DIRETORIA-GERAL JUDICIÁRIA

 

 

1. DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO REMOTA DAS EXECUÇÕES FISCAIS

 

A Divisão de Tramitação Remota de Execuções Fiscais (DTR) foi instituída pela Resolução Conjunta GP/CGJ n. 2, de 27 de junho de 2014. Contudo, até essa data, desenvolvia suas atividades com a denominação de Cartório Remoto de Execuções Fiscais. Assim, os dados estatísticos apresentados referem-se aos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano de 2014, incialmente pelo Cartório Remoto de Execuções Fiscais e, após a reestruturação administrativa, pela Divisão de Tramitação Remota das Execuções Fiscais.

 

Com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos, padronizar a tramitação, torná-la mais célere, aumentar a produtividade e reduzir a quantidade de insumos necessários à prestação jurisdicional, foram criadas na Divisão de Tramitação Remota das Execuções Fiscais três seções: a) seção de cumprimento de atos resistência/defesa; b) seção de cumprimento de atos postulatórios; e c) seção de cumprimento de atos de garantia.

 

Em 10 de novembro do corrente ano tramitavam 272.530 (duzentos e setenta e dois mil quinhentos e trinta) processos, conforme relatório abaixo, referentes às vinte e seis Comarcas vinculadas a essa Divisão.

 

 

 RELATÓRIO DE PROCESSOS EM ANDAMENTO*

EM ANDAMENTO

 

COMARCAS

EXECUÇÃO MUNICIPAL

EXECUÇÃO ESTADUAL

1

ARARANGUÁ

10.830

522

2

BALNEÁRIO CAMBORIU

6.666

1.786

3

BALNEÁRIO PIÇARRAS

4.481

377

4

BIGUAÇU

14.406

352

5

BLUMENAU

27.711

7.888

6

BRAÇO DO NORTE

960

246

7

BRUSQUE

14

896

8

CAMBORIÚ

16.154

619

9

CRICIÚMA

4.738

2.335

10

GASPAR

0

803

11

GUARAMIRIM

2.825

489

12

IMBITUBA

10.835

228

13

INDAIAL

2

789

14

ITAJAÍ

19.292

2.364

15

ITAPEMA

7.044

557

16

ITAPOÁ

13.011

29

17

JARAGUÁ DO SUL

12.540

1.360

18

JOINVILLE

25.788

6.873

19

NAVEGANTES

6.674

430

20

PALHOÇA

27.063

857

21

PORTO BELO

8.332

235

22

RIO NEGRINHO

802

491

23

SÃO FRANCISCO DO SUL

11.383

34

24

TIJUCAS

3.065

398

25

TIMBÓ

5.068

568

26

URUSSANGA

990

328

 

TOTAL

240.676

31.854

 TOTAL GERAL

272.530

Fonte: SAJ Estatística

* Dados atualizados até 10 de novembro de 2014.

 

 

Em complemento, destacam-se algumas atividades desenvolvidas pela Divisão de Tramitação Remota das Execuções Fiscais no ano de 2014:

 

57.849 ofícios de citação inicial emitidos;

1.562 mandados diversos emitidos;

- 58.643 despachos de citação inicial proferidos pelo magistrado;

98.422 certidões diversas emitidas;

- 48.850 juntadas de petições;

- 60.980 atos ordinatórios emitidos;

- 6.570 processos encaminhados ao arquivo.

  

QUADRO ESTATÍSTICO DE 2014*

Ofícios Expedidos

Expedição de mandados

Despachos de Citação

Certidões

Diversas

Juntada de Petições

Atos Ordinatórios

Arquivamento Definitivo

Movimentações no sistema SAJ

57.849

1.562

58.643

98.422

48.850

60.980

6.570

332.870

Fonte: SAJ Estatística

* Dados atualizados até 10 de novembro de 2014.

 

Observa-se que, no total, foram realizadas 332.870 (trezentos e trinta e duas mil, oitocentos e setenta) movimentações processuais no período compreendido entre o dia 1º de janeiro e 10 de novembro do corrente ano.

 

2. DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO REMOTA DAS EXECUÇÕES PENAIS

 

No exercício de 2014, importante e significativa alteração foi implementada pela Resolução Conjunta GP/CGJ n. 02/2014, que criou a Divisão de Tramitação Remota das Execuções Penais. Este ato normativo reestruturou a tramitação remota dos processos eletrônicos de unidades judiciárias de primeiro grau, anteriormente executada pelo Cartório Remoto de Execuções Penais.

