DIRETORIA DE SAÚDE

 

A Diretoria de Saúde tem como atribuições atender emergências médicas, prestar assistência odontológica, serviços de enfermagem, acompanhamento psicológico e social.

É também responsável pela avaliação médica admissional, perícias médicas, avaliações psicossociais e análise de todo e qualquer processo afeto à saúde dos magistrados e servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina.

No presente relatório serão demonstradas as principais atividades e responsabilidades da Diretoria de Saúde.

 

1. JUNTA MÉDICA

 

A Resolução n. 15/2015-GP delegou competência à Junta Médica Oficial para, em relação aos servidores, proferir despacho final em pedidos de licença para tratamento de saúde própria e em pessoa da família.

Em 2016 foram analisados 2.547 (dois mil e quinhentos e quarenta e sete) processos de licença para tratamento de saúde e 1.974 (um mil e novecentos e setenta e quatro) processos de licença para tratamento de saúde em pessoa da família, totalizando 4.521 (quatro mil e quinhentos e vinte e um) processos.

Além disso, a Junta Médica realizou 309 (trezentos e nove) perícias e analisou 400 (quatrocentos) processos relacionados à saúde do servidor (conforme gráfico abaixo).

 

 

ACIDENTE DE TRABALHO

ACIDENTE EM SERVIÇO

ACOMPANHAMENTO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO

ADMISSÃO

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO

AVALIAÇÃO DE MARGEM CONSIGNÁVEL

DILIGÊNCIA

DISPOSIÇÃO

GRATIFICAÇÃO DE INSALUBRIDADE

GRATIFICAÇÃO DE PRODUTIVIDADE

GESTAÇÃO

HOMOLOGAÇÃO DE LAUDO

INCLUSÃO DE DEPENDENTES PARA FINS DE IMPOSTO DE RENDA

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDÊNCIÁRIA

LICENÇA ESPECIAL

LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE E RESTRIÇÃO DE FUNÇÃO

LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE EM PESSOA DA FAMÍLIA

LICENÇA PARA TRATAMENTO DE SAÚDE EM PRORROGAÇÃO

LICENÇA PARA TRATAMENTO EM PESSOA DA FAMÍLIA EM PRORROGAÇÃO

OUTROS

PAGAMENTO DE INDENIZAÇÃO

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS

PERÍCIAS

PRORROGAÇÃO DA ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

PRORROGAÇÃO DA READAPTAÇÃO FUNCIONAL

PRORROGAÇÃO DE POSSE

READAPTAÇÃO FUNCIONAL

RECONSIDERAÇÃO

RECURSO

REDUÇÃO DE CARGA HORÁRIA

RELOTAÇÃO

REMOÇÃO

RESTRIÇÃO DE FUNÇÃO

RESSARCIMENTO DE DESPESAS MÉDICAS

TERMO DE INSPEÇÃO DE SAÚDE

 

2. DIVISÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL

 

O Conselho Nacional da Justiça, através da Resolução n. 207, de 15 de outubro de 2015, instituiu Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário.

Assim, considerando a responsabilidade das instituições pela promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças de seus membros e servidores, o Poder Judiciário de Santa Catarina, através da Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional-DS providenciou as avaliações ambientais em todos os seus prédios, a fim de elaborar o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), bem como de implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

 

2.1. O LTCAT que tem como objetivo identificar a exposição aos agentes físicos, químicos e biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde e à integridade física do trabalhador para fins de concessão de aposentadoria especial. Para a elaboração do LTCAT foram avaliados todos os ambientes em que estão lotados os magistrados e servidores do Poder Judiciário, perfazendo o total de 157 edificações, incluindo as 111 Comarcas e o prédio sede do Tribunal de Justiça.

 

2.2. O PPRA que visa promover segurança e saúde no ambiente de trabalho, trabalha com foco em evitar doenças do trabalho e acidentes de trabalho. O referido programa foi elaborado para todas as 157 edificações do Poder Judiciário.

 

2.3. O PCMSO que tem caráter de prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico dos agravos à saúde dos trabalhadores, além da constatação dos casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis causados por riscos do trabalho ou quaisquer situações ligadas ao ambiente de trabalho. Esse programa abrange o total de 8360 trabalhadores, incluindo todos os magistrados e servidores do Poder Judiciário.

Com base no PPRA elabora-se o PCMSO, que determina quais os exames médicos ocupacionais e complementares (exames laboratoriais, audiometrias etc.) os trabalhadores deverão submeter-se, bem como a periodicidade dos mesmos.

