DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O ano de 2014 foi marcado
pela conclusão do projeto de implantação do processo eletrônico no Primeiro Grau,
projeto IPE/PG, e, a partir do dia 27/10/2014, os novos processos que ingressam na primeira instância
são exclusivamente no formato digital. Ainda em 2014, iniciaram-se os estudos
para a implantação do processo digital no âmbito do Segundo Grau.
Para isso buscou-se
investir na renovação e ampliação permanente da estrutura de tecnologia,
considerando-se hardware
e software, com a manutenção de uma
política sistemática de aquisição e renovação de todo parque tecnológico e
desenvolvimento ou aquisição de sistemas, possibilitando a melhoria da
prestação dos serviços ao cidadão.
Essas complexas atividades
só foram viabilizadas graças ao esforço de toda a diretoria que, capitaneada
por seu Gabinete, conseguiu integrar todas as áreas, de gestão de conhecimento
ao equipamento, do extrajudicial ao terceiro grau e órgãos agregados de apoio e
fiscalização.
Em cada etapa, em cada
atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo Poder
Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções,
atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários
internos quanto externos, sendo o serviço gratuito ou não.
DIVISÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Uma das principais metas
do ano foi estruturar o desenvolvimento de sistemas da divisão, vislumbrando
modelo de FÁBRICA DE SOFTWARE
possibilitando eventual TERCEIRIZAÇÃO do desenvolvimento de maneira bem
orquestrada, sustentável e padronizada, bem como manter os artefatos
tecnológicos atualizados, funcionais, manuteníveis e produtivos. Para tanto,
foram realizados diversos desenvolvimentos, estudos e implantações conforme
projetos citados a seguir:
Entende-se que a meta foi
atingida e espera-se para 2015 a consolidação dos produtos e serviços
estabelecidos e implantados. Também foram desenvolvidos aplicações/ serviços/ bibliotecas
(framawork) de suporte ao ciclo de vida de desenvolvimento e aplicações:
Descrição: ferramenta de
apoio que detecta dependências entre aplicações e serviços. Essencial no
ambiente SOA em desenvolvimento. Situação atual: produção.
Descrição: serviço que
permite que as aplicações coletem informações acerca dos dados que foram
gravados na base de dados, ou seja, permite descobrir que usuário executou uma
atualização ou inserção, bem como onde foi realizada, a partir de que máquina,
qual campo de tabela foi feita e quais valores novos e antigos. Oferece além do
serviço, aplicação de consulta desses dados por parte de usuário administrador,
e ferramenta de criação de estrutura de banco de dados para suportar esse
recurso. Situação atual: produção.
Descrição: biblioteca de
base que serve de integração (proxy) entre a camada de serviços e a camada de
apresentação, através da serialização de dados em forma de XML e JSON. Situação
atual: produção.
Descrição: biblioteca de
base com diversos componentes e funcionalidades para a camada de apresentação
quando desenvolvida em ACTION SCRIPT e FLEX. Situação atual: produção.
Descrição: Sistema de Controle de Demandas (chamados) da DTI que permite
acompanhar o ciclo de vida de um chamado (ID) desde a requisição pelo
demandante até a execução pelo aprovador, incluindo também, relatório de
pagamento à terceirizada quando a execução for externa. Situação atual: produção
(nas áreas SHF/FOLHA, DMP, AJ, SIDEJUD, REDES, DAD - BANCO DE DADOS, DAD -
SERVIDORES DE REDES, APOIO AO DESENVOLVIMENTO, PRECATÓRIOS, DIÁRIAS, DAD -
SISTEMAS OPERACIONAIS, SSRH, DAD – Virtualização).
Descrição: sistema que
mantém cadastro de relatórios a serem disponibilizados aos usuários. Permite
que rapidamente os desenvolvedores publiquem relatórios aos usuários sem
necessidade de reimplantação de aplicações ou geração de novos executáveis. Situação
atual: produção.
APLICAÇÕES E SERVIÇOS
RELACIONADOS À SEGURANÇA
Descrição: biblioteca de
base com módulo JAAS para autenticação no container. Faz parte do novo sistema
de segurança de aplicações do TJSC. Situação atual: produção.
Descrição: aplicação do
CAS que gerencia a autenticação de usuários integrados ao portal e às diversas
aplicações e serviços desenvolvidos. Faz parte do novo sistema de segurança de
aplicações do TJSC. Situação atual: produção.
Descrição: biblioteca de
base contendo funcionalidade como filtros para autenticação das aplicações no
CAS. Faz parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC. Situação
atual: produção.
Descrição: biblioteca de
base com interface da identidade do TJ. Essa identidade é que trafega entre
todas as camadas de aplicação, contendo informações de
identidade. Faz parte do novo sistema de segurança de aplicações do TJSC. Situação
atual: produção.
APLICAÇÕES E SERVIÇOS
RELACIONADOS A DOMÍNIOS DE NEGÓCIO
Descrição: aplicação que
mantém dados de aplicações, componentes e serviços disponíveis aos
desenvolvedores do TJSC. Situação atual: produção.
Descrição: serviços para
consulta e manipulação de dados de lotações, comarcas, varas etc.
Situação atual: produção.
Descrição: conjunto de
estruturas de banco de dados e serviços voltados a todas as unidades de
informações e/ou negócio, consideradas basilares às aplicações do TJSC.
Formando uma arquitetura de base e referência para a montagem de aplicações
através de reutilização e centralização de informações. Situação atual: produção.
INFRAESTRUTURA E RECURSOS
PARA DESENVOLVIMENTO - ALM
Descrição: modelos de
aplicações utilizados pelo MAVEN já customizados para JBOSS e WEBLOGIC, das
mais variadas naturezas utilizadas no desenvolvimento tjsc-archetype-java-ejb,
tjsc-archetype-java-flex, tjsc-archetype-java-jar, tjsc-archetype-java-struts,
tjsc-archetype-java-webservice. Situação atual: produção.
Descrição: adequação das
bibliotecas e serviços de base, bem como modelos de aplicação para que
funcionem em ambiente WEBLOGIC. Situação atual: realizado.
Descrição: realização de
POC com ferramenta SOA fornecida pela ORACLE em conjunto da aquisição do
WEBLOGIC. Situação atual: realizado.
Descrição: realização de
POC com ferramenta SOA fornecida pela INTERSYSTENS em conjunto com CACHÉ e SRH.
Situação atual: realizado.
