DIRETORIA DE SAÚDE
A
Diretoria tem por objetivo supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas
à saúde dos colaboradores do Poder Judiciário, por meio de prevenção,
diagnóstico, tratamento e ações de vigilância à saúde nos ambientes de
trabalho. O relatório a seguir representa as atividades desenvolvidas pela
Diretoria de Saúde - DS, no exercício de 2014.
1 – Junta Médica
A
Junta Médica, Órgão Médico Oficial do Poder Judiciário de Santa Catarina,
vinculada à Diretoria de Saúde, tem como atribuições analisar e emitir
pareceres em todos os processos de licença para tratamento de saúde, de
aposentadoria por invalidez, de admissão de servidores em concurso público do
quadro do Poder Judiciário e de outros problemas relacionados
à saúde.
Relatório geral das atividades
LICENÇA PARA TRATAMENTO DE
SAÚDE |
1.815 |
LICENÇA PARA TRATAMENTO DE
SAÚDE EM PRORROGAÇÃO |
554 |
LICENÇA PARA TRATAMENTO DE
SAÚDE EM PESSOA DA FAMÍLIA |
1.641 |
LICENÇA GESTAÇÃO |
133 |
RECONSIDERAÇÃO |
39 |
ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA E
DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA |
33 |
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ |
13 |
READAPTAÇÃO |
37 |
REMOÇÃO |
25 |
RELOTAÇÃO |
3 |
ACIDENTE DE TRABALHO E
ACIDENTE EM SERVIÇO |
8 |
PRORROGAÇÃO DA READAPTAÇÃO |
9 |
LICENÇA PARA TRATAMENTO EM PESSOA
DA FAMÍLIA EM PRORROGAÇÃO |
81 |
REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA |
16 |
GRATIFICAÇÃO DE INSALUBRIDADE |
19 |
GRATIFICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE |
7 |
PRORROGAÇÃO DA ISENÇÃO DO
IMPOSTO DE RENDA |
1 |
PERÍCIAS |
311 |
DISPOSIÇÃO |
3 |
PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS |
9 |
LICENÇA ESPECIAL |
1 |
AUXILÍO-DOENÇA |
2 |
DISPENSA DE PLANTÃO |
2 |
PRORROGAÇÃO PARA POSSE |
1 |
DILIGÊNCIA |
3 |
ADMISSÃO |
389 |
OUTROS |
14 |
TOTAL DE PROCESSOS DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2014 |
5.169 |
2
– Divisão de Saúde Ambulatorial
A
Divisão de Saúde Ambulatorial atua na coordenação e acompanhamento das
atribuições das respectivas seções; providencia o atendimento e acompanhamento
ambulatorial de magistrados, servidores e seus respectivos dependentes; agenda
o atendimento ambulatorial de emergência; atua na realização, acompanhamento e
contribuição de campanhas preventivas e educativas na área da saúde; participa
da elaboração de projetos na área da saúde.
Vacina da gripe
O
objetivo da vacina da gripe é imunizar os magistrados, servidores ativos
(efetivos, comissionados e à disposição), residentes judiciais e estagiários. No ano de
2014, por intermédio da empresa Imunizar, foram aplicadas 8103 vacinas, sendo estas administradas em 124 unidades do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.
Atendimento de emergência Unimed
Este
serviço tem por finalidade a prestação de atendimento em emergência e/ou
urgência médica, em 13 áreas
protegidas do Poder Judiciário, dentro da grande Florianópolis. É um serviço
especializado de atendimento médico móvel, objetivando a preservação da vida de
funcionários, colaboradores e daqueles que necessitarem circular/permanecer nas
dependências das unidades protegidas. No ano de 2014 foram atendidos 16 casos de emergências médicas.
Relatório geral dos atendimentos
médicos
PROFISSIONAL |
Nº DE CONSULTAS |
Graciela de Oliveira Richter |
1.534 |
José Carlos Nascimento |
959 |
Karina Cocco Monteiro de
Freitas |
819 |
Leisa Maria Leal |
592 |
Luiz Alberto Neves May |
592 |
Renato Grillo Flach |
1.036 |
TIPO DE FUNCIONÁRIO ATENDIDO |
Nº DE CONSULTAS |
Aposentados |
238 |
Assessores |
93 |
Dependentes |
425 |
Estagiários |
74 |
Funcionários |
3.921 |
Militares |
7 |
Outros |
28 |
Terceirizados |
367 |
TOTAL |
5.153 |
Seção
de Enfermagem
O
propósito do serviço de enfermagem é intervir de forma integrada com os demais
setores do ambulatório médico na assistência à saúde dos magistrados,
servidores e seus dependentes, bem como exercer atividades de prevenção,
promoção e recuperação da saúde em geral. Além do público-alvo citado acima, os
serviços da Seção de Enfermagem também foram utilizados por voluntários,
aposentados, terceirizados, estagiários e servidores em processo de admissão.
