DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

O relatório a seguir representa as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação, no exercício de 2015.

As informações estão classificadas por Divisão e os subitens representam projetos e atividades levadas a efeito nas áreas de planejamento, software e hardware.

No que tange ao Gabinete do Diretor, em cumprimento as suas atribuições, foram desenvolvidas as atividades de planejamento, organização, execução e controle das atividades de tecnologia da informação, em consonância com as diretrizes do CGInfo e com o apoio da estrutura organizacional e operacional da Diretoria, com o objetivo de levar a efeito as atividades alinhadas.

Para dar suporte à realização dos diversos projetos, buscou-se investir na renovação e ampliação permanente da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e software, com a manutenção de uma política sistemática de aquisição e renovação de todo parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de sistemas, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.

Essas complexas atividades só foram viabilizadas graças ao esforço de toda a diretoria que, capitaneada por seu Gabinete, conseguiu integrar todas as áreas, de gestão de conhecimento ao equipamento, do extrajudicial ao terceiro grau e órgãos agregados de apoio e fiscalização.

Em cada etapa, em cada atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções, atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários internos quanto externos, sendo o serviço gratuito ou não.

 

DIVISÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

 

No decorrer do ano de 2015 a Divisão de Sistemas Administrativos realizou a entrega dos seguintes projetos e sistemas:

 

Sistema Integrado de Registro Civil

Sistema que envia dados de nascimento, casamento e óbito, a partir da base do Sistema do Selo Digital, para o sistema do Governo Federal.

 

Sistema de Gratificações Especiais

Sistema para Gerenciamento da concessão de gratificações especiais.

 

Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamentos - versão 1.7

Novas funcionalidades para apoio à DOF e DGA no pagamento de despesas com deslocamentos (diárias, ressarcimentos de combustível e adicionais).

 

Sistema de Requisição Eletrônica de Precatórios

Sistema para agilização dos processos relativos a precatórios por meio de fluxo eletrônico.

 

Sistema de Cadastro de Serventias

Novo sistema em substituição do sistema Delphi.

 

Sistema para Licença Prêmio

Sistema para gerenciamento da concessão e gozo da licença prêmio.

 

Sistema de Voto Eletrônico

Sistema para realização de eleições e consultas por meio de voto eletrônico.

 

Sistema de Cadastro extrajudicial

Versões 2.1.0 e 2.2.20 que incorporam as funcionalidades da versão Delphi, que será desativada, além de nova modelagem de dados para suportar novas demandas.

 

Selo Digital - BI

Limpeza de atos duplicados do BD.

 

Sistema de Consulta de arrecadação extrajudicial

Sistema para consulta de arrecadação das serventias (disponibilizada para candidatos aprovados no concurso notarial e registral).

 

SCI - Módulo pré-autuação

Sistema de justificativa/contestação dos itens apontados para as serventias antes de autuação de processo administrativo.

 

Sistema de Cálculo e Retenção de Impostos (CRI)

Versão 2.0 do sistema, inclui cálculo de INSS e IR

 

Solução Informatizada para a DEA

Análise de Requisitos, Estudos Preliminares e Projeto-Base de Sistemas diversos para atender necessidades da Diretoria de Engenharia e Arquitetura.

 

Sistema de Depósitos Judiciais (Sidejud)

Integração com a SEFAZ para saques em favor do Estado de SC e implementação do Fundo de Reserva dos Municípios, em atendimento à LC 151/2015.

 

Sistema de Seleção de Estagiários

Versão 2.0, com novo processo seletivo e ferramentas administrativas

 

Sistema para Movimentação na carreira de magistrados

Nova versão, possibilitando nova modalidade de concurso.

 

Sistema de registro de ponto

Registro de entradas e saídas dos colaboradores, com relatórios gerenciais, em substituição aos relógios-ponto instalados.

 

Bug do milênio

Implantação de versão corretiva que resolve definitivamente as questões geradas pelo bug do milênio.

 

Cadastro de bens imóveis

Novo cadastro de bens imóveis para a DMP.

 

Contratação de Fábrica de Software para sistemas DRH e DMP

Contratação de fábrica de software para manutenção de sistemas da DRH e DMP

 

Automação Processos de Substituição, Cooperação e Folga de Plantão para magistrados

Sistema para gestão de processo de negócio da Comagis.

 

Framework TJ

Versão 3.0 do framework de desenvolvimento, padronizando e qualificando o processo de desenvolvimento.

 

Sistema Gerenciador de Unidades Organizacionais

Aplicação para gerenciamento do ciclo de vida das undades organizacionais no ambiente do TJSC.

 

Sistema de Controle de Demandas

Nova versão do sistema, agregando facilidades para a gestão de contratos e demandas internas.

 

DIVISÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

 

Entende-se por Gestão do Conhecimento (GC) o conjunto de processos dirigidos a criação, captura, armazenamento, compartilhamento, aplicação e reutilização do conhecimento. Nos dias atuais, GC tem ganho cada vez mais espaço nas organizações em função do seu alto poder transformador, sobretudo pelo aumento da capacidade em agir, inovar e transformar processos, produtos e serviços.

O Poder Judiciário de Santa Catarina possui um objetivo estratégico para “Concretizar a Gestão do Conhecimento” e, durante este ano de 2015, a Divisão de Gestão do Conhecimento avançou de forma significativa em todas as suas frentes de atuação, prospectando, desenvolvendo e implantando ferramentas de TI associadas à GC. Dentre os principais projetos executados destacaram-se:

 

Sistema de Processo Administrativo - SPA

Com a publicação da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 7 de 26 de outubro de 2015 o sistema SPA foi instituído como ferramenta oficial de cadastramento, tramitação e classificação de processos administrativos em meio eletrônico no âmbito do Poder

Judiciário do Estado de Santa Catarina (PJSC).

Nesse sentido, em 2015, ganhou força a expansão do uso do sistema SPA, iniciada em 2014, por meio de: capacitações de servidores representantes de todas as diretorias administrativas e judiciais do TJSC (são contabilizadas atualmente 100 horas de capacitação, distribuídas em 25 turmas e com alcance de aproximadamente 450 usuários capacitados na modalidade presencial, além das várias capacitações informais, dado o estímulo feito à replicação do conhecimento); credenciamento de novos setores, especialmente nas comarcas; bem como a partir da habilitação de novas classificações de processos administrativos eletrônicos.