Além destas atividades de
base, também foram desenvolvidos/evoluídos os seguintes sistemas:
Projeto prioritário
TJSC/Gov.Federal (DTI+CGJ+Dataprev) a partir de agosto. Viabilização de
Certificado Digital A1 para a solução. Implementação e homologação da
ferramenta. Lançamento previsto para dez/2014.
Projeto DTI+CGJ. Abrange
as 583 serventias extrajudiciais no estado. Evolução para a versão 2.1.1 com a
inclusão do suporte ao Sistema de Ressarcimento Eletrônico. Atualização da
plataforma e desligamento da infraestrutura antiga.
Projeto DTI (SCJE+SAF).
Desenvolvimento de aplicativo para o gerenciamento de perícias judiciais e
auxílio na gestão do pagamento dos mesmos. Implantação em produção no início de
novembro.
Projeto DTI+CGJ. Análise e
projeto da solução. Desenvolvimento de Sistema Desktop capaz de operar offline.
Desenvolvimento de Sistema Web para sincronização e gerenciamento. Entrega da
versão 2.0.0 com suporte a upload de imagens. Versão 2.1.0 em desenvolvimento
com suporte a e-mails.
Projeto DTI+CGJ.
Atualização de framework da solução. Reestruturação do sistema para atender
novas demandas de inspeção.
Projeto DTI+CGJ. Refactoring
dos móldulos do sistema. Ajustes para integração ao Sistema de Inspeção
Virtual. Evolução do conjunto de regras.
Projeto DTI+CGJ.
Decorrente do SIRC. Definição e implementação das regras.
Ajustes para integração ao
Sistema de Inspeção Virtual.
Projeto DTI+CGJ.
Decorrente do Ressarcimento Eletrônico. Implementação das regras levantadas.
Ajustes para integração ao Sistema de Inspeção Virtual.
Projeto DTI+GP. Demandado
pela Auditoria Interna. Definição de escopo e início do projeto. Apresentação
da versão 0.0.1 para demonstração da tecnologia. Versão 0.0.2 em
desenvolvimento com regras personalizadas.
Sistemas que sofreram manutenção/correção:
Ainda serão entregues em
dezembro/2014:
Funcionalidades do sistema:
- Cadastro da concessão de plantão
judiciário: A COMAGIS ou a Comarca Sede registra a concessão do plantão
judiciário realizado pelo magistrado. Este registro será utilizado para cálculo
do saldo de plantão judiciário e incluído na ficha funcional do magistrado.
- Requerimento de compensação de folga
de plantão: O magistrado poderá requerer um ou mais dias de folga de plantão
judiciário, caso possua saldo positivo. Nesse requerimento o magistrado
indicará, também, o Juiz Cooperador, que irá suprir sua ausência. O
requerimento será avaliado pela COMAGIS, podendo ser deferido ou indeferido.
Caso deferido, o registro de gozo será lançado em ficha funcional e será
deduzido o número correspondente de dias gozados do saldo do magistrado.
- Consultas: no sistema a COMAGIS terá
disponível consulta para busca e visualização de cadastros de concessão, gozos
e requerimentos de compensação enviados pelos magistrados. O relatório de
concessão e gozo possui uma opção de exclusão e edição dos registros pela COMAGIS.
- Geração de um arquivo XLS: no
relatório de gozo existe uma funcionalidade onde a COMAGIS poderá gerar um
arquivo XLS com os afastamentos relacionados por portaria. Esse arquivo servirá
de base para a COMAGIS elaborar a portaria que será enviada para o Diário da
Justiça com os afastamentos dos magistrados.
- Importação e adequação dos dados do
Caché para o banco Oracle.
Sistema para registro de
faltas abonadas. Na Justiça de Primeiro Grau, a funcionalidade será utilizada pelo
Chefe de Secretaria de Foro. No Tribunal de Justiça, a funcionalidade poderá
ser acessada pelos gabinetes da Presidência, dos Desembargadores e dos
Diretores. O servidor receberá notificação em seu endereço eletrônico sempre
que for cadastrado o afastamento pelo sistema. O registro aparecerá
imediatamente na ficha funcional do servidor.
Este sistema automatiza os
seguintes processos:
- Cadastro da Falta
injustificada/Desconto.
- Cadastro da Falta
injustificada/Restituição.
- Cadastro da Falta
injustificada/Reconsideração.
O sistema
valida as regras no cadastro das faltas, e registra em ficha funcional
automaticamente caso o preenchimento esteja correto.
Sistema de fluxo
eletrônico para envio dos documentos para a DRH comprovando semestralmente os
valores pagos para o plano de saúde.
Atualização tecnológica,
atualização de interface, maior integração com a ficha funcional e com a folha
de pagamento, correção de erros, maior integração com atualização cadastral e
criação de login, entre outras melhorias.
- Formulário eletrônico para o cadastro
dos alunos interessados em estagiar no PJSC.
- Visualização de vagas de estágio por
área e lotação (Tribunal, Comarca e Fórum), para fins de transparência de
processo.
- Seleção assistida de estagiários, no
qual permitirá o preenchimento de vaga sempre que surgir essa necessidade pela
unidade interessada, e será realizado pela Secretaria do Foro nas comarcas e
pela DRH no Tribunal.
- Relatório com a lista de inscritos,
publicado semanalmente e de forma automática, a partir do primeiro dia útil da
semana na página do TJSC.
- Relatório com a lista de estudantes
selecionados.
Outras manutenções e melhorias:
- Melhorias diversas no Sistema de
Gerenciamento de Cargos Efetivos (SGE).
- Finalização do Sistema de Remoção.
- Alterações de regras no Sistema de
Férias.
- Alteração nas regras no Sistema de
Plantão Judiciário para servidores.
- Inclusão de anexos em todos os
sistemas de afastamentos.
- Envio automático de cartões ao
registrar diferentes tipos de afastamento (gala, nojo, paternidade, por
exemplo).
- Infraestrutura de software: libraries, serviços de
integração com o caché e outros serviços para cadastro de pessoal.
- Melhorias no sistema de administração
de concursos públicos, para permitir alteração de notas das provas de títulos
dos candidatos. Após a alteração das notas o sistema poderá fazer o recálculo
da média e a reclassificação.
- Melhorias e acompanhamento do sistema
de marcação anual de férias.
- Melhorias no sistema de convocação,
atualização tecnológica, atualização de interface.
- Melhorias no sistema de Clima Organizacional.
- Melhorias no sistema de Gerenciamento
de Modelos de Documento.
