DIRETORIA-GERAL JUDICIÁRIA
A Diretoria-Geral Judiciária, órgão subordinado à
Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça, por força do art. 1º da Resolução GP
n. 7, de 29 de janeiro de 2016, detém as seguintes atribuições precípuas:
supervisionar e coordenar as atividades e os projetos das diretorias e setores
vinculados, bem como outros relacionados à área judicial; emitir pareceres
jurídicos e administrativos; e cumprir as decisões exaradas pela Presidência do
Tribunal de Justiça e demais instâncias superiores.
À Diretoria-Geral Judiciária estão vinculadas a Diretoria
de Cadastro e Distribuição Processual (DCDP), a Diretoria de Recursos e
Incidentes (DRI) e a Diretoria de Documentação e Informações (DDI). A estrutura
da Diretoria-Geral Judiciária é composta, ainda, por secretarias, divisões de
tramitação remota e um núcleo de assessoramento, conforme organograma abaixo:
SECRETARIA DO TRIBUNAL PLENO
À Secretaria do Tribunal Pleno compete,
além de dar andamento aos processos administrativos do Tribunal Pleno, auxiliar
os trabalhos da Presidência nas sessões ordinárias, extraordinárias e solenes
deste órgão julgador.
As atribuições do referido órgão estão
previstas no Código de Divisão e Organização Judiciárias do Estado de Santa
Catarina e no Regimento Interno da Corte.
Não obstante, o Ato Regimental TJ n. 146,
de 4 de novembro de 2016, alterou a competência do Tribunal Pleno, delegando
atribuições administrativas ao egrégio Órgão Especial.
Abaixo, as principais informações
registradas pela Secretaria do Tribunal Pleno em 2016:
INFORMAÇÕES
REGISTRADAS |
QUANTIDADE |
Relatórios de Processos em face de magistrados para a
Presidência |
12 |
Sessões ordinárias realizadas |
20 |
Sessões extraordinárias realizadas |
1 |
Sessões solenes realizadas |
6 |
Ofícios
expedidos |
81 |
Atas confeccionadas |
24 |
Certidões lavradas |
361 |
Processos SPA recebidos no setor |
42 |
Processos SPA enviados pelo setor |
38 |
Documentos SPA criados no setor |
41 |
Movimentações diversas - SAJ |
366 |
Processos distribuídos em 2016 no SAJ |
27 |
Processos
PTC enviados pelo setor |
38 |
Processos
PTC recebidos pelo setor |
40 |
Arquivos em áudio e vídeo produzidos a partir das gravações
das sessões |
65 |
Fonte: SAJ - Secretaria do Tribunal
Pleno, SPA - Secretaria do Tribunal Pleno, PTC - Secretaria do Tribunal Pleno e
registros nos arquivos da Secretaria do Tribunal Pleno.
Período: 1º de janeiro a 9 de dezembro de
2016.
Os dados estatísticos do Tribunal Pleno serão
disponibilizados pela Secretaria Estatística das Instâncias Recursais.
SECRETARIA DO ÓRGÃO ESPECIAL
Compete à Secretaria do Órgão Especial
auxiliar a Presidência nas sessões ordinárias e extraordinárias do Órgão
Especial; elaborar editais de julgamento, pautas, certidões e atas das sessões
e providenciar o devido encaminhamento, além de dar andamento aos processos por
meio do cumprimento de despachos/decisões.
O Órgão Especial, regulamentado pelo Ato
Regimental TJ n. 146, de 4 de novembro de 2016, é composto por 25
desembargadores, sendo 13 pelo critério de antiguidade e 12 por eleição.
Em fevereiro de 2016, o Tribunal de
Justiça de Santa Catarina iniciou a implantação do processo digital no 2º grau,
sendo que o Órgão Especial foi incluído no primeiro ciclo. Atualmente, há 306
processos digitais em andamento (dados extraídos em 9 de dezembro de 2016).
Entre os meses de agosto e novembro de
2016, foram realizadas audiências por videoconferência nos processos de
competência do Órgão Especial, o que permitiu que as testemunhas arroladas
comparecessem em suas respectivas comarcas e, utilizando recursos de áudio e
vídeo, fossem inquiridas pelo Desembargador relator, neste Tribunal de Justiça.
