A DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS

 

A Diretoria de Recursos Humanos é responsável pelo gerenciamento e supervisão do quadro de pessoal do Poder Judiciário, tanto da Justiça de Primeiro Grau, quanto da Secretaria do Tribunal de Justiça, envolvendo servidores efetivos e comissionados, inativos, juízes de paz, estagiários, voluntários e terceirizados.

Esse trabalho envolve o controle do ingresso na carreira, com o acompanhamento dos processos de nomeação dos servidores, de contratação de estagiários e terceirizados, e de adesão dos voluntários.

É responsável, também, pelo controle da movimentação na carreira dos servidores (remoção, disposição, lotação etc.), pelo registro de todos os incidentes ocorridos durante a vida funcional dos colaboradores do Poder Judiciário, e pela elaboração da folha de pagamento dos magistrados, servidores, inativos (incluídos os juízes de paz e extrajudiciais) e estagiários.

Controla, ainda, as avaliações de desempenho e de estágio probatório dos servidores, e os afastamentos legais, direitos, deveres e benefícios dos colaboradores.

No presente relatório serão apresentadas informações mais detalhadas sobre os principais programas e atividades de responsabilidade da Diretoria de Recursos Humanos.

 

1. BENEFÍCIOS

 

1.1 BOLSA DE ESTUDOS

O Tribunal de Justiça mantém o Programa de Bolsa de Estudos, destinado a Magistrados e Servidores, para cursos de graduação, pós-graduação e para o curso da Escola Superior da Magistratura.

Por intermédio do programa, o Poder Judiciário custeia 70% do valor da mensalidade e 100% do Curso de Direito.

No ano de 2015 foram oferecidas 330 vagas para cursos de graduação e 70 vagas para o curso de preparação para ingresso na magistratura, promovido pela ESMESC, conforme segue:

 

BOLSA DE ESTUDOS

GRADUAÇÃO

1º SEMESTRE

2º SEMESTRE

Total de Bolsas disponíveis

330

330

Total de Bolsas renovadas

159

178

Total de Bolsas concedidas

35

36

Total de Bolsas remanescentes

136

116

ESMESC

1º SEMESTRE

2º SEMESTRE

Total de Bolsas disponíveis

70

70

Total de Bolsas renovadas

31

18

Total de Bolsas concedidas

12

30

Total de Bolsas remanescentes

27

22

 

Foram, ainda, beneficiados com bolsas de estudo para cursos de pós-graduação na área jurídica 98 servidores, e 21 nas demais áreas.

 

1.2 GRATIFICAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

A gratificação de nível superior, prevista no art. 14 da Lei Complementar n. 90/93, é destinada a servidores não ocupantes de cargo de nível superior que tenham graduação escolar superior.

A tabela abaixo indica o quantitativo de servidores que recebem a gratificação de nível superior desde o ano de 2007:

 

ANO

QUANTIDADE DE SERVIDORES QUE RECEBEM A GRATIFICAÇÃO

2007

1.975

2008

2.403

2009

2.659

2010

2.703

2011

2.557

2012

2.868

2013

3.129

2014

2.975

2015

2.965

 

Esta gratificação é percebida por 43,95% dos servidores efetivos do Poder Judiciário.

 

1.3 AUXÍLIO-CRECHE

O auxílio-creche, previsto na Resolução n. 09/01-GP, beneficia 949 servidores, conforme dados da folha de pagamento do mês de novembro de 2015. Neste ano, foram deferidos 257 pedidos.

 

1.4 VALE-TRANSPORTE

O vale-transporte corresponde à parcela de gastos que exceder a 6% da remuneração e é creditado mensalmente em folha de pagamento.

Em 2015, foram contemplados com o benefício 7 servidores, em média, no decorrer do ano.

 

1.5 AUXÍLIO-SAÚDE

O auxílio-saúde, benefício previsto na Resolução n. 12/2014–TJ, é o benefício assistencial concedido para custeio parcial de despesas com plano de assistência médica/odontológica e seguro saúde, do titular ou dos dependentes. Em 2015, o benefício foi concedido a 3.290 servidores.

 

2. TJ-CONSIG

 

O sistema TJ-Consig, implantado em 28/07/2009, representou uma importante mudança nos procedimentos de consignações facultativas em folha de pagamento. Além de não ter custo nenhum ao Poder Judiciário, houve economia de material e de tempo de serviço, tendo em vista a informatização de um procedimento que até então era manual.

Na última folha processada, de novembro de 2015, foram implementadas aproximadamente 23.136 consignações, que significam R$ 8.332.620,87 em descontos facultativos.

 

3. FOLHA DE PAGAMENTO (MATRÍCULAS CALCULADAS)

 

Apresenta-se abaixo a relação de matrículas calculadas durante os meses do ano de 2015 de acordo com o vínculo possuído com o Tribunal de Justiça.

