DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

O relatório a seguir representa as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação, no exercício de 2014. As informações estão classificadas por Divisão e os subitens representam projetos e atividades levadas a efeito nas áreas de planejamento, software e hardware. No que tange ao Gabinete do Diretor, em cumprimento as suas atribuições, foram desenvolvidas as atividades de planejamento, organização, execução e controle das atividades de tecnologia da informação, em consonância com as diretrizes do CGInfo e com o apoio da estrutura organizacional e operacional da Diretoria, com o objetivo de levar a efeito as atividades alinhadas.

 

O ano de 2014 foi marcado pela conclusão do projeto de implantação do processo eletrônico no Primeiro Grau, projeto IPE/PG, e, a partir do dia 27/10/2014, os novos processos que ingressam na primeira instância são exclusivamente no formato digital. Ainda em 2014, iniciaram-se os estudos para a implantação do processo digital no âmbito do Segundo Grau.

 

Para isso buscou-se investir na renovação e ampliação permanente da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e software, com a manutenção de uma política sistemática de aquisição e renovação de todo parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de sistemas, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.

 

Essas complexas atividades só foram viabilizadas graças ao esforço de toda a diretoria que, capitaneada por seu Gabinete, conseguiu integrar todas as áreas, de gestão de conhecimento ao equipamento, do extrajudicial ao terceiro grau e órgãos agregados de apoio e fiscalização.

 

Em cada etapa, em cada atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções, atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários internos quanto externos, sendo o serviço gratuito ou não.

 

DIVISÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

 

Uma das principais metas do ano foi estruturar o desenvolvimento de sistemas da divisão, vislumbrando modelo de FÁBRICA DE SOFTWARE possibilitando eventual TERCEIRIZAÇÃO do desenvolvimento de maneira bem orquestrada, sustentável e padronizada, bem como manter os artefatos tecnológicos atualizados, funcionais, manuteníveis e produtivos. Para tanto, foram realizados diversos desenvolvimentos, estudos e implantações conforme projetos citados a seguir:

 

 

Entende-se que a meta foi atingida e espera-se para 2015 a consolidação dos produtos e serviços estabelecidos e implantados. Também foram desenvolvidos aplicações/ serviços/ bibliotecas (framawork) de suporte ao ciclo de vida de desenvolvimento e aplicações:

 

Descrição: ferramenta de apoio que detecta dependências entre aplicações e serviços. Essencial no ambiente SOA em desenvolvimento. Situação atual: produção.

 

Descrição: serviço que permite que as aplicações coletem informações acerca dos dados que foram gravados na base de dados, ou seja, permite descobrir que usuário executou uma atualização ou inserção, bem como onde foi realizada, a partir de que máquina, qual campo de tabela foi feita e quais valores novos e antigos. Oferece além do serviço, aplicação de consulta desses dados por parte de usuário administrador, e ferramenta de criação de estrutura de banco de dados para suportar esse recurso. Situação atual: produção.

 

Descrição: biblioteca de base que serve de integração (proxy) entre a camada de serviços e a camada de apresentação, através da serialização de dados em forma de XML e JSON. Situação atual: produção.

 

Descrição: biblioteca de base com diversos componentes e funcionalidades para a camada de apresentação quando desenvolvida em ACTION SCRIPT e FLEX. Situação atual: produção.

 

Descrição: Sistema de Controle de Demandas (chamados) da DTI que permite acompanhar o ciclo de vida de um chamado (ID) desde a requisição pelo demandante até a execução pelo aprovador, incluindo também, relatório de pagamento à terceirizada quando a execução for externa. Situação atual: produção (nas áreas SHF/FOLHA, DMP, AJ, SIDEJUD, REDES, DAD - BANCO DE DADOS, DAD - SERVIDORES DE REDES, APOIO AO DESENVOLVIMENTO, PRECATÓRIOS, DIÁRIAS, DAD - SISTEMAS OPERACIONAIS, SSRH, DAD – Virtualização).

 

Descrição: sistema que mantém cadastro de relatórios a serem disponibilizados aos usuários. Permite que rapidamente os desenvolvedores publiquem relatórios aos usuários sem necessidade de reimplantação de aplicações ou geração de novos executáveis. Situação atual: produção.

 

APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS À SEGURANÇA

 

Descrição: biblioteca de base com módulo JAAS para autenticação no container. Faz parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC. Situação atual: produção.

 

Descrição: aplicação do CAS que gerencia a autenticação de usuários integrados ao portal e às diversas aplicações e serviços desenvolvidos. Faz parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC. Situação atual: produção.

 

Descrição: biblioteca de base contendo funcionalidade como filtros para autenticação das aplicações no CAS. Faz parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC. Situação atual: produção.

 

Descrição: biblioteca de base com interface da identidade do TJ. Essa identidade é que trafega entre todas as camadas de aplicação, contendo informações de identidade. Faz parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC. Situação atual: produção.

 

APLICAÇÕES E SERVIÇOS RELACIONADOS A DOMÍNIOS DE NEGÓCIO

 

Descrição: aplicação que mantém dados de aplicações, componentes e serviços disponíveis aos desenvolvedores do TJSC. Situação atual: produção.

 

Descrição: serviços para consulta e manipulação de dados de lotações, comarcas, varas etc.

Situação atual: produção.

 

Descrição: conjunto de estruturas de banco de dados e serviços voltados a todas as unidades de informações e/ou negócio, consideradas basilares às aplicações do TJSC. Formando uma arquitetura de base e referência para a montagem de aplicações através de reutilização e centralização de informações. Situação atual: produção.

 

INFRAESTRUTURA E RECURSOS PARA DESENVOLVIMENTO - ALM

 

Descrição: modelos de aplicações utilizados pelo MAVEN já customizados para JBOSS e WEBLOGIC, das mais variadas naturezas utilizadas no desenvolvimento tjsc-archetype-java-ejb, tjsc-archetype-java-flex, tjsc-archetype-java-jar, tjsc-archetype-java-struts, tjsc-archetype-java-webservice. Situação atual: produção.

 

Descrição: adequação das bibliotecas e serviços de base, bem como modelos de aplicação para que funcionem em ambiente WEBLOGIC. Situação atual: realizado.

 

Descrição: realização de POC com ferramenta SOA fornecida pela ORACLE em conjunto da aquisição do WEBLOGIC. Situação atual: realizado.

