Diretoria de Documentação e Informações
A
Diretoria de Documentação e Informações integra a Diretoria-Geral Judiciária e tem
como atribuições diagramar e disponibilizar o Diário da Justiça eletrônico;
guardar e conservar os processos judiciais arquivados pelas comarcas e pelo
Tribunal de Justiça, deste incluídos os processos
administrativos; preservar os documentos e objetos de valor histórico;
recepcionar, prestar informações e controlar o acesso
do público interno e externo às dependências do Tribunal de Justiça; autuar e
cadastrar os processos administrativos; e gerir o acervo bibliográfico do Poder
Judiciário catarinense.
Além
do Gabinete do Diretor, com sua Assessoria Técnica e Secretaria de Assuntos
Específicos, é composta pelas Divisões de Atendimento ao Usuário, de
Documentação e Memória do Judiciário, de Pesquisa e Informação e de Arquivo,
bem como pela Secretaria Técnica de Elaboração Normativa.
No
ano de 2016, a Diretoria de Documentação e Informações foi submetida a processo
de reestruturação, conforme
definido na Resolução GP n. 31 de 5 de julho de 2016, e
continuou a desenvolver planos de melhoria contínua com acompanhamento dos
resultados, ênfase na otimização dos processos de trabalho e no melhor
atendimento aos clientes, internos e externos. Os resultados do trabalho
desenvolvido são percebidos nos números apresentados.
1. Divisão de Atendimento ao Usuário
É composta pela Seção
de Atendimento e Informações e pela Seção de Protocolo.
O Setor de Crachás, vinculado à
Divisão, é responsável pela confecção de crachás de identificação para
magistrados, servidores, comissionados, estagiários e voluntários do Poder
Judiciário de Santa Catarina, e para os contratados do Tribunal de Justiça. O
relatório da produção segue abaixo:
CONFECÇÃO
DE CRACHÁS |
|||||||||||||
Modalidade |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
TOTAL |
Servidor do TJ |
8 |
13 |
10 |
13 |
3 |
6 |
2 |
8 |
7 |
11 |
4 |
8 |
93 |
Servidor de Comarca |
6 |
7 |
6 |
12 |
9 |
11 |
6 |
9 |
7 |
6 |
9 |
4 |
92 |
Estagiário do TJ |
12 |
37 |
41 |
37 |
21 |
25 |
23 |
47 |
33 |
18 |
9 |
14 |
317 |
Estagiário de Comarca |
20 |
5 |
0 |
0 |
0 |
4 |
0 |
0 |
0 |
115 |
0 |
3 |
147 |
Voluntário |
2 |
4 |
3 |
13 |
4 |
5 |
5 |
2 |
2 |
3 |
2 |
2 |
47 |
Contratado |
17 |
15 |
15 |
13 |
13 |
11 |
2 |
2 |
6 |
7 |
5 |
6 |
112 |
Advogado |
3 |
15 |
20 |
15 |
9 |
17 |
15 |
9 |
4 |
11 |
12 |
2 |
132 |
2ª via |
48 |
63 |
91 |
75 |
68 |
91 |
65 |
73 |
63 |
62 |
48 |
35 |
782 |
2ª via Advogado |
3 |
2 |
8 |
3 |
7 |
3 |
11 |
4 |
0 |
5 |
3 |
2 |
51 |
Crachá da Recepção |
0 |
0 |
0 |
36 |
22 |
6 |
3 |
6 |
2 |
5 |
8 |
11 |
99 |
Outros |
0 |
2 |
2 |
4 |
22 |
6 |
0 |
17 |
10 |
9 |
3 |
0 |
75 |
TOTAL |
119 |
163 |
196 |
221 |
178 |
185 |
132 |
177 |
134 |
252 |
103 |
87 |
1.947 |
Fonte: controle estatístico da Divisão
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte: controle
estatístico da Divisão.
Recentemente, em setembro de
2016, foi instalado na Comarca de Blumenau como projeto-piloto, com vistas à
padronização, o Sistema de Controle e Registro de
Acesso por meio da utilização de catracas eletromecânicas e de software
específico, responsável por gerenciar a movimentação de pessoas em tempo real.
Em sendo aprovado, há a intenção de propagar a solução, inicialmente, para as comarcas
de Entrância Especial, a critério da administração, de acordo com a
disponibilidade orçamentária e financeira da instituição.
Nesse sentido, segue abaixo relatório contendo dados da confecção de crachás para
a comarca de Blumenau, assim como os acessos realizados:
CONFECÇÃO
DE CRACHÁS |
|||||||||||||
Modalidade |
Jan |
Fev |
Mar |
Abr |
Mai |
Jun |
Jul |
Ago |
Set |
Out |
Nov |
Dez |
TOTAL |
Estagiário |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
81 |
0 |
0 |
0 |
81 |
Voluntário |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
1 |
Contratado |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
51 |
0 |
0 |
0 |
51 |
Advogado |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
33 |
469 |
74 |
576 |
Crachá da Recepção |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
305 |
0 |
0 |
0 |
305 |
Outros |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
100 |
0 |
0 |
0 |
100 |
2º via |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
2º via Advogado |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
TOTAL |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
537 |
33 |
470 |
74 |
1.114 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
ACESSOS A
COMARCA DE BLUMENAU |
|||
Mês |
Visitantes |
Advogados |
Total de acessos |
Outubro |
1.217 |
630 |
1.847 |
Novembro |
6.097 |
3.546 |
9.643 |
Dezembro |
3.747 |
1.819 |
5.566 |
TOTAL |
11.061 |
5.995 |
17.056 |
Fonte: Sistema Suricato.
A Divisão, além de gerir as seções a ela vinculadas, disponibilizou carteiras de identidade funcionais para
os magistrados e para os servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina,
consoante se
depreende do quadro
abaixo:
CARTEIRA
DE IDENTIDADE FUNCIONAL |
|
Modalidade |
Quantidade |
Servidores |
88 |
Magistrados |
15 |
TOTAL |
103 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão
Ainda, procedeu à
manutenção do sistema de controle de acesso aos
prédios do Tribunal de Justiça; ao fornecimento de relógios protocolizadores eletrônicos para todas as comarcas
e para o Tribunal de Justiça; e é o setor responsável pela implementação de Centros
de Atendimento e Informações nas comarcas.
A Seção de Atendimento e Informações, onde é realizado o controle do
acesso às dependências do Tribunal de Justiça, é integrada pelo Centro de Atendimento e
Informações desta Corte, pela Recepção e pela Central de Cadastramento.
Os Centros de Atendimento e Informações foram
criados para proporcionar um atendimento diferenciado aos usuários internos e
externos do Poder Judiciário de Santa Catarina. Instalados no Tribunal de
Justiça e em algumas comarcas do Estado, esses setores são responsáveis por
recepcionar e orientar o público em geral, prestar informações relativas à
estrutura organizacional, ao quadro funcional do Tribunal de Justiça e das comarcas
e aos dados referentes ao Poder Judiciário e a outras instituições; fornecer a
data, o horário e o local das sessões dos órgãos julgadores e as pautas das
sessões e das audiências; e orientar a utilização dos terminais de
auto-atendimento.