Outra iniciativa que gerou e continua gerando bons resultados é a autuação de processos por meio de formulários padronizados, pois garantem a completude e a qualidade do requerimento inicial. Vários destes formulários já foram desenvolvidos, como, por exemplo, solicitação de serviços da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), requerimentos de certidões de tempo de contribuição / negativa de demissão ou exoneração a bem do serviço público / comprovação de atividade profissional, inscrição no Teletrabalho, alteração de horário de trabalho com redução da carga-horária e etc., e outros que estão em desenvolvimento e em breve serão disponibilizados, como, por exemplo, pedidos de licença tratamento saúde, participação em cursos/eventos e devolução de custas.

Em números, a utilização do sistema SPA resume-se atualmente aos seguintes dados: cerca de 20.125 processos já criados, dos quais cerca de 10 mil estão ativos; cerca de 170 mil documentos emitidos; mais de 218 setores habilitados; mais de 860 usuários com permissão para receber, incluir documentos e tramitar os processos, 821 assuntos distintos habilitadas para tramitação.

Para 2016 a meta é continuar a expandir o uso do sistema SPA nas comarcas, através da capacitação por meio de cursos na modalidade à distância, numa parceria entre a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Academia Judicial (CEJUR), bem como aprimorar o sistema SPA com desenvolvimento, e consequente disponibilização, de novas funcionalidades como, por exemplo, apensamento, tornar peças sem efeito, localizar e editar documentos, marcadores, entre outras.

 

Sistema de consulta de Jurisprudência

Considerando a quantidade de usuários e a importância do sistema de consulta a jurisprudência catarinense para o meio jurídico, diversas melhorias foram realizadas durante 2015. Ao longo do ano, ampliou-se as categorias de documentos disponibilizadas, destacando-se as tratativas para integração com os documentos gerados pela nova versão do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5, a ser implantada no Segundo Grau do Egrégio. Em relação ao Informativo da Jurisprudência, no decorrer no ano de 2015, o serviço foi executado de forma periódica, atingindo cerca de 23.000 cidadãos a cada envio.

Ainda, em relação aos sistemas agregados ao portal de Consulta à Jurisprudência, foi disponibilizado o Anuário das Turmas de Recursos do ano de 2015. O Anuário é uma publicação anual do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, composta de julgados selecionados pela Comissão Permanente de Jurisprudência, sob responsabilidade gerencial da Divisão de Documentação da Diretoria de Documentação e Informações, com circulação nacional.

Para fins estatísticos e de análise, o sistema de Consulta à Jurisprudência recebe, em média, 8 mil visitas diárias. Entre os meses de outubro e novembro de 2015, por exemplo, o portal recebeu mais de 280 mil visitas, com quase 80 mil usuários distintos, incluindo diversas nacionalidades (Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Israel, Rússia, Índia, Panamá, Argentina, Itália, França, Polônia, Portugal, etc.). Tais dados demonstram a utilidade da ferramenta e quão significativa ela é para a sociedade.

 

Sistema Hermes - Malote Digital

No cotidiano do PJSC, muitos documentos precisam ser trocados entre os diversos setores. Muitos destes documentos são trocados por meio de malotes internos ou serviços dos Correios. Com a resolução nº 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi instituído o Sistema Hermes - Malote Digital, com o propósito de possibilitar a troca de documentos oficiais em meio eletrônico entre os diversos órgãos do Poder Judiciário Nacional.

Em 2015, houve grande adesão ao sistema por parte das Unidades Prisionais do Estado, tendo um total de vinte e oito unidades cadastradas. Além disso, em esforço conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça, foram habilitadas as novas serventias extrajudiciais. No período compreendido entre dezembro de 2014 e novembro de 2015, mais de 630 mil documentos foram enviados pela ferramenta, o que trouxe grande celeridade e economia ao erário, na ordem de 3.5 milhões de reais ao ano, considerando insumos e custos postais.

 

Ferramenta genérica de Busca Textual

Considerando a expressiva produção de documentos eletrônicos no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), fica evidente a necessidade de uma boa gestão documental e, consequentemente, do apoio sistêmico às atividades envolvidas nessa área, como, por exemplo, a definição de metadados, indexação e pesquisa de documentos. Com tal propósito, uma ferramenta de apoio foi concebida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada nos seguintes contextos:

     Jurisprudência Administrativa

     Consulta de atos Normativos

     Doutrina do CEJUR

     Acórdãos do Conselho da Magistratura

     Decisões Monocráticas das Turmas Recursais

     Acórdãos das Turmas Recursais

 

Em 2015, melhorias foram implementas no sistema, principalmente baseadas nas sugestões dos usuários, visando sempre à evolução do serviço e suporte às necessidades advindas das atividades diárias de cada setor. Além disso, houve a implantação do Sistema na Corregedoria-Geral da Justiça, permitindo a indexação de Circulares, Ofícios, Provimentos e Atendimentos do Sistema de Atendimento do Extrajudicial - SAE.

 

Portal da Transparência

Com a promulgação da Lei de Acesso à Informação e a necessidade de maior transparência aos atos públicos, o papel da Tecnologia da Informação tem sido essencial. O PJSC dispõe de um portal destinado à publicação de várias informações de interesse da sociedade, as quais requerem confiabilidade e atualização constante. Nesse sentido, a Diretoria de Tecnologia da Informação muitas vezes atua como consolidadora das informações, cruzando dados de sistemas diversos. Durante o ano de 2015, por exemplo, os diversos custos das comarcas foram levantados e atualizados com o apoio da DTI.

 

Processômetro

Foi disponibilizado no ano de 2015 o “Processômetro do PJSC”, que tem por objetivo apresentar ao jurisdicionado uma visão quantitativa dos processos que entram (novos) e saem (julgados) em primeira e segunda instância. A atualização dos dados é realizada semanalmente pela equipe da Divisão de Gestão do Conhecimento.

 

Inteligência de Negócios (Business Intelligence)

As linhas de pensamento administrativo moderno indicam que uma gestão eficaz e eficiente, em qualquer organização, pressupõe a existência de uma infraestrutura informacional para tomada de decisão. Construir, alimentar e compartilhar essa infraestrutura não é tarefa simplória, pois a informação geralmente encontra-se dispersa na cabeça das pessoas, nos vários sistemas de informação e em mídias diversas. Além disso, a tecnologia vem impactando o cenário dos negócios e acelerando de forma exponencial o ritmo das mudanças: a Internet, a mobilidade, a computação em nuvem e a geração quase infinita de dados obrigam as empresas e seus gestores a repensarem suas estratégias, seus modelos de negócios e suas técnicas de gestão.