 

Descrição: realização de POC com ferramenta SOA fornecida pela INTERSYSTENS em conjunto com CACHÉ e SRH. Situação atual: realizado.

 

Além destas atividades de base, também foram desenvolvidos/evoluídos os seguintes sistemas:

 

Projeto prioritário TJSC/Gov.Federal (DTI+CGJ+Dataprev) a partir de agosto. Viabilização de Certificado Digital A1 para a solução. Implementação e homologação da ferramenta. Lançamento previsto para dez/2014.

 

Projeto DTI+CGJ. Abrange as 583 serventias extrajudiciais no estado. Evolução para a versão 2.1.1 com a inclusão do suporte ao Sistema de Ressarcimento Eletrônico. Atualização da plataforma e desligamento da infraestrutura antiga.

 

Projeto DTI (SCJE+SAF). Desenvolvimento de aplicativo para o gerenciamento de perícias judiciais e auxílio na gestão do pagamento dos mesmos. Implantação em produção no início de novembro.

 

Projeto DTI+CGJ. Análise e projeto da solução. Desenvolvimento de Sistema Desktop capaz de operar offline. Desenvolvimento de Sistema Web para sincronização e gerenciamento. Entrega da versão 2.0.0 com suporte a upload de imagens. Versão 2.1.0 em desenvolvimento com suporte a e-mails.

 

Projeto DTI+CGJ. Atualização de framework da solução. Reestruturação do sistema para atender novas demandas de inspeção.

 

Projeto DTI+CGJ. Refactoring dos móldulos do sistema. Ajustes para integração ao Sistema de Inspeção Virtual. Evolução do conjunto de regras.

 

Projeto DTI+CGJ. Decorrente do SIRC. Definição e implementação das regras.

Ajustes para integração ao Sistema de Inspeção Virtual.

 

Projeto DTI+CGJ. Decorrente do Ressarcimento Eletrônico. Implementação das regras levantadas. Ajustes para integração ao Sistema de Inspeção Virtual.

 

Projeto DTI+GP. Demandado pela Auditoria Interna. Definição de escopo e início do projeto. Apresentação da versão 0.0.1 para demonstração da tecnologia. Versão 0.0.2 em desenvolvimento com regras personalizadas.

 

Sistemas que sofreram manutenção/correção:

 

Ainda serão entregues em dezembro/2014:

 

Funcionalidades do sistema:

- Cadastro da concessão de plantão judiciário: A COMAGIS ou a Comarca Sede registra a concessão do plantão judiciário realizado pelo magistrado. Este registro será utilizado para cálculo do saldo de plantão judiciário e incluído na ficha funcional do magistrado.

- Requerimento de compensação de folga de plantão: O magistrado poderá requerer um ou mais dias de folga de plantão judiciário, caso possua saldo positivo. Nesse requerimento o magistrado indicará, também, o Juiz Cooperador, que irá suprir sua ausência. O requerimento será avaliado pela COMAGIS, podendo ser deferido ou indeferido. Caso deferido, o registro de gozo será lançado em ficha funcional e será deduzido o número correspondente de dias gozados do saldo do magistrado.

- Consultas: no sistema a COMAGIS terá disponível consulta para busca e visualização de cadastros de concessão, gozos e requerimentos de compensação enviados pelos magistrados. O relatório de concessão e gozo possui uma opção de exclusão e edição dos registros pela COMAGIS.

- Geração de um arquivo XLS: no relatório de gozo existe uma funcionalidade onde a COMAGIS poderá gerar um arquivo XLS com os afastamentos relacionados por portaria. Esse arquivo servirá de base para a COMAGIS elaborar a portaria que será enviada para o Diário da Justiça com os afastamentos dos magistrados.

- Importação e adequação dos dados do Caché para o banco Oracle.

 

Sistema para registro de faltas abonadas. Na Justiça de Primeiro Grau, a funcionalidade será utilizada pelo Chefe de Secretaria de Foro. No Tribunal de Justiça, a funcionalidade poderá ser acessada pelos gabinetes da Presidência, dos Desembargadores e dos Diretores. O servidor receberá notificação em seu endereço eletrônico sempre que for cadastrado o afastamento pelo sistema. O registro aparecerá imediatamente na ficha funcional do servidor.

 

Este sistema automatiza os seguintes processos:

- Cadastro da Falta injustificada/Desconto.

- Cadastro da Falta injustificada/Restituição.

- Cadastro da Falta injustificada/Reconsideração.

 

O sistema valida as regras no cadastro das faltas, e registra em ficha funcional automaticamente caso o preenchimento esteja correto.

 

Sistema de fluxo eletrônico para envio dos documentos para a DRH comprovando semestralmente os valores pagos para o plano de saúde.

 

Atualização tecnológica, atualização de interface, maior integração com a ficha funcional e com a folha de pagamento, correção de erros, maior integração com atualização cadastral e criação de login, entre outras melhorias.

 

- Formulário eletrônico para o cadastro dos alunos interessados em estagiar no PJSC.

- Visualização de vagas de estágio por área e lotação (Tribunal, Comarca e Fórum), para fins de transparência de processo.

- Seleção assistida de estagiários, no qual permitirá o preenchimento de vaga sempre que surgir essa necessidade pela unidade interessada, e será realizado pela Secretaria do Foro nas comarcas e pela DRH no Tribunal.

- Relatório com a lista de inscritos, publicado semanalmente e de forma automática, a partir do primeiro dia útil da semana na página do TJSC.

- Relatório com a lista de estudantes selecionados.

 

Outras manutenções e melhorias:

- Melhorias diversas no Sistema de Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE).

- Finalização do Sistema de Remoção.

- Alterações de regras no Sistema de Férias.

- Alteração nas regras no Sistema de Plantão Judiciário para servidores.

- Inclusão de anexos em todos os sistemas de afastamentos.

- Envio automático de cartões ao registrar diferentes tipos de afastamento (gala, nojo, paternidade, por exemplo).

- Infraestrutura de software: libraries, serviços de integração com o caché e outros serviços para cadastro de pessoal.

- Melhorias no sistema de administração de concursos públicos, para permitir alteração de notas das provas de títulos dos candidatos. Após a alteração das notas o sistema poderá fazer o recálculo da média e a reclassificação.

- Melhorias e acompanhamento do sistema de marcação anual de férias.