Relatório estatístico dos
atendimentos na Enfermagem
12/2014 |
Desembargador |
Juiz |
Servidor efetivo |
Servidor comis. |
Terceirizado |
Aposentado |
Dependente |
Estagiário |
Voluntário |
Admissão |
Outros |
Total |
Comprimido |
21 |
6 |
695 |
77 |
424 |
9 |
2 |
145 |
2 |
0 |
12 |
1.393 |
Líquido |
5 |
0 |
54 |
38 |
20 |
0 |
1 |
4 |
1 |
0 |
1 |
124 |
Controlado |
0 |
0 |
4 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
4 |
Pressão arterial |
54 |
11 |
665 |
31 |
327 |
28 |
1 |
34 |
0 |
11 |
11 |
1.173 |
Eletrocardiograma |
2 |
3 |
7 |
1 |
0 |
2 |
0 |
0 |
0 |
3 |
0 |
18 |
Curativo |
5 |
5 |
54 |
1 |
28 |
0 |
2 |
9 |
0 |
0 |
7 |
111 |
Retirada de pontos |
3 |
0 |
6 |
0 |
1 |
0 |
2 |
1 |
0 |
0 |
0 |
13 |
Nebulização |
3 |
1 |
30 |
3 |
14 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
51 |
Injeção intramuscular |
6 |
5 |
118 |
3 |
25 |
1 |
2 |
2 |
0 |
0 |
0 |
162 |
Injeção subcutânea |
0 |
0 |
32 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
32 |
Injeção endovenosa |
1 |
0 |
12 |
1 |
2 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
17 |
Emergência |
5 |
6 |
152 |
15 |
29 |
0 |
0 |
15 |
0 |
0 |
1 |
223 |
Total |
105 |
37 |
1.829 |
170 |
870 |
40 |
11 |
210 |
3 |
14 |
32 |
3.321 |
Atividades desenvolvidas pela
Psicologia
·
Atendimento, acompanhamento e tratamento psicológico
(psicoterapia) de servidores ativos e inativos, magistrados ativos e inativos;
comissionados e servidores encaminhados pela Junta Médica e Diretoria de
Recursos Humanos.
·
Avaliação psicológica dos servidores em licença para tratamento
de saúde, em processos de readaptação, relotação, aposentadoria por invalidez e
admissão em caso de dúvidas quanto à saúde psicológica.
·
Avaliação Psicológica dos candidatos ao concurso para ingresso
na atividade Notarial e de Registro.
Atendimento psicológico por
profissional
PROFISSIONAL |
Nº DE CONSULTAS |
Fernanda Chede Rotolo Caldas |
533 |
Liliane Cardoso Pereira |
564 |
Luciana Raupp Di Bernandi |
324 |
Marilda Marcondes de Mattos |
297 |
TIPO DE FUNCIONÁRIO ATENDIDO |
Nº DE CONSULTAS |
Admissão |
9 |
Aposentados |
14 |
Assessores |
47 |
Dependentes |
5 |
Estagiários |
3 |
Funcionários |
1.532 |
Magistrados |
54 |
Outros |
34 |
Terceirizados |
20 |
TOTAL |
1.718 |
Atividades desenvolvidas pelo Serviço
Social
·
Elaboração de estudos sociais, por meio de entrevistas, visitas
domiciliares, visitas aos locais de trabalho,
atendimento e orientação aos servidores quanto à remoção, relotação, nos
processos remetidos pela Junta Médica.
·
Auxilia no encaminhamento de servidores para internação e
tratamento em clínicas especializadas, de acordo com a demanda.
·
Monitoramento de servidores que estão em disfunção ou
readaptação por problemas de saúde. Orientação e esclarecimentos aos servidores
que buscam informações referentes a situações de saúde e suas implicações.
