COORDENADORIA ESTADUAL DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE – CEIJ

 

APRESENTAÇÃO

O presente relatório contém informações acerca das atividades desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina - CEIJ no decorrer de 2015.

Instituída pela Resolução n. 63/2011-TJ, a CEIJ é constituída por um colegiado de 14 juízes que se reúnem periodicamente. Tem como missão propor e implementar políticas públicas afetas à justiça da infância e da juventude na esfera do Poder Judiciário, servindo como órgão de apoio e integração intra e extra institucional, na busca de promover a melhoria da prestação jurisdicional.

Os trabalhos realizados ao longo do ano tiveram como foco de atuação as áreas protetiva e socioeducativa da política de atendimento à infância e juventude. As diretrizes foram traçadas nas reuniões dos membros da CEIJ e objetivaram responder qualitativa e quantitativamente as demandas apresentadas.

Dentre as ações empreendidas, destaca-se parcerias importantes como a estabelecida com a Associação dos Magistrados Catarinenses - AMC e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC para implantação do Projeto Novos Caminhos, cujo objetivo é proporcionar aos adolescentes, quando desligados do sistema de acolhimento em razão da maioridade, a perspectiva de uma vida adulta com qualidade, assegurando sua autossuficiência, empoderamento e dignidade. Neste ano o Projeto culminou com a formatura coletiva de 150 adolescentes que tiveram a oportunidade de vir à capital receber os certificados de participação nos cursos e vivenciar momentos de atividades recreativas, culturais e de confraternização. Para muitos deles o evento significou a oportunidade de ter o primeiro contato com o mar.

Outras parcerias relevantes foram estabelecidas com diversas instituições que compõem o Sistema de Garantias do Direito da Criança e do Adolescente, alcançando-se resultados exitosos como a ampliação do Projeto de Justiça Restaurativa, o conveniamento para a construção e implantação do Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente em Conflito com a Lei (NAI) e a realização de dois importantes eventos como o Seminário Internacional Justiça Restaurativa em Debate: Fundamentos e Experiências e do Fórum Estadual de Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Técnicos do Poder Judiciário e Ministério Público.

Com estas conquistas, a Coordenadoria, cuja criação e implantação representou a realização de um sonho acalentado havia muito pelos magistrados e servidores que atuam na área da infância e da juventude, completa seu quarto ano de existência na certeza de estar buscando constantemente o aprimoramento para tornar-se referência no desenvolvimento de ações que garantam a efetividade do sistema de justiça da infância e da juventude no âmbito do Judiciário catarinense.

 

1.        COMPOSIÇÃO

1.1. Coordenador

Desembargador Sérgio Izidoro Heil

1.2. Juízes de Direito membros do Colegiado

Ademir Wolff

Álvaro Luiz Pereira de Andrade

Ana Cristina Borba Alves

Brigitte Remor de Souza May

Crystian Krautchychyn

Giancarlo Bremer Nones

Joana Ribeiro Zimmer

Márcio Rene Rocha

Miriam Regina Garcia Cavalcanti

Mônica Elias de Lucca Pasold

Naiara Brancher

Nayana Scherer

Ricardo Alexandre Fiuza

Samuel Andreis

1.3. Secretária

Lilian da Silva Domingues

1.4. Equipe técnica

Cristine Pereira Tuon Sposito

Danubia Rocha Vieira

1.5. Equipe de apoio administrativo

Iara Klock Campos

Maria Francisca Coelho de Souza Martins da Silva

Raphaela de Ávila Martins (estagiária)

 

2.        PROJETOS

Projeto Justiça Restaurativa

2.1.1.      Descrição:

A Justiça Restaurativa vem encontrando espaço no cenário judicial, sendo executada por meio de diversas ações no ambiente, incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Associação dos Magistrados Brasileiros. Recentemente a implementação de práticas de Justiça Restaurativa foi apontada entre as oito metas nacionais do judiciário para 2016.

O Centro de Justiça Restaurativa - CJR é projeto piloto instituído na Vara da Infância e da Juventude da comarca da Capital desde o ano de 2011 e conta com as parecerias do Ministério Público, da Secretaria da Segurança Pública e da Universidade Federal de Santa Catarina.

A proposta tem como escopo o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei por meio de práticas restaurativas, priorizando a excepcionalidade da intervenção judicial e da imposição de medidas socioeducativas. Para tanto, os casos são encaminhados da Delegacia de Polícia diretamente ao CJR, não havendo contato com o Promotor de Justiça ou Autoridade Judiciária. Pode também ocorrer a busca espontânea pelo serviço ou encaminhamento a partir de um processo já existente, a pedido das partes.