 

Com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos, padronizar a tramitação, torná-la mais célere, aumentar a produtividade e reduzir a quantidade de insumos necessários à prestação jurisdicional, foram criadas na Divisão de Tramitação Remota das Execuções Penais três seções: a) seção de petição inicial; b) seção de controle de prazo e cumprimento de decisões; e c) seção de correição permanente.

 

Os dados estatísticos apresentados referem-se aos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano de 2014, incialmente executados pelo Cartório Remoto de Execuções Penais e, após a reestruturação administrativa, pela Divisão de Tramitação Remota de Execuções Penais.

 

No que tange às estatísticas, tem-se o seguinte panorama:

           

 Situação Atualizada dos Processos*

COMARCA

MÊS

NÚMERO PROCESSOS NO FLUXO

PROCESSOS SUSPENSOS

PETIÇÕES/ DOCUMENTOS/ OFÍCIOS JUNTADOS

EM

ANDAMENTO

PROCESSOS RÉUS PRESOS

Criciúma

Novembro/14

7.614

244

20.430

2.464

1.460

Capital

Novembro/14

7.197

617

14.570

3.986

1.356

TOTAL

 

14.811

861

35.000

6.450

2.816

*Dados atualizados até 10 de dezembro de 2014

 

3. DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO REMOTA DE DIREITO BANCÁRIO

 

A Divisão de Tramitação Remota de Direito Bancário foi criada pela Resolução Conjunta GP/CGJ n. 3, de 1º de julho de 2014. Os dados estatísticos apresentados referem-se aos trabalhos desenvolvidos pelos cartórios das Varas de Direito Bancário do Foro Bancário da comarca da Capital, da Vara Regional de Direito Bancário da comarca de Itajaí e da Vara Regional de Direito Bancário da comarca de Balneário Camboriú até 31 de agosto de 2014, e, após essa data, por essa Divisão de Tramitação Remota, que passou a executar o serviço de cartório dessas unidades judiciais em relação aos processos que tramitam em meio eletrônico.

 

Com o objetivo de otimizar a utilização dos recursos, padronizar a tramitação, torná-la mais célere, aumentar a produtividade e reduzir a quantidade de insumos necessários à prestação jurisdicional, foram criadas na Divisão de Tramitação Remota de Direito Bancário cinco seções: a) seção de digitalização; b) seção de fase postulatória; c) seção de fase de resposta e instrução; d) seção de fase pós julgamento; e e) seção de operação de sistemas paralelos.

 

 Em 3 de dezembro do corrente ano, haviam 24.298 (vinte e quatro mil duzentos e noventa e oito) processos digitais - com a “situação em andamento” (os cartórios ainda têm 7.697 processos físicos), referentes às três Varas Bancárias da Capital, Vara Regional de Itajaí e Vara Regional de Balneário Camboriú.

 

Destacam-se algumas atividades desenvolvidas pela Divisão de Tramitação Remota de Direito Bancário:

 

- 20.369 ofícios expedidos;

- 10.252 mandados emitidos;

- 18.909 certidões emitidas;

- 89.574 atos ordinatórios;

- 97.912 juntadas de petições/documentos;

- 20.670 despachos;

- 12.976 decisões interlocutórias;

- 9.874 sentenças;

- 452.000 movimentações gerais lançadas no SAJ (movimentações acima e outras movimentações não especificadas).

 

QUADRO ESTATÍSTICO DE EXPEDIENTES/MOVIMENTAÇÕES

 

1ª Bancária

2ª Bancária

3ª Bancária

R. Itajaí

R. Bal. Camboriú

TOTAL

Ofícios

5.025

4.834

5.391

2.503

2.616

20.369

Mandados

2.043

2.257

2.232

1.644

2.076

10.252

Certidões

4.324

3.570

4.254

5.889

872

18.909

Atos ordinatórios

28.975

28.354

26.120

3.538

2.587

89.574

Juntadas de petição/documentos

17.553

19.180

18.367

32.732*

10.089

97.921

Despachos

4.031

4.667

5.773

4.258

1.941

20.670

Decisões interlocutórias

3.321

2.356

2.473

2.540

2.286

12.976

Sentenças

2.613

2.490

2.614

1.276

881

9.874

Total geral de movimentações no SAJ (inclui as acima)

90.715

98.313

102.640

104.701

55.631

452.000

Fonte: Saj Estatística – período: janeiro a novembro/2014

*número elevado em razão da digitalização dos processos que gera “juntadas” na movimentação processual.

 

Observa-se que foram realizadas 452.000 (quatrocentas e cinquenta e duas mil) movimentações processuais no Sistema de Automação do Judiciário – SAJ no período de 1º de janeiro a 30 de novembro de 2014.