Abaixo, as principais informações
compiladas pela Secretaria do Órgão Especial em 2016:
INFORMAÇÕES
COMPILADAS |
|
Sessões realizadas (ordinárias - primeiras e terceiras
quartas-feiras do mês) |
20 |
Editais de julgamento (publicados do Diário da
Justiça Eletrônico) |
20 |
Atas (resultados dos julgamentos) |
20 |
Processos pautados (incluídos em pauta e apresentados em mesa) |
724 |
Certidões de Julgamento (entre julgados, adiados,
retirados e pedidos de vista) |
724 |
Certidões de decisões administrativas (eleições, promoções, aprovação de Atos Regimentais, Resoluções, etc.) |
48 |
Ofícios diversos (cumprimento a despachos.) |
359 |
Movimentações diversas – SAJ (movimentações em geral
nos processos que tramitam no Órgão Especial – Físicos e Digitais) |
6.205 |
Audiências realizadas (em ação penal
originária.) |
14 |
Termos de depoimento (relativos às audiências
da ação penal originária.) |
27 |
Fonte: SAJ e Registros da Secretaria do
Órgão Especial.
Período: 7 de janeiro a 9 de dezembro de
2016.
Os dados estatísticos do Órgão Especial serão
disponibilizados pela Secretaria Estatística das Instâncias Recursais.
Foram expedidas 13 (treze) resoluções pelo Conselho da
Magistratura no corrente ano.
Seguem os quadros estatísticos de cada Conselho:
CONSELHO
DA MAGISTRATURA |
|||
Desembargador |
Processos distribuídos |
Processos
em tramitação |
Processos
Julgados |
Torres
Marques |
0 |
0 |
0 |
Sérgio
Roberto Baasch Luz |
3 |
0 |
3 |
Ricardo
Orofino da Luz Fontes |
48 |
0 |
48 |
Salim
Schead dos Santos |
24 |
15 |
9 |
Maria
do Rocio Luz Santa Ritta |
4 |
2 |
2 |
Jaime
Ramos |
4 |
1 |
3 |
Alexandre
d'Ivanenko |
4 |
2 |
2 |
Sérgio
Izidoro Heil |
4 |
4 |
0 |
Ronaldo
Moritz Martins da Silva |
2 |
1 |
1 |
Ricardo
José Roesler |
12 |
0 |
12 |
Sérgio
Antônio Rizelo |
6 |
0 |
6 |
Ernani
Guetten de Almeida |
3 |
0 |
3 |
TOTAL |
114 |
25 |
89 |
Fonte: SAJ – Conselho da
Magistratura, Atas das Sessões e Registros da Secretaria
CONSELHO
DE GESTÃO, MODERNIZAÇÃO JUDICIÁRIA, DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INSTITUCIONAIS |
|||
Desembargador |
Processos
distribuídos |
Processos em
tramitação |
Processos
Julgados |
Torres
Marques |
7 |
0 |
7 |
Luiz
Cézar Medeiros |
2 |
0 |
2 |
Ricardo
Fontes |
0 |
0 |
0 |
Alexandre
d'Ivanenko |
1 |
0 |
1 |
João
Henrique Blasi |
0 |
0 |
0 |
Tulio
José Moura Pinheiro |
0 |
0 |
0 |
Carlos
Alberto Civinski |
1 |
0 |
1 |
Ronaldo
Moritz Martins da Silva |
1 |
1 |
0 |
Ernani
Guetten de Almeida |
0 |
0 |
0 |
Carlos
Adilson Silva |
2 |
2 |
0 |
Odson
Cardoso Filho |
0 |
0 |
0 |
TOTAL |
14 |
3 |
11 |
Fonte: Atas da Sessão e
Registros da Secretaria
* Dados extraídos até o
dia 9 de dezembro de 2016.
SECRETARIA
DA CÂMARA ESPECIAL REGIONAL DE CHAPECÓ
A Câmara Especial Regional de Chapecó (CERC) foi instalada
em 5 de fevereiro de 2009, por meio do Ato Regimental n. 91/2008-TJ.
A CERC possui competência na VIII Região Judiciária, que
abrange as Comarcas de Chapecó, Coronel Freitas, Xaxim, Concórdia, Ipumirim,
Itá, Seara, São Miguel do Oeste, Descanso, Itapiranga, Xanxerê, Abelardo Luz,
Ponte Serrada, São Domingos, Mondaí, Palmitos, São Carlos, Campo Erê, Quilombo,
São Lourenço do Oeste, Cunha Porã, Maravilha, Modelo, Pinhalzinho, Anchieta,
Dionísio Cerqueira e São José do Cedro. São 8 (oito) circunscrições
judiciárias, 27 (vinte e sete) comarcas e 62 (sessenta e dois) municípios não
sede de Comarca.
