DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

A Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI, tem como missão principal a efetivação das políticas de informatização, assegurando soluções adequadas de tecnologia da informação aos seus usuários.

Compete à DTI a gestão da tecnologia da informação, relativa às áreas de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de informação (TI), o provisionamento de novos sistemas, bem como a manutenção dos sistemas legados, manutenção de equipamentos e canais de comunicação, a disseminação do conhecimento sobre a utilização da informática, a prestação de suporte em todas as unidades organizacionais do PJSC, e a prestação de suporte nos sistemas SAJ.

Caracteriza-se ainda pelo assessoramento técnico ao Conselho Gestor de Tecnologia da Informação – CGInfo, na definição de estratégias e políticas para o uso da TI, no âmbito do Poder Judiciário catarinense – PJSC, de modo a assegurar o alinhamento de TI com as demandas internas e externas; a segurança das informações e a atualização tecnológica.

No que tange ao Gabinete do Diretor, em cumprimento às suas atribuições, foram desenvolvidas as atividades de planejamento, organização, execução e controle das ações de tecnologia da informação, em consonância com as diretrizes do CGInfo e com o apoio da estrutura organizacional e operacional da Diretoria, com o objetivo de levar a efeito as diretrizes alinhadas.

Para dar suporte à realização dos diversos projetos, buscou-se investir na renovação e ampliação permanente da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e software, com a manutenção de uma política sistemática de aquisição e renovação de todo parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de sistemas, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.

Em cada etapa, em cada atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo Poder Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções, atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários internos quanto externos, sendo o serviço gratuito ou não.

A evolução da governança de TI foi uma das ações prioritárias conduzidas pelo gabinete do diretor, atendendo as diretrizes e determinações dispostas nas Resoluções n. 182/2013 e 211/2015, do CNJ, relativas ao planejamento de contratações de soluções de TI e à estratégia nacional de TI do Poder Judiciário – Entic-Jud, respectivamente.

A estrutura organizacional da diretoria atualmente tem a seguinte composição:

 

O processo de governança de TI atualmente executado pela DTI, possibilita a gestão de 171 pessoas, a execução de 214 projetos que consomem um orçamento anual de R$103.602.520,49, por meio de 64 contratos.

 

Quadro de pessoal da DTI

 


 

 

Projetos da DTI

 

 

Segmentação dos projetos da DTI

 

 


 

 

Segmentação do orçamento da DTI

 

 

Contratos da DTI – por unidade gestora

 

 

Das ações dispostas no plano de trabalho proposto para 2016 pelo Entic-Jud, destaca-se a elaboração do seu Planejamento Estratégico (Disponível em http://www.tjsc.jus.br/web/gestao-estrategica/planejamento-estrategico-de-tecnologia-da-informacao), da Política de Segurança da Informação, do plano anual de capacitação e a adequação dos processos de aquisições de bens e contratações de serviços de TI com as diretrizes estabelecidas pelo CNJ.

 

Planejamento Estratégico de TIC – PETIC do PJSC

 

 

Planejamento de contratações de TI – Processo de Trabalho

 

O relatório a seguir apresenta as atividades desenvolvidas pela Diretoria no exercício de 2016, estando as informações agrupadas por Divisão.

 

DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS

 

Responsável por prover a infraestrutura tecnológica física e lógica necessária à execução dos serviços de Tecnologia da Informação disponibilizados ao público interno e externo.

 

Sobre essa infraestrutura, destacamos os seguintes itens de configuração:

 

DETALHAMENTO DA INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA FÍSICA E LÓGICA DO PJSC

CPD

Sala cofre com certificação NBR-15247, com proteção contra incêndio, inundações e arrombamento, sistema de combate a incêndio, controle de acesso biométrico e câmeras e dois no-breaks redundantes de 120kva

32 servidores físicos com 768 processadores e 4,5 TB de memória

360 servidores virtuais

Servidores de armazenamento com 120 TB

Servidores de banco de dados com 672 processadores e 6,5 TB de memória, com 80 TB de armazenamento

2 servidores de backup em disco

1 servidor de backup em fita

 

Dentre os principais projetos e atividades executados no ano destacaram-se:

 

SAJ e Portal ESAJ

       Manutenção da alta disponibilidade para os ambientes PG5 e SG5 replicados no CIASC;

       Atualização do PG5 para atender ao NCPC, atualizadas mais de 50 versões em um final de semana, sem indisponibilidade;

       Apoio no Projeto IPESG;

       Criação de procedimentos simplificados de atualização das versões do SAJ;

       Implantação do monitoramento proativo Zabbix para os servidores desktop SAJ;

       Implantação de melhorias na segurança portal ESAJ

§  Ativação do SSL;

§  Ativação da prevenção de ataques e robôs;

§  Melhorias no monitoramento proativo Dynatrace;

       Canary release para implantação distribuída de novas versões;

       Docker para fins de gerenciamento da operação e serviços de forma centralizada;

 

Servidores e Infraestrutura

       Substituição de 29 servidores das comarcas;

       Instalação e configuração de 4 novos servidores, ampliando a capacidade de processamento e memória do ambiente de virtualização;

       Implantação do novo ambiente de backup, novo software e novo appliance de backup em disco;

       Implantação do monitoramento proativo Zabbix para as Comarcas e servidores do AD;

       Migração de servidores e aplicações do storage Clariion visando o desligamento de equipamento obsoleto;

       Processo de baixa e doação de diversos equipamentos defasados tecnologicamente e inservíveis ao Poder Judiciário;

       Licitação para ampliação em +90 TB da capacidade do storage VNX5400;

       Novos contratos de serviço de suporte aos servidores e storages;

       Redundância de backup entre os ambientes não-SAJ, como SIDEJUD com backup e logs de bancos replicados no CIASC;

       Migração do Workflow para um ambiente mais robusto e confiável.

       Melhorias na infraestrutura do DJE e disponibilização de nova versão;

       Apoio às equipes em diversos sistemas entregues durante o ano;

 

MS Active Directory

       Conclusão da migração de pastas de trabalho dos servidores legados Samba para o Windows Fileserver;

       Melhorias na segurança dos servidores de aplicação com a aplicação de políticas de acesso;

 

Academia Judicial

       Atualização da infraestrutura da Academia Judicial e configurações para melhor performance;

 

Portal do PJSC

       Implantação de melhorias de segurança e disponibilidade;

 

Outros sistemas

       Suricato, Auditoria, Implementações Wildfly;

       Serviços de apoio SVN, IC, Maven;

       Migrações nos sistemas da saúde RaioX e Prodent

 

DIVISÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

 

Responsável por manter todos ativos de tecnologia da Informação destinados aos usuários internos e externos, compreendendo atividades judicantes e administrativas que utilizem equipamentos e itens de informática na execução direta de suas atividades, bem como realizar atendimento dos chamados de atendimento técnico e de suporte aos sistemas SAJ-PG e SAJ-SG.

Detalhamento dos equipamentos de informática componentes do parque de TI do PJSC:

 

EQUIPAMENTO

QUANTIDADES

MICROCOMPUTADOR

12.632

ULTRABOOK/NOTEBOOK

1.309

IMPRESSORAS

2.128

MULTIFUNCIONAIS

1.821

SCANNER

1.176

MONITORES

23.695

TOTAL

42.761

 

No decorrer do ano de 2016 a Divisão de Equipamentos de Informática realizou a distribuição dos seguintes equipamentos/serviços e quantidades:

 

DISTRIBUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS 2016

​Quantidade

MICROCOMPUTADORES

296

MONITORES

880

NOBREAKS

434

IMPRESSORAS

207

MESAS DE SOM

78

MICROFONES

134

EMISSÃO DE CERTIFICADOS DIGITAIS

2516

ULTRABOOK/NOTEBOOK

35

SCANNERS

198

TOTAL

4.748

 

Foram recebidos também mais de 30.000 chamados referentes a incidentes dos sistemas SAJ-PG e SAJ-SG.