 

Fluxograma Geral de Operacionalização

FLUXOGRAMA_.png

Em 2015, o projeto contemplou o atendimento de 50 adolescentes. A maioria dos atendidos pelo serviço tem entre 15 e 16 anos de idade; são do sexo masculino; deixaram os estudos nos anos finais do ensino fundamental; residem em comunidades da periferia e na companhia de apenas um dos pais. O maior índice de encaminhamentos se refere a situações de ameaça e lesão corporal leve, geralmente decorrentes de conflito no ambiente familiar e/ou entre gerações. Destaca-se que todos os casos que concluíram a mediação tiveram seus processos arquivados.

No decorrer do ano, o CJR teve sua equipe ampliada, com a inserção de 5 estagiários das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social.

Além do desenvolvimento de práticas restaurativas no âmbito da Justiça da Infância e da Juventude, pretende-se a ampliação do alcance do projeto a outras comarcas, bem como escolas e comunidades.

Para tanto, a CEIJ em conjunto com a Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina, o Instituto Padre Vilson Groh, o Ministério Público de Santa Catarina e a Embaixada do Canadá, realizou o seminário internacional "Justiça Restaurativa em debate: fundamentos e experiências", nos dias 11 a 13 de novembro, em Florianópolis. O evento possibilitou o compartilhamento de experiências e a consolidação de parcerias para o desenvolvimento de estratégias de instalação e divulgação da Justiça Restaurativa no Estado de Santa Catarina. O seminário foi composto por mesas de debates e oficinas, reunindo palestrantes do Canadá, EUA e Brasil.

Viabilizou-se, ainda, uma telessala nas dependências do TJSC para recepção da teleconferência com o Prof. Howard Zehr, palestrante reconhecido mundialmente como um dos pioneiros da Justiça Restaurativa. Tal evento foi transmitido de Brasília, no dia 20 de novembro; promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros -AMB em alusão aos 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil.

No mês de dezembro, em parceria com a Academia Judicial, realizou-se o Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa. A capacitação abordou conteúdos teóricos e práticos, totalizando 48 horas/aula e possibilitou a formação de 26 facilitadores em Justiça Restaurativa.

 

2.1.2.      Atividades relacionadas:

       assessoria técnica e operacional às equipes de mediadores;

       realização de quatro reuniões com a equipe do CJR para planejamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas (31/03, 13/07, 16/07 e 29/07);

       participação em duas reuniões do Projeto de Resolução da implementação da Justiça Restaurativa (10/04 e 14/04);

       participação em onze reuniões de planejamento do Seminário Internacional Justiça Restaurativa em Debate: Fundamentos e Experiências, sendo cinco com a participação dos parceiros (15/04, 29/05, 15/06, 30/06 e 09/11) e 6 (seis) com a participação do grupo de trabalho (05/05, 19/05 e 22/05, 24/08, 28/09, 28/10);

       visita ao Centro Social Marista Mont Serrat para organização do Seminário Internacional Justiça Restaurativa em Debate: Fundamentos e Experiências (01/06);

       participação em três reuniões com a equipe do CJR para supervisão dos estagiários (09/07, 11/09 e 23/10);

       participação no grupo de estudos Formação-Ação em Justiça Restaurativa (14/10, 21/10, 26/10, 05/11, 09/11);

       organização de cursos e realização de aulas e palestras voltados ao tema;

       articulação com a Universidade Federal de Santa Catarina visando o estabelecimento de parceria para ampliação do alcance e dos serviços oferecidos no âmbito do projeto.

 

2.1.3.      Notícias relacionadas:

       Ministra-conselheira da Embaixada do Canadá conhece Justiça Restaurativa do TJSC (13/02) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/ministra-conselheira-da-embaixada-do-canada-conhece-justica-restaurativa-do-tjsc

 

02-13-15-01.jpg

 

       Ministro Lewandowski reitera parceria no projeto Justiça Restaurativa (12/05)

http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/79342-ministro-lewandowski-reitera-parceria-com-o-projeto-de-justica-restaurativa

       Curso de Justiça Restaurativa atrai magistrados de todo o país (22/07)

http://www.amb.com.br/novo/?p=22715

       Com participação de SC, magistrados em Brasília firmam Carta da Justiça Restaurativa (28/07)

http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/com-participacao-de-sc-magistrados-em-brasilia-firmam-carta-da-justica-restaurativa

