Diretoria de Documentação e Informações
A Diretoria de Documentação e
Informações integra a Diretoria-Geral Judiciária e tem como atribuições
diagramar e disponibilizar o Diário da Justiça eletrônico; guardar e conservar
os processos judiciais arquivados pelas comarcas e pelo Tribunal de Justiça, deste incluídos os processos administrativos, além de
providenciar o descarte desses documentos após o término do prazo de guarda;
preservar os documentos e objetos de valor histórico; recepcionar, prestar informações e controlar o acesso do público
interno e externo às dependências do Tribunal de Justiça; autuar e cadastrar
processos administrativos; e gerir o acervo bibliográfico do Poder Judiciário
catarinense.
Além do Gabinete do Diretor, com sua
Assessoria Técnica e Secretaria de Assuntos Específicos, é composta pelas
Divisões de Atendimento ao Usuário, de Documentação e Memória do Judiciário, de
Pesquisa e Informação e de Arquivo, bem como pela Secretaria Técnica de
Elaboração Normativa.
No ano de 2017 a Diretoria de
Documentação e Informações continuou a desenvolver planos de melhoria contínua
com acompanhamento dos resultados, ênfase na otimização dos processos de
trabalho e no melhor atendimento aos clientes,internos e externos. Os resultados
do trabalho desenvolvido são percebidos nos números apresentados.
1. Divisão de Atendimento ao Usuário
É composta
pela Seção de Atendimento e
Informações e pela Seção de Protocolo.
O Setor de
Crachás, vinculado à Divisão, é responsável pela confecção de crachás de identificação
para magistrados, servidores, comissionados, estagiários e voluntários do Poder
Judiciário de Santa Catarina, e para os contratados do Tribunal de Justiça. O
relatório da produção segue abaixo:
CONFECÇÃO
DE CRACHÁS |
|||||||||||||
MODALIDADE |
JAN |
FEV |
MAR |
ABR |
MAI |
JUN |
JUL |
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
DEZ |
TOTAL |
Servidor
do TJ |
6 |
12 |
22 |
12 |
5 |
9 |
8 |
10 |
9 |
4 |
11 |
2 |
110 |
Servidor
de Comarca |
7 |
5 |
25 |
35 |
31 |
14 |
13 |
15 |
21 |
11 |
23 |
14 |
214 |
Estagiário
do TJ |
9 |
29 |
33 |
27 |
18 |
15 |
25 |
12 |
18 |
25 |
17 |
14 |
242 |
Voluntário |
4 |
5 |
4 |
2 |
3 |
4 |
25 |
10 |
2 |
5 |
2 |
8 |
74 |
Contratado |
19 |
27 |
16 |
7 |
5 |
3 |
42 |
6 |
11 |
12 |
15 |
16 |
179 |
Advogado |
7 |
14 |
9 |
9 |
7 |
11 |
4 |
10 |
8 |
3 |
3 |
3 |
88 |
2ª
via |
49 |
49 |
62 |
46 |
51 |
62 |
76 |
44 |
58 |
41 |
60 |
23 |
621 |
2ª
via Advogado |
0 |
3 |
4 |
5 |
0 |
5 |
2 |
7 |
2 |
4 |
2 |
2 |
36 |
Crachá
da Recepção |
78 |
3 |
5 |
104 |
102 |
62 |
6 |
6 |
2 |
8 |
2 |
24 |
402 |
Outros |
0 |
23 |
6 |
9 |
19 |
3 |
6 |
2 |
2 |
5 |
19 |
2 |
96 |
TOTAL |
179 |
170 |
186 |
256 |
241 |
188 |
207 |
122 |
133 |
118 |
154 |
108 |
2.062 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Em
setembro de 2016, foi instalado na Comarca de Blumenau como projeto-piloto, com
vistas à padronização, o Sistema de Controle e
Registro de Acesso por meio da utilização de catracas eletromecânicas e de
software específico, responsável por gerenciar a movimentação de pessoas em
tempo real. Em sendo aprovado, há a intenção de propagar a solução,
inicialmente, para as comarcas de Entrância Especial, a critério da
administração, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.
Nesse
sentido, segue abaixo relatório contendo dados da
confecção de crachás para a comarca de Blumenau, assim como os acessos
realizados:
CONFECÇÃO
DE CRACHÁS |
|||||||||||||
MODALIDADE |
JAN |
FEV |
MAR |
ABR |
MAI |
JUN |
JUL |
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
DEZ |
TOTAL |
Estagiário |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
6 |
3 |
9 |
5 |
0 |
0 |
23 |
Voluntário |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
10 |
1 |
1 |
0 |
12 |
Contratado |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
1 |
Advogado |
45 |
41 |
48 |
22 |
27 |
8 |
17 |
15 |
6 |
13 |
5 |
6 |
253 |
Crachá
da Recepção |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
Outros |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
8 |
0 |
0 |
8 |
2ª
via |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0 |
1 |
2ª
via Advogado |
1 |
0 |
1 |
0 |
0 |
0 |
2 |
2 |
1 |
0 |
0 |
0 |
7 |
TOTAL |
46 |
41 |
49 |
22 |
27 |
8 |
26 |
20 |
27 |
27 |
6 |
6 |
305 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
ACESSOS A COMARCA DE BLUMENAU |
|||
MÊS |
VISITANTES |
ADVOGADOS |
TOTAL
DE ACESSOS |
Janeiro |
3.105 |
548 |
3.653 |
Fevereiro |
4.495 |
939 |
5.434 |
Março |
6.271 |
1.220 |
7.491 |
Abril |
4.773 |
928 |
5.701 |
Maio |
6.374 |
1.167 |
7541 |
Junho |
5.241 |
996 |
6237 |
Julho |
5.122 |
1.018 |
6140 |
Agosto |
5.977 |
1.193 |
7170 |
Setembro |
5.051 |
922 |
5973 |
Outubro |
7.047 |
1.764 |
8.811 |
Novembro |
6708 |
1.812 |
8.520 |
Dezembro |
3.528 |
579 |
4.107 |
TOTAL |
17.283 |
4.155 |
21.438 |
Fonte:
sistema Suricato.
