarca não informou a quantidade de atendimentos. |
A Central de Cadastramento, por sua vez, responsabiliza-se pelos
registros das informações pessoais dos usuários no sistema de acesso, e a Recepção, pela orientação do público em geral, com a prestação de informações sobre a localização dos setores no Tribunal de Justiça,
tanto para usuários externos quanto para internos, encaminhando-os aos locais pretendidos ou
a outras instituições. Os dados estatísticos coletados foram:
ACESSOS AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
||||
Mês |
Visitantes |
Estudantes em visita institucional |
Advogados |
Total de acessos (*) |
Janeiro |
2.590 |
0 |
1.192 |
3.782 |
Fevereiro |
2.681 |
0 |
2.032 |
4.713 |
Março |
2.780 |
134 |
1.872 |
4.786 |
Abril |
2.796 |
339 |
1.990 |
5.125 |
Maio |
2.866 |
350 |
2.158 |
5.374 |
Junho |
2.759 |
269 |
1.903 |
4.931 |
Julho |
3.107 |
96 |
2.271 |
5.474 |
Agosto |
3.066 |
181 |
2.145 |
5.392 |
Setembro |
3.199 |
398 |
2.017 |
5.614 |
Outubro |
3.294 |
660 |
2.215 |
6.169 |
Novembro |
3.453 |
258 |
2.395 |
6.106 |
Dezembro |
2.717 |
0 |
1.565 |
4.282 |
TOTAL |
35.308 |
2.685 |
23.755 |
61.748 |
Fonte: Sistema
DMPAccess.
O Protocolo Judicial Expresso tem como atribuições o recebimento, o
protocolo e a distribuição de petições endereçadas ao Tribunal de Justiça, ao
Fórum Central e ao Fórum Desembargador Eduardo Luz, da Comarca da Capital; bem como a devolução de
processos originários do Tribunal de Justiça e das Varas do Fórum Central e do
Fórum Desembargador Eduardo Luz, da Comarca da Capital, que estejam em carga
com os Advogados.
Encontra-se localizado no estacionamento do Tribunal de Justiça
e funciona em expediente único, nos dias úteis, das 12h às 19h. Atende usuários
que trafegam em veículos automotores, e o recebimento de documentos é
limitado em 20,
entre petições e processos, para cada usuário, por atendimento.
A partir de 10 de novembro de
2014, o Protocolo Judicial Expresso (Pjex) foi transferido para a Seção de
Protocolo Judicial e Informações, da Divisão de Protocolo Judicial, vinculada
à Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual. Desta feita, seguem as estatísticas de recebimento de petições e de processos até
o dia 9 de novembro de 2014:
PROTOCOLO JUDICIAL EXPRESSO |
|||||
Mês |
Processos
de primeiro grau |
Petições
de primeiro grau |
Processos
de segundo grau |
Petições
de segundo grau |
TOTAL |
Janeiro |
1.421 |
536 |
204 |
685 |
2.846 |
Fevereiro |
2.432 |
930 |
384 |
995 |
4.741 |
Março |
1.907 |
670 |
212 |
1.000 |
3.789 |
Abril |
2.453 |
695 |
363 |
1.384 |
4.895 |
Maio |
2.483 |
752 |
363 |
1.313 |
4.911 |
Junho |
2.215 |
614 |
368 |
1.210 |
4.407 |
Julho |
2.609 |
858 |
608 |
1.295 |
5.370 |
Agosto |
1.994 |
721 |
431 |
1.226 |
4.372 |
Setembro |
2.210 |
722 |
458 |
1.462 |
4.852 |
Outubro |
1.730 |
570 |
462 |
1.586 |
4.348 |
Novembro |
268 |
181 |
96 |
334 |
879 |
Dezembro |
- |
- |
- |
- |
- |
TOTAL |
21.722 |
7.249 |
3.949 |
12.490 |
45.410 |
Fontes:
SAJ/PG e SAJ/SG. |
A Seção de Protocolo é o setor
responsável por receber, protocolizar, cadastrar
no sistema, preparar e encaminhar aos setores competentes processos
administrativos e precatórios. Tem, ainda, as seguintes atribuições: gerenciar
e atualizar o Sistema de Protocolo e atender usuários internos e externos
quanto à utilização dos Sistemas de Protocolo Administrativo e Precatórios.