O Ato Regimental TJ n. 140, de 6 de julho de 2016,
suspendeu a distribuição de novos processos à CERC no período de 1º de agosto
de 2016 a 31 de dezembro de 2017, ressalvados os casos de embargos de
declaração, agravos internos, incidentes e demais hipóteses de prevenção
relacionados aos feitos já distribuídos.
No decorrer deste ano, foram realizadas 20 (vinte) sessões
de julgamento e redistribuídos 6.222 (seis mil duzentos e vinte e dois)
processos.
Abaixo, as principais informações
registradas pela Secretaria da CERC em 2016:
Sessões de julgamento |
20 |
Documentos expedidos* |
6.609 |
Movimentações processuais* |
121.245 |
*Dados do SAJ/SG5 - julho a dezembro de 2016.
A quantidade de documentos expedidos e de movimentações
processuais, apresentada na tabela acima, refere-se ao período posterior à implantação do processo digital – SAJ/SG5 – na Câmara
Especial Regional de Chapecó, ou seja, de julho a dezembro de 2016.
Os dados estatísticos da CERC, por sua vez, serão
disponibilizados pela Secretaria Estatística das Instâncias Recursais.
SECRETARIA ADMINISTRATIVA
DAS TURMAS DE RECURSOS e SECRETARIA DA TURMA DE UNIFORMIZAÇÃO
A Secretaria Administrativa das Turmas de Recursos tem a
atribuição de inserir no sistema de consulta de jurisprudência do TJSC os
acórdãos e as decisões monocráticas dos processos físicos em tramitação nas
Turmas de Recursos; enviar e baixar Agravos em Recursos Extraordinários - ARE e
Recursos Extraordinários - RE ao Supremo Tribunal Federal, dos processos
eletrônicos das Turmas de Recursos, nos termos da Resolução n.
1/2014-CGSJEPASC; elaborar quadro da ordem de antiguidade dos juízes para
designação de suplentes para as Turmas de Recursos, nos termos do art. 14, §
6º, da Resolução n. 4/2007-CG.
A Secretaria Administrativa das Turmas Recursais também funciona
como Secretaria da Turma de Uniformização, nos termos do art. 66B da RESOLUÇÃO
N. 1/2012-CGSJEPASC. Portanto, este trabalho consiste em protocolar, autuar e
distribuir as petições e processos da competência da Turma de Uniformização;
dar movimentação aos processos; elaborar pauta de julgamento e remetê-la aos
membros do colegiado e ao Ministério Público; secretariar as sessões de
julgamento, lavrar certidões de julgamento; confeccionar as atas das sessões;
lavrar certidões administrativas; preparar comunicados, expedientes e editais,
encaminhando-os para divulgação no Diário da Justiça Eletrônico e certificar
publicações e trânsito em julgado.
SECRETARIA ADMINISTRATIVA
DAS TURMAS DE RECURSOS
ATIVIDADES |
QUANTIDADES |
Envio de
Agravos em Recurso Extraordinário-ARE e Recurso Extraordinário-RE, em meio
digital, ao Supremo Tribunal Federal, por intermédio do Sistema de Envio de Recursos
(S.E.R.). |
13 |
Inclusão de
Acórdãos/Decisões Monocráticas das Turmas de Recursos na consulta de
jurisprudência (SAJ3/SG) |
4.619 |
Dados atualizados até 7 de dezembro de 2016.
Fonte: Controle estatístico da Secretaria Administrativa das
Turmas de Recursos.
SECRETARIA DA TURMA DE
UNIFORMIZAÇÃO
ATIVIDADES |
QUANTIDADES |
Processos
Distribuídos |
62 |
Processos
Julgados por Acórdão |
26 |
Processos
Julgados por Decisão Monocrática |
8 |
Processos em
Andamento |
69 |
Processos
Suspensos |
1 |
Processos
Encerrados |
23 |
Enunciados
Publicados |
0 |
Sessões
realizadas |
3 |
Dados atualizados até 7 de dezembro de 2016.
Fonte: Controle estatístico da Secretaria Administrativa das
Turmas de Recursos.
