PRESIDÊNCIA

 

Em observância ao disposto no artigo 90, inciso XXIII, do Código de Divisão e Organização Judiciárias, e como gestor do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, apresento o Relatório Anual de Atividades de 2015, com o objetivo de conferir publicidade às ações desenvolvidas nesse exercício.

Como se observará a seguir, as principais medidas implementadas em 2015 por este Gabinete foram categorizadas por tema no intuito de facilitar a leitura, porque todas elas, movidas pelo objetivo comum de aprimorar o atendimento aos jurisdicionados e de adequar a Justiça estadual às atuais necessidades, estão em maior ou menor grau interconectadas.

Ressalto, por oportuno, que os órgãos diretamente vinculados ao Gabinete da Presidência e as Diretorias-Gerais Administrativa e Judiciária apresentarão exposições detalhadas de suas atividades em documentos complementares ao presente.

 

1. INVESTIMENTOS NA AMPLIAÇÃO E MELHORIA DA INFRAESTRUTURA FÍSICA

       Instalado Posto de Atendimento e Conciliação – PAC na Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU (Convênio n. 077/2015)

       Instalado Juizado Especial Cível da comarca de Palhoça

       Instalada a 2ª Vara Criminal e do CEJUSC da comarca de Jaraguá do Sul

       Instalado o 2º Juizado Especial Cível do Fórum Universitário e do CEJUSC da comarca de Blumenau

       Concluídas e entregues as novas instalações do Salão do Júri da comarca de Blumenau

       Instalado o CEJUSC da comarca de Concórdia

       Instalada a 2ª Vara e do CEJUSC na comarca de Pomerode

       Concluídas e entregues as novas instalações ampliadas do Fórum da comarca de Pomerode

       Instalado o CEJUSC da Uniplac na comarca de Lages

       Instalado Juizado Especial Cível e Criminal na comarca de Concórdia

       Inaugurada a Unidade Judiciária de Cooperação do Sul da Ilha da comarca da Capital

       Instalada a 5ª Vara Criminal da comarca da Capital

       Instalada a Vara da Família, Infância e Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da comarca de Gaspar

 

2. MEDIDAS IMPLEMENTADAS EM BUSCA DA EFETIVIDADE DA JURISDIÇÃO

       Para agilizar a operacionalização da digitalização de acervos, foi instituído grupo de trabalho para categorizar processos e documentos, o qual está vinculado ao Programa de Digitalização de Acervos da Assessoria de Modernização Judiciária (Resolução GP n. 23/2015)

       Implantação da audiência de apresentação na Região Metropolitana de Florianópolis, com a condução célere dos presos em flagrante à presença do juiz competente, para apreciação da manutenção do flagrante, sua conversão em preventiva ou concessão imediata da liberdade provisória (Resolução Conjunta GP/CGJ n. 6/2015)

       Regulamento sobre a destinação dos autos dos processos judiciais físicos digitalizados para tramitação eletrônica (Resolução Conjunta GP/CGJ n. 9/2015)

       Disciplina do arquivamento e do desarquivamento, em meio físico, de processos judiciais findos (Resolução Conjunta GP/CGJ n. 4/2015)

 

3. ATENÇÃO AOS MAGISTRADOS E AOS SERVIDORES

       Realização de reuniões com os magistrados das comarcas e visitas institucionais a todas as regiões do território catarinense, em manutenção permanente do canal de diálogo entre o primeiro grau de jurisdição e a Administração do Poder Judiciário

       Disciplinamento da concessão de elogio funcional a magistrados e servidores do Poder Judiciário (Resolução GP n. 2/2015)

       Nova regulamentação, mais moderna, do procedimento de seleção, contratação, avaliação e desligamento dos estagiários no âmbito do Poder Judiciário estadual (Resolução GP n. 5/2015)

       Manutenção do compromisso com a capacitação dos servidores e dos magistrados por meio de empenho de valor expressivo investido no Programa de Bolsas de Estudo para Cursos de Pós-Graduação para os servidores (Resolução GP n. 6/2015) e no Programa de Aprimoramento dos Magistrados (Resolução GP n. 11/2015) do Poder Judiciário catarinense

       Instituição do Programa de Gestão da Criatividade (Resolução GP n. 8/2015) no intuito de fomentar a “apresentação de ideias e projetos para melhoria dos serviços internos e externos da máquina administrativa e judiciária, para a otimização do atendimento e para a satisfação das necessidades dos usuários da Justiça”.