 

19330126733_29eeec8166_o.jpg

 

       TJ e parceiros promovem Seminário Internacional sobre Justiça Restaurativa na Capital - Evento será de 11 a 13 de novembro (29/10) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/tj-e-parceiros-promovem-seminario-internacional-sobre-justica-restaurativa-na-capital

       Especialistas internacionais apontam justiça restaurativa como opção mais humanizada (13/11) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/especialistas-internacionais-apontam-justica-restaurativa-como-opcao-mais-humanizada

       Evento do PJSC debate sobre Justiça Restaurativa https://www.youtube.com/watch?v=uo33yEeG_vQ

 

IMG_4514.JPG

Seminário Internacional Justiça Restaurativa em Debate: Fundamentos e Experiências

 

IMG_4547.JPG

Seminário Internacional Justiça Restaurativa em Debate: Fundamentos e Experiências

 

       Teleconferência com Howard Zehr reúne entidades pioneiras em Justiça Restaurativa no Brasil (20/11) http://www.amb.com.br/novo/?p=25426

       Poder Judiciário já definiu suas metas para 2016 nas esferas nacional e estadual (27/11) https://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/poder-judiciario-ja-definiu-suas-metas-para-2016-nas-esferas-nacional-e-estadual

 

Programa Novos Caminhos

2.1.4.      Descrição:

Fruto da parceria entre este Tribunal de Justiça, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC e a Associação de Magistrados Catarinenses - AMC, o Programa Novos Caminhos tem como finalidade qualificar e profissionalizar adolescentes com idade a partir de 14 anos e que se encontram ou passaram por situação de acolhimento.

A formação profissional é oferecida em duas etapas pelo Sistema FIESC, através do Instituto Euvaldo Lodi - IEL, do Serviço Social da Indústria - SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI.

Na primeira etapa do programa são realizados cursos do IEL, SESI e SENAI em 24 encontros de 4h presenciais.

Na segunda etapa do programa os adolescentes poderão realizar cursos de Qualificação Profissional, Técnicos e Aprendizagem Industrial do SENAI e Educação de Adolescentes e Adultos - EJA do SESI.

O adolescente é convidado a conhecer o Programa através do que se denomina aula inaugural e após, é encaminhado à uma de suas etapas. Poderá participar concomitantemente das duas etapas, desde que concilie as atividades dos cursos com seus demais compromissos. Ao término dos cursos, recebe certificação.

Durante o processo de capacitação e qualificação, o jovem recebe acompanhamento individualizado de modo a oportunizar, ao seu tempo, a inserção no mundo do trabalho e consequentemente sua autonomia.

Para a efetivação do Programa são realizadas videoconferências e reuniões técnicas entre todos os responsáveis pela execução. Estabeleceu-se ainda, um fluxograma geral de operacionalização e um fluxo de comunicação entre os interlocutores.

 

Fluxograma Geral de Operacionalização

Fluxo operacionalização.png

 

Fluxo de Comunicação

fluxo de comunicação.jpg

As ações iniciaram-se no ano de 2013, através de projeto piloto na comarca de Chapecó. No decorrer de 2014, o Programa foi implantado nas comarcas de Blumenau, São Miguel do Oeste, Itajaí, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Criciúma, e Joinville, denominadas comarcas polos.

Em 2015 o programa expandiu-se para mais 4 comarcas polos: Tubarão, Brusque, Lages e Rio do Sul totalizando o atendimento em 94 das 111 comarcas do estado. Até o presente momento, 426 adolescentes foram incluídos no Programa, deste universo, 39 foram inseridos no mundo do trabalho. Para a entrega dos certificados de participação e confraternização, realizou-se um encontro único em Florianópolis no qual estiveram presentes 150 jovens.

Neste ano, foi elaborado Termo Aditivo ao Termo de Cooperação n. 175/2013, que estabeleceu o Programa Novos Caminhos, para a inclusão da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Santa Catarina no mencionado programa, o qual encontra-se em andamento.

No decorrer do próximo ano, prevê-se a ampliação do Programa para outras 3 comarcas polos (Joaçaba, Caçador e Concórdia), visando a meta de atender todos os adolescentes em serviços de acolhimento do estado.