 

MATRÍCULAS CALCULADAS POR TIPO - JANEIRO A DEZEMBRO/2015

TIPO

JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Justiça do 1º Grau

4.511

4.521

4.502

4.499

4.486

4.491

4.493

4.494

4.483

4.473

4.478

4.469

Estagiários

2.620

2.720

2.575

2.624

2.671

2.693

2.663

2.701

2.727

2.819

2.869

2.885

Tribunal de Justiça

1.484

1.480

1.480

1.471

1.465

1.462

1.465

1.460

1.468

1.466

1.461

1.461

Justiça 1º Grau inativos

638

641

657

665

672

679

681

685

694

701

701

697

Magistrados

513

513

512

512

512

510

509

508

506

506

505

504

Comissionados TJ

422

413

410

414

417

422

420

417

415

413

410

404

Comiss. Justiça do 1º Grau

387

405

410

418

420

411

406

409

410

414

412

408

TJ inativos

255

256

267

268

272

275

272

276

275

277

278

278

Militares

207

204

203

207

206

208

206

210

210

207

210

212

Magistrados inativos

135

135

135

134

132

134

135

134

133

133

133

134

Resid. Jud/Cand. Conc. Mag

98

97

80

77

66

117

119

114

137

138

136

131

A Disposição

25

25

24

24

24

24

24

24

25

25

24

23

1º Grau Ap. sem paridade

22

23

24

24

23

23

23

23

23

24

24

24

TJ Ap. sem paridade

2

2

2

2

2

2

2

2

2

2

2

2

TOTAL

11.319

11.435

11.281

11.339

11.368

11.451

11.418

11.457

11.508

11.598

11.643

11.632

Fonte: FOLHA – relatório da rotina AU/FE

 

Fonte: Relatório Contábil do sistema de Folhas de Pagamento.

 

Matrículas calculadas por classe de janeiro a dezembro de 2015

Fonte: Relatório Contábil do sistema de Folhas de Pagamento

 

4. SERVIDORES ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO

 

A seguir expõe-se a quantidade de servidores e magistrados em atividade, e o tempo que estes se encontram vinculados a este Poder.

 

SERVIDORES ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO

Tempo

Quantidade

Percentual

0 a 10 anos

3.696

54,82%

10 a 15 anos

901

13,36%

15 a 20 anos

738

10,95%

20 a 25 anos

402

5,96%

25 a 30 anos

518

7,68%

30 a 35 anos

386

5,73%

35 a 40 anos

93

1,38%

acima de 40 anos

8

0,12%

TOTAL

6.742

 

Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 14/12/2015

 

Servidores ativos por tempo de admissão

Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 14/12/2015

 

MAGISTRADOS ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO

Tempo

Quantidade

Percentual

0 a 10 anos

164

32,54%

10 a 15 anos

107

21,23%

15 a 20 anos

71

14,09%

20 a 25 anos

78

15,48%

25 a 30 anos

45

8,93%

30 a 35 anos

33

6,55%

35 a 40 anos

5

0,99%

acima de 40 anos

1

0,20%

TOTAL

504

 

Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 14/12/2015

 

Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 14/12/2015

 

5. PIRÂMIDE ETÁRIA

 

Demonstra-se na tabela e no gráfico abaixo a composição do quadro do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de acordo com a faixa etária e o sexo dos seus componentes.

 

Fonte: FOLHA - relatório da rotina RE/GE 104 - tipos 1,2,5,23,24 - dia 14/12/2015

 

6. TERCEIRIZAÇÃO

 

No que se refere aos funcionários terceirizados que laboram junto ao Poder Judiciário, o ano de 2015 encerra com 2.324 postos preenchidos nas seguintes áreas de atuação: Acabamento Gráfico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Carga e Descarga, Copeira, Desenhista Industrial Gráfico, Engenheiro Mecânico, Garçom, Impressor de Corte e Vinco, Impressor de Serigrafia, Jardineiro, Marceneiro, Office-boy, Operador de Acabamento, Operador de Guilhotina, Operador de Sistemas, Porteiro, Preparador de Matrizes de Corte e Vinco, Recepcionista, Servente, Técnico em Edificações, Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, Vigilante Armado e Zelador.

Do total de 2.324 postos, 1.568 estão distribuídos às Comarcas e 756 à Secretaria do Tribunal de Justiça.

As empresas que atuaram junto ao Poder Judiciário em 2015 prestando serviços de mão de obra terceirizada foram: Canadense Administração e Serviços Ltda., Intersept Ltda., Liderança Limpeza e Conservação Ltda., Lince Segurança Eletrônica Ltda.-ME, Lince Segurança Patrimonial Ltda.-ME, Mobra Serviços de Vigilância Ltda e Suricate Serviços Terceirizados Ltda. Epp.