- Melhorias do sistema de controle de vagas de cargos em comissão e funções
gratificadas.
- Levantamento e consolidação dos
requisitos do novo Sistema de Acompanhamento Funcional.
- Continuação do sistema de controle de cargos, que foi interrompido para atendimento de
outras demandas. Está 75% concluído.
E no ambiente Caché
tivemos ainda
- Alteração do Sistema SHF para correção
definitiva do bug do milênio.
- Implementação e liberação do
fechamento automático do Sistema de Folha de Pagamento.
- Manutenção e ajustes no módulo do
sistema de concessão da VPNI.
- Implementação de módulo para
viabilização da concessão, comprovação, alteração, suspensão do benefício auxílio-saúde
e de webservice para integração com novo Sistema de Recursos Humanos.
- Manutenções gerais nos sistemas
SHF/FOLHA.
- Alteração do Sistema de Patrimônio
para Adição de dígito à numeração patrimonial.
- Manutenções gerais no sistema
Patrimônio.
- Manutenções gerais no sistema
Almoxarifado.
- Manutenções gerais no sistema
Licitação.
- Manutenções gerais no sistema Compras
e registro de preços.
- Manutenções gerais no sistema de
geração de arquivos para o E-Sfinge.
- Manutenções gerais no sistema de Controlo
de Fornecedores.
- Manutenções gerais no sistema de
Tabelas Integradas.
- Manutenção das rotinas do SAF (Sistema
de Acompanhamento Funcional).
- Manutenção nas rotinas contendo as
regras do workflow de férias e substituição de 2º Grau.
- Manutenções gerais no sistema de
prestação de contas de diárias e ressarcimento de combustíveis (anterior ao
sistema atual).
- Início dos trabalhos para
reestruturação da forma de cálculo do Sistema de Folha de Pagamento.
- Atualização dos sistemas da Diretoria
de Material e Patrimônio (DMP) para acesso Internet por meio do CSPGateway.
DIVISÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
A tramitação de processos
administrativos em meio eletrônico iniciada em 2013 foi significativamente
impulsionada em 2014. Com a capacitação de servidores representantes de todas
as diretorias administrativas e judiciais do TJSC, a quantidade de processos
administrativos eletrônicos saltou de aproximadamente 200 no final de 2013 para
certa de 5.000 até novembro de 2014. São mais de 600 servidores habilitados
para atuar no sistema SPA em mais de 160 setores do TJSC. Com isso já é
possível constatar ganhos expressivos em termos de economia financeira,
celeridade processual, transparência dos atos administrativos e agilidade no
acesso à informação em relação à tramitação dos processos físicos.
Pensando na evolução do
sistema, foi constituído um grupo de trabalho que conta com representantes do
Gabinete da Presidência do TJSC, Diretoria Geral Administrativa, Diretoria
Geral Judiciária, Diretoria de Documentação e Informações, Diretoria de
Recursos Humanos e Diretoria de Tecnologia da Informação.
Através de encontros
periódicos o grupo de trabalho tem definido e priorizado as melhorias
consideradas necessárias para a evolução do sistema. Outra frente de atuação do
grupo em 2014 foi a elaboração de uma proposta de resolução com o objetivo de
disciplinar a tramitação dos processos administrativos eletrônicos no sistema
SPA.
Considerando a quantidade
de usuários e a importância do sistema de consulta a jurisprudência catarinense
para o meio jurídico, diversas melhorias foram realizadas durante 2014. Ao
longo do ano, duas versões do sistema foram disponibilizadas, destacando-se as
tratativas para integração com os documentos gerados pela nova versão do
Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5. Em relação ao Informativo
da Jurisprudência, no decorrer no ano de 2014, o serviço foi executado de forma
periódica, atingindo cerca de 20.000 cidadãos a cada envio.
Ainda, agregando mais ao
portal de Consulta à Jurisprudência, foi desenvolvido o Sistema de Consulta ao Anuário
das Turmas de Recursos. O Anuário é uma publicação anual do Tribunal de Justiça
de Santa Catarina, composta de julgados selecionados pela Comissão Permanente
de Jurisprudência, sob responsabilidade gerencial da Divisão de Documentação da
Diretoria de Documentação e Informações, com circulação nacional.
Para fins estatísticos e
de análise, o sistema de Consulta à Jurisprudência recebe, em média, 7 mil
visitas diárias. Entre os meses de outubro e novembro de 2014, por exemplo, o
portal recebeu mais de 350 mil visitas, com quase 85 mil usuários distintos,
incluindo diversas nacionalidades (Estados Unidos, Espanha, Argentina, Itália,
França, Polônia, Portugal etc.). Tais dados demonstram a utilidade da ferramenta
e o quanto é significativa para a sociedade.
No cotidiano do PJSC,
muitos documentos precisam ser trocados entre os diversos setores. Muitos
destes documentos são trocados por meio de malotes internos ou serviços dos Correios.
Com a resolução nº 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi
instituído o Sistema Hermes - Malote Digital, com o propósito de possibilitar a
troca de documentos oficiais em meio eletrônico entre os diversos órgãos do
Poder Judiciário Nacional.
Em 2014, após a publicação
da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 5/2013, o processo de expansão de uso do
sistema foi totalmente finalizado, tendo credenciadas cerca de 2.000 Unidades
Organizacionais e mais de três mil usuários. No período compreendido entre
dezembro de 2013 e novembro de 2014, mais de 350 mil documentos foram enviados
pela ferramenta, o que trouxe grande celeridade e economia ao erário, na ordem
de 2.5 milhões de reais ao ano, considerando insumos e custos postais.
Considerando a expressiva
produção de documentos eletrônicos no Poder Judiciário de Santa Catarina
(PJSC), fica evidente a necessidade de uma boa gestão documental e,
consequentemente, do apoio sistêmico às atividades envolvidas nessa área, como,
por exemplo, a definição de metadados, indexação e pesquisa de documentos. Com
tal propósito, uma ferramenta de apoio foi concebida pela Diretoria de
Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada nos seguintes contextos:
- Jurisprudência Administrativa.
- Consulta de atos Normativos.
- Doutrina do CEJUR.
- Acórdãos do Conselho da Magistratura.
- Decisões Monocráticas das Turmas
Recursais.
- Acórdãos das Turmas Recursais.