       Nova regulamentação sobre o instituto da substituição no âmbito do Poder Judiciário estadual (Resolução Conjunta GP/CGJ n. 3/2015)

       Reajuste no valor das diárias concedidas a magistrados e servidores para adequá-lo em face da escalada da inflação (Resolução GP n. 13/2015). Do mesmo modo, reajuste no montante do auxílio-alimentação (Resolução GP n. 24/2015)

 

4. PROJETOS SOCIAIS E INTERINSTITUCIONAIS

       Termo de Cooperação entre o Poder Judiciário estadual, a Associação Brasileira de Constitucionalistas Democratas e a Escola Superior de Estudos Jurídicos da Universidade de Bolonha – Itália, para intercâmbio de conhecimentos e experiências para formação de magistrados e servidores (Termo de Cooperação n. 215/2015)

       Convênio entre o Poder Judiciário estadual e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para fornecer subsídios técnicos aos magistrados nas ações que busquem compelir o Estado de Santa Catarina ao fornecimento de medicamentos (Convênio n. 174/2015)

       Assinatura de Termos de Cooperação Técnica para fornecimento de know-how no tocante à gestão do pagamento de precatórios (Sistema de Precatórios/Cálculos, Sistema de Lista Unificada, Sistema de Contas Especiais e Sistema de Requisição Eletrônica) para o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (Termo de Cooperação n. 135/2015), para o Tribunal de Justiça do Paraná (Termo de Cooperação n. 128/2015), e para o Tribunal de Justiça do Maranhão (Termo de Cooperação n. 076/2015)

       Assinatura de Termo de Parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, o Ministério Público estadual e o Município de Laguna para implementar nessa municipalidade uma “central de penas e medidas alternativas e monitoramento da aplicação de penas alternativas” (Termo de Cooperação n. 125/2015)

       Assinatura de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral para interligação das redes de comunicação de dados (Convênio n. 092/2015)

       Adesão do Poder Judiciário estadual à plataforma tecnológica “consumidor.gov.br”, no intuito de incentivar e aperfeiçoar os métodos autocompositivos de solução dos conflitos voltados à prevenção e redução dos litígios judicializados (Convênio n. 080/2015)

       Acordo assinado com a Unyleya Editora e Cursos S/A para facilitar o acesso de magistrados, servidores e seus dependentes aos cursos oferecidos, na modalidade educação a distância, mediante desconto nas mensalidades (Convênio n. 057/2015)

       Acordo firmado com o PROCON de Jaraguá do Sul para instalação de Posto de Atendimento Avançado – PAC naquela comarca (Convênio n. 024/2015)

 

5. MODERNIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE INFORMÁTICA

       Regulamento da utilização da internet móvel no Poder Judiciário catarinense (Resolução GP n. 3/2015)

       Implementação do sistema de teletrabalho no âmbito do Poder Judiciário catarinense, o que, segundo os dados preliminares colhidos, aumentou a produtividade e facilitou a vida funcional de servidores com dificuldade de deslocamento à sede da jurisdição (Resolução TJ n. 14/2015)

       Regramento da certificação digital (Resolução GP n. 25/2015)

       Regramento da utilização do sistema de videoconferência para realização de audiências no âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina (Resolução Conjunta GP/CGJ n. 5/2015)

       Disciplina da emissão de certidões de indisponibilidade dos serviços oferecidos por meio do sítio do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina na rede mundial de computadores para a prática de atos processuais ou indispensáveis a sua realização (Resolução GP n. 32/2015)

       Instituído Sistema de Processos Administrativos – SPA - para a tramitação de processos administrativos em meio eletrônico no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Resolução Conjunta GP/CGJ n. 7/2015)

 

6. ADOÇÃO DE INSTRUMENTOS MODERNOS DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

       Criação de comissão de gestão socioambiental para promover o uso sustentável dos recursos naturais e dos bens públicos, mitigando o impacto ambiental das atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário catarinense (Resolução GP n. 28/2015)

       Com vistas à execução orçamentária razoável e responsável, foram implantadas medidas excepcionais de contenção de gastos em face do cenário econômico-financeiro nacional desfavorável (Resolução GP n. 36/2015)

       Em atenção à orientação do Conselho Nacional de Justiça de democratizar a gestão do orçamento do Poder Judiciário estadual, foram instituídos os Comitês Orçamentários de Primeiro e de Segundo Graus no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (Resolução GP n. 14/2015)

       Criação do Conselho de Planejamento e Gestão Estratégica – CPLAN, para dar mais efetividade na elaboração dos planos e metas estratégicas do Poder Judiciário catarinense (Resolução TJ n. 11/2015)

