DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

 

A Diretoria de Gestão de Pessoas é responsável pelo gerenciamento e supervisão do quadro de pessoal do Poder Judiciário, tanto da Justiça de Primeiro Grau, quanto da Secretaria do Tribunal de Justiça, envolvendo servidores efetivos e comissionados, inativos, estagiários, voluntários e terceirizados.

Esse trabalho envolve o controle do ingresso na carreira, com o acompanhamento dos processos de nomeação dos servidores, de contratação de estagiários e terceirizados, e de adesão dos voluntários.

É responsável, também, pelo controle da movimentação funcional dos servidores (remoção, disposição, lotação etc.), pelo registro de todos os incidentes ocorridos durante a vida funcional dos colaboradores do Poder Judiciário, e pela elaboração da folha de pagamento dos magistrados, servidores, inativos (incluídos os juízes de paz e extrajudiciais) e estagiários.

Controla, ainda, as avaliações de desempenho e de estágio probatório dos servidores, e os afastamentos legais, direitos, deveres e benefícios dos colaboradores.

No presente relatório serão apresentadas informações mais detalhadas sobre os principais programas e atividades de responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas desenvolvidas no decorrer do ano de 2016.

Por força da Resolução n. 8/2016-GP, houve alteração da denominação de Diretoria de Recursos Humanos para Diretoria de Gestão de Pessoas, a qual passou a contar com o seguinte organograma:

 

 

1. QUADRO DA FORÇA DE TRABALHO

 

GRUPO

Quantidade

Pessoal cedido ao Poder Judiciário catarinense

242

Servidores exclusivamente comissionados

773

Servidores efetivos

5.780

Estagiários e bolsistas

2.508

Magistrados ativos

496

Militares

197

Residente judicial

144

Pessoal voluntário

631

 

2. SERVIDORES QUE JÁ PREENCHERAM REQUISITOS PARA APOSENTADORIA

 

A quantidade de servidores efetivos que poderiam se aposentar no corrente ano é de 464. Esse valor equivale a 8% do número de servidores efetivos.

 


3. FOLHA DE PAGAMENTO (MATRÍCULAS CALCULADAS)

 

Apresenta-se abaixo a relação de matrículas calculadas durante o ano de 2016 de acordo com o vínculo com o Poder Judiciário de Santa Catarina.

 

MATRÍCULAS CALCULADAS POR TIPO - janeiro a dezembro/2016

Tipo

jan

fev

mar

abr

mai

jun

jul

ago

set

out

nov

dez

Justiça de 1º Grau

4.463

4.450

4.432

4.425

4.425

4.415

4.406

4.399

4.383

4.377

4.372

4.366

Estagiários

2.740

2.696

2.773

2.836

2.859

2.867

2.853

2.860

2.909

2.924

2.946

2.508

Tribunal de Justiça

1.459

1.455

1.441

1.439

1.429

1.429

1.425

1.422

1.417

1.415

1.415

1.414

Justiça de 1º

Grau inativos

693

702

716

720

725

733

740

743

749

757

764

762

Magistrados

504

504

503

502

502

502

502

499

499

497

497

496

Comissionados

Tribunal de Justiça

403

412

408

412

407

409

411

412

392

397

396

383

Comissionados Justiça

de 1º Grau

409

409

409

409

405

405

408

407

399

396

398

390

Tribunal de Justiça

nativos

276

282

288

291

295

297

298

299

302

304

303

303

Militares

211

210

208

206

200

203

199

194

197

196

196

197

Magistrados inativos

139

139

140

141

141

141

140

143

143

145

145

146

Residência Judicial/

Candidatos Concurso

para Magistratura

131

129

122

120

158

153

146

161

160

186

188

160

À Disposição

23

19

21

21

21

21

21

21

21

21

21

20

1º Grau Aposentados

sem paridade.

24

24

25

25

25

25

25

25

25

24

23

23

TJ Aposentados

sem paridade.