NÚCLEO
DE ASSESSORAMENTO DA CÂMARA DE AGRAVOS INTERNOS EM RECURSOS CONSTITUCIONAIS
O Núcleo de Assessoramento da Câmara de Agravos Internos
em Recursos Constitucionais foi instituído pela Resolução GP nº 54, de 3 de
novembro de 2016.
Ao longo do ano de 2016, a partir de sua formal criação e
até o dia 30 de novembro, foram elaboradas 202 (duzentas e duas) minutas de
acórdãos.
A primeira sessão da Câmara de Agravos Internos em
Recursos Constitucionais ocorreu no dia 30 de novembro de 2016, sob a
presidência do Desembargador Alexandre d'Ivanenko, 1º Vice-Presidente do
Tribunal de Justiça. A câmara está composta ainda pelos Desembargadores Sérgio
Izidoro Heil e Jaime Ramos, respectivamente 2º e 3º Vice-Presidentes desta
Corte.
DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO REMOTA DAS EXECUÇÕES FISCAIS
A Divisão de Tramitação Remota das Execuções Fiscais
possui quatro seções: a) Seção de cumprimento de atos postulatórios; b) Seção
de cumprimento de atos de garantia; c) Seção de cumprimento de atos de
resistência/defesa; e d) Seção de cumprimento de atos de extinção e Contadoria.
Desde meados de outubro deste ano, por determinação da
Corregedoria-Geral de Justiça, a Divisão está fazendo mutirões para promover o
arquivamento dos processos com sentença proferida nos autos. Em outubro, foram
arquivados 3.335 processos, enquanto que em novembro foram arquivados 6.849.
Tais números são maiores do que a média dos meses anteriores, sendo que o total
de processos arquivados, até 9 de dezembro 2016, foi de 33.347 processos.
Conforme a planilha abaixo, em 30 de novembro de 2016,
tramitavam 357.612 processos na
Divisão, referentes às 26 comarcas que lhe são vinculadas:
COMARCAS |
EXECUÇÕES
MUNICIPAIS |
EXECUÇÕES
ESTADUAIS |
TOTAL
POR COMARCA |
|
1 |
ARARANGUÁ
– 1ª Vara |
6.075 |
365 |
6.440 |
|
ARARANGUÁ
– 2ª Vara |
6.386 |
346 |
6.732 |
2 |
BALN.
CAMBORIU |
17.623 |
2.310 |
19.933 |
3 |
BALN.
PIÇARRAS |
5.746 |
460 |
6.206 |
4 |
BIGUAÇU |
7.945 |
420 |
8.365 |
5 |
BLUMENAU |
30.555 |
8.387 |
38.942 |
6 |
BRAÇO
DO NORTE |
870 |
407 |
1.277 |
7 |
BRUSQUE |
3.980 |
1.175 |
5.155 |
8 |
CAMBORIÚ |
12.780 |
1.028 |
13.808 |
9 |
CRICIÚMA |
5.259 |
2.842 |
8.101 |
10 |
GASPAR |
9.259 |
(pertence
à Blumenau) |
9.259 |
11 |
GUARAMIRIM |
4.796 |
710 |
5.506 |
12 |
IMBITUBA |
10.252 |
276 |
10.528 |
13 |
INDAIAL |
894 |
986 |
1.880 |
14 |
ITAJAÍ |
39.341 |
3.058 |
42.399 |
15 |
ITAPEMA |
12.714 |
1.044 |
13.758 |
16 |
ITAPOÁ |
13.574 |
(pertence
à Joinville) |
13.574 |
17 |
JARAGUÁ
DO SUL |
14.883 |
2.407 |
17.290 |
18 |
JOINVILLE |
42.369 |
8.411 |
50.780 |
19 |
NAVEGANTES |
5.944 |
592 |
7.536 |
20 |
PALHOÇA |
29.509 |
1.728 |
31.237 |
21 |
PORTO
BELO |
10.353 |
345 |
10.698 |
22 |
RIO
NEGRINHO |
2.303 |
868 |
3.171 |
23 |
SÃO
FRANCISCO DO SUL |
9.929 |
2 |
9.931 |
24 |
TIJUCAS |
3.150 |
516 |
3.666 |
|
TIJUCAS
2ª VARA |
2.480 |
0 |
2.480 |
25 |
TIMBÓ |
4.837 |
619 |
5.456 |
26 |
URUSSANGA |
3.098 |
406 |
3.504 |
TOTAL |
317.904 |
39.708 |
357.612 |
Referência: janeiro a 30 de
novembro de 2016.