A fim de atender o amplo conjunto de programas no campo da saúde dos magistrados e servidores, a Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional providenciou:

        execução dos exames complementares de 11 (onze) servidores da Divisão de Artes Gráficas/DIE;

        orientação e monitoramento das vacinas ocupacionais dos 20 (vinte) profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares de consultório odontológico), lotados na Diretoria de Saúde do Tribunal de Justiça.

Com o objetivo de impor barreiras de proteção e reduzir os riscos a que são expostos os servidores durante a jornada de trabalho, a DSSO orientou 40 (quarenta) servidores quanto ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Ao longo de 2016 foram fornecidos aos servidores 311 (trezentos e onze) EPI’s, tais como: 223 (duzentos e vinte e três) luvas; 83 (oitenta e três) máscaras e 5 (cinco) jalecos.

Outra frente de trabalho muito importante desenvolvida pela Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional está relacionada à ergonomia, que consiste no estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano.

Para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos magistrados e servidores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, a Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional (DSSO) realiza a análise ergonômica do trabalho, abordando as condições de trabalho.

Por indicação da Junta Médica, a DSSO avaliou ambientes de trabalho, com levantamento de riscos ambientais e de riscos associados ao trabalho, para relotação de servidores que possuem limitações físicas; para magistrados e servidores com problemas osteoarticulares; e para pessoas com deficiência.

Além disso, realizou avaliação ergonômica dos postos de trabalho da Vara de Execução Fiscal da Comarca da Capital; dos postos de trabalho da 3ª Vara Cível da Comarca da Capital; das estações de trabalho da Coordenadoria de Magistrados; da Secretaria Geral da Presidência; nas diretorias e gabinetes do Tribunal de Justiça; e dos servidores que participam do Programa de Teletrabalho.

Um ponto fundamental em Ergonomia é realizar uma boa análise antes de adquirir o equipamento, por isso, a DSSO participa da elaboração de projetos básicos para aquisição de mobiliário para o PJSC. Para tanto, estuda, modifica e elabora as especificações técnicas para aquisição de mobiliário de madeira, de cadeiras, entre outros, em conformidade com as orientações de sustentabilidade ambiental.

A DSSO é responsável ainda pelo desenvolvimento de outras atividades, tais como:

        - Aquisição de equipamentos de proteção ergonômica e de acessórios ergonômicos;

        Substituição de mobiliário, cadeiras e/ou equipamentos de proteção ergonômica, quando verificada a necessidade;

        Elaboração e implementação de solução ergonômica (extensor para os pés das mesas) para melhorar o posto de trabalho de pessoas com alta estatura, acima da curva média da população, assim como, para pessoas que utilizam cadeira de rodas;

        Fiscalização qualitativa do material ergonômico, mobiliário e cadeiras, recebidos pela Divisão de Almoxarifado, e posteriormente distribuídos aos magistrados e servidores.

        Intervenções ergonômicas, avaliação de planilhas antropométricas, disponibilização de acessórios ergonômicos e substituição de cadeiras, conforme planilhas abaixo:

 

INTERVENÇÕES ERGONÔMICAS

QUANTIDADE

Gabinete da Presidência

19

Gabinete dos Desembargadores e Juízes

8

Corregedoria Geral da Justiça

6

Diretorias

22

Comarcas

31

TOTAL

86

Fonte: Dados da Seção de Ergonomia

 

AVALIAÇÃO DE PLANILHAS ANTROPOMÉTRICAS

QUANTIDADE

Gabinete da Presidência

13

Gabinete dos Desembargadores e Juízes

27

Corregedoria Geral da Justiça

5

Diretorias

55

Comarcas

199

TOTAL

299

Fonte: Dados da Seção de Ergonomia

 

DISPONIBILIZAÇÃO DE ACESSÓRIOS ERGONÔMICOS

QUANTIDADE

Apoio para os pés

270

Apoio para mouse

1549

Apoio para teclado

1549

Apoio para antebraço

1478

Apoio lombar

26

TOTAL

4872

Fonte: Dados da Seção de Ergonomia

 

SUBSTITUIÇÃO DE CADEIRAS

QUANTIDADE

Cadeira sem braço

14

Cadeira com braço

21

Cadeira especial PP

3

Cadeira especial PO

1

TOTAL

39

Fonte: Dados da Seção de Ergonomia

 

3. DIVISÃO DE SAÚDE AMBULATORIAL

 

VACINA DA GRIPE

A vacina da gripe tem por objetivo imunizar os magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário, sendo aplicadas 9.288 (nove mil e duzentas e oitenta e oito) vacinas em 2016.