 

No quadro abaixo, segue detalhamento dos processos distribuídos, em andamento e arquivados nesta Divisão.

 

 

RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2014*

 

DISTRIBUÍDOS

 

COMARCAS

DIGITAIS*

FÍSICOS**

1

1ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

1.403

39

2

2ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

1.351

46

3

3ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

1.408

25

4

VARA REGIONAL DE ITAJAÍ

3.152

16

5

VARA REGIONAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

2.660

10

 

TOTAL

9.974

136

* Exclusivos da DTR Bancária

**processos físicos de competência exclusiva dos cartórios judiciais a partir de agosto de 2014.

Fonte: Saj Estatística – *período: janeiro a novembro/2014

 

 

EM ANDAMENTO

 

COMARCAS

DIGITAIS*

FÍSICOS**

1

1ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

4.932

1.755

2

2ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

4.515

1.256

3

3ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

4.471

1.011

4

VARA REGIONAL DE ITAJAÍ

6.270

811

5

VARA REGIONAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

4.110

2.864

 

TOTAL

24.298

7.697

 * Exclusivos da DTR Bancária

**processos físicos de competência exclusiva dos cartórios judiciais a partir de agosto de 2014.

Fonte: Saj Estatística – *período: janeiro a novembro/2014

 

 

ARQUIVADOS DEFINITIVAMENTE

 

COMARCAS

DIGITAIS*

FÍSICOS**

1

1ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

3.709

1.756

2

2ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

3.271

1.205

3

3ª VARA BANCÁRIA CAPITAL

3.459

1.259

4

VARA REGIONAL DE ITAJAÍ

494

721

5

VARA REGIONAL DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

395

116

 

TOTAL

11.328

5.057

 * Exclusivos da DTR Bancária

**processos físicos de competência exclusiva dos cartórios judiciais a partir de agosto de 2014.

Fonte: Saj Estatística *período: janeiro a novembro/2014

 

4. NÚCLEO DE REPERCUSSÃO GERAL E RECURSOS REPETITIVOS

 

Este foi o primeiro ano completo de trabalho do Núcleo de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos (NURER), instalado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina em abril de 2013, em cumprimento à Resolução n. 160-CNJ. O NURER é o órgão especializado na gestão dos recursos sujeitos aos temas de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos instituídos pelo Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça, nos termos dos arts. 543-B e 543-C do CPC.

 

Fluxo dos temas nos Tribunais Superiores

 

Temas novos

Temas julgados

Total de Temas

STJ

185

76

909

STF

84

54

788

Fontes: STJ – www.stj.jus.br; STF – www.stf.jus.br

* Dados atualizados até 30 de novembro de 2014

 

Atividades do Núcleo

 

a) Assessoria de análise de temas de Repercussão Geral e Recursos Repetitivos nos Recursos Especiais e Recursos Extraordinários, anterior ao Juízo de Admissibilidade.

 

 

Recursos analisados

2ª Vice-Presidência

4.618

3ª Vice-Presidência

9.160

TOTAL

13.778

Fonte: Sistema de Automação do Judiciário – Segundo Grau - SAJ-SG

* Dados atualizados até 30 de novembro de 2014.

 

b) Gestão dos recursos sobrestados por despacho das 2ª e 3ª Vice-Presidências e Relatores.

 

 

Sobrestamentos novos

Sobrestamentos cessados

Recursos Repetitivos/STJ

5.379

7.126

Repercussão Geral/STF

3.377

164

TOTAL

8.756

7.290

Fonte: Sistema de Automação do Judiciário – Segundo Grau - SAJ-SG

* Dados atualizados até 30 de novembro de 2014.

 

 

Acervo de Recursos Sobrestados por Órgão Julgador

 

Órgão julgador

STJ

STF

TOTAL

2ª Vice-Presidência

327

1.202

1.529

3ª Vice -Presidência

8.975

1.380

10.355

Órgão Especial

-

2

2

Câmara Civil Especial

7

-

7

Câmara Especial Regional de Chapecó

102

1.771

1.873

Grupo de Câmaras de Direito Público

1

-

1

Primeira Câmara de Direito Civil

3

1

4

Primeira Câmara de Direito Comercial

41

2.564

2.605

Primeira Câmara de Direito Público

10

2

12

Segunda Câmara Criminal

-

-

-

Segunda Câmara de Direito Civil

4

-

4

Segunda Câmara de Direito Comercial

38

3.525

3.563

Segunda Câmara de Direito Público

-

-

-

Terceira Câmara de Direito Civil

15

-

15

Terceira Câmara de Direito Comercial

2

3.404

3.406

Terceira Câmara de Direito Público

-

1

1

Quarta Câmara de Direito Civil

1

-

1

Quarta Câmara de Direito Comercial

-

2.903

2.903

Quarta Câmara de Direito Público

13

1

14

Quinta Câmara de Direito Comercial

8

2.218

2.226

TOTAL

9.547

18.974

28.521

Fonte: Sistema de Automação do Judiciário – Segundo Grau - SAJ-SG

* Dados atualizados até 30 de novembro de 2014.