Ciente desse cenário, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), atenta à evolução tecnológica, comprometida com a realização da justiça e motivada por experiências positivas em outros órgãos públicos, como, por exemplo, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), acredita que tecnologias baseadas no conceito de Business Analytics, Data Discovery e Self-Service BI possam trazer ganhos significativos na gestão do PJSC. Diante disto, diversas iniciativas foram realizadas no ano de 2015, como prospecção e avaliação de ferramentas, participação em eventos especializados e tratativas com a finalidade de proposição de Prova de Conceito (POC) com os fornecedores de soluções do mercado. As experiências adquiridas neste ano projetam um ano de 2016 de bastante avanço no tema.

 

Diário de Justiça Eletrônico

O Diário de Justiça Eletrônico (DJE) é o documento oficial de publicações do Poder Judiciário em Santa Catarina, sendo um dos serviços mais acessados no portal WEB da instituição. Diante da sua importância, os serviços associados à sua confecção, disponibilização e acesso estão em evolução constante. Durante o ano de 2015, as melhorias a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:

       Melhorias nas ferramentas de apoio na diagramação do DJE

     Integrações com sistemas internos, automatizando o envio de diversos tipos de matérias

     Suporte e integração com o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5, a ser implantada no Segundo Grau do Egrégio

 

Cerca de 285 mil matérias foram publicadas em 2015 no DJE por intermédio das ferramentas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

Durante o ano de 2015, deu-se continuidade ao Projeto Multicadernos, que consiste na possibilidade da segmentação do Diário da Justiça em Cadernos independentes numa mesma edição. Esta é uma necessidade apontada pela Divisão de Documentação, da DDI. Além disso, várias oportunidades de melhorias foram identificadas na versão atual e estão contempladas no escopo do projeto Multicadernos. A previsão de entrega desta nova versão é para o primeiro semestre de 2016.

 

Sistema de Voto Eletrônico

Com base nas publicações das Resoluções TJ 20/2014-TJ e 32/2014-TJ, desenvolveu-se o Sistema de Voto Eletrônico no ano de 2014, tendo como principal objetivo apoiar o processo de escolha dos representantes do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina no Comitê Gestor Regional para Gestão e Implementação da Política Nacional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição.

Foi utilizada uma nova concepção de desenvolvimento, no caso, utilizando-se recursos de diversas seções. As Divisões de Gestão do Conhecimento e Divisão de Sistemas Administrativos estiverem envolvidas. A gerência do projeto ficou a cargo da primeira e o desenvolvimento do sistema a cargo da última. A Presidência do TJSC, por meio da ASPLAN, estava definida como cliente do projeto.

A utilização se deu nas eleições para composição do Comitê Gestor Regional para priorização do Primeiro Grau, realizada em Fevereiro de 2015.

 

Sistema de Envio de Recursos ao STF - SER

O SER é o sistema utilizado pelo TJSC para realizar o envio de recursos extraordinários e agravos em recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2015, houve avanços nas tratativas iniciadas em 2014 com a equipe técnica do STF para aperfeiçoar os mecanismos de integração e facilitar o fluxo de documentos entre as duas Cortes. Avançou-se também nos contatos feitos com a empresa Softplan para que a integração, nos moldes do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), seja implantada em versão posterior a versão 5 do sistema SAJ-SG que será implantada no TJSC no início de 2016.

Em razão da implantação supracitada, foram demandadas adequações no sistema SER. Essas adequações estão em andamento e serão implantadas em conjunto com a implantação da versão 5 do sistema SAJ-SG.

 

Sistema de Envio de Recursos ao STJ - iSTJ

O sistema iSTJ é a ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar recursos especiais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No ano de 2015, uma nova versão foi implantada. Além disso, houve avanços nas tratativas iniciadas em 2014 com a equipe técnica da empresa Softplan para que a integração, nos moldes do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI), seja implantada em versão posterior a versão 5 do sistema SAJ-SG que será implantada no TJSC no início de 2016.

Em razão da implantação supracitada, foram demandadas adequações no sistema iSTJ. Essas adequações estão em andamento e serão implantadas em conjunto com a implantação da versão 5 do sistema SAJ-SG.

 

Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial

O Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial permite gerenciar os diversos cursos e eventos oferecidos pela instituição, bem como os pedidos individuais para cursos e eventos externos. Para cada curso, além das informações básicas, é feito o seu agendamento e são cadastrados os participantes e instrutores. Durante a execução do curso, o sistema é responsável pelo controle de presença, e após sua finalização são construídos e emitidos os relatórios dos encontros e relatórios finais do curso. O sistema também disponibiliza as avaliações aos participantes e instrutores, possui um módulo de certificação e de extração de relatórios. Além da gestão dos cursos e eventos o sistema também faz o controle da Residência Judicial.

O suporte ao Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial gerou até 25/11/2015 um total de 102 demandas, tanto de manutenções corretivas como de manutenções evolutivas. Este quantitativo representa uma redução de 58,4% em relação ao ano de 2014 e indica que as alterações corretivas realizadas no sistema no ano de 2014 surtiram o efeito desejado.

Dentre as manutenções evolutivas realizadas em 2015, destaca-se o módulo de “Envio de e-mails automáticos”. Este módulo tem como objetivo enviar e-mails de forma automática para os participantes e responsáveis pelas indicações em cursos e eventos da Academia Judicial, com informações sobre sua indicação ou exclusão para participar de curso/evento, prazos e orientações para confirmação de inscrição e pedidos de diárias.

A implantação do módulo de “Envio de e-mails automáticos” permitiu a utilização efetiva da funcionalidade de “Descentralização das Inscrições”, disponibilizado pelo módulo de Inscrições em 2014. O propósito destas ações foi a redução da carga de trabalho Secretaria Acadêmica com atividades de cadastro e gerenciamento de participantes para cursos/eventos, e assim possibilitar uma maior oferta de cursos/eventos pela Academia Judicial.

Neste ano também foi desenvolvida e disponibilizada no site da Academia Judicial a consulta às informações dos cursos/eventos, proporcionando informações às dúvidas mais recorrentes dos participantes sobre os cursos/eventos da Academia Judicial.