Os dados estatísticos do funcionamento dos Centros de
Atendimento e Informações estão reproduzidos nas tabelas que seguem:
CENTRO DE
ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
||||
Mês |
Atendimento presencial |
Atendimento telefônico |
Atendimento eletrônico |
Total |
Janeiro |
456 |
1.488 |
487 |
2.431 |
Fevereiro |
593 |
2.518 |
97 |
3.208 |
Março |
597 |
2.417 |
97 |
3.111 |
Abril |
546 |
2.292 |
64 |
2.902 |
Maio |
605 |
2.375 |
79 |
3.059 |
Junho |
401 |
2.037 |
45 |
2.483 |
Julho |
409 |
1.897 |
67 |
2.373 |
Agosto |
225 |
1.140 |
99 |
1.464 |
Setembro |
245 |
1.236 |
57 |
1.538 |
Outubro |
214 |
1.287 |
88 |
1.589 |
Novembro |
189 |
1.196 |
53 |
1.438 |
Dezembro |
145 |
604 |
73 |
822 |
TOTAL |
4.625 |
20.487 |
1.306 |
26.418 |
Fonte: controle estatístico da Divisão. |
CENTRO DE
ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES DAS COMARCAS |
||||
COMARCAS |
ATENDIMENTO PRESENCIAL |
ATENDIMENTO TELEFÔNICO |
ATENDIMENTO ELETRÔNICO |
TOTAL DE ATENDIMENTOS |
Araranguá |
9.653 |
2.284 |
0 |
11.937 |
Bal. Camboriú |
16.349 |
1.241 |
316 |
17.906 |
Biguaçu |
6.033 |
739 |
0 |
6.772 |
Blumenau |
40.917 |
4.640 |
0 |
45.557 |
Brusque |
11.179 |
4.157 |
1.124 |
16.460 |
Camboriú |
19.795 |
3.167 |
0 |
22.962 |
Campos Novos |
13.813 |
4.180 |
183 |
18.176 |
Capital |
28.191 |
9.465 |
1.910 |
39.566 |
Chapecó |
27.720 |
13.678 |
0 |
41.398 |
Concórdia |
38.644 |
1.978 |
0 |
40.622 |
Criciúma |
24.768 |
10.447 |
58 |
35.273 |
Curitibanos |
15.024 |
4.426 |
99 |
19.549 |
Itajaí |
89.251 |
34.501 |
2.014 |
125.766 |
Itapema |
5.832 |
0 |
12 |
5.844 |
Jaraguá do Sul |
32.117 |
2.710 |
768 |
35.595 |
Joaçaba |
9.636 |
2.492 |
236 |
12.364 |
Joinville |
12.103 |
4.731 |
122 |
16.956 |
Lages |
13.164 |
1.260 |
0 |
14.424 |
Laguna |
8.878 |
1.271 |
19 |
10.168 |
Navegantes |
15.047 |
1.248 |
0 |
16.295 |
Otacílio Costa |
6.801 |
0 |
0 |
6.801 |
Palhoça |
61.462 |
6.368 |
24 |
67.854 |
Rio do sul |
20.738 |
1.747 |
0 |
22.485 |
São Bento do Sul |
11.781 |
8.668 |
1.500 |
21.949 |
São José |
6.894 |
3.507 |
0 |
10.401 |
São Miguel do Oeste |
13.231 |
2.277 |
0 |
15.508 |
Tubarão |
9.014 |
4.458 |
3 |
13.475 |
Urussanga |
6.074 |
2 |
0 |
6.076 |
Xanxerê |
20.928 |
2.949 |
0 |
23.877 |
TOTAL |
595.037 |
138.591 |
8.388 |
742.016 |
Fonte: controle estatístico das Comarcas. |
A Recepção do Tribunal de Justiça tem por
atribuições: identificar
e orientar magistrados, autoridades, visitantes e colaboradores quanto à
localização dos setores internos, aos números telefônicos, aos eventos, às
pautas e às sessões de julgamento; contatar os servidores e os funcionários;
recepcionar as turmas de acadêmicos e o público em geral.
A Central de Cadastramento, por sua vez, responsabiliza-se pela identificação dos
usuários externos que desejam ter acesso às dependências do Tribunal de Justiça
mediante o fornecimento de crachá de identificação pessoal; pelos registros das informações pessoais dos usuários no sistema de acesso; por
disponibilizar o crachá
temporário no caso de esquecimento de crachá permanente; e por confeccionar crachás permanentes para os advogados inscritos na
Seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos das Resoluções TJ n. 18 de 4 de novembro de 2003 e n. 9 de
24 de março de 2008. Os dados estatísticos referentes ao setor estão expostos abaixo:
ACESSOS AO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
||||
Mês |
Visitantes |
Estudante em visita institucional |
Advogados |
Total de acessos |
Janeiro |
840 |
0 |
323 |
1.163 |
Fevereiro |
2.942 |
0 |
2.191 |
5.133 |
Março |
3.248 |
41 |
2.719 |
6.008 |
Abril |
3.059 |
444 |
2.820 |
6.323 |
Maio |
3.083 |
396 |
2.980 |
6.459 |
Junho |
3.236 |
261 |
3.083 |
6.580 |
Julho |
3.336 |
0 |
3.052 |
6.388 |
Agosto |
3.483 |
108 |
3.064 |
6.655 |
Setembro |
3.218 |
392 |
2.880 |
6.490 |
Outubro |
2.819 |
380 |
2.999 |
6.198 |
Novembro |
3.292 |
350 |
3.113 |
6.755 |
Dezembro |
2.325 |
18 |
2.194 |
4.537 |
TOTAL |
34.881 |
2.390 |
31.418 |
68.689 |
Fonte: sistema DMPAccess II. |
A Seção de Protocolo é o setor responsável por receber, protocolizar, cadastrar no sistema respectivo,
preparar e encaminhar aos setores competentes processos administrativos e precatórios.
Tem, ainda, as seguintes atribuições: gerenciar e atualizar o Sistema de
Protocolo e atender usuários internos e externos quanto aos Precatórios e à
utilização dos Sistemas de Protocolo Administrativo.
A Seção teve participação efetiva
na criação e no desenvolvimento do processo administrativo eletrônico (SPA),
mediante trabalho de parceria desenvolvido com a Diretoria de Tecnologia da
Informação, notadamente no que tange à criação e à compilação das tabelas de
classes e de assuntos.
Eis a estatística de produtividade anual:
PROTOCOLO
ADMINISTRATIVO |
||||||
MÊS |
CADASTRAMENTO |
CANCELAMENTO DE PROCESSOS |
TOTAL |
|||
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS |
PRECATÓRIOS |
PETIÇÕES/PRECATÓRIOS |
SPA |
|||
Janeiro |
1.002 |
0 |
127 |
493 |
23 |
1.645 |
Fevereiro |
900 |
0 |
155 |
458 |
11 |
1.524 |
Março |
1.177 |
7 |
130 |
542 |
14 |
1.870 |
Abril |
812 |
0 |
98 |
454 |
10 |
1.374 |
Maio |
734 |
2 |
117 |
600 |
10 |
1.463 |
Junho |
725 |
5 |
133 |
837 |
7 |
1.707 |
Julho |
700 |
0 |
240 |
759 |
11 |
1.710 |
Agosto |
652 |
0 |
137 |
626 |
7 |
1.422 |
Setembro |
570 |
2 |
99 |
606 |
5 |
1.282 |
Outubro |
412 |
0 |
139 |
702 |
1 |
1.254 |
Novembro |
396 |
1 |
101 |
799 |
4 |
1.301 |
Dezembro |
166 |
0 |
238 |
545 |
0 |
949 |
TOTAL |
8.246 |
17 |
1.714 |
7.421 |
103 |
17.501 |
Fontes: Sistemas PTC e SAJ . |
2. Divisão de Documentação e Memória do
Judiciário
Em meados do ano de 2016, a Divisão de
Documentação passou por profundas mudanças. Por meio da Resolução GP n. 31 de 5 de julho de 2016, a Divisão de Documentação foi
transformada em Divisão de Documentação e Memória do Judiciário. Tornaram-se
atribuições desta Divisão a gestão documental para fins de preservação da
memória do Judiciário, a guarda e a preservação de documentos e de objetos
históricos, a eliminação de autos findos e de documentos administrativos
arquivados, bem como a editoração e a publicação do Diário da Justiça
eletrônico. Para que essas atribuições fossem cumpridas, a Divisão de Documentação
e Memória do Judiciário foi organizada em três seções: Análise e Eliminação de
Autos Findos e Documentos; Museu; e Publicações.
