ACADEMIA JUDICIAL

 

O Centro de Estudos Jurídicos do Tribunal de Justiça – CEJUR foi criado em 9 de outubro de 1991, pela Resolução n. 14/91-TJ e Portaria n. 557/91-GP, com o objetivo de marcar culturalmente o primeiro centenário do Tribunal de Justiça. Como parte integrante do CEJUR, em 6 de novembro de 2000, pela edição da Resolução n. 06/00-TJ, foi criada a Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina.

O suporte financeiro para seu gerenciamento foi atribuído pela Lei Estadual n. 11.644, de 22 de novembro de 2000, na qual se estabeleceu a destinação, no orçamento do Poder Judiciário catarinense, de valores resultantes de aplicações dos depósitos judiciais em fundo de investimento.

A cada final de gestão a Academia Judicial elabora um relatório que narra todos os cursos e eventos por ela realizados. O relatório do período (2014/2015) está disponível no site da instituição, bem como impresso e disponível aos interessados.

Segue o mapa tático-operacional da Academia Judicial:

 

 

Narra-se a seguir os principais projetos realizados e/ou iniciados no ano de 2015.

 

1. Implantação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

O curso foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e destina-se a servidores efetivos e magistrados lotados na 1ª Região Judiciária – Grande Florianópolis (comarcas da Capital – Foro Bancário, Foro Central, Foro Des. Eduardo Luz, Foro Distrital do Continente, Foro Norte da Ilha –, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Biguaçu).

Este curso piloto será realizado no prazo de 2 anos e terá a carga horária total de 1.680 horas-aulas, divididas em aulas (1.440 horas-aulas), atividades complementares (80 horas-aulas), estágio supervisionado (80 horas-aulas) e elaboração do trabalho de conclusão de curso (80 horas-aulas).

Foram oferecidas 40 vagas (35 para servidores e 5 para magistrados), além de um cadastro de reserva com mais 10 inscritos para cada classe de participantes.

 

2. Implantação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica no Poder Judiciário

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica no Poder Judiciário, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação, iniciou em agosto de 2015, e destinou-se aos servidores efetivos do quadro de pessoal do Poder Judiciário catarinense que atuassem como gestores, diplomados em curso de graduação.

 

3. Regulamentos de 2015

3.1 Resolução AJ n. 5/2015 que dispõe sobre o funcionamento da Biblioteca da Academia Judicial Desembargador Noberto Ulysséa Ungaretti;

3.2 Resolução CEJUR n. 1/15 que disciplina o Programa de Residência Judicial

3.3 Resolução AJ n. 2/15 que dispõe sobre a utilização do sistema eletrônico de inscrição de atividades de ensino, pesquisa e extensão gerenciadas pela Academia Judicial

3.4 Resolução AJ n. 3/15 que dispõe sobre o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica do Poder Judiciário

3.5 Resolução AJ n. 4/15 que dispõe sobre o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

3.6 Resolução GP n. 8/15 que institui o Programa de Gestão da Criatividade

3.7 Resolução GP n. 18/15 que estabeleceu novos parâmetros para a composição da equipe de formadores da Academia Judicial, fixou retribuição financeira e deu outras providências (alterada pela Res. 33/15-GP)

3.8 Instrução Normativa n. 1/15-AJ - Estabelece normas e procedimentos complementares à Res. 1/14-AJ, que disciplina os Projetos de Pesquisa e Núcleos de Estudos e Pesquisas (NEPs)

3.9 Portaria n. 38/14-AJ que designou os membros do Núcleo Docente Estruturante do curso superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação

3.10 Portaria n. 3/15-AJ que designou os membros do Comitê de Gestão da Criatividade

3.11 Portaria n. 7/15-AJ que compõe a Comissão Permanente de Avaliação - CPA

 

4. Reestruturação do processo avaliativo da Academia Judicial

Ao longo de 2015 o processo avaliativo da Academia Judicial passou por reestruturação nas seguintes modalidades:

Autoavaliação Institucional é realizada uma vez por ano e tem como público-alvo todos os segmentos da AJ: cursistas, pós-graduandos, docentes, gestores e servidores são subdivididos em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física; que contemplam as dez dimensões previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES (art. 3º da Lei nº 10.861/04).