Em 2014, o sistema sofreu
atualização de versão por duas vezes. As melhorias foram sugeridas pelos
usuários do sistema, visando sempre à melhoria do serviço e suporte às
necessidades advindas das atividades diárias de cada setor. Além disso, houve a
implantação do Sistema na Corregedoria-Geral da Justiça, permitindo a indexação
das suas Normas Administrativas. Para o próximo ano, já se iniciaram as
tratativas para novas aplicações em outros setores do TJSC.
Com a promulgação da Lei
de Acesso à Informação e a necessidade de maior transparência aos atos públicos,
o papel da Tecnologia da Informação tem sido essencial. O PJSC dispõe de um
portal destinado à publicação de várias informações de interesse da sociedade,
as quais requerem confiabilidade e atualização constante. Nesse sentido, a
Diretoria de Tecnologia da Informação muitas vezes atua como consolidadora das
informações, cruzando dados de sistemas diversos. Durante o ano de 2014, por
exemplo, os diversos custos das comarcas foram levantados e atualizados com o
apoio da DTI.
O Diário de Justiça
Eletrônico (DJE) é o documento oficial de publicações do Poder Judiciário em
Santa Catarina, sendo um dos serviços mais acessados no portal WEB da
instituição. Diante da sua importância, os serviços associados à sua confecção,
disponibilização e acesso estão em evolução constante. Durante o ano de 2014,
as melhorias a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:
- Melhorias nas ferramentas de apoio na
diagramação do DJE.
- Integrações com sistemas internos,
automatizando o envio de diversos tipos de matérias.
Cerca de 260 mil matérias
foram publicadas em 2014 no DJE por intermédio das ferramentas desenvolvidas
pela Diretoria de Tecnologia da Informação.
Ainda durante o ano de
2014, deflagrou-se o Projeto Multicadernos, que consiste na possibilidade da
segmentação do Diário da Justiça em Cadernos independentes numa mesma edição.
Foi considerada uma necessidade apontada pela Divisão de Documentação, da DDI.
Além disso, várias oportunidades de melhorias foram identificadas na versão
atual e estão contempladas no escopo do projeto. A previsão de entrega desta
nova versão é para o primeiro semestre de 2015.
Com base nas publicações
das Resoluções TJ 20/2014-TJ e 32/2014-TJ, desenvolveu-se o Sistema de Voto
Eletrônico, tendo como principal objetivo apoiar o processo de escolha dos
representantes do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina no Comitê Gestor
Regional para Gestão e Implementação da Política Nacional de Atenção
Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.
Foi utilizada uma nova
concepção de desenvolvimento, no caso, utilizando-se recursos de diversas
seções. As Divisões de Gestão do Conhecimento e Divisão de Sistemas
Administrativos estiverem envolvidas. A gerência do projeto ficou a cargo da
primeira e o desenvolvimento do sistema a cargo da última. A Presidência do
TJSC, por meio da ASPLAN, estava definida como cliente do projeto.
O SER é o sistema
utilizado pelo TJSC para realizar o envio de recursos extraordinários e agravos
em recursos ao Supremo Tribunal Federal. Em 2014 foram iniciadas tratativas com
a equipe técnica do STF para aperfeiçoar os mecanismos de integração e
facilitar o fluxo de documentos entre as duas Cortes. Também foram feitos os
primeiros contatos com a empresa Softplan para que a integração seja prevista
na versão 5 do sistema SAJ-SG a ser implantada no TJSC em 2015.
O sistema iSTJ é a
ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar recursos especiais ao STJ. Em 2014
foram iniciadas tratativas com a equipe técnica da empresa Softplan para que a
integração seja prevista na versão 5 do sistema SAJ-SG a ser implantada no TJSC
em 2015.
O Sistema de Gestão
Acadêmica da Academia Judicial permite gerenciar os diversos cursos e eventos
oferecidos pela instituição, bem como os pedidos individuais para cursos e
eventos externos. Para cada curso, além das informações básicas, é feito o seu
agendamento e são cadastrados os participantes e instrutores. Durante a
execução do curso, o sistema é responsável pelo controle de presença, e após
sua finalização são construídos e emitidos os relatórios dos encontros e
relatórios finais do curso. O sistema também disponibiliza as avaliações aos
participantes e instrutores, possui um módulo de certificação e de extração de
relatórios.
O suporte ao Sistema de
Gestão Acadêmica da Academia Judicial gerou até 27/11/2014 um total de 242
demandas, tanto de manutenções corretivas como de manutenções evolutivas.
Em janeiro do ano de 2014
implantou-se o novo Módulo de Inscrições. Neste módulo foram aperfeiçoados os
mecanismos de inscrição de participantes internos e externos; confirmação da
inscrição; exclusão de participantes; visualização de participantes
confirmados, pré-inscritos e excluídos (com novos campos para visualização e
diversas possibilidades de ordenação). Também foi criado o conceito de
participante ouvinte, e construído um módulo de auditoria das operações
realizadas.
Uma das funcionalidades
principais do Módulo de Inscrições é a possibilidade de delegação das
inscrições para outras áreas do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Na sequência, a fim de
atender as Resoluções 13/2012-GP e 08/2013-GP, foi feita a reformulação do
Relatório de Encontro, e foi desenvolvido o Relatório Final do curso, que
consolida a presença do participante em todos os encontros do curso. Também foi
construído o Módulo de Gerenciamento de Impedimentos e Sanções, com o objetivo
de manter um cadastro atualizado dos participantes com algum tipo de pendência
junto a Academia Judicial. Este módulo, integrado ao Módulo de Inscrições,
impede a inscrição de participantes, que possuírem algum tipo de restrição, nos
cursos da Academia Judicial.
Outro projeto envolveu a
desvinculação do cadastro de palestras para fins de Relatório de Encontro e
para fins de Avaliação, visto que o módulo de cadastro de palestras vigente até
então, não estava atendendo a estas necessidades de forma adequada, e gerava
retrabalho à equipe da Academia Judicial.
A transmissão de vídeos ao
vivo, a partir do site da Academia Judicial foi
remodelada de modo a atender as seguintes necessidades:
- Limitar o número de conexões.
- Integração com Ldap.
- Flexibilidade para permitir ou não a
inscrição de participantes.
- Impedir o acesso de participantes não
inscritos.
- Registrar frequência em tabela
distinta.
Várias melhorias foram
também aplicadas aos módulos de planejamento e de avaliação, possibilitando uma
melhor gerência da agenda dos cursos, e na gestão das avaliações realizadas. Considerando
a existência do Programa de Avaliação Institucional (PAI) no Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) da Academia Judicial e sua relevância tanto
para o credenciamento de cursos de Graduação como para o recredenciamento dos
cursos Pós-Graduação junto ao Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina,
um dos maiores focos da Seção de Suporte ao Ensino a Distância durante o ano de
2014 foi o Projeto da Avaliação Institucional da Academia Judicial. Este
projeto envolveu desde a análise das necessidades, projeto e desenvolvimento
até sua completa implantação e acompanhamento dos resultados.