A Divisão,
além
de gerir as seções a ela vinculadas, disponibilizou carteiras de identidade funcional para os magistrados
e para os servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina, consoante se depreende do quadro abaixo:
CARTEIRA DE IDENTIDADE FUNCIONAL |
|
MODALIDADE |
QUANTIDADE |
Servidores |
137 |
Magistrados |
62 |
TOTAL |
199 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão.
Ainda, procedeu
a manutenção do sistema de controle de
acesso aos prédios do Tribunal de Justiça; ao
fornecimento de relógios protocolizadores eletrônicos para todas as comarcas e para o Tribunal de Justiça; e é o setor responsável pela implementação de Centros de
Atendimento e Informações nas comarcas.
A Seção de Atendimento e
Informações, onde é realizado o controle do acesso às dependências do Tribunal de Justiça, é integrada pelo Centro
de Atendimento e Informações desta
Corte, pela Recepção e pela Central de Cadastramento.
Os Centros
de Atendimento e Informações foram criados para proporcionar um atendimento diferenciado
aos usuários internos e externos do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Instalados no Tribunal de Justiça e em algumas comarcas do Estado, esses
setores são responsáveis por recepcionar e orientar o público em geral, prestar
informações relativas à estrutura organizacional, ao quadro funcional do
Tribunal de Justiça e das comarcas e aos dados referentes ao Poder Judiciário e
a outras instituições; fornecer a data, o horário e o local das sessões dos
órgãos julgadores e as pautas das sessões e das audiências; e orientar a
utilização dos terminais de autoatendimento.
Os
dados estatísticos do funcionamento dos Centros de Atendimento e Informações
estão reproduzidos nas tabelas que seguem:
CENTRO DE ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES DO TRIBUNAL DE
JUSTIÇA |
||||
MÊS |
ATENDIMENTO
PRESENCIAL |
ATENDIMENTO
TELEFÔNICO |
ATENDIMENTO
ELETRÔNICO |
TOTAL |
Janeiro |
102 |
505 |
10 |
617 |
Fevereiro |
117 |
1.038 |
0 |
1.155 |
Março |
224 |
1.036 |
0 |
1.260 |
Abril |
189 |
1.005 |
0 |
1.194 |
Maio |
60 |
373 |
0 |
433 |
Junho |
176 |
1.024 |
410 |
1.610 |
Julho |
313 |
1.855 |
279 |
2.447 |
Agosto |
45 |
475 |
0 |
520 |
Setembro |
169 |
1.011 |
96 |
1.276 |
Outubro |
171 |
1.019 |
97 |
1.287 |
Novembro |
137 |
1.591 |
70 |
1.798 |
Dezembro |
159 |
1.473 |
62 |
1.694 |
TOTAL |
1.862 |
12.405 |
1.024 |
15.291 |
Fonte: controle estatístico da Seção de Atendimento e
Informações.
CENTRO DE ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES DAS COMARCAS |
||||
COMARCAS |
ATENDIMENTO
PRESENCIAL |
ATENDIMENTO
TELEFÔNICO |
ATENDIMENTO
ELETRÔNICO |
TOTAL
DE ATENDIMENTOS |
Araranguá |
3.430 |
1.779 |
0 |
5.209 |
Balneário
Camboriú |
16.066 |
12.032 |
79 |
28.177 |
Biguaçu |
4.273 |
934 |
0 |
5.207 |
Blumenau |
19.188 |
11.295 |
84 |
30.567 |
Brusque |
7.072 |
5.164 |
613 |
12.849 |
Camboriú |
30.751 |
4.675 |
354 |
35.780 |
Campos
Novos |
14.269 |
4.373 |
0 |
18.642 |
Capital |
22.616 |
7.630 |
4.643 |
34.889 |
Chapecó |
15.268 |
14.747 |
0 |
30.015 |
Concórdia |
26.939 |
1.359 |
0 |
28.298 |
Criciúma |
86.595 |
20.905 |
31 |
107.531 |
Curitibanos |
5.408 |
2.249 |
261 |
7.918 |
Itajaí |
59.980 |
18.196 |
3 |
78.179 |
Itapema |
6.181 |
0 |
13 |
6.194 |
Jaraguá
do Sul |
33.517 |
3.426 |
602 |
37.545 |
Joaçaba |
10.494 |
3.702 |
2.946 |
17.142 |
Joinville |
49.724 |
24.276 |
282 |
74.282 |
Lages |
12.211 |
1.502 |
24 |
13.737 |
Laguna |
6.931 |
978 |
1 |
7.910 |
Navegantes |
17.038 |
1.062 |
0 |
18.100 |
Otacílio
Costa |
11.303 |
0 |
0 |
11.303 |
Palhoça |
66.964 |
7.480 |
22 |
74.466 |
Rio
do Sul |
22.831 |
2.648 |
0 |
25.479 |
São
Bento do Sul |
9.695 |
7.445 |
1.178 |
18.318 |
São
José |
21.603 |
9.319 |
0 |
30.922 |
São
Miguel do Oeste |
15.005 |
2.075 |
0 |
17.080 |
Tubarão |
8.253 |
3.768 |
0 |
12.021 |
Urussanga |
4.954 |
2 |
0 |
4.956 |
Xanxerê |
23.266 |
3.668 |
8 |
26.942 |
TOTAL |
631.825 |
176.689 |
11.144 |
819.658 |
Fonte: controle estatístico das comarcas.
