DIRETORIA DE SAÚDE

 

 

A Diretoria tem por objetivo supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas à saúde dos colaboradores do Poder Judiciário, por meio de prevenção, diagnóstico, tratamento e ações de vigilância à saúde nos ambientes de trabalho. O relatório a seguir representa as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Saúde - DS, no exercício de 2014.

 

1 – Junta Médica

 

A Junta Médica, Órgão Médico Oficial do Poder Judiciário de Santa Catarina, vinculada à Diretoria de Saúde, tem como atribuições analisar e emitir pareceres em todos os processos de licença para tratamento de saúde, de aposentadoria por invalidez, de admissão de servidores em concurso público do quadro do Poder Judiciário e de outros problemas relacionados à saúde.

 

Relatório geral das atividades

 

LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

1.815

LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE EM PRORROGAÇÃO

554

LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE EM PESSOA DA FAMÍLIA

1.641

LICENÇA GESTAÇÃO

133

RECONSIDERAÇÃO

39

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA

33

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

13

READAPTAÇÃO

37

REMOÇÃO

25

RELOTAÇÃO

3

ACIDENTE DE TRABALHO E ACIDENTE EM SERVIÇO

8

PRORROGAÇÃO DA READAPTAÇÃO

9

LICENÇA PARA TRATAMENTO EM PESSOA DA FAMÍLIA EM PRORROGAÇÃO

81

REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA

16

GRATIFICAÇÃO DE INSALUBRIDADE

19

GRATIFICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE

7

PRORROGAÇÃO DA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

1

PERÍCIAS

311

DISPOSIÇÃO

3

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

9

LICENÇA ESPECIAL

1

AUXILÍO-DOENÇA

2

DISPENSA DE PLANTÃO

2

PRORROGAÇÃO PARA POSSE

1

DILIGÊNCIA

3

ADMISSÃO

389

OUTROS

14

TOTAL DE PROCESSOS DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2014

5.169

 

 

2 – Divisão de Saúde Ambulatorial

 

A Divisão de Saúde Ambulatorial atua na coordenação e acompanhamento das atribuições das respectivas seções; providencia o atendimento e acompanhamento ambulatorial de magistrados, servidores e seus respectivos dependentes; agenda o atendimento ambulatorial de emergência; atua na realização, acompanhamento e contribuição de campanhas preventivas e educativas na área da saúde; participa da elaboração de projetos na área da saúde.

 

Vacina da gripe

 

O objetivo da vacina da gripe é imunizar os magistrados, servidores ativos (efetivos, comissionados e à disposição), residentes judiciais e estagiários. No ano de 2014, por intermédio da empresa Imunizar, foram aplicadas 8103 vacinas, sendo estas administradas em 124 unidades do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.

 

Atendimento de emergência Unimed

 

Este serviço tem por finalidade a prestação de atendimento em emergência e/ou urgência médica, em 13 áreas protegidas do Poder Judiciário, dentro da grande Florianópolis. É um serviço especializado de atendimento médico móvel, objetivando a preservação da vida de funcionários, colaboradores e daqueles que necessitarem circular/permanecer nas dependências das unidades protegidas. No ano de 2014 foram atendidos 16 casos de emergências médicas.

 

Relatório geral dos atendimentos médicos

 

PROFISSIONAL

Nº DE CONSULTAS

Graciela de Oliveira Richter

1.534

José Carlos Nascimento

959

Karina Cocco Monteiro de Freitas

819

Leisa Maria Leal

592

Luiz Alberto Neves May

592

Renato Grillo Flach

1.036

 

TIPO DE FUNCIONÁRIO ATENDIDO

Nº DE CONSULTAS

Aposentados

238

Assessores

93

Dependentes

425

Estagiários

74

Funcionários

3.921

Militares

7

Outros

28

Terceirizados

367

TOTAL

5.153

 

Seção de Enfermagem

 

O propósito do serviço de enfermagem é intervir de forma integrada com os demais setores do ambulatório médico na assistência à saúde dos magistrados, servidores e seus dependentes, bem como exercer atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde em geral. Além do público-alvo citado acima, os serviços da Seção de Enfermagem também foram utilizados por voluntários, aposentados, terceirizados, estagiários e servidores em processo de admissão.

