NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

 

A visão da comunicação como política institucional estratégica ensejou o desenvolvimento de inúmeras ações no ano de 2015 pelo Núcleo de Comunicação Institucional (NCI).

Dois projetos, considerados essenciais para a administração e iniciados em 2014, foram executados em 2015: a confecção de novo vídeo institucional do PJSC e a contratação de empresa especializada para produção de material para web, webtv e webradio.

A produção de novo vídeo institucional foi executado (Contrato n. 226/2014) e o seu lançamento oficial ocorreu na Sessão do Pleno alusiva aos 124 anos do TJSC, em 14/10/2015. Na oportunidade foram apresentados três vídeos: Histórico, com duração aproximada de 10 minutos; Promocional, com duração aproximada de de oito minutos; e Educativo, com duração aproximada de 12 minutos. Cada vídeo foi produzido com conteúdo e público-alvo específicos, senão vejamos:

 

       Histórico: história da instituição, desde sua fundação até os dias atuais; cidadãos e jurisdicionados interessados em dados históricos do PJSC;

 

image

Foto Vídeo Histórico

 

       Promocional: pioneirismo do PJSC e as inovações ocorridas, tanto em sua estrutura administrativa e judicial, como no seu funcionamento (novas tecnologias, processo eletrônico, infraestrutura); cidadãos, profissionais que atuam na área jurídica e servidores; e

 

image

Foto Vídeo Promocional

 

       Educativo: estrutura administrativa e judicial, composição do Poder Judiciário e o funcionamento do TJSC e Comarcas; estudantes de segundo grau e acadêmicos do curso de Direito em fases iniciais.

 

image

Foto Vídeo Educativo

 

Já a contratação de empresa especializada para produção de material para web, webtv e webradio foi firmada em 7/5/2015 (Contrato n. 061/2015) e vem sendo executada conforme as orientações deste Núcleo.

No total já foram produzidos 72 vídeos com matérias de interesse da sociedade, tais como eventos do Tribunal de Justiça, instalação de varas, projetos desenvolvidos, datas comemorativas, campanhas de incentivo à adoção e de esclarecimento sobre autorização de viagens para crianças e adolescentes, entre outros.

 

image

Foto Canaltjsc no Youtube

 

image[3]

Foto Campanha Incentivo à Adoção

 

Importante destacar a participação do NCI na grade da TV Justiça, por meio do “Jornal da Justiça”, quadro “Conexão Justiça”, do Supremo Tribunal Federal, com produção de três matérias: Judicialização do direito à saúde, transmitida em 17/8/2015; Casas de Acolhimento, veiculada em 9/10/2015; e Natal Solidário, exibida em 4/12/2015.

O NCI ainda atuou diretamente na supervisão dos serviços gráficos executados pela Divisão de Artes Gráficas (DAG), conforme função definida pela Resolução n. 16/2014-GP de “supervisionar a produção e zelar pela qualidade de material impresso de promoção ou divulgação da imagem e das políticas públicas institucionais no âmbito do Poder Judiciário”.

No ano de 2015 foram supervisionadas 478 serviços gráficos.

Dentre as atividades realizadas, a de maior importância foi o desenvolvimento do projeto do Novo Portal do PJSC, iniciado em 2011 e retomado em 2014.

 

image

Foto Home do Portal do TJSC

 

A execução tecnológica do projeto esteve sob o comando da DTI, por meio da Divisão de Gestão do Conhecimento e da Seção de Administração do Portal Web, e contou com a parceria da Diretoria de Documentação e Informações – DDI, por meio da Divisão de Documentação e da Seção de Revisão para gestão dos conteúdos.

Reuniões periódicas foram realizadas pelo Grupo de Trabalho, formado por servidores do NCI, Assessoria de Planejamento – Asplan, Corregedoria-Geral da Justiça – CGJ, Centro de Estudos Jurídicos – Academia Judicial e DTI, e também reuniões apenas entre o NCI e a DTI para alinhamento das estratégias do projeto e encaminhamento das atividades.

Especialmente entre os meses de dezembro e fevereiro de 2015, o Núcleo de Comunicação Institucional coordenou reuniões com os setores do Tribunal de Justiça para apresentação do projeto e entrega dos conteúdos a serem revisados. Ao todo foram trinta setores cientificados do projeto e capacitados para a execução dos trabalhos de atualização dos conteúdos de suas responsabilidades.

O projeto do Novo Portal contemplou a aquisição de uma ferramenta mais moderna, que serviu de plataforma para o novo site e conta com três excelentes serviços: acesso personificado por meio de perfis, avançado sistema de busca e atualização compartilhada de conteúdos.