2

2

2

2

3

3

3

3

3

3

3

3

TOTAL

11.477

11.433

11.488

11.549

11.595

11.603

11.577

11.588

11.599

11.642

11.667

11.171

Fonte: FOLHA - relatório da rotina AU/FE

 

 

Matrículas calculadas de janeiro a dezembro de 2016 – todos os tipos

 

Fonte: Relatório Contábil do sistema de Folhas de Pagamento.

 

Matrículas calculadas por classe de janeiro a dezembro de 2016

 

Fonte: Relatório Contábil do sistema de Folhas de Pagamento

 

4. MAGISTRADOS E SERVIDORES ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO

 

A seguir expõe-se a quantidade de magistrados e servidores em atividade, bem como o tempo que se encontram vinculados a este Poder.

 

Servidores ativos por tempo de admissão

Tempo

Quantidade

Percentual

0 a 10 anos

3.447

52,60%

10 a 15 anos

973

14,85%

15 a 20 anos

553

8,44%

20 a 25 anos

575

8,77%

25 a 30 anos

517

7,89%

30 a 35 anos

385

5,88%

35 a 40 anos

93

1,42%

+ de 40 anos

10

0,15%

Total

6.553

 

Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 09/12/2016

 

Servidores ativos por tempo de admissão

 

Magistrados ativos por tempo de admissão

Tempo

Quantidade

Percentual

0 a 10 anos

163

32,86%

10 a 15 anos

107

21,57%

15 a 20 anos

61

12,30%

20 a 25 anos

77

15,52%

25 a 30 anos

52

10,48%

30 a 35 anos

24

4,84%

35 a 40 anos

10

2,02%

+ de 40 anos

2

0,40%

Total

496

 

Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 09/12/2016

 

Magistrados ativos por tempo de admissão

 

5. PIRÂMIDE ETÁRIA

 

Demonstra-se na tabela e no gráfico abaixo a composição do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de acordo com a faixa etária e o sexo dos seus integrantes.

 

Faixa etária

Homens

Mulheres

20 a 25 anos

30

44

25 a 30 anos

283

403

30 a 35 anos

549

827

35 a 40 anos

589

904

40 a 45 anos

412

589

45 a 50 anos

304

505

50 a 55 anos

331

499

55 a 60 anos

278

257

60 a 65 anos

87

86

65 a 70 anos

35

31

70 a 75 anos

3

3

 

Fonte: SHF - RE/GE

 

DIVISÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS

 

6. BOLSA DE ESTUDOS

 

O Tribunal de Justiça mantém o Programa de Bolsa de Estudos, destinado a magistrados e servidores, para cursos de graduação, pós-graduação e para o curso da Escola Superior da Magistratura (Esmesc).

Por intermédio do programa, o Poder Judiciário custeia 70% do valor da mensalidade, exceto para o curso de direito, cujo custeio é de 100%.

No ano de 2016 foram oferecidas 330 vagas para cursos de graduação e 70 vagas para o curso de preparação para ingresso na magistratura, promovido pela Esmesc, conforme segue:

 

BOLSA DE ESTUDOS

GRADUAÇÃO

1º SEMESTRE

2º SEMESTRE

Total de Bolsas disponíveis

330

330

Total de Bolsas renovadas

174

192

Total de Bolsas concedidas

39

29

Total de Bolsas remanescentes

117

109

ESMESC

1º SEMESTRE

2º SEMESTRE

Total de Bolsas disponíveis

70

70

Total de Bolsas renovadas

31

29

Total de Bolsas concedidas

10

07

Total de Bolsas remanescentes

29

34

 

Além disso, foram beneficiados com bolsas de estudo para cursos de pós-graduação na área jurídica 84 servidores e 37 nas demais áreas.

 

7. GRATIFICAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

 

A gratificação de nível superior, prevista no art. 14 da Lei Complementar n. 90/93, é destinada a servidores não ocupantes de cargo de nível superior que tenham graduação escolar superior.