 

7. ESTAGIÁRIOS

 

O Poder Judiciário Catarinense encerra o ano de 2015 com 2.538 estagiários remunerados contratados na área de Direito, distribuídos em Cartórios e Gabinetes de 1º e 2º graus, e Diretorias da Secretaria do Tribunal.

Cumpre destacar, também, que, ao final deste ano, 445 vagas encontram-se ocupadas por estagiários remunerados nas Diretorias e comarcas deste Tribunal nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Cinema, Comunicação Social, Desing, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Engeharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica, Farmácia, História, Jornalismo, Letras (Português), Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Ensino Médio.

Assim, verifica-se que o Poder Judiciário Catarinense termina o ano de 2015 com um total de 2.983 estagiários em seu quadro.

 

8. VOLUNTÁRIOS

 

Em 2015 foram preenchidas 417 vagas para serviço voluntário nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Cinema, Comunicação Social, Desing, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Engeharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica, Farmácia, História, Jornalismo, Letras (Português), Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social.

 

9. NOMEAÇÕES

 

Durante o ano de 2015, ocorreram 243 nomeações de servidores para cargos efetivos deste Poder e 295 para cargos comissionados, totalizando 538 nomeações durante o ano.

Destas, destaca-se que 24 nomeações que se destinaram ao provimento de cargos efetivos e 16 de cargos comissionados decorreram de cargos criados por Lei Complementar, o que totaliza um aumento de 40 servidores no quadro deste Poder no ano de 2015.

 

10. ABONOS DE PERMANÊNCIA

 

O Abono de Permanência é o benefício concedido ao servidor efetivo que tenha alcançado todos os requisitos para se aposentar previstos na legislação em vigor (idade e tempo de contribuição), e optou por permanecer em atividade, até, no máximo, atingir a idade para a aposentadoria compulsória (70 anos).

O benefício é o reembolso do valor da contribuição previdenciária descontada mensalmente do servidor para o Regime Próprio de Previdência Social - RPPS (IPREV).

Em 2015, foram concedidos 57 abonos de permanência aos servidores efetivos deste Poder.

 

11. APOSENTADORIAS

 

É o direito conferido ao servidor público ocupante de cargo efetivo de se desvincular das atividades laborais, com a percepção de proventos mensais, após o cumprimento dos requisitos de idade e tempo de serviço exigidos pela Constituição da República Federativa do Brasil, sendo que, em 2015, foram concedidas 119 aposentadorias aos servidores deste Poder.

 

12. LICENÇAS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

 

Conforme previsto nos artigos 64 a 68 da Lei Complementar Estadual n. 6.745/1985, será concedida licença para tratamento de saúde (LTS) remunerada ao servidor que, por determinação médica e com a concordância da Junta Médica Oficial do Poder Judiciário, necessitar afastar-se por mais de 3 dias para tratamento de saúde.

No ano de 2015 foram realizadas 2.273 concessões de licença para tratamento de saúde de servidores neste Poder.

Outra modalidade de Licença para tratamento de Saúde é aquela destinada ao acompanhamento de pessoa da família (art. 69 da LCE n. 6.745/1985 e LCE n. 47/1992), sendo que no ano de 2015 foram concedidas 1733 licenças.

 

13. CERTIDÕES

 

Durante o ano de 2015 foram emitidas as seguintes certidões pela Diretoria de Recursos Humanos:

 

CERTIDÃO

QUANTIDADE

Tempo de serviço

54

Narratória

8

Para atender à Resolução n. 156/12 do Conselho Nacional de Justiça

18

Transcrições funcionais

146

Emitida para a COMAGIS

0

Atividade profissional

52

Diversas

552

TOTAL

830

 

14. ATIVIDADES DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

 

14.1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores desta Instituição em relação a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados são utilizados como indicadores para o planejamento e desenvolvimento de ações que visem à melhoria constante do ambiente de trabalho na Instituição.

A pesquisa aplicada em 2014, entre os dias 15-10-2014 e 30-11-2014, apresentou como resultado, divulgado em fevereiro de 2015, o índice de 62,96 % que reflete o grau de satisfação dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina em relação aos componentes pesquisados.

Seguem abaixo os resultados por questão pesquisada:

 

QUESTÃO

COMPONENTE PESQUISADO

SATISFAÇÃO

1

Disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho.

47,00%

2

Oportunidade de promoção em seu cargo efetivo.

32,00%

3

Compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

67,00%

4

Atendimento que recebe de outras áreas do PJSC.

62,00%

5

Clareza dos seus direitos e obrigações.

70,00%

6

Adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC.

65,00%

7

Qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade.