Findo o projeto da
Avaliação Institucional, foi retomado o projeto do Novo Sistema de Gestão
Acadêmica, cujo objetivo é realizar a gerência de todo o ciclo de trabalho da
Academia Judicial, de forma mais robusta e integrada aos demais sistemas da
instituição, corrigindo problemas existentes no sistema atual. O propósito é
melhorar consideravelmente as informações para o público interno e externo, e,
com isso, permita uma melhor gerência e autonomia nas suas atividades. O
projeto encontra-se em sua fase inicial, onde estão sendo definidas, em
conjunto com a Academia Judicial, as etapas do projeto e o método de trabalho a
ser desenvolvido. Espera-se um grande avanço do projeto em 2015.
Em relação ao trabalho de
gestão do sistema Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo
TJSC, foram realizadas as seguintes atividades:
- Mudança das máquinas virtuais de
desenvolvimento, homologação e produção do Moodle, a fim de permitir o aumento
o espaço em disco de forma gradual e assim aumentar a oferta de cursos.
- Integração com Sistema de Gestão
Acadêmica da Academia Judicial para importação da lista de participantes.
- Estudo e implementação de nova forma
para disponibilização de vídeos e consequente redução do tempo de acesso.
Outras atividades também
foram realizadas, como, por exemplo a inscrição de participantes, a migração de
cursos entre os ambientes, e replicação de cursos, e o suporte necessário
durante a configuração e execução dos cursos.
Foi realizada, a pedido da
Corregedoria-Geral da Justiça, uma instalação própria do Moodle, para abrigar
seus projetos e salas de debates. Esta instalação foi feita com base no
ambiente virtual da Academia Judicial. Após a disponibilização do ambiente pela
DTI, a administração do Moodle ficou sob responsabilidade da CGJ.
Em 2014, o Portal WEB do
Poder Judiciário Catarinense ganhou destaque com a retomada do projeto da nova
versão, executado de forma conjunta entre a Diretoria de Tecnologia da
Informação e o Núcleo de Comunicação Institucional. Tal projeto tem como
finalidade a reestruturação do portal atual, seguindo uma metodologia
específica de desenvolvimento, que já passou pelas fases de diagnóstico e
prognóstico, envolvendo diretamente seus usuários, promoveu pesquisas internas
e externas à instituição e que prevê entregas e validações antes da
disponibilização final. Os objetivos principais são a evolução gráfica e
tecnológica, a reorganização da arquitetura da informação e a melhoria da
usabilidade, aderentes aos novos padrões WEB.
O foco neste ano foi a
reativação do grupo de trabalho do projeto, reforçado com representantes da
Academia Judicial e da Corregedoria-Geral da Justiça. Desde então, o grupo
trabalhou na classificação de conteúdos, na definição de responsabilidades e na
revisão das etapas do projeto já realizadas anteriormente. A finalização e
aprovação do projeto gráfico, bem como o desenvolvimento do template para o
novo portal foram outros avanços significativos, que já viabilizaram a
aplicação do novo layout
em sites, formulários e aplicações.
Durante o ano, outro ponto
de atenção foi a renovação do contrato de suporte da ferramenta Liferay versão
Enterprise 6.1 (gestão de portais), bem como o início do processo de aquisição
de novas licenças para suportar o novo portal, garantindo disponibilidade e
segurança.
Dentre os sites, podemos destacar como entregas importantes do
projeto, o site da Gestão Estratégica (que agrega informações referentes a
gestão de processos, gestão de projetos, planejamento estratégico institucional
etc.) e a Sala de Imprensa (que concentra notícias - disponibilizadas através
da nova ferramenta de publicação também desenvolvida em Liferay e integrada a
redes sociais -, vídeos, Veredicto, Resenha etc.). Também neste layout está sendo
implementada a nova versão da aplicação do Diário da Justiça Eletrônico, por
exemplo.
Ainda utilizando o
Liferay, através de um template desenvolvido internamente, foram entregues em
2014 diversos formulários (novos ou que foram migrados), tais como Solicitação
de Passagens Aéreas, Solicitação de Certificado Digital, Ouvidoria dos
Servidores, Ingresso de novos servidores, Identidade Funcional, entre outros,
que, em sua maioria, estão integrados ao serviço web em JSONP, disponibilizando
informações dos colaborados e trazendo maior agilidade e confiabilidade no
preenchimento dos formulários. Um formulário específico foi desenvolvido para o
Questionário para diagnóstico do PJSC, parte do projeto do novo Planejamento
Estratégico do PJSC, que também contou com disponibilização de vídeos e
conteúdo correspondente em página web.
A nova identidade visual
do Poder Judiciário catarinense instituída em 2014 demandou também alterações
em sites e portais, bem como adequação do layout das
redes sociais utilizadas pelo PJSC: Twitter, Flickr e Youtube, que são mantidas
em parceria com o Núcleo de Comunicação Institucional.
Na seara da Gestão do
Conhecimento, evoluiu-se a Legislação Anotada do CEJUR, disponibilizando três
novos códigos. Este ambiente desenvolvido no Liferay permite construção de
códigos comentados por servidores e magistrados do PJSC, devidamente
autenticados, dispondo de wiki, fluxo de aprovação (workflow), ranking e outras funcionalidades da ferramenta.
No mesmo sentido, a
Corregedoria-Geral da Justiça demonstrou interesse em disponibilizar um
ambiente similar para o Código de Normas Anotado que também foi desenvolvido em
parceria com este órgão e disponibilizado neste ano. Ainda em conjunto com a
CGJ foram construídos no Liferay outros sites e
serviços, como Extrafacil e CGJ Virtual.
Em todos os projetos
relacionados ao portal institucional, o foco continua sendo a acessibilidade, a
organização das informações por serviço e a atualização das informações -
através do Liferay - de forma descentralizada e colaborativa, pelos próprios
setores que detêm o conhecimento, facilitando a divisão de responsabilidades e
garantindo agilidade, dinamismo e segurança. Neste sentido, a capacitação pela
DTI dos usuários da ferramenta tem sido, e continuará sendo, prioridade. Foram,
então, promovidos diversos momentos para repasse de conhecimento a estes
usuários visando garantir o bom uso da ferramenta e a correta manutenção do
conteúdo.