Em face dessas mudanças, antes que sejam
apresentados os resultados dessas Seções, serão repassados os resultados dos trabalhos
empreendidos em duas das três Seções que formavam a Divisão de Documentação e
que foram transformadas no início de julho de 2016, quais sejam: a Seção de
Padronização e Conferência de Acórdãos – transformada em Seção de Análise e
Eliminação de Autos Findos e Documentos – e Seção de Revisão – transformada em
Seção de Arquivo Temporário, da Divisão de Arquivo.
Seção de Padronização e Conferência de Acórdãos
Entre 7 de janeiro e 10 de
junho de 2016, os servidores da Seção de
Padronização e Conferência de Acórdãos:
padronizaram e conferiram, ao todo, 22.252 acórdãos recebidos de gabinetes; remeteram
1.106 decisões aos gabinetes de desembargadores e de juízes de direito de
segundo grau para retificação do texto, como, por exemplo, a data de assinatura
do acórdão ou da data da sessão de julgamento, o nome das partes e dos
desembargadores que participaram do julgamento, a decisão, a ortografia da
ementa, dentre outros; encaminharam 182 processos à Divisão de Secretaria de
Órgãos Julgadores da Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual para
retificação de certidão de julgamento, reautuação/correção no cadastro
processual, juntada de petições e publicação de despachos; e enviaram 15 processos
à Divisão de Editais da Diretoria de Recursos e Incidentes.
O número de acórdãos conferidos pela seção diminuiu ao longo do
primeiro semestre do ano de 2016, gradualmente, em consequência do avanço dos
ciclos de implantação da versão 5 do Sistema de Automação da Justiça de Segundo
Grau – SAJ/SG5 e do processo judicial eletrônico nos gabinetes de desembargadores
e de juízes de direito de segundo grau, conforme estabelecido nas Resoluções GP
n. 5 de 20 de janeiro de 2016, n. 10 de 23 de fevereiro de 2016, n. 14 de
28 de março de 2016, n. 19 de 25 de abril de 2016 e n.
26 de 6 de junho de 2016. Com isso, os acórdãos
passaram a ser elaborados exclusivamente em meio eletrônico e assinados
digitalmente, não sendo mais remetidos pelos gabinetes para a Seção de
Padronização e Conferência de Acórdãos.
Destaca-se, por fim,
além dos números citados acima, o trabalho realizado pela chefia da seção, de
orientação aos gabinetes de desembargadores para a confecção de acórdãos
em conformidade com as disposições da Resolução
TJ n. 29 de 15 de junho de 2011 e do
Ato
Regimental TJ n. 90 de 16 de julho de
2008.
A série histórica
das atividades de padronização e conferência de acórdãos está reproduzida no
gráfico abaixo:
Essa seção também cooperou com o trabalho da Divisão de Arquivo
na validação/indexação de processos em grau de recurso encaminhados aos
Tribunais Superiores.
Seção de Revisão
À Seção de
Revisão cumpria revisar documentos administrativos e judiciais do PJSC;
orientar a produção de documentos no PJSC; confeccionar o Guia Prático de
Redação do TJSC, revisar a revista Jurisprudência Catarinense e o Anuário das
Turmas de Recursos; e elaborar dicas de Português para o Portal do Servidor.
A Seção de
Revisão, além de prestar importante serviço de orientação aos gabinetes de
desembargadores e à administração do Tribunal de Justiça, trabalhou, com
afinco, na elaboração do Manual de Redação de Documentos Judiciais.
Para tanto, os
servidores dessa Seção pesquisaram um total de 272 verbetes e expressões em dicionários
gerais, jurídicos, etimológicos, de regências verbal e nominal, de sinônimos e
de dificuldades da língua portuguesa,
gramáticas, manuais de redação e padronização de textos, guias de revisão,
normas técnicas, legislações, além de consultar sítios especializados
e a Academia Brasileira de Letras.
Pesquisaram também
a
grafia de 4.998 palavras compostas, singulares e plurais, hifenizadas ou não.
Além disso,
realizaram atividades de correção e padronização de documentos para grande parte da
estrutura administrativa e judiciária do Tribunal de Justiça, a saber: Academia
Judicial, Conselho Gestor do Sistema de Juizados Especiais e Programas
Alternativos de Solução de Conflitos, Coordenadoria de Execução Penal e
Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (atual Gurpo de
Moniotoramento e Fiscalização), Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude,
Corregedoria-Geral da Justiça, Diretoria de Documentação e Informações,
Diretoria de Infraestrutura, Diretoria de Gestão de Pessoas,
Diretoria de Tecnologia da Informação e Diretoria-Geral
Judiciária, além da Presidência,
Primeira
Vice-Presidência e gabinetes.
Os servidores dessa Seção
elaboraram 8 dicas de Português
para o Portal do Servidor e revisaram 70 sentenças de juízes em
processo de vitaliciamento, além de aplicar formulário representativo das correções
sugeridas nessas sentenças.
Foram corrigidos 1.102
modelos de documentos adequados ao Novo Código de Processo Civil para uso no
primeiro grau, em apoio à Corregedoria-Geral de Justiça, tais como ofícios,
cartas, atermações, alvarás, editais, certidões, sentenças, autos, mandados,
despachos e decisões interlocutórias, dentre outros.
Também foram
revisados 505 acórdãos e 1 voto separado, e 71
documentos administrativos, dentre os quais: agenda e
calendário do ano de 2017, apresentações
de aulas da Academia Judicial, atos regimentais, fluxogramas, ofícios, páginas
para o novo portal eletrônico do Poder Judiciário, pareceres,
portarias, programações de evento, relatórios,
resoluções e a Revista Jurisprudência Catarinense número
131.
De 7
de janeiro a 8 de julho de 2016, foram
revisados os seguintes documentos, consoante demonstrativo abaixo:
DOCUMENTOS
REVISADOS |
||
Tipo de
Documento |
Quantidade |
Páginas |
Acórdão |
505 |
6.066 |
Agenda |
1 |
187 |
Apresentação |
16 |
717 |
Ato Regimental |
2 |
2 |
Cartilha |
1 |
11 |
Dica |
8 |
11 |
E-mail |
5 |
5 |
Fluxograma |
7 |
7 |
Informativo |
1 |
4 |
Manual |
4 |
224 |
Modelo |
1.102 |
1.102 |
Ofício |
2 |
2 |
Parecer |
3 |
21 |
Planejamento estratégico |
1 |
92 |
Portal |
2 |
16 |
Projeto |
1 |
12 |
Relatório |
3 |
109 |
Resolução |
9 |
19 |
Revista |
1 |
1.248 |
Roteiro |
4 |
36 |
Sentença |
70 |
596 |
Voto |
1 |
15 |
TOTAL |
1.749 |
10.502 |
Fonte: Controle estatístico da Seção
de Revisão.