- Melhorias no sistema de convocação, atualização tecnológica, atualização de interface.

- Melhorias no sistema de Clima Organizacional.

- Melhorias no sistema de Gerenciamento de Modelos de Documento.

- Melhorias do sistema de controle de vagas de cargos em comissão e funções gratificadas.

- Levantamento e consolidação dos requisitos do novo Sistema de Acompanhamento Funcional.

- Continuação do sistema de controle de cargos, que foi interrompido para atendimento de outras demandas. Está 75% concluído.

 

E no ambiente Caché tivemos ainda

- Alteração do Sistema SHF para correção definitiva do bug do milênio.

- Implementação e liberação do fechamento automático do Sistema de Folha de Pagamento.

- Manutenção e ajustes no módulo do sistema de concessão da VPNI.

- Implementação de módulo para viabilização da concessão, comprovação, alteração, suspensão do benefício auxílio-saúde e de webservice para integração com novo Sistema de Recursos Humanos.

- Manutenções gerais nos sistemas SHF/FOLHA.

- Alteração do Sistema de Patrimônio para Adição de dígito à numeração patrimonial.

- Manutenções gerais no sistema Patrimônio.

- Manutenções gerais no sistema Almoxarifado.

- Manutenções gerais no sistema Licitação.

- Manutenções gerais no sistema Compras e registro de preços.

- Manutenções gerais no sistema de geração de arquivos para o E-Sfinge.

- Manutenções gerais no sistema de Controlo de Fornecedores.

- Manutenções gerais no sistema de Tabelas Integradas.

- Manutenção das rotinas do SAF (Sistema de Acompanhamento Funcional).

- Manutenção nas rotinas contendo as regras do workflow de férias e substituição de 2º Grau.

- Manutenções gerais no sistema de prestação de contas de diárias e ressarcimento de combustíveis (anterior ao sistema atual).

- Início dos trabalhos para reestruturação da forma de cálculo do Sistema de Folha de Pagamento.

- Atualização dos sistemas da Diretoria de Material e Patrimônio (DMP) para acesso Internet por meio do CSPGateway.

 

DIVISÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

 

Durante o ano de 2014, a Divisão de Gestão do Conhecimento avançou de forma significativa em todas as suas frentes de atuação, prospectando, desenvolvendo e implantando ferramentas de TI associadas à Gestão do Conhecimento (GC). Entende-se por GC o conjunto de processos dirigidos a criação, captura, armazenamento, compartilhamento, aplicação e reutilização do conhecimento. Dentre os principais projetos executados destacaram-se:

 

A tramitação de processos administrativos em meio eletrônico iniciada em 2013 foi significativamente impulsionada em 2014. Com a capacitação de servidores representantes de todas as diretorias administrativas e judiciais do TJSC, a quantidade de processos administrativos eletrônicos saltou de aproximadamente 200 no final de 2013 para certa de 5.000 até novembro de 2014. São mais de 600 servidores habilitados para atuar no sistema SPA em mais de 160 setores do TJSC. Com isso já é possível constatar ganhos expressivos em termos de economia financeira, celeridade processual, transparência dos atos administrativos e agilidade no acesso à informação em relação à tramitação dos processos físicos.

 

Pensando na evolução do sistema, foi constituído um grupo de trabalho que conta com representantes do Gabinete da Presidência do TJSC, Diretoria Geral Administrativa, Diretoria Geral Judiciária, Diretoria de Documentação e Informações, Diretoria de Recursos Humanos e Diretoria de Tecnologia da Informação.

 

Através de encontros periódicos o grupo de trabalho tem definido e priorizado as melhorias consideradas necessárias para a evolução do sistema. Outra frente de atuação do grupo em 2014 foi a elaboração de uma proposta de resolução com o objetivo de disciplinar a tramitação dos processos administrativos eletrônicos no sistema SPA.

 

Considerando a quantidade de usuários e a importância do sistema de consulta a jurisprudência catarinense para o meio jurídico, diversas melhorias foram realizadas durante 2014. Ao longo do ano, duas versões do sistema foram disponibilizadas, destacando-se as tratativas para integração com os documentos gerados pela nova versão do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5. Em relação ao Informativo da Jurisprudência, no decorrer no ano de 2014, o serviço foi executado de forma periódica, atingindo cerca de 20.000 cidadãos a cada envio.

 

Ainda, agregando mais ao portal de Consulta à Jurisprudência, foi desenvolvido o Sistema de Consulta ao Anuário das Turmas de Recursos. O Anuário é uma publicação anual do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, composta de julgados selecionados pela Comissão Permanente de Jurisprudência, sob responsabilidade gerencial da Divisão de Documentação da Diretoria de Documentação e Informações, com circulação nacional.

 

Para fins estatísticos e de análise, o sistema de Consulta à Jurisprudência recebe, em média, 7 mil visitas diárias. Entre os meses de outubro e novembro de 2014, por exemplo, o portal recebeu mais de 350 mil visitas, com quase 85 mil usuários distintos, incluindo diversas nacionalidades (Estados Unidos, Espanha, Argentina, Itália, França, Polônia, Portugal etc.). Tais dados demonstram a utilidade da ferramenta e o quanto é significativa para a sociedade.

 

No cotidiano do PJSC, muitos documentos precisam ser trocados entre os diversos setores. Muitos destes documentos são trocados por meio de malotes internos ou serviços dos Correios. Com a resolução nº 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi instituído o Sistema Hermes - Malote Digital, com o propósito de possibilitar a troca de documentos oficiais em meio eletrônico entre os diversos órgãos do Poder Judiciário Nacional.

 

Em 2014, após a publicação da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 5/2013, o processo de expansão de uso do sistema foi totalmente finalizado, tendo credenciadas cerca de 2.000 Unidades Organizacionais e mais de três mil usuários. No período compreendido entre dezembro de 2013 e novembro de 2014, mais de 350 mil documentos foram enviados pela ferramenta, o que trouxe grande celeridade e economia ao erário, na ordem de 2.5 milhões de reais ao ano, considerando insumos e custos postais.

 

Considerando a expressiva produção de documentos eletrônicos no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), fica evidente a necessidade de uma boa gestão documental e, consequentemente, do apoio sistêmico às atividades envolvidas nessa área, como, por exemplo, a definição de metadados, indexação e pesquisa de documentos. Com tal propósito, uma ferramenta de apoio foi concebida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada nos seguintes contextos:

- Jurisprudência Administrativa.