A Recepção do Tribunal de Justiça tem por atribuições: identificar
e orientar magistrados, autoridades, visitantes e colaboradores quanto à
localização dos setores internos, aos números telefônicos, aos eventos, às
pautas e às sessões de julgamento; contatar os servidores e os funcionários;
recepcionar as turmas de acadêmicos e o público
em geral.
A
Central de Cadastramento, por sua vez, responsabiliza-se pela identificação dos
usuários externos que desejam ter acesso às dependências do Tribunal de Justiça
mediante o fornecimento de crachá de identificação pessoal; pelos registros das
informações pessoais dos usuários no sistema de acesso; por disponibilizar o
crachá temporário no caso de esquecimento de crachá permanente; e por
confeccionar crachás permanentes para os advogados inscritos na Seccional de
Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos das Resoluções TJ
n. 18 de 4 de novembro de 2003 e n. 9 de 24 de março de 2008. Os dados
estatísticos referentes ao setor estão expostos abaixo:
ACESSOS AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
||||
MÊS |
VISITANTES |
ESTUDANTE
EM VISITA INSTITUCIONAL |
ADVOGADOS |
TOTAL
DE ACESSOS |
Janeiro |
2.695 |
0 |
1.447 |
4.142 |
Fevereiro |
3.171 |
0 |
2.414 |
5.585 |
Março |
3.603 |
106 |
2.790 |
6.499 |
Abril |
3.261 |
355 |
2.397 |
6.013 |
Maio |
3.694 |
545 |
3.180 |
7.419 |
Junho |
3.535 |
401 |
3.036 |
6.972 |
Julho |
3.242 |
0 |
3.017 |
6.259 |
Agosto |
3.401 |
208 |
3.535 |
7.144 |
Setembro |
3.043 |
291 |
2.764 |
6.098 |
Outubro |
3.288 |
408 |
3.193 |
6.889 |
Novembro |
3.225 |
199 |
3.229 |
6.653 |
Dezembro |
3.785 |
27 |
2.579 |
6.391 |
TOTAL |
39.943 |
2.540 |
33.581 |
76.064 |
Fonte:
sistema DMPAccess II.
A Seção de
Protocolo é o setor responsável por receber,
protocolizar, cadastrar no sistema respectivo, preparar e encaminhar aos
setores competentes processos administrativos e precatórios. Tem, ainda, as
seguintes atribuições: gerenciar e atualizar o Sistema de Protocolo e atender
usuários internos e externos quanto aos Precatórios e à utilização dos Sistemas
de Protocolo Administrativo.
A Seção teve participação efetiva na criação e no desenvolvimento do sistema
de processo administrativo eletrônico (SPA), mediante trabalho de parceria
desenvolvido com a Diretoria de Tecnologia da Informação, notadamente no que
tange à criação e à compilação das tabelas de classes e de assuntos.
Eis a
estatística de produtividade anual:
PROTOCOLO ADMINISTRATIVO |
||||||
MÊS |
PROCESSOS
FÍSICOS |
PRECATÓRIOS |
PETIÇÕES/
PRECATÓRIOS |
CANCELAMENTO
DE PROCESSOS |
SPA |
TOTAL |
Janeiro |
116 |
0 |
113 |
1 |
657 |
887 |
Fevereiro |
154 |
13 |
290 |
3 |
793 |
1.253 |
Março |
262 |
1 |
237 |
2 |
1.040 |
1.542 |
Abril |
114 |
0 |
168 |
2 |
734 |
1.018 |
Maio |
195 |
0 |
176 |
3 |
879 |
1.253 |
Junho |
142 |
7 |
143 |
3 |
853 |
1.148 |
Julho |
174 |
1 |
209 |
1 |
930 |
1.315 |
Agosto |
141 |
1 |
173 |
0 |
1.205 |
1.520 |
Setembro |
105 |
0 |
187 |
1 |
874 |
1.167 |
Outubro |
238 |
4 |
151 |
3 |
1.012 |
1.408 |
Novembro |
86 |
4 |
150 |
0 |
1.149 |
1.389 |
Dezembro |
102 |
0 |
137 |
1 |
666 |
906 |
TOTAL |
1.829 |
31 |
2.134 |
20 |
10.792 |
14.806 |
Fonte: sistemas PTC e SAJ.
