DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO
O relatório a seguir representa
as atividades desenvolvidas pela Diretoria
de Tecnologia da Informação, no exercício de 2015.
As informações estão
classificadas por Divisão e os subitens representam projetos e atividades
levadas a efeito nas áreas de planejamento, software e hardware.
No que tange ao Gabinete do
Diretor, em cumprimento as suas atribuições, foram desenvolvidas as atividades
de planejamento, organização, execução e controle das atividades de tecnologia
da informação, em consonância com as diretrizes do CGInfo e com o apoio da
estrutura organizacional e operacional da Diretoria, com o objetivo de levar a
efeito as atividades alinhadas.
Para dar suporte à realização
dos diversos projetos, buscou-se investir na renovação e ampliação permanente
da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e software,
com a manutenção de uma política sistemática de aquisição e renovação de todo
parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de sistemas, possibilitando a
melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.
Essas complexas atividades só
foram viabilizadas graças ao esforço de toda a diretoria que, capitaneada por
seu Gabinete, conseguiu integrar todas as áreas, de gestão de conhecimento ao
equipamento, do extrajudicial ao terceiro grau e órgãos agregados de apoio e
fiscalização.
Em cada etapa, em cada
atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo Poder
Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções,
atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no
ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários internos quanto externos,
sendo o serviço gratuito ou não.
DIVISÃO DE SISTEMAS
ADMINISTRATIVOS
No
decorrer do ano de 2015 a Divisão de Sistemas Administrativos realizou a
entrega dos seguintes projetos e sistemas:
Sistema Integrado de Registro
Civil
Sistema
que envia dados de nascimento, casamento e óbito, a partir da base do Sistema
do Selo Digital, para o sistema do Governo Federal.
Sistema de Gratificações Especiais
Sistema
para Gerenciamento da concessão de gratificações especiais.
Sistema Gerenciador de Despesas
com Deslocamentos - versão 1.7
Novas
funcionalidades para apoio à DOF e DGA no pagamento de despesas com
deslocamentos (diárias, ressarcimentos de combustível e adicionais).
Sistema de Requisição
Eletrônica de Precatórios
Sistema
para agilização dos processos relativos a precatórios por meio de fluxo
eletrônico.
Sistema de Cadastro de
Serventias
Novo
sistema em substituição do sistema Delphi.
Sistema para Licença Prêmio
Sistema
para gerenciamento da concessão e gozo da licença prêmio.
Sistema de Voto Eletrônico
Sistema
para realização de eleições e consultas por meio de voto eletrônico.
Sistema de Cadastro
extrajudicial
Versões
2.1.0 e 2.2.20 que incorporam as funcionalidades da versão Delphi, que será
desativada, além de nova modelagem de dados para suportar novas demandas.
Selo Digital - BI
Limpeza
de atos duplicados do BD.
Sistema de Consulta de
arrecadação extrajudicial
Sistema
para consulta de arrecadação das serventias (disponibilizada para candidatos
aprovados no concurso notarial e registral).
SCI - Módulo pré-autuação
Sistema
de justificativa/contestação dos itens apontados para as serventias antes de
autuação de processo administrativo.
Sistema de Cálculo e Retenção
de Impostos (CRI)
Versão
2.0 do sistema, inclui cálculo de INSS e IR
Solução Informatizada para a
DEA
Análise
de Requisitos, Estudos Preliminares e Projeto-Base de Sistemas diversos para
atender necessidades da Diretoria de Engenharia e Arquitetura.
Sistema de Depósitos Judiciais
(Sidejud)
Integração
com a SEFAZ para saques em favor do Estado de SC e implementação do Fundo de
Reserva dos Municípios, em atendimento à LC 151/2015.
Sistema de Seleção de
Estagiários
Versão
2.0, com novo processo seletivo e ferramentas administrativas
Sistema para Movimentação na
carreira de magistrados
Nova
versão, possibilitando nova modalidade de concurso.
Sistema de registro de ponto
Registro
de entradas e saídas dos colaboradores, com relatórios gerenciais, em
substituição aos relógios-ponto instalados.
Bug do milênio
Implantação
de versão corretiva que resolve definitivamente as questões geradas pelo bug do
milênio.
Cadastro de bens imóveis
Novo
cadastro de bens imóveis para a DMP.
Contratação de Fábrica de
Software para sistemas DRH e DMP
Contratação
de fábrica de software para manutenção de sistemas da DRH e DMP
Automação Processos de
Substituição, Cooperação e Folga de Plantão para magistrados
Sistema
para gestão de processo de negócio da Comagis.
Framework TJ
Versão
3.0 do framework de desenvolvimento, padronizando e qualificando o processo de
desenvolvimento.
Sistema Gerenciador de Unidades
Organizacionais
Aplicação
para gerenciamento do ciclo de vida das undades organizacionais no ambiente do
TJSC.
Sistema de Controle de Demandas
Nova
versão do sistema, agregando facilidades para a gestão de contratos e demandas
internas.
DIVISÃO DE GESTÃO DO
CONHECIMENTO
Entende-se
por Gestão do Conhecimento (GC) o conjunto de processos dirigidos a criação,
captura, armazenamento, compartilhamento, aplicação e reutilização do
conhecimento. Nos dias atuais, GC tem ganho cada vez mais espaço nas
organizações em função do seu alto poder transformador, sobretudo pelo aumento
da capacidade em agir, inovar e transformar processos, produtos e serviços.
O Poder Judiciário de Santa Catarina possui um objetivo
estratégico para “Concretizar a Gestão do Conhecimento” e, durante este ano de
2015, a Divisão de Gestão do Conhecimento avançou de forma significativa em
todas as suas frentes de atuação, prospectando, desenvolvendo e implantando
ferramentas de TI associadas à GC. Dentre os principais projetos executados
destacaram-se:
Sistema de
Processo Administrativo - SPA
Com a
publicação da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 7 de 26 de outubro de 2015 o sistema
SPA foi instituído como ferramenta oficial de cadastramento, tramitação e
classificação de processos administrativos em meio eletrônico no âmbito do
Poder
Judiciário do
Estado de Santa Catarina (PJSC).
Nesse
sentido, em 2015, ganhou força a expansão do uso do sistema SPA, iniciada em
2014, por meio de: capacitações de servidores representantes de todas as
diretorias administrativas e judiciais do TJSC (são contabilizadas atualmente
100 horas de capacitação, distribuídas em 25 turmas e com alcance de
aproximadamente 450 usuários capacitados na modalidade presencial, além das
várias capacitações informais, dado o estímulo feito à replicação do
conhecimento); credenciamento de novos setores, especialmente nas comarcas; bem
como a partir da habilitação de novas classificações de processos
administrativos eletrônicos.