- Consulta de atos Normativos.

- Doutrina do CEJUR.

- Acórdãos do Conselho da Magistratura.

- Decisões Monocráticas das Turmas Recursais.

- Acórdãos das Turmas Recursais.

 

Em 2014, o sistema sofreu atualização de versão por duas vezes. As melhorias foram sugeridas pelos usuários do sistema, visando sempre à melhoria do serviço e suporte às necessidades advindas das atividades diárias de cada setor. Além disso, houve a implantação do Sistema na Corregedoria-Geral da Justiça, permitindo a indexação das suas Normas Administrativas. Para o próximo ano, já se iniciaram as tratativas para novas aplicações em outros setores do TJSC.

 

Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação e a necessidade de maior transparência aos atos públicos, o papel da Tecnologia da Informação tem sido essencial. O PJSC dispõe de um portal destinado à publicação de várias informações de interesse da sociedade, as quais requerem confiabilidade e atualização constante. Nesse sentido, a Diretoria de Tecnologia da Informação muitas vezes atua como consolidadora das informações, cruzando dados de sistemas diversos. Durante o ano de 2014, por exemplo, os diversos custos das comarcas foram levantados e atualizados com o apoio da DTI.

 

O Diário de Justiça Eletrônico (DJE) é o documento oficial de publicações do Poder Judiciário em Santa Catarina, sendo um dos serviços mais acessados no portal WEB da instituição. Diante da sua importância, os serviços associados à sua confecção, disponibilização e acesso estão em evolução constante. Durante o ano de 2014, as melhorias a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:

- Melhorias nas ferramentas de apoio na diagramação do DJE.

- Integrações com sistemas internos, automatizando o envio de diversos tipos de matérias.

 

Cerca de 260 mil matérias foram publicadas em 2014 no DJE por intermédio das ferramentas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

 

Ainda durante o ano de 2014, deflagrou-se o Projeto Multicadernos, que consiste na possibilidade da segmentação do Diário da Justiça em Cadernos independentes numa mesma edição. Foi considerada uma necessidade apontada pela Divisão de Documentação, da DDI. Além disso, várias oportunidades de melhorias foram identificadas na versão atual e estão contempladas no escopo do projeto. A previsão de entrega desta nova versão é para o primeiro semestre de 2015.

 

Com base nas publicações das Resoluções TJ 20/2014-TJ e 32/2014-TJ, desenvolveu-se o Sistema de Voto Eletrônico, tendo como principal objetivo apoiar o processo de escolha dos representantes do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina no Comitê Gestor Regional para Gestão e Implementação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.

 

Foi utilizada uma nova concepção de desenvolvimento, no caso, utilizando-se recursos de diversas seções. As Divisões de Gestão do Conhecimento e Divisão de Sistemas Administrativos estiverem envolvidas. A gerência do projeto ficou a cargo da primeira e o desenvolvimento do sistema a cargo da última. A Presidência do TJSC, por meio da ASPLAN, estava definida como cliente do projeto.

 

O SER é o sistema utilizado pelo TJSC para realizar o envio de recursos extraordinários e agravos em recursos ao Supremo Tribunal Federal. Em 2014 foram iniciadas tratativas com a equipe técnica do STF para aperfeiçoar os mecanismos de integração e facilitar o fluxo de documentos entre as duas Cortes. Também foram feitos os primeiros contatos com a empresa Softplan para que a integração seja prevista na versão 5 do sistema SAJ-SG a ser implantada no TJSC em 2015.

 

O sistema iSTJ é a ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar recursos especiais ao STJ. Em 2014 foram iniciadas tratativas com a equipe técnica da empresa Softplan para que a integração seja prevista na versão 5 do sistema SAJ-SG a ser implantada no TJSC em 2015.

 

O Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial permite gerenciar os diversos cursos e eventos oferecidos pela instituição, bem como os pedidos individuais para cursos e eventos externos. Para cada curso, além das informações básicas, é feito o seu agendamento e são cadastrados os participantes e instrutores. Durante a execução do curso, o sistema é responsável pelo controle de presença, e após sua finalização são construídos e emitidos os relatórios dos encontros e relatórios finais do curso. O sistema também disponibiliza as avaliações aos participantes e instrutores, possui um módulo de certificação e de extração de relatórios.

 

O suporte ao Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial gerou até 27/11/2014 um total de 242 demandas, tanto de manutenções corretivas como de manutenções evolutivas.

 

Em janeiro do ano de 2014 implantou-se o novo Módulo de Inscrições. Neste módulo foram aperfeiçoados os mecanismos de inscrição de participantes internos e externos; confirmação da inscrição; exclusão de participantes; visualização de participantes confirmados, pré-inscritos e excluídos (com novos campos para visualização e diversas possibilidades de ordenação). Também foi criado o conceito de participante ouvinte, e construído um módulo de auditoria das operações realizadas.

 

Uma das funcionalidades principais do Módulo de Inscrições é a possibilidade de delegação das inscrições para outras áreas do Poder Judiciário de Santa Catarina.

 

Na sequência, a fim de atender as Resoluções 13/2012-GP e 08/2013-GP, foi feita a reformulação do Relatório de Encontro, e foi desenvolvido o Relatório Final do curso, que consolida a presença do participante em todos os encontros do curso. Também foi construído o Módulo de Gerenciamento de Impedimentos e Sanções, com o objetivo de manter um cadastro atualizado dos participantes com algum tipo de pendência junto a Academia Judicial. Este módulo, integrado ao Módulo de Inscrições, impede a inscrição de participantes, que possuírem algum tipo de restrição, nos cursos da Academia Judicial.

 

Outro projeto envolveu a desvinculação do cadastro de palestras para fins de Relatório de Encontro e para fins de Avaliação, visto que o módulo de cadastro de palestras vigente até então, não estava atendendo a estas necessidades de forma adequada, e gerava retrabalho à equipe da Academia Judicial.

 

A transmissão de vídeos ao vivo, a partir do site da Academia Judicial foi remodelada de modo a atender as seguintes necessidades:

- Limitar o número de conexões.

- Integração com Ldap.

- Flexibilidade para permitir ou não a inscrição de participantes.