 

Dentre os principais projetos executados no ano destacaram-se:

Elaboração de estudos técnicos visando a atender as seguintes demandas:

       Baterias p/ Nobreak 3Kva e 5Kva;

       Cartuchos e toners coloridos;

       Digitalizadora de Microfilmes e Microfichas;

       Manutenção de Scanner;

       Materiais de rede (conectores, patch cords, divisores, etc);

       Microcomputadores;

       Monitores de vídeo;

       Notebook para CGJ e Plantões Judiciais;

       Software para Central de Serviços;

       Certificado Digital;

       Peças e acessórios (hd, memória, placas, fones de ouvido, etc);

       Leitor biométrico (controle de apenados).

 

DIVISÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

 

Responsável por prover ferramentas de Tecnologia da Informação para apoio à gestão do conhecimento no Poder Judiciário de Santa Catarina por meio da execução de projetos com o objetivo de prover soluções computacionais adequadas ao PJSC com ênfase em gestão de documentos eletrônicos, gestão de conteúdo web, suporte ao ensino a distância, gestão acadêmica e integração com outros órgãos públicos.

Gestão do Conhecimento (GC) é o processo sistemático para identificar, capturar, disseminar e utilizar conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. Nos dias atuais, a GC tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações em função do seu alto poder transformador, sobretudo pelo aumento da capacidade em agir, inovar, compartilhar e transformar processos, produtos e serviços.

O Poder Judiciário de Santa Catarina possui um objetivo estratégico para “Concretizar a Gestão do Conhecimento” e, durante este ano de 2016, a Divisão de Gestão do Conhecimento avançou em todas as suas frentes de atuação, prospectando, desenvolvendo e implantando ferramentas de TI associadas à GC, de modo a, entre outras coisas, facilitar o acesso à informação.

Principais resultados obtidos, em 2016, com o uso das ferramentas providas e mantidas pela DGC:

 

SERVIÇO

​QUANTIDADE

Portal institucional

Média diária de 110.902 acessos

Diário da Justiça eletrônico

Mais de 305.000 matérias publicadas, gerando mais de 500.000 acessos

Portal da Jurisprudência catarinense

600.000 acessos a 1,4 milhões de documentos

Sistema Hermes – Malote Digital

Mais de 750.000 documentos encaminhados

Portal da Academia Judicial

Realização de 23 cursos na modalidade EaD

Sistema de Processos Administrativo - SPA

47 mil processos já criados, com mais de 410.000l documentos emitidos.

364 setores habilitados; mais de 1.200 usuários habilitados;

451 assuntos distintos habilitados para tramitação.

 

Dentre os principais projetos executados no ano destacaram-se:

 

Sistema de Processo Administrativo - SPA

Com a publicação da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 7 de 26 de outubro de 2015 o sistema SPA foi instituído como ferramenta oficial de cadastramento, tramitação e classificação de processos administrativos em meio eletrônico no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (PJSC).

Em 2016, as metas estabelecidas em 2015 foram atendidas quase integralmente. A expansão do uso do sistema SPA nas comarcas tornou-se realidade por meio da disponibilização de um curso autoinstrucional com carga-horária de 134 horas realizado na modalidade à distância, resultado de parceria entre a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Academia Judicial (CEJUR). Neste curso, oferecido entre os meses de novembro e dezembro de 2016, foram capacitados aproximadamente 470 servidores (Chefes de Secretaria de Foro principalmente, porém não exclusivamente).

Avanços significativos também foram registrados no trato do desenvolvimento de novas funcionalidades. O apensamento de processos, funcionalidade bastante aguardada pelos usuários, assim como as funcionalidades tornar peças sem efeito, localizar e editar documentos, além da possibilidade de validação de documentos eletrônicos, entre outras, foram disponibilizadas ao longo do ano.

Outra iniciativa que continua gerando bons resultados é a autuação de processos por meio de formulários padronizados, pois garantem completude, padronização e qualidade do requerimento inicial. Vários destes formulários foram desenvolvidos, como, por exemplo, solicitação de licença para tratamento de saúde (própria e em pessoa da família), licença gestação, solicitação de promoção por aperfeiçoamento, solicitação de gratificação de nível superior, solicitação de licença para tratar de interesses particulares, solicitação de bolsa de estudo para magistrado, solicitação e renovação de bolsa de estudos (Graduação e ESMESC), solicitação de participação em curso ou evento (magistrados e servidores).

Também neste exercício, com as novas regras para concessão do Selo Justiça em Números definidas pela Portaria CNJ nº 56 de 27 de maio de 2016, o SPA passou a prover a movimentação analítica e os dados dos processos administrativos, conforme o Modelo Internacional de Interoperabilidade (MNI), versão 2.2.2 de 07 de julho de 2014.

Em números, a utilização do sistema SPA resume-se atualmente aos seguintes dados: cerca de 47 mil processos já criados; aproximadamente 410 mil documentos emitidos; 364 setores habilitados; mais de 1.200 usuários com permissão para receber, incluir documentos e tramitar os processos, 451 assuntos distintos habilitados para tramitação. Até novembro, mais de 82% dos processos administrativos já estavam sendo autuados em meio eletrônico.

Para 2017 a meta é continuar a expandir o uso do sistema SPA, através do credenciamento de novos setores, especialmente nas comarcas; habilitação de novas classificações de processos administrativos eletrônicos, bem como aprimorar o sistema SPA tratando de melhorias de layout e usabilidade, com desenvolvimento, e consequente disponibilização, de novas funcionalidades a exemplo dos marcadores.

 

Portal da Jurisprudência

Em 2016, considerando a quantidade de usuários e a importância do sistema de consulta à jurisprudência catarinense para o meio jurídico, diversas melhorias foram realizadas. A mais impactante foi a confecção e publicação do novo Portal da Jurisprudência. Visando principalmente à melhor disposição e disponibilização da informação, o novo portal veio consolidar diversos serviços relativos à Jurisprudência do PJSC.

Além das informações já disponíveis anteriormente, agora é possível obter acesso rápido às consultas jurisprudenciais do STF e STJ, bem como aos itens de Repercussão geral do STF e Recursos Repetitivos do STJ, às súmulas e diretrizes e aos enunciados. Em alinhamento ao novo CPC, foi disponibilizada também a ferramenta "Jurisprudência em Teses", apresentando diversos entendimentos do TJSC sobre temas específicos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurídico.

Outro serviço muito utilizado no ano de 2016 foi o Informativo da Jurisprudência. Em seu quarto ano de existência, o serviço foi executado de forma periódica e mensal, atingindo cerca de 24.000 receptores a cada envio.

Ainda, em relação aos sistemas agregados ao Portal da Jurisprudência, foi disponibilizado o Anuário das Turmas de Recursos do ano de 2016. O Anuário é uma publicação anual do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, composta de julgados selecionados pela Comissão Permanente de Jurisprudência, sob responsabilidade gerencial da Divisão de Documentação da Diretoria de Documentação e Informações, com circulação nacional.

Para fins estatísticos e de análise, o sistema de Consulta à Jurisprudência recebe, em média, 45 mil visitas mensais. Entre os meses de outubro e novembro de 2016, por exemplo, recebeu mais de 250 mil visitas, com quase 90 mil usuários distintos, incluindo diversas nacionalidades (Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Índia, Áustria, Rússia, Argentina, Itália, França, etc.). Tais dados demonstram a utilidade da ferramenta e quão significativa ela é para a sociedade.

 

Sistema Hermes - Malote Digital

No cotidiano do PJSC, muitos documentos precisam ser trocados entre os diversos setores. Muitos destes documentos são trocados por meio de malotes internos ou serviços dos Correios. Com a resolução nº 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi instituído o Sistema Hermes - Malote Digital, com o propósito de possibilitar a troca de documentos oficiais em meio eletrônico entre os diversos órgãos do Poder Judiciário Nacional.

Em 2016, houve grande adesão ao sistema por parte dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). Além disso, em esforço conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça, foram habilitadas as novas serventias extrajudiciais. No período compreendido entre dezembro de 2015 e novembro de 2016, mais de 751 mil documentos foram enviados pela ferramenta, o que trouxe grande celeridade e economia ao erário, na ordem de 4 milhões de reais ao ano, considerando insumos e custos postais.

 

Ferramenta genérica de Busca Textual

Considerando a expressiva produção de documentos eletrônicos no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), fica evidente a necessidade de uma boa gestão documental e, consequentemente, do apoio sistêmico às atividades envolvidas nessa área, como, por exemplo, a definição de metadados, indexação e pesquisa de documentos. Com tal propósito, uma ferramenta de apoio foi concebida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada nos seguintes contextos:

       Jurisprudência Administrativa

       Consulta de atos Normativos

       Doutrina do CEJUR

       Acórdãos do Conselho da Magistratura

       Decisões Monocráticas das Turmas Recursais

       Acórdãos das Turmas Recursais

Em 2016, avanços foram desenvolvidos no sistema, principalmente baseados nas sugestões dos usuários, visando sempre à evolução do serviço e suporte às necessidades advindas das atividades diárias de cada setor. A versão 1.7.0 do sistema, a ser lançada logo no início de 2017, contempla melhorias na infraestrutura, bem como suporte a novos tipos de metadados, permitindo a disponibilização de qualquer tipo de arquivo ao consulente. Além disso, juntamente com o lançamento da nova versão, haverá a implantação do Sistema na Diretoria de Materiais e Patrimônio, com a disponibilização do sistema de busca para documentos relativos a Contratos e Convênios.

 

Diário de Justiça Eletrônico Multicadernos

O Diário de Justiça Eletrônico (DJE) é o documento oficial de publicações do Poder Judiciário em Santa Catarina, sendo um dos serviços mais acessados no portal WEB da instituição. Diante da sua importância, os serviços associados à sua confecção, disponibilização e acesso estão em evolução constante. Durante o ano de 2016, as melhorias a seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:

       Melhorias nas ferramentas de apoio na diagramação do DJE;

       Integrações com sistemas internos, automatizando o envio de diversos tipos de matérias;

       Suporte e integração com o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5, implantada no Segundo Grau de jurisdição.

Cerca de 305 mil matérias foram publicadas em 2016 no DJE por intermédio das ferramentas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

Em agosto de 2016 foi lançada a versão Multicadernos do DJE. A partir de então é possível segmentar do Diário da Justiça em Cadernos independentes numa mesma edição, trazendo benefícios aos consulentes e à Diretoria de Documentação e Informações, responsável por sua disponibilização. Além disso, foi expandido às comarcas o uso das ferramentas referentes ao DJE, conferindo maior celeridade e segurança na publicação das matérias e reduzindo em cerca de 4 vezes o tempo total dispendido em todo o processo diário de publicação do periódico.

 

Sistema de Envio de Recursos ao STF - SER

O SER é o sistema utilizado pelo TJSC para realizar o envio de recursos extraordinários e agravos em recursos ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2016, com a implantação do Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5, que trouxe o processo eletrônico para o segundo grau de jurisdição, o SER passou por uma completa remodelagem com o propósito de permitir o envio e a baixa de recursos especiais ao STF relacionados aos processos judiciais eletrônicos pertencentes ao SAJ5/SG.

 

Sistema de Envio de Recursos ao STJ - iSTJ

O sistema iSTJ é a ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar recursos especiais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No ano de 2016, com a implantação do processo eletrônico no segundo grau de jurisdição (versão 5 do sistema SAJ/SG), adequações foram demandadas no iSTJ. Essas adequações ocorreram ao longo do ano corrente, porém tiveram que ser interrompidas em função do lançamento da versão 4 do sistema iSTJ.

As tratativas para a implantação da versão 4 foram iniciadas e serão concluídas no ano seguinte (2017).

 

Push – TJSC

Trata-se do serviço de notificação sobre a movimentação processual da justiça de 1º e 2º graus, além das Turmas de Recursos.

Com a implantação da versão 5 do sistema SAJ/SG no segundo grau, o Push passou por uma adequação com o propósito de permitir o acompanhamento das movimentações relacionadas aos processos judiciais eletrônicos pertencentes ao SAJ5/SG.

 

Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial

O Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial permite gerenciar os diversos cursos e eventos oferecidos pela instituição, bem como os pedidos individuais para cursos e eventos externos. Para cada curso, além das informações básicas, é feito o seu agendamento e são cadastrados os participantes e instrutores. Durante a execução do curso, o sistema é responsável pelo controle de presença, e após sua finalização são construídos e emitidos os relatórios dos encontros e relatórios finais do curso. O sistema também disponibiliza as avaliações aos participantes e instrutores, possui um módulo de certificação e de extração de relatórios. Além da gestão dos cursos e eventos o sistema também faz o controle da Residência Judicial.

Dentre as manutenções realizadas no Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial em 2016, destacam-se:

        Alterações relacionadas à emissão de certificados dos cursos que trouxeram ganhos tanto para os alunos quanto para a Academia Judicial, tais como qualidade e agilidade na emissão dos certificados: inclusão de novos modelos, disponibilização totalmente em formato PDF e melhorias na consulta, permitindo, além do nome, a consulta por matrícula, código do curso, nome do curso e registro do certificado.

        Implementação da possibilidade de solicitação de custeio para voluntários dos cursos de Mediação Judicial do JEPASC (Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos), permitindo descentralização da tarefa de solicitação de custeio para o responsável pela inscrição dos participantes no curso, mantendo ainda centralizada a geração de relatórios, necessários para realização das atividades da Academia Judicial, o que resultou em melhoria na forma de trabalho deste órgão, evitando retrabalho.

        Alteração do módulo de planejamento para que fosse possível adicionar e excluir novas salas de aula sem a necessidade de alteração no código-fonte do sistema, motivada pela mudança de endereço físico da AJ, no início de 2016.

        Ajustes no módulo de controle de presença, permitindo auditoria das alterações realizadas, restrições para exclusões de dados e integração com Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamento (SGDD) da DOF. Além destes, houve também alteração no módulo de avaliação de modo a permitir que alunos que não tivessem concluído sua avaliação do curso, pudessem fazê-la novamente.

        Alteração no módulo de envio de e-mails para contemplar a necessidade de envio de e-mails diferenciados para magistrados, já que para estes é necessária a autorização da Presidência do TJSC para a participação em cursos/eventos.

        No que diz respeito à infraestrutura, a fim de equacionar o problema de lentidão e tratar das quedas na abertura de inscrições para cursos com muita procura, foram realizados trabalhos conjuntos com a Divisão de Administração de Dados e com a Seção de Administração do Portal Web, tanto na migração de servidor quanto na implementação de ajustes no acesso às inscrições.

E ainda, em virtude da mudança do Portal da Academia Judicial para uma nova plataforma e com um novo layout (projeto em andamento), foram feitas alterações nos sistemas destinados ao público externo da AJ, de modo a padronizar a interface de acordo com o novo portal. As alterações não foram realizadas para os programas utilizados internamente pela AJ devido à expectativa de aquisição de um novo software de Gestão Acadêmica para a Academia Judicial no próximo ano.

O projeto do Novo Sistema de Gestão Acadêmica, que no fim do ano de 2015 estava na fase de seleção da solução que melhor atendesse às necessidades da área demandante (desenvolvimento interno, externo ou aquisição de software), avançou no ano de 2016. Foram realizados contatos com empresas fornecedoras de software de gestão acadêmica e algumas apresentações destes. Após análise detalhada das possibilidades, optou-se pela aquisição de uma solução de mercado, em vez de desenvolvimento. Embora as soluções de mercado não atendam os requisitos da Academia Judicial em sua plenitude, customizações deverão ser realizadas neste sentido. Neste sentido, foi realizado, então, um refinamento nos requisitos levantados em 2015, de modo que ficassem mais genéricos e não explicitassem detalhes de implementação, totalizando 370 requisitos. O processo para contratação, seguindo a Resolução CNJ n. 182/2013, está em fase final e a expectativa é de implantação do sistema no próximo ano.

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Em relação ao trabalho de gestão do sistema Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo TJSC, foram realizadas as seguintes atividades no ano de 2016:

       Atualização da versão do Moodle (2.8.1 para 3.1) nos servidores de desenvolvimento, homologação e produção; A atualização de versão teve como objetivo oferecer melhores funcionalidades, principalmente em relação à melhoria de interface, editor de texto, disponibilização de novas questões para a atividade de questionário, relatórios mais completos, área de 'Recycle Bin' que permite recuperar itens excluídos em um curso, entre outros. Manter o ambiente atualizado também facilita o intercâmbio de cursos entre diferentes instituições de ensino;

       Suporte à configuração dos cursos oferecidos na plataforma;

       Suporte de segundo nível aos participantes dos cursos oferecidos na plataforma;

       Disponibilização de novos modelos de certificado, de acordo com o novo padrão da Academia Judicial, e também novos modelos de certificado para possibilitar a emissão de certificados para tutores, moderadores e conteudistas;

       Criação de área com orientações sobre o Moodle, disponibilizadas pela DTI, para acesso pela Seção de Educação a Distância da Academia Judicial, a fim de organizar e prover acesso centralizado às informações;

       Aumento das vagas de forma gradativa de 700 para 2000 usuários em cursos oferecidos no AVA da Academia Judicial, possibilitando maior capacitação de servidores e magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina;

       Criação de projeto em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina a fim de possibilitar um incremento ainda maior das vagas disponibilizadas no Ambiente Virtual da Academia Judicial e implementação de boas práticas na concepção dos cursos ofertados. A expectativa é que o projeto se concretize em 2017, com atuação tanto na área de infraestrutura, como na configuração do ambiente virtual de aprendizagem e dos cursos;

       Início, já no fim do ano, de um projeto que visa disponibilizar uma nova modalidade de oferta de cursos, em que o próprio aluno poderá se inscrever em cursos autoinstrucionais oferecidos no ambiente de EaD da Academia Judicial, sem a necessidade de aguardar o fechamento de uma turma, o que trará grandes benefícios para a instituição como um todo. Estão em andamento atividades tanto na Seção de Apoio ao Ensino a Distância (DTI) quanto na Academia Judicial e a expectativa é que seja lançado um curso piloto nesta modalidade já no começo de 2017.

 

Portal do Poder Judiciário de Santa Catarina

Após o lançamento do novo portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina, ocorrido em novembro de 2015, foram recebidas durante o ano de 2016, diversas solicitações de ajustes e melhorias tanto através da ferramenta de feedback do próprio portal, quanto por e-mail. Além destas, a equipe de administração do portal também identificou possibilidades de melhorias, que culminaram nas seguintes implementações:

       Organização, categorização e conversão de formato dos arquivos disponíveis no portal visando facilitar o acesso e a pesquisa;

       Reestruturação e criação de legendas para os endereços das unidades do TJSC nas páginas de contatos do Tribunal de Justiça, secretários jurídicos e oficiais de gabinete;

       Disponibilização de um glossário para a página de contato das comarcas;

       Migração do Banco de Relotações e do Banco de Remoções por Permuta (em andamento);

       Desenvolvimento de uma página inicial estática do portal do PJSC para a disponibilização em casos de manutenção do portal, evitando assim a indisponibilidade do acesso a serviços essenciais;

       Integração com o sistema do Programa de Estágio para disponibilizar no portal a listagem atualizada das instituições conveniadas;

       Inserção do título dos sub-portais em todas as respectivas páginas, facilitando a identificação;

       Desativação dos principais sites e páginas migradas para evitar conteúdos duplicados e desatualizados, direcionando assim os usuários a utilizarem a ferramenta de pesquisa ou o tour virtual guiado para se adaptarem à nova organização de conteúdo do portal;

       Disseminação do código-fonte da nova identidade visual do portal (tema/template, layout e itens gráficos) para a utilização nas aplicações web, visando a padronização;

       Desenvolvimento de várias melhorias na ferramenta de pesquisa, tais como: pesquisa contextualizada por portal, analisador dos termos da pesquisa para o idioma brasileiro, fornecimento de resultados mais relevantes, maior precisão na informação sobre a quantidade de resultados encontrados, etc.

 

Sub-portais

O portal passou por um processo de reorganização da arquitetura da informação e definiu uma nova identidade visual do Poder Judiciário catarinense na Internet, consequentemente os demais sites e hotsites necessitaram de reestruturação. Em 2016, foi efetuada esta reestruturação e também o desenvolvimento de outros sub-portais. Dentre estes, podemos destacar:

       Academia Judicial (em andamento)

       Corregedoria-Geral da Justiça (em andamento)

       Extrajudicial (em andamento)

       Infância e Juventude

       Jurisprudência

       Ouvidoria (em homologação)

       Processo Eletrônico

       Sistema de Processos Administrativos - SPA (Manual do SPA)

       Técnicos de Suporte em Informática - TSI (Manual do TSI)

       Wikilex (legislação anotada)

       Wikilex - Novo CPC

 

Vale ainda ressaltar o empenho, em conjunto com a Administração deste tribunal, na reestruturação do antigo portal da Transparência, atual portal de Acesso à Informação e Transparência visando um melhor atendimento à Lei de Acesso à Informação e à diligência do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Neste sentido, tem-se trabalhado na disponibilização de informações mais claras e de forma reorganizada, bem como na ampliação dos formatos disponíveis. Em 2017 este projeto deverá ser ampliado para outros setores e ferramentas que disponibilizam informações no portal a fim de melhorar ainda mais a experiência dos usuários no acesso às informações deste egrégio Tribunal de Justiça.

 

Segurança

Informações disponibilizadas via Internet requerem uma grande preocupação com a segurança, no sentido de evitar interferências externas que possam comprometer a disponibilidade e consistência dessas informações. Assim, diversas medidas de segurança foram implementadas, tais como:

       Elaboração de procedimentos para a clonagem do ambiente de produção para um ambiente de homologação, visando a realização de testes de desenvolvimento e de soluções antes de colocar no ar (em produção) para todo o público;

       Tratamento específico para os parâmetros de pesquisa informados pelo usuário para evitar possíveis problemas de injeção de códigos maliciosos;

       Atualização e ajustes nos scripts (códigos) de início, parada e reinício da ferramenta de portal diminuindo ao máximo o tempo necessário para a aplicação das alterações;

       Aquisição de novas licenças e a renovação do suporte técnico da ferramenta de portal, visando a ampliação da infraestrutura para possibilitar a criação de novos sub-portais;

       Definição e atribuição de papéis e permissões para editores de conteúdo da equipe técnica do portal, da equipe de gestão/moderação e dos responsáveis pelos conteúdos (em andamento);

       Realização de testes de acesso (utilizando novas versões de sistemas operacionais e dos principais navegadores web) aos portais do PJSC e o constante desenvolvimento de ajustes e correções de forma a garantir a correta exibição dos conteúdos do portal nas mais diversas plataformas tecnológicas;

       Configuração de uma ferramenta de gestão dos logs de acesso ao portal para evitar possível sobrecarga e indisponibilidade momentânea.

 

Suporte e manutenção

A equipe de administração do portal está constantemente exercendo atividades contínuas que visam garantir a manutenção dos serviços e o suporte aos usuários do portal. Algumas atividades desenvolvidas em 2016:

       Desenvolvimento dos manuais de edição do portal e do webmaster para a disseminação do conhecimento de uso da ferramenta de portal e para a padronização na publicação de conteúdos e documentos;

       Criação de novos portais e atualizações de conteúdos e documentos com a moderação e autorização do Núcleo de Comunicação Institucional;

       Apoio ao Núcleo de Comunicação Institucional, por um determinado período, atendendo e direcionando os mais de 4 mil e-mails recebidos através do formulário de contato contextualizado que está disponível no rodapé das páginas dos portais.

 

Estatísticas de acesso

A gestão da quantidade e dos tipos de acessos aos portais é uma ferramenta importante para auxiliar no dimensionamento da infraestrutura tecnológica e na busca de novas soluções. Os dados abaixo não contemplam os acessos às aplicações web e aos portais da Academia Judicial e da Corregedoria-Geral da Justiça:

       36.597.724 acessos em 11 meses (Janeiro a Novembro de 2016)

       Média de acessos (por mês) = 3.327.066

       Média de acessos (por dia) = 110.902

       Quase 11% dos acessos são realizados através de dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.)

       Aumento de 60% no acesso através de dispositivos móveis em relação ao mesmo período do ano de 2015

 

Formulários eletrônicos

Formulários eletrônicos são a principal ferramenta de informatização de processos. São responsáveis pela padronização na coleta, armazenamento e correto encaminhamento de dados, para as mais diversas necessidades dos usuários.

Para melhorar o desenvolvimento de formulários eletrônicos, foi realizada a atualização de versão do sistema gerador de formulários utilizado no portal. Também foram implementados novos recursos que possibilitaram desenvolvimento, migração e alterações em formulários para diversos setores:

       Academia Judicial - AJ

Pesquisa - Plano de Formação Magistrados

Processo Seletivo de Tutores

       Diretoria de Documentação e Informações - DDI

Carteira de Identidade Funcional

Coleta de Dados (módulo emissor de matérias DJE)

Crachá de Identificação

       Diretoria de Gestão de Pessoas - DGP

Desligamento (aposentadoria e exoneração)

Pesquisa Satisfação dos Colaboradores

Requerimento de Certidão de Tempo de Contribuição

Requerimento de Declarações

Teletrabalho (acompanhamento gestor e servidor)

Transformação de vários documentos e declarações disponibilizados em formato proprietário de documento de texto para formulários em formato aberto (PDF) para facilitar o preenchimento e o acesso em dispositivos móveis

       Diretoria de Infraestrutura - DIE

Pesquisa Satisfação do Restaurante

Requisição de Manutenção ou Comunicação de Sinistro em Veículo Oficial

       Diretoria de Saúde - DS

Avaliação Ergonômica do Posto de Trabalho (em homologação)

Requisição de Medicamentos

Solicitação de Equipamentos de Proteção Individual (em homologação)

       Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI

Solicitação de Serviços para Gabinetes (em homologação)

Suporte SAJ (em homologação)

       Ouvidoria

Formulário de Contato (em homologação)

Lei de Acesso à Informação

       Outros

Catálogo de Materiais (Secretaria de Gestão Socioambiental)

Metas CNJ (Asplan)

Requerimento de Certidão Narrativa - segundo grau (Diretoria-Geral Judiciária) (em homologação)

 

Diagramações e criações gráficas

A equipe de designers desenvolveu as seguintes atividades:

       Diagramação do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação - PETI, Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI e Mapas Estratégicos;

       Criação do material didático utilizado no curso de capacitação para uso do Sistema de Processos Administrativos – SPA;

       Análise de usabilidade e design do Sistema de Processos Administrativos – SPA;

       Protótipo e desenvolvimento do layout da nova versão do Diário da Justiça eletrônico;

       Criação de banners de dicas de saúde e português para a publicação mensal no portal do servidor;

       Criação de algumas imagens de capas para notícias importantes veiculadas na sala de imprensa virtual;

       Desenvolvimento da apresentação de soluções administrativas apresentada pela Diretoria de Tecnologia da Informação à Presidência;

       Criações de diversos itens gráficos utilizados nos portais do PJSC.

 

Participação da equipe em capacitações e eventos

A área de tecnologia está em constante transformação, o que exige capacitação continuada dos profissionais envolvidos. No ano de 2016, vale destacar a participação da equipe da Divisão de Gestão do Conhecimento nos seguintes eventos:

       Avaliação de desempenho: procedimentos e feedback

       Gestão de projetos com as ferramentas Sharepoint e Project Server

       Capacitação para uso do Sistema de Processos Administrativos - SPA

       Liferay Symposium Brazil 2016

       KM Brasil 2016

       MoodleMoot Brasil

       IT Business Cases 2016

       Planejamento e elaboração do termo de referência nas contratações de TI

 

Ações Diversas

Além dos sistemas e projetos destacados acima, a Divisão de Gestão do Conhecimento manteve em operação, realizando ações de manutenção corretiva e de suporte, os seguintes sistemas e serviços:

       PTC - Protocolo Administrativo: Sistema que permite o gerenciamento, consulta e movimentação de processos administrativos físicos.

       CPA - Controle de Processos Administrativos: Sistema de gerenciamento de prazos dos processos administrativos no Gabinete da Presidência do TJSC.

       DPA - Distribuição de Processos Administrativos: Sistema de distribuição de processos administrativos físicos.

       SDA - Sistema de Digitalização de Acórdãos: Sistema que tem como objetivo auxiliar a Diretoria de Documentação e Informações (DDI) no gerenciamento de acórdãos, apoiando principalmente as rotinas de digitalização de acórdãos assinados e busca dos mesmos em coletâneas virtuais.

       Debates Virtuais - Ambiente que hospeda fóruns de discussão sobre temas relacionados ao Poder Judiciário de Santa Catarina.

       Pergamum: Sistema que realiza todo o gerenciamento das obras da Biblioteca Central do TJSC e de todas as 13 Bibliotecas Setoriais distribuídas pelo Estado. No ano de 2016 além do suporte técnico realizado pela empresa, foi atualizada a versão do sistema, de acordo com o previsto no contrato 085/2015.

Vale notar ainda a atuação no desenvolvimento de formulário para pedido pelos advogados de sustentação oral, inclusive por videoconferência em atendimento ao novo CPC, e no projeto (em andamento) para implantação de ferramenta para permitir a votação eletrônica no Tribunal Pleno, envolvendo nesta fase inicial visitas a órgãos que utilizam ferramentas afins, contatos com fornecedores e reuniões internas para levantamento de requisitos.

 

DIVISÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

 

Dentre os principais projetos e atividades executados no ano destacaram-se:

FW3

Descrição:

- Conjunto de Métodos, Tecnologias, Componentes, Padrões Arquiteturais e Serviços para o Desenvolvimento de Soluções de Software

Benefícios:

- Padronização em todas as fases e artefatos envolvidos no processo fabril de um software.

- Adequação ao estado da arte tecnológico - multiplicidade de dispositivos (e.g. mobile), responsividade, multiplicidade de plataformas externas (e.g. BPM/SOA SUITE, CACHE)

- Suporte à eminente quebra de suporte a plugins (e.g. Flash, Applet, Silverlight)

- Possibilidade de terceirização organizada e com menor custo.

- Entregas com SLA adequado às necessidades do negócio, sem perda de qualidade.

- Reusabilidade de soluções técnicas e metodológicas.

- Possibilidade de gestão de mudança tecnológica e governança adequada.

- Possibilidade de análise de conformidade e qualidade automatizadas.

- Aumento da manutenibilidade dos produtos.

- Melhora significativa da curva de aprendizado da equipe.

- Maior aderência aos requisitos de segurança.

- Aumento da qualidade do produto final e seus diversos aspectos.

 

WorkList-TJSC 1.O

Descrição:

- Ambiente Automatizado que consolida todas as tarefas / atividades / tramitações que o usuário deve realizar, integrando aplicações BPM e que ainda não foram migradas para BPM - utilizando FW3 e SOA.

Benefícios:

- Padronização das interfaces do usuário para sistemas caracterizados por controlar tarefas/atividades/processos.

- Integração com portal/acesso restrito.

- Visualização centralizada das atividades / tarefas.

- Integração com aplicações e dispositivos diversos.

- Aderência tecnológica ao FW3 / SOA.

 

Sistema de apoio para a Comagis

Descrição:

- Sistema para Substituição, Cooperação e Folga de Plantão para magistrados.

Benefícios:

- Facilidade e simplificação dos procedimentos efetuados na Comagis.

- Informação padronizada e estruturada.

- Registro da informação em uma única ferramenta computacional (dentro do escopo definido).

- Disponibilização da informação em tempo real.

- Integrações com legado.

 

Cadastro de contratos

Descrição:

- Cadastro de contratos para substituição de controles em planilha eletrônica.

Benefícios:

- Maior segurança eliminando o risco de perdas das planilhas eletrônicas.

- Centralização das informações visto que atualmente existem várias planilhas.

 

Sistema de Auditoria AUDI 1.0

Descrição:

- Implantação do Sistema AUDI 1.0, de controle de Auditorias, cedido pelo TJPA.

Benefícios:

- Disponibilização de ferramenta para a AI.

 

SGDD (Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamentos) versão 2.0

Descrição:

- Versão 2.0 do sistema que automatiza o processo de concessão de diárias, ressarcimento de despesas e prestação de contas no PJSC.

Benefícios:

- Agilizar o processo de solicitação, pagamento e prestação de contas para solicitação de antecipação de valores e ressarcimentos para despesas com deslocamentos a serviço no PJSC.

 

Sidejud - Fundo de Reserva

Descrição:

- Implementação do Fundo de Reserva dos Municípios.

Benefícios:

- Implementação do Fundo de Reserva dos Municípios, em atendimento à LC 151/2015.

 

Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais

Descrição:

- Alterações no Relatório do SCI - Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais.

 

BI do Selo Digital 2.0

Descrição:

- Atualização da plataforma, reformulação de cubos, simplificação de navegação e reprocessamento de valores fazendo uso da nova modelagem.

Benefícios:

- Disponibilidade de informação sobre arrecadação e geração de selos para as serventias.

- Atualização automática e cumulativa do conjunto de informações.

 

Cadastro Extrajudicial 2.2

Descrição:

- Autenticação integrada CAS, estruturação de perfis de acesso, tabelas com filtro e exportação de dados, upload de documentos.

Benefícios:

- Melhorias na usabilidade do sistema.

 

Cadastro Extrajudicial 2.3

Descrição:

- Nova modelagem de entidades e banco de dados. Reestruturação para extração de informações para o BI. Exibição dos livros sob responsabilidade integrada.

Benefícios:

- Possibilidade de coletar dados para exibição de histórico.

 

Inspeção Virtual do FRJ 1.0

Descrição:

- Ferramenta para navegação nos relatórios PDF de auditoria do FRJ.

Benefícios:

- Aumentar a capacidade de inspeção fazendo uso de ferramenta que seleciona atos de interesse dentro do Sistema do Selo Digital, através da verificação integral dos atos enviados pelas serventias.

 

Inspeção Virtual do FRJ 1.1

Descrição:

- Ferramenta para auxílio à inspeção virtual referente ao FRJ pela Auditoria Interna. Suporte a sessões e visualização de regras no aplicativo web.

Benefícios:

- Funcionalidade de incluir comentários nos itens e acompanhar o andamento da inspeção.

- Relatório de conclusão da Inspeção.

 

Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais 3.3

Descrição:

- Melhorias de interface, ajuste de agrupamentos no relatório, incremento do período na listagem de ranking

Benefícios:

- Ajustes para facilitar a extração de informações que direcionam as inspeções correcionais do Núcleo IV

 

Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais 4.0

Descrição:

- Módulo do Primeiro grau. Funcionalidades e relatório específico para atribuições dos juízes de primeiro grau.

Benefícios:

- Auxilia o primeiro grau a cumprir atividades de inspeção na comarca.

 

Sistema para controle de atos e lançamento de promoções por aperfeiçoamento

Descrição:

- Módulo para lançamento de informações sobre promoções por aperfeiçoamento e cálculo das diferenças.

Benefícios:

- Viabiliza o encaminhamento mais rápido dos processos de promoção por aperfeiçoamento acumulados nos últimos anos.

- Refatoração do código da rotina MC/GP.

- Será o ponto de início para a implementação do novo SAF.

 

Sistema para VPNI

Descrição:

- Sistema para informação e cálculo de VPNI (incorporações) de acordo com novas regras definidas pela administração.

Benefícios:

- Viabiliza o reconhecimento do direito à VPNI aos servidores e o controle da dívida do TJ em relação ao pagamento dessas incorporações.

- Interface mais amigável (FW3), automatização no lançamento de informações e a criação de uma estrutura mais adequada para o armazenamento das informações.

 

Sistema de Avaliação de Desempenho

Descrição:

- Sistema que substituirá a avaliação semestral dos servidores efetivos, automatizando o fluxo de avaliação e integrando com o sistema de promoções.

Benefícios:

- Informatização do processo de avaliação de desempenho.

- Integração com o sistema de promoções.

 

Importação do histórico de movimentos

Descrição:

- Projeto para criação do histórico funcional em base relacional.

Benefícios:

- Viabiliza a implantação dos sistemas de controle de vagas de cargos efetivos e comissionados, bem como a criação de serviços com base no histórico para os sistemas de avaliação de desempenho e para a geração de arquivos e relatórios.

 

Marcação de Férias 2016

Descrição:

- Ajuste anual da funcionalidade, para disponibilização de interface que permite a servidores e magistrados do primeiro grau fazer sua marcação de férias.

Benefícios:

- Viabiliza a utilização da lotação virtual (trabalho remoto) no fluxo de aprovação da marcação de férias dos servidores.

- Integração com o sistema de Workflow.

 

Sistema de Movimentação na carreira de magistrados

Descrição:

- Sistema para controle de movimentação na carreira dos magistrados e controle de concursos de remoção e opção.

Benefícios:

- Implementação de novas funcionalidades para controle de regras para os concursos de opção e remoção, para o envio de e-mails aos interessados e integração com o sistema de movimentação.

 

Serviços de Histórico e Situação de Magistrados Unidades Judiciárias

Descrição:

- Serviços contendo o histórico de movimentação de magistrados nas unidades judiciárias.

Benefícios:

- Serviços a serem utilizados no projeto Prontuário das Unidades Judiciárias da Corregedoria Geral de Justiça.

 

Contratação de fábricas de software para os sistemas Caché do PJSC

Descrição:

- Contratação de duas fábricas de software para execução de projetos de desenvolvimento e manutenção corretiva, evolutiva e adaptativa dos sistemas baseados em tecnologia Caché no PJSC.

Benefícios:

- Aumento na capacidade de atendimento às demandas para a área de material e patrimônio.

- Aumento na capacidade de atendimento às demandas para a área de gestão de pessoas.

 

DIVISÃO DE SISTEMAS JUDICIAIS

 

Responsável por gerir os sistemas que compõem a solução para todo o jurisdicionado, cabendo a esta coordenar a análise, o projeto, o desenvolvimento, a implantação e a manutenção preventiva e corretiva dos Sistemas de Automação do Judiciário (SAJ), com análise e diagnóstico das necessidades do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Turmas Recursais e demais entidades conveniadas, para assegurar a efetividade na prestação jurisdicional, Comarcas do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e demais entidades conveniadas para assegurar a efetividade na prestação jurisdicional.

 

Sobre o sistema SAJ, destacamos os seguintes números:

 

DADOS SOBRE O SISTEMA SAJ NO PJSC

QUANTIDADES

Sistemas relativos ao 1º Grau (PG)

18

Sistemas relativos ao 2º Grau (SG)

22

Usuários internos do sistema SAJ

mais de 10.000

Peticionamentos por meio do portal e-SAJ (média diária)

mais de 13.000

 

Dentre as principais atividades operacionais executadas no ano destacaram-se:

 

Atualização de versões do SAJ

       397 versões do SAJ testadas e atualizadas em ambiente de produção em 2016, sendo:

       213 versões do SAJ para o Primeiro Grau;

       86 versões do SAJ para o TJSC; e

       98 versões do SAJ para as Turmas Recursais;

 

Atualização dos serviços do Portal e-Saj

       51 versões de serviços do Portal e-SAJ atualizadas em 2016.

 

Capacitação de usuários

       11 turmas de capacitação realizadas pela DSJ, com 298 usuários capacitados.

 

Melhorias, Ajustes e Correções nas configurações

       625 melhorias, ajustes e correções nas configurações do SAJ realizadas em 2016.

 

Suporte Técnico de Segundo Nível

       700 chamados de atendimentos especializados de suporte técnico prestados em 2016.

 

Especificações de Requisitos aprovadas para melhorias no SAJ

       112 especificações de requisitos de melhorias para o SAJ aprovadas em 2016. Juntas somam mais de 2.000 (dois mil) pontos de função, que serão agregados ao SAJ.

 

Dentre os principais projetos executados no ano destacaram-se:

 

Projeto IPE-SG

Migração do SAJ3/SG para o SAJ5/SG e implantação do Processo Eletrônico no TJSC (agosto);

Migração completa dos processos do SAJ3/SG para o SAJ5/SG e Capacitação de 932 usuários do TJSC.

 

SISDPA - Sistema de Desarquivamento de Processos Administrativos

Desenvolvimento e implantação de sistema para a exclusão de arquivamento e solicitações de arquivamento no SAJ/ARC, devido a mudança na resolução para processos arquivados administrativamente.

 

CECEM – Compartilhamento de Exceção das Centrais de Mandados

Implantação do Compartilhamento de Exceção das Centrais de Mandados na Comarca do Continente.

 

INOVA – Instalação da 4ª Vara de Caçador

Implantação das configurações para viabilizar no SAJ5/PG a implantação da 4ª Vara da Família, Infância e Juventude, Idosos, Órfãos e Sucessões na Comarca de Caçador. Migração dos processos do Juizado Especial Cível que tramitavam na 2ª Vara Cível migraram para a 1ª Vara Cível, e migração dos processos de família, infância e juventude, sucessões, fundações, provedoria/resíduos que tramitavam na 1ª Vara Cível para nova vara criada.

 

Implantação do Escritório Digital do CNJ e Servidores MNI do TJSC (julho).

Implantação do Escritório Digital do CNJ no TJSC, permitindo a consulta dos processos do Poder Judiciário Catarinense a partir do Escritório Digital.

 

Criação e Configuração no SAJ5/SG da Nova Câmara de Agravos (outubro);

Configurações no SAJ5/SG para criar no sistema e viabilizar a sua utilização pela nova Câmara de Agravos.

 

Unificação das varas de execução fiscal (virtuais e oficiais - DTRs);

Migração dos processos que tramitam nas Varas Virtuais de Execuções Fiscais Municipais e Estaduais, para a vara oficial.

 

DIVISÃO DE REDE DE COMUNICAÇÃO

 

Responsável por manter a rede lógica do PJSC e os equipamentos que compõem a rede de comunicação de dados do PJSC, bem como manter os serviços de comunicação através da telefonia convencional, telefonia IP, telefonia celular, videoconferência e ADSL. Melhorar continuamente a segurança e o desempenho dos serviços da rede de comunicação de dados.

 

Dentre os principais projetos e atividades executados no ano destacaram-se:

 

Dispositivos Móveis

       Nova Licitação para os serviços de modem atendendo as novas demandas reprimidas até então;

       Nova licitação de telefonia móvel, agregando novos serviços e atendendo novas demandas;

       Nova Licitação para os serviços de Banda Larga diversificado a quantidade de empresas que atende aos magistrados e servidores, com menor custo e maior qualidade;

       A nova licitação de banda larga na modalidade empreitada por consumo através de credenciamento, permite uma diversidade de fornecedores participar, trazendo o que tem de melhor no mercado para cada região do estado a um preço bem mais acessível. Observando os dados de consumo abaixo, verificamos a soma do primeiro semestre e do segundo semestre quando aconteceu a troca para o novo contrato:

 

COMPETÊNCIA

VALOR TOTAL

jan/16

R$ 51.631,64

fev/16

R$ 47.759,92

mar/16

R$ 69.678,87

abr/16

R$ 60.534,99

mai/16

R$ 88.466,42

jun/16

R$ 58.949,79

jul/16

R$ 42.462,21

ago/16

R$ 43.962,28

set/16

R$ 47.624,24

out/16

R$ 43.856,31

nov/16

R$ 43.403,93

dez/16

R$ 44.261,79*

*valor estimado

 

 

Serviços de Telefonia

       Aprimoramento dos serviços de telefonia, melhorando a detecção de problemas, novas estruturas de contingência, melhoria dos serviços de gestão;

       Em andamento nova licitação para os serviços de telefonia fixa;

       Em andamento nova licitação gateway de voz para ramais;

       Em andamento licitação de servidores para dar mais segurança e robustez as centrais telefônicas;

       Realizadas videoconferências judiciais de 1º e 2º grau, turmas de recursos, e reuniões administrativas ainda em fase de piloto, dispensando o deslocamento de pessoas ganhando em qualidade de tempo e economizando recursos;

 

Com relação às DDR’s – Discagem direta a Ramal, atualmente, considerando-se todas as unidades do PJSC, tem-se em uso 9.998 ramais públicos para efetuar e receber ligação externa diretamente.

 

Serviços de Administração de Redes

       Implantação do ASN do Tribunal de Justiça, com adequação para recepcionar o segundo link de internet para dar garantia de continuidade dos serviços – em fase adiantada de estudos para nova contratação para adequação serviço de internet;

       Aquisição de switches de borda e backbone para atendimento as Comarcas e aperfeiçoamento da rede interna do Tribunal de Justiça;

       Renovação da ferramenta de monitoramento de rede, possibilitando dar visibilidade a estrutura de rede;

       Contratação 21 novos pontos de Interconexão de fibra com o CIASC;

       Migração do resquício das redes antigas 172.x.x.x para novo endereçamento IP;

       Suporte remoto a problemas de rede das comarcas e das unidades do TJSC;

       Configuração dos equipamentos de redes;

       Análise do desempenho de aplicações, utilizando-se da solução integrada para monitoramento do desempenho da rede;

       Elaboração de estudos para troca da rede wireless do TJSC;

       Em estudos nova estrutura de rede de dados para as Comarcas;

       Em estudos solução para links redundantes para as Comarcas;

       Em estudos solução para gerenciamento de links para as Comarcas;

 

A situação atual das linhas de comunicação disponíveis para as unidades do PJSC está retratada no quadro a seguir, onde é apresentado o link principal e, caso já disponível, o link redundante (ambos em Mega-bytes):

 

Unidade

Principal

Redundante

Abelardo Luz

4M

Anchieta

4M

Anita Garibaldi

4M

Araquari

4M

Araranguá

10M

Armazém

4M

Ascurra

4M

Balneário Camboriú

16M

Balneário Camboriú - Avançada

10M

Barra Velha

8M

Biguaçu

4M

Biguaçu - Univali

4M

Blumenau

50M

100M

Blumenau - Fórum Furb

100M

Bom Retiro

4M

Braço do Norte

8M

Brusque

16M

Caçador

8M

100M

Camboriú

10M

Campo Belo do Sul

4M

Campo Erê

4M

Campos Novos

8M

Canoinhas

10M

100M

Canoinhas - 1 vara

100M

Capinzal

4M

Capivari de Baixo

4M

Catanduvas

4M

Chapecó

50M

100M

Concórdia

10M

Coronel Freitas

4M

Correia Pinto

4M

Criciúma

16M

100M

Criciúma - Unesc

100M

Cunha Porã

4M

Curitibanos

10M

Descanso

4M

Dionísio Cerqueira

4M

Estreito

100M

Florianópolis - Academia

100M

Florianópolis - Campeche

100M

Florianópolis - Centro Executivo ACCR

50M

100M

Florianópolis - CESUSC

4M

Florianópolis - Concentrador

1G

Florianopolis - Eduardo Luz

100M

Florianópolis - Juizado Contra Mulher

100M

Florianópolis - Norte da Ilha

100M

Forquilhinha

4M

Fraiburgo

8M

Garopaba

4M

Garuva

4M

Gaspar

10M

Guaramirim

4M

Herval D´Oeste

4M

Ibirama

8M

100M

Içara

4M

Imaruí

4M

Imbituba

4M

Imbituba - 1 Vara

100M

Indaial

8M

Ipumirim

4M

Itá

4M

Itaiópolis

4M

Itajaí

50M

100M

Itajai - Fórum Universitário

100M

Itapema

8M

Itapiranga

8M

Itapoá

4M

Ituporanga

8M

Jaguaruna

4M

Jaraguá do Sul

10M

100M

Jaraguá do Sul - UNERJ

4M

Joaçaba

10M

Joaçaba - UNOESC

4M

Joinville

50M

100M

Joinville - SOCIESC

100M

Joinville - 3º Vara da Fazenda Pública

100M

Joinville - Univille

100M

Lages

16M

Lages - UNIPLAC

4M

Laguna

10M

Lauro Müller

4M

Lebon Régis

4M

Mafra

10M

Maravilha

4M

Meleiro

4M

Modelo

4M

Mondaí

4M

Navegantes

8M

Orleans

4M

Otacílio Costa

4M

Palhoça

100M

Palhoça - Brejaru

4M

Palhoça - Novo Arquivo Central

4M

Palmitos

4M

Papanduva

4M

Piçarras

8M

Pinhalzinho

4M

Pomerode

4M

Ponte Serrada

4M

Porto Belo

4M

Porto União

8M

Presidente Getúlio

4M

Quilombo

4M

Rio do Campo

4M

Rio do Oeste

4M

Rio do Sul

10M

Rio do Sul - Juizado Especial - Criminal

100M

Rio Negrinho

4M

Rio Negrinho

100M

Santa Cecília

4M

Santa Rosa do Sul

4M

Santo Amaro da Imperatriz

4M

Santo Amaro da Imperatriz - Nova Vara

4M

São Bento do Sul

10M

São Carlos

4M

São Domingos

4M

São Francisco do Sul

8M

São João Batista

4M

São Joaquim

4M

São José

100M

São José - Almoxarifado Central - P1

100M

São José - Arquivo Central - P1-1

100M

São José - Deposito P1-2

100M

São José do Cedro

4M

São Lourenço do Oeste

4M

São Miguel do Oeste

10M

Seara

4M

Sombrio

4M

Taió

4M

Tangará

4M

Tijucas

8M

Timbó

10M

Trombudo Central

4M

Tubarão

16M

Turvo

4M

Urubici

4M

Urussanga

8M

Videira

8M

Xanxerê

8M

Xaxim

4M

SUB TOTAL

924

2800

TOTAL

3.724

MÉDIA (MB POR UNIDADE)

26,79

 

Segmentação dos circuitos de dados

 

 

Sistemas de Proteção

       O novo firewall, implantado no primeiro semestre, para gerenciar e proteger o tráfego interno e externo da rede do TJSC, trata até 6TB de dados diariamente;

       Foi ativada no firewall e está pronta para uso a nova faixa de IPs externa própria do TJSC (ASN – autonomous system number) que permitirá o uso de IPs externos válidos diretamente nos servidores de aplicação externos;

       Integração do firewall com o Microsoft AD, já permite identificar o usuário originador do tráfego de quase 7000 usuários simultâneos que utilizam a rede do TJSC diariamente;

       Link VPN da UPC com a sede do TJSC teve capacidade aumentada de 100Mbps para 1Gbps, desafogando a demanda de tráfego que estava no limite desde antes da chegada da DGP;

       Migração de todos os links VPN do antigo concentrador VPN para o novo firewall;

       PDDE do SAJ está atendendo mais 1.000.000 solicitações/semana com picos de até 30.000 no período de 1h;

       Novas melhorias nas configurações do firewall estão em andamento para aumentar a segurança no acesso a sites externos e dar mais agilidade e flexibilidade no atendimento das liberações de acesso;

       Migração, nas estações de trabalho, para a nova versão do antivírus OfficeScan (versão 12), a qual já atingiu 52% das máquinas do PJSC.