2. Divisão de Documentação e Memória do Judiciário
Seção de Análise e Eliminação
e Autos Findos e Documentos
A Seção de Análise e Eliminação de Autos Findos e Documentos, em conformidade com as Recomendações n. 37, de 15 de
agosto de 2011, e 46 de 17 de dezembro de 2013, ambas do Conselho Nacional de
Justiça – CNJ, com o Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário e
instrumentos do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder
Judiciário – Proname, além da Resolução TJ n. 30, de 3 de dezembro de 2014,
concentrou suas atividades de análise e
eliminação de autos findos no Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina nos
documentos produzidos pelos juizados especiais cíveis de todo o Estado de Santa
Catarina, principalmente naqueles processos judiciais que seguiram o rito
especial da Lei n. 9.099, de 26 de setembro de 1995.
Desse modo, analisou-se, para composição do primeiro Edital de
Ciência de Eliminação de Processos Judiciais, 6.374 processos.
Os servidores dessa Seção também analisaram 6.090 processos para
compor o segundo Edital de Ciência de Eliminação de Processos Judiciais e 400
processos para o terceiro Edital.
Foram selecionados,
em um universo composto por processos encerrados pertencentes aos juizados
especiais cíveis de todas as comarcas de Santa Catarina, cujas autuações ocorreram
a partir de 5 de outubro de 1988 e que seguiram o rito especial da Lei n.
9.099, de 26 de setembro de 1995, 542 processos que aparentavam conter valor
histórico (inciso V do art. 6º da Resolução TJ n. 30/2014, de 3 de
dezembro de 2014). Desses, por enquanto, 74 processos foram considerados de
valor histórico (cujas partes são
personalidades relevantes para a história do Estado de Santa Catarina) e
serão preservados como processos de guarda permanente.
Seção de Museu
Os servidores e estagiários da Seção
de Museu, durante o ano de 2017, dedicaram seus esforços, principalmente, em
duas atividades, quais sejam: cadastramento de processos judiciais autuados até
o fim do ano de 1945 e atendimento de pesquisadores e visitantes no Museu do
Judiciário Catarinense.
O cadastramento de processos
judiciais, importante atividade que reforça os meios de acesso da sociedade
brasileira aos documentos produzidos pelo Poder Judiciário, contempla os
seguintes procedimentos: classificação de documentos por comarca, higienização,
identificação e cadastramento de informações pertinentes ao processo em base de
dados. Durante o ano de 2017, foram cadastrados e, portanto, encontram-se
disponíveis para pesquisa, um total de 31.319 processos judiciais. Com isso,
foi possível realizar, ao todo, 59 atendimentos a pesquisadores durante o ano
de 2017, entre graduandos, mestrandos e doutorandos.
O Museu do Judiciário Catarinense
cumpriu, com êxito, ao longo do ano de 2017, duas importantes funções: divulgar
a memória do Judiciário catarinense e aproximar a sociedade catarinense desse
espaço de memória. A exposição “A máquina, a terra, a luta: 100 anos do fim da
Guerra do Contestado” alavancou o número de visitas ao museu e tornou possível
o contato com outras instituições culturais do Estado e com várias instituições
de ensino, tanto públicas quanto privadas. Essa amostra ficou em exibição até o
início do mês de setembro de 2017. No mesmo mês, iniciou-se outra exposição, de
pequeno porte, qual seja: “A linguagem escrita na Justiça catarinense:
transformações”. Por essas duas exposições passaram pelo menos 3.113 visitantes
(nem todos assinam o livro de presença, o que dificulta precisar o número). O
Museu recebeu 22 escolas e várias universidades catarinenses. Também visitaram
o museu 10 juízes canadenses, 1 juiz norte-americano, 11 vereadores mirins de
Barra Velha, 15 vereadores mirins de Blumenau, 2 vereadores mirins de Lebon
Régis e 25 vereadores mirins de Ponte Alta.
Além disso, a Seção de Museu
classificou documentos administrativos (os quais ainda requerem cadastramento
em sistema próprio), auxiliou a Divisão de Arquivo com o acondicionamento
adequado de livros de registro de sentenças e de atas de audiência (que compõem
o fundo Registros Cartorários) que apresentavam problemas de conservação, e fez
o acondicionamento de mapas, fotografias e publicações (os quais ainda aguardam
o cadastramento em sistema próprio).
