Núcleo de Comunicação Institucional

 

 

A imagem do Poder Judiciário de Santa Catarina passou por construção constante ao longo dos seus 123 anos de existência. Neste período, muitas transformações ocorreram. O número de desembargadores cresceu, assim como o quadro de servidores e colaboradores; a estrutura física expandiu; os processos em papel, gradativamente, são transformados em processos eletrônicos; e a maneira de o Poder Judiciário se ver e de ser visto, enfim, mudou. Neste quadro, a necessidade de divulgar mais e melhor as suas atividades e a visão da comunicação como política institucional estratégica ensejaram a criação, no ano de 2004, do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do Poder Judiciário de Santa Catarina (Resolução n. 12/2004-GP).

 

No entanto, apenas neste ano o NCI foi revitalizado e algumas metas foram estipuladas para o setor.

 

Os dois primeiros projetos, coordenados pelo NCI e considerados essenciais para a administração, foram a confecção de novo vídeo institucional do PJSC e a contratação de empresa especializada para produção de material para webtv e webradio. Em ambos os casos houve a necessidade de realização de licitação.

 

O projeto básico de confecção de novo vídeo institucional foi devidamente autuado (Processo Administrativo n. 547047-2014.1) e o edital de licitação lançado em 25/11/2014 (Processo Administrativo n. 557700-2014.4). O objetivo do projeto é a produção de novo vídeo que traduza a atual fase da instituição, bem como as inovações ocorridas desde a produção do antigo, em 2009.

 

O projeto básico de contratação de empresa especializada para produção de material para webtv e webradio foi igualmente autuado (Processo Administrativo n. 539399-2014.0). O objetivo do projeto é o incremento de produtos jornalísticos produzidos pela Assessoria de Imprensa, a fim de fomentar o portal do PJSC e as redes sociais.

 

 

Paralelamente, foram realizados estudos para aquisição de uma impressora fotográfica térmica, de um painel pantográfico (backdrop) e de duas tapadeiras (ou fundo de estúdio).

 

A impressora fotográfica térmica foi adquirida por meio de Requisição de Compras (Processo Administrativo n. 537602-2014.5). Sua finalidade é imprimir as fotografias realizadas em visitas oficiais protocolares ao Gabinete da Presidência, as quais são entregues aos visitantes como recordação do encontro.

 

 

 

O painel pantográfico foi adquirido também por meio de Requisição de Compras (RC) e tem por objetivo servir de cenário para entrevistas, solenidades com pequeno e médio público, instalação de varas e demais eventos itinerantes.

 

Já as tapadeiras (ou fundo de estúdio) foram adquiridas mediante RC para compor a sala, localizada na Assessoria de Imprensa, em que são realizadas fotos e entrevistas, muitas delas para produção do programa de TV semanal Justiça Legal.

 

 

 

Na sequência, em atenção ao planejamento estratégico da instituição e ao pleito dos profissionais de comunicação, em 27/5/2014, foram inauguradas as Salas de Imprensa física e virtual.

 

A Sala de Imprensa física, localizada ao lado do Auditório (Hall Superior), foi instalada em espaço apropriado, próximo às salas onde ocorrem as principais sessões de julgamento, e possui infraestrutura adequada com computadores, TV, wi-fi e serviços de secretaria e copa, a fim de atender aos profissionais da área de comunicação. Todas as atividades realizadas para implantação da Sala de Imprensa física estão devidamente documentadas no Processo Administrativo n. 537089-2014.2.

 

 

 

 

Em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, por meio da Divisão de Gestão do Conhecimento e da Seção de Administração do Portal Web, a Sala de Imprensa virtual foi desenvolvida, igualmente, para auxiliar os jornalistas na obtenção de informações sobre o PJSC de forma adequada e, principalmente, com acesso simples e rápido.

 

 

Para fortalecer a estrutura do NCI, bem como respaldar as atividades desenvolvidas, foi publicada, em 27/06/2014, a Resolução n. 16/2014-GP, que “reformula as competências do Núcleo de Comunicação Institucional”.

 

Dentre as competências definidas pela mencionada resolução, destaca-se a de supervisionar a produção e zelar pela qualidade de material impresso de promoção ou divulgação da imagem e das políticas públicas institucionais no âmbito do Poder Judiciário.