Os analistas de sistemas
envolvidos nos projetos também participaram de eventos e treinamentos oficiais
com o objetivo primordial de obter um melhor domínio da ferramenta e, assim,
fornecer soluções mais adequadas e de modo mais célere.
O Java tem sido bastante
utilizado em aplicações acessíveis através do portal web, tanto no Liferay
quanto em projetos isolados. Neste ano, destacamos o desenvolvimento da nova
Pesquisa de Satisfação dos colaboradores do PJSC, disponibilizada em outubro de
2014. Além desta, a fim de atender a uma demanda bastante antiga e de grande
importância para os advogados, foi desenvolvida a aplicação web para pedido de
preferência e sustentação oral para as sessões de julgamento do TJSC.
Além dos sistemas e
projetos destacados acima, a Divisão de Gestão do Conhecimento manteve em
operação, realizando ações de manutenção corretiva e de suporte, os seguintes
sistemas e serviços:
- Push
- TJSC: serviço de notificação sobre a movimentação processual da justiça
de 1º e 2º graus, além das Turmas de Recursos.
- PTC
- Protocolo Administrativo: sistema que permite o gerenciamento, consulta e
movimentação de processos administrativos físicos.
- Integração
dom BNMP: integração com o Banco Nacional de Mandados de Prisão mantido
pelo CNJ, que atende a Resolução 137/2011, com o intuito de centralizar em um
único local os mandados de prisão expedidos pelos Tribunais de todo o país.
- CPA
- Controle de Processos Administrativos: sistema de gerenciamento de prazos
dos processos administrativos no Gabinete da Presidência do TJSC.
- DPA
- Distribuição de Processos Administrativos: sistema de distribuição de
processos administrativos físicos.
- SDA
- Sistema de Digitalização de Acórdãos: sistema que tem como objetivo
auxiliar a Diretoria de Documentação e Informações (DDI) no gerenciamento de
acórdãos, apoiando principalmente as rotinas de digitalização de acórdãos
assinados e busca dos mesmos em coletâneas virtuais.
- Portal
Institucional: a atualização e a manutenção do atual portal do PJSC,
incluindo os sites a ele relacionados, como o Portal do Servidor, é uma tarefa diária que busca manter os conteúdos
atualizados e comunicar aos interessados sobre assuntos, eventos e situações
relevantes.
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
•
Aumento
na base instalada de servidores Windows para o ambiente do SAJ5/PG.
•
Implantação
de servidores para EAD – treinamento do SAJ5/PG.
•
Manutenção
do servidor de gravação de audiências.
•
Reestruturação
(em andamento) dos servidores de aplicação do eSAJ.
•
Atualizações
de versões no portal eSAJ.
•
Implantação
de monitoramento dos servidores de aplicação via Zabbix.
•
Implantação
do módulo de Certidões Eleitorais do SAJ 5.
•
Criação
de scripts de automatização de deploys de aplicações.
•
Criação
de scripts de backup
específicos para aplicações Java web.
•
Instalação
de novos certificados SSL/HTTPS.
•
Implantação
de servidores do sistema de busca.
•
Implantação
do servidor CSPGateway para aplicações Caché web.
•
Suporte
aos sistemas de controle de acesso do TJ (Catracas).
•
Correção
de bugs de segurança nos servidores – openssl, shellshock, jmx-console.
•
Implantação
de novos servidores de aplicação para sistemas internos web.
•
Implantação
de infraestrutura para WebServices do sistema de precatórios.
•
Implantação
de servidores para EAD – Treinamento da CGJ.
•
Implantação
de servidores para o SVN da CGJ.
•
Implantação
e migração dos arquivos do FileServer do projeto MS Active Directory.
•
Instalação
e migração de servidores para a sala cofre.
•
Instalação
de um novo robô de backup
no ambiente.
•
Instalação
do novo servidor Exadata X4.
•
Servidores
de manutenção corretiva e preventiva nos servidores das Comarcas.
•
Reorganização
e remanejamento de discos departamentais.
•
Levantamento
e baixa patrimonial de mais de 100 equipamentos fora de uso.
•
Implantação
de novas rotinas de backups.
•
Manutenção
e melhoria no ambiente de servidores virtuais.
•
Implantação
de novos serviços no ambiente de servidores virtuais.
•
Migração
do ambiente SAJ para a sala cofre.
•
Migração
dos ambientes DJE, Jurisprudência, RH, Sidejud para a sala cofre.
•
Migração
de bases para o Exadata X4.
•
Atualizações
tecnológicas de sistemas Oracle.
•
Migração
dos sistemas administrativos para novos ambientes de homologação.
•
Disponibilização
de bases das comarcas do projeto IPEPG no ambiente central do TJ.
•
Implantação
de nova ferramenta de monitoramento de bancos de dados Oracle.
•
Implantação
de um comitê técnico PG/SG com a Softplan.
DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO SEGUNDO GRAU
PROJETOS
Implantação do SAJ/SG5 nas
Turmas Recursais.
Início: 30/04/2014. Previsão
de Término: 23/10/2014. Situação atual: concluído em 23/10/2014.
Implantação da Certidão
Online no Segundo Grau.
Início: 12/05/2014. Previsão
de Término: 17/06/2014. Situação atual: concluído em 17/06/2014.
Elaboração do Projeto
Básico para os serviços de Manutenção Adaptativa, Manutenção Evolutiva e
Desenvolvimento Sob Demanda com a Softplan. Início: 23/05/2012. Situação atual:
em andamento.
Elaboração do Projeto
Básico para Implantação do Sistema SAJ5/SG na Segunda Instância do Tribunal de
Justiça de Santa Catarina. Início: 05/05/2014. Situação atual: em andamento.
Elaboração do Documento de
Oficialização de Demanda para Implantação do Sistema SAJ5/SG na Segunda
Instância do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Início: 15/10/2014. Previsão
de Término: 11/11/2014. Situação atual: concluído em 11/11/2014.
Elaboração dos Estudos
Preliminares para Contratação Referente à Implantação do Sistema SAJ5/SG na
Segunda Instância do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Início: 11/11/2014.
Situação atual: em andamento.
TREINAMENTOS
Servidores da Secretaria
da Primeira Turma de Recursos da Capital no sistema SAJ5/SG – Trâmite Digital –
Turma de Recursos. Início: 06/08/2014. Previsão de Término: 08/08/2014. Situação
atual: concluído em 08/08/2014.