 

Mapa demonstrativo das regiões atendidas pelo Programa Novos Caminhos em 2015 e previsão de expansão para 2016

Mapa Novos caminhos  dezembro 2015.png

 

2.1.5.      Atividades relacionadas:

       participação em três reuniões com a coordenação estadual do Programa para avaliação e encaminhamentos necessários à execução (19/02, 17/03 e 10/09);

       organização e participação em seis reuniões técnicas com os responsáveis e corresponsáveis pela execução direta do Programa, realizadas nas comarcas polo de Lages, Tubarão, Rio do Sul e Grande Florianópolis (04/03, 11/06, 16/06, 15/07, 24/07, 14/10);

       organização de quatro solenidades de assinatura do termo de convênio do “Novos Caminhos” (Lages 04/03, Tubarão 29/04, Rio do Sul 16/06 e Brusque 24/07), com participação nas três primeiras comarcas;

       organização de nove aulas inaugurais para apresentação do Programa (Xaxim 15/04, Joinville 22/04, Florianópolis 23/04, Lages 27/04, Jaraguá do Sul 29/04, Itajaí 06/05, Blumenau 07/05, São Miguel do Oeste 03/06 e Tubarão 06/07) com participação em duas duas destas aulas (22/04 e 23/04);

       participação e organização de 4 (quatro) videoconferências com todos os responsáveis pela execução do Programa, para definição de ações e metas (25/03, 25/06, 27/08 e 09/11);

       participação e organização da confraternização e solenidade de entrega de certificados aos adolescentes (28/11);

       planejamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa pelos responsáveis e corresponsáveis técnicos do Poder Judiciário;

       elaboração de documentos de expediente.

 

2.1.6.      Notícias relacionadas:

       Des. Sérgio Heil participa do lançamento do projeto Novos Caminhos na comarca de Lages (04/03) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/des-sergio-heil-participa-do-lancamento-do-projeto-novos-caminhos-na-comarca-de-lages

       Lançamento programa Novos Caminhos em Lages (04/03) http://fiesc.com.br/noticias/jovens-de-abrigos-da-regiao-serrana-participarao-do-programa-novos-caminhos

http://fiesc.com.br/noticias/fiesc-tjsc-e-amc-lancam-programa-novos-caminhos-em-lages

       Programa promove qualificação profissional para adolescentes em casas de acolhimento de Santa Catarina (07/04) http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/04/programa-promove-qualificacao-profissional-para-adolescentes-em-casas-de-acolhimento-de-santa-catarina-4734349.html

       Jovens do programa Novos Caminhos conhecem oportunidades de formação (23/04)

http://fiesc.com.br/noticias/jovens-do-projeto-novos-caminhos-conhecem-oportunidades-de-formacao

       Lançamento programa Novos Caminhos em Tubarão (29/04)

http://fiesc.com.br/noticias/jovens-acolhidos-do-litoral-sul-tem-apoio-para-buscar-mercado-de-trabalho

       Programa Novos Caminhos chega a municípios da região de Tubarão, no sul do Estado (30/04)

http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/programa-novos-caminhos-chega-a-municipios-da-regiao-de-tubarao-no-sul-do-estado

       Itajaí e Blumenau promovem aula inaugural do Novos Caminhos (Aula Inaugural Itajaí) (08/05)

http://fiesc.com.br/noticias/itajai-e-blumenau-promovem-aula-inaugural-do-novos-caminhos

       São Miguel do Oeste inicia nova turma do programa Novos Caminhos - Este será o segundo grupo beneficiado pelo projeto da FIESC em parceria com o TJ/SC e a AMC (Aula Inaugural São Miguel do Oeste) (03/06)

http://fiesc.com.br/noticias/sao-miguel-do-oeste-inicia-nova-turma-do-programa-novos-caminhos

       Lançamento programa Novos Caminhos em Rio do Sul (18/06)

http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/casas-de-acolhimento-do-alto-vale-do-itajai-aderem-ao-programa-novos-caminhos

       Casas de Acolhimento do Alto Vale do Itajaí aderem ao Programa Novos Caminhos (18/06)

http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/casas-de-acolhimento-do-alto-vale-do-itajai-aderem-ao-programa-novos-caminhos

       Brusque adere ao programa Novos Caminhos (Lançamento programa Novos Caminhos em Brusque) (24/06)

http://fiesc.com.br/noticias/brusque-adere-ao-programa-novos-caminhos

       Judiciário de SC, em parceria com Fiesc, implanta programa Novos Caminhos em Brusque (26/06)

http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/judiciario-de-sc-em-parceria-com-fiesc-implanta-programa-novos-caminhos-em-brusque