 

5. SECRETARIA DO CONSELHO DA MAGISTRATURA

 

No ano de 2014*, foram distribuídos, no Conselho da Magistratura, 132 processos e julgados 156.

 

RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2014*

 

Desembargadores

Processos em tramitação

Julgados

Acórdãos assinados

Nelson Schaefer Martins

0

0

0

Luiz Cézar Medeiros

10

42

42

Torres Marques

0

9

9

Ricardo Fontes

6

12

12

Lédio Rosa de Andrade

0

8

8

Jorge Luiz de Borba

1

12

12

Rejane Andersen

6

4

4

Cláudio Valdyr Helfenstein

2

11

11

Sônia Maria Schmitz

2

9

9

Raulino Jacó Brüning

0

33

33

Jairo Fernandes Gonçalves

3

8

8

Denise Volpato

5

8

8

TOTAL

35

156

156

Fonte: SAJ – Conselho da Magistratura e Atas das Sessões

* Dados atualizados até 9 de dezembro de 2014.

 

6. SECRETARIA DO CONSELHO DE GESTÃO, MODERNIZAÇÃO JUDICIÁRIA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS

 

No ano de 2014*, foram distribuídos, no Conselho de Gestão, Modernização Judiciária, de Políticas Públicas e Institucionais, 27 processos e julgados 17.

 

RELATÓRIO ESTATÍSTICO 2014*

 

MEMBRO

PROCESSOS DISTRIBUÍDOS

PROCESSOS EM TRAMITAÇÃO

PROCESSOS JULGADOS

Des. Nelson Schaefer Martins

-

-

-

Des. Torres Marques

3

-

8

Des. Luiz Cézar Medeiros

-

-

-

Des. Sônia Maria Schmitz

2

1

1

Des. Cláudio Valdyr Helfenstein

3

3

-

Des. Ricardo Fontes

-

-

-

Des. Pedro Manoel Abreu

1

-

1

Des. Fernando Carioni

1

1

-

Des. Cesar Abreu

1

1

-

Des. Maria do Rocio Luz Santa Ritta

-

-

-

Des. Jaime Ramos

1

-

1

Des. Moacyr de Moraes Lima Filho

1

1

-

Des. Jorge Schaefer Martins

2

1

1

Des. João Henrique Blasi

7

2

5

Des. Joel Figueira Júnior

-

-

-

Des. Paulo Roberto Camargo Costa

-

-

-

Des. Roberto Lucas Pacheco

-

-

-

Des. Ricardo Roesler

2

2

-

Juiz de Direito Luiz Antônio Zanini Fornerolli

2

2

-

Juiz de Direito Sérgio Luiz Junkes

1

1

-

TOTAL

27

15

17

Fonte: Secretaria do Conselho de Gestão, Modernização Judiciária, de Políticas Públicas e Institucionais

* Dados atualizados até 4 de dezembro de 2014

 

7. SECRETARIA DE ELABORAÇÃO NORMATIVA

 

QUADRO ESTATÍSTICO DE 2014*

 

NORMAS

PUBLICADAS

DIGITALIZADAS

INSERIDAS NA BASE DE DADOS

Atos Regimentais TJ

3

3

3

Resoluções TJ

28

28

28

Resoluções GP

37

36

37

Resoluções Conjuntas GP/CGJ

11

11

11

Resoluções CM

16

16

16

Resoluções CEJUR

1

1

1

Resoluções CGSJEPASC

2

2

2

TOTAL

98

97

98

Compilações de Normas

Realizadas

232

Revisadas

14

Incluídas no Sistema de Consulta a Atos Normativos

14

* Dados atualizados até 4 de dezembro de 2014

 

A Secretaria Técnica de Elaboração Normativa foi criada pela Resolução GP n. 57, de 17 de dezembro de 2013, e é composta, atualmente, de 4 servidores: Graziela Neis de Alexandre – Chefe da Secretaria Técnica de Elaboração Normativa; Elisa Leal de Moraes Coelho – técnico judiciário auxiliar; José Roberto Kfouri de Souza – técnico judiciário auxiliar; e Elisângela Felippe – técnico judiciário auxiliar.