A Seção teve
participação efetiva na criação e no desenvolvimento do processo eletrônico
administrativo (SPA), mediante trabalho de parceria desenvolvido com a Diretoria
de Tecnologia da Informação, notadamente no que tange à criação e à compilação
das tabelas de classes e de assuntos. Eis a estatística de
produtividade anual:
PROTOCOLO ADMINISTRATIVO |
||||
Mês |
Processos
administrativos |
Precatórios |
Petições/Precatórios |
TOTAL |
Janeiro |
2.252 |
45 |
137 |
2.434 |
Fevereiro |
2.956 |
93 |
258 |
3.307 |
Março |
2.864 |
150 |
140 |
3.154 |
Abril |
3.436 |
217 |
136 |
3.789 |
Maio |
2.944 |
270 |
131 |
3.345 |
Junho |
2.890 |
967 |
162 |
4.019 |
Julho |
3.159 |
270 |
166 |
3.595 |
Agosto |
3.163 |
111 |
145 |
3.419 |
Setembro |
2.953 |
121 |
170 |
3.244 |
Outubro |
2.714 |
185 |
185 |
3.084 |
Novembro |
2.377 |
80 |
138 |
2.595 |
Dezembro |
1.759 |
38 |
105 |
1.902 |
TOTAL |
33.467 |
2.547 |
1.873 |
37.887 |
Fontes:
Sistemas PTC e SAJ. |
DIVISÃO
DE DOCUMENTAÇÃO
É composta por três seções: Revisão; Padronização e Conferência de Acórdãos; e Publicações. À primeira compete revisar documentos
administrativos e judiciais do PJSC; orientar a produção de documentos no PJSC;
confeccionar o Guia Prático de Redação do TJSC, a revista Jurisprudência
Catarinense e o Anuário das Turmas de Recursos; e elaborar dicas de Português para o Portal do Servidor.
Os servidores da Seção de Revisão desenvolveram atividades de
correção e padronização de documentos para grande parte da estrutura administrativa
e judiciária do Tribunal de Justiça, a saber: Gabinete da Presidência; Gabinete da 1ª
Vice-Presidência;
Corregedoria-Geral da Justiça; Diretoria-Geral Administrativa; Diretoria-Geral Judiciária; Assessoria de Planejamento; Diretoria de Recursos Humanos; Diretoria de Saúde; Diretoria de Infraestrutura; Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude – Ceij; Comissão Estadual Judiciária
de Adoção – Ceja;
Conselho Gestor dos Juizados Especiais e Programas Adequados de Solução de
Conflitos;
Comissão Permanente de Jurisprudência; gabinetes; e para a própria Diretoria de Documentação e Informações.
Os servidores desta Seção elaboraram 13 dicas de Português para o Portal do Servidor e revisaram 870 sentenças de Juízes em processo de
vitaliciamento, além de criar e aplicar, pela primeira vez, formulário
representativo das correções sugeridas nessas sentenças.
Foram corrigidos 723
acórdãos e revisados 113 documentos
administrativos, dentre os quais agenda e calendário do ano subsequente,
apostilas, comunicados, discursos, informativos de jurisprudência, materiais
informativos, ofícios, projetos, projetos de lei, relatórios e resoluções.
Também foi feita a revisão do Regimento Interno do Tribunal de
Justiça do Estado de Santa Catarina e do livro Comarcas de Santa Catarina.
Ademais, diversos textos disponibilizados em portais do site do Poder Judiciário de Santa Catarina, além de hotsites, conteúdo de folders e materiais de divulgação de
projetos foram corrigidos.
Parte dos textos do noticiário, o índice por assunto das
revistas Jurisprudência Catarinense – números 127 e 128 – e o conteúdo do
primeiro Anuário das Turmas de Recursos foram revisados e formatados de acordo
com as normas da ABNT (NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024 e NBR 10520). A
distribuição de tais periódicos também foi realizada pela Seção de Revisão.