       Em resposta às calamidades naturais que assolaram algumas regiões do Estado no segundo semestre de 2015, foram publicadas resoluções com medidas de urgência e de cunho processual (Resoluções GP n. 39/2015, 40/2015, 41/2015, 43/2015 e 44/2015)

       Regulamentação dos procedimentos do Sistema de Gestão Centralizada de Depósitos sob Aviso à Disposição do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Resoluções GP n. 42/2015 e 49/2015)

       Normatização do processo eletivo de magistrados estaduais para compor o Tribunal Regional Eleitoral (Resolução TJ n. 22/2015)

       Regramento das atribuições e atividades do Procurador do Estado em atuação no Tribunal de Justiça catarinense (Resolução GP n. 27/2015)

       Criação de Divisão de Telecomunicações no âmbito da Diretoria de Tecnologia da Informação (Resolução GP n. 38/2015)

       Instituído o novo manual de auditoria interna (Resolução GP n. 47/2015)

       Novo regramento, mais moderno, sobre a solicitação e a emissão de passagens aéreas no âmbito do Poder Judiciário estadual (Resolução GP n. 49/2015)

 

7. SOLENIDADES E EVENTOS REALIZADOS

Janeiro

30 – Posse dos novos Juízes Substitutos

 

Março

4 – Posse do Desembargador Edemar Gruber

27 – Instalação do Juizado Especial Cível da comarca de Palhoça

30 – Posse do Juiz de Direito de Segundo Grau Luiz Zanini Fornerolli

 

Junho

30 – Inauguração da Sala de Videoaudiência da comarca de Itajaí

 

Julho

7 – Instalação da 2ª Vara Criminal e do CEJUSC da comarca de Jaraguá do Sul

10 – Posse dos Desembargadores Stanley da Silva Braga e Altamiro de Oliveira

17 – Instalação do 2º Juizado Especial Cível do Fórum Universitário e do CEJUSC da comarca de Blumenau

17 – Entrega das novas instalações reformadas do Salão do Júri da comarca de Blumenau

29 – Instalação do CEJUSC da comarca de Concórdia

 

Agosto

3 – Abertura da segunda etapa da campanha “Justiça pela Paz em Casa”

21 – Posse dos Juízes de Segundo Grau Luiz Felipe Sieger Schuch e Hildemar Meneguzzi

24 – Solenidade de Assinatura do Termo de Adesão ao Termo de Cooperação Técnica para implantação do Projeto Audiência de Custódia no Estado de Santa Catarina e de Homenagem ao Presidente do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Ricardo Lewandowski.

 

Setembro

10 – Instalação da 2ª Vara e do CEJUSC na comarca de Pomerode

10 – Conclusão e entrega das instalações reformadas e ampliadas do Fórum da comarca de Pomerode

17 – Instalação do CEJUSC da Uniplac na comarca de Lages

18 – Instalação do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca de Concórdia

25 – Inauguração da Unidade Judiciária de Cooperação do Sul da Ilha da comarca da Capital

30 – Instalação da 5ª Vara Criminal da comarca da Capital

 

Outubro

7 – Comemoração dos 124 anos de instalação do Tribunal de Justiça, com lançamento de vídeos institucionais e nova edição do Livro das Comarcas

 

Novembro

23 – Abertura da Semana Nacional e Estadual da Conciliação no Terminal Rodoviário Rita Maria

 

Dezembro

1º – Instalação da Vara da Família, Infância e Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da comarca de Gaspar

16 – Lançamento Oficial da funcionalidade “consumidor.gov.br” no sítio do Tribunal de Justiça

 

As inúmeras ações compiladas neste relatório atestam que a Administração do Poder Judiciário estadual prossegue na busca do aprimoramento contínuo e da excelência dos serviços prestados à sociedade, visando à eficácia na utilização dos recursos públicos e ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, de acordo com as metas e os objetivos descritos no Plano Plurianual, e com as prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias e consignadas na Lei Orçamentária Anual, em atendimento aos limites da Lei Complementar n. 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, e com o Plano de Gestão Estratégica para o Biênio 2014/2015, apresentado no início do exercício de 2014.

Embora se reconheça que ainda há muito a fazer, também muito se avançou, e todas as relevantes realizações só foram possíveis graças ao trabalho incansável dos Senhores Desembargadores, Magistrados, Servidores e Colaboradores, a quem dirijo os meus sinceros agradecimentos.