Outra
iniciativa que gerou e continua gerando bons resultados é a autuação de
processos por meio de formulários padronizados, pois garantem a completude e a
qualidade do requerimento inicial. Vários destes formulários já foram
desenvolvidos, como, por exemplo, solicitação de serviços da Diretoria de
Engenharia e Arquitetura (DEA), requerimentos de certidões de tempo de
contribuição / negativa de demissão ou exoneração a bem do serviço público /
comprovação de atividade profissional, inscrição no Teletrabalho, alteração de
horário de trabalho com redução da carga-horária e etc., e outros que estão em
desenvolvimento e em breve serão disponibilizados, como, por exemplo, pedidos
de licença tratamento saúde, participação em cursos/eventos e devolução de
custas.
Em números, a
utilização do sistema SPA resume-se atualmente aos seguintes dados: cerca de
20.125 processos já criados, dos quais cerca de 10 mil estão ativos; cerca de
170 mil documentos emitidos; mais de 218 setores habilitados; mais de 860
usuários com permissão para receber, incluir documentos e tramitar os
processos, 821 assuntos distintos habilitadas para tramitação.
Para 2016 a
meta é continuar a expandir o uso do sistema SPA nas comarcas, através da
capacitação por meio de cursos na modalidade à distância, numa parceria entre a
Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Academia Judicial (CEJUR), bem
como aprimorar o sistema SPA com desenvolvimento, e consequente
disponibilização, de novas funcionalidades como, por exemplo, apensamento,
tornar peças sem efeito, localizar e editar documentos, marcadores, entre
outras.
Sistema de consulta de Jurisprudência
Considerando
a quantidade de usuários e a importância do sistema de consulta a
jurisprudência catarinense para o meio jurídico, diversas melhorias foram
realizadas durante 2015. Ao longo do ano, ampliou-se as categorias de
documentos disponibilizadas, destacando-se as tratativas para integração com os
documentos gerados pela nova versão do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ)
- versão 5, a ser implantada no Segundo Grau do Egrégio. Em relação ao
Informativo da Jurisprudência, no decorrer no ano de 2015, o serviço foi
executado de forma periódica, atingindo cerca de 23.000 cidadãos a cada envio.
Ainda, em
relação aos sistemas agregados ao portal de Consulta à Jurisprudência, foi
disponibilizado o Anuário das Turmas de Recursos do ano de 2015. O Anuário é
uma publicação anual do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, composta de
julgados selecionados pela Comissão Permanente de Jurisprudência, sob
responsabilidade gerencial da Divisão de Documentação da Diretoria de
Documentação e Informações, com circulação nacional.
Para fins
estatísticos e de análise, o sistema de Consulta à Jurisprudência recebe, em
média, 8 mil visitas diárias. Entre os meses de outubro e novembro de 2015, por
exemplo, o portal recebeu mais de 280 mil visitas, com quase 80 mil usuários
distintos, incluindo diversas nacionalidades (Estados Unidos, Reino Unido,
Espanha, Israel, Rússia, Índia, Panamá, Argentina, Itália, França, Polônia,
Portugal, etc.). Tais dados demonstram a utilidade da ferramenta e quão
significativa ela é para a sociedade.
Sistema Hermes - Malote Digital
No cotidiano
do PJSC, muitos documentos precisam ser trocados entre os diversos setores.
Muitos destes documentos são trocados por meio de malotes internos ou serviços
dos Correios. Com a resolução nº 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ), foi instituído o Sistema Hermes - Malote Digital, com o propósito de
possibilitar a troca de documentos oficiais em meio eletrônico entre os
diversos órgãos do Poder Judiciário Nacional.
Em 2015,
houve grande adesão ao sistema por parte das Unidades Prisionais do Estado,
tendo um total de vinte e oito unidades cadastradas. Além disso, em esforço
conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça, foram habilitadas as novas
serventias extrajudiciais. No período compreendido entre dezembro de 2014 e
novembro de 2015, mais de 630 mil documentos foram enviados pela ferramenta, o
que trouxe grande celeridade e economia ao erário, na ordem de 3.5 milhões de
reais ao ano, considerando insumos e custos postais.
Ferramenta genérica de Busca Textual
Considerando
a expressiva produção de documentos eletrônicos no Poder Judiciário de Santa
Catarina (PJSC), fica evidente a necessidade de uma boa gestão documental e,
consequentemente, do apoio sistêmico às atividades envolvidas nessa área, como,
por exemplo, a definição de metadados, indexação e pesquisa de documentos. Com
tal propósito, uma ferramenta de apoio foi concebida pela Diretoria de
Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada nos seguintes contextos:
●
Jurisprudência Administrativa
●
Consulta de atos Normativos
●
Doutrina do CEJUR
●
Acórdãos do Conselho da Magistratura
●
Decisões Monocráticas das Turmas Recursais
●
Acórdãos das Turmas Recursais
Em 2015,
melhorias foram implementas no sistema, principalmente baseadas nas sugestões
dos usuários, visando sempre à evolução do serviço e suporte às necessidades
advindas das atividades diárias de cada setor. Além disso, houve a implantação
do Sistema na Corregedoria-Geral da Justiça, permitindo a indexação de
Circulares, Ofícios, Provimentos e Atendimentos do Sistema de Atendimento do
Extrajudicial - SAE.
Portal da Transparência
Com a
promulgação da Lei de Acesso à Informação e a necessidade de maior
transparência aos atos públicos, o papel da Tecnologia da Informação tem sido
essencial. O PJSC dispõe de um portal destinado à publicação de várias
informações de interesse da sociedade, as quais requerem confiabilidade e
atualização constante. Nesse sentido, a Diretoria de Tecnologia da Informação
muitas vezes atua como consolidadora das informações, cruzando dados de
sistemas diversos. Durante o ano de 2015, por exemplo, os diversos custos das
comarcas foram levantados e atualizados com o apoio da DTI.
Processômetro
Foi
disponibilizado no ano de 2015 o “Processômetro do PJSC”, que tem por objetivo apresentar ao
jurisdicionado uma visão quantitativa dos processos que entram (novos) e saem
(julgados) em primeira e segunda instância. A atualização dos dados é realizada
semanalmente pela equipe da Divisão de Gestão do Conhecimento.
Inteligência de Negócios (Business Intelligence)
As linhas de
pensamento administrativo moderno indicam que uma gestão eficaz e eficiente, em
qualquer organização, pressupõe a existência de uma infraestrutura
informacional para tomada de decisão. Construir, alimentar e compartilhar essa
infraestrutura não é tarefa simplória, pois a informação geralmente encontra-se
dispersa na cabeça das pessoas, nos vários sistemas de informação e em mídias
diversas. Além disso, a tecnologia vem impactando o cenário dos negócios e
acelerando de forma exponencial o ritmo das mudanças: a Internet, a mobilidade,
a computação em nuvem e a geração quase infinita de dados obrigam as empresas e
seus gestores a repensarem suas estratégias, seus modelos de negócios e suas
técnicas de gestão.