- Impedir o acesso de participantes não inscritos.

- Registrar frequência em tabela distinta.

 

Várias melhorias foram também aplicadas aos módulos de planejamento e de avaliação, possibilitando uma melhor gerência da agenda dos cursos, e na gestão das avaliações realizadas. Considerando a existência do Programa de Avaliação Institucional (PAI) no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Academia Judicial e sua relevância tanto para o credenciamento de cursos de Graduação como para o recredenciamento dos cursos Pós-Graduação junto ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, um dos maiores focos da Seção de Suporte ao Ensino a Distância durante o ano de 2014 foi o Projeto da Avaliação Institucional da Academia Judicial. Este projeto envolveu desde a análise das necessidades, projeto e desenvolvimento até sua completa implantação e acompanhamento dos resultados.

 

Findo o projeto da Avaliação Institucional, foi retomado o projeto do Novo Sistema de Gestão Acadêmica, cujo objetivo é realizar a gerência de todo o ciclo de trabalho da Academia Judicial, de forma mais robusta e integrada aos demais sistemas da instituição, corrigindo problemas existentes no sistema atual. O propósito é melhorar consideravelmente as informações para o público interno e externo, e, com isso, permita uma melhor gerência e autonomia nas suas atividades. O projeto encontra-se em sua fase inicial, onde estão sendo definidas, em conjunto com a Academia Judicial, as etapas do projeto e o método de trabalho a ser desenvolvido. Espera-se um grande avanço do projeto em 2015.

 

 

Em relação ao trabalho de gestão do sistema Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo TJSC, foram realizadas as seguintes atividades:

- Mudança das máquinas virtuais de desenvolvimento, homologação e produção do Moodle, a fim de permitir o aumento o espaço em disco de forma gradual e assim aumentar a oferta de cursos.

- Integração com Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial para importação da lista de participantes.

- Estudo e implementação de nova forma para disponibilização de vídeos e consequente redução do tempo de acesso.

 

Outras atividades também foram realizadas, como, por exemplo a inscrição de participantes, a migração de cursos entre os ambientes, e replicação de cursos, e o suporte necessário durante a configuração e execução dos cursos.

 

Foi realizada, a pedido da Corregedoria-Geral da Justiça, uma instalação própria do Moodle, para abrigar seus projetos e salas de debates. Esta instalação foi feita com base no ambiente virtual da Academia Judicial. Após a disponibilização do ambiente pela DTI, a administração do Moodle ficou sob responsabilidade da CGJ.

 

 

Em 2014, o Portal WEB do Poder Judiciário Catarinense ganhou destaque com a retomada do projeto da nova versão, executado de forma conjunta entre a Diretoria de Tecnologia da Informação e o Núcleo de Comunicação Institucional. Tal projeto tem como finalidade a reestruturação do portal atual, seguindo uma metodologia específica de desenvolvimento, que já passou pelas fases de diagnóstico e prognóstico, envolvendo diretamente seus usuários, promoveu pesquisas internas e externas à instituição e que prevê entregas e validações antes da disponibilização final. Os objetivos principais são a evolução gráfica e tecnológica, a reorganização da arquitetura da informação e a melhoria da usabilidade, aderentes aos novos padrões WEB.

 

O foco neste ano foi a reativação do grupo de trabalho do projeto, reforçado com representantes da Academia Judicial e da Corregedoria-Geral da Justiça. Desde então, o grupo trabalhou na classificação de conteúdos, na definição de responsabilidades e na revisão das etapas do projeto já realizadas anteriormente. A finalização e aprovação do projeto gráfico, bem como o desenvolvimento do template para o novo portal foram outros avanços significativos, que já viabilizaram a aplicação do novo layout em sites, formulários e aplicações.

 

Durante o ano, outro ponto de atenção foi a renovação do contrato de suporte da ferramenta Liferay versão Enterprise 6.1 (gestão de portais), bem como o início do processo de aquisição de novas licenças para suportar o novo portal, garantindo disponibilidade e segurança.

 

Dentre os sites, podemos destacar como entregas importantes do projeto, o site da Gestão Estratégica (que agrega informações referentes a gestão de processos, gestão de projetos, planejamento estratégico institucional etc.) e a Sala de Imprensa (que concentra notícias - disponibilizadas através da nova ferramenta de publicação também desenvolvida em Liferay e integrada a redes sociais -, vídeos, Veredicto, Resenha etc.). Também neste layout está sendo implementada a nova versão da aplicação do Diário da Justiça Eletrônico, por exemplo.

 

Ainda utilizando o Liferay, através de um template desenvolvido internamente, foram entregues em 2014 diversos formulários (novos ou que foram migrados), tais como Solicitação de Passagens Aéreas, Solicitação de Certificado Digital, Ouvidoria dos Servidores, Ingresso de novos servidores, Identidade Funcional, entre outros, que, em sua maioria, estão integrados ao serviço web em JSONP, disponibilizando informações dos colaborados e trazendo maior agilidade e confiabilidade no preenchimento dos formulários. Um formulário específico foi desenvolvido para o Questionário para diagnóstico do PJSC, parte do projeto do novo Planejamento Estratégico do PJSC, que também contou com disponibilização de vídeos e conteúdo correspondente em página web.

 

A nova identidade visual do Poder Judiciário catarinense instituída em 2014 demandou também alterações em sites e portais, bem como adequação do layout das redes sociais utilizadas pelo PJSC: Twitter, Flickr e Youtube, que são mantidas em parceria com o Núcleo de Comunicação Institucional.

 

Na seara da Gestão do Conhecimento, evoluiu-se a Legislação Anotada do CEJUR, disponibilizando três novos códigos. Este ambiente desenvolvido no Liferay permite construção de códigos comentados por servidores e magistrados do PJSC, devidamente autenticados, dispondo de wiki, fluxo de aprovação (workflow), ranking e outras funcionalidades da ferramenta.

 

No mesmo sentido, a Corregedoria-Geral da Justiça demonstrou interesse em disponibilizar um ambiente similar para o Código de Normas Anotado que também foi desenvolvido em parceria com este órgão e disponibilizado neste ano. Ainda em conjunto com a CGJ foram construídos no Liferay outros sites e serviços, como Extrafacil e CGJ Virtual.