Foram revisados, de 7
de janeiro de 2014 a 19 de dezembro de 2014,
os seguintes documentos, consoante demonstrativo abaixo:
Tipo de
documento |
QUANTIDADE |
Tipo de
documento |
QUANTIDADE |
Acórdão |
723 |
Ofício |
4 |
Agenda |
1 |
Ofício-circular |
1 |
Alvará |
4 |
Ordem de serviço |
1 |
Apostila |
2 |
Parecer |
2 |
Ato ordinatório |
9 |
Pesquisa |
1 |
Ato regimental |
1 |
POP |
1 |
Calendário |
1 |
Processo |
1 |
Cartão |
1 |
Programação de evento |
1 |
Certidão |
1 |
Projeto |
6 |
Circular |
1 |
Projeto de lei |
3 |
Comunicado |
7 |
Provimento |
2 |
Dica de Português |
12 |
Regimento interno |
1 |
Dica de saúde |
12 |
Relatório |
4 |
Discurso |
4 |
Resolução CGJ |
3 |
E-mail |
3 |
Resolução CM |
8 |
Folder |
1 |
Resolução conjunta |
4 |
Informativo de jurisprudência |
4 |
Resolução GP |
7 |
Livro |
1 |
Resolução TJ |
16 |
Manual |
1 |
Sentença |
870 |
Material informativo |
6 |
TOTAL DE DOCUMENTOS |
1.731 |
Fonte:
controle estatístico da Seção de Revisão.
Na Seção de Padronização e
Conferência de Acórdãos, foram padronizados 92.653 acórdãos
(encaminhados para publicação entre 7 de janeiro e 19 de dezembro de 2014)
recebidos de gabinetes, além de 8.248 que foram remetidos pela Seção aos
gabinetes dos Desembargadores e Juízes de Direito de Segundo Grau para
retificação do texto, como, por exemplos: a data de assinatura do acórdão ou a
data da sessão de julgamento, o nome das partes e dos Desembargadores que
participaram do julgamento, a decisão, a ortografia da ementa, dentre outros.
Foram remetidos 1.647 processos à
Divisão de Secretaria de Órgãos Julgadores, da Diretoria de Cadastro e
Distribuição Processual, para retificação de certidão de julgamento,
reautuação/correção no cadastro processual, juntada de petições e publicação de
despachos, e 69, à Divisão de
Editais, totalizando 102.607
conferências entre os dias 7 de janeiro de 2014 e 19 de dezembro de 2014.
Destaca-se nesta Seção, afora os números citados acima, o
trabalho de orientação aos gabinetes suso
referidos para a confecção de acórdãos em conformidade com a Resolução
n. 29/2011–TJ e com o Ato
Regimental 90/98-TJ.
Número de acórdãos
conferidos
Fonte:
Sistema SAJ/SG.
Em cooperação com a Divisão de Arquivo e Memória do Judiciário,
foram validados/indexados 565
processos encaminhados aos Tribunais Superiores.
Por fim, a Seção de Publicações, que
tem por atribuições diagramar o Diário da Justiça
eletrônico e disponibilizá-lo no site
do Poder Judiciário de Santa Catarina, publicar matérias administrativas do Poder Judiciário de Santa Catarina em periódicos de grande circulação no Estado e no Diário
Oficial, e digitalizar os acórdãos julgados
no Tribunal de
Justiça, desenvolveu, em especial, duas outras
atividades: digitalização dos acórdãos do Tribunal de Justiça e
confecção do Diário da Justiça eletrônico.
Foram digitalizados 94.295 (período de
1º de dezembro de 2013 a 19 de dezembro de 2014. Fonte: Sistema de Digitalização de
Acórdãos - SDA) acórdãos, conforme quadro abaixo.
Esses acórdãos totalizam 838.454 páginas
digitalizadas.
Número de acórdãos e
de páginas digitalizadas
Período |
Acórdãos
Digitalizados |
Páginas
Digitalizadas |
74.797 |
||
2014/01 |
2.228 |
20.296 |
2014/02 |
6.513 |
58.440 |
2014/03 |
7.166 |
66.431 |
2014/04 |
7.845 |
69.889 |
2014/05 |
7.466 |
64.002 |
2014/06 |
7.014 |
61.757 |
2014/07 |
9.027 |
77.894 |
2014/08 |
7.345 |
65.010 |
2014/09 |
8.041 |
71.892 |
2014/10 |
7.838 |
68.786 |
2014/11 |
7.626 |
67.616 |
2014/12 |
7.923 |
71.644 |
TOTAIS: |
94.295 |
838.454 |
Fonte: Sistema de
Digitalização de Acórdãos (SDA).