Avaliação de Reação: já vem sendo aplicada pela AJ, desde 2012, para os cursos e eventos com carga-horária superior a 6 horas/aula, conforme a resolução nº 13/2012-GP.

Tem por objetivo conhecer a opinião dos participantes sobre diversos aspectos: atuação dos instrutores/palestrantes, relevância dos temas abordados para a atividade profissional e estrutura oferecida

Terminada a ação educacional, os participantes e instrutores/palestrantes recebem mensagem eletrônica contendo as orientações para preenchimento do formulário de avaliação no sistema on line da AJ, devendo realizá-lo no prazo estabelecido, sendo-lhes assegurada a confidencialidade.

Avaliação de Aprendizagem: aplicada somente para os cursos com carga-horária superior a 36 horas/aula. Objetiva identificar em qual medida os participantes absorveram os conhecimentos proporcionados pelo curso ou evento.

A aprendizagem é verificada pelo instrutor e pode ser avaliada através da observação, da auto-avaliação, de exercícios, estudos de caso e/ou provas objetivas.

É com base no resultado das avaliações de aprendizagem que a Seção de Avaliação e Certificação da AJ elabora o histórico escolar que vai constar do certificado de conclusão do curso.

Avaliação de Aplicação: destinada apenas aos cursos e eventos com carga-horária superior a 36 horas/aula. Pretende verificar a ocorrência de melhorias no desempenho dos participantes resultantes da aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes aprendidos na ação educacional.

Demanda, na maioria das vezes, mais tempo para implementação e depende muito do grau de comprometimento dos gestores do público-alvo.

Por se tratar de uma modalidade mais complexa e de aplicação ainda incipiente, a AJ adotou a estratégia de conhecer a realidade de outras instituições mais experientes ou avançadas no processo, visando obter subsídios para desenvolver a sua própria forma de avaliação. Neste ano de 2015 foram adotadas ações que serão desdobradas e implementadas no próximo ano.

Avaliação de Resultado: também reservada aos cursos e eventos com carga-horária superior a 36 horas/aula. Tem por escopo analisar se o curso contribuiu para o alcance da estratégia da instituição. Da mesma forma que a avaliação de aplicação, esta modalidade depende de maiores estudos e troca de experiências, de modo que será abordada conjuntamente com aquela quando dos contatos com as outras instituições.

 

5. Pedido de Credenciamento junto ao Ministério da Educação - MEC

A Academia Judicial recebeu em outubro de 2015 a visita de representantes do Ministério da Educação que fizeram a verificação in loco de todas as condições exigidas pela legislação educacional vigente para a oferta de cursos de pós-graduação na modalidade de ensino a distância.

Ao final da visita os avaliadores indicaram nota máxima 5 (cinco) aos critérios avaliativos propostos à instituição, que caso confirmados a AJ poderá ser a primeira escola judicial ligada aos tribunais estaduais, em nível nacional, a obter o credenciamento. O processo está na fase final de análise pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), para que o MEC torne oficial o credenciamento.

 

6. Dicionário Jurídico de Libras

A AJ em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial está desenvolvendo o primeiro Dicionário Jurídico em Libras do país. Cada palavra terá seu significado traduzido em vídeo ou animação, com consulta diretamente no site das instituições. O projeto foi uma proposta dos alunos da primeira turma do Curso Básico de Libras, uma vez que perceberam a inexistência de interpretação de palavras jurídicas.

As palavras desenvolvidas neste primeiro momento são voltadas ao atendimento ao balcão, ou seja, ao primeiro contato com o cliente externo, sem aprofundamento de significados para audiências.

 

7. Programa de Gestão da Qualidade nos Cursos da AJ

O projeto de criação do programa de gestão da qualidade iniciou no período de 2 a 6 de março de 2015, o qual tem a finalidade de avaliar de forma global a qualidade do ambiente e os processos de trabalho da Academia Judicial, visando com isso tornar o ambiente mais agradável para o desempenho das atividade laborais e aperfeiçoar os métodos e/ou técnicas de trabalho melhorando os fluxos e a efetividade dos serviços prestados.