A tabela abaixo indica o quantitativo de servidores que recebem a gratificação de nível superior desde o ano de 2007, e a variação percentual de um ano em relação ao anterior:

 

Ano

Quantidade de servidores que recebem a gratificação

Variação em relação ao ano anterior (%)

2007

1.975

-

2008

2.403

21,7%

2009

2.659

10,7%

2010

2.703

1,7%

2011

2.557

-5,4%

2012

2.868

12,2%

2013

3.129

9,1%

2014

2.975

-4,9%

2015

2.965

-0,34%

2016

2.939

-0,88%

 

Esta gratificação é percebida por 43,95% dos servidores efetivos do Poder Judiciário.

 

8. AUXÍLIO-CRECHE

 

O auxílio-creche, previsto na Resolução n. 09/2001-GP, beneficia 1.004 servidores, conforme dados da folha de pagamento do mês de novembro de 2016. No ano de 2016 houve o deferimento de 237 pedidos.

 

9. VALE-TRANSPORTE

 

O vale-transporte corresponde à parcela de gastos que exceder a 6% da remuneração e é creditado mensalmente em folha de pagamento.

Em 2016, foram contemplados com o benefício 4 servidores, em média, no decorrer do ano.

 

10. AUXÍLIO-SAÚDE

 

O auxílio-saúde, benefício previsto na Resolução n. 12/2014-TJ, é o benefício assistencial concedido para custeio parcial de despesas com plano de assistência médica/odontológica e seguro saúde, do titular ou dos dependentes. Em 2016, o benefício foi concedido a 228 servidores.

 

11. AUXÍLIO MÉDICO-SOCIAL

 

Em 2016, foi implementado o benefício do auxílio médico-social, criado pela Lei Complementar estadual n. 680/2016 e regulamentado pela Resolução n. 52/2016-GP.

Trata-se de benefício assistencial concedido aos servidores e magistrados inativos do PJSC, fixado em R$ 500,00.

Ao longo do ano, o benefício foi concedido a 1.238 inativos.

 

12. AUXÍLIO-FUNERAL

 

O auxílio-funeral, previsto na Resolução n. 13/2013-TJ, corresponde ao benefício concedido ao familiar do servidor falecido, correspondente a 1 mês de remuneração ou proventos a que teria direito no mês de seu falecimento.

Em 2016, foram concedidos 16 benefícios dessa natureza.

 

DIVISÃO DE GESTÃO DE CARGOS

 

13. NOMEAÇÕES, EXONERAÇÕES E MOVIMENTAÇÃO FUNCIONAL

 

Durante o ano de 2016, ocorreram 39 nomeações de servidores para cargos efetivos deste Poder e 341 para cargos comissionados, totalizando 380 nomeações durante o ano.

Destas, destaca-se que 2 nomeações que se destinaram ao provimento de cargos efetivos e 7 de cargos comissionados decorreram de cargos criados por Lei Complementar, o que totaliza um aumento de 9 servidores no quadro deste Poder no ano de 2016.

Procedeu-se também à exoneração de 41 servidores ocupantes de cargo efetivo e de 326 de cargos comissionados.

Ainda, houve 117 concessões de gratificação especial prevista no art. 85, VIII, da Lei 6.745/85, pelo exercício de funções equivalentes às de cargo comissionado, bem como 129 revogações dessa natureza.

No que diz respeito à movimentação de pessoal efetivo, tem-se a ocorrência de 112 remoções dentro do quadro do Poder Judiciário, 32 lotações dentro da Secretaria deste Tribunal e 41 disposições. Quanto à movimentação de servidores ocupantes de cargo em comissão, ocorreram 87 lotações no Poder Judiciário.

Ademais, foi autorizada, no ano de 2016, a instituição de regime de cooperação em 42 processos, sendo 31 de Assistentes Sociais, 1 de Psicólogo, 8 de Oficiais de Justiça e 2 de Oficiais da Infância e Juventude.