FONTE: SAJ Estatística
Em
complemento, destacam-se algumas atividades desenvolvidas pela Divisão de
Tramitação Remota das Execuções Fiscais, até o dia 9 de dezembro de 2016
(fonte: SAJ Estatística):
●
20.508 ofícios diversos
emitidos;
●
6.560 mandados diversos
emitidos;
●
106.317 certidões de
cartório;
●
45.170 atos ordinatórios para
intimação das partes;
●
14.000 juntadas de petições e
documentos; e
●
33.347 processos arquivados
definitivamente.
No
total, entre os dias 1º de janeiro e 30 de novembro do corrente ano, a equipe
da Divisão realizou 301.189 movimentações processuais.
DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO REMOTA PENAL
A Divisão de Tramitação Remota Penal, criada pela
Resolução Conjunta GP/CGJ n. 7, de 21 de agosto de 2014, iniciou as atividades no
dia 30 de março de 2015.
Possui um fluxo de trabalho próprio, desenvolvido pelo
Núcleo II da Corregedoria-Geral da Justiça, a partir das sugestões apresentadas
pelo Chefe de Divisão, o qual teve por base o fluxo de trabalho Criminal – Genérico
utilizado pelas varas criminais. Foram feitas algumas modificações que
permitiram a criação de um fluxo mais enxuto, com menos filas de trabalho e,
portanto, mais fácil de ser visualizado e acompanhado.
Além disso, foram criados alguns atos ordinatórios
específicos, que possibilitam a realização de vários atos processuais
sucessivos, a exemplo do ato ordinatório nº 20105 – Crime – Intimação da
sentença – mandado, que expede tantos mandados de intimação quantos forem os
réus cadastrados, intima o Ministério Público e a Defensoria Pública por meio
de seus portais, remete a intimação do defensor constituído para a fila de
preparação da relação que posteriormente será encaminhada para publicação no
Diário da Justiça Eletrônico e expede oficio para intimação das vítimas.
A Divisão iniciou suas atividades com a Seção de
Cumprimento de Sentença, mas há projeto para colocar em produção as seções
encarregadas da fase postulatória (que inicia com o oferecimento da denúncia,
promoção da citação e apresentação de resposta à acusação) e da fase
instrutória (que compreende o início da instrução, com a audiência de instrução
e julgamento, até a conclusão para sentença nos processos que não forem
julgados na própria audiência).
No início das atividades, a Divisão cooperava com a 1ª e a
3ª Varas Criminais da comarca da Capital e, a partir do mês de junho de 2015,
passou a cooperar também com a 2ª e a 4ª Varas Criminais, também da comarca da
Capital.
Os relatórios gerenciais das quatro unidades criminais,
extraídos do sistema SAJ/PG, apontam que estão em tramitação 1.518 processos
nos fluxos de trabalho da Divisão,
assim distribuídos:
1ª Vara Criminal |
2ª Vara Criminal |
3ª Vara Criminal |
4ª Vara Criminal |
Total |
425 |
415 |
278 |
400 |
1.518 |
Fonte: SAJ/PG - consulta
realizada em 6 de dezembro de 2016.
A elevação do número de
processos nos fluxos de trabalho da Divisão durante o ano de 2016 refletiu
diretamente na quantidade de atos realizados pela equipe (juntadas,
movimentações no SAJ5/PG, certidões etc.), conforme apontam os dados abaixo:
|
1ª Vara Criminal |
2ª Vara Criminal |
3ª Vara Criminal |
4ª Vara Criminal |
Total |
Movimentações |
8.236 |
7.586 |
3.791 |
7.947 |
27.560 |
Documentos
emitidos |
2.639 |
3.061 |
1.147 |
2.676 |
9.523 |
Fonte: SAJ Estatística -
período: janeiro a dezembro de 2016
No que concerne à produtividade da Divisão, merece
destaque que, entre os meses de janeiro e dezembro deste ano, foram processados
e remetidos para o Tribunal de Justiça 1.044 recursos eletrônicos, cadastrados
582 Processos de Execução Criminal (provisórios e definitivos) e arquivados
definitivamente 713 processos (fonte: SAJ Estatística).
Embora a Divisão conte
com apenas uma seção em produção, a realização das atividades de forma rotineira
possibilitou a especialização dos servidores, de modo que, apesar do elevado
número de processos que ingressaram nos fluxos de trabalho, não houve
contingenciamento no ano de 2016.
DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO REMOTA DE EXECUÇÕES E DE CUMPRIMENTO DE
SENTENÇAS CÍVEIS
A Divisão de Tramitação Remota de Execuções e Cumprimentos
de Sentenças Cíveis, criada pela Resolução Conjunta GP/CGJ n. 8, de 21 de
agosto de 2014, entrou em funcionamento no dia 4 de maio de 2015, inicialmente
com o acervo de processos eletrônicos das 3ª e 6ª Varas Cíveis da Comarca da
Capital, especificamente Execuções de Título Extrajudicial e Procedimentos de
Cumprimento de Sentença/Decisão.
Foram criadas quatro seções na Divisão, com o objetivo de
otimizar a utilização dos recursos, padronizar a tramitação, torná-la mais
célere, aumentar a produtividade e reduzir a quantidade de insumos necessários
à prestação jurisdicional, assim estabelecidas:
a) Seção de Atos Postulatórios: compreende a fase inicial do
processo, até a efetivação da citação;
b) Seção de Atos Constritórios: compreende a fase de garantia
processual. A partir da penhora, o processo é movido para esta seção;
c) Seção de Atos Recursais: todas as Impugnações e Embargos,
independentemente da fase processual, processam-se nesta seção; e
d) Seção de Expropriação e Pagamento: nesta seção, os processos
estão em fase final, em que são realizadas designações de leilão, expedições de
alvarás, pagamentos de custas finais e arquivamentos definitivos.
Atualmente, a Divisão de Tramitação Remota de Execuções e
de Cumprimentos de Sentenças Cíveis atende os processos eletrônicos das 6 Varas
Cíveis do Foro Central da Comarca da Capital. A partir de junho de 2016, foram
designados dois juízes cooperadores para atuarem na referida unidade.
Ao final do ano de 2016,
constavam 8.166 processos digitais em andamento na Divisão, distribuídos na
seguinte proporção entre as varas:
* Fonte: SAJ Estatística – 30 de novembro de 2016.
Computaram-se, no
decorrer do ano, mais de 70.000 movimentações lançadas no Sistema de Automação
do Judiciário - SAJ/PG, com a emissão de quase 20.000 expedientes.
* Fonte: SAJ Estatística – 30 de novembro de 2016.
A partir do mês de setembro
de 2016, a Divisão passou a realizar consultas aos sistemas externos do
RENAJUD, INFOJUD e SERASAJUD, bem como ao Sistema Auxiliar de Pesquisa de
Endereços, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça, que possibilita,
por meio do CPF do executado, a consulta em vários sistemas, entre eles o
INFOSEG e SIEL.
No mês de outubro do
corrente ano, após autorização do Conselho Nacional de Justiça, foram
integrados à Divisão os serviços relacionados aos procedimentos do BACENJUD,
até então restritos ao gabinete, por meio do qual são providenciados os atos de
bloqueio de valores.
Por fim, registra-se que
a digitalização do acervo físico das unidades judiciárias, aliada à assunção da
demanda das demais varas cíveis da comarca da Capital, acarretou significativo
aumento do número de processos na Divisão no ano de 2016, em comparação com o
exercício anterior.
DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO
REMOTA DAS EXECUÇÕES PENAIS
A Divisão de Tramitação Remota das Execuções Penais atende às
varas de execuções penais de duas comarcas, Criciúma e Capital, as quais,
conjuntamente, possuem um acervo total de 19.220 processos/procedimentos
geridos, sendo 5.769 com a situação em andamento, 3.250 referentes a apenados
presos, e 670 suspensos.
Nos termos da Orientação nº 55 da Corregedoria-Geral da Justiça,
nesse total, não estão computados os apensos, que devem permanecer na fila
arquivados definitivamente, apesar da necessidade de constantemente serem
adotadas providências naqueles autos.
Os dados estatísticos referentes ao período de janeiro a
novembro de 2016 são os seguintes:
COMARCA |
Período |
Processos no
Fluxo |
Suspensos em
grau de recurso |
Movimentações
Atos Realizados |
Em Andamento |
Processos com
Apenado Preso |
Capital |
Jan/16
-Nov/16 |
9.585 |
455 |
64.580 |
3.215 |
1.666 |
Criciúma |
Jan/16
-Nov/16 |
9.635 |
215 |
53.709 |
2.554 |
1.584 |
TOTAL |
Jan/16
-Nov/16 |
19.220 |
670 |
118.289 |
5.769 |
3.250 |
Fonte: SAJ Estatística em 12 de dezembro de 2016.