Previamente ao lançamento do Novo Portal do PJSC, foi estabelecido um Plano de Comunicação, visando mitigar os focos de resistência e insatisfação, naturais na implantação de novos sistemas e procedimentos. Considerando que o esforço em comunicação na fase pré-lançamento de um novo produto/serviço é inversamente proporcional à resistência dos usuários e à necessidade posterior de suporte, a Diretoria de Tecnologia da Informação e o Núcleo de Comunicação Institucional estabeleceram cinco formatos para ampla divulgação do projeto:

       Apresentação presencial do projeto nas Comarcas e Tribunal;

       Matérias textuais, por meio de notícias no site do PJSC;

       Vídeos disponibilizados na Sala de Imprensa/Youtube;

       Manual de uso do Novo Portal, acessível no site; e

       Tour guiado no novo Portal.

 

O NCI entende que o novo portal do PJSC tornou o acesso às informações e aos serviços prestados pelo Judiciário catarinense mais célere e mais eficiente, além de contribuir, significativamente, para o desempenho das funções de seus servidores e a aproximação da Corte com a sociedade.

Prova disso é o número expressivo de correspondências eletrônicas recebidas pelo NCI, cujo formulário de contato foi disponibilizado em cada página do Novo Portal por meio do link “Fale Conosco sobre esta página”. Até a presente data, ou seja, após 30 dias do lançamento do Novo Portal, foram recebidas e devidamente respondidas 418 correspondências eletrônicas. Entre elas constam elogios, dúvidas e críticas, as quais, após análise da DTI e NCI, servem de base para o aperfeiçoamento do Portal.

Paralelamente, as redes sociais Flickr e Youtube foram fortalecidas com a publicação constante de fotos e vídeos sobre eventos e ações desenvolvidas pelo PJSC.

 

image[1]

Foto Flickr

 

image

Foto Canaltjsc no Youtube

 

No primeiro semestre de 2015, no mês de abril, o NCI solicitou junto ao Centro de Estudos Jurídicos – Academia Judicial a oferta do Curso de Cerimonial, Protocolo e Administração de Eventos, cujo público-alvo foram os servidores do Tribunal de Justiça, integrantes dos seguintes setores: Núcleo de Comunicação Institucional; Academia Judicial; Assessoria de Planejamento; Coordenadorias (Cepevid, Ceij, Ceja); Núcleos da Corregedoria-Geral da Justiça; Diretoria de Recursos Humanos; Presidência e Vice-Presidência. Ao todo, 24 servidores receberam capacitação.

Já no segundo semestre de 2015, o NCI, em parceria com a Diretoria de Documentação e Informações, iniciou novo projeto, denominado, Memórias da Justiça no Estado de Santa Catarina, cujo objetivo principal é a produção de vídeos a respeito da história da Justiça no Estado, a partir do relato de ex-presidentes do Tribunal de Justiça e servidores destacados da administração, bem como de livro sobre os fatos marcantes da instituição.

Em 2015, o NCI teve atuação nos seguintes eventos:

  1. Greve dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina, de 9/4 a 26/5/2015, com a atuação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI, como porta-voz da Presidência do Tribunal de Justiça;
  2. Lançamento da Campanha “Drogas. Não dá mais pra aceitar.”, do Governo do Estado de Santa Catarina, no dia 25/8/2015, com a participação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI;
  3. Rádio Justiça, do Supremo Tribunal Federal, no dia 26/8/2015, com a participação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI, como entrevistado, discorrendo sobre o tema “Combate às drogas”;
  4. Rádio CBN Diário, no dia 26/8/2015, com a participação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI, como entrevistado, esclarecendo sobre a proposição do TJSC de criação de vara especializada em demandas na área da saúde;
  5. TV Band Santa Catarina, no dia 26/8/2015, com a participação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI, como entrevistado, explanando sobre o tema “Súmula Vinculante”;
  6. Sessão da Comissão da Verdade, da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no dia 26/8/2015, com a participação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI, como membro, para análise do Relatório Final da Comissão;
  7. Seminário sobre Probidade Administrativa, promovido pela Escola de Gestão Pública Municipal, nos dias 15 e 16/10/2015, no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, com a participação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI, como painelista do 2º Painel, com o tema “Indisponibilidade de bens e o afastamento provisório do agente público: acertos e desacertos”; e
  8. Julgamento histórico do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Processo n. 2014.091769-8, nos dias 3 e 4/12/2015, com a participação do Desembargador Ricardo Roesler, Coordenador-Geral do NCI, em coletiva aos jornalistas na Sala de Imprensa do TJSC.

 

Por fim, é necessário ressaltar que, apesar das diversas ações empreendidas pelo NCI neste ano, muito ainda pode e deve ser projetado para o futuro. No entanto, é indispensável a consolidação e a valorização do trabalho desenvolvido pelo setor, de modo que seu papel seja disseminado e perenizado perante a instituição e que servidores e colaboradores percebam no NCI um importante aliado na melhoria da comunicação e da imagem do Poder Judiciário de Santa Catarina.