Por fim, foram encaminhados 686 processos de nomeação de cargos comissionados para a Auditoria Interna.

Há, ainda, 4 disposições para órgãos externos.

 

14. TERCEIRIZAÇÃO

 

No que se refere aos funcionários terceirizados que laboram junto ao Poder Judiciário, o ano de 2016 encerra com 2.272 postos preenchidos nas seguintes áreas de atuação: Acabamento Gráfico, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Carga e Descarga, Copeira, Desenhista Industrial Gráfico, Engenheiro Mecânico, Garçom, Impressor de Corte e Vinco, Impressor de Serigrafia, Jardineiro, Marceneiro, Office-boy, Operador de Acabamento, Operador de Guilhotina, Operador de Sistemas, Porteiro, Preparador de Matrizes de Corte e Vinco, Recepcionista, Servente, Técnico em Edificações, Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, Vigilante Armado e Zelador.

Do total de postos, 1.587 estão distribuídos às Comarcas e 685 à Secretaria do Tribunal de Justiça.

As empresas que atuaram junto ao Poder Judiciário em 2016 prestando serviços de mão de obra terceirizada foram: Canadense Administração e Serviços Ltda., Intersept Ltda., Liderança Limpeza e Conservação Ltda., Lince Segurança Eletrônica Ltda.-ME, Lince Segurança Patrimonial Ltda.-ME, Mobra Serviços de Vigilância Ltda e Suricate Serviços Terceirizados Ltda. Epp.

 

15. ESTAGIÁRIOS

 

O Poder Judiciário Catarinense encerra o ano de 2016 com 2.403 estagiários remunerados contratados na área de Direito, distribuídos em Cartórios e Gabinetes de 1º e 2º graus, e Diretorias da Secretaria do Tribunal.

Cumpre destacar também que, ao final deste ano, 442 vagas encontram-se ocupadas por estagiários remunerados na Secretaria do Tribunal de Justiça e Comarcas nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Cinema, Comunicação Social, Desing, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica, Farmácia, História, Jornalismo, Letras (Português), Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Ensino Médio.

Assim, verifica-se que o Poder Judiciário Catarinense termina o ano de 2016 com um total de 2.845 estagiários em seu quadro.

 

16. VOLUNTÁRIOS

 

Durante o ano 2016 foram preenchidas 474 vagas para serviço voluntário nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Cinema, Comunicação Social, Desing, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica, Farmácia, História, Jornalismo, Letras (Português), Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social.

 

DIVISÃO DE REGISTROS FUNCIONAIS

 

17. ABONOS DE PERMANÊNCIA

 

O Abono de Permanência é o benefício concedido ao servidor efetivo que tenha alcançado todos os requisitos para se aposentar previstos na legislação em vigor (idade e tempo de contribuição), e optou por permanecer em atividade, até, no máximo, atingir a idade para a aposentadoria compulsória (75 anos).

O benefício é o reembolso do valor da contribuição previdenciária descontada mensalmente do servidor para o Regime Próprio de Previdência Social - RPPS (IPREV).

Em 2016, foram concedidos 156 abonos de permanência aos servidores efetivos deste Poder.

 

18. APOSENTADORIAS

 

É o direito conferido ao servidor público ocupante de cargo efetivo de se desvincular das atividades laborais, com a percepção de proventos mensais, após o cumprimento dos requisitos de idade e tempo de serviço exigidos pela Constituição da República Federativa do Brasil, sendo que, em 2016, foram concedidas 108 aposentadorias aos servidores deste Poder.

 

19. LICENÇAS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

 

Conforme previsto nos arts. 64 a 68 da Lei Complementar Estadual n. 6.745/1985, será concedida licença para tratamento de saúde (LTS) remunerada ao servidor que, por determinação médica e com a concordância da Junta Médica Oficial do Poder Judiciário, necessitar afastar-se por mais de 3 dias para tratamento de saúde.

No ano de 2016 foram realizadas 2.499 concessões de licença para tratamento de saúde de servidores neste Poder.