Seção de Digitalização de Processos do Primeiro Grau
Em funcionamento desde o dia 1º de
fevereiro de 2017, os servidores dessa Seção prepararam e digitalizaram 13.456
processos judiciais, acondicionados em 2.371 caixas-arquivo, distribuídas ao
longo do ano do seguinte modo:
Digitalização de Processos Judiciais |
||||
MÊS |
CAIXAS |
PROCESSOS |
VOLUMES |
FOLHAS |
FEV |
20 |
59 |
120 |
28.000 |
MAR |
124 |
507 |
808 |
173.600 |
ABR |
161 |
1.080 |
1.648 |
225.400 |
MAI |
253 |
1.633 |
2.296 |
354.200 |
JUN |
297 |
1.667 |
2.432 |
415.800 |
JUL |
241 |
1.592 |
2.141 |
337.400 |
AGO |
324 |
2.037 |
2.903 |
453.600 |
SET |
338 |
1.757 |
2.715 |
473.200 |
OUT |
335 |
1.820 |
2.594 |
469.000 |
NOV |
298 |
1.363 |
2.266 |
417.200 |
DEZ |
232 |
1.328 |
1.895 |
324.800 |
TOTAL |
2.623 |
14.843 |
21.818 |
3.672.200 |
Durante o ano de
2017, os trabalhos da Seção, de acordo com a Resolução Conjunta GP/CGJ N. 6 de
21 de novembro de 2016, atenderam às seguintes varas da comarca da Capital: 1ª
Cível; 2ª Cível; 3ª Cível; 4ª Cível; 5ª Cível; 1ª Criminal; 2ª Criminal; 3ª
Criminal; 4ª Criminal; Execuções Fiscais Estaduais e Municipais (piloto), 1ª da
Fazenda Pública, 2ª da Fazenda Pública e 3ª da Fazenda Pública.
Digitalização de Processos por Vara |
|
MÊS |
PROCESSOS |
1ª
Vara Cível |
2.811 |
2ª
Vara Cível |
2.853 |
3ª
Vara Cível |
2.975 |
4ª
Vara Cível |
2.424 |
5ª
Vara Cível |
2.202 |
1ª
Vara Criminal |
42 |
2ª
Vara Criminal |
160 |
3ª
Vara Criminal |
484 |
4ª
Vara Criminal |
109 |
Vara
de Execuções Fiscais Estaduais e Municipais |
321 |
1ª
Vara da Fazenda Pública |
98 |
2ª
Vara da Fazenda Pública |
60 |
3ª
Vara da Fazenda Pública |
304 |
TOTAL |
14.843 |
Seção
de Publicações
Por fim, a Seção de Publicações tem
por atribuições diagramar o Diário da Justiça eletrônico e disponibilizá-lo no site do Poder Judiciário de Santa
Catarina; publicar matérias administrativas do Poder Judiciário catarinense em
periódicos de grande circulação no Estado e em diários oficiais (do Estado e da União).
Assim, de 8 de janeiro a 19 de
dezembro de 2017 foram diagramadas e disponibilizadas no site do Poder Judiciário de Santa
Catarina 233 edições do Diário da
Justiça eletrônico. No total, foram publicadas 363.999 matérias.
NÚMERO DE MATÉRIAS PUBLICADAS NO DJE
POR ANO
Fonte:
Módulo de Apoio à Editoração (MAE).
A Seção também foi
responsável pela publicação de 121 matérias provenientes da Diretoria de Material e
Patrimônio no jornal Diário Catarinense; e, no Diário Oficial do Estado foram publicadas 57 matérias do Poder Judiciário de Santa Catarina.
3. Divisão de Pesquisa e Informação
A Divisão de Pesquisa e Informação
(DPI) tem por escopo manter e operar sistemas e meios que sirvam de interface
entre a informação e seus usuários, bem como realizar a aquisição, o tratamento
técnico, a distribuição e as baixas de obras bibliográficas para magistrados,
bibliotecas setoriais e demais setores do Poder Judiciário catarinense.
Além disso, a DPI coordena a
Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros (BDMM), unidade de informação
pública, predominantemente jurídica, com características de especializada, que
tem por finalidade dar suporte bibliográfico às atividades do Tribunal de
Justiça de Santa Catarina e atender demandas de magistrados, por meio de envio
de obras por malote e digitalização de artigos de periódicos, além de
disponibilizar consulta local do acervo ao público em geral a fim de permitir o
acesso democrático à informação.
De acordo com a Resolução GP n. 31 de 5 de julho de 2016 a Divisão de Pesquisa e Informação foi
reestruturada e atualmente é composta pelas Seções de Aquisição e Baixa, de Bibliotecas,
e de Processamento Técnico.
A Seção de Aquisição e Baixa, entre
outras atribuições, é responsável pelos trâmites relativos à aquisição e baixa
de materiais bibliográficos, a partir de solicitação de magistrados, setores
administrativos e judiciais, e bibliotecas do Poder Judiciário catarinense.
A Seção de Processamento Técnico
realiza o registro, a indexação, a catalogação e a classificação dos livros,
CDs, DVDs, monografias, teses, artigos de doutrina e publicações periódicas
adquiridos sejam por compra ou doação; transforma os dados em informações
disponíveis para consulta e empréstimo; e é responsável pela distribuição, o
empréstimo e o encaminhamento dos livros para as bibliotecas de gabinetes de
magistrados e setores do Poder Judiciário catarinense.
A Seção de Bibliotecas elabora a
relação de obras a serem adquiridas para todas as bibliotecas setoriais;
disponibiliza assistência técnica relativa à organização, às atividades, e aos
sistemas e serviços das bibliotecas do Poder Judiciário catarinense; fornece
suporte informacional e promove orientação aos usuários quanto ao acesso e uso
dos serviços da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros.