As primeiras ações ocorreram no período de 11 a 13 de março de 2015 quando os colaboradores da AJ organizaram seus ambientes de trabalho e na sequência foram avaliados por comissão própria.

Como projeto piloto para implementação do novo formato, restou elaborado um fluxo de trabalho dos cursos in company, tendo o Curso de Comunicação e Liderança como referencial e o início do fluxo pela Seção de Avaliação e Certificação.

 

8. Programa de Residência em Mediação e Conciliação

A AJ de maneira pioneira em 2015 desenvolveu a proposta de criação do Programa de Residência em Mediação e Conciliação e encaminhou ao Conselho Gestor do Sistema dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos – CGSJEPASC para análise, estando, assim, em fase de discussões sobre o projeto, visando a futura publicação da resolução, mas por meio do processo SPA n. 9073/2015 o Conselho Técnico-Científico previamente aprovou as diretrizes.

 

9. Livro: Os Caminhos da Educação no Judiciário Catarinense

A AJ em parceria com a Seção de Museu e a Divisão de Artes Gráficas ao longo de dois anos desenvolveu o projeto de criação do primeiro livro que conta a história da Escola de Serviços Judiciários, Centro de Estudos Jurídicos e Academia Judicial.

O livro, que está dividido em quatro capítulos, foi lançado no Congresso do CEJUR, em 4 de dezembro de 2015.

 

10. Projetos 2016

Para 2016 restaram o desdobramento e continuidade das ações apontadas nos projetos de 2015, quais sejam:

   Realizar o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (a partir de março de 2016) e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica no Poder Judiciário (continuidade deste ano);

   Implantar os modelos de avaliação propostos neste ano;

   Desenvolver os projetos dos cursos de Direito e Gestão Judiciária e de Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo, na modalidade a distância, caso aprovado o credenciamento pelo MEC;

   Dar continuidade ao desenvolvimento do dicionário jurídico de libras;

   Aplicar o PDCA em outros fluxos de trabalho, além dos cursos in company, realizado neste ano, em conformidade com a gestão da qualidade;

   Implantar a residência em conciliação e mediação na AJ;

   Implantar o projeto “Legislação Anotada”, gerenciado pela Seção de Apoio à Pesquisa.

 

Além disso, o desenvolvimento dos seguintes projetos:

   Elaborar o plano de desenvolvimento institucional (PDI) do quinquênio de 2017 a 2022;

   Implantar os modelos de avaliação necessários ao reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública em conformidade com os regramentos editados pelo MEC e Conselho Estadual de Educação;

   Aplicar a autoavaliação institucional de 2015 com ajustes nos instrumentos de avaliação;

   Acompanhar o desenvolvimento do sistema de gestão da Academia Judicial;

   Desenvolver projetos alinhados à pesquisa, em especial como as revistas, e-books etc;

   Desenvolver em parceria com a Diretoria de Recursos Humanos o Programa de Estágio do Poder Judiciário catarinense.

 

Quanto aos dados estatísticos temos:

Análise Pedagógica – 170

Informações prestadas em processos administrativos – 863

Ofícios – 185

Pareceres – 325

Portarias – 33

Projetos Pedagógicos – 130

 

O indicador AC 1.1. é controlado pela Academia Judicial e pela Diretoria de Recursos Humanos, extraído do mapa estratégico do PJSC na perspectiva de “pessoas e recursos” com o objetivo de “desenvolver permanentemente conhecimentos, habilidade e atitudes” e objetiva o “percentual de colaboradores capacitados”, verificando a quantidade de magistrados, servidores, estagiários e bolsistas que participaram de eventos de capacitação promovidos e/ou patrocinados pelo PJSC, como: cursos, internos, cursos externos, seminários, congressos, bolsas de estudo de graduação e pós-graduação, entre outros.

 

Dados extraídos até 15 de dezembro de 2015.