Ciente desse
cenário, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), atenta à evolução
tecnológica, comprometida com a realização da justiça e motivada por
experiências positivas em outros órgãos públicos, como, por exemplo, o
Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), acredita que tecnologias baseadas
no conceito de Business Analytics, Data Discovery e Self-Service BI possam
trazer ganhos significativos na gestão do PJSC. Diante disto, diversas
iniciativas foram realizadas no ano de 2015, como prospecção e avaliação de
ferramentas, participação em eventos especializados e tratativas com a
finalidade de proposição de Prova de Conceito (POC) com os fornecedores de
soluções do mercado. As experiências adquiridas neste ano projetam um ano de
2016 de bastante avanço no tema.
Diário de Justiça Eletrônico
O Diário de
Justiça Eletrônico (DJE) é o documento oficial de publicações do Poder
Judiciário em Santa Catarina, sendo um dos serviços mais acessados no portal
WEB da instituição. Diante da sua importância, os serviços associados à sua
confecção, disponibilização e acesso estão em evolução constante. Durante o ano
de 2015, as melhorias a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem
destaque:
● Melhorias nas
ferramentas de apoio na diagramação do DJE
●
Integrações com sistemas internos, automatizando o envio
de diversos tipos de matérias
●
Suporte e integração com o Sistema de Automação do
Judiciário (SAJ) - versão 5, a ser implantada no Segundo Grau do Egrégio
Cerca de 285
mil matérias foram publicadas em 2015 no DJE por intermédio das ferramentas
desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.
Durante o ano
de 2015, deu-se continuidade ao Projeto Multicadernos, que consiste na
possibilidade da segmentação do Diário da Justiça em Cadernos independentes
numa mesma edição. Esta é uma necessidade apontada pela Divisão de
Documentação, da DDI. Além disso, várias oportunidades de melhorias foram
identificadas na versão atual e estão contempladas no escopo do projeto
Multicadernos. A previsão de entrega desta nova versão é para o primeiro
semestre de 2016.
Sistema de Voto Eletrônico
Com base nas
publicações das Resoluções TJ 20/2014-TJ e 32/2014-TJ, desenvolveu-se o Sistema
de Voto Eletrônico no ano de 2014, tendo como principal objetivo apoiar o
processo de escolha dos representantes do Poder Judiciário do Estado de Santa
Catarina no Comitê Gestor Regional para Gestão e Implementação da Política
Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.
Foi utilizada
uma nova concepção de desenvolvimento, no caso, utilizando-se recursos de
diversas seções. As Divisões de Gestão do Conhecimento e Divisão de Sistemas
Administrativos estiverem envolvidas. A gerência do projeto ficou a cargo da
primeira e o desenvolvimento do sistema a cargo da última. A Presidência do
TJSC, por meio da ASPLAN, estava definida como cliente do projeto.
A utilização
se deu nas eleições para composição do Comitê Gestor Regional para priorização
do Primeiro Grau, realizada em Fevereiro de 2015.
Sistema de Envio de Recursos ao STF - SER
O SER é o
sistema utilizado pelo TJSC para realizar o envio de recursos extraordinários e
agravos em recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em 2015,
houve avanços nas tratativas iniciadas em 2014 com a equipe técnica do STF para
aperfeiçoar os mecanismos de integração e facilitar o fluxo de documentos entre
as duas Cortes. Avançou-se também nos contatos feitos com a empresa Softplan
para que a integração, nos moldes do Modelo Nacional de Interoperabilidade
(MNI), seja implantada em versão posterior a versão 5 do sistema SAJ-SG que será
implantada no TJSC no início de 2016.
Em razão da
implantação supracitada, foram demandadas adequações no sistema SER. Essas
adequações estão em andamento e serão implantadas em conjunto com a implantação
da versão 5 do sistema SAJ-SG.
Sistema de Envio de Recursos ao STJ - iSTJ
O sistema
iSTJ é a ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar recursos especiais ao
Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No ano de
2015, uma nova versão foi implantada. Além disso, houve avanços nas tratativas
iniciadas em 2014 com a equipe técnica da empresa Softplan para que a
integração, nos moldes do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), seja
implantada em versão posterior a versão 5 do sistema SAJ-SG que será implantada
no TJSC no início de 2016.
Em razão da
implantação supracitada, foram demandadas adequações no sistema iSTJ. Essas
adequações estão em andamento e serão implantadas em conjunto com a implantação
da versão 5 do sistema SAJ-SG.
Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial
O Sistema de
Gestão Acadêmica da Academia Judicial permite gerenciar os diversos cursos e
eventos oferecidos pela instituição, bem como os pedidos individuais para
cursos e eventos externos. Para cada curso, além das informações básicas, é
feito o seu agendamento e são cadastrados os participantes e instrutores.
Durante a execução do curso, o sistema é responsável pelo controle de presença,
e após sua finalização são construídos e emitidos os relatórios dos encontros e
relatórios finais do curso. O sistema também disponibiliza as avaliações aos
participantes e instrutores, possui um módulo de certificação e de extração de
relatórios. Além da gestão dos cursos e eventos o sistema também faz o controle
da Residência Judicial.
O suporte ao
Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial gerou até 25/11/2015 um total
de 102 demandas, tanto de manutenções corretivas como de manutenções
evolutivas. Este quantitativo representa uma redução de 58,4% em relação ao ano
de 2014 e indica que as alterações corretivas realizadas no sistema no ano de 2014
surtiram o efeito desejado.
Dentre as
manutenções evolutivas realizadas em 2015, destaca-se o módulo de “Envio de
e-mails automáticos”. Este módulo tem como objetivo enviar e-mails de forma
automática para os participantes e responsáveis pelas indicações em cursos e
eventos da Academia Judicial, com informações sobre sua indicação ou exclusão
para participar de curso/evento, prazos e orientações para confirmação de
inscrição e pedidos de diárias.
A implantação
do módulo de “Envio de e-mails automáticos” permitiu a utilização efetiva da
funcionalidade de “Descentralização das Inscrições”, disponibilizado pelo
módulo de Inscrições em 2014. O propósito destas ações foi a redução da carga
de trabalho Secretaria Acadêmica com atividades de cadastro e gerenciamento de
participantes para cursos/eventos, e assim possibilitar uma maior oferta de
cursos/eventos pela Academia Judicial.
Neste ano
também foi desenvolvida e disponibilizada no site da Academia Judicial a
consulta às informações dos cursos/eventos, proporcionando informações às
dúvidas mais recorrentes dos participantes sobre os cursos/eventos da Academia
Judicial.