Outra modalidade de licença para tratamento de saúde é aquela destinada ao acompanhamento de pessoa da família (art. 69 da LCE n. 6.745/1985 e LCE n. 47/1992), sendo que no ano de 2016 foram concedidas 2.058 licenças.

 

20. LICENÇA-GESTAÇÃO

 

Prevista na Lei Complementar estadual n. 447/2009, a licença-gestação alcança servidoras efetivas e comissionadas do PJSC.

Em 2016, após decisão do Conselho da Magistratura, o período de licença-gestação das servidoras exclusivamente comissionadas foi equiparado ao das servidoras com vínculo efetivo, passando a 180 dias.

Ao todo, foram concedidas 165 novas licenças em 2016.

 

21. LICENÇA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES

 

No ano de 2016, houve 21 novas concessões da licença para tratar de interesses particulares.

 

22. CERTIDÕES

 

A Diretoria de Gestão de Pessoas emite certidões e declarações para atender aos diversos interesses dos colaboradores do PJSC.

Além de certidões diversas, são confeccionadas Certidão de Tempo de Serviço, Certidão de Atividade Profissional, Declaração de Tempo de Contribuição para obtenção de benefício junto ao INSS, Certidão para atender ao disposto na Res. n. 156/2012-CNJ e Transcrições Funcionais.

Durante o ano de 2016 foram emitidas 744 certidões e/ou declarações.

 

DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

 

23. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES

 

A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores desta Instituição em relação a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados são utilizados como indicadores para o planejamento e desenvolvimento de ações que visem à melhoria constante do ambiente de trabalho na Instituição.

A pesquisa aplicada em 2016, entre os dias 14 de outubro e 30 de novembro, apresentou como resultado, divulgado em dezembro de 2016, o índice de 62,73% que reflete o grau de satisfação dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina em relação aos componentes pesquisados.

Segue abaixo o resultado por questão pesquisada:

 

Questão

Componentes Pesquisados

Porcentagem de Satisfação

1

à disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho.

51,09%

2

às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo.

33,78%

3

à compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

64,86%

4

ao atendimento que recebe de outras áreas do PJSC.

64,24%

5

à comunicação institucional no PJSC.

60,13%

6

à clareza dos seus direitos e obrigações.

66,66%

7

à adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC.

62,98%

8

à qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade.

60,93%

9

às condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho.

57,51%

10

às condições físicas de trabalho oferecidas.

59,74%

11

às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC.

39,46%

12

aos sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho.

57,00%

13

aos equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho.

63,55%

14

à política de benefícios do PJSC.

41,16%

15

ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC.

41,34%

16

à proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você.

45,67%

17

ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor.

49,59%

18

à distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe.

68,22%

19

à cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades.

77,55%

20

ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho.

83,66%

21

à sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC.

65,28%

22

ao seu comprometimento com o PJSC.

86,99%

23

à comunicação com seu superior hierárquico.

81,58%

24

à orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional.

75,57%

25

à contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente.

75,48%

26

à possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho.

72,40%

27

à valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico.

75,22%

28

à valorização de seu trabalho pela sua equipe.

79,83%

29

às oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada.

57,70%

TOTAL

ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO

62,73%

 

24. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

 

A Avaliação de Desempenho dos servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina é um processo contínuo de avaliação que tem como principal objetivo identificar o real desempenho de cada servidor para que, como consequência, seja possível favorecer, por meio de reuniões de feedback, o diálogo e a cooperação entre servidor e chefia; identificar necessidades de capacitação e competências que possam ser aproveitadas em outras áreas de atuação na instituição; contribuir para o crescimento profissional e para o desenvolvimento de novas competências; reconhecer o bom desempenho do servidor.

A avaliação ocorre semestralmente (períodos de junho a novembro e dezembro a maio), conforme Lei Complementar n. 90/1993 e Resolução n. 44/2013-GP. Foram recebidas e cadastradas cerca de 5.000 avaliações em cada período avaliativo.