A retomada do projeto do Novo Sistema de Gestão Acadêmica no fim do ano de 2014 pautou a maior parte das atividades desenvolvidas pela Seção no ano de 2015. O objetivo do novo sistema é realizar a gerência de todo o ciclo de trabalho da Academia Judicial, de forma mais robusta e integrada aos demais sistemas da instituição, corrigindo problemas existentes no sistema atual. A intenção é melhorar consideravelmente as informações para o público interno e externo, e ter uma melhor gerência e autonomia nas atividades da Academia Judicial. Para compor os Estudos Preliminares determinados pela Resolução 182/13 – CNJ foram realizadas diversas atividades, entre elas: acompanhamento das apresentações de empresas fornecedoras de softwares de Gestão Acadêmica; elaboração de documento com 208 requisitos para o novo sistema, fruto de reuniões com as diversas áreas da Academia Judicial; e contato com empresas fornecedoras de software para verificar a aderência de seus sistemas aos requisitos identificados pela Academia Judicial. É importante destacar que durante a etapa de levantamento de requisitos, percebeu-se que o sistema não deveria apenas atender a área de Gestão Acadêmica, como também as Áreas Financeira e de Gestão (de forma geral). Além disso, verificou-se a necessidade de atendimento a diversas resoluções e particularidades da Academia Judicial.

Como resultado de todo este estudo chegou-se a conclusão que nenhuma solução de mercado atende os requisitos da Academia Judicial em sua plenitude, e caso opte-se por esta solução, customizações serão necessárias. Outra possibilidade é o desenvolvimento de um sistema sob medida, que atenda às necessidades atuais, e possa ser alterado para necessidades futuras.

Assim, os Estudos Preliminares estão na fase de escolha da solução que melhor atenda às necessidades da área demandante, considerando-se os diversos aspectos envolvidos. A expectativa é que no ano de 2016 seja realizada licitação para contratação da solução escolhida pela equipe de planejamento da contratação.

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Em relação ao trabalho de gestão do sistema Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo TJSC, foram realizadas as seguintes atividades no ano de 2015:

       Atualização da versão do Moodle (2.4.1 para 2.8.1) nos servidores de desenvolvimento, homologação e produção: Esta atividade envolveu também a atualização de versão do MySQL e PHP nestas máquinas; A atualização de versão teve como objetivo oferecer melhores funcionalidades, principalmente em relação à configuração de notas de cursos, aspectos de usabilidade e segurança. Manter o ambiente atualizado também facilita o intercâmbio de cursos entre diferentes instituições de ensino;

       Suporte à configuração dos cursos oferecidos na plataforma;

       Suporte de segundo nível aos participantes dos cursos oferecidos na plataforma;

       Realização de testes de carga e tunning do ambiente, permitindo até 600 usuários simultâneos em cursos ministrados no Ambiente Virtual da Academia Judicial.

 

Portal institucional

Em novembro de 2015, foi disponibilizada a nova versão do portal do Poder Judiciário catarinense. Criado com o objetivo precípuo de proporcionar a melhoria da comunicação institucional, o projeto está centrado em uma plataforma que prevê o desenvolvimento contínuo da ferramenta, de modo a evitar a obsolescência do portal e das informações ali contidas.

Além de evolução gráfica e tecnológica, o novo portal passou por um processo de reorganização da arquitetura da informação, permitindo que as informações sejam encontradas de forma mais rápida e intuitiva, por estarem organizadas de forma a fazer parte de um contexto mais amplo. Com relação a esse ponto, a propósito, uma poderosa ferramenta de busca foi disponibilizada, possibilitando que qualquer conteúdo de interesse seja encontrado a partir de termos e palavras-chave. Ainda na esteira dessa reorganização, diversas informações constantes do novo portal foram agrupadas em “perfis” de usuário (cidadão, advogado, magistrado e servidor), com menus configurados de forma a facilitar o acesso e ampliar a visibilidade dos itens mais relevantes.

Os cuidados com a comunicação são destaque na nova versão do portal. Antes do lançamento, a equipe da Divisão de Gestão do Conhecimento visitou diversas comarcas do Estado, mostrando as principais novidades e sanando as dúvidas de magistrados e servidores. No lançamento, foi fornecido um tour guiado, para que os usuários se familiarizassem com a mudança. Além disso, foi reformulado o formulário de contato e criado um dispositivo que permite reportar erros nas páginas, o que transforma o usuário em parte da engrenagem e faz com que o procedimento de correção seja extremamente ágil e dinâmico.

 

Sites e hotsites

Naturalmente, o portal institucional não existe de forma isolada. Assim, acompanhando seu lançamento e alinhados à política de reorganização da arquitetura da informação já mencionada, foram implantados também diversos sites específicos, todos seguindo os mesmos padrões do principal, dentre os quais podemos citar os portais do Servidor, Gestão Estratégica, Gestão Orçamentária e Financeira, Gestão Socioambiental, Sala de Imprensa, Infância e Juventude, Biblioteca, Ouvidoria Judicial e Ouvidoria dos Servidores. Aqueles que já existiam foram completamente migrados e reformulados, enquanto os demais foram criados seguindo os padrões e buscando os objetivos citados.

Mesmo com os esforços concentrados no desenvolvimento do portal, e antes de seu lançamento oficial, outros projetos referentes à disponibilização de informações via internet foram executados. Nesse sentido, podemos citar o portal do XXXVII Fonaje, com o objetivo de divulgar o Fórum Nacional de Juizados Especiais que foi realizado em Florianópolis no mês de maio, o site Extrafácil, como apoio à Corregedoria-Geral da Justiça no sentido de facilitar o acesso da sociedade às informações de serviços extrajudiciais e a atualização do hotsite - bem como a respectiva divulgação - da Semana do Meio Ambiente, projeto ligado à Secretaria de Gestão Ambiental e que ocorreu no período de 5 a 11 de junho de 2015. Também foi atualizada a pesquisa de satisfação dos colaboradores do Poder Judiciário catarinense. Mais que isso, foram produzidas páginas institucionais diversas, a exemplo dos projetos “Central Rosa” e “Dê um Basta na Violência Contra a Mulher”.

 

Formulários eletrônicos

Durante o ano, foram concebidos e colocados à disposição dos usuários diversos formulários eletrônicos, em atendimento a solicitações efetuadas por setores internos, com destaque para os seguintes:

       Formulário de Solitação da Carteira de Identidade Funcional de Magistrados

       Formulário de Ingresso - 1º Grau

       Formulário de Ingresso - 2º Grau

       Fale Conosco - Ouvidoria dos Servidores (Formulário de Manifestação)

       Pesquisa de Satisfação dos serviços prestados pela Concessionária do Restaurante/Lanchonete do Tribunal de Justiça (empresa Bom Bocado)

       Propostas das Metas Nacionais 2016 do PJSC

       Formulário para Manifestação (Central de atendimento à mulher em situação de violência)

 

Legislação anotada

No que diz respeito ainda a ferramentas de Gestão do Conhecimento, foram evoluídos e ampliados os códigos referentes à Legislação Anotada do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), cujos ambientes permitem a construção colaborativa dos códigos comentados por servidores e magistrados do Poder Judiciário catarinense, se constituindo em um verdadeiro repositório de conhecimento institucional.