Gabinete do Dr. Álvaro
Luiz Pereira de Andrade no sistema SAJ5/SG – Trâmite Digital – Turma de
Recursos. Início: 09/05/2014. Previsão de Término: 09/05/2014. Situação atual: concluído
em 09/05/2014.
Gabinete do Des. Ernani
Guetten de Almeida no sistema SAJ3/GGS – Tribunal de Justiça. Início:
15/05/2014. Previsão de Término: 15/05/2014. Situação atual: concluído em 15/05/2014.
ATIVIDADES DE SUPORTE
•
Relatórios,
solicitados pelos usuários do sistema, que não são passíveis de extração via
sistema.
•
Resoluções
de problemas e dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS e SAJ5/SG para os
usuários do TJSC, Turma de Uniformização e Turmas Recursais.
•
Suporte
se segundo nível, para atendimento das dúvidas dos servidores que atuam na
Divisão de Suporte ao Usuário.
ATIVIDADES OPERACIONAIS
•
Homologação
de versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM, SAJ5/PRO, SAJ5/SG e Portal
e-SAJ.
•
Abertura
e controle de SALTs do SAJ3, SAJ5 e Portal E-Saj.
•
Definição
das Especificações de Requisitos referente as regras de novas funcionalidades
para os sistemas SAJ5/SG, SAJ5/PRO e SAJ5/ADM.
•
Configurações
dos fluxos de trabalho para o trâmite processual digital e físico dos processos
no sistema SAJ5/SG para a segunda instância do Tribunal de Justiça.
ATIVIDADES DIVERSAS
•
Participação
no Curso de TSI – Etapa Presencial em 19/11/2014.
•
Visita
Técnica no Tribunal de Justiça de São Paulo em 24 e 25/09/2014.
DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO 1º GRAU
Projeto IPE/PG
Continuidade do Projeto
IPE/PG, que compreende a supervisão, fiscalização e apoio à equipe de
Instrutores durante os ciclos de implantação do processo eletrônico,
finalizando o ano com todas as 111 comarcas do estado operando com sistema
SAJ/PG5. Participação das reuniões operacionais e realização de workshops para
definição de procedimentos e alinhamento de conhecimentos junto à equipe da Softplan.
Gravação de Audiências na Web
As audiências gravadas em
vídeo e áudio pelo Sistema SAJ/PG5 passaram a ser disponibilizadas no portal
e-SAJ para consulta por Advogados, Defensoria Pública, Peritos, Leiloeiros,
entre outros perfis de acesso. As regras de visualização estão de acordo com os
preceitos contidos na Resolução nº 121 do CNJ, quanto à disponibilização dos
dados processuais na internet.
Importação de Arquivos Multimídia
O sistema SAJ/PG5 permite
a importação de arquivos multimídia/gravações de audiências para processos
físicos e digitais, desde que possuam a extensão ASF (vide Anexo I -
“Configurações do Sistema para Importação de Arquivos Multimídia”). Assim, é
possível importar qualquer arquivo de áudio e vídeo que esteja dentro dos
padrões estabelecidos pelo Tribunal de Justiça.
Centrais de Mandados Compartilhadas
O compartilhamento de
Centrais de Mandados veio para atender comarcas integradas para o cumprimento
de mandados. Após o compartilhamento das centrais, todos os mandados de
processos físicos ou digitais terão o mesmo comportamento e seguirão pelo fluxo
para a Central de Mandados competente.
O projeto-piloto na
comarca da Capital, responsável por integrar as centrais de Florianópolis
(Fórum Central, Fórum do Norte da Ilha e Fórum Distrital do Continente), São
José, Palhoça e Biguaçu, permitiu validar a solução e expandir para próxima
fase que é integrar as comarcas de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário
Piçarras, Barra Velha, Camboriú, Itajaí, Itapema e Navegantes.
Plantão Judiciário Eletrônico
Projeto-piloto na comarca
de São José que irá permitir a distribuição eletrônica dos feitos no plantão
judicial, evitando o deslocamento do servidor até o fórum para alguns casos,
bem como permitindo o despacho do processo de forma remota pelo magistrado de
plantão. Um fluxo de trabalho específico para o Plantão permitirá a
distribuição de petições iniciais enviadas pelo advogado através do portal
e-SAJ, bem como a criação de novas competências para o plantão e logins
específicos para acesso ao SAJ5/PG pelos servidores de plantão, que farão o
cadastramento e distribuição das petições iniciais e intermediárias e todos os
encaminhamentos necessários para cumprimento das determinações expedidas
durante o plantão pelo magistrado.
Perfil Atermador
O novo perfil Atermador
disponibilizado no portal e-SAJ permite utilizar os sistemas de peticionamento
eletrônico de iniciais e intermediárias, bem como a consulta das petições
realizadas na Web. Desta forma, este novo serviço permitirá que atermadores
possam enviar e consultar petições sem a necessidade de deslocamento até o
Fórum.
Módulo de Prescrição Penal
Visando atender a
Resolução nº 112 do CNJ, referente ao controle de prazos da prescrição nos
processos penais em curso nos Tribunais e Juízos dotados de competência
criminal, foi disponibilizado no sistema SAJ/PG5 o Módulo de Prescrição Penal,
com cálculos automáticos dos prazos de “Prescrição da Pretensão Punitiva” e
“Prescrição da Pretensão Executória”. Com o lançamento dos eventos no Histórico
de Partes, o sistema automaticamente gera a previsão da prescrição, emitindo o
resultado diretamente nos relatórios do processo (Ficha do Réu, Guia de Recolhimento
e Carta de Guia).
Convênio com os Bancos e Telecomunicações
Projeto-piloto no Juizado
Especial Cível da Comarca da Capital (Fórum Central, Fórum do Norte da Ilha e
Fórum Distrital do Continente), de citação das Empresas de Telecomunicações e
Bancos via Portal e-Saj, em substituição à citação por e-mail
ou expedição de ofícios aos Correios.
Colaboração com o desenvolvimento do PJE
Disponibilizados 2 (dois)
analistas da DSJPG, a pedido do CNJ, de março/2013 a janeiro/2015, para
auxiliar no desenvolvimento e evolução do Sistema PJE - Processo Judicial
Eletrônico.
Contratos
Participação na equipe de
elaboração e negociação do contrato de manutenção evolutiva, que visa contratar
empresa especializada em sistema integrado de gestão de processos judiciais
físicos e virtuais de primeira e de segunda instâncias, para os serviços de
evolução do Sistema.