A retomada do
projeto do Novo Sistema de Gestão Acadêmica no fim do ano de 2014 pautou a
maior parte das atividades desenvolvidas pela Seção no ano de 2015. O objetivo
do novo sistema é realizar a gerência de todo o ciclo de trabalho da Academia
Judicial, de forma mais robusta e integrada aos demais sistemas da instituição,
corrigindo problemas existentes no sistema atual. A intenção é melhorar consideravelmente
as informações para o público interno e externo, e ter uma melhor gerência e
autonomia nas atividades da Academia Judicial. Para compor os Estudos
Preliminares determinados pela Resolução 182/13 – CNJ foram realizadas diversas
atividades, entre elas: acompanhamento das apresentações de empresas
fornecedoras de softwares de Gestão Acadêmica; elaboração de documento com 208
requisitos para o novo sistema, fruto de reuniões com as diversas áreas da
Academia Judicial; e contato com empresas fornecedoras de software para
verificar a aderência de seus sistemas aos requisitos identificados pela
Academia Judicial. É importante destacar que durante a etapa de levantamento de
requisitos, percebeu-se que o sistema não deveria apenas atender a área de Gestão
Acadêmica, como também as Áreas Financeira e de Gestão (de forma geral). Além
disso, verificou-se a necessidade de atendimento a diversas resoluções e
particularidades da Academia Judicial.
Como
resultado de todo este estudo chegou-se a conclusão que nenhuma solução de
mercado atende os requisitos da Academia Judicial em sua plenitude, e caso
opte-se por esta solução, customizações serão necessárias. Outra possibilidade
é o desenvolvimento de um sistema sob medida, que atenda às necessidades
atuais, e possa ser alterado para necessidades futuras.
Assim, os
Estudos Preliminares estão na fase de escolha da solução que melhor atenda às
necessidades da área demandante, considerando-se os diversos aspectos
envolvidos. A expectativa é que no ano de 2016 seja realizada licitação para
contratação da solução escolhida pela equipe de planejamento da contratação.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Em relação ao
trabalho de gestão do sistema Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
adotado pelo TJSC, foram realizadas as seguintes atividades no ano de 2015:
● Atualização
da versão do Moodle (2.4.1 para 2.8.1) nos servidores de desenvolvimento,
homologação e produção: Esta atividade envolveu também a atualização de versão
do MySQL e PHP nestas máquinas; A atualização de versão teve como objetivo
oferecer melhores funcionalidades, principalmente em relação à configuração de
notas de cursos, aspectos de usabilidade e segurança. Manter o ambiente
atualizado também facilita o intercâmbio de cursos entre diferentes instituições
de ensino;
● Suporte à
configuração dos cursos oferecidos na plataforma;
● Suporte de
segundo nível aos participantes dos cursos oferecidos na plataforma;
● Realização de
testes de carga e tunning do ambiente, permitindo até 600 usuários simultâneos
em cursos ministrados no Ambiente Virtual da Academia Judicial.
Portal institucional
Em novembro
de 2015, foi disponibilizada a nova versão do portal do Poder Judiciário
catarinense. Criado com o objetivo precípuo de proporcionar a melhoria da
comunicação institucional, o projeto está centrado em uma plataforma que prevê
o desenvolvimento contínuo da ferramenta, de modo a evitar a obsolescência do
portal e das informações ali contidas.
Além de
evolução gráfica e tecnológica, o novo portal passou por um processo de
reorganização da arquitetura da informação, permitindo que as informações sejam
encontradas de forma mais rápida e intuitiva, por estarem organizadas de forma
a fazer parte de um contexto mais amplo. Com relação a esse ponto, a propósito,
uma poderosa ferramenta de busca foi disponibilizada, possibilitando que
qualquer conteúdo de interesse seja encontrado a partir de termos e
palavras-chave. Ainda na esteira dessa reorganização, diversas informações
constantes do novo portal foram agrupadas em “perfis” de usuário (cidadão,
advogado, magistrado e servidor), com menus configurados de forma a facilitar o
acesso e ampliar a visibilidade dos itens mais relevantes.
Os cuidados
com a comunicação são destaque na nova versão do portal. Antes do lançamento, a
equipe da Divisão de Gestão do Conhecimento visitou diversas comarcas do
Estado, mostrando as principais novidades e sanando as dúvidas de magistrados e
servidores. No lançamento, foi fornecido um tour
guiado, para que os usuários se familiarizassem com a mudança. Além disso, foi
reformulado o formulário de contato e criado um dispositivo que permite
reportar erros nas páginas, o que transforma o usuário em parte da engrenagem e
faz com que o procedimento de correção seja extremamente ágil e dinâmico.
Sites e hotsites
Naturalmente,
o portal institucional não existe de forma isolada. Assim, acompanhando seu
lançamento e alinhados à política de reorganização da arquitetura da informação
já mencionada, foram implantados também diversos sites específicos, todos seguindo
os mesmos padrões do principal, dentre os quais podemos citar os portais do
Servidor, Gestão Estratégica, Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão
Socioambiental, Sala de Imprensa, Infância e Juventude, Biblioteca, Ouvidoria
Judicial e Ouvidoria dos Servidores. Aqueles que já existiam foram
completamente migrados e reformulados, enquanto os demais foram criados
seguindo os padrões e buscando os objetivos citados.
Mesmo com os
esforços concentrados no desenvolvimento do portal, e antes de seu lançamento
oficial, outros projetos referentes à disponibilização de informações via
internet foram executados. Nesse sentido, podemos citar o portal do XXXVII
Fonaje, com o objetivo de divulgar o Fórum Nacional de Juizados Especiais que
foi realizado em Florianópolis no mês de maio, o site Extrafácil, como apoio à
Corregedoria-Geral da Justiça no sentido de facilitar o acesso da sociedade às
informações de serviços extrajudiciais e a atualização do hotsite - bem como a respectiva divulgação - da Semana do Meio Ambiente,
projeto ligado à Secretaria de Gestão Ambiental e que ocorreu no período de 5 a
11 de junho de 2015. Também foi atualizada a pesquisa de satisfação dos
colaboradores do Poder Judiciário catarinense. Mais que isso, foram produzidas
páginas institucionais diversas, a exemplo dos projetos “Central Rosa” e “Dê um
Basta na Violência Contra a Mulher”.