 

Inovação tecnológica

Na seara tecnológica, foram adquiridas novas licenças da ferramenta de gestão de portais Liferay versão Enterprise 6.1, requisito indispensável para a oferta dos serviços relativos ao novo portal, em especial no que concerne aos aspectos de disponibilidade e segurança. Outrossim, foram desenvolvidos pela equipe técnica novos templates (modelos) e toda a programação dos artefatos necessários ao suporte das atividades desenvolvidas pela Divisão. Para que tal objetivo fosse atingido, além da dedicação dos servidores em pesquisa e estudo autônomo dos novos recursos, foram realizados investimentos para participações em cursos, treinamentos e simpósios especializados, dentre os quais destacamos o curso Java Enterprise, o Liferay Symposium Brasil 2015 e o treinamento oficial Styling Liferay with Themes, que se converteram em conhecimento agregado à instituição.

 

Suporte e manutenção

Por fim, sem perder de vista a inovação, durante todo o ano de 2015 foram mantidos e aprimorados os serviços de manutenção e atendimento ao usuário, além da necessária sustentação ao e-mail e portal institucionais, de modo a tornar as mudanças e novidades menos impactantes ao usuário de tecnologia da informação do Poder Judiciário. Tais serviços estiveram disponíveis aos usuários através de formulários de contato, mensagens eletrônicas (e-mail) e atendimento telefônico.

 

Ações Diversas

Além dos sistemas e projetos destacados acima, a Divisão de Gestão do Conhecimento manteve em operação, realizando ações de manutenção corretiva e de suporte, os seguintes sistemas e serviços:

     Push - TJSC: Serviço de notificação sobre a movimentação processual da justiça de 1º e 2º graus, além das Turmas de Recursos.

     PTC - Protocolo Administrativo: Sistema que permite o gerenciamento, consulta e movimentação de processos administrativos físicos.

     CPA - Controle de Processos Administrativos: Sistema de gerenciamento de prazos dos processos administrativos no Gabinete da Presidência do TJSC.

     DPA - Distribuição de Processos Administrativos: Sistema de distribuição de processos administrativos físicos.

     SDA - Sistema de Digitalização de Acórdãos: Sistema que tem como objetivo auxiliar a Diretoria de Documentação e Informações (DDI) no gerenciamento de acórdãos, apoiando principalmente as rotinas de digitalização de acórdãos assinados e busca dos mesmos em coletâneas virtuais.

     Pergamum: Sistema que realiza todo o gerenciamento das obras da Biblioteca Central do TJSC e de todas as 13 Bibliotecas Setoriais distribuídas pelo Estado. No ano de 2015, foi atualizada a versão do sistema para a plataforma web, atualização prevista no contrato 085/2015.

 

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

 

       Melhoria de infraestrutura nas Comarcas: novos servidores locais. Impactos/Benefícios: Renovação do parque tecnológico das Comarcas; Servidores mais modernos e mais eficientes; Continuidade e ampliação da implantação do projeto MS Active Directory; Aumento de capacidade para os servidores de gravação de audiência nas Comarcas;

       Melhoria de infraestrutura no Datacenter: novo servidor de backup. Impactos/Benefícios: Modernização e ampliação do atual equipamento; Maior capacidade e performance; menor tempo de recuperação; Crescimento Planejado para os próximos 5 anos;

       Melhoria de infraestrutura no Datacenter: novos servidores de processamento. Impactos/Benefícios: Ampliação da capacidade atual de processamento; Maior capacidade para os servidores do SAJ/PG5 e implantação da infraestrutura do SAJ/SG5

       Implantação dos servidores Liferay. Impactos/Benefícios: implantação do novo portal;

       Criação da infraestrutura do SAJ/SG5. Impactos/Benefícios: Preparação para a implantação do Processo Eletrônico de Segundo Grau;

       Implantação Dynatrace. Impactos/Benefícios: Análise em tempo real da infraestrutura de serviços do Portal E-SAJ; permite análise detalhada das transações e análise da atividade do usuário no portal; Pró-atividade nas ocorrências que possam impactar o Portal;

       Melhoria de infraestrutura no Datacenter: novo Exadata. Impactos/Benefícios: Atualização tecnológica dos servidores de banco de dados; Maior capacidade de processamento e armazenamento para o banco de dados do SAJ/PG5 e implantação do SAJ/SG5; Início da implantação do ambiente de redundância;

       Melhoria de infraestrutura no Datacenter: dois novos equipamentos para backup exclusivo das bases do SAJ. Impactos/Benefícios: Maior capacidade e velocidade de recuperação para os backups exclusivos do SAJ/PG5 e SAJ/SG5; Início da implantação do ambiente de redundância;

       Melhoria na infraestrutura dos servidores EAD. Impactos/Benefícios: Aumento da capacidade de fornecimento de cursos virtuais e quantidade de usuários conectados;

       Migração de servidores de bancos de dados para a Sala Cofre (SELO/FOLHA/SAJ/SG3). Impactos/Benefícios: Melhoria na capacidade de processamento e melhoria na segurança da informação em ambiente seguro.

       Migrações de serviços para o ambiente seguro da sala cofre. Impactos/Benefícios: Melhoria na capacidade de processamento e melhoria na segurança da informação em ambiente seguro;

 

DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO SEGUNDO GRAU

 

PROJETOS

       Projeto de Implantação do Processo Eletrônico no TJSC (IPE-SG):

§  Elaboração do Projeto Básico e negociação para Implantação do Sistema SAJ5/SG no Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC.

§  Planejamento da execução do Projeto IPE-SG;

§  Configurações dos fluxos de trabalho para o trâmite processual digital e físico dos processos no sistema SAJ5/SG para o TJSC;

§  Homologação do sistema SAJ5/SG para a implantação no TJSC;

§  Definição e especificação de requisitos referentes às regras de novas funcionalidades para tornar o SAJ5/SG adequado às necessidades do TJSC;

       Projeto de Extração de Dados para o Selo Justiça em Números;

       Projeto de Extração de Dados para atender à Resolução 76 - Terceira Edição (Justiça em Números);

       Projeto de Extração de Dados para atender ao Ofício 07-290/2015 do Tribunal de Contas da União – TCU para auditoria de natureza operacional no Ministério da Saúde e em outros órgãos e entidades;

       Elaboração do Projeto Básico para os serviços de Manutenção Adaptativa, Manutenção Evolutiva e Desenvolvimento Sob Demanda com a Softplan.