No que tange à produtividade
dos servidores e colaboradores da Divisão de Tramitação Remota das Execuções
Penais, tem-se o quadro abaixo:
COMARCA |
Período |
Movimentações
Processuais |
Documentos
Emitidos |
Capital |
Jan/16
- Nov/16 |
64.580 |
23.024 |
Criciúma |
Jan/16
- Nov/16 |
53.709 |
13.276 |
TOTAL DO
PERÍODO |
118.289 |
36.300 |
Fonte: SAJ Estatística em 12 de dezembro de 2016.
No primeiro semestre de 2016, por se tratar de ano eleitoral, a análise
dos trânsitos em julgado de sentenças que extinguiram a punibilidade e a
comunicação aos juízos das condenações demandaram especial atenção da equipe
para que nenhum eleitor ou candidato restasse prejudicado. Para tanto, foram
saneados e encaminhados os ofícios dos processos cujo trânsito ocorreu antes
das eleições.
Como consequência, foram arquivadas definitivamente diversas
execuções penais, o que acarretou a manutenção do acervo em trâmite e o aumento
das movimentações processuais e documentos expedidos.
No segundo semestre, merece destaque a manutenção das análises
de trânsito em julgado e o acompanhamento e adoção de providências decorrentes
da inspeção correicional realizada pela Corregedoria-Geral da Justiça na Vara
das Execuções Penais da comarca de Criciúma, sendo todos os
questionamentos/aspectos de competência da Divisão de Tramitação Remota das
Execuções Penais devidamente respondidos a tempo e modo.
Por fim, apesar de ser atividade que demanda a realização anual,
os atestados de pena a cumprir aos apenados dos regimes fechado e semiaberto,
em todos os estabelecimentos prisionais cuja competência recaia sobre a Divisão
de Tramitação Remota das Execuções Penais, serão entregues dentro dos prazos
estipulados na Lei de Execuções Penais (Lei 7.210/84) e na Resolução n.
113/2010 do Conselho Nacional de Justiça.
DIVISÃO DE TRAMITAÇÃO REMOTA DE
DIREITO BANCÁRIO
A Divisão de Tramitação Remota de
Direito Bancário, criada pela Resolução Conjunta n. 3, de 1º de julho de 2014, é
responsável pela tramitação dos processos bancários oriundos de 7 comarcas,
abrangendo as 3 Varas Bancárias da comarca da Capital, a Vara Regional Bancária
de Itajaí (Navegantes, Balneário Piçarras e Itajaí) e a Vara Regional Bancária
de Balneário Camboriú (Camboriú, Itapema e Balneário Camboriú). Possui um
acervo total de 26.539 processos digitais com a situação “em andamento”:
Processos
em andamento |
Em andamento – base 30/09/16 |
1ª
Vara Bancária Capital |
4.424 |
2ª
Vara Bancária Capital |
3.587 |
3ª
Vara Bancária da Capital |
3.512 |
Vara
Regional de Direito Bancário de Itajaí |
9.660 |
Vara
Regional de Direito Bancário de Balneário Camboriú |
5.356 |
TOTAL |
26.539 |
*As Regionais de Itajaí e Balneário
Camboriú receberam aproximadamente 5.000 processos redistribuídos da
Comarca de Navegantes, Piçarras, Itapema. |
Neste ano de 2016, foram distribuídos 7.847 processos e arquivados
definitivamente 11.892 feitos, conforme dados abaixo:
|
Distribuídos em
2016 – base 30/09/2016 |
1ª
Vara Bancária Capital |
982 |
2ª
Vara Bancária Capital |
980 |
3ª
Vara Bancária da Capital |
979 |
Vara
Regional de Direito Bancário de Itajaí |
2.799 |
Vara
Regional de Direito Bancário de Balneário Camboriú |
2.107 |
TOTAL |
7.847 |
|
Arquivados
definitivamente em 2016 – base 30/09/16 |
1ª
Vara Bancária Capital |
2.197 |
2ª
Vara Bancária Capital |
2.421 |
3ª
Vara Bancária da Capital |
2.122 |
Vara
Regional de Direito Bancário de Itajaí |
2.523 |
Vara
Regional de Direito Bancário de Balneário Camboriú |
2.629 |
TOTAL |
11.892 |
Dentre as atividades executadas pelos servidores da Divisão, destacam-se
as seguintes:
Quadro Estatístico De
Expedientes/Movimentações - 2016 |
||||||
|
1ª
Bancária |
2ª
Bancária |
3ª
Bancária |
R.