       Nos Sul, jovens do programa Novos Caminhos conhecem oportunidades de formação (Aula Inaugural em Capivari de Baixo) (07/07)

http://fiesc.com.br/noticias/no-sul-jovens-do-novos-caminhos-conhecem-oportunidades-de-formacao

       Novos Caminhos é apresentado em seminário educacional na Alesc - Programa criado pela FIESC, em parceria com o TJ-SC e a AMC, já está implementado em 13 regiões do Estado (08/10)

http://fiesc.com.br/noticia/novos-caminhos-e-apresentado-em-seminario-educacional-na-alesc

       Programa Novos Caminhos divulga resultados da iniciativa no Estado (24/08) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/programa-novos-caminhos-divulga-resultados-da-iniciativa-no-estado

       Programa Novos Caminhos é destaque no Justiça Legal desta semana (10/09) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/programa-novos-caminhos-e-destaque-no-justica-legal-desta-semana

       Em dois anos, Programa Novos Caminhos atendeu 426 jovens SC (28/11) http://fiesc.com.br/noticia/em-dois-anos-programa-novos-caminhos-atendeu-426-jovens-em-sc

       Programa Novos Caminhos forma 150 estudantes em dia de festa na praia do Campeche http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/programa-novos-caminhos-forma-150-estudantes-em-dia-de-festa-na-praia-do-campeche

 

_dsc7285.jpg

Aula inaugural em Lages

 

hc-7554_22748022693_o.jpg

Confraternização Programa Novos Caminhos - Campeche (28/11)

 

hc-7737_22747899423_o.jpg

Confraternização Programa Novos Caminhos - Campeche (28/11)

 

hc-7909_23007001209_o.jpg

Confraternização Programa Novos Caminhos - Campeche (28/11)

 

3.    AÇÕES DESENVOLVIDAS COM PARCEIROS EXTERNOS

Planejamento para implantação do Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional (NAI)

3.1.1.      Descrição:

Desde 2011 a CEIJ tem se empenhado na proposta de implantação de estrutura semelhante ao que hoje se convencionou chamar Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional (NAI), com o objetivo de agilizar, humanizar e dar maior efetividade à justiça juvenil, tanto na área de apuração da prática de atos infracionais, quanto na aplicação e execução das medidas socioeducativas.

O programa reúne, em um mesmo espaço físico, o Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, as secretarias de Estado da Segurança Pública e de Justiça e Cidadania, além das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.

No corrente ano, as tratativas para o processo de conveniamento do NAI da Capital foi finalizado, ficando pendente apenas sua formalização para o início das obras, cuja previsão de término é em agosto de 2016.

No mês de junho deste ano, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Nelson Martins, em conjunto com o Desembargador Coordenador, Sérgio Izidoro Heil, receberam comitiva de Chapecó  interessada em implantar o projeto naquele município. Posteriormente, foram encaminhadas as minutas do Termo de Adesão para a instalação do NAI aos respectivos partícipes para aprovação. No momento, aguarda-se a manifestação do Governador deste Estado, bem como do Defensor Público Geral.

3.1.2.      Atividades relacionadas:

       participação em uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública - SSP, para tratar das providências a cerca do processo de conveniamento do NAI da Capital (20/01);

       participação em uma reunião com o Presidente deste Tribunal de Justiça e o vice prefeito de Chapecó, o qual veio buscar apoio para a formalização do Termo de Adesão (09/06);

       articulação interinstitucional;

       elaboração de documentos.

 

3.1.3.      Notícia relacionada:

Presidente do TJ e vice-prefeito de Chapecó debatem projeto para adolescentes http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/presidente-do-tj-e-vice-prefeito-de-chapeco-debatem-projeto-para-adolescentes

 

4.    CURSOS E SEMINÁRIOS ORGANIZADOS

4.1. Fórum Estadual de Juízes, Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Técnicos do Poder Judiciário e do Ministério Público de Santa Catarina

Local: Auditório Tribunal Pleno - Florianópolis

Data: 3 e 4 de setembro

4.1.1. Notícias relacionadas:

       Avanços nos 25 anos do ECA serão tema de palestra de abertura em evento no TJ (02/09)

http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/avancos-nos-25-anos-do-eca-serao-tema-de-palestra-de-abertura-em-evento-no-tj

       Vídeo Fórum Estadual alusivo aos 25 anos do ECA https://www.youtube.com/watch?v=V6LGbdasZMg