Seção de
Análise e Eliminação e Autos Findos e Documentos
Como exposto anteriormente, a Seção de
Padronização e Conferência de Acórdãos foi transformada em Seção de Análise e
Eliminação e Autos Findos e Documentos. São atribuições desta Seção: efetuar a
análise, a identificação e a separação dos documentos administrativos
produzidos pela Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina e
dos processos de guarda permanente, com estrita observância às normas de
regência; providenciar o
preenchimento e a juntada ao feito respectivo da Lista de Verificação para
Eliminação de Autos Findos – LVEAF, instituída no Anexo III da Resolução TJ n.
30 de 3 de dezembro de 2014; deflagrar o procedimento
de eliminação de processos judiciais findos arquivados e aplicar o Plano para
Amostra Estatística Representativa, instituído no Anexo IV da Resolução TJ n.
30 de 3 de dezembro de 2014; preparar a Listagem de
Eliminação de Processos Judiciais – LEPJ, instituída no Anexo V da Resolução TJ
n. 30 de 3 de dezembro de 2014, e submetê-la ao crivo da Chefia de Divisão
competente; preparar e publicar o
Edital de Ciência de Eliminação de Processos Judiciais – ECEPJ, de acordo com o
modelo instituído no Anexo VI da Resolução TJ n. 30 de 3 de dezembro de 2014,
bem como acompanhar o decurso do prazo respectivo;
atender
aos pedidos de desentranhamento de documentos ou de extração de cópias de peças
de processo deferidos pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos ou
pelo Comitê Gestor de Documentos Arquivísticos; e acompanhar
a eliminação de documentos e de processos findos e fornecer os subsídios
necessários para a elaboração do Termo de Eliminação de Processos Judiciais –
TEPJ, de acordo com o modelo instituído no Anexo VII da Resolução TJ n. 30 de 3
de dezembro de 2014.
Os servidores dessa seção
eliminaram fotocópias de agravos de instrumento e habeas corpus em 6.770 processos
nos meses de junho a setembro de 2016 e analisaram 2.527 processos findos
arquivados dos Juizados Especiais Cíveis para fins de eliminação, de acordo com
as disposições da Lei Federal n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, da Resolução
TJ n. 30 de 3 de dezembro de 2014 e das Recomendações
n. 37 de 15 de agosto de 2011 e n. 46 de 17 de dezembro de 2013 do Conselho Nacional de Justiça.
O setor também realizou a
unificação de 297 acórdãos aos votos vencidos e vencedores no SAJ/SG5, que
foram endereçados à Seção de Padronização e Conferência de Acórdãos após a sua
extinção, atividade desenvolvida entre os meses de junho e dezembro de 2016.
Seção de Museu
A Seção de Museu
realiza importante trabalho de conservação e de difusão da história do Poder
Judiciário do Estado de Santa Catarina.
Um dos principais
meios de preservação da história dessa instituição é o tratamento dos acervos
documentais produzidos na realização das atividades do Poder Judiciário
catarinense e manutenção de objetos tridimensionais utilizados em diferentes
períodos por servidores e por magistrados desse Poder. Para tanto, os acervos
documentais são higienizados, identificados, catalogados e acondicionados
adequadamente para possibilitar futuras pesquisas históricas. Durante o ano de
2016, com o auxílio de estagiários do curso de História da Universidade do
Estado de Santa Catarina – UDESC e Universidade Federal de Santa Catarina –
UFSC, foram higienizados, identificados, catalogados em planilha eletrônica e
acondicionados em caixas-arquivo um total de 27.189 processos judiciais, tanto
do século XIX quanto das primeiras décadas do século XX (autuados até o último
dia do ano de 1945).
Durante o ano de
2016, o acervo documental sob a guarda da Seção de Museu foi acessado por mais
de uma dezena de pesquisadores (mestrandos e doutorandos).
A difusão da
história do Poder Judiciário de Santa Catarina é realizada, principalmente, por
meio de exposições museográficas e publicações.
Foram realizadas
no Museu do Judiciário Catarinense, durante o ano de 2016, 5 exposições
temáticas. No mês de março foi montada a exposição “10 anos da Lei Maria da
Penha”. No mês de junho o Museu foi reorganizado em torno do tema proposto pela
“VII Semana do Meio Ambiente”. No mês de setembro esse espaço recebeu
intervenções voltadas para a “10ª Primavera dos Museus”. No mês de outubro, por
conta das comemorações dos 125 anos de instalação do Tribunal de Justiça de
Santa Catarina, foi montada no Museu a exposição “Da Casa da Câmara ao Palácio
Ministro Luís Gallotti: as sedes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.” E,
por fim, para comemorar os 100 anos do fim da Guerra do Contestado, o Museu do
Judiciário Catarinense foi transformado para sediar a exposição “A máquina, a
terra, a luta: 100 anos do fim da Guerra do Contestado”,
amostra inédita que reuniu o acervo histórico de diversas instituições, e que
incluiu trabalho prévio de transcrição de 945 páginas de processos judiciais
referentes ao conflito fratricida.
Ao longo do ano,
o Museu recebeu, ao todo, um pouco mais de 3.400 visitantes, entre assinantes
do livro de visitas e alunos de escolas do Estado de Santa Catarina.
No que se refere
às publicações, no mês de dezembro de 2016 foi editado o livro “Em meio a leis
e pessoas: 125 anos de história do Tribunal de Justiça de Santa Catarina”,
fruto de extenso trabalho de pesquisa conduzido por servidores da Divisão de
Documentação e Memória do Judiciário e da Divisão de Arquivo.
A Capela
Ecumênica, que abriga a relíquia de Santa Catarina de Alexandria, também de
responsabilidade desta seção, recebeu pouco mais de 1.000 visitantes durante
todo o ano de 2016.
Seção de Publicações
Este setor tem por atribuições diagramar o Diário da Justiça eletrônico e disponibilizá-lo no site do Poder
Judiciário de Santa Catarina; publicar matérias administrativas do Poder Judiciário catarinense em periódicos de grande circulação
no Estado e no Diário Oficial. Até a implantação definitiva do SAJ/SG5, em junho de
2016, também competia à seção digitalizar os acórdãos do Tribunal de Justiça.
No ano de 2016 foram digitalizados no
setor 21.345 acórdãos, que totalizaram 184.327 páginas digitalizadas, conforme quadro abaixo.
NÚMERO DE
ACÓRDÃOS E DE PÁGINAS DIGITALIZADAS POR MÊS |
||
Mês |
Acordãos
Digitalizados |
Páginas
Digitalizadas |
Janeiro |
1.804 |
16.581 |
Fevereiro |
5.690 |
45.538 |
Março |
5.965 |
49.831 |
Abril |
3.527 |
32.025 |
Maio |
3.288 |
30,832 |
Junho |
1.071 |
10.020 |
TOTAL |
21.345 |
184.827 |
Fonte: Sistema
de Digitalização de Acórdãos (SDA).
Em meados do mês
de agosto de 2016 o Diário da Justiça eletrônico passou por importante mudança.
Em face do grande número de matérias e do aumento no número de páginas do
periódico, este passou a ser disponibilizado em quatro cadernos:
- Caderno
Jurisdicional do Tribunal de Justiça;
- Caderno
Jurisdicional das Turmas de Recursos e de Uniformização;
- Caderno
Jurisdicional das Comarcas; e
- Caderno
Administrativo do Poder Judiciário.