Abaixo, a especificação dos dados
referentes à aquisição de obras para magistrados, setores e bibliotecas do
Poder Judiciário catarinense nos últimos 5 anos.
AQUISIÇÃO
aquisição de obras para o
poder judiciário catarinense
Fonte:
Sistema Pergamum e Sistema de Regsitro de Preços
aquisição de livros para a
Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros
Fonte:
Sistema Pergamum.
aquisição de periódicos para
a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros
Fonte:
Sistema Pergamum.
aquisição de livros para as
Bibliotecas setoriais
Fonte:
Sistema Pergamum.
Necessário destacar que as
requisições efetuadas a partir do dia 16 de março de 2017 não foram atendidas
pela empresa detentora das Atas de Registro de Preços n. 1508/2016 e n. 1509/2016, firmadas para o fornecimento de obras
bibliográficas nacionais e estrangeiras, atitude que culminou no cancelamento
das referidas atas e na rescisão contratual, conforme registrado no SPA n. 27552/2017. Essa é a razão do significativo
decréscimo no volume de obras bibliográficas adquiridas pelo Poder Judiciário
catarinense no ano de 2017, em comparação com os anos anteriores.
Para minimizar os problemas causados
pela interrupção no fornecimento de obras, a Presidência do Tribunal de
Justiça, com o aval do Conselho Editorial do Centro de Estudos Jurídicos,
autorizou a contratação de assinaturas da biblioteca virtual “Minha Biblioteca”
para todos os magistrados catarinenses e parte de sua assessoria. O projeto
deflagrado no final do ano de 2017 ainda está em curso, mas acredita-se que no
início do ano de 2018 já será possível a distribuição das senhas de acesso ao
acervo virtual que encerra mais de 7.000 títulos.
EMPRÉSTIMOS
Cumpre ressaltar que, embora o número
de exemplares adquiridos no ano de 2017 tenha sido de 26,86% para o caso de
livros, e de 91,38% no caso de periódicos, em relação ao volume adquirido em
2016, o número de empréstimos de obras na Biblioteca Desembargador Marcílio
Medeiros aumentou em 11,05% e 43,70% respectivamente, em comparação com o ano
anterior.
Empréstimos de Obras na
Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros
Fonte:
Sistema Pergamum.
Empréstimos de Obras nas
Bibliotecas setoriais*
Fonte:
Sistema Pergamum.
* Em 2017,
as Bibliotecas Setoriais das Comarcas de Balneário Camboriú, Palhoça e São José
foram desativadas por decisão dos Diretores dos respectivos Foros.
Livros Mais Emprestados em
2017 NA BIBLIOTECA DESEMBARGADOR MARCÍLIO MEDEIROS
Posição |
Empréstimos |
Título |
Autor |
1 |
77 |
Direito
penal esquematizado: volume 1 - parte geral. 10. ed.
rev., atual. e ampl. |
MASSON,
Cleber. |
2 |
67 |
Direito
administrativo brasileiro. 42. ed. |
MEIRELLES,
Hely Lopes; BURLE FILHO, José Emmanuel. |
2 |
67 |
Direito
administrativo brasileiro. 42. ed. |
DIAS,
Maria Berenice. |
3 |
66 |
Novo
Código de Processo Civil Comentado: artigo por artigo. |
NEVES,
Daniel Amorim Assumpção. |
4 |
65 |
Curso
de direito processual civil: volume 1 - introdução ao direito processual
civil, parte geral e processo de conhecimento. 18. ed.
rev., ampl. e atual. |
DIDIER
JÚNIOR, Fredie. |
4 |
65 |
Português
esquematizado: gramática - interpretação de texto :
redação oficial - redação discursiva. 3. ed. |
MARTINO,
Agnaldo; LENZA, Pedro (Coord.). |
5 |
64 |
Direito
constitucional descomplicado. 15. ed. rev. e atual. |
PAULO,
Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. |
6 |
63 |
Direito
administrativo descomplicado. 25. ed. rev. e atual. |
ALEXANDRINO,
Marcelo; PAULO, Vicente. |
6 |
63 |
Direito
administrativo. 28. ed. |
DI
PIETRO, Maria Sylvia Zanella. |
6 |
63 |
Novo
Código de Processo Civil comentado. 2. ed. rev.,
atual. e ampl. |
MARINONI,
Luiz Guilherme; ARENHART, Sérgio Cruz; MITIDIERO, Daniel. |
7 |
62 |
Código
de Processo Civil comentado. 16. ed. rev., atual. e ampl. |
NERY
JÚNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria Andrade. |
8 |
60 |
Manual
de direito administrativo. 30. ed. |
CARVALHO
FILHO, José dos Santos. |
8 |
60 |
Novo
Código de Processo Civil anotado. 2. ed. rev., atual.
e ampl. |
BUENO,
Cassio Scarpinella. |
9 |
59 |
Vade
mecum: Saraiva. 21. ed. atual. e
ampl. |
BRASIL. |
10 |
58 |
Curso
de direito constitucional: conforme novo CPC e a EC 90/2015. 11. ed. rev. e atual. |
NOVELINO,
Marcelo. |
10 |
58 |
Curso
de direito processual civil: volume 3 - meios de impugnação às decisões
judiciais e processo nos tribunais. 13. ed.
reescrita de acordo com o Novo CPC. |
DIDIER
JÚNIOR, Fredie; CUNHA, Leonardo José Carneiro da. |
10 |
58 |
Direito
processual civil esquematizado. 7. ed. |
GONÇALVES,
Marcus Vinicius Rios; LENZA, Pedro (Coord.). |
Fonte:
Sistema Pergamum.