       TJ promove seminário alusivo aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/tj-promove-seminario-alusivo-aos-25-anos-do-estatuto-da-crianca-e-do-adolescente

4.2. Seminário Internacional Justiça Restaurativa em Debate: Fundamentos e

Experiências

Local: Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne - Florianópolis

Data: 11 a 13 de novembro

4.3. Curso de Capacitação para Servidores Abordarem a Criança e o Adolescente no cumprimento de Atos Judicias - 5 Turmas

Local: Academia Judicial - Florianópolis

Data: 16 de novembro a 2 de dezembro

4.4. Teleconferência do Professor Howard Zehr: 10 anos de Justiça Restaurativa no Brasil

Local: Tribunal de Justiça de Santa Catarina - Florianópolis

Data: 20 de novembro

4.5. Curso facilitadores em Justiça Restaurativa

Local: Academia Judicial - Florianópolis

Data: 1º Módulo - 2 a 4 de dezembro

2º Modulo - 16 a 18 de dezembro

 

5.    PALESTRAS MINISTRADAS EM EVENTOS

Curso: Formação para Ingresso na Carreira da Magistratura.

Palestra sobre Justiça Restaurativa

Data: 16 de janeiro

Local: Academia Judicial - Florianópolis

 

6.    PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E EVENTOS 

6.1. Participação no V Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude. O encontro visou o debate, aprofundamento e uniformização de temas referentes ao papel dos magistrados da Infância, o relacionamento com diversos segmentos da sociedade, bem como o funcionamento das coordenadorias

Data: 20 de março

Local: Palácio da Justiça - São Paulo

6.1.1        Noticia relacionada:

       Des. Sérgio Heil participa do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude (24/03) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/des-sergio-heil-participa-do-colegio-de-coordenadores-da-infancia-e-da-juventude

6.2. Curso de Oratória para atualização de conteúdo e capacitação na habilidade de falar em público para o Poder Judiciário de Santa Catarina

Data: Turma 1 - 25, 26 e 27 de março

Turma 2 - 23, 24 e 25 de junho

Local: Academia Judicial - Florianópolis

6.3 Encontro de co-construção de agenda para fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Florianópolis, com o objetivo de levantar as principais problemáticas do SGDCA do município, e propor, por meio de um processo de co-criação, sugestões concretas de respostas a esses problemas

Data: 16 de abril

Local: ESAG/UDESC - Florianópolis

6.4. Curso de Cerimonial, Protocolo e Administração de Eventos

Data: 27, 28 e 29 de abril

Local: Academia Judicial - Florianópolis

6.5. Evento "Convite à adesão na Rede Juventudes e o Mundo do Trabalho"

Data: 16 de junho      

Local: Plenarinho da ALESC - Florianópolis

6.6. I Encontro Estadual da Implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI)

Data: 17 e 18 de junho

Local: Auditório do Ministério Público e Unidades Socioeducativas de São José e Florianópolis

6.7. Curso Justiça Restaurativa

Data: 22, 23 e 24 de julho

Local: Auditório do TRE - Brasília/DF

6.8.Programa de Formação para os Núcleos de Preparação para Adoção e Apadrinhamento Efetivo de todo o território nacional

Data: 28 de julho

Local: Auditório Ana Paula Croasara Resende - Brasília/DF

6.9. 2º Ciclo de Workshop sobre a elaboração de Projetos Básicos para aperfeiçoamento na aquisição de materiais e serviços quando da necessidade de licitação

Data: 21, 23 e 28 de setembro

Local: Unidade da Presidente Coutinho do TJSC - Florianópolis

6.10. 9º Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O tema central foi a noção de territorialidade sob a ótica do povo Guarani foi o tema central da palestra

Data: 25 de setembro

Local: Tribunal Pleno - Florianópolis

6.10.1. Notícia relacionada

       Primavera dos Museus traz palestra com professor indígena e coral infantil da aldeia http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/primavera-dos-museus-traz-palestra-com-professor-indigena-e-coral-infantil-da-aldeia

6.11. 12º Encontro de Grupos de Estudo e Apoio à Adoção

Data: 01 e 02 de outubro

Local: Hotel Rieger - Balneário Camboriú

6.12. Formatura Centro de Atendimento Socioeducativo de São José

Data: 06/10

Local: CASE - São José

6.12.1. Notícia relacionada:

·         Jovens que cumprem medidas socioeducativas formam-se em curso promovido pela Fiesc http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/jovens-que-cumprem-medidas-socioeducativas-formam-se-em-curso-promovido-pela-fiesc