65,00%

8

Condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho.

59,00%

9

Condições físicas de trabalho oferecidas.

61,00%

10

Ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC.

42,00%

11

Equipamentos, materiais e sistemas disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho.

64,00%

12

Política de benefícios do PJSC.

44,00%

13

Plano de saúde disponibilizado pelo PJSC.

39,00%

14

Proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você.

46,00%

15

Número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor.

51,00%

16

Distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe.

67,00%

17

Cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades.

76,00%

18

Tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho.

83,00%

19

Sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC.

68,00%

20

Seu comprometimento com o PJSC.

88,00%

21

Comunicação com seu superior hierárquico.

80,00%

22

Orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional.

74,00%

23

Contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente.

73,00%

24

Possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho.

70,00%

25

Valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico.

73,00%

26

Valorização de seu trabalho pela sua equipe.

78,00%

27

Oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada.

56,00%

ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO APURADO NA PESQUISA

62,96%

 

Por possuir ciclo anual, o formulário da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores 2015 foi disponibilizado na página eletrônica do Poder Judiciário no período de 15 de outubro a 30 de novembro de 2015. O resultado será divulgado em fevereiro de 2016.

 

14.2 HOMENAGEM AOS SERVIDORES APOSENTADOS

Para a Homenagem 2015 aos servidores aposentados, foi realizado um trabalho conjunto entre a Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal e a Divisão de Artes Gráficas. Foram elaboradas 61 placas, posteriormente encaminhadas a cada servidor que se aposentou no período compreendido entre setembro de 2014 a agosto de 2015.

 

14.3 INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS

Elaboração de diagnósticos, trabalhos em grupo e acompanhamento de servidores que apresentam baixo desempenho nas avaliações de desempenho e estágio probatório ou encaminhados pela Corregedoria-Geral de Justiça ou outros setores do Tribunal de Justiça.

Em 2015, foram acompanhados 115 servidores de todo o Estado, além de terem sido realizadas 43 avaliações psicológicas. Ainda, foi realizado um trabalho de diagnóstico em 13 comarcas e 02 trabalhos de grupo finalizados, e mais um iniciado, que terá sequência em 2016, em virtude da Resolução GP 36/15.

 

14.4 ENTREVISTAS DE LOTAÇÃO E RELOTAÇÃO

Realização de entrevistas para lotação ou relotação de servidores no Tribunal de Justiça. Foram realizadas 10 entrevistas de lotação e 09 de relotação, durante o ano de 2015.

 

14.5 PROGRAMA DE MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL

Tem como objetivo apresentar, em um determinado momento, o grau de satisfação ou insatisfação dos servidores, identificar causas e por meio delas implementar ações que propiciem condições para maior satisfação no trabalho. O programa foi realizado em 04 comarcas no ano de 2015.

 

14.6 CARTÕES PARA LICENÇA

A Seção Psicossocial Organizacional elabora cartões virtuais para enviar aos servidores em licenças especiais. Os cartões são enviados para o e-mail dos servidores em nome da Diretoria de Recursos Humanos – DADP – SPO.

Foram enviados ao total 819 cartões para os servidores, sendo 135 licenças Gala, 323 licenças Nojo, 227 licenças Nascimento (paternidade e gestação) e 02 licenças adoção e 132 doações de sangue.

 

15. FORMULÁRIOS

 

15.1 FORMULÁRIO DE INGRESSO

Desenvolvido pela Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal, da Diretoria de Recursos Humanos, o formulário de ingresso tem por objetivo levantar dados sobre o perfil do servidor que está ingressando no Poder Judiciário catarinense e servir como uma ferramenta para o planejamento de mudanças na Organização. Foram cadastrados 160 formulários de ingresso.

 

15.2 FORMULÁRIO DE DESLIGAMENTO

O Formulário de Desligamento é um instrumento que busca conhecer como o servidor que está saindo do Poder Judiciário percebeu a Organização e como se sentiu trabalhando nela enquanto fez parte do quadro de servidores, além de servir como uma ferramenta para o planejamento de mudanças na Organização. No ano de 2015 foram cadastrados 169 formulários de desligamento, sendo 72 formulários referentes a pedido de exoneração e 97 de aposentadoria.

 

15.3 RECADASTRAMENTO

O recadastramento de servidores aposentados é realizado pela SPO quando solicitado pela Seção de Registro de Informação. A solicitação é feita quando o aposentado não tem condições de realizar seu recadastramento no próprio Tribunal, então algum profissional da SPO desloca-se até a residência do aposentado para verificar suas condições de saúde, comprovando ou não a impossibilidade de deslocamento deste servidor até o Tribunal de Justiça. No corrente ano foram realizadas 3 visitas de recadastramento.