Itajaí |
R.
Bal. Camboriú |
TOTAL |
Ofícios |
2.948 |
3.453 |
3.173 |
6.142 |
6.582 |
22.298 |
Mandados/carta
precatória |
1.616 |
1.771 |
1.689 |
5.048 |
4.327 |
14.451 |
Certidões |
9.034 |
9.390 |
8.642 |
12.224 |
13.601 |
52.891 |
Atos
ordinatórios |
5.437 |
7.051 |
6.354 |
6.102 |
6.677 |
31.621 |
Juntada
petições/documentos |
19.441 |
21.999 |
20.046 |
7.805 |
9.527 |
78.818 |
Total geral
de movimentações no SAJ (inclui as acima e outras não especificadas) |
97.123 |
107.491 |
100.955 |
166.923 |
162.781 |
635.273 |
Fonte: SAJ
Estatística – 1º de janeiro a 30 de setembro de 2016.
Assim, de acordo com o quadro acima,
a Divisão de Tramitação Remota de Direito Bancário foi responsável pela realização
de 635.273 movimentações processuais no Sistema de Automação do Judiciário –
SAJ/PG, no período de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2016.
PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO DE ACERVOS EM GABINETES DE
DESEMBARGADORES E EM ÓRGÃOS JULGADORES
O Programa
de Enfrentamento de Acervos em Gabinetes de Desembargadores e em Órgãos
Julgadores foi instituído pela Resolução GP n. 2, de 31 de janeiro de 2014 e
extinto pela Resolução GP nº 54, de 3 de novembro de 2016, que transformou o
nominado programa em Núcleo de Assessoramento da Câmara de Agravos Internos em
Recursos Constitucionais.
Malgrado o Sistema de Automação do Judiciário – SAJ não
viabilize a extração de dados de produção individualizados para o Programa de
Enfrentamento de Acervos, cabe o esclarecimento de que as informações abaixo
prestadas defluem de controle semanal de produtividade realizado pelo próprio
setor:
DOCUMENTOS ELABORADOS
(relação por gabinete) |
|
Câmara Civil Especial |
|
Desª.
Cláudia Lambert de Faria |
129 |
Primeira Câmara de Direito Civil e Terceira Câmara
de Direito Comercial |
|
Des.
Artur Jenichen Filho |
118 |
Des.
Domingos Paludo |
2 |
Primeira Câmara de Direito Comercial |
|
Desª.
Janice Goulart Garcia Ubiali |
3 |
Des.
Mariano do Nascimento |
50 |
Segunda Câmara de Direito Comercial |
|
Des.
Altamiro de Oliveira |
11 |
Segunda Câmara de Direito Público |
|
Des.
Rodolfo Tridapalli |
2 |
Terceira Câmara de Direito Público |
|
Des.
Pedro Manoel Abreu |
53 |
Quarta Câmara de Direito Público |
|
Des.
Edemar Gruber |
14 |
Primeira Câmara Criminal |
|
Des.
Carlos Alberto Civinski |
40 |
Des.
Luiz Cesar Schweitzer |
81 |
Quarta Câmara Criminal |
|
Des.
Newton Varella Júnior |
2 |
TOTAL |
505 |
*Dados referentes ao
período de 7 de janeiro a 4 de novembro de 2016.
PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO DE ACERVOS EM GABINETES DE MAGISTRADOS
DE PRIMEIRO GRAU
O Programa de Enfrentamento de Acervos em Gabinetes de Magistrados
de Primeiro Grau foi instituído pela Resolução GP n. 17, de 12 de março de
2013. Posteriormente, o Programa foi estruturado pela Resolução GP n. 39, de 17
de dezembro de 2014, que promoveu a sua vinculação à Diretoria-Geral
Judiciária.
Todavia, em virtude da revogação da Resolução GP n. 39
pela Resolução GP n. 43, de 22 de setembro de 2016, o setor encerrou suas
atividades no dia 1º de outubro deste ano.
Diante da impossibilidade técnica de extrair do Sistema de
Automação da Justiça – SAJ a produção do Programa de Enfrentamento de Acervos
no ano de 2016, informou o então Secretário do referido Programa que foram
feitas, aproximadamente, 2.300 minutas de peças processuais.