6.13. I Seminário Estadual de Práticas Exitosas na Área da Criança e do Adolescente, com o objetivo de estabelecer um diálogo para troca de experiências e reflexão sobre avanços, dificuldades e desafios da criança e do adolescente; propor debate e difusão das práticas exitosas

Data: 8 de outubro

Local: Assembleia Legislativa - Florianópolis

6.14. 3º Seminário Estadual do Projeto Direito de Ser Idoso: o direito de envelhecer com saúde, com o objetivo de capacitar os técnicos para atender adequadamente ao idoso, por meio da divulgação dos direitos e particularidades da população destacada

Data: 26 de outubro

Local: Tribunal Pleno - Florianópolis

6.15. Curso de Desenvolvimento de Negociação Avançada - buscou desenvolver as habilidades de negociação de servidores que atuam representando o Poder Judiciário em situações que prescindem de licitação, tais como convênios e contratações por inexigibilidade

Data: 26 e 27 de outubro

Local: Academia Judicial - Florianópolis

6.16. I Simpósio Internacional sobre a Primeira Infância (SC): A ciência dos detalhes na organização da vida cotidiana do bebê. M. Pikler, a precursora desta linha de trabalho, entendia que a criança deveria ser criada livremente, de forma autônoma, para descobrir os movimentos por si só, desenvolver a sua motricidade

Data: 6 e 7 de novembro

Local: Hotel Maria do Mar - Florianópolis

6.17. 7º Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude. No encontro foram abordados temas como: a regionalização da Justiça Infantojuvenil, a implementação da Justiça Restaurativa nas questões de Infância e Juventude e o panorama do Cadastro Nacional de Adoção

Data: 13 de novembro

Local: Belo Horizonte - MG

6.17.1. Notícia relacionada:

·         TJSC participa do 7º Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude (13/11) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/tjsc-participa-do-7º-encontro-do-colegio-de-coordenadores-da-infancia-e-da-juventude

6.18. Capacitação para servidores na abordagem de crianças e adolescentes no cumprimento de atos judiciais

Data: 16 a 18 de novembro

Local: Academia Judicial - Florianópolis

 

7.    ATIVIDADES DIVERSAS

7.1.            Visitas Técnicas:

7.1.1.      Visitas técnicas ao Instituto Padre Vilson, juntamente com a ministra-conselheira da Embaixada do Canadá, Katerine Asselin, e com o Juiz-Corregedor do Núcleo V, Dr. Alexandre Karazawa Takashima (13/02 e 18/02)

7.1.2.      Visita à Ação Social Salto do Maruim / Centro de Eduacação Infantil Frei Antônio (CEIFA) visando conhecer o trabalho desenvolvido, identificar as demandas emergenciais e prestar apoio (31/08)

7.1.3.      Visita ao Hospital Infantil Joana de Gusmão em conjunto com o Secretário de Estado da Saúde e representantes da Vara da Infância e Juventude e do Ministério Público para tratar da interrupção do fornecimento de medicações para tratamento da fibrose cística (18/12)

7.2.            Reuniões:

7.2.1.      Participação em reunião para apresentação do Novo Portal do Poder Judiciário de Santa Catarina (30/01)

7.2.2.      Participação em reunião com a ministra-conselheira da Embaixada do Canadá, Katerine Asselin, para apresentação do projeto Justiça Restaurativa (13/02)

7.2.3.      Participação em reunião com o Des. Vice-Corregedor Ricardo Orofino da Luz Fontes e Juízes-Corregedores Alexandre Karazawa Takashima e Luiz Henrique Bonatelli para tratar sobre o Provimento n° 11/2014, o qual dispõe sobre o reconhecimento voluntário de paternidade socioafetiva perante os oficiais de registro civil no âmbito do Estado de Santa Catarina (20/02)

7.2.4.      Participação em duas reuniões com a Academia Judicial para definição de capacitação para servidores na abordagem de crianças e adolescentes no cumprimento de atos judiciail (26/02 e 06/04)

 Participação em reunião descentralizada para eleição do magistrado representante da região do Planalto Sul no Colegiado da CEIJ (04/03)

7.2.5.1. Notícia relacionada:

·         Ceij anuncia posição contrária à proposta de redução da maioridade penal para 16 anos (01/04) http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/ceij-anuncia-posicao-contraria-a-proposta-de-reducao-da-maioridade-penal-para-16-anos