 

ATIVIDADES OPERACIONAIS

 

       Capacitações:

§  Capacitação dos Servidores dos Gabinetes da CERC (Ação do Projeto de Ambientação e Capacitação dos Gabinetes de Juízes de Direito de 2º Grau) gerenciado pela DGJ.

       Suporte Técnico de 2º Nível:

§  Relatórios, solicitados pelos usuários do sistema, que não são passíveis de extração via sistema;

§  Resoluções de problemas e dúvidas dos sistemas SAJ3/SG, SAJ3/GGS e SAJ5/SG para os usuários do TJSC, Turma de Uniformização e Turmas Recursais;

       Homologação e Atualização de Versões do SAJ/SG:

§  Homologação e atualização em produção de novas versões do SAJ3/SG, SAJ3/GGS, SAJ3/ADM, SAJ5/ADM, SAJ5/PRO, SAJ5/SG e Portal e-SAJ;

§  Abertura e controle de chamados do SAJ3, SAJ5 e Portal e-Saj junto a empresa responsável pelos sistemas;

 

DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS DO PRIMEIRO GRAU

 

Centrais de Mandados Compartilhadas

O compartilhamento de Centrais de Mandados atende as comarcas integradas para o cumprimento de mandados. Após o compartilhamento das centrais, todos os mandados de processos físicos ou digitais terão o mesmo comportamento e seguirão pelo fluxo para a Central de Mandados competente.

A expansão do Projeto de Compartilhamento de Centrais teve continuidade em novembro/2015, com o compartilhamento das Comarcas de Blumenau, Gaspar, Brusque, São João Batista e Tijucas, com previsão de atingir todas as Comarcas do Estado até abril/2016.

 

Ativação de Centrais de Mandados de varas únicas

Com a expansão do Projeto de Compartilhamento de Centrais, verificou-se a necessidade da ativação das Centrais de Mandados nas comarcas que até então distribuíam diretamente os mandados em cartório. Com a ativação, os mandados passam a ser distribuídos pela Central de Mandados, e não mais pelo cartório.

Com validação da CGJ/SC, desde fevereiro/2015 foram instaladas as Centrais de Mandados nas Comarcas de Gaspar, Santo Amaro da Imperatriz, Içara, Trombudo Central, Maravilha e Ituporanga, e a ativação das demais Centrais de Mandado em Comarcas de Varas Únicas de SC, tem previsão de término para janeiro/2016.

 

Distribuição Automática de Iniciais

Com a disponibilização da rotina para distribuição automática, as petições iniciais recebidas por meio do portal e-SAJ (internet) são cadastradas e distribuídas automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de intervenção manual. Esta funcionalidade foi disponibilizada em todas as Comarcas do Estado de Santa Catarina no dia 15 de outubro de 2015.

 

Certidões automáticas de Publicação e Registro de sentença

Configuração dos fluxos de trabalho do SAJ/PG para emissão automática de Certidão de Publicação e Registro de Sentença diretamente nos autos digitais, dispensando qualquer intervenção dos usuários, conferindo assim maior celeridade aos atos processuais. Esta funcionalidade foi disponibilizada em todos os fluxos de trabalho no dia 26/01/2015.

 

Ajustes no SAJ/PG5 para atendimento às inovações do Decreto Lei n. 911/69

Criação de classe, assuntos, novos expedientes de instituição, bem como configuração dos fluxos de trabalho para atendimento da Lei n. 13.043/2014 que inovou o Decreto-Lei n. 911/69. Os ajustes de sistema foram realizados visando atendimento ao disposto na lei, mas com significativa automação a fim de diminuir ao máximo a intervenção do usuário promovendo assim agilidade nos procedimentos cartorários. Esta funcionalidade foi disponibilizada em 03/03/2015.

 

Certidões automáticas de apensamento e desapensamento

Configuração dos fluxos de trabalho do SAJ/PG para emissão automática das certidões de apensamento e desapensamento diretamente na pasta digital dos processos, sem a necessidade de intervenção dos usuários, conferindo assim maior celeridade aos atos processuais. Esta funcionalidade foi disponibilizada em todos os fluxos de trabalho no dia 25/06/2015.


Plantão Judiciário

O Plantão Judiciário permite a distribuição eletrônica dos feitos no plantão judicial, evitando o deslocamento do servidor até o fórum, bem como permite o despacho do processo de forma remota pelo magistrado de Plantão.

Após o projeto-piloto na Comarca de São José, em dezembro de 2014, no decorrer do ano de 2015 o projeto foi implantando nas Comarcas da Capital, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Balneário de Piçarras, Joinville, Itapoá e Garuva. Nestas comarcas, foi realizado treinamento presencial juntamente com a CGJ/SC.

Encerrando as implantações previstas para o ano de 2015, as Comarcas de Chapecó, Xaxim e Coronel Freitas receberão a nova funcionalidade e terão seu treinamento realizado através de Videoconferência.

 

Liberação do Perfil Pessoa Física

O perfil Pessoa Física disponibilizado no portal e-SAJ permite às partes, mesmo sem a constituição de advogado, peticionar eletronicamente nos Juizados Especiais Cíveis e consultar petições, necessitando de certificado digital válido. Esta funcionalidade foi disponibilizada no dia 31/07/2015.

 

Liberação do Perfil Atermador

O perfil Atermador disponibilizado no portal e-SAJ permite utilizar os sistemas de peticionamento eletrônico de iniciais e intermediárias, bem como a consulta das petições realizadas na Web. Desta forma, este serviço permite que atermadores possam enviar e consultar petições sem a necessidade de deslocamento até o Fórum. Esta funcionalidade foi disponibilizada no dia 23/01/2015.

 

Contratos

Participação na equipe de elaboração e negociação do contrato de manutenção evolutiva, que visa contratar empresa especializada em sistema integrado de gestão de processos judiciais físicos e virtuais de primeira e de segunda instância, para os serviços de evolução do Sistema.

 

Alterações do novo CPC

Participação no grupo de trabalho para estudar a necessidade de implementação no SAJ, das alterações do novo CPC e participação no curso do Novo CPC ofertado pela CERS corporativo.