Assim, de 7 de
janeiro a 19 de dezembro de 2016, foram diagramadas e disponibilizadas no site do Poder
Judiciário de Santa Catarina 224 edições do Diário da
Justiça eletrônico, sendo 150 em cadernos únicos e 86
divididas em 4 cadernos. No total, foram publicadas 341.187 matérias.
NÚMERO
DE MATÉRIAS PUBLICADAS NO DJE POR ANO
Fonte:
Módulo de
Apoio à Editoração (MAE).
A Seção
também foi responsável pela publicação
de
174 matérias provenientes da Diretoria de Material e Patrimônio
no jornal Diário Catarinense, além de duas no Jornal A Notícia. No
Diário Oficial do Estado foram publicadas 44 matérias do Poder
Judiciário de Santa Catarina.
3. Divisão de Pesquisa e Informação
A Divisão de Pesquisa e Informação
(DPI) tem por escopo manter e operar sistemas e meios que sirvam de interface
entre a informação e seus usuários, bem como realizar a aquisição, o tratamento
técnico, a distribuição e as baixas de obras bibliográficas para magistrados,
bibliotecas setoriais e demais setores do Poder Judiciário catarinense.
Além disso, a Divisão de Pesquisa e
Informação coordena a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, unidade de
informação pública, predominantemente jurídica, com características de
especializada, que tem por finalidade dar suporte bibliográfico às atividades
do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; atender demandas de magistrados, por
meio de envio de obras por malote e digitalização de artigos de periódicos; e,
também, disponibilizar consulta local do acervo ao público em geral a fim de
permitir o acesso democrático à informação.
De acordo com a Resolução GP n. 31 de 5 de julho de 2016 a Divisão de Pesquisa e Informação foi
reestruturada e atualmente é composta pelas Seções de Aquisição e Baixa, Bibliotecas,
e Processamento Técnico.
A Seção de Aquisição e Baixa, entre
outras atribuições, é responsável pelos trâmites relativos à aquisição e baixa
de materiais bibliográficos, a partir de solicitação de magistrados, setores
administrativos e judiciais, e bibliotecas do Poder Judiciário catarinense.
A Seção de Processamento Técnico
realiza o registro, a indexação, a catalogação e a classificação dos livros,
CDs, DVDs, monografias, teses, artigos de doutrina e publicações periódicas
adquiridos por compra ou doação; transforma os dados em informações disponíveis
para consulta e empréstimo; e é responsável pela distribuição, pelo empréstimo
e pelo encaminhamento dos livros para as bibliotecas de gabinetes de
magistrados e setores do Poder Judiciário catarinense.
A Seção de Bibliotecas elabora a
relação de obras a serem adquiridas para todas as bibliotecas setoriais;
disponibiliza assistência técnica relativa à organização, às atividades, e aos
sistemas e serviços das bibliotecas do Poder Judiciário catarinense; fornece
suporte informacional e promove orientação aos usuários quanto ao acesso e uso
dos serviços da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros.
Abaixo, seguem os dados referentes à
aquisição de obras para magistrados, setores e bibliotecas do Poder Judiciário
catarinense, bem como os alusivos ao empréstimo de títulos que integram o
acervo das bibliotecas da instituição, nos últimos 5 anos:
aquisição de obras para o poder
judiciário catarinense
Fonte: Sistema Pergamum.
aquisição de livros para a Biblioteca
Desembargador Marcílio Medeiros
Fonte: Sistema Pergamum.
aquisição de periódicos para a Biblioteca
Desembargador Marcílio Medeiros
Fonte: Sistema Pergamum.
aquisição de livros para as Bibliotecas
setoriais
Fonte: Sistema Pergamum.
Empréstimos de Obras na Biblioteca
Desembargador Marcílio Medeiros
Fonte: Sistema Pergamum.
Empréstimos de Obras nas Bibliotecas
setoriais *
Fonte: Sistema Pergamum.
* Em setembro de 2016 a Biblioteca
Setorial de Blumenau encerrou suas atividades.
LIVROS
MAIS EMPRESTADOS EM 2016 |
|||
Posição |
Empréstimos |
Autor |
Título |
1 |
78 |
NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria Andrade. |
Comentários ao Código de Processo Civil: novo CPC
- Lei 13.105/2015 |
2 |
73 |
CAVALIERI FILHO, Sergio. |
Programa de responsabilidade civil. 10. ed. |
3 |
71 |
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. |
Direito administrativo descomplicado. 23. ed. |
3 |
71 |
DIAS, Maria Berenice. |
Manual de direito das famílias. 9. ed. |
4 |
67 |
LENZA, Pedro. |
Direito constitucional esquematizado. 18. ed. |
5 |
66 |
CARNEIRO, Paulo Cezar Pinheiro; PINHO, Humberto
Dalla Bernardina de; MACHADO JUNIOR, Dario Ribeiro
(Coord.). |
Novo Código de Processo Civil: Lei 13.105, de 16
de março de 2015 : anotado e comparado. |
6 |
64 |
BUENO, Cassio Scarpinella. |
Novo Código de Processo Civil anotado. 1. ed. |
7 |
63 |
MELLO, Celso Antônio Bandeira de.
|
Curso de direito administrativo. 31. ed. |
7 |
63 |
ALEXANDRE, Ricardo. |
Direito tributário esquematizado. 9. ed. |
8 |
59 |
LOPES JÚNIOR, Aury. Direito |
Processual penal. 11. ed. |
8 |
59 |
GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios; LENZA, Pedro
(Coord.). |
Direito processual civil esquematizado. 5. ed. |
9 |
58 |
WAMBIER, Teresa Arruda Alvim (Coord.). |
Breves comentários ao novo Código de Processo
Civil. |
10 |
55 |
MEIRELLES, Hely Lopes; ALEIXO, Delcio Balestero;
BURLE FILHO, José Emmanuel. |
Direito administrativo brasileiro. |
10 |
55 |
MEDINA, José Miguel Garcia. |
Direito processual civil moderno. |
11 |
53 |
CASTRO, Carlos Alberto Pereira de;
LAZZARI, João Batista. |
Manual de direito previdenciário. 16. ed. |
12 |
52 |
NUCCI, Guilherme de Souza. |
Código Penal comentado. 15. ed.
|
13 |
51 |
BITENCOURT, Cezar Roberto. |
Tratado de direito penal: volume 1 - parte geral.
19. ed. |
13 |
51 |
MARTINO, Agnaldo; LENZA, Pedro (Coord.). |
Português esquematizado: gramática -
interpretação de texto : redação oficial - redação
discursiva. 3. ed. |
14 |
50 |
BRASIL; CURIA, Luiz Roberto; CÉSPEDES, Livia;
ROCHA, Fabiana Dias da (Colab.). |
Vade mecum: Saraiva. 21. ed.
|
14 |
50 |
PISCITELLI, Tathiane. |
Direito financeiro esquematizado. 4. ed. |
15 |
48 |
GONÇALVES, Carlos Roberto. |
Responsabilidade civil. 15. ed.
|
Fonte: Sistema Pergamum.