Periódicos Mais Emprestados
em 2017 NA BIBLIOTECA DESEMBARGADOR MARCÍLIO MEDEIROS
Posição |
Empréstimos |
Título |
1 |
459 |
REVISTA
DE PROCESSO |
2 |
210 |
REVISTA
DOS TRIBUNAIS |
3 |
116 |
REVISTA
DIALÉTICA DE DIREITO PROCESSUAL - RDDP |
4 |
109 |
REVISTA
BRASILEIRA DE DIREITO PROCESSUAL - RBDPRO |
5 |
105 |
REVISTA
MAGISTER DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL |
6 |
103 |
REVISTA
BRASILEIRA DE CIÊNCIAS CRIMINAIS - RBCCRIM |
7 |
94 |
REVISTA
JURÍDICA |
8 |
93 |
REVISTA
DE INFORMAÇÃO LEGISLATIVA - RIL |
9 |
87 |
REVISTA
MAGISTER DE DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL |
9 |
87 |
REVISTA
IOB DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL |
10 |
70 |
REVISTA
DE DIREITO PRIVADO - DRPRIV |
Fonte:
Sistema Pergamum.
assuntos mais emprestados em 2017
NA BIBLIOTECA DESEMBARGADOR MARCÍLIO MEDEIROS
Posição |
Total |
Assunto |
1 |
2252 |
341.46
- DIREITO PROCESSUAL CIVIL |
2 |
2173 |
342.1
- DIREITO CIVIL |
3 |
1537 |
341.2
- DIREITO CONSTITUCIONAL |
4 |
1506 |
341.5
- DIREITO PENAL |
5 |
1253 |
341.43
- DIREITO PROCESSUAL PENAL. PRÁTICA FORENSE PENAL. |
6 |
1209 |
341.3
- DIREITO ADMINISTRATIVO |
7 |
1013 |
341.460981
- CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL |
8 |
897 |
340
- DIREITO |
9 |
631 |
341.39
- DIREITO TRIBUTÁRIO |
10 |
614 |
341.347
- DIREITO AMBIENTAL |
11 |
578 |
342.16
- DIREITO DE FAMÍLIA |
12 |
471 |
341.27
- DIREITOS FUNDAMENTAIS. DIREITOS PRIMORDIAIS. GARANTIAS ASSEGURADAS AOS
CIDADÃOS E ASSOCIAÇÕES. DIREITOS DO HOMEM. LIBERDADES FUNDAMENTAIS. DIREITOS
POLÍTICOS |
13 |
436 |
341.50981
- CÓDIGO PENAL - BRASIL |
14 |
356 |
341.430981
- CÓDIGO DE PROCESSO PENAL - BRASIL |
15 |
347 |
342.2
- DIREITO COMERCIAL |
16 |
345 |
342.10981
- CÓDIGO CIVIL. LEIS CIVIS |
17 |
322 |
341.6
- DIREITO PREVIDENCIÁRIO. SEGURIDADE SOCIAL |
18 |
309 |
340.1
- FILOSOFIA DO DIREITO . DIREITO NATURAL. DIREITO
IDEAL. DIREITO RACIONAL |
19 |
304 |
342.151
- RESPONSABILIDADE CIVIL. AÇÃO AQUILIANA. TEORIA DO RISCO |
20 |
299 |
340.0981
- DIREITO. LEGISLAÇÃO. BRASIL |
Fonte:
Sistema Pergamum.
RESERVAS
Livros Mais Reservados em
2017 NA BIBLIOTECA DESEMBARGADOR MARCÍLIO MEDEIROS
Posição |
Nº de Reservas |
Título |
Autor |
1 |
17 |
Manual de direito administrativo. 6. ed. |
MAZZA,
Alexandre. |
2 |
15 |
Medicina legal e noções de criminalística. 5.
ed. rev., ampl. e atual. |
BITTAR,
Neusa. |
3 |
12 |
Direito processual civil esquematizado. 8. ed. |
GONÇALVES,
Marcus Vinicius Rios; LENZA, Pedro (Coord.). |
4 |
11 |
Direito processual civil esquematizado. 7. ed. |
GONÇALVES,
Marcus Vinicius Rios; LENZA, Pedro (Coord.). |
4 |
11 |
Direito constitucional esquematizado. 20. ed. rev., atual. e ampl. |
LENZA,
Pedro. |
5 |
9 |
Direito administrativo descomplicado. 25. ed. rev. e atual. |
ALEXANDRINO,
Marcelo; PAULO, Vicente. |
5 |
9 |
Vade mecum: Saraiva. 23. ed. |
BRASIL. |
5 |
9 |
Curso de direito processual civil: volume 1
- introdução ao direito processual civil, parte geral e processo de
conhecimento. 18. ed. rev., ampl. e
atual. |
DIDIER
JÚNIOR, Fredie. |
6 |
8 |
Manual de direito penal: parte geral (arts.