Relatório anual das atividades
desenvolvidas pelo Serviço Social
TIPO DE ATIVIDADES |
Nº DE ATIDIDADES |
Pareceres para junta médica |
138 |
Entrevistas |
401 |
Visitas domiciliares,
instituições de Saúde e locais de trabalho |
70 |
Cidades visitadas |
192 |
Seção
de Farmácia
A
Seção de farmácia tem por objeto oferecer, exclusivamente, aos magistrados, aos
servidores, ativos e inativos e dependentes dos mesmos, medicamentos a preço de
custo mediante apresentação de prescrição médica/odontológica. A farmácia
atende a todas as Comarcas e Circunscrições. No ano de 2014, foram realizados 10.043 atendimentos, conforme tabela
que segue:
Poder Judiciário 09/12/2013 a 08/12/2014 |
n° de atendimentos |
TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
5.124 |
COMARCA DA CAPITAL |
913 |
APOSENTADOS |
457 |
COMARCA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ |
286 |
COMARCA DE BLUMENAU |
213 |
COMARCA DE ITAJAÍ |
134 |
COMARCA DE CRICIÚMA |
131 |
COMARCA DE JOINVILLE |
130 |
COMARCA DE TURVO |
116 |
COMARCA DE PALMITOS |
99 |
COMARCA DE ANITA GARIBALDI |
86 |
COMARCA DE SÃO JOAQUIM |
80 |
COMARCA DE CHAPECÓ |
76 |
COMARCA DE LAGES |
74 |
COMARCA DE RIO DO SUL |
74 |
COMARCA DE PAPANDUVA |
70 |
COMARCA DE SÃO JOAO BATISTA |
70 |
COMARCA DE SÃO JOSE |
69 |
COMARCA DE ABELARDO LUZ |
68 |
COMARCA DE BRAÇO DO NORTE |
68 |
COMARCA DE PALHOÇA |
67 |
COMARCA DE CURITIBANOS |
65 |
COMARCA DE BAL. PIÇARRAS |
61 |
COMARCA DE BOM RETIRO |
59 |
COMARCA DE MONDAÍ |
56 |
COMARCA DE QUILOMBO |
56 |
COMARCA DE TUBARÃO |
50 |
COM. DE STO. AMARO DA IMPERATRIZ |
49 |
COMARCA DE GASPAR |
44 |
COMARCA DE BIGUACU |
43 |
COMARCA DE URUSSANGA |
42 |
COMARCA DE PRESIDENTE GETÚLIO |
41 |
COMARCA DE ORLEANS |
40 |
COMARCA DE BRUSQUE |
39 |
COMARCA DE XANXERÊ |
38 |
COMARCA DE IMBITUBA |
36 |
COMARCA DE CORONEL FREITAS |
33 |
COMARCA DE ITUPORANGA |
32 |
COMARCA DE RIO NEGRINHO |
32 |
COMARCA DE LAGUNA |
31 |
COMARCA DE URUBICI |
31 |
COMARCA DE SEARA |
28 |
COMARCA DE MARAVILHA |
26 |
COMARCA DE JARAGUÁ DO SUL |
25 |
COMARCA DE BARRA VELHA |
24 |
COMARCA DE RIO DO CAMPO |
24 |
COMARCA DE TIMBÓ |
24 |
COMARCA DE NAVEGANTES |
22 |
COMARCA DE PONTE SERRADA |
21 |
COMARCA DE SÃO BENTO DO SUL |
21 |
COMARCA DE ARARANGUÁ |
19 |
COMARCA DE FRAIBURGO |
19 |
COMARCA DE IÇARA |
19 |
COMARCA DE LAURO MÜLLER |
19 |
COMARCA DE PINHALZINHO |
19 |
COMARCA DE ITAIÓPOLIS |
18 |
COMARCA DE CAMPOS NOVOS |
17 |
COMARCA DE MAFRA |
17 |
COMARCA DE SÃO MIGUEL DO OESTE |
17 |
COMARCA DE CAMPO ERÊ |
16 |
COMARCA DE IPUMIRIM |
16 |
COMARCA DE ITAPEMA |
16 |
COMARCA DE IBIRAMA |
15 |
COMARCA DE ANCHIETA |
14 |
COMARCA DE ASCURRA |
14 |
COMARCA DE CUNHA PORÃ |
14 |
COMARCA DE INDAIAL |
14 |
COMARCA DE ITAPIRANGA |
14 |
COMARCA DE RIO DO OESTE |
14 |
COMARCA DE SÃO LOURENÇO DO OESTE |
14 |
COMARCA DE DIONÍSIO CERQUEIRA |
13 |
COMARCA DE OTACÍLIO COSTA |
13 |