Livros Mais Reservados
em 2016 |
|||
Posição |
Quantidade |
Autor |
Título |
1 |
114 |
BUENO, Cassio Scarpinella. |
Novo Código de Processo Civil anotado. |
2 |
56 |
LENZA, Pedro. |
Direito constitucional esquematizado. 18. ed. |
3 |
109 |
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz;
MITIDIERO, Daniel. |
Novo Código de Processo Civil comentado. |
4 |
605 |
ABREU, Pedro Manoel; LAMY, Eduardo de Avelar;
OLIVEIRA, Pedro Miranda de (Coord.). |
Processo e democracia: o processo jurisdicional
como um locus da democracia participativa e da cidadania inclusiva no estado
democrático de direito. |
4 |
86 |
NERY JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria Andrade. |
Comentários ao Código de Processo Civil: novo CPC
- Lei 13.105/2015. |
5 |
26 |
AMARAL, Guilherme Rizzo. |
Comentários às alterações do novo CPC. |
6 |
28 |
CHIMENTI, Ricardo Cunha. |
Direito tributário. 17. ed. |
7 |
38 |
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz;
MITIDIERO, Daniel. |
Novo curso de processo civil: volume 1 - teoria
do processo civil. |
8 |
60 |
ALEXANDRE, Ricardo. |
Direito tributário esquematizado. 9. ed. |
8 |
18 |
ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. |
Resumo de direito administrativo descomplicado.
7. ed. |
9 |
49 |
BRASIL. Leis, etc.. |
Vade Mecum RT. 11. ed. |
10 |
24 |
MASSON, Cleber. |
Direito penal esquematizado: volume 1 - parte
geral. 7. ed. |
Fonte Sistema Pergamum.
Periódicos Mais Emprestados em 2016 |
||
Posição |
Empréstimos |
Título |
1 |
547 |
REVISTA DE PROCESSO |
2 |
320 |
REVISTA DOS TRIBUNAIS |
3 |
188 |
REVISTA DE DIREITO DO CONSUMIDOR |
4 |
118 |
REVISTA JURÍDICA CONSULEX |
5 |
112 |
REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS |
6 |
105 |
REVISTA DIALÉTICA DE DIREITO PROCESSUAL - RDDP |
7 |
90 |
REVISTA IOB DE DIREITO DE FAMÍLIA |
8 |
80 |
REVISTA MAGISTER DE DIREITO CIVIL E PROCESSUAL
CIVIL |
9 |
70 |
CIÊNCIA JURÍDICA |
10 |
62 |
REVISTA IBDFAM: família e sucessões |
Fonte: Sistema Pergamum.
Assuntos mais pesquisados em 2016 |
||
Posição |
Consultas |
Classe |
1 |
218.492 |
DIREITO EM GERAL |
2 |
42.880 |
DIREITO PROCESSUAL CIVIL |
3 |
30.893 |
DIREITO CIVIL |
4 |
18.959 |
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL |
5 |
16.503 |
DIREITO PENAL |
6 |
14.883 |
DIREITO CONSTITUCIONAL |
Fonte: Sistema Pergamum.
Assuntos
mais emprestados em 2016 |
||
Posição |
Total |
Área |
1 |
2.119 |
342.1 - DIREITO CIVIL |
2 |
1.744 |
341.46 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL |
3 |
1.349 |
341.5 - DIREITO PENAL |
4 |
1.273 |
341.2 - DIREITO CONSTITUCIONAL |
5 |
1.186 |
341.460981 - CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL |
6 |
1.127 |
341.3 - DIREITO ADMINISTRATIVO |
7 |
1.100 |
341.43 - DIREITO PROCESSUAL PENAL. PRÁTICA
FORENSE PENAL. |
8 |
1.016 |
340 - DIREITO |
9 |
730 |
342.16 - DIREITO DE FAMÍLIA |
10 |
581 |
341.39 - DIREITO TRIBUTÁRIO |
11 |
542 |
341.347 - DIREITO AMBIENTAL |
12 |
536 |
341.27 - DIREITOS FUNDAMENTAIS. DIREITOS
PRIMORDIAIS. GARANTIAS ASSEGURADAS AOS CIDADÃOS E ASSOCIAÇÕES. DIREITOS DO
HOMEM. LIBERDADES FUNDAMENTAIS. DIREITOS POLÍTICOS |
13 |
488 |
342.151 - RESPONSABILIDADE CIVIL. AÇÃO AQUILIANA.
TEORIA DO RISCO |
14 |
452 |
342.5 - DIREITO DO CONSUMIDOR |
15 |
403 |
342.2 - DIREITO COMERCIAL |
16 |
389 |
341.50981 - CÓDIGO PENAL - BRASIL |
17 |
359 |
342.22 - SOCIEDADES COMERCIAIS. DIREITO
SOCIETÁRIO. DIREITO DE EMPRESA . ACIONISTAS |
18 |
338 |
340.0981 - DIREITO. LEGISLAÇÃO. BRASIL |
19 |
332 |
341.6 - DIREITO PREVIDENCIÁRIO. SEGURIDADE SOCIAL |
20 |
305 |
341.337 - PROCESSO DISCIPLINAR. PENALIDADES (SERVIDOR
PÚBLICO). IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA |
Fonte: Sistema Pergamum.
De 20 de setembro a 21 de outubro de
2016, a Seção de Bibliotecas realizou pesquisa de satisfação de usuários quanto
aos serviços oferecidos pela Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros.
Durante 23 dias úteis os usuários responderam a um questionário de 23 itens
relacionados ao atendimento, aos serviços e ao acervo. Participaram da pesquisa 98 usuários subdivididos em categorias conforme o
gráfico seguinte:
Fonte: Sistema Pergamum.
Quanto ao grau de satisfação do
usuário em relação ao acervo da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros, a
pesquisa apontou os dados abaixo, utilizando-se sistema de graduação de
conceitos, sendo 1, extremamente insatisfeito; 2, muito insatisfeito; 3,
satisfeito; 4, muito satisfeito; e 5, extremamente satisfeito.
Fonte: Sistema Pergamum.
Fonte: Sistema Pergamum.
Fonte: Sistema Pergamum.
4. Divisão de Arquivo
A Divisão de Arquivo é responsável
pela guarda centralizada dos processos judiciais findos arquivados e da
documentação administrativa produzida e arquivada pela Secretaria do Tribunal
de Justiça do Estado de Santa Catarina; pelo acompanhamento e atualização dos
fluxos das atividades desempenhadas pelas seções a ela vinculadas; além do gerenciamento
do seu quadro de pessoal e das instalações que abrigam seu acervo e os setores
administrativos, zelando por sua manutenção.
A estrutura física da divisão é
composta por 4 galpões
localizados nos municípios de São José e Palhoça, que armazenam cerca de 10.000.000
de processos judiciais findos distribuídos em aproximadamente 400.000 caixas de
arquivo, além do acervo de processos e documentos administrativos que
atualmente representam mais de 25.000 caixas de arquivo.
No ano de 2016, o prédio localizado
no Município de Palhoça, adquirido pelo Poder Judiciário para abrigar a sede da
Divisão de Arquivo, permaneceu em obras, inviabilizando a ocupação da
respectiva área administrativa pelos seus setores. Assim, coube à divisão a
adoção de medidas que permitissem a conservação do acervo de processos
judiciais armazenados nos 3 sistemas de estantes de aço instalados no referido
prédio, a continuidade das atividades de desarquivamento e rearquivamento de
processos judiciais do mencionado acervo e a adequação das salas de trabalho
existentes nos demais galpões para otimizar o limitado espaço e acomodar todos
os seus setores até a conclusão das obras.
Não obstante, no ano transato, além
da execução das demais tarefas rotineiras, a equipe da Divisão de Arquivo
empreendeu esforços nas atividades de identificação e catalogação de processos
antigos sem cadastro nos sistemas de automação do judiciário. No período, foram
registrados em planilhas eletrônicas 327.373 processos judiciais autuados após
1945.