 

Em todos os projetos relacionados ao portal institucional, o foco continua sendo a acessibilidade, a organização das informações por serviço e a atualização das informações - através do Liferay - de forma descentralizada e colaborativa, pelos próprios setores que detêm o conhecimento, facilitando a divisão de responsabilidades e garantindo agilidade, dinamismo e segurança. Neste sentido, a capacitação pela DTI dos usuários da ferramenta tem sido, e continuará sendo, prioridade. Foram, então, promovidos diversos momentos para repasse de conhecimento a estes usuários visando garantir o bom uso da ferramenta e a correta manutenção do conteúdo.

 

Os analistas de sistemas envolvidos nos projetos também participaram de eventos e treinamentos oficiais com o objetivo primordial de obter um melhor domínio da ferramenta e, assim, fornecer soluções mais adequadas e de modo mais célere.

 

O Java tem sido bastante utilizado em aplicações acessíveis através do portal web, tanto no Liferay quanto em projetos isolados. Neste ano, destacamos o desenvolvimento da nova Pesquisa de Satisfação dos colaboradores do PJSC, disponibilizada em outubro de 2014. Além desta, a fim de atender a uma demanda bastante antiga e de grande importância para os advogados, foi desenvolvida a aplicação web para pedido de preferência e sustentação oral para as sessões de julgamento do TJSC.

 

 

Além dos sistemas e projetos destacados acima, a Divisão de Gestão do Conhecimento manteve em operação, realizando ações de manutenção corretiva e de suporte, os seguintes sistemas e serviços:

- Push - TJSC: serviço de notificação sobre a movimentação processual da justiça de 1º e 2º graus, além das Turmas de Recursos.

- PTC - Protocolo Administrativo: sistema que permite o gerenciamento, consulta e movimentação de processos administrativos físicos.

- Integração dom BNMP: integração com o Banco Nacional de Mandados de Prisão mantido pelo CNJ, que atende a Resolução 137/2011, com o intuito de centralizar em um único local os mandados de prisão expedidos pelos Tribunais de todo o país.

- CPA - Controle de Processos Administrativos: sistema de gerenciamento de prazos dos processos administrativos no Gabinete da Presidência do TJSC.

- DPA - Distribuição de Processos Administrativos: sistema de distribuição de processos administrativos físicos.

- SDA - Sistema de Digitalização de Acórdãos: sistema que tem como objetivo auxiliar a Diretoria de Documentação e Informações (DDI) no gerenciamento de acórdãos, apoiando principalmente as rotinas de digitalização de acórdãos assinados e busca dos mesmos em coletâneas virtuais.

- Portal Institucional: a atualização e a manutenção do atual portal do PJSC, incluindo os sites a ele relacionados, como o Portal do Servidor, é uma tarefa diária que busca manter os conteúdos atualizados e comunicar aos interessados sobre assuntos, eventos e situações relevantes.

 

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

 

      Aumento na base instalada de servidores Windows para o ambiente do SAJ5/PG.

      Implantação de servidores para EAD – treinamento do SAJ5/PG.

      Manutenção do servidor de gravação de audiências.

      Reestruturação (em andamento) dos servidores de aplicação do eSAJ.

      Atualizações de versões no portal eSAJ.

      Implantação de monitoramento dos servidores de aplicação via Zabbix.

      Implantação do módulo de Certidões Eleitorais do SAJ 5.

      Criação de scripts de automatização de deploys de aplicações.

      Criação de scripts de backup específicos para aplicações Java web.

      Instalação de novos certificados SSL/HTTPS.

      Implantação de servidores do sistema de busca.

      Implantação do servidor CSPGateway para aplicações Caché web.

      Suporte aos sistemas de controle de acesso do TJ (Catracas).

      Correção de bugs de segurança nos servidores – openssl, shellshock, jmx-console.

      Implantação de novos servidores de aplicação para sistemas internos web.

      Implantação de infraestrutura para WebServices do sistema de precatórios.

      Implantação de servidores para EAD – Treinamento da CGJ.

      Implantação de servidores para o SVN da CGJ.

      Implantação e migração dos arquivos do FileServer do projeto MS Active Directory.

      Instalação e migração de servidores para a sala cofre.

      Instalação de um novo robô de backup no ambiente.

      Instalação do novo servidor Exadata X4.

      Servidores de manutenção corretiva e preventiva nos servidores das Comarcas.

      Reorganização e remanejamento de discos departamentais.

      Levantamento e baixa patrimonial de mais de 100 equipamentos fora de uso.

      Implantação de novas rotinas de backups.

      Manutenção e melhoria no ambiente de servidores virtuais.

      Implantação de novos serviços no ambiente de servidores virtuais.

      Migração do ambiente SAJ para a sala cofre.

      Migração dos ambientes DJE, Jurisprudência, RH, Sidejud para a sala cofre.

      Migração de bases para o Exadata X4.

      Atualizações tecnológicas de sistemas Oracle.

      Migração dos sistemas administrativos para novos ambientes de homologação.

      Disponibilização de bases das comarcas do projeto IPEPG no ambiente central do TJ.

      Implantação de nova ferramenta de monitoramento de bancos de dados Oracle.

      Implantação de um comitê técnico PG/SG com a Softplan.

 

DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO SEGUNDO GRAU

 

PROJETOS

 

Implantação do SAJ/SG5 nas Turmas Recursais.

Início: 30/04/2014. Previsão de Término: 23/10/2014. Situação atual: concluído em 23/10/2014.

 

Implantação da Certidão Online no Segundo Grau.

Início: 12/05/2014. Previsão de Término: 17/06/2014. Situação atual: concluído em 17/06/2014.

 

Elaboração do Projeto Básico para os serviços de Manutenção Adaptativa, Manutenção Evolutiva e Desenvolvimento Sob Demanda com a Softplan. Início: 23/05/2012. Situação atual: em andamento.

 

Elaboração do Projeto Básico para Implantação do Sistema SAJ5/SG na Segunda Instância do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Início: 05/05/2014. Situação atual: em andamento.

 

Elaboração do Documento de Oficialização de Demanda para Implantação do Sistema SAJ5/SG na Segunda Instância do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Início: 15/10/2014. Previsão de Término: 11/11/2014. Situação atual: concluído em 11/11/2014.

 

Elaboração dos Estudos Preliminares para Contratação Referente à Implantação do Sistema SAJ5/SG na Segunda Instância do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Início: 11/11/2014. Situação atual: em andamento.