 

Relatório estatístico dos atendimentos na Enfermagem

 

12/2014

Desembargador

Juiz

Servidor efetivo

Servidor comis.

Terceirizado

Aposentado

Dependente

Estagiário

Voluntário

Admissão

Outros

Total

Comprimido

21

6

695

77

424

9

2

145

2

0

12

1.393

Líquido

5

0

54

38

20

0

1

4

1

0

1

124

Controlado

0

0

4

0

0

0

0

0

0

0

0

4

Pressão arterial

54

11

665

31

327

28

1

34

0

11

11

1.173

Eletrocardiograma

2

3

7

1

0

2

0

0

0

3

0

18

Curativo

5

5

54

1

28

0

2

9

0

0

7

111

Retirada de pontos

3

0

6

0

1

0

2

1

0

0

0

13

Nebulização

3

1

30

3

14

0

0

0

0

0

0

51

Injeção intramuscular

6

5

118

3

25

1

2

2

0

0

0

162

Injeção subcutânea

0

0

32

0

0

0

0

0

0

0

0

32

Injeção endovenosa

1

0

12

1

2

0

1

0

0

0

0

17

Emergência

5

6

152

15

29

0

0

15

0

0

1

223

Total

105

37

1.829

170

870

40

11

210

3

14

32

3.321

 

Atividades desenvolvidas pela Psicologia

 

·         Atendimento, acompanhamento e tratamento psicológico (psicoterapia) de servidores ativos e inativos, magistrados ativos e inativos; comissionados e servidores encaminhados pela Junta Médica e Diretoria de Recursos Humanos.

·         Avaliação psicológica dos servidores em licença para tratamento de saúde, em processos de readaptação, relotação, aposentadoria por invalidez e admissão em caso de dúvidas quanto à saúde psicológica.

·         Avaliação Psicológica dos candidatos ao concurso para ingresso na atividade Notarial e de Registro.

 

Atendimento psicológico por profissional

 

PROFISSIONAL

Nº DE CONSULTAS

Fernanda Chede Rotolo Caldas

533

Liliane Cardoso Pereira

564

Luciana Raupp Di Bernandi

324

Marilda Marcondes de Mattos

297

TIPO DE FUNCIONÁRIO ATENDIDO

Nº DE CONSULTAS

Admissão

9

Aposentados

14

Assessores

47

Dependentes

5

Estagiários

3

Funcionários

1.532

Magistrados

54

Outros

34

Terceirizados

20

TOTAL

1.718

 

Atividades desenvolvidas pelo Serviço Social

 

·        Elaboração de estudos sociais, por meio de entrevistas, visitas domiciliares, visitas aos locais de trabalho, atendimento e orientação aos servidores quanto à remoção, relotação, nos processos remetidos pela Junta Médica.

·        Auxilia no encaminhamento de servidores para internação e tratamento em clínicas especializadas, de acordo com a demanda.

·        Monitoramento de servidores que estão em disfunção ou readaptação por problemas de saúde. Orientação e esclarecimentos aos servidores que buscam informações referentes a situações de saúde e suas implicações.

 

Relatório anual das atividades desenvolvidas pelo Serviço Social

 

TIPO DE ATIVIDADES

Nº DE ATIDIDADES

Pareceres para junta médica

138

Entrevistas

401

Visitas domiciliares, instituições de Saúde e locais de trabalho

70

Cidades visitadas

192

 

Seção de Farmácia

 

A Seção de farmácia tem por objeto oferecer, exclusivamente, aos magistrados, aos servidores, ativos e inativos e dependentes dos mesmos, medicamentos a preço de custo mediante apresentação de prescrição médica/odontológica. A farmácia atende a todas as Comarcas e Circunscrições. No ano de 2014, foram realizados 10.043 atendimentos, conforme tabela que segue:

