OUVIDORIA JUDICIAL

 

Em atendimento ao disposto no artigo 2º, inciso VII, da Resolução n. 12/06-TJ e no artigo 9º, inciso V da Resolução n. 103/2010 do CNJ, apresenta-se o relatório estatístico da Ouvidoria Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, relativo ao ano de 2015.

A Ouvidoria Judicial possui cinco meios de recebimento de demandas, são eles: atendimento telefônico, endereço eletrônico (e-mail), correspondência, formulário eletrônico disponível no portal e atendimento presencial.

No ano de 2015 registrou-se a entrada de 2.123 demandas advindas de todos os meios de comunicação com a Ouvidoria Judicial, sendo que o formulário eletrônico e o endereço de e-mail foram os canais mais utilizados pelos demandantes, respondendo o primeiro por 53% do total de contatos e o segundo por 31%, conforme se observa nos gráficos abaixo:

 

1. FORMAS DE RECEBIMENTO DAS DEMANDAS

Pessoalmente

  50

Correio Eletrônico (e-mail)

   667   

Telefone

282

Correspondência

6

Formulário eletrônico disponível no portal

1.118

 

2. ESPÉCIES DE DEMANDAS RECEBIDAS

Quanto às espécies de demandas recebidas, assim como se constatou no ano de 2014, as reclamações responderam por 49% das manifestações do público externo, seguidas pelos pedidos de informações, que somaram 41%. Os elogios e agradecimentos tiveram 2% e as sugestões 1% do total das manifestações.

 

As demandas recebidas foram classificadas também pelos assuntos a que se referem, sendo tal classificação útil para identificação dos principais pontos de inquietação da sociedade no âmbito do judiciário catarinense.

Observa-se pelos dados estatísticos, que as reclamações atinentes à morosidade judicial e as informações sobre o andamento processual são os temas que mais foram citados pelos demandantes.

 

2.1. NÚMEROS TOTAIS

RECLAMAÇÕES

1.045

Morosidade na tramitação processual

801

Atendimento prestado pelos servidores/pessoal e telefônico

66

Comportamento/Conduta de magistrados e servidores

35

Serviço de peticionamento eletrônico - indisponibilidade/instabilidade

78

Cartórios Extrajudiciais

38

Processo digital

12

Consulta processual/indisponibilidade

7

Não afetas ao PJSC

8

SUGESTÕES

24

ELOGIOS OU AGRADECIMENTOS

53

INFORMAÇÕES

871

Andamento processual

518

Concurso público

49

Serviço de peticionamento eletrônico

28

Expediente do Poder Judiciário de SC

7

Contatos telefônicos

20

Cartórios Extrajudiciais

16

Processo digital

9

Pedidos de Informações com base na Lei n. 12.527/2011

62

Outras informações de caráter geral

162

OUTRAS DEMANDAS NÃO AFETAS AO PJSC

130

TOTAL

2.123

 

3. Categoria dos usuários que se utilizaram da Ouvidoria Judicial

4. RESULTADOS OBTIDOS – DEMANDAS RESPONDIDAS E PENDENTES