 

TREINAMENTOS

Servidores da Secretaria da Primeira Turma de Recursos da Capital no sistema SAJ5/SG – Trâmite Digital – Turma de Recursos. Início: 06/08/2014. Previsão de Término: 08/08/2014. Situação atual: concluído em 08/08/2014.

 

Gabinete do Dr. Álvaro Luiz Pereira de Andrade no sistema SAJ5/SG – Trâmite Digital – Turma de Recursos. Início: 09/05/2014. Previsão de Término: 09/05/2014. Situação atual: concluído em 09/05/2014.

 

Gabinete do Des. Ernani Guetten de Almeida no sistema SAJ3/GGS – Tribunal de Justiça. Início: 15/05/2014. Previsão de Término: 15/05/2014. Situação atual: concluído em 15/05/2014.

 

ATIVIDADES DE SUPORTE

      Relatórios, solicitados pelos usuários do sistema, que não são passíveis de extração via sistema.

      Resoluções de problemas e dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS e SAJ5/SG para os usuários do TJSC, Turma de Uniformização e Turmas Recursais.

      Suporte se segundo nível, para atendimento das dúvidas dos servidores que atuam na Divisão de Suporte ao Usuário.

 

ATIVIDADES OPERACIONAIS

      Homologação de versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM, SAJ5/PRO, SAJ5/SG e Portal e-SAJ.

      Abertura e controle de SALTs do SAJ3, SAJ5 e Portal E-Saj.

      Definição das Especificações de Requisitos referente as regras de novas funcionalidades para os sistemas SAJ5/SG, SAJ5/PRO e SAJ5/ADM.

      Configurações dos fluxos de trabalho para o trâmite processual digital e físico dos processos no sistema SAJ5/SG para a segunda instância do Tribunal de Justiça.

 

ATIVIDADES DIVERSAS

      Participação no Curso de TSI – Etapa Presencial em 19/11/2014.

      Visita Técnica no Tribunal de Justiça de São Paulo em 24 e 25/09/2014.

 

DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO 1º GRAU

 

Projeto IPE/PG

Continuidade do Projeto IPE/PG, que compreende a supervisão, fiscalização e apoio à equipe de Instrutores durante os ciclos de implantação do processo eletrônico, finalizando o ano com todas as 111 comarcas do estado operando com sistema SAJ/PG5. Participação das reuniões operacionais e realização de workshops para definição de procedimentos e alinhamento de conhecimentos junto à equipe da Softplan.

 

Gravação de Audiências na Web

As audiências gravadas em vídeo e áudio pelo Sistema SAJ/PG5 passaram a ser disponibilizadas no portal e-SAJ para consulta por Advogados, Defensoria Pública, Peritos, Leiloeiros, entre outros perfis de acesso. As regras de visualização estão de acordo com os preceitos contidos na Resolução nº 121 do CNJ, quanto à disponibilização dos dados processuais na internet.

 

Importação de Arquivos Multimídia

O sistema SAJ/PG5 permite a importação de arquivos multimídia/gravações de audiências para processos físicos e digitais, desde que possuam a extensão ASF (vide Anexo I - “Configurações do Sistema para Importação de Arquivos Multimídia”). Assim, é possível importar qualquer arquivo de áudio e vídeo que esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo Tribunal de Justiça.

 

Centrais de Mandados Compartilhadas

O compartilhamento de Centrais de Mandados veio para atender comarcas integradas para o cumprimento de mandados. Após o compartilhamento das centrais, todos os mandados de processos físicos ou digitais terão o mesmo comportamento e seguirão pelo fluxo para a Central de Mandados competente.

 

O projeto-piloto na comarca da Capital, responsável por integrar as centrais de Florianópolis (Fórum Central, Fórum do Norte da Ilha e Fórum Distrital do Continente), São José, Palhoça e Biguaçu, permitiu validar a solução e expandir para próxima fase que é integrar as comarcas de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema e Navegantes.

 

Plantão Judiciário Eletrônico

Projeto-piloto na comarca de São José que irá permitir a distribuição eletrônica dos feitos no plantão judicial, evitando o deslocamento do servidor até o fórum para alguns casos, bem como permitindo o despacho do processo de forma remota pelo magistrado de plantão. Um fluxo de trabalho específico para o Plantão permitirá a distribuição de petições iniciais enviadas pelo advogado através do portal e-SAJ, bem como a criação de novas competências para o plantão e logins específicos para acesso ao SAJ5/PG pelos servidores de plantão, que farão o cadastramento e distribuição das petições iniciais e intermediárias e todos os encaminhamentos necessários para cumprimento das determinações expedidas durante o plantão pelo magistrado.

 

Perfil Atermador

O novo perfil Atermador disponibilizado no portal e-SAJ permite utilizar os sistemas de peticionamento eletrônico de iniciais e intermediárias, bem como a consulta das petições realizadas na Web. Desta forma, este novo serviço permitirá que atermadores possam enviar e consultar petições sem a necessidade de deslocamento até o Fórum.

 

Módulo de Prescrição Penal

Visando atender a Resolução nº 112 do CNJ, referente ao controle de prazos da prescrição nos processos penais em curso nos Tribunais e Juízos dotados de competência criminal, foi disponibilizado no sistema SAJ/PG5 o Módulo de Prescrição Penal, com cálculos automáticos dos prazos de “Prescrição da Pretensão Punitiva” e “Prescrição da Pretensão Executória”. Com o lançamento dos eventos no Histórico de Partes, o sistema automaticamente gera a previsão da prescrição, emitindo o resultado diretamente nos relatórios do processo (Ficha do Réu, Guia de Recolhimento e Carta de Guia).

 

Convênio com os Bancos e Telecomunicações

Projeto-piloto no Juizado Especial Cível da Comarca da Capital (Fórum Central, Fórum do Norte da Ilha e Fórum Distrital do Continente), de citação das Empresas de Telecomunicações e Bancos via Portal e-Saj, em substituição à citação por e-mail ou expedição de ofícios aos Correios.

 

Colaboração com o desenvolvimento do PJE

Disponibilizados 2 (dois) analistas da DSJPG, a pedido do CNJ, de março/2013 a janeiro/2015, para auxiliar no desenvolvimento e evolução do Sistema PJE - Processo Judicial Eletrônico.