 

Poder Judiciário

09/12/2013 a 08/12/2014

n° de atendimentos

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

5.124

COMARCA DA CAPITAL

913

APOSENTADOS

457

COMARCA DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

286

COMARCA DE BLUMENAU

213

COMARCA DE ITAJAÍ

134

COMARCA DE CRICIÚMA

131

COMARCA DE JOINVILLE

130

COMARCA DE TURVO

116

COMARCA DE PALMITOS

99

COMARCA DE ANITA GARIBALDI

86

COMARCA DE SÃO JOAQUIM

80

COMARCA DE CHAPECÓ

76

COMARCA DE LAGES

74

COMARCA DE RIO DO SUL

74

COMARCA DE PAPANDUVA

70

COMARCA DE SÃO JOAO BATISTA

70

COMARCA DE SÃO JOSE

69

COMARCA DE ABELARDO LUZ

68

COMARCA DE BRAÇO DO NORTE

68

COMARCA DE PALHOÇA

67

COMARCA DE CURITIBANOS

65

COMARCA DE BAL. PIÇARRAS

61

COMARCA DE BOM RETIRO

59

COMARCA DE MONDAÍ

56

COMARCA DE QUILOMBO

56

COMARCA DE TUBARÃO

50

COM. DE STO. AMARO DA IMPERATRIZ

49

COMARCA DE GASPAR

44

COMARCA DE BIGUACU

43

COMARCA DE URUSSANGA

42

COMARCA DE PRESIDENTE GETÚLIO

41

COMARCA DE ORLEANS

40

COMARCA DE BRUSQUE

39

COMARCA DE XANXERÊ

38

COMARCA DE IMBITUBA

36

COMARCA DE CORONEL FREITAS

33

COMARCA DE ITUPORANGA

32

COMARCA DE RIO NEGRINHO

32

COMARCA DE LAGUNA

31

COMARCA DE URUBICI

31

COMARCA DE SEARA

28

COMARCA DE MARAVILHA

26

COMARCA DE JARAGUÁ DO SUL

25

COMARCA DE BARRA VELHA

24

COMARCA DE RIO DO CAMPO

24

COMARCA DE TIMBÓ

24

COMARCA DE NAVEGANTES

22

COMARCA DE PONTE SERRADA

21

COMARCA DE SÃO BENTO DO SUL

21

COMARCA DE ARARANGUÁ

19

COMARCA DE FRAIBURGO

19

COMARCA DE IÇARA

19

COMARCA DE LAURO MÜLLER

19

COMARCA DE PINHALZINHO

19

COMARCA DE ITAIÓPOLIS

18

COMARCA DE CAMPOS NOVOS

17

COMARCA DE MAFRA

17

COMARCA DE SÃO MIGUEL DO OESTE

17

COMARCA DE CAMPO ERÊ

16

COMARCA DE IPUMIRIM

16

COMARCA DE ITAPEMA

16

COMARCA DE IBIRAMA

15

COMARCA DE ANCHIETA

14

COMARCA DE ASCURRA

14

COMARCA DE CUNHA PORÃ

14

COMARCA DE INDAIAL

14

COMARCA DE ITAPIRANGA

14

COMARCA DE RIO DO OESTE

14

COMARCA DE SÃO LOURENÇO DO OESTE

14

COMARCA DE DIONÍSIO CERQUEIRA

13

COMARCA DE OTACÍLIO COSTA

13

COMARCA DE MELEIRO

12

COMARCA DE SÃO JOSÉ DO CEDRO

12

COMARCA DE MODELO

11

COMARCA DE SANTA ROSA DO SUL

10

COMARCA DE VIDEIRA

10

COMARCA DE CORREIA PINTO

9

COMARCA DE SOMBRIO

9

COMARCA DE JAGUARUNA

8

COMARCA DE SÃO DOMINGOS

8

COMARCA DE TAIÓ

8

COMARCA DE CANOINHAS

7

COMARCA DE DESCANSO

7

COMARCA DE SÃO CARLOS

7

COMARCA DE TROMBUDO CENTRAL

7

COMARCA DE HERVAL DO OESTE

6

COMARCA DE TIJUCAS

6

COMARCA DE IMARUÍ

5

COMARCA DE ITÁ

5

COMARCA DE PORTO BELO

5

COMARCA DE XAXIM

5

COMARCA DE GUARAMIRIM

4

COMARCA DE POMERODE

4

COMARCA DE PORTO UNIÃO

4

COMARCA DE CAPIVARI DE BAIXO

3

COMARCA DE GAROPABA

3

COMARCA DE IMBITUBA

3

COMARCA DE LEBON RÉGIS

3

COMARCA DE SOMBRIO

3

COMARCA DE CAÇADOR

2

COMARCA DE CAPINZAL

2

COMARCA DE JARAGUÁ DO SUL

2

COMARCA DE PORTO BELO

2

COMARCA DE ARMAZÉM

1

COMARCA DE SANTA CECÍLIA

1

TOTAL GERAL

10.043

 

3 – Divisão de Saúde Oral

 