Fonte: Sistema de Digitalização de Acórdãos (SDA).
No mesmo período, foram diagramadas e disponibilizadas no site do Poder Judiciário de Santa
Catarina, 241 edições do Diário da
Justiça eletrônico,
uma delas extraordinária. Nessas edições foram publicadas 285.220 matérias.
Número
de matérias publicadas no Dje
Fonte: Módulo de Apoio à Editoração (MAE).
Referida Seção também foi responsável pela publicação de,
aproximadamente, 274 matérias provenientes
da Diretoria de Material e Patrimônio do Tribunal de Justiça no jornal Diário
Catarinense. No Diário Oficial do Estado foram publicadas 46 matérias do Poder Judiciário de Santa Catarina.
DIVISÃO
DE ARQUIVO E MEMÓRIA DO JUDICIÁRIO
É responsável pela guarda
centralizada dos processos judiciais arquivados e da documentação
administrativa arquivada e produzida pela Secretaria do Tribunal de Justiça catarinense.
Dentre suas principais atribuições
estão o gerenciamento do seu quadro de pessoal e das atividades relativas à
manutenção, à conservação e à limpeza dos galpões que abrigam seu acervo e os setores
administrativos, além do acompanhamento e da atualização dos fluxos das
atividades desempenhadas pelas seções a ela vinculadas.
O setor conta, atualmente, com uma equipe de 147 colaboradores, entre servidores efetivos, estagiários e
terceirizados, que atuam em 4 galpões
localizados nos municípios de São José e de Palhoça. Além disso há, em sua
estrutura, o Museu do Judiciário e a Capela Ecumênica, localizados na sede do
Tribunal de Justiça.
A Divisão de Arquivo e Memória do
Judiciário buscou como meta, no exercício de 2014, a otimização de recursos e a
organização de seu acervo, bem como agilidade no atendimento a pedidos de
desarquivamento, solicitados pelas Comarcas.
Nesse sentido, destacam-se as
seguintes metas atingidas:
·
organização de 85.000 caixas
de processos na unidade própria localizada no bairro Aririú, no município de
Palhoça, o que possibilitou a instalação de estantes porta pallets e viabilizará as obras previstas para o próximo ano;
·
finalização da organização do acervo localizado nos galpões de São
José, o que tornará viável a mudança de 160.000
caixas de processos para prédio próprio, no próximo ano;
·
identificação e catalogação de, aproximadamente, 45.000 processos judiciais findos e sem cadastros no sistema
judiciário; e
·
tratamento das pendências de desarquivamento dos últimos anos, o que
reduziu de 1% para 0,62% o índice de não atendimento.
Na Seção de Preparo Técnico foi
iniciado o trabalho de identificação e análise do seu acervo, para fins de
elaboração de planos de classificação documental e atualização das Tabelas de
Temporalidade da documentação administrativa da Secretaria do Tribunal de
Justiça de Santa Catarina, seguindo as recomendações do Conselho Nacional de
Justiça – CNJ e do Conselho Nacional de Arquivos – Conarq.
O setor recebeu, conferiu e alocou 1.943 caixas de documentos e de processos
administrativos, nos termos da Resolução n. 09/05 TJ, e ainda efetuou o
desarquivamento da documentação administrativa, conforme segue:
Estatística:
MÊS |
REMESSA FÍSICA |
REMESSA DIGITAL |
PESQUISA EM MICROFILME |
Janeiro |
182 |
83 |
126 |
Fevereiro |
136 |
151 |
209 |
Março |
146 |
77 |
237 |
Abril |
163 |
142 |
246 |
Maio |
333 |
136 |
130 |
Junho |
158 |
195 |
107 |
Julho |
91 |
75 |
213 |
Agosto |
139 |
137 |
119 |
Setembro |
145 |
183 |
143 |
Outubro |
153 |
165 |
95 |
Novembro |
220 |
122 |
232 |
Dezembro |
57 |
61 |
119 |
TOTAL GERAL |
1.918 |
1.527 |
1.976 |
Fonte: Seção de Preparo Técnico/DAMJ.