Com a finalidade de melhorar a sistemática de avaliação e, consequentemente, o acompanhamento do desempenho dos servidores efetivos do PJSC, a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas desenvolveu novo formulário de avaliação, aprovado pela Presidência deste Tribunal no ano de 2016, com previsão de implantação em junho de 2017. Em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação está sendo desenvolvido o sistema informatizado que possibilitará a implantação do novo formulário.

Como ação complementar no processo de mudança da sistemática da Avaliação de Desempenho foi desenvolvido, em conjunto com a Academia Judicial, o curso de “Avaliação de Desempenho: procedimentos e feedback” que teve duas turmas realizadas no ano de 2016, capacitando cerca de 800 gestores, entre servidores e magistrados, quanto aos conceitos e procedimentos da Avaliação de Desempenho.

 

25. ESTÁGIO PROBATÓRIO

 

A Seção de Acompanhamento de Pessoas da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas é responsável pelo acompanhamento do período de Estágio Probatório dos servidores. Neste período os servidores são avaliados trimestralmente com base nos critérios necessários para aprovação (assiduidade, disciplina, eficiência e idoneidade moral).

Em 2016 foram solicitadas, recebidas e cadastradas cerca de 2.800 avaliações de estágio probatório. Em 25 de novembro de 2016 havia 573 servidores em estágio probatório no Poder Judiciário de Santa Catarina. Até essa data, 200 servidores concluíram o estágio probatório.

 

26. PROMOÇÃO POR APERFEIÇOAMENTO

 

A Seção de Acompanhamento de Pessoas da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas é responsável pela instrução e análise inicial dos processos de promoção por aperfeiçoamento. Em 2016 foram analisados mais de 6.800 processos, com a respectiva emissão de parecer.

 

27. HOMENAGEM AOS SERVIDORES APOSENTADOS

 

Para a Homenagem aos servidores aposentados, foi realizado um trabalho conjunto entre a Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoal e a Divisão de Artes Gráficas. Foram elaborados 53 cartões de homenagem aos aposentados, posteriormente encaminhados a cada servidor que se aposentou no período compreendido entre janeiro de 2016 a novembro de 2016.

 

28. INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS

 

A Seção Psicossocial Organizacional é responsável pela elaboração de diagnósticos, trabalhos em grupo e acompanhamento de servidores que apresentam baixo desempenho nas avaliações de desempenho e estágio probatório ou encaminhados pela Corregedoria-Geral de Justiça ou outros setores do Tribunal de Justiça.

Em 2016, foram acompanhados 151 servidores de todo o Estado, além de terem sido realizadas 79 intervenções psicológicas decorrentes dos trabalhos realizados pela Seção. Ainda, foram realizados dois trabalhos em grupo na Comarca da Capital, sendo um deles o Programa de Desenvolvimento de Relações Interpessoais e o outro o Grupo Vivencial Florescer. Tendo em vista a Resolução 36/2015-GP, as demandas para o Programa de Desenvolvimento de Relações Interpessoais de outras Comarcas não puderam ser atendidas em 2016. Foram realizadas 2 intervenções decorrentes do Acompanhamento de Estágio Probatório e 10 intervenções in loco decorrentes do Programa de Acompanhamento do Desempenho dos servidores.

 

29. ENTREVISTAS DE LOTAÇÃO E RELOTAÇÃO

 

A Seção Psicossocial Organizacional é responsável pela realização de entrevistas para lotação ou relotação de servidores no Tribunal de Justiça. Durante o ano de 2016 foram realizadas 11 entrevistas de relotação.

 

30. PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A APOSENTADORIA

 

O Programa de Preparação para a Aposentadoria tem como objetivo oportunizar momentos de reflexão, elaboração da transição e concepção de projetos aos servidores que estejam próximos da aposentadoria. Busca-se, assim, oferecer um apoio para se pensar a vida após o desligamento do trabalho, quebrar o antigo paradigma de que a aposentadoria é o tempo da ociosidade e fomentar a visão de que esse é o tempo de transformar sonhos em projetos. Foram realizadas duas edições do Programa no ano de 2016, com a participação total de 60 servidores.