 

Colaboração com o desenvolvimento do PJE

Disponibilizados 2 (dois) analistas da DSJPG, a pedido do CNJ, de janeiro a julho/2015, para auxiliar no desenvolvimento e evolução do Sistema PJE - Processo Judicial Eletrônico.

 

Configuração de Fluxos para o CEJUSC

Participação em Grupo de Trabalho, que envolveu servidores das Comarcas, para definições de procedimentos, análise de criação de varas virtuais, competências, fluxo do processo eletrônico e modelos de expedientes. Para aplicação das funcionalidades, criou-se 02 (dois) fluxos de trabalho específicos para utilização pelo CEJUSC em cada comarca.

 

Integração SAJ x SISP

Participação em reuniões com a Softplan, SISP e CGJ/SC, para análise de configurações e definições de procedimentos para permitir o intercâmbio eletrônico de Auto de Prisão em Flagrante.

 

Integração SAJ/PG e SAJ/SG

Realização de testes no sistema para configuração e validação da integração do sistema SAJ de Primeiro e Segundo Grau.

 

Curso de Gerenciamento de Rotinas

Participação no Grupo de Trabalho para elaboração do “Curso de Gerenciamento de Rotinas - Processos Físicos e Digitais”, com confecção de 13 aulas, validadas pela CGJ/SC, as quais estão sendo formatadas pela Academia Judicial para disponibilização aos servidores.

 

Projeto IPE/PG

Continuidade do Projeto IPE/PG, que compreende a supervisão e a fiscalização do contrato 172/2013. Os serviços de suporte técnico remoto, prestados pela empresa Softplan, se estenderam até o mês de Junho do ano de 2015, onde a equipe operacional acompanhou a qualidade e eficácia dos chamados abertos pelos usuários internos através do portal de atendimento ao cliente da empresa.

 

Atividades Operacionais

       Homologação de 46 versões de correção do SAJ/PG5;

       Análise, testes e validação de mais de 41 versões do portal e-SAJ;

       Abertura e Controle de 336 SALTs do SAJ/PG5 e portal e-SAJ;

       Atendimento de mais de 427 chamados de Suporte de 2º nível, representando dúvidas, problemas, necessidades de configurações e sugestões dos usuários de primeiro grau;

       Aprovação de 110 propostas de solução, contemplando novas funcionalidades para o SAJ/PG;

       Elaboração de 144 Pareceres Administrativos;

       Reuniões semanais para definição de procedimentos junto a CGJ/SC;

       Elaboração de “DIR - Definição Inicial de Requisitos” para encaminhamento à Softplan, referente aos assuntos de Improbidade Administrativa, Alterações no Push, Módulo de Certidões, Consulta ao CNA nos Sistemas Judiciais, Integração com TRF4, Melhorias no Portal e-SAJ e Resolução 113 do CNJ;

       Desenvolvimento, por Analista da DSJPG, de testes automatizados para validação das versões de correção no SAJ/PG;

 

Atividades Diversas

       Participação de servidor da Divisão como instrutor no Curso para novos TSI’s;

       Alteração da “Orientação nº 47 - Procedimentos para cadastro de petições de processos dependentes exclusivamente para o Sistema”, juntamente com a CGJ/SC;

       Elaboração, juntamente com a CGJ/SC, de Orientação sobre o Cumprimento de sentença, Cumprimento Provisório de Sentença e Cumprimento Provisório de Decisão;

 

DIVISÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

 

No decorrer do ano de 2015 a Divisão de Equipamentos de Informática realizou a distribuição dos seguintes equipamentos e quantidades:

 

DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS 2015

QUANTIDADE

MICROCOMPUTADORES

1.365

MONITORES

1.280

NOBREAKS

2.234

IMPRESSORAS

128

MESAS DE SOM

39

MICROFONES

118

SCANNERS

150

TOTAL

5.314

 

Elaboração de estudos técnicos e projetos visando a atender as seguintes demandas:

       Baterias p/ Nobreak 3Kva e 5Kva;

       Cartuchos e toners coloridos;

       Controle de Acesso;

       Digitalizadora de Microfilmes e Microfichas;

       Manutenção de Nobreak 3Kva e 5KVa;

       Manutenção de Scanner;

       Materiais de rede;

       Microcomputadores;

       Monitores de vídeo;

       Notebook para CGJ e Plantões Judiciais;

       Scanner portátil;

       Software Academia Judicial;

       Softwares Adobe;

       Tablets.

 

DIVISÃO DE REDE DE COMUNICAÇÃO

 

       Conclusão da implantação da nova infraestrutura da sala cofre do TJSC;

       Ampliação do link de Internet, passando de 400Mbps para 600Mbps;

       Aquisição de 58 switches e 40 minigbics para serem instalados no TJSC ou no core das redes das comarcas;

       Contratação 13 novos pontos de Interconexão de fibra com o CIASC;

       Distribuição de 352 switches para as comarcas e unidades do TJSC, no período de 01/01/2015 até 25/11/2015;

       Baixa de 96 equipamentos de rede;

       Aquisição de 21 conversores de mídia;

       Aquisição de 80 cordões de fibra óptica para conexão exclusiva em minigbics;

       Aquisição da renovação da licença do PRTG;

       Abertura de 154 chamados para as comarcas;

       Migração das redes antigas para novo endereçamento IP migrando o controle do DHCP para o servidor do AD;

       Administração do DHCP do AD do TJSC e de suas unidades da grande Florianópolis;

       Suporte remoto a problemas de rede das comarcas e das unidades do TJSC;

       Configuração dos equipamentos de redes;

       Análise do desempenho de aplicações, utilizando-se da solução integrada para monitoramento do desempenho da rede;

       Elaboração dos documentos para ampliação da rede wireless do TJSC;

       Elaboração dos documentos para aquisição de 530 switches e 200 minigibcs para manutenção e ampliação das redes das comarcas;

       Elaboração dos documentos para renovação da garantia dos módulos da solução integrada para monitoramento do desempenho da rede;

       Desenvolvimento de ferramenta que permite a visualização do consumo do link MPLS de cada comarca. Esta ferramenta foi disponibilizada principalmente aos Técnicos de Suporte a Informática para auxiliar nas suas atividades diárias;

       Desenvolvimento de módulo de cadastro e de gestão das fibras contratadas pelo CIASC;

       Configuração da segurança dos acessos de dados dos mutirões da Justiça.