Na Seção de Controle Cadastral,
responsável pelo recebimento, conferência e alocação das caixas de processos
judiciais findos de primeiro grau, para arquivamento centralizado, tem-se a
seguinte estatística:
MÊS |
caixas
recebidas |
caixas
conferidas |
Janeiro |
0 |
106 |
Fevereiro |
0 |
150 |
Março |
1.150 |
370 |
Abril |
7.042 |
455 |
Maio |
5.775 |
3.453 |
Junho |
4.550 |
4.907 |
Julho |
4.216 |
6.255 |
Agosto |
4.053 |
5.724 |
Setembro |
4.074 |
4.770 |
Outubro |
4.015 |
4.127 |
Novembro |
5.192 |
3.929 |
Dezembro |
3.259 |
1.632 |
TOTAL GERAL |
43.326 |
35.875 |
Fonte: Seção de Controle Cadastral/DAMJ.
A Seção de
Alocação e Localização, cujas atribuições são o desarquivamento de processos
judiciais findos de Primeiro Grau, solicitados pelas Comarcas e pelos demais
setores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, assim como o rearquivamento
destes, apresentou a estatística a seguir declinada:
MÊS |
PROCESSOS DESARQUIVADOS |
PROCESSOS REARQUIVADOS |
Janeiro |
5.553 |
3.490 |
Fevereiro |
6.114 |
3.967 |
Março |
6.007 |
5.076 |
Abril |
6.663 |
5.021 |
Maio |
7.671 |
5.243 |
Junho |
5.875 |
6.305 |
Julho |
13.167 |
7.095 |
Agosto |
8.752 |
6.896 |
Setembro |
5.837 |
6.954 |
Outubro |
5.378 |
4.786 |
Novembro |
5.583 |
4.384 |
Dezembro |
3.462 |
2.851 |
TOTAL GERAL |
80.039 |
62.068 |
Fontes: Sistema SAJ/ARC e Seção de Alocação e Localização.
Na Seção de
Digitalização e Pesquisa, responsável pela preparação, digitalização, indexação
e remessa eletrônica dos processos judiciais ao Superior Tribunal de Justiça e
ao Supremo Tribunal Federal, pela guarda temporária dos autos físicos
respectivos, enquanto aguardam o julgamento nas respectivas Cortes Superiores,
e, também, pelo gerenciamento do arquivo definitivo de processos findos
originários do Tribunal de Justiça catarinense, foram coletados os seguintes
dados (Fontes: Sistemas SAJ/SG e ISTJ):
MÊS |
PROCESSOS RECEBIDOS |
PROCESSOS ENVIADOS À DRI PARA REMESSA
FÍSICA AO STJ |
PROCESSOS ENVIADOS ELETRONICAMENTE AO
STJ |
PROCESSOS ENVIADOS ELETRONICAMENTE AO
STF |
Janeiro |
522 |
0 |
717 |
9 |
Fevereiro |
1.376 |
0 |
682 |
12 |
Março |
1.596 |
0 |
923 |
11 |
Abril |
493 |
299 |
849 |
32 |
Maio |
614 |
81 |
766 |
2 |
Junho |
955 |
0 |
826 |
0 |
Julho |
1.111 |
0 |
1.201 |
14 |
Agosto |
1.004 |
0 |
1.070 |
11 |
Setembro |
1.251 |
0 |
1.057 |
18 |
Outubro |
1.156 |
103 |
985 |
5 |
Novembro |
1.006 |
0 |
942 |
17 |
Dezembro |
553 |
0 |
510 |
10 |
TOTAL GERAL |
11.637 |
483 |
10.528 |
141 |
Arquivamento e desarquivamento de
processos em guarda temporária e definitiva
MÊS |
PROCESSOS ARQUIVADOS DEFINITIVAMENTE |
PROCESSOS ARQUIVADOS TEMPORARIAMENTE |
PROCESSOS DESARQUIVADOS |
Janeiro |
254 |
509 |
727 |
Fevereiro |
643 |
713 |
489 |
Março |
525 |
356 |
1.120 |
Abril |
1.282 |
1.044 |
829 |
Maio |
1.064 |
824 |
1.337 |
Junho |
361 |
742 |
1.825 |
Julho |
832 |
1.019 |
1.707 |
Agosto |
650 |
1.298 |
466 |
Setembro |
396 |
979 |
760 |
Outubro |
655 |
641 |
889 |
Novembro |
197 |
302 |
1.142 |
Dezembro |
613 |
772 |
528 |
TOTAL GERAL |
7.472 |
9.199 |
11.819 |
Fonte: Sistema SAJ/SG.