COMARCA DE MELEIRO |
12 |
COMARCA DE SÃO JOSÉ DO CEDRO |
12 |
COMARCA DE MODELO |
11 |
COMARCA DE SANTA ROSA DO SUL |
10 |
COMARCA DE VIDEIRA |
10 |
COMARCA DE CORREIA PINTO |
9 |
COMARCA DE SOMBRIO |
9 |
COMARCA DE JAGUARUNA |
8 |
COMARCA DE SÃO DOMINGOS |
8 |
COMARCA DE TAIÓ |
8 |
COMARCA DE CANOINHAS |
7 |
COMARCA DE DESCANSO |
7 |
COMARCA DE SÃO CARLOS |
7 |
COMARCA DE TROMBUDO CENTRAL |
7 |
COMARCA DE HERVAL DO OESTE |
6 |
COMARCA DE TIJUCAS |
6 |
COMARCA DE IMARUÍ |
5 |
COMARCA DE ITÁ |
5 |
COMARCA DE PORTO BELO |
5 |
COMARCA DE XAXIM |
5 |
COMARCA DE GUARAMIRIM |
4 |
COMARCA DE POMERODE |
4 |
COMARCA DE PORTO UNIÃO |
4 |
COMARCA DE CAPIVARI DE BAIXO |
3 |
COMARCA DE GAROPABA |
3 |
COMARCA DE IMBITUBA |
3 |
COMARCA DE LEBON RÉGIS |
3 |
COMARCA DE SOMBRIO |
3 |
COMARCA DE CAÇADOR |
2 |
COMARCA DE CAPINZAL |
2 |
COMARCA DE JARAGUÁ DO SUL |
2 |
COMARCA DE PORTO BELO |
2 |
COMARCA DE ARMAZÉM |
1 |
COMARCA DE SANTA CECÍLIA |
1 |
TOTAL GERAL |
10.043 |
3 – Divisão de
Saúde Oral
A Divisão de Saúde Oral presta serviços contínuos de
atendimento odontológico aos Membros e Servidores do Poder Judiciário de Santa
Catarina e seus dependentes, nos termos da Resolução 01/93-GP. Atualmente, é composta por 5 odontólogos, que atuam nas áreas de
Prevenção, Dentística Restauradora, Prótese, Endodontia e Cirurgia Oral Menor.
Relatório de produtividade da Divisão
de Saúde Oral – período de 1º de dezembro de 2013 a 30 de novembro de 2014
DENTISTAS |
Pacientes |
Consultas |
Procedimentos |
Dias Úteis |
Não Trab. |
Outras ativ. |
Dias atend. |
Proc/ dias/ dent. |
Eduardo Dutra da Silva |
90 |
113 |
279 |
103 |
3 |
101 |
2,76 |
|
José Eduardo C. Shiozawa |
440 |
511 |
1.254 |
52 |
15 |
170 |
7,38 |
|
Maria Eugênia B. Burg |
669 |
760 |
1.409 |
37 |
2 |
186 |
7,58 |
|
Lauro Bragaglia |
400 |
541 |
2.156 |
50 |
5 |
172 |
12,53 |
|
Reginaldo Reitz |
527 |
643 |
1.183 |
2 |
0 |
221 |
5,35 |
|
TOTAL |
2.126 |
2.568 |
6.281 |
203 |
244 |
850 |
7,39 |
Fonte: Dados coletados do software de gerenciamento odontológico Prodent
4 - Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional
A divisão tem por missão contribuir para o desenvolvimento e preservação
da segurança e da saúde dos trabalhadores do Poder Judiciário de Santa
Catarina, oferecendo serviços especializados que têm como princípio fundamental
a melhoria contínua. Para alcançar o bem-estar pessoal e social dos envolvidos
e dos assistidos - objetivo da divisão - são desenvolvidos trabalhos de orientação
aos servidores, magistrados, estagiários e terceirizados, para que façam o
melhor uso dos equipamentos e mobiliário disponibilizados. Além disso, a
divisão elabora avaliações do mobiliário, dos equipamentos de proteção e dos
ambientes de trabalho, para então propor adequações entre eles e às
necessidades de trabalho/trabalhador, com consequente controle
dos riscos inerentes às funções.