Formulários eletrônicos
Durante o
ano, foram concebidos e colocados à disposição dos usuários diversos
formulários eletrônicos, em atendimento a solicitações efetuadas por setores
internos, com destaque para os seguintes:
● Formulário de
Solitação da Carteira de Identidade Funcional de Magistrados
● Formulário de
Ingresso - 1º Grau
● Formulário de
Ingresso - 2º Grau
● Fale Conosco
- Ouvidoria dos Servidores (Formulário de Manifestação)
● Pesquisa de
Satisfação dos serviços prestados pela Concessionária do Restaurante/Lanchonete
do Tribunal de Justiça (empresa Bom Bocado)
● Propostas das
Metas Nacionais 2016 do PJSC
● Formulário
para Manifestação (Central de atendimento à mulher em situação de violência)
Legislação anotada
No que diz
respeito ainda a ferramentas de Gestão do Conhecimento, foram evoluídos e
ampliados os códigos referentes à Legislação Anotada do Centro de Estudos
Jurídicos (CEJUR), cujos ambientes permitem a construção colaborativa dos
códigos comentados por servidores e magistrados do Poder Judiciário
catarinense, se constituindo em um verdadeiro repositório de conhecimento
institucional.
Inovação tecnológica
Na seara
tecnológica, foram adquiridas novas licenças da ferramenta de gestão de portais
Liferay versão Enterprise 6.1,
requisito indispensável para a oferta dos serviços relativos ao novo portal, em
especial no que concerne aos aspectos de disponibilidade e segurança.
Outrossim, foram desenvolvidos pela equipe técnica novos templates (modelos) e toda a programação dos artefatos necessários
ao suporte das atividades desenvolvidas pela Divisão. Para que tal objetivo
fosse atingido, além da dedicação dos servidores em pesquisa e estudo autônomo
dos novos recursos, foram realizados investimentos para participações em
cursos, treinamentos e simpósios especializados, dentre os quais destacamos o
curso Java Enterprise, o Liferay Symposium Brasil 2015 e o
treinamento oficial Styling Liferay with
Themes, que se converteram em conhecimento agregado à instituição.
Suporte e manutenção
Por fim, sem
perder de vista a inovação, durante todo o ano de 2015 foram mantidos e
aprimorados os serviços de manutenção e atendimento ao usuário, além da
necessária sustentação ao e-mail e portal institucionais, de modo a tornar as
mudanças e novidades menos impactantes ao usuário de tecnologia da informação
do Poder Judiciário. Tais serviços estiveram disponíveis aos usuários através
de formulários de contato, mensagens eletrônicas (e-mail) e atendimento
telefônico.
Ações Diversas
Além dos
sistemas e projetos destacados acima, a Divisão de Gestão do Conhecimento
manteve em operação, realizando ações de manutenção corretiva e de suporte, os
seguintes sistemas e serviços:
●
Push - TJSC: Serviço de
notificação sobre a movimentação processual da justiça de 1º e 2º graus, além
das Turmas de Recursos.
●
PTC -
Protocolo Administrativo: Sistema que permite o gerenciamento, consulta e
movimentação de processos administrativos físicos.
●
CPA - Controle
de Processos Administrativos: Sistema de gerenciamento de prazos
dos processos administrativos no Gabinete da Presidência do TJSC.
●
DPA -
Distribuição de Processos Administrativos: Sistema de distribuição de
processos administrativos físicos.
● SDA - Sistema de Digitalização de Acórdãos: Sistema que
tem como objetivo auxiliar a Diretoria de Documentação e Informações (DDI) no
gerenciamento de acórdãos, apoiando principalmente as rotinas de digitalização
de acórdãos assinados e busca dos mesmos em coletâneas virtuais.
● Pergamum: Sistema que realiza todo o
gerenciamento das obras da Biblioteca Central do TJSC e de todas as 13
Bibliotecas Setoriais distribuídas pelo Estado. No ano de 2015, foi atualizada
a versão do sistema para a plataforma web, atualização prevista no contrato
085/2015.
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
● Melhoria de
infraestrutura nas Comarcas: novos servidores locais. Impactos/Benefícios:
Renovação do parque tecnológico das Comarcas; Servidores mais modernos e mais
eficientes; Continuidade e ampliação da implantação do projeto MS Active
Directory; Aumento de capacidade para os servidores de gravação de audiência
nas Comarcas;
● Melhoria de
infraestrutura no Datacenter: novo servidor de backup. Impactos/Benefícios:
Modernização e ampliação do atual equipamento; Maior capacidade e performance;
menor tempo de recuperação; Crescimento Planejado para os próximos 5 anos;
● Melhoria de
infraestrutura no Datacenter: novos servidores de processamento.
Impactos/Benefícios: Ampliação da capacidade atual de processamento; Maior
capacidade para os servidores do SAJ/PG5 e implantação da infraestrutura do
SAJ/SG5
● Implantação
dos servidores Liferay. Impactos/Benefícios: implantação do novo portal;
● Criação da
infraestrutura do SAJ/SG5. Impactos/Benefícios: Preparação para a implantação
do Processo Eletrônico de Segundo Grau;
● Implantação
Dynatrace. Impactos/Benefícios: Análise em tempo real da infraestrutura de
serviços do Portal E-SAJ; permite análise detalhada das transações e análise da
atividade do usuário no portal; Pró-atividade nas ocorrências que possam
impactar o Portal;
● Melhoria de
infraestrutura no Datacenter: novo Exadata. Impactos/Benefícios: Atualização
tecnológica dos servidores de banco de dados; Maior capacidade de processamento
e armazenamento para o banco de dados do SAJ/PG5 e implantação do SAJ/SG5;
Início da implantação do ambiente de redundância;
● Melhoria de
infraestrutura no Datacenter: dois novos equipamentos para backup exclusivo das
bases do SAJ. Impactos/Benefícios: Maior capacidade e velocidade de recuperação
para os backups exclusivos do SAJ/PG5 e SAJ/SG5; Início da implantação do
ambiente de redundância;
● Melhoria na
infraestrutura dos servidores EAD. Impactos/Benefícios: Aumento da capacidade
de fornecimento de cursos virtuais e quantidade de usuários conectados;
● Migração de
servidores de bancos de dados para a Sala Cofre (SELO/FOLHA/SAJ/SG3).
Impactos/Benefícios: Melhoria na capacidade de processamento e melhoria na
segurança da informação em ambiente seguro.
● Migrações de
serviços para o ambiente seguro da sala cofre. Impactos/Benefícios: Melhoria na
capacidade de processamento e melhoria na segurança da informação em ambiente
seguro;
DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS
DO SEGUNDO GRAU
PROJETOS
● Projeto de Implantação do
Processo Eletrônico no TJSC (IPE-SG):
§ Elaboração do Projeto Básico e
negociação para Implantação do Sistema SAJ5/SG no Tribunal de Justiça de Santa
Catarina – TJSC.