Segue abaixo gráfico representativo
da evolução desses trabalhos:
CADASTRAMENTO
DE PROCESSOS ANTIGOS EM PLANILHAS ELETRÔNICAS |
||
MÊS |
CAIXAS
CADASTRADAS |
PROCESSOS
CADASTRADOS |
Janeiro |
634 |
14.300 |
Fevereiro |
1.125 |
24.220 |
Março |
1.473 |
40.762 |
Abril |
1.175 |
28.885 |
Maio |
914 |
32.603 |
Junho |
1.135 |
38.192 |
Julho |
621 |
26.060 |
Agosto |
893 |
19.686 |
Setembro |
1.385 |
32.607 |
Outubro |
1.108 |
25.967 |
Novembro |
1.121 |
28.350 |
Dezembro |
631 |
15.741 |
TOTAL |
12.215 |
327.373 |
Fonte: controle estatístico da
Divisão de Arquivo.
Estima-se que a conclusão desta
atividade ocorrerá em julho de 2017, quando o conteúdo de aproximadamente 25.000
caixas de arquivo estará devidamente identificado e localizável, situação que
permitirá o tratamento de outros processos judiciais antigos que ainda estão
armazenados nas unidades judiciárias do Poder Judiciário do Estado e Santa
Catarina.
Além disso, como resultado da
continuidade dos trabalhos de eliminação de processos judicias findos, foram
destinadas à reciclagem aproximadamente 40 toneladas de papéis extraídos de autos
judiciais, contribuindo para a ampliação da capacidade de recebimento de novas
caixas de processos findos arquivados.
Por ocasião da publicação da
Resolução GP n. 31 de 5 de julho de 2016, que
reestruturou a Diretoria-Geral Judiciária e a Diretoria de Documentação e
Informações, a Divisão de Arquivo teve sua estrutura administrativa alterada.
Um novo setor passou a compor seu quadro, trazendo consigo novas atribuições
decorrentes do recebimento para guarda temporária de aproximadamente 30.000 processos
judiciais sobrestados. Em contrapartida, a gestão da Seção de Museu e as atividades
relativas à análise e eliminação de autos judiciais findos foram transferidas
para a Divisão de Documentação e Memória do Judiciário. Além disso, os setores
remanescentes da divisão receberam novas nomenclaturas e atribuições.
Assim, a Divisão de Arquivo, até
então denominada Divisão de Arquivo e Memória do Judiciário, passou a ser
composta por cinco seções.
Na Seção de Logística de Acervos Arquivísticos, responsável pelo recebimento,
conferência e alocação das caixas de processos judiciais findos de primeiro
grau para arquivamento centralizado e pelo gerenciamento dos sistemas de
armazenamento de caixas de arquivo da Divisão e otimização dos espaços
disponíveis nas caixas e nas prateleiras de armazenagem, foram coletados os
seguintes dados:
RECEBIMENTO
E CONFERÊNCIA DE CAIXAS DE PROCESSOS JUDICIAIS FINDOS DE PRIMEIRO GRAU |
|||||
MÊS |
NUMERAÇÃO DISTRIBUIDA |
CAIXAS RECEBIDAS |
CAIXAS CONFERIDAS |
RESPOSTAS POR VARA |
CONFERÊNCIAS FINALIZADAS
POR VARA |
Janeiro |
5.176 |
560 |
809 |
12 |
4 |
Fevereiro |
2.570 |
1.926 |
790 |
3 |
0 |
Março |
3.169 |
985 |
1.686 |
22 |
7 |
Abril |
2.150 |
3.496 |
3.267 |
35 |
20 |
Maio |
335 |
1.337 |
2.325 |
34 |
20 |
Junho |
4.762 |
4.910 |
4.121 |
71 |
34 |
Julho |
6.973 |
3.090 |
3.542 |
42 |
37 |
Agosto |
3.654 |
2.071 |
1.654 |
45 |
25 |
Setembro |
1.502 |
4.046 |
3.860 |
43 |
32 |
Outubro |
932 |
4.432 |
3.695 |
34 |
18 |
Novembro |
1.540 |
2.890 |
2.993 |
48 |
32 |
Dezembro |
1.500 |
1.058 |
1.877 |
22 |
19 |
TOTAL |
34.263 |
30.801 |
30.619 |
411 |
248 |
Fonte: controle estatístico da Seção
de Logística.
No período, o setor foi responsável
pela preparação, movimentação e controle das caixas de processos judiciais
findos encaminhadas a outros setores da Diretoria de Documentação e Informações
para cadastro, análise e, em alguns casos, eliminação.
A Seção de Arquivo Temporário, responsável pela guarda temporária de
autos físicos de processos sobrestados do Núcleo de Repercussão Geral e
Recursos Repetitivos – NURER, e de processos que foram digitalizados pela
Divisão de Arquivo e passaram a tramitar eletronicamente nas Cortes Superiores,
apresentou a estatística a seguir:
ARQUIVAMENTO
E DESARQUIVAMENTO DE PROCESSOS EM GUARDA TEMPORÁRIA |
|||
Mês |
Autos físicos de processos sobrestados recebidos para guarda temporária |
Autos físicos de processos convertidos em meio eletrônico recebidos para guarda temporária * |
Processos desarquivados * |
Janeiro |
- |
595 |
760 |
Fevereiro |
- |
1.119 |
792 |
Março |
- |
779 |
751 |
Abril |
- |
811 |
608 |
Maio |
- |
652 |
664 |
Junho |
3.353 |
323 |
518 |
Julho |
8.046 |
449 |
3.593 |
Agosto |
8.064 |
206 |
1.391 |
Setembro |
3.747 |
366 |
1.114 |
Outubro |
5.563 |
422 |
1.177 |
Novembro |
2.014 |
271 |
1.727 |
Dezembro |
666 |
99 |
1.644 |
TOTAL |
31.453 |
6.092 |
14.739 |
Fonte: Sistema SAJ/SG e controle
estatístico da Seção de Arquivo Temporário.
(*) Atividade gerida pela Seção de
Digitalização para os Tribunais Superiores até maio de 2016.
O setor ainda passou a coordenar as
atividades de catalogação a partir do segundo semestre de 2016, contando com a
colaboração de todos os setores da Divisão de Arquivo em todas as etapas do
procedimento.
A Seção de Arquivo Definitivo de Primeiro Grau, responsável pelo desarquivamento
e rearquivamento dos processos judiciais findos de primeiro grau, demanda esta
solicitada pelas comarcas e demais setores do Tribunal de Justiça, apresentou a
estatística a seguir:
DESARQUIVAMENTO
E REARQUIVAMENTO DE PROCESSOS JUDICIAIS FINDOS DE PRIMEIRO GRAU |
|||
MÊS |
PROCESSOS SOLICITADOS |
PROCESSOS DESARQUIVADOS |
PROCESSOS REARQUIVADOS |
Janeiro |
2.597 |
3.605 |
1.966 |
Fevereiro |
4.221 |
5.250 |
3.250 |
Março |
5.573 |
6.091 |
4.575 |
Abril |
4.206 |
7.276 |
4.214 |
Maio |
4.707 |
6.032 |
5.618 |
Junho |
5.082 |
4.547 |
6.350 |
Julho |
4.756 |
4.752 |
4.787 |
Agosto |
4.820 |
7.401 |
5.604 |
Setembro |
4.735 |
6.301 |
4.363 |
Outubro |
3.933 |
3.622 |
3.619 |
Novembro |
4.501 |
4.494 |
4.076 |
Dezembro |
2.595 |
3.619 |
3.085 |
TOTAL |
51.726 |
62.990 |
51.507 |
Fonte: sistema SAJ/ARC e controle
estatístico da Seção de Arquivo Definitivo de Primeiro Grau.