Por fim, a Seção de Museu tem em sua
estrutura o Museu do Judiciário Catarinense, criado pela Resolução n. 4/91-TJ,
e é responsável pela aquisição, guarda, preservação, pesquisa histórica,
exposição e difusão da memória do Poder Judiciário catarinense, e pelo
funcionamento da Capela Ecumênica do Judiciário.
As atividades de difusão da memória
abrangeram a pesquisa histórica para a produção de duas obras impressas:
Projeto Resgate Histórico do CEJUR e Academia Judicial e a 3ª edição atualizada
do livro Comarcas de Santa Catarina.
No decorrer do ano, o setor realizou
atividades de preservação do acervo, que resultou na higienização,
identificação, catalogação e acondicionamento de 40.952 processos judiciais e na conservação de fotografias e
documentos administrativos de valor histórico.
Foram realizados, no Museu do
Judiciário, dois eventos propostos pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM):
a Semana Nacional de Museus (em maio) e a Primavera dos Museus (em setembro). Ademais,
o setor participou de outras programações do Poder Judiciário de Santa Catarina:
a Semana do Meio Ambiente (em junho), a Comemoração dos 123 anos do Tribunal de
Justiça (em outubro), além de palestras sobre o trabalho infantil e sobre os Juizados
Especiais. No tocante aos atendimentos, na Seção de Museu, temos a seguinte
estatística:
MÊS |
pesquisadores
atendidos |
visitantes
do museu |
Escolas
visitantes |
visitantes
da capela |
Janeiro |
1 |
10 |
- |
53 |
Fevereiro |
8 |
11 |
2 |
51 |
Março |
2 |
112 |
3 |
69 |
Abril |
11 |
312 |
9 |
69 |
Maio |
8 |
434 |
7 |
69 |
Junho |
13 |
301 |
6 |
50 |
Julho |
10 |
64 |
- |
- |
Agosto |
20 |
234 |
5 |
58 |
Setembro |
17 |
373 |
10 |
117 |
Outubro |
9 |
972 |
15 |
99 |
Novembro |
15 |
486 |
11 |
66 |
Dezembro |
13 |
18 |
- |
46 |
TOTAL GERAL |
127 |
3.327 |
68 |
747 |
Fonte: Seção de Museu/DAMJ.
DIVISÃO DE
PESQUISA E INFORMAÇÃO
A Divisão de Pesquisa e Informação tem por escopo a aquisição de
obras para Magistrados, bibliotecas setoriais e demais setores do Poder
Judiciário catarinense
e coordena a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, localizada no Tribunal
de Justiça de Santa Catarina. Em sua estrutura estão as seguintes seções: Bibliotecas
Setoriais; Processamento Técnico; e Referência.
As atividades precípuas da primeira são: orientar os atendentes
e usuários das Bibliotecas Setoriais; auxiliar os Magistrados e Assessores no
tocante às dúvidas quanto às requisições de obras bibliográficas; cadastrar,
catalogar e classificar os livros recebidos; fazer a distribuição,
empréstimo e o encaminhamento dos livros para os Magistrados e para
os demais setores do Poder Judiciário; e outras atividades relacionadas à
compra de livros.
A Seção de Processamento Técnico elabora
e encaminha a relação de obras a serem adquiridas para a Biblioteca; e realiza
o registro, indexação, catalogação e classificação dos livros, CDs, periódicos
e artigos de doutrina, adquiridos por compra ou doação. Além disso, transforma
os dados em informações disponíveis para consulta e empréstimo; elabora a
relação de obras para serem baixadas do acervo e contata instituições públicas
interessadas em adquiri-las; bem assim dispensa os necessários cuidados
especiais às obras raras.