§ Planejamento da execução do
Projeto IPE-SG;
§ Configurações dos fluxos de
trabalho para o trâmite processual digital e físico dos processos no sistema
SAJ5/SG para o TJSC;
§ Homologação do sistema SAJ5/SG
para a implantação no TJSC;
§ Definição e especificação de
requisitos referentes às regras de novas funcionalidades para tornar o SAJ5/SG
adequado às necessidades do TJSC;
● Projeto de
Extração de Dados para o Selo Justiça em Números;
● Projeto de
Extração de Dados para atender à Resolução 76 - Terceira Edição (Justiça em
Números);
● Projeto de
Extração de Dados para atender ao Ofício 07-290/2015 do Tribunal de Contas da
União – TCU para auditoria de natureza operacional no Ministério da Saúde e em
outros órgãos e entidades;
● Elaboração do
Projeto Básico para os serviços de Manutenção Adaptativa, Manutenção Evolutiva e Desenvolvimento Sob Demanda
com a Softplan.
ATIVIDADES OPERACIONAIS
●
Capacitações:
§ Capacitação dos Servidores dos
Gabinetes da CERC (Ação do Projeto de Ambientação e Capacitação dos Gabinetes
de Juízes de Direito de 2º Grau) gerenciado pela DGJ.
●
Suporte Técnico de 2º Nível:
§ Relatórios, solicitados pelos
usuários do sistema, que não são passíveis de extração via sistema;
§ Resoluções de problemas e
dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS e SAJ5/SG para os usuários do TJSC,
Turma de Uniformização e Turmas Recursais;
●
Homologação e Atualização de Versões do SAJ/SG:
§ Homologação e atualização em
produção de novas versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM, SAJ5/PRO,
SAJ5/SG e Portal e-SAJ;
§ Abertura e controle de chamados
do SAJ3, SAJ5 e Portal e-Saj junto a empresa responsável pelos sistemas;
DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO
PRIMEIRO GRAU
Centrais de Mandados
Compartilhadas
O compartilhamento de Centrais
de Mandados atende as comarcas integradas para o cumprimento de mandados. Após
o compartilhamento das centrais, todos os mandados de processos físicos ou
digitais terão o mesmo comportamento e seguirão pelo fluxo para a Central de
Mandados competente.
A expansão do Projeto de
Compartilhamento de Centrais teve continuidade em novembro/2015, com o
compartilhamento das Comarcas de Blumenau, Gaspar, Brusque, São João Batista e Tijucas,
com previsão de atingir todas as Comarcas do Estado até abril/2016.
Ativação de Centrais de
Mandados de varas únicas
Com a expansão do Projeto de
Compartilhamento de Centrais, verificou-se a necessidade da ativação das
Centrais de Mandados nas comarcas que até então distribuíam diretamente os
mandados em cartório. Com a ativação, os mandados passam a ser distribuídos
pela Central de Mandados, e não mais pelo cartório.
Com validação da CGJ/SC, desde
fevereiro/2015 foram instaladas as Centrais de Mandados nas Comarcas de Gaspar,
Santo Amaro da Imperatriz, Içara, Trombudo Central, Maravilha e Ituporanga, e a
ativação das demais Centrais de Mandado em Comarcas de Varas Únicas de SC, tem
previsão de término para janeiro/2016.
Distribuição Automática de
Iniciais
Com a disponibilização da
rotina para distribuição automática, as petições iniciais recebidas por meio do
portal e-SAJ (internet) são cadastradas e distribuídas automaticamente pelo
sistema, sem a necessidade de intervenção manual. Esta funcionalidade foi
disponibilizada em todas as Comarcas do Estado de Santa Catarina no dia 15 de
outubro de 2015.
Certidões automáticas de
Publicação e Registro de sentença
Configuração dos fluxos de
trabalho do SAJ/PG para emissão automática de Certidão de Publicação e Registro
de Sentença diretamente nos autos digitais, dispensando qualquer intervenção
dos usuários, conferindo assim maior celeridade aos atos processuais. Esta
funcionalidade foi disponibilizada em todos os fluxos de trabalho no dia
26/01/2015.
Ajustes no SAJ/PG5 para
atendimento às inovações do Decreto Lei n. 911/69
Criação de classe, assuntos,
novos expedientes de instituição, bem como configuração dos fluxos de trabalho
para atendimento da Lei n. 13.043/2014 que inovou o Decreto-Lei n. 911/69. Os
ajustes de sistema foram realizados visando atendimento ao disposto na lei, mas
com significativa automação a fim de diminuir ao máximo a intervenção do
usuário promovendo assim agilidade nos procedimentos cartorários. Esta
funcionalidade foi disponibilizada em 03/03/2015.
Certidões automáticas de
apensamento e desapensamento
Configuração dos fluxos de
trabalho do SAJ/PG para emissão automática das certidões de apensamento e
desapensamento diretamente na pasta digital dos processos, sem a necessidade de
intervenção dos usuários, conferindo assim maior celeridade aos atos
processuais. Esta funcionalidade foi disponibilizada em todos os fluxos de
trabalho no dia 25/06/2015.
Plantão Judiciário
O Plantão Judiciário permite a
distribuição eletrônica dos feitos no plantão judicial, evitando o deslocamento
do servidor até o fórum, bem como permite o despacho do processo de forma
remota pelo magistrado de Plantão.
Após o projeto-piloto na
Comarca de São José, em dezembro de 2014, no decorrer do ano de 2015 o projeto
foi implantando nas Comarcas da Capital, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz,
Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Balneário de Piçarras,
Joinville, Itapoá e Garuva. Nestas comarcas, foi realizado treinamento
presencial juntamente com a CGJ/SC.
Encerrando as implantações
previstas para o ano de 2015, as Comarcas de Chapecó, Xaxim e Coronel Freitas
receberão a nova funcionalidade e terão seu treinamento realizado através de
Videoconferência.
Liberação do Perfil Pessoa
Física
O perfil Pessoa Física
disponibilizado no portal e-SAJ permite às partes, mesmo sem a constituição de
advogado, peticionar eletronicamente nos Juizados Especiais Cíveis e consultar
petições, necessitando de certificado digital válido. Esta funcionalidade foi
disponibilizada no dia 31/07/2015.
Liberação do Perfil Atermador
O perfil Atermador
disponibilizado no portal e-SAJ permite utilizar os sistemas de peticionamento
eletrônico de iniciais e intermediárias, bem como a consulta das petições
realizadas na Web. Desta forma, este serviço permite que atermadores possam
enviar e consultar petições sem a necessidade de deslocamento até o Fórum. Esta
funcionalidade foi disponibilizada no dia 23/01/2015.
Contratos
Participação na equipe de
elaboração e negociação do contrato de manutenção evolutiva, que visa contratar
empresa especializada em sistema integrado de gestão de processos judiciais
físicos e virtuais de primeira e de segunda instância, para os serviços de
evolução do Sistema.
Alterações do novo CPC
Participação no grupo de
trabalho para estudar a necessidade de implementação no SAJ, das alterações do
novo CPC e participação no curso do Novo CPC ofertado pela CERS corporativo.