 

Além das atividades acima descritas, foram realizadas na Secretaria Técnica de Elaboração Normativa a revisão ou a confecção de Projetos de Lei e a justificativa correspondente (este ano, até a presente data, em número de 7); a revisão de relacionamentos de normas no Sistema de Consulta a Atos Normativos; a atualização do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina; e o gerenciamento da tabela de numeração de Atos Normativos deste Tribunal.

 

Para o melhor desempenho das atividades realizadas, a Chefia da Secretaria Técnica participou das Sessões do Tribunal Pleno desta Corte bem como das reuniões do Comitê de Análise de Competência das Unidades Judiciais, a fim de observar, de forma detalhada, todas as discussões envolvendo as normas submetidas à votação.

 

8. SECRETARIA DO PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO DE ACERVOS EM GABINETES DE DESEMBARGADORES E EM ÓRGÃOS JULGADORES

 

O Programa de Enfrentamento de Acervos em Gabinetes de Desembargadores e em Órgãos Julgadores, instituído pela Resolução GP n. 02/2014, alterada pela Resolução GP n. 08/2014, foi instalado em 7 de abril de 2014.

 

Desde então, a equipe atuou na Câmara Civil Especial, no Órgão Especial, na 2ª Câmara de Direito Público, nas Câmaras Criminais e nas 1ª e 2ª Câmara de Direito Civil, conforme o quadro estatístico abaixo.        

 

QUADRO ESTATÍSTICO DE 2014*

                                            

Desembargador

Relator

Órgão

Julgador

Desembargador Cooperador

Processos transferidos

Incidentes distribuídos

Despachos

Julgados

Concluídos aguardando julgamento

Luiz Zanelato

Câmara Civil Especial

Ronei Danielli

92

07

85

27

00

Lédio Rosa de Andrade

Órgão Especial

---

12

00

00

08

04

Paulo Roberto Camargo Costa

Órgão Especial

---

15

00

00

12

03

Pedro Manoel Abreu

Órgão Especial

---

02

00

02

02

00

Paulo Roberto Sartorato

1ª Câmara Criminal

Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer

03

00

05

00

00

Salete Silva Sommariva

2ª Câmara Criminal

01

00

00

01

00

Rui Francisco Barreiros Fortes

3ª Câmara Criminal

02

00

01

00

00

Rodrigo Tolentino de Carvalho Collaço

4ª Câmara Criminal

07

00

08

02

00

Cid Jose Goulart Junior

2ª Câmara de Direito Público

Rodolfo C. R. S. Tridapalli

321

21

196

170

172

Gerson Cherem II

1ª Câmara de Direito Civil

Artur Jenichen Filho

110

07

118

89

99

Sebastião César Evangelista

71

Gilberto Gomes de Oliveira

2ª Câmara de Direito Civil

---

97

00

00

09

25

Total

733

35

415

320

303

Fonte: Secretaria Estatística das Instâncias Recursais e Programa de Enfrentamento de Acervos em Gabinetes de Desembargadores e em Órgãos Julgadores

* Dados atualizados até 1º de dezembro de 2014

 

9. SECRETARIA ADMINISTRATIVA DAS TURMAS DE RECURSOS E DA TURMA DE UNIFORMIZAÇÃO

 

9.1. Secretaria Administrativa das Turmas de Recursos

 

Atividades

Número

Envio de Agravos em Recurso Extraordinário, em meio digital, ao Supremo Tribunal Federal, por intermédio do Sistema de Envio de Recursos (S.E.R.).

661

Inclusão de Acórdãos das Turmas de Recursos na consulta de jurisprudência

3.535

Fonte: Controle estatístico da Secretaria Administrativa das Turmas de Recursos

* Dados atualizados até 28 de novembro de 2014.

 

9.2. Secretaria da Turma de Uniformização

           

A Secretaria Administrativa das Turmas Recursais também funciona como Secretaria da Turma de Uniformização e apresenta a seguinte movimentação processual.

 

Atividades

Número

Processos Vindos

11

Processos Distribuídos

136

Processos Julgados por Acórdão

42

Processos Julgados por Decisão Monocrática

92

Processos em Andamento

14

Processos Encerrados

123

Enunciados Publicados

3

Sessões realizadas

3

Fonte: Controle estatístico da Secretaria Administrativa das Turmas de Recursos

* Dados atualizados até 28 de novembro de 2014.