 

Desde a publicação da resolução até a presente data, foram supervisionadas 334 solicitações de serviços gráficos encaminhadas à Divisão de Artes Gráficas, setor responsável pela execução dos produtos.

 

O Núcleo de Comunicação Institucional coordenou os estudos para confecção de nova identidade visual do Poder Judiciário de Santa Catarina.

 

Em parceria com a Diretoria de Infraestrutura – DIE, por meio da Divisão de Artes Gráficas, foi criado o novo logo do PJSC, cujo ato de instituição disciplinou e regulamentou a nova identidade visual – Resolução n. 26/2014-GP e Resolução n. 36/2014-GP, com a respectiva publicação do Manual de Identidade Visual do Poder Judiciário de Santa Catarina.

 

 

Recentemente, foram realizados dois eventos de repercussão nacional: Homenagem ao Jubileu de Prata do STJ, em 9/10/2014, e o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, nos dias 10 e 11/11/2014.

 

Para o evento do Jubileu de Prata do STJ, além da coordenação das atividades da Assessoria de Cerimonial, foram idealizadas e confeccionadas tarjetas para as malas dos ministros, bem como embalagens para as esculturas de Santa Catarina. Estas foram entregues aos homenageados como lembrança da comemoração e solenidade.

 

 

 

 

 

 

 

No VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, organizado pelo Conselho Nacional de Justiça, o Núcleo de Comunicação Institucional bem como a Assessoria de Imprensa e a Assessoria de Cerimonial participaram efetivamente no apoio à organização e na cobertura das atividades desenvolvidas nos dois dias de encontro.

 

Ainda durante todo o ano de 2014, foi ofertado, por meio do Centro de Estudos Jurídicos – Academia Judicial, o Curso de Comunicação Institucional com Foco na Comunicação Interna, cujo público-alvo foram os dirigentes do Tribunal de Justiça, chefes de cartório e secretários de Foros das comarcas.

 

Ao todo, 15 turmas foram formadas, as quais contemplaram as comarcas de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Fraiburgo, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste, Tubarão, Academia Judicial e Tribunal de Justiça. Ao todo, 364 servidores participaram do curso.

 

O NCI, ainda, participou dos seguintes eventos:

 

Dentre as atividades realizadas, o NCI considera a de maior importância o desenvolvimento do projeto do Novo Portal do PJSC, cuja finalização está prevista para maio de 2015.

 

A execução tecnológica do projeto está sob o comando da DTI, por meio da Divisão de Gestão do Conhecimento e da Seção de Administração do Portal Web, e conta com a parceria da Diretoria de Documentação e Informações – DDI, por meio da Divisão de Documentação e da Seção de Revisão para gestão dos conteúdos.

 

Reuniões periódicas foram realizadas pelo Grupo de Trabalho, formado por servidores do NCI, Assessoria de Planejamento – Asplan, Corregedoria-Geral da Justiça – CGJ, Centro de Estudos Jurídicos – Academia Judicial e DTI, e também reuniões apenas entre o NCI e a DTI para alinhamento das estratégias do projeto e encaminhamento das atividades. No total, ocorreram 19 encontros no ano de 2014, entre os meses de março e dezembro.

 

O projeto do Novo Portal prevê a aquisição de uma ferramenta mais moderna, que servirá de plataforma para o novo site e contará com três excelentes serviços: acesso personificado por meio de perfis, avançado sistema de busca e atualização compartilhada de conteúdos.

 

O NCI entende que a disponibilização de um novo portal do PJSC tornará o acesso às informações e aos serviços prestados pelo Judiciário catarinense mais célere e mais eficiente, além de contribuir, significativamente, para o desempenho das funções de seus servidores e a aproximação da Corte com a sociedade.

 

Por fim, é necessário ressaltar que, apesar das diversas ações empreendidas pelo NCI neste ano, muito ainda pode e deve ser projetado para o próximo. No entanto, é indispensável a consolidação e a valorização do trabalho desenvolvido pelo setor, de modo que seu papel seja disseminado perante a instituição e que servidores e colaboradores percebam no NCI um importante aliado na melhoria da comunicação e da imagem do Poder Judiciário de Santa Catarina (Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do Núcleo de Comunicação Institucional).