Colaboração com o
desenvolvimento do PJE
Disponibilizados 2 (dois)
analistas da DSJPG, a pedido do CNJ, de janeiro a julho/2015, para auxiliar no
desenvolvimento e evolução do Sistema PJE - Processo Judicial Eletrônico.
Configuração de Fluxos para o
CEJUSC
Participação em Grupo de
Trabalho, que envolveu servidores das Comarcas, para definições de
procedimentos, análise de criação de varas virtuais, competências, fluxo do
processo eletrônico e modelos de expedientes. Para aplicação das
funcionalidades, criou-se 02 (dois) fluxos de trabalho específicos para
utilização pelo CEJUSC em cada comarca.
Integração SAJ x SISP
Participação em reuniões com a
Softplan, SISP e CGJ/SC, para análise de configurações e definições de
procedimentos para permitir o intercâmbio eletrônico de Auto de Prisão em
Flagrante.
Integração SAJ/PG e SAJ/SG
Realização de testes no sistema
para configuração e validação da integração do sistema SAJ de Primeiro e
Segundo Grau.
Curso de Gerenciamento de
Rotinas
Participação no Grupo de
Trabalho para elaboração do “Curso de Gerenciamento de Rotinas - Processos
Físicos e Digitais”, com confecção de 13 aulas, validadas pela CGJ/SC, as quais
estão sendo formatadas pela Academia Judicial para disponibilização aos
servidores.
Projeto IPE/PG
Continuidade do Projeto IPE/PG,
que compreende a supervisão e a fiscalização do contrato 172/2013. Os serviços
de suporte técnico remoto, prestados pela empresa Softplan, se estenderam até o
mês de Junho do ano de 2015, onde a equipe operacional acompanhou a qualidade e
eficácia dos chamados abertos pelos usuários internos através do portal de atendimento
ao cliente da empresa.
Atividades Operacionais
● Homologação
de 46 versões de correção do SAJ/PG5;
● Análise,
testes e validação de mais de 41 versões do portal e-SAJ;
● Abertura e
Controle de 336 SALTs do SAJ/PG5 e portal e-SAJ;
● Atendimento
de mais de 427 chamados de Suporte de 2º nível, representando dúvidas,
problemas, necessidades de configurações e sugestões dos usuários de primeiro
grau;
● Aprovação de
110 propostas de solução, contemplando novas funcionalidades para o SAJ/PG;
● Elaboração de
144 Pareceres Administrativos;
● Reuniões
semanais para definição de procedimentos junto a CGJ/SC;
● Elaboração de
“DIR - Definição Inicial de Requisitos” para encaminhamento à Softplan, referente
aos assuntos de Improbidade Administrativa, Alterações no Push, Módulo de
Certidões, Consulta ao CNA nos Sistemas Judiciais, Integração com TRF4,
Melhorias no Portal e-SAJ e Resolução 113 do CNJ;
●
Desenvolvimento, por Analista da DSJPG, de testes
automatizados para validação das versões de correção no SAJ/PG;
Atividades Diversas
● Participação
de servidor da Divisão como instrutor no Curso para novos TSI’s;
● Alteração da
“Orientação nº 47 - Procedimentos para cadastro de petições de processos
dependentes exclusivamente para o Sistema”, juntamente com a CGJ/SC;
●
Elaboração, juntamente com a CGJ/SC, de Orientação sobre o
Cumprimento de sentença, Cumprimento Provisório de Sentença e Cumprimento
Provisório de Decisão;
DIVISÃO DE EQUIPAMENTOS DE
INFORMÁTICA
No decorrer
do ano de 2015 a Divisão de Equipamentos de Informática realizou a distribuição
dos seguintes equipamentos e quantidades:
DISTRIBUIÇÃO
DE EQUIPAMENTOS 2015 |
QUANTIDADE |
MICROCOMPUTADORES |
1.365 |
MONITORES |
1.280 |
NOBREAKS |
2.234 |
IMPRESSORAS
|
128 |
MESAS
DE SOM |
39 |
MICROFONES |
118 |
SCANNERS |
150 |
TOTAL |
5.314 |
Elaboração de
estudos técnicos e projetos visando a atender as seguintes demandas:
● Baterias p/
Nobreak 3Kva e 5Kva;
● Cartuchos e
toners coloridos;
● Controle de
Acesso;
● Digitalizadora
de Microfilmes e Microfichas;
● Manutenção de
Nobreak 3Kva e 5KVa;
● Manutenção de
Scanner;
● Materiais de
rede;
● Microcomputadores;
● Monitores de
vídeo;
● Notebook para
CGJ e Plantões Judiciais;
● Scanner
portátil;
● Software
Academia Judicial;
● Softwares
Adobe;
● Tablets.
DIVISÃO DE REDE DE COMUNICAÇÃO
● Conclusão da
implantação da nova infraestrutura da sala cofre do TJSC;
● Ampliação do
link de Internet, passando de 400Mbps para 600Mbps;
● Aquisição de
58 switches e 40 minigbics para serem instalados no TJSC ou no core das redes
das comarcas;
● Contratação
13 novos pontos de Interconexão de fibra com o CIASC;
● Distribuição
de 352 switches para as comarcas e unidades do TJSC, no período de 01/01/2015
até 25/11/2015;
● Baixa de 96
equipamentos de rede;
● Aquisição de
21 conversores de mídia;
● Aquisição de
80 cordões de fibra óptica para conexão exclusiva em minigbics;
● Aquisição da
renovação da licença do PRTG;
● Abertura de
154 chamados para as comarcas;
● Migração das
redes antigas para novo endereçamento IP migrando o controle do DHCP para o
servidor do AD;
● Administração
do DHCP do AD do TJSC e de suas unidades da grande Florianópolis;
● Suporte
remoto a problemas de rede das comarcas e das unidades do TJSC;
● Configuração
dos equipamentos de redes;
● Análise do
desempenho de aplicações, utilizando-se da solução integrada para monitoramento
do desempenho da rede;
● Elaboração
dos documentos para ampliação da rede wireless do TJSC;
● Elaboração
dos documentos para aquisição de 530 switches e 200 minigibcs para manutenção e
ampliação das redes das comarcas;
● Elaboração
dos documentos para renovação da garantia dos módulos da solução integrada para
monitoramento do desempenho da rede;
● Desenvolvimento
de ferramenta que permite a visualização do consumo do link MPLS de cada
comarca. Esta ferramenta foi disponibilizada principalmente aos Técnicos de
Suporte a Informática para auxiliar nas suas atividades diárias;
● Desenvolvimento
de módulo de cadastro e de gestão das fibras contratadas pelo CIASC;
● Configuração
da segurança dos acessos de dados dos mutirões da Justiça.