Atividades Operacionais
- Homologação de 80 versões de correção
do SAJ/PG5.
- Análise, testes e validação de mais de
70 versões do portal e-SAJ.
- Homologação e liberação da versão
1.5.23, representando um avanço de 11 versões com evoluções do Sistema;
- Abertura e Controle de SALTs do
SAJ/PG5 e portal e-SAJ.
- Fiscalização do contrato 87/2013.
- Atendimento de mais de 324 chamados de
Suporte de 2º nível, representando dúvidas, problemas, necessidades de
configução e sugestões dos usuários de primeiro grau.
- Aprovação de 117 propostas de solução,
compreendendo 162 novas funcionalidades disponibilizadas no Sistema SAJ/PG5.
- 174 Pareceres Administrativos.
- Reuniões semanais para definição de
procedimentos junto a CGJ.
DIVISÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
- Processos licitatórios de peças de
impressoras, itens de rede lógica, baterias para rádio comunicadores, impressora
matricial, software
Autocad, dentre outros.
- Substituição de telefones celulares
destinado a Desembargadores, Juízes de segundo grau e plantão de Comarcas.
- Substituição de computadores e
incremento do segundo monitor das Diretorias: DGJ, DCDP, DRI, DDI, além dos
Gabinetes dos Desembargadores e Juízes de segundo grau.
- Distribuição de ultrabook em
substituição aos notebooks
Lenovo para todos Desembargadores e Magistrados de primeiro e segundo grau.
- Instrução de processos de baixa por
inservibilidade e doação de equipamentos obsoletos.
- Distribuição de mesas de som e
microfones.
- Distribuição de equipamentos,
relacionados a seguir, em razão da implantação do SAJ 5 no Primeiro e Segundo
graus:
Distribuição
dos equipamentos |
||||
|
COMARCAS |
DES./JUIZES |
ADM. |
TOTAL |
MONITORES |
5.661 |
953 |
651 |
7.265 |
CPUS |
4.421 |
585 |
654 |
5.660 |
NOBREAK |
2.554 |
810 |
3.364 |
|
SCANNER |
894 |
12 |
906 |
|
ESTABILIZADORES |
323 |
323 |
||
CELULARES |
53 |
|||
MODEM |
42 |
|||
KIT GRAVAÇÃO |
420 |
|
|
420 |
HD
EXTERNO |
|
520 |
|
520 |
ULTRABOOK |
|
520 |
|
520 |
TOTAL GERAL |
19.073 |
DIVISÃO DE REDE DE COMUNICAÇÃO
- Conclusão da implantação da nova
infraestrutura de redes entre a sede do TJSC e as comarcas.
- Contratação de link de acesso à Internet de
400Mbps.
- Aquisição de 300 switches para serem
distribuídos nas comarcas.
- Aquisição de novo core de rede para a
sala cofre.
- Aquisição de garantia para os principais
equipamentos de rede.
- Aquisição de solução de NPM - Network
Performance Management.
- Contratação de serviços de
Interconexão com o CIASC.
- Distribuição de 222 switches para as
comarcas.
- Baixa de 77 equipamentos de rede.
- Aquisição de fontes para conversor de
mídia.
- Aquisição de AP wireless.
- Abertura de 182 chamados para as
comarcas.
- Upgrade de Sensores do Gerenciamento do Rede, totalizando 1.291
sensores cadastrados a fim de monitorar principais ativos de rede.
- Migração das redes antigas para novo
endereçamento IP migrando o controle do DHCP para o servidor
administrado pela seção.
- Administração do DHCP do AD.
- Elaboração dos documentos para aquisição
de 150 novos switches e 200 transceivers, necessários a manutenção da rede de
dados da sede do TJSC, bem como para reestruturação do core da rede das grandes
comarcas, seguindo a Resolução 182 do CNJ.
- Vistoria e instalação de telefonia nas
comarcas de Imbituba, Itapiranga, Santa Rosa do Sul, Orleans, Ibirama, São José
do Cedro, Lauro Müller, Ituporanga, Campo Erê, Urubici, Abelardo Luz, Palmitos,
Rio Negrinho, Ponte Serrada, Descanso, Pomerode, Dionísio Cerqueira.
- Distribuição de 200 telefones VoIP.
- Criação de 1.000 ramais.
- Criação de 1.000 rotas VoIP entre
comarcas.
- Participação na mudança de endereço
das comarcas de Ascurra, Armazém, Descanso, Correia Pinto;
- Contratação de serviço de suporte a
tecnologia VoIP.
- Compra de equipamentos com tecnologia
VoIP.
- Manutenção nas centrais telefônicas de
Tijucas e Balneário Camboriú.
- Configuração da segurança dos acessos
de dados dos mutirões da Justiça.
- Aquisição de solução integrada de
serviços de segurança nas redes de dados e computadores (Solução de Segurança).
- Início da implantação de solução de
segurança: endpoint, e-mail e web, bem como correlação
de eventos e análise avançada de ameaças.
- Administração da solução de segurança,
em conjunto com prestadora de serviços.
- Acompanhamento do contrato da solução
de segurança.
- Aquisição e acompanhamento de
instalação de nova protocoladora para o SAJ5, bem como administração e abertura
de chamados com a fornecedora.
- Acompanhamento do contrato do Sistema
de Carimbo de Tempo.
- Mudança física do Sistema de Carimbo
de Tempo para a sala cofre.
- Revisão da Infraestrutura de proxy.
- Operação da estrutura de proxy.
- Manutenção do sistema de mensageria
instantânea do PJSC (Instant Messenger/Pandion).
- Acompanhamento da Ameaça no OpenSSL e
das novas tecnologias de encriptação, autenticação e integridade.
- Upgrade e
atualização do firewall utilizado
pelo Sistema de Acesso à web (proxy).
- Manutenção do firewall Checkpoint utilizado como interface com Internet, CIASC, CNJ e
nossa DMZ.
- Início do processo de compra de firewall de
aplicação com IPS: pesquisas de mercado, reuniões com empresas, projeto básico,
especificação técnica, acompanhamento técnico.
- Confecção de relatórios de acessos para
a Administração e Magistrados.
- Consultoria técnica para assuntos
relativos à segurança.
- Manutenção da disponibilidade dos
sistemas de segurança bem como do acesso à Internet.
- Atualização dos dispositivos, soluções
e demais sistemas de segurança (NTP, DNS, backup
de registros e acesso.