A Divisão de Saúde Oral presta serviços contínuos de atendimento odontológico aos Membros e Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina e seus dependentes, nos termos da Resolução 01/93-GP. Atualmente, é composta por 5 odontólogos, que atuam nas áreas de Prevenção, Dentística Restauradora, Prótese, Endodontia e Cirurgia Oral Menor.

 

Relatório de produtividade da Divisão de Saúde Oral – período de 1º de dezembro de 2013 a 30 de novembro de 2014

 

DENTISTAS

Pacientes

Consultas

Procedimentos

Dias Úteis

Não Trab.

Outras ativ.

Dias atend.

Proc/ dias/ dent.

Eduardo Dutra da Silva

90

113

279

103

3

101

2,76

José Eduardo C. Shiozawa

440

511

1.254

52

15

170

7,38

Maria Eugênia B. Burg

669

760

1.409

37

2

186

7,58

Lauro Bragaglia

400

541

2.156

50

5

172

12,53

Reginaldo Reitz

527

643

1.183

2

0

221

5,35

TOTAL

2.126

2.568

6.281

203

244

850

7,39

Fonte: Dados coletados do software de gerenciamento odontológico Prodent

 

4 - Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional

 

A divisão tem por missão contribuir para o desenvolvimento e preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina, oferecendo serviços especializados que têm como princípio fundamental a melhoria contínua. Para alcançar o bem-estar pessoal e social dos envolvidos e dos assistidos - objetivo da divisão - são desenvolvidos trabalhos de orientação aos servidores, magistrados, estagiários e terceirizados, para que façam o melhor uso dos equipamentos e mobiliário disponibilizados. Além disso, a divisão elabora avaliações do mobiliário, dos equipamentos de proteção e dos ambientes de trabalho, para então propor adequações entre eles e às necessidades de trabalho/trabalhador, com consequente controle dos riscos inerentes às funções.

 

Dentre as ações desenvolvidas pela Divisão em 2014 destacamos:

 

·        Aquisição de cadeiras para pessoas altas, de pequeno porte e para portadores de obesidade;

·        Avaliação, a pedido da Junta Médica, de ambientes de trabalho, com levantamento de riscos ambientais e de riscos associados ao trabalho para relotação de servidores que possuem limitações físicas;

·        Avaliação e definição de novos equipamentos de proteção para servidores e magistrados;

·        Desenvolvimento de projeto para atendimento às necessidades nas salas de audiências e turmas de recursos; 

·        Identificação dos equipamentos e mobiliários destinados ao grupo de trabalhadores que ficam fora da considerada média da população brasileira e catarinense, tendo como propósito a garantia de proteção do trabalhador;

·        Elaboração de projeto básico para aquisição de acessórios ergonômicos;

·        Avaliação de novos acessórios ergonômicos para servidores e magistrados;

·        Avaliação do Foro da Comarca de Laguna devido à enchente sofrida no prédio no final de 2013; e

·        Plano de proteção contra enxames de abelhas no Foro Norte da Ilha – Unidade Santo Antônio de Lisboa.