● Aquisição de
solução integrada de serviços de segurança nas redes de dados e computadores
(Solução de Segurança);
● Aquisição de
solução de gerência de comunicação entre redes (firewall) utilizando da
tecnologia de inspeção profunda da comunicação e reconhecimento de aplicações
passantes - proteção dos dados do Data Center e Comunicação com a Internet,
entrante e sainte, bem como proteção de todas as conexões do PJSC com outros
órgãos (CIASC, STJ);
● Instalação
física do novo firewall de aplicação na sala-cofre, bem como inspeção do
serviço executado pela fornecedora do equipamento;
● Início da
implantação da nova solução de firewall de aplicação - Palo Alto;
● Início da
implantação da nova solução de VPN (virtual private networking) para usuários
remotos;
● Implantação
de VPN para comunicação com o TRE-SC;
● Fim da
implantação de solução de segurança: endpoint, e-mail e web, bem como
correlação de eventos e análise avançada de ameaças;
● Administração
da solução de segurança, em conjunto com prestadora de serviços;
● Acompanhamento
do contrato da solução de segurança, bem como aplicação de penalidades na
empresa contratada;
● Administração
do sistema de análise de malware desconhecido;
● Administração
e abertura de chamados com a fornecedora da protocoladora do SAJ-5;
● Acompanhamento
do contrato do Sistema de Carimbo de Tempo ICP-Brasil;
● Atualizações
do sistema de Carimbo de Tempo ICP-Brasil;
● Participação
como consultores no projeto de adequação da solução de carimbo do tempo do SAJ
para o padrão ICP-Brasil;
● Revisão da
Infraestrutura de proxy-cache para acesso à Internet/Web;
● Operação da
estrutura de proxy-cache para acesso à Internet/Web;
● Manutenção do
sistema de mensageria instantânea do PJSC (Instant Messenger/Pandion);
● Manutenção do
sistema OpenVPN;
● Análise,
projeto e implementação de sistema de contabilidade de tempo de conexão ao
OpenVPN;
● Manutenção do
sistema de fornecimento da hora (NTP - Network Time Protocol);
● Pesquisa de
novas tecnologias de acesso remoto seguro;
● Acompanhamento
das Ameaças ao OpenSSL e das novas tecnologias de encriptação, autenticação e
integridade;
● Pesquisa de
novas tecnologias relacionadas a bibliotecas de criptografia;
● Assistência
técnica na reemissão de certificados digitais para servidor Web por conta da
obsolescência de algoritmos de criptografia e hash;
● Pesquisa de
métodos de autenticação e autorização para uso uniforme no acesso a sistemas
diversos (TACACS+, Kerberos);
● Upgrade e
atualização do firewall utilizado pelo Sistema de Acesso à web (proxy);
● Manutenção do
firewall Checkpoint utilizado como interface com Internet, CIASC, CNJ e nossa
DMZ;
● Consultoria
técnica para assuntos relativos à segurança computacional;
● Manutenção da
disponibilidade dos sistemas de segurança bem como do acesso à Internet;
● Análise de
vantajosidade das soluções instaladas visando à renovação dos contratos;
● Atualização
dos dispositivos, softwares, soluções
e demais sistemas de segurança (Linux, NTP, DNS).
DIVISÃO DE TELECOMUNICAÇÕES
SEÇÃO DE DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO
A Seção de
Dispositivos de Comunicação é responsável pelo gerenciamento e fiscalização dos
contratos referentes aos serviços de ADSL, conexão móvel e telefonia celular.
Para cada
serviço, as atividades executadas foram as seguintes:
ADSL (contratos 212/2009 e 15/2015)
● Projeto de
migração de linhas ADSL do contrato 212/2009 para o 15/2015. Tempo previsto: 3
meses. 90% concluídos em 8 meses;
● Empresa
impedida administrativamente de atender o contrato em sua totalidade;
● Comunicação
quanto o descumprimento do contrato 15/2015
● Elaboração de
DOD para nova contratação do serviço;
● Controle e
gerenciamento de linhas e respectivos pedidos de instalação, transferência de
endereço, cancelamentos e abertura de chamados técnicos;
● Conferência de
faturas para pagamento, bem como informação quanto aos atendimentos realizados
fora do prazo contratual.
Conexão Móvel (contrato 175/2010)
● Elaboração de
DOD, EP e PB para nova contratação do serviço. Aguardando publicação de edital
pela DMP;
● Controle e
gerenciamento de linhas e dispositivos;
● Solicitação
de reparo em caso de problemas;
● Conferência
de faturas para pagamento;
● Comunicação
de dispositivos extraviados ou roubados/furtados.
Telefonia Celular (contrato 173/2010)
● Elaboração de
EP para nova contratação do serviço. Aguardando direcionamento da Presidência
(processo 559893-2014.1);
● Controle e
gerenciamento de linhas e aparelhos;
● Solicitação
de reparo em caso de problemas e de roaming internacional;
● Conferência
de faturas para pagamento;
● Comunicação
de dispositivos extraviados ou roubados/furtados.
SEÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES
A Seção de
Telecomunicações é responsável pela implantação, configuração e manutenção das
centrais telefônicas instaladas no parque do PJSC, também pela gerencia e
fiscalização dos contratos referentes aos serviços de telefonia fixa e
consultoria do sistema Asterisk (softwares utilizados nas centrais
telefônicas). Por se tratar de um serviço com inúmeros atendimentos e
intervenções da equipe, fica muito difícil elencar todas. Segue abaixo as
principais atividades efetuadas no ano de 2015.
● Vistoria e
instalação de telefonia VoIP nas comarcas de Seara, Barra velha, Xaxim,
Capivari de Baixo, Sombrio.
● Manutenção
preventiva, com a substituição de servidores de telefonia nas comarcas de
Chapecó, Coronel Freitas, Fraiburgo, Lages e Joinville.
● Elaboração de
DOD, EP e PB para a aquisição de 200 telefones IP(VoIP).
● Elaboração de
DOD, EP para aquisição de servidores de telefonia de alta performance.
● Criação de
1.500 ramais.
● Criação de
500 rotas VoIP entre comarcas.
● Fiscalização
e controle do serviço de suporte à tecnologia asterisk (VoIP).
● Fiscalização
e controle do contrato de telefonia fixa com a operadora OI.
● Elaboração de
DOD, EP e PB para a aquisição de equipamentos ATA (adaptadores de telefonia
analógica).
● Implantação
do sistema de monitoramento remoto das centrais telefônicas de todas as
comarcas, através do programa Zabix.
● Upgrade da
versão de software do sistema Asterisk;
● Virtualização
dos sistemas de Tarifação e Intimafone;
● Implantação
de um servidor de Fax para a central telefônica do TJSC.