Dentre as ações desenvolvidas pela Divisão em 2014 destacamos:
·
Aquisição de cadeiras para pessoas altas, de pequeno
porte e para portadores de obesidade;
·
Avaliação, a pedido da Junta Médica, de ambientes de trabalho,
com levantamento de riscos ambientais e de riscos associados ao trabalho para
relotação de servidores que possuem limitações físicas;
·
Avaliação e definição de novos equipamentos de proteção para
servidores e magistrados;
·
Desenvolvimento de projeto para atendimento às necessidades nas
salas de audiências e turmas de recursos;
·
Identificação dos equipamentos e mobiliários destinados ao
grupo de trabalhadores que ficam fora da considerada média da população
brasileira e catarinense, tendo como propósito a garantia de proteção do
trabalhador;
·
Elaboração de projeto básico para aquisição de acessórios
ergonômicos;
·
Avaliação de novos acessórios ergonômicos para servidores e
magistrados;
·
Avaliação do Foro da Comarca de Laguna devido à enchente sofrida
no prédio no final de 2013; e
·
Plano de proteção contra enxames de abelhas no Foro Norte da
Ilha – Unidade Santo Antônio de Lisboa.
Atividades de rotina da divisão realizadas ao longo do ano
AÇÃO |
2013 |
2014 |
VARIAÇÃO |
Avaliação ambiental |
7 |
32 |
357% |
Distribuição de EPI |
75 |
48 |
-36% |
Implantação de PPRA |
0 |
0 |
0 |
Especificação de mobiliário |
40 |
18 |
-55% |
Resposta processual e
pareceres |
73 |
51 |
-30% |
Participação nas palestras de
Ambientação Funcional |
11 |
8 |
-27% |
Programa
de Controle de Saúde Ocupacional |
2 |
2 |
0 |
Avaliação de amostras de
mobiliário |
8 |
22 |
175% |
Avaliação de amostras de
acessórios ergonômicos |
8 |
0 |
-100% |
Intervenções ergonômicas
(gráfico 1) |
280 |
277 |
-1% |
Avaliação de dados antropométricos
dos servidores e magistrados do PJSC (gráfico 2) |
661 |
353 |
-47% |
Distribuição de acessórios
ergonômicos (gráfico 3) |
2.095 |
601 |
-71% |
Fonte: Dados internos da DSSO
Os números negativos mostram que houve um decréscimo no fornecimento de
materiais devido aos ambientes já atendidos em anos anteriores, tal qual
acontece com a distribuição de apoios de mouse e teclado que
começaram a ser trocados a partir de 2014 devido ao desgaste e com fins de
garantir a preservação da higiene ocupacional. Também motivou a negatividade
desses indicadores a quantidade insuficiente de RH especializado na Divisão e a
demanda crescente de novos serviços. A redução na distribuição dos EPI’s aponta
para um controle maior das fontes de riscos detectadas no PJSC.
SESMT – Serviços Especializados de
Segurança e Medicina do Trabalho
A
SESMT possui demanda controlada pelo fato de não contar, em seu quadro, com
agentes especializados e devido a isso fica impossibilitada de avaliação e
controle de novos ambientes. Essa seção tem por objetivo a elaboração dos
Laudos Técnicos de Insalubridade e Periculosidade, o desenvolvimento dos
Programas Médicos de Controle da Saúde Ocupacional e a atenção ao controle de
riscos de acidentes de trabalho e prevenção das doenças ocupacionais.
Seção de Ergonomia
Ela
busca a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e o seu trabalho.
Tem por premissa a melhora da qualidade de vida do servidor, com o aumento da
eficiência do trabalho humano, diminuição da rotatividade e do absenteísmo. Além
disso, a seção participa da elaboração de projetos básicos para aquisição de
mobiliário, dos acessórios ergonômicos e realiza avaliações dos ambientes de
trabalho e posteriores adequações ergonômicas entre o posto de trabalho e o
usuário.
Dentre as ações desenvolvidas pela
Seção de Ergonomia em 2014 destacamos:
·
Avaliação, a pedido da Junta Médica, de ambientes de trabalho,
com levantamento de riscos ambientais e de riscos associados ao trabalho para
relotação de servidores que possuem limitações físicas;
·
Avaliação e definição de novos equipamentos de proteção para
servidores e magistrados;
·
Desenvolvimento de projeto para atendimento às necessidades nas
salas de audiências e turmas de recursos;
·
Elaboração de projeto básico para aquisição de acessórios ergonômicos;
·
Avaliação ergonômica dos postos de trabalho da Comarca da
Capital – Fórum Norte da Ilha e Fórum Des. Eduardo Luz;
·
Participação no Projeto Experimental de Teletrabalho.
Atividades de rotina da Seção de
Ergonomia durante o ano de 2014:
1)
Intervenções Ergonômicas:
2)
Avaliação de Planilhas Antropométricas:
3) Disponibilização de Acessórios
Ergonômicos:
Obs: Neste ano não foram comprados
acessórios ergonômicos, apenas distribuídos os que restavam no estoque.