7.2.5.      Participação em reunião promovida pela Assessoria de Planejamento - ASPLAN, para apresentação do trabalho de definição dos indicadores do novo mapa estratégico do PJSC 2015-2020 e das primeiras orientações em relação à elaboração do PPA 2016-2019 (09/03 e 11/06)

7.2.6.      Participação em reunião com o Tribunal de Contas do Estado - TCE para apresentação da auditoria que avaliará a atuação dos atores envolvidos no atendimento socioeducativo em meio aberto, abrangendo as Varas da Infância e da Juventude de Blumenau e Florianópolis (11/03)

7.2.7.      Participação em reunião para definição de parceria com a UFSC referente ao projeto Justiça Restaurativa (11/03)

7.2.8.      Reunião com a FIESC para tratar do Fundo da Infância e Adolescência - FIA (13/03)

7.2.9.      Participação em reunião para apresentar a matriz de planejamento referente à Auditoria Operacional nas medidas socioeducativas em meio aberto nos municípios de Florianópolis e Blumenau (17/03)

7.2.10.  Participação em reunião sobre a regulamentação da gestão de vagas do CASE (26/03)

7.2.11.  Participação em reunião com a ASPLAN sobre o Planejamento Estratégico (26/03)

7.2.12.  Participação em reunião ordinária do Colegiado da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (27/03)

7.2.13.  Participação em reunião da Coordenação Estadual do Programa Novos Caminhos (04/05)

7.2.14.  Participação em reunião acerca do gerenciamento de vagas nas unidades de execução de medidas socioeducativas em meio fechado (06/05)

7.2.15.  Participação em 3 (três) reuniões da Rede Juventudes e o Mundo do Trabalho, para diálogo sobre a qualificação dos jovens e as vagas de trabalho (06/05, 20/05 e 12/06)

7.2.16.  Participação em reunião com a FIESC para tratar sobre a possibilidade de projeto de Oficinas Profissionalizantes para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto (08/05)

7.2.17.  Participação em reunião para elaboração de Resolução Conjunta acerca da distribuição de vagas do sistema socioeducativo, traslados de adolescentes e termo de cooperação técnica (14/05)

7.2.18.  Participação em reunião com a magistrada Vânia Petermann para tratar do Projeto Justiça Restaurativa (21/05)

7.2.19.  Participação em reunião com a Academia Judicial para tratar do cronograma dos eventos a serem realizados, em 2015, pela CEIJ (27/05)

7.2.20.  Participação em reunião com representante da UFSC e com a magistrada Brigitte Remor para definição de curso de capacitação sobre Justiça Restaurativa (02/06)

7.2.21.  Realização de 2 (duas) reuniões entre a equipe da CEIJ para elaboração de proposta orçamentária da Coordenadoria para o Plano Plurianual - 2015-2020 (18/06 e 22/06)

7.2.22.  Participação em reunião com representantes da Corregedoria-Geral da Justiça - CGJ, Juízes das Comarcas Sedes de CASES e CASEPES, Ministério Público e Departamento de Administração Socioeducativa - DEASE para tratar de assuntos referentes administração das vagas do Sistema Socioeducativo. (19/06)

7.2.23.  Participação em reunião com representantes do Ministério Público de Santa Catarina, da Corregedoria-Geral de Justiça, da Vara da Infância e Juventude da capital, da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Polícia Civil e dos Conselhos Tutelares da capital, para tratar sobre a situação dos adolescentes apreendidos na 6ª DP da Capital (19/06 e 17/07)

7.2.24.  Reunião com equipe da ASPLAN para discutir meta relacionada ao Projeto de Justiça Restaurativa (21/07)

7.2.25.  Participação em reunião para tratar sobre o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo (05/10)

7.2.26.  Realização de 05 (cinco) de planejamento interno da CEIJ (20/10, 03/11, 04/11, 23/11 e 09/12)

7.2.27.  Participação em reunião para apresentação do Novo Portal do Poder Judiciário de Santa Catarina (28/10)

7.2.28.  Participação em reunião com a Comissão Permanente do FIA para tratar sobre a divulgação de arrecadação (07/12)

7.2.29.  Notícia relacionada:

·         Campanha será lançada para reforçar doações do IR em benefício de jovens vulneráveis https://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/campanha-sera-lancada-para-reforcar-doacoes-do-ir-em-beneficio-de-jovens-vulneraveis