 

KIT PSICOLÓGICO

A Divisão de Saúde Ambulatorial é responsável pela aquisição de testes e materiais psicológicos utilizados pelos psicólogos de todo o Poder Judiciário.

Na Diretoria de Saúde, os testes são usados frequentemente para avaliar os servidores encaminhados pela Junta Médica; os que estão em atendimento psicológico; para avaliar os candidatos à Magistratura e os juízes substitutos para fins de vitaliciamento.

No ano de 2016 foram adquiridos 18 testes psicológicos.

 

ATENDIMEMTO MÒVEL DE EMERGÊNCIA

É um serviço especializado de atendimento médico móvel com UTI móvel contratado para atender 13 (treze) unidades do Poder Judiciário, localizadas na Grande Florianópolis.

O atendimento móvel de emergência tem por objetivo a preservação da vida dos magistrados, servidores, colaboradores e daqueles que estão nas dependências das unidades protegidas.

Em 2016 foram atendidos 2 (dois) casos de emergências médicas.

 

ATENDIMENTO MÉDICO

A fim de cumprir o artigo 6º da Resolução n. 207/2015-CNJ, que estabelece como atribuição da Diretoria de Saúde – prestar assistência à saúde de caráter emergencial – nesse ano de 2016 foram realizados 359 (trezentos e cinqüenta e nove) atendimentos médicos emergenciais.

 

ENFERMAGEM

O serviço de enfermagem tem o propósito de exercer atividades relacionadas à restauração da saúde do paciente.

No ano de 2016 o serviço de enfermagem realizou 1.809 (um mil e oitocentos e nove) procedimentos.

 

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO AMBULATORIAL

O atendimento psicológico visa atender, acompanhar e tratar magistrados e servidores encaminhados pela Junta Médica e pela Diretoria de Gestão de Pessoas, para instrução de processo administrativo.

Em 2016 foram efetuados 1.012 (um mil e duzentos e doze) atendimentos psicológicos.

 

ATIVIDADES DO SERVIÇO SOCIAL

O serviço social elabora estudos sociais por meio de entrevistas, visitas em domicílio, em clínicas especializadas e no local de trabalho dos magistrados e servidores, para instrução de processos administrativos encaminhados pela Junta Médica.

As Assistentes Sociais, em 2016, realizaram 192 (cento e noventa e duas) atividades.

 

FARMÁCIA

A Seção de farmácia tem por objeto oferecer, exclusivamente, a magistrados, servidores ativos e inativos e a seus dependentes, medicamentos a preço de custo, mediante apresentação de prescrição médica/odontológica.

A Farmácia do Poder Judiciário Catarinense atende todas as Comarcas e Circunscrições do Estado.

No ano de 2016, foram adquiridos e liberados 8.104 (oito mil e cento e quatro) produtos.

 

4. DIVISÃO DE SAÚDE ORAL

 

Os serviços de atendimento odontológico são prestados a magistrados e servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina e seus dependentes, nos termos da Resolução n. 01/93-GP.

No período de janeiro a novembro de 2016, foram realizadas pelos odontólogos 2.369 (duas mil e trezentas e sessenta e nove) consultas a 1.971 (um mil e novecentos e setenta e um) pacientes, e 6.335 (seis mil e trezentos e trinta e cinco) procedimentos foram efetivamente realizados.

 

DENTISTAS

Pacientes

Consultas

Proced.

Dias úteis

Não trab.

Pac F

%F

Pac Can

Outras

Dias atend.

Horas

Proc  dia

José Eduardo C. Shiozawa

373

427

1.378

235

70

61

14,29

85

4

161

644

8,56

Maria Eugênia B. Burg

691

766

1.478

236

43

90

11,75

110

0

193

1.158

7,66

Lauro Bragaglia

397

507

1.995

236

68

27

5,33

118

0

168

672

11,88

Reginaldo Reitz

510

669

1.484

236

2

93

13,90

125

0

234

936

6,34

TOTAL

1.971

2.369

6.335

 

183

271

11,44

438

 

756

3.410

8,61

Fonte: Sistema Prodente.

 

Em relação ao Laboratório de Prótese, foram realizados 1.039 (um mil e trinta e nove) serviços, dentre eles confecção de dentes provisórios, moldeira individual, placa de bruxismo (Michigan), placa de clareamento, próteses.