 

31. PROGRAMA OLHARES: REVELANDO TALENTOS DO JUDICIÁRIO CATARINENSE

 

O Programa Olhares tem como objetivo incentivar a criatividade, divulgar e reconhecer os talentos do Poder Judiciário de Santa Catarina. Magistrados, servidores e colaboradores participaram da edição de 2016, por meio do envio de fotografias e mensagens de autoria própria, referentes a temas específicos. Em sua 3ª edição, o Programa Olhares registrou 32 participantes, totalizando o recebimento de 94 trabalhos. Com base nestes, foi desenvolvida a Revista Olhares, elaborada em conjunto com a Divisão de Artes Gráficas e lançada na 4ª Mostra de Boas Práticas, com 400 cópias impressas, sendo distribuídas aos participantes do Programa e às unidades deste Judiciário.

 

32. PROGRAMA RODÍZIO DE FUNÇÕES

 

O Rodízio de Funções tem como objetivo aumentar o conhecimento quanto às atribuições e funções exercidas pelas diversas unidades do Tribunal de Justiça/Comarca, melhorar a comunicação entre setores e proporcionar uma maior integração entre os servidores. A edição de 2016, além de ter contado com o maior número de servidores participantes, chamou a atenção pelo expressivo aumento na participação de servidores lotados na Justiça de Primeiro Grau. No total, participaram 40 servidores, sendo que 18 eram lotados no Tribunal de Justiça e 22 nas seguintes comarcas: Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Capital, Chapecó, Içara, Itajaí, Joaçaba, Orleans, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Tubarão.

 

33. PROJETO “DICAS” NO PERFIL SERVIDOR

 

A seção “Dicas” do Perfil servidor é um espaço destinado à disponibilização de conteúdos de Língua Portuguesa e Saúde que visam proporcionar ao servidor do Poder Judiciário catarinense o aprimoramento dos conhecimentos na nossa língua e a melhoria da qualidade de vida.

Em 2016 foram disponibilizadas 12 dicas de português e 12 de saúde.

A Dica de Saúde é elaborada pela diretoria de Saúde e disponibilizada pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas.

 

34. FORMULÁRIOS

 

34.1 FORMULÁRIO DE INGRESSO

O formulário de ingresso tem por objetivo levantar dados sobre o perfil do servidor que está ingressando no Poder Judiciário catarinense e servir como uma ferramenta para o planejamento de mudanças na Organização. Foram cadastrados 31 formulários de ingresso, sendo 29 de servidores que foram lotados na Justiça de Primeiro Grau e 2 servidores lotados na Secretaria do Tribunal de Justiça.

 

34.2 FORMULÁRIO DE DESLIGAMENTO

O Formulário de Desligamento é um instrumento que busca conhecer como o servidor que está saindo do Poder Judiciário percebeu a Organização e como se sentiu trabalhando nela enquanto fez parte do quadro de servidores, além de servir como uma ferramenta para o planejamento de mudanças na Organização. No ano de 2016 foram cadastrados 159 formulários de desligamento, sendo 47 formulários referentes a pedido de exoneração e 112 de aposentadoria.

Dentre os pedidos de exoneração, 37 foram de servidores da Justiça de Primeiro Grau e 10 servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça. Os motivos que levaram os servidores a solicitar o desligamento foram por posse em outros cargos (33 servidores), outras escolhas profissionais (8 servidores) e 6 servidores por outros motivos.

Dentre os pedidos de aposentadoria, 86 foram de servidores do 1º grau e 26 de servidores lotados no 2º grau. Os motivos da aposentadoria foram por tempo de serviço (101 servidores), por invalidez (8 servidores) e compulsória (3 servidores).