Na Seção de
Referência, são fornecidos suportes informacionais e promovida orientação e
interação com o usuário. É disponibilizada assistência direta e técnica, com a divulgação
dos serviços oferecidos pela Biblioteca. Na Divisão foram coletados os seguintes dados:
Mês |
Livros
preparados para Biblioteca |
Periódicos
para Biblioteca |
Indexação de
artigos de periódicos |
Livros para
Magistrados e demais setores |
Livros para
bibliotecas setoriais |
Empréstimo
de obras |
Janeiro |
126 |
36 |
405 |
1.084 |
255 |
1.567 |
Fevereiro |
75 |
18 |
213 |
655 |
117 |
1.858 |
Março |
7 |
22 |
29 |
580 |
0 |
2.522 |
Abril |
28 |
35 |
506 |
1.475 |
24 |
2.713 |
Maio |
12 |
87 |
1.422 |
815 |
6 |
2.880 |
Junho |
131 |
33 |
553 |
1.050 |
194 |
2.483 |
Julho |
359 |
35 |
563 |
2.765 |
403 |
2.268 |
Agosto |
69 |
41 |
757 |
1.367 |
151 |
2.433 |
Setembro |
11 |
58 |
1.029 |
4 |
9 |
2.706 |
Outubro |
22 |
35 |
436 |
694 |
54 |
2.792 |
Novembro |
373 |
40 |
829 |
562 |
968 |
2.210 |
Dezembro |
141 |
43 |
576 |
1.307 |
106 |
1.356 |
TOTAL |
1.354 |
483 |
7.318 |
12.358 |
2.287 |
27.788 |
Fontes: Sistema
Pergamum; controle estatístico da Divisão.
Assinaturas de periódicos |
|
Títulos de jornais |
6 |
Títulos de revistas |
78 |
DVD Juris Síntese |
1 |
IBCCrim |
2 |
Zênite |
1 |
TOTAL |
88 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Livros para as
Bibliotecas Setoriais – Setores beneficiados
Livros para
Bibliotecas Setoriais |
|||||||||||||||
|
Concórdia |
Blumenau |
Balneário Camboriú |
Itajaí |
Chapecó |
Lages |
Joinville |
Tubarão |
Laguna |
Araranguá |
São José |
Orleans |
Palhoça |
Academia Judicial |
Total |
JAN |
17 |
20 |
20 |
15 |
25 |
19 |
21 |
21 |
17 |
18 |
15 |
18 |
18 |
11 |
255 |
FEV |
6 |
8 |
8 |
6 |
9 |
6 |
8 |
8 |
6 |
6 |
4 |
6 |
7 |
29 |
117 |
MAR |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
ABR |
2 |
1 |
1 |
1 |
1 |
2 |
5 |
1 |
2 |
2 |
2 |
1 |
2 |
1 |
24 |
MAI |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
2 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
3 |
6 |
JUN |
14 |
15 |
15 |
13 |
16 |
14 |
15 |
15 |
13 |
13 |
11 |
14 |
12 |
14 |
194 |
JUL |
28 |
31 |
29 |
28 |
33 |
30 |
39 |
32 |
29 |
28 |
17 |
29 |
29 |
21 |
403 |
AGO |
10 |
14 |
11 |
7 |
9 |
12 |
29 |
8 |
12 |
11 |
5 |
7 |
13 |
3 |
151 |
SET |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
3 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
5 |
9 |
OUT |
3 |
4 |
3 |
2 |
4 |
3 |
4 |
4 |
3 |
3 |
2 |
2 |
3 |
14 |
54 |
NOV |
84 |
84 |
84 |
85 |
86 |
84 |
85 |
86 |
75 |
77 |
68 |
26 |
24 |
20 |
968 |
DEZ |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
50 |
56 |
0 |
106 |
Total |
164 |
178 |
171 |
158 |
183 |
170 |
211 |
175 |
157 |
158 |
124 |
153 |
164 |
121 |
2.287 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão