DIRETORIA DE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Diretoria de Tecnologia da
Informação – DTI, tem como missão principal a efetivação das políticas de
informatização, assegurando soluções adequadas de tecnologia da informação aos
seus usuários.
Compete à DTI a gestão da tecnologia
da informação, relativa às áreas de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de
novas tecnologias de informação (TI), o provisionamento de novos sistemas, bem
como a manutenção dos sistemas legados, manutenção de equipamentos e canais de
comunicação, a disseminação do conhecimento sobre a utilização da informática,
a prestação de suporte em todas as unidades organizacionais do PJSC, e a
prestação de suporte nos sistemas SAJ.
Caracteriza-se ainda pelo
assessoramento técnico ao Conselho Gestor de Tecnologia da Informação – CGInfo,
na definição de estratégias e políticas para o uso da TI, no âmbito do Poder
Judiciário catarinense – PJSC, de modo a assegurar o alinhamento de TI com as
demandas internas e externas; a segurança das informações e a atualização
tecnológica.
No que
tange ao Gabinete do Diretor, em cumprimento às suas atribuições, foram
desenvolvidas as atividades de planejamento, organização, execução e controle
das ações de tecnologia da informação, em consonância com as diretrizes do
CGInfo e com o apoio da estrutura organizacional e operacional da Diretoria,
com o objetivo de levar a efeito as diretrizes alinhadas.
Para dar
suporte à realização dos diversos projetos, buscou-se investir na renovação e
ampliação permanente da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e
software, com a manutenção de uma política sistemática de aquisição e renovação
de todo parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de sistemas,
possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.
Em cada
etapa, em cada atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo
Poder Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções,
atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no ideal de atender
sempre mais e melhor tanto usuários internos quanto externos, sendo o serviço
gratuito ou não.
A evolução
da governança de TI foi uma das ações prioritárias conduzidas pelo gabinete do
diretor, atendendo as diretrizes e determinações dispostas nas Resoluções n.
182/2013 e 211/2015, do CNJ, relativas ao planejamento de contratações de
soluções de TI e à estratégia nacional de TI do Poder Judiciário – Entic-Jud,
respectivamente.
A estrutura
organizacional da diretoria atualmente tem a seguinte composição:
O processo
de governança de TI atualmente executado pela DTI,
possibilita a gestão de 171 pessoas, a execução de 214 projetos que consomem um
orçamento anual de R$103.602.520,49, por meio de 64 contratos.
Quadro de pessoal
da DTI
Projetos da DTI
Segmentação dos
projetos da DTI
Segmentação do
orçamento da DTI
Contratos da DTI –
por unidade gestora
Das ações
dispostas no plano de trabalho proposto para 2016 pelo Entic-Jud, destaca-se a
elaboração do seu Planejamento Estratégico (Disponível em
http://www.tjsc.jus.br/web/gestao-estrategica/planejamento-estrategico-de-tecnologia-da-informacao),
da Política de Segurança da Informação, do plano anual de capacitação e a
adequação dos processos de aquisições de bens e contratações de serviços de TI
com as diretrizes estabelecidas pelo CNJ.
Planejamento
Estratégico de TIC – PETIC do PJSC
Planejamento de
contratações de TI – Processo de Trabalho
O relatório
a seguir apresenta as atividades desenvolvidas pela Diretoria no exercício de
2016, estando as informações agrupadas por Divisão.
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
Responsável
por prover a infraestrutura tecnológica física e lógica necessária à execução
dos serviços de Tecnologia da Informação disponibilizados ao público interno e
externo.
Sobre essa
infraestrutura, destacamos os seguintes itens de configuração:
DETALHAMENTO DA INFRAESTRUTURA
TECNOLÓGICA FÍSICA E LÓGICA DO PJSC |
CPD |
Sala cofre
com certificação NBR-15247, com proteção contra incêndio, inundações e
arrombamento, sistema de combate a incêndio, controle de acesso biométrico e
câmeras e dois no-breaks redundantes de 120kva |
32
servidores físicos com 768 processadores e 4,5 TB de memória |
360
servidores virtuais |
Servidores
de armazenamento com 120 TB |
Servidores
de banco de dados com 672 processadores e 6,5 TB de memória, com 80 TB de
armazenamento |
2
servidores de backup em disco |
1
servidor de backup em fita |
Dentre os principais projetos e atividades executados no ano
destacaram-se:
SAJ e Portal
ESAJ
•
Manutenção da alta
disponibilidade para os ambientes PG5 e SG5 replicados no CIASC;
•
Atualização do PG5
para atender ao NCPC, atualizadas mais de 50 versões em um final de semana, sem
indisponibilidade;
•
Apoio no Projeto
IPESG;
•
Criação de
procedimentos simplificados de atualização das versões do SAJ;
•
Implantação do
monitoramento proativo Zabbix para os servidores desktop SAJ;
•
Implantação de melhorias
na segurança portal ESAJ
§ Ativação do SSL;
§ Ativação da
prevenção de ataques e robôs;
§ Melhorias no
monitoramento proativo Dynatrace;
•
Canary release para
implantação distribuída de novas versões;
•
Docker para fins de
gerenciamento da operação e serviços de forma centralizada;
Servidores e Infraestrutura
•
Substituição de 29
servidores das comarcas;
•
Instalação e
configuração de 4 novos servidores, ampliando a capacidade de processamento e
memória do ambiente de virtualização;
•
Implantação do novo
ambiente de backup, novo software e
novo appliance de backup em disco;
•
Implantação do
monitoramento proativo Zabbix para as Comarcas e servidores do AD;
•
Migração de
servidores e aplicações do storage Clariion visando o desligamento de
equipamento obsoleto;
•
Processo de baixa e
doação de diversos equipamentos defasados tecnologicamente e inservíveis ao
Poder Judiciário;
•
Licitação para
ampliação em +90 TB da capacidade do storage VNX5400;
•
Novos contratos de
serviço de suporte aos servidores e storages;
•
Redundância de backup entre os ambientes não-SAJ, como
SIDEJUD com backup e logs de bancos replicados no CIASC;
•
Migração do
Workflow para um ambiente mais robusto e confiável.
•
Melhorias na
infraestrutura do DJE e disponibilização de nova versão;
•
Apoio às equipes em
diversos sistemas entregues durante o ano;
MS Active
Directory
•
Conclusão da
migração de pastas de trabalho dos servidores legados Samba para o Windows
Fileserver;
•
Melhorias na
segurança dos servidores de aplicação com a aplicação de políticas de acesso;
Academia
Judicial
•
Atualização da
infraestrutura da Academia Judicial e configurações para melhor performance;
Portal do
PJSC
•
Implantação de
melhorias de segurança e disponibilidade;
Outros sistemas
•
Suricato,
Auditoria, Implementações Wildfly;
•
Serviços de apoio
SVN, IC, Maven;
•
Migrações nos
sistemas da saúde RaioX e Prodent
DIVISÃO DE
EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
Responsável
por manter todos ativos de tecnologia da Informação destinados aos usuários internos
e externos, compreendendo atividades judicantes e administrativas que utilizem
equipamentos e itens de informática na execução direta de suas atividades, bem
como realizar atendimento dos chamados de atendimento técnico e de suporte aos
sistemas SAJ-PG e SAJ-SG.
Detalhamento
dos equipamentos de informática componentes do parque de TI do PJSC:
EQUIPAMENTO |
QUANTIDADES |
MICROCOMPUTADOR |
12.632 |
ULTRABOOK/NOTEBOOK |
1.309 |
IMPRESSORAS |
2.128 |
MULTIFUNCIONAIS |
1.821 |
SCANNER |
1.176 |
MONITORES |
23.695 |
TOTAL |
42.761 |
No decorrer do ano de 2016 a Divisão de Equipamentos de
Informática realizou a distribuição dos seguintes equipamentos/serviços e
quantidades:
DISTRIBUIÇÃO
DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS 2016 |
Quantidade |
MICROCOMPUTADORES |
296 |
MONITORES |
880 |
NOBREAKS |
434 |
IMPRESSORAS |
207 |
MESAS DE SOM |
78 |
MICROFONES |
134 |
EMISSÃO DE CERTIFICADOS DIGITAIS |
2516 |
ULTRABOOK/NOTEBOOK |
35 |
SCANNERS |
198 |
TOTAL |
4.748 |
Foram recebidos também mais de 30.000 chamados referentes a
incidentes dos sistemas SAJ-PG e SAJ-SG.
Dentre os principais projetos executados no ano destacaram-se:
Elaboração de
estudos técnicos visando a atender as seguintes demandas:
•
Baterias p/ Nobreak
3Kva e 5Kva;
•
Cartuchos e toners
coloridos;
•
Digitalizadora de
Microfilmes e Microfichas;
•
Manutenção de
Scanner;
•
Materiais de rede
(conectores, patch cords, divisores, etc);
•
Microcomputadores;
•
Monitores de vídeo;
•
Notebook para CGJ e
Plantões Judiciais;
•
Software para
Central de Serviços;
•
Certificado
Digital;
•
Peças e acessórios
(hd, memória, placas, fones de ouvido, etc);
•
Leitor biométrico
(controle de apenados).
DIVISÃO DE
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Responsável por prover ferramentas de Tecnologia da Informação
para apoio à gestão do conhecimento no Poder Judiciário de Santa Catarina por
meio da execução de projetos com o objetivo de prover soluções computacionais
adequadas ao PJSC com ênfase em gestão de documentos eletrônicos, gestão de
conteúdo web, suporte ao ensino a distância, gestão acadêmica e integração com
outros órgãos públicos.
Gestão do Conhecimento (GC) é o processo sistemático para
identificar, capturar, disseminar e utilizar conhecimentos que são estratégicos
na vida de uma organização. Nos dias atuais, a GC tem ganhado cada vez mais
espaço nas organizações em função do seu alto poder transformador, sobretudo
pelo aumento da capacidade em agir, inovar, compartilhar e transformar
processos, produtos e serviços.
O Poder Judiciário de Santa Catarina possui um objetivo
estratégico para “Concretizar a Gestão do Conhecimento” e, durante este ano de
2016, a Divisão de Gestão do Conhecimento avançou em todas as suas frentes de
atuação, prospectando, desenvolvendo e implantando ferramentas de TI associadas
à GC, de modo a, entre outras coisas, facilitar o acesso à informação.
Principais resultados obtidos, em 2016, com o uso das
ferramentas providas e mantidas pela DGC:
SERVIÇO |
QUANTIDADE |
Portal institucional |
Média diária de
110.902 acessos |
Diário da Justiça eletrônico |
Mais de 305.000
matérias publicadas, gerando mais de 500.000 acessos |
Portal da Jurisprudência
catarinense |
600.000 acessos a
1,4 milhões de documentos |
Sistema Hermes – Malote Digital |
Mais de 750.000 documentos
encaminhados |
Portal da Academia Judicial |
Realização de 23
cursos na modalidade EaD |
Sistema de Processos
Administrativo - SPA |
47 mil processos
já criados, com mais de 410.000l documentos emitidos. 364 setores
habilitados; mais de 1.200 usuários habilitados; 451 assuntos
distintos habilitados para tramitação. |
Dentre os principais projetos executados no ano destacaram-se:
Sistema de Processo Administrativo -
SPA
Com a publicação da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 7 de 26 de outubro
de 2015 o sistema SPA foi instituído como ferramenta oficial de cadastramento,
tramitação e classificação de processos administrativos em meio eletrônico no
âmbito do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (PJSC).
Em 2016, as metas estabelecidas em 2015 foram atendidas quase
integralmente. A expansão do uso do sistema SPA nas comarcas tornou-se
realidade por meio da disponibilização de um curso autoinstrucional com
carga-horária de 134 horas realizado na modalidade à distância, resultado de parceria
entre a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Academia Judicial
(CEJUR). Neste curso, oferecido entre os meses de novembro e dezembro de 2016,
foram capacitados aproximadamente 470 servidores (Chefes de Secretaria de Foro
principalmente, porém não exclusivamente).
Avanços significativos também foram registrados no trato do
desenvolvimento de novas funcionalidades. O apensamento de processos,
funcionalidade bastante aguardada pelos usuários, assim como as funcionalidades
tornar peças sem efeito, localizar e editar documentos, além da possibilidade
de validação de documentos eletrônicos, entre outras, foram disponibilizadas ao
longo do ano.
Outra iniciativa que continua gerando bons resultados é a
autuação de processos por meio de formulários padronizados, pois garantem
completude, padronização e qualidade do requerimento inicial. Vários destes
formulários foram desenvolvidos, como, por exemplo, solicitação de licença para
tratamento de saúde (própria e em pessoa da família), licença gestação,
solicitação de promoção por aperfeiçoamento, solicitação de gratificação de
nível superior, solicitação de licença para tratar de interesses particulares,
solicitação de bolsa de estudo para magistrado, solicitação e renovação de
bolsa de estudos (Graduação e ESMESC), solicitação de participação em curso ou
evento (magistrados e servidores).
Também neste exercício, com as novas regras para concessão do
Selo Justiça em Números definidas pela Portaria CNJ nº 56 de 27 de maio de
2016, o SPA passou a prover a movimentação analítica e os dados dos processos
administrativos, conforme o Modelo Internacional de Interoperabilidade (MNI),
versão 2.2.2 de 07 de julho de 2014.
Em números, a utilização do sistema SPA resume-se atualmente aos
seguintes dados: cerca de 47 mil processos já criados; aproximadamente 410 mil
documentos emitidos; 364 setores habilitados; mais de 1.200 usuários com
permissão para receber, incluir documentos e tramitar os processos, 451
assuntos distintos habilitados para tramitação. Até novembro, mais de 82% dos
processos administrativos já estavam sendo autuados em meio eletrônico.
Para 2017 a meta é continuar a expandir o uso do sistema SPA,
através do credenciamento de novos setores, especialmente nas comarcas;
habilitação de novas classificações de processos administrativos eletrônicos,
bem como aprimorar o sistema SPA tratando de melhorias de layout e usabilidade, com desenvolvimento, e consequente
disponibilização, de novas funcionalidades a exemplo dos marcadores.
Portal da Jurisprudência
Em 2016, considerando a quantidade de usuários e a importância
do sistema de consulta à jurisprudência catarinense para o meio jurídico,
diversas melhorias foram realizadas. A mais impactante foi a confecção e
publicação do novo Portal da Jurisprudência. Visando principalmente à melhor
disposição e disponibilização da informação, o novo portal veio consolidar
diversos serviços relativos à Jurisprudência do PJSC.
Além das informações já disponíveis anteriormente, agora é
possível obter acesso rápido às consultas jurisprudenciais do STF e STJ, bem
como aos itens de Repercussão geral do STF e Recursos Repetitivos do STJ, às
súmulas e diretrizes e aos enunciados. Em alinhamento ao novo CPC, foi
disponibilizada também a ferramenta "Jurisprudência em Teses", apresentando
diversos entendimentos do TJSC sobre temas específicos, escolhidos de acordo
com sua relevância no âmbito jurídico.
Outro serviço muito utilizado no ano de 2016 foi o Informativo
da Jurisprudência. Em seu quarto ano de existência, o serviço foi executado de
forma periódica e mensal, atingindo cerca de 24.000 receptores a cada envio.
Ainda, em relação aos sistemas agregados ao Portal da
Jurisprudência, foi disponibilizado o Anuário das Turmas de Recursos do ano de
2016. O Anuário é uma publicação anual do Tribunal de Justiça de Santa
Catarina, composta de julgados selecionados pela Comissão Permanente de
Jurisprudência, sob responsabilidade gerencial da Divisão de Documentação da
Diretoria de Documentação e Informações, com circulação nacional.
Para fins estatísticos e de análise, o sistema de Consulta à
Jurisprudência recebe, em média, 45 mil visitas mensais. Entre os meses de
outubro e novembro de 2016, por exemplo, recebeu mais de 250 mil visitas, com
quase 90 mil usuários distintos, incluindo diversas nacionalidades (Estados
Unidos, Reino Unido, Espanha, Índia, Áustria, Rússia, Argentina, Itália,
França, etc.). Tais dados demonstram a utilidade da ferramenta e quão
significativa ela é para a sociedade.
Sistema Hermes - Malote Digital
No cotidiano do PJSC, muitos documentos precisam ser trocados
entre os diversos setores. Muitos destes documentos são trocados por meio de
malotes internos ou serviços dos Correios. Com a resolução nº 100/2009 do
Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi instituído o Sistema Hermes - Malote
Digital, com o propósito de possibilitar a troca de documentos oficiais em meio
eletrônico entre os diversos órgãos do Poder Judiciário Nacional.
Em 2016, houve grande adesão ao sistema por parte dos Centros
Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs). Além disso, em
esforço conjunto com a Corregedoria-Geral da Justiça, foram habilitadas as
novas serventias extrajudiciais. No período compreendido entre dezembro de 2015
e novembro de 2016, mais de 751 mil documentos foram enviados pela ferramenta,
o que trouxe grande celeridade e economia ao erário, na ordem de 4 milhões de
reais ao ano, considerando insumos e custos postais.
Ferramenta genérica de Busca Textual
Considerando a expressiva produção de documentos eletrônicos no
Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), fica evidente a necessidade de uma
boa gestão documental e, consequentemente, do apoio sistêmico às atividades
envolvidas nessa área, como, por exemplo, a definição de metadados, indexação e
pesquisa de documentos. Com tal propósito, uma ferramenta de apoio foi
concebida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), sendo implantada
nos seguintes contextos:
•
Jurisprudência
Administrativa
•
Consulta de atos
Normativos
•
Doutrina do CEJUR
•
Acórdãos do
Conselho da Magistratura
•
Decisões
Monocráticas das Turmas Recursais
•
Acórdãos das Turmas
Recursais
Em 2016, avanços foram desenvolvidos no sistema, principalmente
baseados nas sugestões dos usuários, visando sempre à evolução do serviço e
suporte às necessidades advindas das atividades diárias de cada setor. A versão
1.7.0 do sistema, a ser lançada logo no início de 2017, contempla melhorias na
infraestrutura, bem como suporte a novos tipos de metadados, permitindo a
disponibilização de qualquer tipo de arquivo ao consulente. Além disso,
juntamente com o lançamento da nova versão, haverá a implantação do Sistema na
Diretoria de Materiais e Patrimônio, com a disponibilização do sistema de busca
para documentos relativos a Contratos e Convênios.
Diário de Justiça Eletrônico Multicadernos
O Diário de Justiça Eletrônico (DJE) é o documento oficial de
publicações do Poder Judiciário em Santa Catarina, sendo um dos serviços mais
acessados no portal WEB da instituição. Diante da sua importância, os serviços
associados à sua confecção, disponibilização e acesso estão em evolução
constante. Durante o ano de 2016, as melhorias a seguir foram disponibilizadas
aos usuários e merecem destaque:
•
Melhorias nas
ferramentas de apoio na diagramação do DJE;
•
Integrações com
sistemas internos, automatizando o envio de diversos tipos de matérias;
•
Suporte e
integração com o Sistema de Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5,
implantada no Segundo Grau de jurisdição.
Cerca de 305 mil matérias foram publicadas em 2016 no DJE por
intermédio das ferramentas desenvolvidas pela Diretoria de Tecnologia da
Informação.
Em agosto de 2016 foi lançada a versão Multicadernos do DJE. A
partir de então é possível segmentar do Diário da Justiça em Cadernos
independentes numa mesma edição, trazendo benefícios aos consulentes e à
Diretoria de Documentação e Informações, responsável por sua disponibilização.
Além disso, foi expandido às comarcas o uso das ferramentas referentes ao DJE,
conferindo maior celeridade e segurança na publicação das matérias e reduzindo
em cerca de 4 vezes o tempo total dispendido em todo o processo diário de
publicação do periódico.
Sistema de Envio de Recursos ao STF -
SER
O SER é o sistema utilizado pelo TJSC para realizar o envio de
recursos extraordinários e agravos em recursos ao Supremo Tribunal Federal
(STF).
Em 2016, com a implantação do Sistema de Automação do Judiciário
(SAJ) - versão 5, que trouxe o processo eletrônico para o segundo grau de
jurisdição, o SER passou por uma completa remodelagem com o propósito de
permitir o envio e a baixa de recursos especiais ao STF relacionados aos
processos judiciais eletrônicos pertencentes ao SAJ5/SG.
Sistema de Envio de Recursos ao STJ -
iSTJ
O sistema iSTJ é a ferramenta utilizada pelo TJSC para enviar
recursos especiais ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No ano de 2016, com a implantação do processo eletrônico no
segundo grau de jurisdição (versão 5 do sistema SAJ/SG), adequações foram
demandadas no iSTJ. Essas adequações ocorreram ao longo do ano corrente, porém
tiveram que ser interrompidas em função do lançamento da versão 4 do sistema
iSTJ.
As tratativas para a implantação da versão 4 foram iniciadas e
serão concluídas no ano seguinte (2017).
Push – TJSC
Trata-se do serviço de notificação sobre a movimentação
processual da justiça de 1º e 2º graus, além das Turmas de Recursos.
Com a implantação da versão 5 do sistema SAJ/SG no segundo grau,
o Push passou por uma adequação com o propósito de permitir o acompanhamento
das movimentações relacionadas aos processos judiciais eletrônicos pertencentes
ao SAJ5/SG.
Sistema de Gestão Acadêmica da
Academia Judicial
O Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial permite
gerenciar os diversos cursos e eventos oferecidos pela instituição, bem como os
pedidos individuais para cursos e eventos externos. Para cada curso, além das
informações básicas, é feito o seu agendamento e são cadastrados os
participantes e instrutores. Durante a execução do curso, o sistema é
responsável pelo controle de presença, e após sua finalização são construídos e
emitidos os relatórios dos encontros e relatórios finais do curso. O sistema
também disponibiliza as avaliações aos participantes e instrutores, possui um
módulo de certificação e de extração de relatórios. Além da gestão dos cursos e
eventos o sistema também faz o controle da Residência Judicial.
Dentre as manutenções realizadas no Sistema de Gestão Acadêmica
da Academia Judicial em 2016, destacam-se:
•
Alterações
relacionadas à emissão de certificados dos cursos que trouxeram ganhos tanto
para os alunos quanto para a Academia Judicial, tais como qualidade e agilidade
na emissão dos certificados: inclusão de novos modelos, disponibilização
totalmente em formato PDF e melhorias na consulta, permitindo, além do nome, a
consulta por matrícula, código do curso, nome do curso e registro do
certificado.
•
Implementação
da possibilidade de solicitação de custeio para voluntários dos cursos de
Mediação Judicial do JEPASC (Juizados Especiais e Programas Alternativos de
Solução de Conflitos), permitindo descentralização da tarefa de solicitação de
custeio para o responsável pela inscrição dos participantes no curso, mantendo
ainda centralizada a geração de relatórios, necessários para realização das
atividades da Academia Judicial, o que resultou em melhoria na forma de
trabalho deste órgão, evitando retrabalho.
•
Alteração
do módulo de planejamento para que fosse possível adicionar e excluir novas
salas de aula sem a necessidade de alteração no código-fonte do sistema,
motivada pela mudança de endereço físico da AJ, no início de 2016.
•
Ajustes
no módulo de controle de presença, permitindo auditoria das alterações
realizadas, restrições para exclusões de dados e integração com Sistema
Gerenciador de Despesas com Deslocamento (SGDD) da DOF. Além destes, houve
também alteração no módulo de avaliação de modo a permitir que alunos que não
tivessem concluído sua avaliação do curso, pudessem fazê-la novamente.
•
Alteração
no módulo de envio de e-mails para contemplar a necessidade de envio de e-mails
diferenciados para magistrados, já que para estes é necessária a autorização da
Presidência do TJSC para a participação em cursos/eventos.
•
No
que diz respeito à infraestrutura, a fim de equacionar o problema de lentidão e
tratar das quedas na abertura de inscrições para cursos com muita procura,
foram realizados trabalhos conjuntos com a Divisão de Administração de Dados e
com a Seção de Administração do Portal Web, tanto na migração de servidor
quanto na implementação de ajustes no acesso às inscrições.
E ainda, em virtude da mudança do Portal da Academia Judicial
para uma nova plataforma e com um novo layout
(projeto em andamento), foram feitas alterações nos sistemas destinados ao público
externo da AJ, de modo a padronizar a interface de acordo com o novo portal. As
alterações não foram realizadas para os programas utilizados internamente pela
AJ devido à expectativa de aquisição de um novo software de Gestão Acadêmica
para a Academia Judicial no próximo ano.
O projeto do Novo Sistema de Gestão Acadêmica, que no fim do ano
de 2015 estava na fase de seleção da solução que melhor atendesse às
necessidades da área demandante (desenvolvimento interno, externo ou aquisição
de software), avançou no ano de 2016. Foram realizados contatos com empresas
fornecedoras de software de gestão acadêmica e algumas apresentações destes.
Após análise detalhada das possibilidades, optou-se pela aquisição de uma
solução de mercado, em vez de desenvolvimento. Embora as soluções de mercado
não atendam os requisitos da Academia Judicial em sua plenitude, customizações
deverão ser realizadas neste sentido. Neste sentido, foi realizado, então, um
refinamento nos requisitos levantados em 2015, de modo que ficassem mais
genéricos e não explicitassem detalhes de implementação, totalizando 370
requisitos. O processo para contratação, seguindo a Resolução CNJ n. 182/2013,
está em fase final e a expectativa é de implantação do sistema no próximo ano.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Em relação ao trabalho de gestão do sistema Moodle, Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo TJSC, foram realizadas as seguintes
atividades no ano de 2016:
•
Atualização da
versão do Moodle (2.8.1 para 3.1) nos servidores de desenvolvimento,
homologação e produção; A atualização de versão teve como objetivo oferecer
melhores funcionalidades, principalmente em relação à melhoria de interface,
editor de texto, disponibilização de novas questões para a atividade de
questionário, relatórios mais completos, área de 'Recycle Bin' que permite
recuperar itens excluídos em um curso, entre outros. Manter o ambiente
atualizado também facilita o intercâmbio de cursos entre diferentes
instituições de ensino;
•
Suporte à
configuração dos cursos oferecidos na plataforma;
•
Suporte de segundo
nível aos participantes dos cursos oferecidos na plataforma;
•
Disponibilização de
novos modelos de certificado, de acordo com o novo padrão da Academia Judicial,
e também novos modelos de certificado para possibilitar a emissão de
certificados para tutores, moderadores e conteudistas;
•
Criação de área com
orientações sobre o Moodle, disponibilizadas pela DTI, para acesso pela Seção
de Educação a Distância da Academia Judicial, a fim de organizar e prover
acesso centralizado às informações;
•
Aumento das vagas
de forma gradativa de 700 para 2000 usuários em cursos oferecidos no AVA da
Academia Judicial, possibilitando maior capacitação de servidores e magistrados
do Poder Judiciário de Santa Catarina;
•
Criação de projeto em
parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina a fim de possibilitar um
incremento ainda maior das vagas disponibilizadas no Ambiente Virtual da
Academia Judicial e implementação de boas práticas na concepção dos cursos
ofertados. A expectativa é que o projeto se concretize em 2017, com atuação
tanto na área de infraestrutura, como na configuração do ambiente virtual de
aprendizagem e dos cursos;
•
Início, já no fim
do ano, de um projeto que visa disponibilizar uma nova modalidade de oferta de
cursos, em que o próprio aluno poderá se inscrever em cursos autoinstrucionais
oferecidos no ambiente de EaD da Academia Judicial, sem a necessidade de
aguardar o fechamento de uma turma, o que trará grandes benefícios para a
instituição como um todo. Estão em andamento atividades tanto na Seção de Apoio
ao Ensino a Distância (DTI) quanto na Academia Judicial e a expectativa é que
seja lançado um curso piloto nesta modalidade já no começo de 2017.
Portal do Poder Judiciário de Santa
Catarina
Após o lançamento do novo portal institucional do Poder
Judiciário de Santa Catarina, ocorrido em novembro de 2015, foram recebidas
durante o ano de 2016, diversas solicitações de ajustes e melhorias tanto
através da ferramenta de feedback do próprio portal, quanto por e-mail. Além
destas, a equipe de administração do portal também identificou possibilidades
de melhorias, que culminaram nas seguintes implementações:
•
Organização,
categorização e conversão de formato dos arquivos disponíveis no portal visando
facilitar o acesso e a pesquisa;
•
Reestruturação e
criação de legendas para os endereços das unidades do TJSC nas páginas de
contatos do Tribunal de Justiça, secretários jurídicos e oficiais de gabinete;
•
Disponibilização de
um glossário para a página de contato das comarcas;
•
Migração do Banco
de Relotações e do Banco de Remoções por Permuta (em andamento);
•
Desenvolvimento de
uma página inicial estática do portal do PJSC para a disponibilização em casos
de manutenção do portal, evitando assim a indisponibilidade do acesso a serviços
essenciais;
•
Integração com o
sistema do Programa de Estágio para disponibilizar no portal a listagem
atualizada das instituições conveniadas;
•
Inserção do título
dos sub-portais em todas as respectivas páginas, facilitando a identificação;
•
Desativação dos
principais sites e páginas migradas para evitar conteúdos duplicados e
desatualizados, direcionando assim os usuários a utilizarem a ferramenta de
pesquisa ou o tour virtual guiado para se adaptarem à nova organização de
conteúdo do portal;
•
Disseminação do
código-fonte da nova identidade visual do portal (tema/template, layout e itens
gráficos) para a utilização nas aplicações web, visando a padronização;
•
Desenvolvimento de
várias melhorias na ferramenta de pesquisa, tais como: pesquisa contextualizada
por portal, analisador dos termos da pesquisa para o idioma brasileiro,
fornecimento de resultados mais relevantes, maior precisão na informação sobre
a quantidade de resultados encontrados, etc.
Sub-portais
O portal passou por um processo de reorganização da arquitetura
da informação e definiu uma nova identidade visual do Poder Judiciário
catarinense na Internet, consequentemente os demais sites e hotsites
necessitaram de reestruturação. Em 2016, foi efetuada esta reestruturação e
também o desenvolvimento de outros sub-portais. Dentre estes, podemos destacar:
•
Academia Judicial
(em andamento)
•
Corregedoria-Geral
da Justiça (em andamento)
•
Extrajudicial (em
andamento)
•
Infância e
Juventude
•
Jurisprudência
•
Ouvidoria (em
homologação)
•
Processo Eletrônico
•
Sistema de
Processos Administrativos - SPA (Manual do SPA)
•
Técnicos de Suporte
em Informática - TSI (Manual do TSI)
•
Wikilex (legislação
anotada)
•
Wikilex - Novo CPC
Vale ainda ressaltar o empenho, em conjunto com a Administração
deste tribunal, na reestruturação do antigo portal da Transparência, atual
portal de Acesso à Informação e Transparência visando um melhor atendimento à
Lei de Acesso à Informação e à diligência do Tribunal de Contas do Estado de
Santa Catarina. Neste sentido, tem-se trabalhado na disponibilização de
informações mais claras e de forma reorganizada, bem como na ampliação dos
formatos disponíveis. Em 2017 este projeto deverá ser ampliado para outros
setores e ferramentas que disponibilizam informações no portal a fim de
melhorar ainda mais a experiência dos usuários no acesso às informações deste
egrégio Tribunal de Justiça.
Segurança
Informações disponibilizadas via Internet requerem uma grande
preocupação com a segurança, no sentido de evitar interferências externas que
possam comprometer a disponibilidade e consistência dessas informações. Assim,
diversas medidas de segurança foram implementadas, tais como:
•
Elaboração de
procedimentos para a clonagem do ambiente de produção para um ambiente de
homologação, visando a realização de testes de desenvolvimento e de soluções
antes de colocar no ar (em produção) para todo o público;
•
Tratamento
específico para os parâmetros de pesquisa informados pelo usuário para evitar
possíveis problemas de injeção de códigos maliciosos;
•
Atualização e ajustes
nos scripts (códigos) de início, parada e reinício da ferramenta de portal
diminuindo ao máximo o tempo necessário para a aplicação das alterações;
•
Aquisição de novas
licenças e a renovação do suporte técnico da ferramenta de portal, visando a
ampliação da infraestrutura para possibilitar a criação de novos sub-portais;
•
Definição e
atribuição de papéis e permissões para editores de conteúdo da equipe técnica
do portal, da equipe de gestão/moderação e dos responsáveis pelos conteúdos (em
andamento);
•
Realização de
testes de acesso (utilizando novas versões de sistemas operacionais e dos
principais navegadores web) aos portais do PJSC e o constante desenvolvimento
de ajustes e correções de forma a garantir a correta exibição dos conteúdos do
portal nas mais diversas plataformas tecnológicas;
•
Configuração de uma
ferramenta de gestão dos logs de acesso ao portal para evitar possível
sobrecarga e indisponibilidade momentânea.
Suporte e manutenção
A equipe de administração do portal está constantemente exercendo
atividades contínuas que visam garantir a manutenção dos serviços e o suporte
aos usuários do portal. Algumas atividades desenvolvidas em 2016:
•
Desenvolvimento dos
manuais de edição do portal e do webmaster para a disseminação do conhecimento
de uso da ferramenta de portal e para a padronização na publicação de conteúdos
e documentos;
•
Criação de novos
portais e atualizações de conteúdos e documentos com a moderação e autorização
do Núcleo de Comunicação Institucional;
•
Apoio ao Núcleo de
Comunicação Institucional, por um determinado período, atendendo e direcionando
os mais de 4 mil e-mails recebidos através do formulário de contato
contextualizado que está disponível no rodapé das páginas dos portais.
Estatísticas de acesso
A gestão da quantidade e dos tipos de acessos aos portais é uma
ferramenta importante para auxiliar no dimensionamento da infraestrutura
tecnológica e na busca de novas soluções. Os dados abaixo não contemplam os
acessos às aplicações web e aos portais da Academia Judicial e da Corregedoria-Geral
da Justiça:
•
36.597.724 acessos
em 11 meses (Janeiro a Novembro de 2016)
•
Média de acessos
(por mês) = 3.327.066
•
Média de acessos
(por dia) = 110.902
•
Quase 11% dos
acessos são realizados através de dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.)
•
Aumento de 60% no
acesso através de dispositivos móveis em relação ao mesmo período do ano de
2015
Formulários eletrônicos
Formulários eletrônicos são a principal ferramenta de
informatização de processos. São responsáveis pela padronização na coleta, armazenamento
e correto encaminhamento de dados, para as mais diversas necessidades dos
usuários.
Para melhorar o desenvolvimento de formulários eletrônicos, foi
realizada a atualização de versão do sistema gerador de formulários utilizado
no portal. Também foram implementados novos recursos que possibilitaram
desenvolvimento, migração e alterações em formulários para diversos setores:
•
Academia Judicial -
AJ
Pesquisa - Plano de Formação
Magistrados
Processo Seletivo de Tutores
•
Diretoria de Documentação
e Informações - DDI
Carteira de Identidade Funcional
Coleta de Dados (módulo emissor de
matérias DJE)
Crachá de Identificação
•
Diretoria de Gestão
de Pessoas - DGP
Desligamento (aposentadoria e
exoneração)
Pesquisa Satisfação dos Colaboradores
Requerimento de Certidão de Tempo de
Contribuição
Requerimento de Declarações
Teletrabalho (acompanhamento gestor e
servidor)
Transformação de vários documentos e
declarações disponibilizados em formato proprietário de documento de texto para
formulários em formato aberto (PDF) para facilitar o preenchimento e o acesso
em dispositivos móveis
•
Diretoria de
Infraestrutura - DIE
Pesquisa Satisfação do Restaurante
Requisição de Manutenção ou
Comunicação de Sinistro em Veículo Oficial
•
Diretoria de Saúde
- DS
Avaliação Ergonômica do Posto de
Trabalho (em homologação)
Requisição de Medicamentos
Solicitação de Equipamentos de
Proteção Individual (em homologação)
•
Diretoria de
Tecnologia da Informação - DTI
Solicitação de Serviços para
Gabinetes (em homologação)
Suporte SAJ (em homologação)
•
Ouvidoria
Formulário de Contato (em
homologação)
Lei de Acesso à Informação
•
Outros
Catálogo de Materiais (Secretaria de
Gestão Socioambiental)
Metas CNJ (Asplan)
Requerimento de Certidão Narrativa - segundo
grau (Diretoria-Geral Judiciária) (em homologação)
Diagramações e criações gráficas
A equipe de designers desenvolveu as seguintes atividades:
•
Diagramação do
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação - PETI, Plano Diretor de
Tecnologia da Informação - PDTI e Mapas Estratégicos;
•
Criação do material
didático utilizado no curso de capacitação para uso do Sistema de Processos
Administrativos – SPA;
•
Análise de
usabilidade e design do Sistema de Processos Administrativos – SPA;
•
Protótipo e desenvolvimento
do layout da nova versão do Diário da Justiça eletrônico;
•
Criação de banners
de dicas de saúde e português para a publicação mensal no portal do servidor;
•
Criação de algumas
imagens de capas para notícias importantes veiculadas na sala de imprensa
virtual;
•
Desenvolvimento da
apresentação de soluções administrativas apresentada pela Diretoria de
Tecnologia da Informação à Presidência;
•
Criações de
diversos itens gráficos utilizados nos portais do PJSC.
Participação da equipe em
capacitações e eventos
A área de tecnologia está em constante transformação, o que
exige capacitação continuada dos profissionais envolvidos. No ano de 2016, vale
destacar a participação da equipe da Divisão de Gestão do Conhecimento nos
seguintes eventos:
•
Avaliação de desempenho:
procedimentos e feedback
•
Gestão de projetos
com as ferramentas Sharepoint e Project Server
•
Capacitação para
uso do Sistema de Processos Administrativos - SPA
•
Liferay Symposium
Brazil 2016
•
KM Brasil 2016
•
MoodleMoot Brasil
•
IT Business Cases
2016
•
Planejamento e
elaboração do termo de referência nas contratações de TI
Ações Diversas
Além dos sistemas e projetos destacados acima, a Divisão de
Gestão do Conhecimento manteve em operação, realizando ações de manutenção
corretiva e de suporte, os seguintes sistemas e serviços:
•
PTC - Protocolo
Administrativo: Sistema que permite o gerenciamento, consulta e movimentação de
processos administrativos físicos.
•
CPA - Controle de
Processos Administrativos: Sistema de gerenciamento de prazos dos processos administrativos
no Gabinete da Presidência do TJSC.
•
DPA - Distribuição
de Processos Administrativos: Sistema de distribuição de processos
administrativos físicos.
•
SDA - Sistema de
Digitalização de Acórdãos: Sistema que tem como objetivo auxiliar a Diretoria
de Documentação e Informações (DDI) no gerenciamento de acórdãos, apoiando
principalmente as rotinas de digitalização de acórdãos assinados e busca dos
mesmos em coletâneas virtuais.
•
Debates Virtuais -
Ambiente que hospeda fóruns de discussão sobre temas relacionados ao Poder
Judiciário de Santa Catarina.
•
Pergamum: Sistema
que realiza todo o gerenciamento das obras da Biblioteca Central do TJSC e de
todas as 13 Bibliotecas Setoriais distribuídas pelo Estado. No ano de 2016 além
do suporte técnico realizado pela empresa, foi atualizada a versão do sistema,
de acordo com o previsto no contrato 085/2015.
Vale notar ainda a atuação no desenvolvimento de formulário para
pedido pelos advogados de sustentação oral, inclusive por videoconferência em
atendimento ao novo CPC, e no projeto (em andamento) para implantação de
ferramenta para permitir a votação eletrônica no Tribunal Pleno, envolvendo
nesta fase inicial visitas a órgãos que utilizam ferramentas afins, contatos
com fornecedores e reuniões internas para levantamento de requisitos.
DIVISÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Dentre os principais projetos e atividades executados no ano
destacaram-se:
FW3
Descrição:
- Conjunto de Métodos, Tecnologias, Componentes, Padrões
Arquiteturais e Serviços para o Desenvolvimento de Soluções de Software
Benefícios:
- Padronização em todas as fases e artefatos envolvidos no
processo fabril de um software.
- Adequação ao estado da arte tecnológico - multiplicidade de
dispositivos (e.g. mobile), responsividade, multiplicidade de plataformas
externas (e.g. BPM/SOA SUITE, CACHE)
- Suporte à eminente quebra de suporte a plugins (e.g. Flash,
Applet, Silverlight)
- Possibilidade de terceirização organizada e com menor custo.
- Entregas com SLA adequado às necessidades do negócio, sem perda
de qualidade.
- Reusabilidade de soluções técnicas e metodológicas.
- Possibilidade de gestão de mudança tecnológica e governança
adequada.
- Possibilidade de análise de conformidade e qualidade
automatizadas.
- Aumento da manutenibilidade dos produtos.
- Melhora significativa da curva de aprendizado da equipe.
- Maior aderência aos requisitos de segurança.
- Aumento da qualidade do produto final e seus diversos
aspectos.
WorkList-TJSC 1.O
Descrição:
- Ambiente Automatizado que consolida todas as tarefas /
atividades / tramitações que o usuário deve realizar, integrando aplicações BPM
e que ainda não foram migradas para BPM - utilizando FW3 e SOA.
Benefícios:
- Padronização das interfaces do usuário para sistemas
caracterizados por controlar tarefas/atividades/processos.
- Integração com portal/acesso restrito.
- Visualização centralizada das atividades / tarefas.
- Integração com aplicações e dispositivos diversos.
- Aderência tecnológica ao FW3 / SOA.
Sistema de apoio para a Comagis
Descrição:
- Sistema para Substituição, Cooperação e Folga de Plantão para
magistrados.
Benefícios:
- Facilidade e simplificação dos procedimentos efetuados na
Comagis.
- Informação padronizada e estruturada.
- Registro da informação em uma única ferramenta computacional
(dentro do escopo definido).
- Disponibilização da informação em tempo real.
- Integrações com legado.
Cadastro de contratos
Descrição:
- Cadastro de contratos para substituição de controles em
planilha eletrônica.
Benefícios:
- Maior segurança eliminando o risco de perdas das planilhas
eletrônicas.
- Centralização das informações visto que atualmente existem
várias planilhas.
Sistema de Auditoria AUDI 1.0
Descrição:
- Implantação do Sistema AUDI 1.0, de controle de Auditorias,
cedido pelo TJPA.
Benefícios:
- Disponibilização de ferramenta para a AI.
SGDD (Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamentos) versão
2.0
Descrição:
- Versão 2.0 do sistema que automatiza o processo de concessão
de diárias, ressarcimento de despesas e prestação de contas no PJSC.
Benefícios:
- Agilizar o processo de solicitação, pagamento e prestação de
contas para solicitação de antecipação de valores e ressarcimentos para
despesas com deslocamentos a serviço no PJSC.
Sidejud - Fundo de Reserva
Descrição:
- Implementação do Fundo de Reserva dos Municípios.
Benefícios:
- Implementação do Fundo de Reserva dos Municípios, em
atendimento à LC 151/2015.
Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais
Descrição:
- Alterações no Relatório do SCI - Sistema Integrado de
Correições Extrajudiciais.
BI do Selo Digital 2.0
Descrição:
- Atualização da plataforma, reformulação de cubos,
simplificação de navegação e reprocessamento de valores fazendo uso da nova
modelagem.
Benefícios:
- Disponibilidade de informação sobre arrecadação e geração de
selos para as serventias.
- Atualização automática e cumulativa do conjunto de
informações.
Cadastro Extrajudicial 2.2
Descrição:
- Autenticação integrada CAS, estruturação de perfis de acesso,
tabelas com filtro e exportação de dados, upload de documentos.
Benefícios:
- Melhorias na usabilidade do sistema.
Cadastro Extrajudicial 2.3
Descrição:
- Nova modelagem de entidades e banco de dados. Reestruturação
para extração de informações para o BI. Exibição dos livros sob
responsabilidade integrada.
Benefícios:
- Possibilidade de coletar dados para exibição de histórico.
Inspeção Virtual do FRJ 1.0
Descrição:
- Ferramenta para navegação nos relatórios PDF de auditoria do
FRJ.
Benefícios:
- Aumentar a capacidade de inspeção fazendo uso de ferramenta
que seleciona atos de interesse dentro do Sistema do Selo Digital, através da
verificação integral dos atos enviados pelas serventias.
Inspeção Virtual do FRJ 1.1
Descrição:
- Ferramenta para auxílio à inspeção virtual referente ao FRJ
pela Auditoria Interna. Suporte a sessões e visualização de regras no
aplicativo web.
Benefícios:
- Funcionalidade de incluir comentários nos itens e acompanhar o
andamento da inspeção.
- Relatório de conclusão da Inspeção.
Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais 3.3
Descrição:
- Melhorias de interface, ajuste de agrupamentos no relatório,
incremento do período na listagem de ranking
Benefícios:
- Ajustes para facilitar a extração de informações que
direcionam as inspeções correcionais do Núcleo IV
Sistema Integrado de Correições Extrajudiciais 4.0
Descrição:
- Módulo do Primeiro grau. Funcionalidades e relatório
específico para atribuições dos juízes de primeiro grau.
Benefícios:
- Auxilia o primeiro grau a cumprir atividades de inspeção na
comarca.
Sistema para controle de atos e lançamento de promoções por
aperfeiçoamento
Descrição:
- Módulo para lançamento de informações sobre promoções por aperfeiçoamento
e cálculo das diferenças.
Benefícios:
- Viabiliza o encaminhamento mais rápido dos processos de
promoção por aperfeiçoamento acumulados nos últimos anos.
- Refatoração do código da rotina MC/GP.
- Será o ponto de início para a implementação do novo SAF.
Sistema para VPNI
Descrição:
- Sistema para informação e cálculo de VPNI (incorporações) de
acordo com novas regras definidas pela administração.
Benefícios:
- Viabiliza o reconhecimento do direito à VPNI aos servidores e
o controle da dívida do TJ em relação ao pagamento dessas incorporações.
- Interface mais amigável (FW3), automatização no lançamento de
informações e a criação de uma estrutura mais adequada para o armazenamento das
informações.
Sistema de Avaliação de Desempenho
Descrição:
- Sistema que substituirá a avaliação semestral dos servidores
efetivos, automatizando o fluxo de avaliação e integrando com o sistema de
promoções.
Benefícios:
- Informatização do processo de avaliação de desempenho.
- Integração com o sistema de promoções.
Importação do histórico de movimentos
Descrição:
- Projeto para criação do histórico funcional em base
relacional.
Benefícios:
- Viabiliza a implantação dos sistemas de controle de vagas de cargos
efetivos e comissionados, bem como a criação de serviços com base no histórico
para os sistemas de avaliação de desempenho e para a geração de arquivos e
relatórios.
Marcação de Férias 2016
Descrição:
- Ajuste anual da funcionalidade, para disponibilização de
interface que permite a servidores e magistrados do primeiro grau fazer sua
marcação de férias.
Benefícios:
- Viabiliza a utilização da lotação virtual (trabalho remoto) no
fluxo de aprovação da marcação de férias dos servidores.
- Integração com o sistema de Workflow.
Sistema de Movimentação na carreira de magistrados
Descrição:
- Sistema para controle de movimentação na carreira dos
magistrados e controle de concursos de remoção e opção.
Benefícios:
- Implementação de novas funcionalidades para controle de regras
para os concursos de opção e remoção, para o envio de e-mails aos interessados
e integração com o sistema de movimentação.
Serviços de Histórico e Situação de Magistrados Unidades
Judiciárias
Descrição:
- Serviços contendo o histórico de movimentação de magistrados
nas unidades judiciárias.
Benefícios:
- Serviços a serem utilizados no projeto Prontuário das Unidades
Judiciárias da Corregedoria Geral de Justiça.
Contratação de fábricas de software para os sistemas Caché do
PJSC
Descrição:
- Contratação de duas fábricas de software para execução de
projetos de desenvolvimento e manutenção corretiva, evolutiva e adaptativa dos
sistemas baseados em tecnologia Caché no PJSC.
Benefícios:
- Aumento na capacidade de atendimento às demandas para a área
de material e patrimônio.
- Aumento na capacidade de atendimento às demandas para a área
de gestão de pessoas.
DIVISÃO DE
SISTEMAS JUDICIAIS
Responsável
por gerir os sistemas que compõem a solução para todo o jurisdicionado, cabendo
a esta coordenar a análise, o projeto, o desenvolvimento, a implantação e a
manutenção preventiva e corretiva dos Sistemas de Automação do Judiciário
(SAJ), com análise e diagnóstico das necessidades do Tribunal de Justiça de
Santa Catarina, Turmas Recursais e demais entidades conveniadas, para assegurar
a efetividade na prestação jurisdicional, Comarcas do Tribunal de Justiça de
Santa Catarina e demais entidades conveniadas para assegurar a efetividade na
prestação jurisdicional.
Sobre o
sistema SAJ, destacamos os seguintes números:
DADOS SOBRE O SISTEMA
SAJ NO PJSC |
QUANTIDADES |
Sistemas
relativos ao 1º Grau (PG) |
18 |
Sistemas
relativos ao 2º Grau (SG) |
22 |
Usuários
internos do sistema SAJ |
mais de 10.000 |
Peticionamentos
por meio do portal e-SAJ (média diária) |
mais de 13.000 |
Dentre as principais atividades operacionais executadas no ano
destacaram-se:
Atualização de
versões do SAJ
•
397 versões do SAJ
testadas e atualizadas em ambiente de produção em 2016, sendo:
•
213 versões do SAJ
para o Primeiro Grau;
•
86 versões do SAJ
para o TJSC; e
•
98 versões do SAJ
para as Turmas Recursais;
Atualização dos serviços do Portal e-Saj
•
51 versões de
serviços do Portal e-SAJ atualizadas em 2016.
Capacitação de usuários
•
11 turmas de
capacitação realizadas pela DSJ, com 298 usuários capacitados.
Melhorias, Ajustes e Correções nas configurações
•
625 melhorias,
ajustes e correções nas configurações do SAJ realizadas em 2016.
Suporte Técnico de Segundo Nível
•
700 chamados de
atendimentos especializados de suporte técnico prestados em 2016.
Especificações de Requisitos aprovadas para melhorias no SAJ
•
112 especificações
de requisitos de melhorias para o SAJ aprovadas em 2016. Juntas somam mais de
2.000 (dois mil) pontos de função, que serão agregados ao SAJ.
Dentre os principais projetos executados no ano destacaram-se:
Projeto
IPE-SG
Migração do SAJ3/SG para o SAJ5/SG e implantação do Processo
Eletrônico no TJSC (agosto);
Migração completa dos processos do SAJ3/SG para o SAJ5/SG e
Capacitação de 932 usuários do TJSC.
SISDPA -
Sistema de Desarquivamento de Processos Administrativos
Desenvolvimento e implantação de sistema para a exclusão de
arquivamento e solicitações de arquivamento no SAJ/ARC, devido a mudança na
resolução para processos arquivados administrativamente.
CECEM –
Compartilhamento de Exceção das Centrais de Mandados
Implantação do Compartilhamento de Exceção das Centrais de
Mandados na Comarca do Continente.
INOVA –
Instalação da 4ª Vara de Caçador
Implantação das configurações para viabilizar no SAJ5/PG a
implantação da 4ª Vara da Família, Infância e Juventude, Idosos, Órfãos e
Sucessões na Comarca de Caçador. Migração dos processos do Juizado Especial
Cível que tramitavam na 2ª Vara Cível migraram para a 1ª Vara Cível, e migração
dos processos de família, infância e juventude, sucessões, fundações,
provedoria/resíduos que tramitavam na 1ª Vara Cível para nova vara criada.
Implantação do
Escritório Digital do CNJ e Servidores MNI do TJSC (julho).
Implantação do Escritório Digital do CNJ no TJSC, permitindo a
consulta dos processos do Poder Judiciário Catarinense a partir do Escritório
Digital.
Criação e
Configuração no SAJ5/SG da Nova Câmara de Agravos (outubro);
Configurações no SAJ5/SG para criar no sistema e viabilizar a
sua utilização pela nova Câmara de Agravos.
Unificação
das varas de execução fiscal (virtuais e oficiais - DTRs);
Migração dos processos que tramitam nas Varas Virtuais de
Execuções Fiscais Municipais e Estaduais, para a vara oficial.
DIVISÃO DE
REDE DE COMUNICAÇÃO
Responsável por manter
a rede lógica do PJSC e os equipamentos que compõem a rede de comunicação de
dados do PJSC, bem como manter os serviços de comunicação através da telefonia
convencional, telefonia IP, telefonia celular, videoconferência e ADSL.
Melhorar continuamente a segurança e o desempenho dos serviços da rede de
comunicação de dados.
Dentre os principais projetos e atividades executados no ano
destacaram-se:
Dispositivos Móveis
•
Nova Licitação para
os serviços de modem atendendo as novas demandas reprimidas até então;
•
Nova licitação de
telefonia móvel, agregando novos serviços e atendendo novas demandas;
•
Nova Licitação para
os serviços de Banda Larga diversificado a quantidade de empresas que atende
aos magistrados e servidores, com menor custo e maior qualidade;
•
A nova licitação de
banda larga na modalidade empreitada por consumo através de credenciamento,
permite uma diversidade de fornecedores participar, trazendo o que tem de
melhor no mercado para cada região do estado a um preço bem mais acessível.
Observando os dados de consumo abaixo, verificamos a soma do primeiro semestre
e do segundo semestre quando aconteceu a troca para o novo contrato:
COMPETÊNCIA |
VALOR TOTAL |
jan/16 |
R$ 51.631,64 |
fev/16 |
R$ 47.759,92 |
mar/16 |
R$ 69.678,87 |
abr/16 |
R$ 60.534,99 |
mai/16 |
R$ 88.466,42 |
jun/16 |
R$ 58.949,79 |
jul/16 |
R$ 42.462,21 |
ago/16 |
R$ 43.962,28 |
set/16 |
R$ 47.624,24 |
out/16 |
R$ 43.856,31 |
nov/16 |
R$ 43.403,93 |
dez/16 |
R$ 44.261,79* |
*valor estimado
Serviços de Telefonia
•
Aprimoramento dos
serviços de telefonia, melhorando a detecção de problemas, novas estruturas de contingência,
melhoria dos serviços de gestão;
•
Em andamento nova
licitação para os serviços de telefonia fixa;
•
Em andamento nova
licitação gateway de voz para ramais;
•
Em andamento
licitação de servidores para dar mais segurança e robustez as centrais telefônicas;
•
Realizadas
videoconferências judiciais de 1º e 2º grau, turmas de recursos, e reuniões
administrativas ainda em fase de piloto, dispensando o deslocamento de pessoas
ganhando em qualidade de tempo e economizando recursos;
Com relação às DDR’s – Discagem direta a Ramal, atualmente,
considerando-se todas as unidades do PJSC, tem-se em uso 9.998 ramais públicos
para efetuar e receber ligação externa diretamente.
Serviços de Administração de Redes
•
Implantação do ASN
do Tribunal de Justiça, com adequação para recepcionar o segundo link de
internet para dar garantia de continuidade dos serviços – em fase adiantada de
estudos para nova contratação para adequação serviço de internet;
•
Aquisição de
switches de borda e backbone para atendimento as Comarcas e aperfeiçoamento da
rede interna do Tribunal de Justiça;
•
Renovação da
ferramenta de monitoramento de rede, possibilitando dar visibilidade a
estrutura de rede;
•
Contratação 21
novos pontos de Interconexão de fibra com o CIASC;
•
Migração do
resquício das redes antigas 172.x.x.x para novo endereçamento IP;
•
Suporte remoto a
problemas de rede das comarcas e das unidades do TJSC;
•
Configuração dos
equipamentos de redes;
•
Análise do
desempenho de aplicações, utilizando-se da solução integrada para monitoramento
do desempenho da rede;
•
Elaboração de
estudos para troca da rede wireless do TJSC;
•
Em estudos nova
estrutura de rede de dados para as Comarcas;
•
Em estudos solução
para links redundantes para as Comarcas;
•
Em estudos solução para
gerenciamento de links para as Comarcas;
A situação atual das linhas de comunicação disponíveis para as
unidades do PJSC está retratada no quadro a seguir, onde é apresentado o link principal e, caso já disponível, o link redundante (ambos em Mega-bytes):
Unidade |
Principal |
Redundante |
Abelardo Luz |
4M |
|
Anchieta |
4M |
|
Anita Garibaldi |
4M |
|
Araquari |
4M |
|
Araranguá |
10M |
|
Armazém |
4M |
|
Ascurra |
4M |
|
Balneário Camboriú |
16M |
|
Balneário Camboriú - Avançada |
10M |
|
Barra Velha |
8M |
|
Biguaçu |
4M |
|
Biguaçu - Univali |
4M |
|
Blumenau |
50M |
100M |
Blumenau - Fórum Furb |
100M |
|
Bom Retiro |
4M |
|
Braço do Norte |
8M |
|
Brusque |
16M |
|
Caçador |
8M |
100M |
Camboriú |
10M |
|
Campo Belo do Sul |
4M |
|
Campo Erê |
4M |
|
Campos Novos |
8M |
|
Canoinhas |
10M |
100M |
Canoinhas - 1 vara |
100M |
|
Capinzal |
4M |
|
Capivari de Baixo |
4M |
|
Catanduvas |
4M |
|
Chapecó |
50M |
100M |
Concórdia |
10M |
|
Coronel Freitas |
4M |
|
Correia Pinto |
4M |
|
Criciúma |
16M |
100M |
Criciúma - Unesc |
100M |
|
Cunha Porã |
4M |
|
Curitibanos |
10M |
|
Descanso |
4M |
|
Dionísio Cerqueira |
4M |
|
Estreito |
100M |
|
Florianópolis - Academia |
100M |
|
Florianópolis - Campeche |
100M |
|
Florianópolis - Centro Executivo ACCR |
50M |
100M |
Florianópolis - CESUSC |
4M |
|
Florianópolis - Concentrador |
1G |
|
Florianopolis - Eduardo Luz |
100M |
|
Florianópolis - Juizado Contra Mulher |
100M |
|
Florianópolis - Norte da Ilha |
100M |
|
Forquilhinha |
4M |
|
Fraiburgo |
8M |
|
Garopaba |
4M |
|
Garuva |
4M |
|
Gaspar |
10M |
|
Guaramirim |
4M |
|
Herval D´Oeste |
4M |
|
Ibirama |
8M |
100M |
Içara |
4M |
|
Imaruí |
4M |
|
Imbituba |
4M |
|
Imbituba - 1 Vara |
100M |
|
Indaial |
8M |
|
Ipumirim |
4M |
|
Itá |
4M |
|
Itaiópolis |
4M |
|
Itajaí |
50M |
100M |
Itajai - Fórum Universitário |
100M |
|
Itapema |
8M |
|
Itapiranga |
8M |
|
Itapoá |
4M |
|
Ituporanga |
8M |
|
Jaguaruna |
4M |
|
Jaraguá do Sul |
10M |
100M |
Jaraguá do Sul - UNERJ |
4M |
|
Joaçaba |
10M |
|
Joaçaba - UNOESC |
4M |
|
Joinville |
50M |
100M |
Joinville - SOCIESC |
100M |
|
Joinville - 3º Vara da Fazenda Pública |
100M |
|
Joinville - Univille |
100M |
|
Lages |
16M |
|
Lages - UNIPLAC |
4M |
|
Laguna |
10M |
|
Lauro Müller |
4M |
|
Lebon Régis |
4M |
|
Mafra |
10M |
|
Maravilha |
4M |
|
Meleiro |
4M |
|
Modelo |
4M |
|
Mondaí |
4M |
|
Navegantes |
8M |
|
Orleans |
4M |
|
Otacílio Costa |
4M |
|
Palhoça |
100M |
|
Palhoça - Brejaru |
4M |
|
Palhoça - Novo Arquivo Central |
4M |
|
Palmitos |
4M |
|
Papanduva |
4M |
|
Piçarras |
8M |
|
Pinhalzinho |
4M |
|
Pomerode |
4M |
|
Ponte Serrada |
4M |
|
Porto Belo |
4M |
|
Porto União |
8M |
|
Presidente Getúlio |
4M |
|
Quilombo |
4M |
|
Rio do Campo |
4M |
|
Rio do Oeste |
4M |
|
Rio do Sul |
10M |
|
Rio do Sul - Juizado Especial - Criminal |
100M |
|
Rio Negrinho |
4M |
|
Rio Negrinho |
100M |
|
Santa Cecília |
4M |
|
Santa Rosa do Sul |
4M |
|
Santo Amaro da Imperatriz |
4M |
|
Santo Amaro da Imperatriz - Nova Vara |
4M |
|
São Bento do Sul |
10M |
|
São Carlos |
4M |
|
São Domingos |
4M |
|
São Francisco do Sul |
8M |
|
São João Batista |
4M |
|
São Joaquim |
4M |
|
São José |
100M |
|
São José - Almoxarifado Central - P1 |
100M |
|
São José - Arquivo Central - P1-1 |
100M |
|
São José - Deposito P1-2 |
100M |
|
São José do Cedro |
4M |
|
São Lourenço do Oeste |
4M |
|
São Miguel do Oeste |
10M |
|
Seara |
4M |
|
Sombrio |
4M |
|
Taió |
4M |
|
Tangará |
4M |
|
Tijucas |
8M |
|
Timbó |
10M |
|
Trombudo Central |
4M |
|
Tubarão |
16M |
|
Turvo |
4M |
|
Urubici |
4M |
|
Urussanga |
8M |
|
Videira |
8M |
|
Xanxerê |
8M |
|
Xaxim |
4M |
|
SUB TOTAL |
924 |
2800 |
TOTAL |
3.724 |
|
MÉDIA (MB POR UNIDADE) |
26,79 |
Segmentação dos
circuitos de dados
Sistemas de Proteção
•
O novo firewall,
implantado no primeiro semestre, para gerenciar e proteger o tráfego interno e
externo da rede do TJSC, trata até 6TB de dados diariamente;
•
Foi ativada no
firewall e está pronta para uso a nova faixa de IPs externa própria do TJSC
(ASN – autonomous system number) que permitirá o uso de IPs externos válidos
diretamente nos servidores de aplicação externos;
•
Integração do
firewall com o Microsoft AD, já permite identificar o usuário originador do
tráfego de quase 7000 usuários simultâneos que utilizam a rede do TJSC
diariamente;
•
Link VPN da UPC com
a sede do TJSC teve capacidade aumentada de 100Mbps para 1Gbps, desafogando a
demanda de tráfego que estava no limite desde antes da chegada da DGP;
•
Migração de todos
os links VPN do antigo concentrador VPN para o novo firewall;
•
PDDE do SAJ está
atendendo mais 1.000.000 solicitações/semana com picos de até 30.000 no período
de 1h;
•
Novas melhorias nas
configurações do firewall estão em andamento para aumentar a segurança no
acesso a sites externos e dar mais agilidade e flexibilidade no atendimento das
liberações de acesso;
•
Migração, nas estações
de trabalho, para a nova versão do antivírus OfficeScan (versão 12), a qual já
atingiu 52% das máquinas do PJSC.