 

Atividades de rotina da divisão realizadas ao longo do ano

 

AÇÃO

2013

2014

VARIAÇÃO

Avaliação ambiental

7

32

357%

Distribuição de EPI

75

48

-36%

Implantação de PPRA

0

0

0

Especificação de mobiliário

40

18

-55%

Resposta processual e pareceres

73

51

-30%

Participação nas palestras de Ambientação Funcional

11

8

-27%

Programa de Controle de Saúde Ocupacional

2

2

0

Avaliação de amostras de mobiliário

8

22

175%

Avaliação de amostras de acessórios ergonômicos

8

0

-100%

Intervenções ergonômicas (gráfico 1)

280

277

-1%

Avaliação de dados antropométricos dos servidores e magistrados do PJSC (gráfico 2)

661

353

-47%

Distribuição de acessórios ergonômicos (gráfico 3)

2.095

601

-71%

Fonte: Dados internos da DSSO

 

Os números negativos mostram que houve um decréscimo no fornecimento de materiais devido aos ambientes já atendidos em anos anteriores, tal qual acontece com a distribuição de apoios de mouse e teclado que começaram a ser trocados a partir de 2014 devido ao desgaste e com fins de garantir a preservação da higiene ocupacional. Também motivou a negatividade desses indicadores a quantidade insuficiente de RH especializado na Divisão e a demanda crescente de novos serviços. A redução na distribuição dos EPI’s aponta para um controle maior das fontes de riscos detectadas no PJSC.

 

SESMT – Serviços Especializados de Segurança e Medicina do Trabalho

 

A SESMT possui demanda controlada pelo fato de não contar, em seu quadro, com agentes especializados e devido a isso fica impossibilitada de avaliação e controle de novos ambientes. Essa seção tem por objetivo a elaboração dos Laudos Técnicos de Insalubridade e Periculosidade, o desenvolvimento dos Programas Médicos de Controle da Saúde Ocupacional e a atenção ao controle de riscos de acidentes de trabalho e prevenção das doenças ocupacionais.

 

Seção de Ergonomia

 

Ela busca a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e o seu trabalho. Tem por premissa a melhora da qualidade de vida do servidor, com o aumento da eficiência do trabalho humano, diminuição da rotatividade e do absenteísmo. Além disso, a seção participa da elaboração de projetos básicos para aquisição de mobiliário, dos acessórios ergonômicos e realiza avaliações dos ambientes de trabalho e posteriores adequações ergonômicas entre o posto de trabalho e o usuário.

 

Dentre as ações desenvolvidas pela Seção de Ergonomia em 2014 destacamos:

 

·        Avaliação, a pedido da Junta Médica, de ambientes de trabalho, com levantamento de riscos ambientais e de riscos associados ao trabalho para relotação de servidores que possuem limitações físicas;

·        Avaliação e definição de novos equipamentos de proteção para servidores e magistrados;

·        Desenvolvimento de projeto para atendimento às necessidades nas salas de audiências e turmas de recursos; 

·        Elaboração de projeto básico para aquisição de acessórios ergonômicos;

·        Avaliação ergonômica dos postos de trabalho da Comarca da Capital – Fórum Norte da Ilha e Fórum Des. Eduardo Luz;

·        Participação no Projeto Experimental de Teletrabalho.

 

Atividades de rotina da Seção de Ergonomia durante o ano de 2014:

 

1) Intervenções Ergonômicas:

 

 

2) Avaliação de Planilhas Antropométricas:

 

 

3) Disponibilização de Acessórios Ergonômicos:

 

 

Obs: Neste ano não foram comprados acessórios ergonômicos, apenas distribuídos os que restavam no estoque.