Na Seção de Arquivo Definitivo de Segundo Grau, responsável pelo
gerenciamento do arquivo definitivo de processos findos originários do Tribunal
de Justiça catarinense e da documentação administrativa arquivada da secretaria
do Tribunal de Justiça, tem-se a seguinte estatística:
ARQUIVAMENTO
E DESARQUIVAMENTO DE PROCESSOS JUDICIAIS DE SEGUNDO GRAU |
||
MÊS |
PROCESSOS ARQUIVADOS |
PROCESSOS DESARQUIVADOS |
Janeiro |
129 |
39 |
Fevereiro |
461 |
5 |
Março |
795 |
4 |
Abril |
430 |
3 |
Maio |
131 |
6 |
Junho |
374 |
4 |
Julho |
90 |
7 |
Agosto |
274 |
6 |
Setembro |
664 |
1 |
Outubro |
88 |
17 |
Novembro |
287 |
39 |
Dezembro |
165 |
16 |
TOTAL |
3.888 |
147 |
Fonte: Sistema SAJ/SG e controle
estatístico da Seção de Arquivo Definitivo de Segundo Grau.
DOCUMENTAÇÃO
ADMINISTRATIVA DA SECRETARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
||||||
Mês |
Caixas de processos e documentos administrativos recebidas |
Processos recebidos e migrados para o sistema de arquivo |
Remessa física de processos e documentos |
Remessa digital de processos e documentos |
Pesquisa em documentos microfilmados |
Processos catalogados (localizados no acervo de microfilmes) |
Janeiro |
3 |
6.643 |
104 |
57 |
112 |
- |
Fevereiro |
158 |
- |
95 |
127 |
132 |
2.166 |
Março |
64 |
4.576 |
121 |
138 |
185 |
3.367 |
Abril |
0 |
102 |
187 |
118 |
56 |
1.534 |
Maio |
352 |
2.877 |
142 |
119 |
21 |
- |
Junho |
127 |
9.324 |
91 |
107 |
58 |
- |
Julho |
18 |
1.342 |
126 |
157 |
19 |
- |
Agosto |
4 |
196 |
102 |
154 |
36 |
- |
Setembro |
149 |
372 |
118 |
160 |
81 |
- |
Outubro |
162 |
3.250 |
120 |
132 |
49 |
1.180 |
Novembro |
176 |
1.235 |
97 |
127 |
43 |
1.201 |
Dezembro |
31 |
677 |
57 |
45 |
42 |
773 |
TOTAL |
1.244 |
30.594 |
1.360 |
1.441 |
834 |
10.221 |
Fonte: controle estatístico da Seção
de Arquivo Definitivo de Segundo Grau.
Na Seção de Digitalização para os Tribunais Superiores, responsável
pela preparação, digitalização, indexação e remessa eletrônica dos processos
judiciais ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, foram
coletados os seguintes dados:
MÊS |
PROCESSOS RECEBIDOS |
PROCESSOS
ENVIADOS À DRI
PARA REMESSA FÍSICA
AO STJ/STF |
PROCESSOS
ENVIADOS ELETRONICAMENTE AO STJ |
PROCESSOS
ENVIADOS ELETRONICAMENTE AO STF |
Janeiro |
481 |
1 |
243 |
5 |
Fevereiro |
703 |
1 |
859 |
12 |
Março |
1.042 |
0 |
976 |
3 |
Abril |
910 |
3 |
927 |
20 |
Maio |
502 |
1 |
546 |
11 |
Junho |
388 |
0 |
340 |
9 |
Julho |
458 |
3 |
368 |
11 |
Agosto |
500 |
0 |
407 |
3 |
Setembro |
774 |
1 |
569 |
4 |
Outubro |
503 |
0 |
651 |
6 |
Novembro |
472 |
0 |
459 |
14 |
Dezembro |
337 |
0 |
279 |
8 |
TOTAL |
7.070 |
10 |
6.624 |
106 |
Fontes: Sistemas SAJ/SG e ISTJ.
No período, o setor realizou
trabalhos relativos à eliminação de processos judiciais findos em parceria com
a Seção de Análise e Eliminação de Autos Findos e Documentos da Divisão de
Documentação e Memória do Judiciário, recentemente criada para desenvolver tal
atribuição.
5. Secretaria
Técnica de Elaboração Normativa
QUADRO ESTATÍSTICO DE 2016
(atualizado até 19 de dezembro de 2016).
NORMAS
INTERNAS EDITADAS NO ANO DE 2016 |
||||
NORMA |
PUBLICADAS |
DIGITALIZADAS |
INSERIDAS
NA BASE DE DADOS DO TJSC |
|
Atos Regimentais TJ |
13 |
13 |
13 |
|
Resoluções TJ |
27 |
27 |
27 |
|
Resoluções GP |
56 |
56 |
56 |
|
Resoluções Conjuntas GP/CGJ |
6 |
6 |
6 |
|
Resoluções CM |
15 |
15 |
15 |
|
Resoluções AJ |
2 |
2 |
2 |
|
Resoluções CGSJEPASC |
1 |
1 |
1 |
|
TOTAL |
120 |
120 |
120 |
|
NORMAS
INTERNAS COMPILADAS NO ANO DE 2016 |
||||
Realizadas |
56 |
|||
Revisadas |
56 |
|||
Incluídas no Sistema de Consulta a Atos
Normativos |
56 |
|||
PROJETOS
DE LEI EDITADOS NO ANO DE 2016 |
||||
Elaborados e revisados |
9 |
|||
A
Secretaria Técnica de Elaboração Normativa foi criada pela Resolução GP n. 57 de 17 de dezembro de 2013 e até a publicação da Resolução GP
n. 31 de 5 de julho de 2016, que reestruturou a
Diretoria-Geral Judiciária e a Diretoria de Documentação e Informações deste
Tribunal, era vinculada diretamente à Diretoria-Geral Judiciária e contava com
apenas 1 servidora: Graziela Neis de Alexandre – Chefe da Secretaria Técnica de Elaboração Normativa.
Com a
reestruturação noticiada, a Secretaria Técnica de Elaboração Normativa ficou
subordinada à Diretoria de Documentação e Informações e passou a contar com
mais 3 servidores e uma estagiária, a seguir nominados: Andrea Teixeira Machry – Técnica Judiciária Auxiliar exercendo a função
de revisora; Giovanni Secco – Revisor; Pietro Tabarin Volponi – Revisor e
Marina Goedert – estagiária do curso de letras.
Além das
atividades acima descritas, a Secretaria Técnica de Elaboração Normativa
confeccionou ou revisou normas internas que ainda se encontram em fase de
aprovação ou que, embora aprovadas, dependem de diligências complementares para
publicação, revisou relacionamentos de normas no Sistema de Consulta a Atos
Normativos e gerenciou a tabela de numeração de Atos Normativos internos deste
Tribunal.
Para o
melhor desempenho das atividades realizadas, a Chefia da Secretaria Técnica
participou de todas as Sessões do Tribunal Pleno desta Corte, bem como das
reuniões do Comitê de Análise de Competência das Unidades Judiciais e de outros
encontros específicos, de modo a observar, de forma detalhada, todas as
discussões envolvendo as normas submetidas à posterior votação (Ato Regimental
TJ ou Resolução TJ) ou edição (Resolução GP).