       Aquisição de solução integrada de serviços de segurança nas redes de dados e computadores (Solução de Segurança);

       Aquisição de solução de gerência de comunicação entre redes (firewall) utilizando da tecnologia de inspeção profunda da comunicação e reconhecimento de aplicações passantes - proteção dos dados do Data Center e Comunicação com a Internet, entrante e sainte, bem como proteção de todas as conexões do PJSC com outros órgãos (CIASC, STJ);

       Instalação física do novo firewall de aplicação na sala-cofre, bem como inspeção do serviço executado pela fornecedora do equipamento;

       Início da implantação da nova solução de firewall de aplicação - Palo Alto;

       Início da implantação da nova solução de VPN (virtual private networking) para usuários remotos;

       Implantação de VPN para comunicação com o TRE-SC;

       Fim da implantação de solução de segurança: endpoint, e-mail e web, bem como correlação de eventos e análise avançada de ameaças;

       Administração da solução de segurança, em conjunto com prestadora de serviços;

       Acompanhamento do contrato da solução de segurança, bem como aplicação de penalidades na empresa contratada;

       Administração do sistema de análise de malware desconhecido;

       Administração e abertura de chamados com a fornecedora da protocoladora do SAJ-5;

       Acompanhamento do contrato do Sistema de Carimbo de Tempo ICP-Brasil;

       Atualizações do sistema de Carimbo de Tempo ICP-Brasil;

       Participação como consultores no projeto de adequação da solução de carimbo do tempo do SAJ para o padrão ICP-Brasil;

       Revisão da Infraestrutura de proxy-cache para acesso à Internet/Web;

       Operação da estrutura de proxy-cache para acesso à Internet/Web;

       Manutenção do sistema de mensageria instantânea do PJSC (Instant Messenger/Pandion);

       Manutenção do sistema OpenVPN;

       Análise, projeto e implementação de sistema de contabilidade de tempo de conexão ao OpenVPN;

       Manutenção do sistema de fornecimento da hora (NTP - Network Time Protocol);

       Pesquisa de novas tecnologias de acesso remoto seguro;

       Acompanhamento das Ameaças ao OpenSSL e das novas tecnologias de encriptação, autenticação e integridade;

       Pesquisa de novas tecnologias relacionadas a bibliotecas de criptografia;

       Assistência técnica na reemissão de certificados digitais para servidor Web por conta da obsolescência de algoritmos de criptografia e hash;

       Pesquisa de métodos de autenticação e autorização para uso uniforme no acesso a sistemas diversos (TACACS+, Kerberos);

       Upgrade e atualização do firewall utilizado pelo Sistema de Acesso à web (proxy);

       Manutenção do firewall Checkpoint utilizado como interface com Internet, CIASC, CNJ e nossa DMZ;

       Consultoria técnica para assuntos relativos à segurança computacional;

       Manutenção da disponibilidade dos sistemas de segurança bem como do acesso à Internet;

       Análise de vantajosidade das soluções instaladas visando à renovação dos contratos;

       Atualização dos dispositivos, softwares, soluções e demais sistemas de segurança (Linux, NTP, DNS).

 

DIVISÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

 

SEÇÃO DE DISPOSITIVOS DE COMUNICAÇÃO

A Seção de Dispositivos de Comunicação é responsável pelo gerenciamento e fiscalização dos contratos referentes aos serviços de ADSL, conexão móvel e telefonia celular.

Para cada serviço, as atividades executadas foram as seguintes:

 

ADSL (contratos 212/2009 e 15/2015)

       Projeto de migração de linhas ADSL do contrato 212/2009 para o 15/2015. Tempo previsto: 3 meses. 90% concluídos em 8 meses;

       Empresa impedida administrativamente de atender o contrato em sua totalidade;

       Comunicação quanto o descumprimento do contrato 15/2015

       Elaboração de DOD para nova contratação do serviço;

       Controle e gerenciamento de linhas e respectivos pedidos de instalação, transferência de endereço, cancelamentos e abertura de chamados técnicos;

       Conferência de faturas para pagamento, bem como informação quanto aos atendimentos realizados fora do prazo contratual.

 

Conexão Móvel (contrato 175/2010)

       Elaboração de DOD, EP e PB para nova contratação do serviço. Aguardando publicação de edital pela DMP;

       Controle e gerenciamento de linhas e dispositivos;

       Solicitação de reparo em caso de problemas;

       Conferência de faturas para pagamento;

       Comunicação de dispositivos extraviados ou roubados/furtados.

 

Telefonia Celular (contrato 173/2010)

       Elaboração de EP para nova contratação do serviço. Aguardando direcionamento da Presidência (processo 559893-2014.1);

       Controle e gerenciamento de linhas e aparelhos;

       Solicitação de reparo em caso de problemas e de roaming internacional;

       Conferência de faturas para pagamento;

       Comunicação de dispositivos extraviados ou roubados/furtados.

 

SEÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES

 

A Seção de Telecomunicações é responsável pela implantação, configuração e manutenção das centrais telefônicas instaladas no parque do PJSC, também pela gerencia e fiscalização dos contratos referentes aos serviços de telefonia fixa e consultoria do sistema Asterisk (softwares utilizados nas centrais telefônicas). Por se tratar de um serviço com inúmeros atendimentos e intervenções da equipe, fica muito difícil elencar todas. Segue abaixo as principais atividades efetuadas no ano de 2015.

       Vistoria e instalação de telefonia VoIP nas comarcas de Seara, Barra velha, Xaxim, Capivari de Baixo, Sombrio.

       Manutenção preventiva, com a substituição de servidores de telefonia nas comarcas de Chapecó, Coronel Freitas, Fraiburgo, Lages e Joinville.

       Elaboração de DOD, EP e PB para a aquisição de 200 telefones IP(VoIP).

       Elaboração de DOD, EP para aquisição de servidores de telefonia de alta performance.

       Criação de 1.500 ramais.

       Criação de 500 rotas VoIP entre comarcas.

       Fiscalização e controle do serviço de suporte à tecnologia asterisk (VoIP).

       Fiscalização e controle do contrato de telefonia fixa com a operadora OI.

       Elaboração de DOD, EP e PB para a aquisição de equipamentos ATA (adaptadores de telefonia analógica).

       Implantação do sistema de monitoramento remoto das centrais telefônicas de todas as comarcas, através do programa Zabix.

       Upgrade da versão de software do sistema Asterisk;

       Virtualização dos sistemas de Tarifação e Intimafone;

       Implantação de um servidor de Fax para a central telefônica do TJSC.