 

Contratos

Participação na equipe de elaboração e negociação do contrato de manutenção evolutiva, que visa contratar empresa especializada em sistema integrado de gestão de processos judiciais físicos e virtuais de primeira e de segunda instâncias, para os serviços de evolução do Sistema.

 

Atividades Operacionais

- Homologação de 80 versões de correção do SAJ/PG5.

- Análise, testes e validação de mais de 70 versões do portal e-SAJ.

- Homologação e liberação da versão 1.5.23, representando um avanço de 11 versões com evoluções do Sistema;

- Abertura e Controle de SALTs do SAJ/PG5 e portal e-SAJ.

- Fiscalização do contrato 87/2013.

- Atendimento de mais de 324 chamados de Suporte de 2º nível, representando dúvidas, problemas, necessidades de configução e sugestões dos usuários de primeiro grau.

- Aprovação de 117 propostas de solução, compreendendo 162 novas funcionalidades disponibilizadas no Sistema SAJ/PG5.

- 174 Pareceres Administrativos.

- Reuniões semanais para definição de procedimentos junto a CGJ.

 

DIVISÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

 

- Processos licitatórios de peças de impressoras, itens de rede lógica, baterias para rádio comunicadores, impressora matricial, software Autocad, dentre outros.

- Substituição de telefones celulares destinado a Desembargadores, Juízes de segundo grau e plantão de Comarcas.

- Substituição de computadores e incremento do segundo monitor das Diretorias: DGJ, DCDP, DRI, DDI, além dos Gabinetes dos Desembargadores e Juízes de segundo grau.

- Distribuição de ultrabook em substituição aos notebooks Lenovo para todos Desembargadores e Magistrados de primeiro e segundo grau.

- Instrução de processos de baixa por inservibilidade e doação de equipamentos obsoletos.

- Distribuição de mesas de som e microfones.

- Distribuição de equipamentos, relacionados a seguir, em razão da implantação do SAJ 5 no Primeiro e Segundo graus:

 

Distribuição dos equipamentos

 

COMARCAS

DES./JUIZES

ADM.

TOTAL

MONITORES

5.661

953

651

7.265

CPUS

4.421

585

654

5.660

NOBREAK

2.554

810

3.364

SCANNER

894

12

906

ESTABILIZADORES

323

323

CELULARES

53

MODEM

42

KIT GRAVAÇÃO

420

 

 

420

HD EXTERNO

 

520

 

520

ULTRABOOK

 

520

 

520

TOTAL GERAL

19.073

 

DIVISÃO DE REDE DE COMUNICAÇÃO

 

- Conclusão da implantação da nova infraestrutura de redes entre a sede do TJSC e as comarcas.

- Contratação de link de acesso à Internet de 400Mbps.

- Aquisição de 300 switches para serem distribuídos nas comarcas.

- Aquisição de novo core de rede para a sala cofre.

- Aquisição de garantia para os principais equipamentos de rede.

- Aquisição de solução de NPM - Network Performance Management.

- Contratação de serviços de Interconexão com o CIASC.

- Distribuição de 222 switches para as comarcas.

- Baixa de 77 equipamentos de rede.

- Aquisição de fontes para conversor de mídia.

- Aquisição de AP wireless.

- Abertura de 182 chamados para as comarcas.

- Upgrade de Sensores do Gerenciamento do Rede, totalizando 1.291 sensores cadastrados a fim de monitorar principais ativos de rede.

- Migração das redes antigas para novo endereçamento IP migrando o controle do DHCP para o servidor administrado pela seção.

- Administração do DHCP do AD.

- Elaboração dos documentos para aquisição de 150 novos switches e 200 transceivers, necessários a manutenção da rede de dados da sede do TJSC, bem como para reestruturação do core da rede das grandes comarcas, seguindo a Resolução 182 do CNJ.

- Vistoria e instalação de telefonia nas comarcas de Imbituba, Itapiranga, Santa Rosa do Sul, Orleans, Ibirama, São José do Cedro, Lauro Müller, Ituporanga, Campo Erê, Urubici, Abelardo Luz, Palmitos, Rio Negrinho, Ponte Serrada, Descanso, Pomerode, Dionísio Cerqueira.

- Distribuição de 200 telefones VoIP.

- Criação de 1.000 ramais.

- Criação de 1.000 rotas VoIP entre comarcas.

- Participação na mudança de endereço das comarcas de Ascurra, Armazém, Descanso, Correia Pinto;

- Contratação de serviço de suporte a tecnologia VoIP.

- Compra de equipamentos com tecnologia VoIP.

- Manutenção nas centrais telefônicas de Tijucas e Balneário Camboriú.

- Configuração da segurança dos acessos de dados dos mutirões da Justiça.

- Aquisição de solução integrada de serviços de segurança nas redes de dados e computadores (Solução de Segurança).

- Início da implantação de solução de segurança: endpoint, e-mail e web, bem como correlação de eventos e análise avançada de ameaças.

- Administração da solução de segurança, em conjunto com prestadora de serviços.

- Acompanhamento do contrato da solução de segurança.

- Aquisição e acompanhamento de instalação de nova protocoladora para o SAJ5, bem como administração e abertura de chamados com a fornecedora.

- Acompanhamento do contrato do Sistema de Carimbo de Tempo.

- Mudança física do Sistema de Carimbo de Tempo para a sala cofre.

- Revisão da Infraestrutura de proxy.

- Operação da estrutura de proxy.

- Manutenção do sistema de mensageria instantânea do PJSC (Instant Messenger/Pandion).

- Acompanhamento da Ameaça no OpenSSL e das novas tecnologias de encriptação, autenticação e integridade.

- Upgrade e atualização do firewall utilizado pelo Sistema de Acesso à web (proxy).

- Manutenção do firewall Checkpoint utilizado como interface com Internet, CIASC, CNJ e nossa DMZ.

- Início do processo de compra de firewall de aplicação com IPS: pesquisas de mercado, reuniões com empresas, projeto básico, especificação técnica, acompanhamento técnico.

- Confecção de relatórios de acessos para a Administração e Magistrados.

- Consultoria técnica para assuntos relativos à segurança.

- Manutenção da disponibilidade dos sistemas de segurança bem como do acesso à Internet.

- Atualização dos dispositivos, soluções e demais sistemas de segurança (NTP, DNS, backup de registros e acesso.