1° ao 120) : volume único. 4. ed.
rev., ampl. e atual. |
CUNHA,
Rogério Sanches. |
6 |
8 |
Curso de direito constitucional. 12. ed. rev. e atual. |
NOVELINO,
Marcelo. |
6 |
8 |
Direito constitucional descomplicado. 16. ed. rev., atual. e ampl. |
PAULO,
Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. |
6 |
8 |
Guia compacto do processo penal conforme a
teoria dos jogos. 3. ed. rev. atual.
e ampl. |
ROSA,
Alexandre Morais da. |
Fonte
Sistema Pergamum.
PESQUISAS NO SISTEMA PERGAMUM
Assuntos mais pesquisados em
2017 2017 NA BIBLIOTECA DESEMBARGADOR MARCÍLIO MEDEIROS
Posição |
Nº de Pesquisas |
Assunto |
1 |
278.920 |
Direito
Geral |
2 |
151.813 |
Direito
Processual Penal |
3 |
80.444 |
Direito
Civil |
4 |
50.940 |
Direito
Administrativo |
5 |
49.657 |
Direito
Penal |
6 |
36.012 |
Direito
Constitucional |
7 |
20.323 |
Direito
Comercial |
8 |
18.213 |
Direito
de Família |
9 |
10.327 |
Direito
do Trabalho |
10 |
7.014 |
Propedêutica
Jurídica |
Fonte:
Sistema Pergamum.
BAIXAS
No que se refere a baixa do acervo de
obras bibliográficas defasadas e desatualizadas, importante avanço foi
introduzido com a decisão proferida pela Presidência do Tribunal de Justiça no SPA n. 5592/2017, a partir da qual os livros adquiridos
pelo Poder Judiciário catarinense passaram a ser considerados como bens de
consumo, quando destinados ao acervo da Biblioteca Desembargador Marcílio
Medeiros ou das bibliotecas setoriais, ou como bens de alto custo de controle patrimonial e baixo risco de perda, nos demais
casos. A medida simplificou os procedimentos de baixa e descarte dessas obras,
com significativa redução de custos, e possibilitou a doação desburocratizada
das obras que poderiam ser reaproveitadas a outras bibliotecas interessadas,
como foi o caso da Biblioteca Pública do município de Campos Novos.
4. Divisão de Arquivo
A Divisão de Arquivo é
responsável pela guarda centralizada dos processos judiciais findos arquivados
e da documentação administrativa produzida e arquivada pela Secretaria do
Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina; pelo acompanhamento e
atualização dos fluxos das atividades desempenhadas pelas seções a ela
vinculadas; além do gerenciamento do seu quadro de pessoal e das instalações
que abrigam seu acervo e os setores administrativos, zelando por sua
manutenção.
Em 2017, houve a inauguração das novas instalações
da sede da Divisão de Arquivo, localizada no bairro Guarda do Cubatão, no
município de Palhoça. O prédio, que já concentrava grande parte do acervo de
processos e documentos da divisão, passou por uma reforma global que resultou
num ambiente mais adequado à sua finalidade, com controle
de temperatura e umidade nas áreas destinadas ao armazenamento de caixas de
arquivo, além de um sistema preventivo de incêndio compatível com a classificação
de risco da edificação. Cinco seções compõem a Divisão de Arquivo.
A Seção de
Logística de Acervos Arquivísticos,
responsável pelo recebimento, conferência e alocação das caixas de processos
judiciais findos de primeiro grau para arquivamento centralizado e pelo
gerenciamento dos sistemas de armazenamento de caixas de
arquivo da Divisão e otimização dos espaços disponíveis nas caixas e nas
prateleiras de armazenagem, apresentou
a estatística a seguir:
RECEBIMENTO E CONFERÊNCIA DE CAIXAS DE PROCESSOS
JUDICIAIS FINDOS DE PRIMEIRO GRAU |
|||
MÊS |
NUMERAÇÃO
DISTRIBUIDA |
CAIXAS
RECEBIDAS |
CAIXAS
CONFERIDAS |
Janeiro |
463 |
176 |
593 |
Fevereiro |
2.018 |
457 |
22 |
Março |
1.222 |
880 |
1.186 |
Abril |
1.521 |
1.889 |
455 |
Maio |
631 |
2.280 |
1.844 |
Junho |
50 |
3.689 |
3.728 |
Julho |
1.914 |
3.585 |
4.091 |
Agosto |
246 |
2.340 |
3.368 |
Setembro |
130 |
458 |
984 |
Outubro |
600 |
505 |
375 |
Novembro |
1.119 |
426 |
556 |
Dezembro |
0 |
645 |
425 |
TOTAL |
9.914 |
17.330 |
17.627 |
Fonte:
controle estatístico da Seção de Logística.
No período, o setor foi responsável pela
preparação, movimentação e controle das caixas de processos judiciais findos
encaminhadas a outros setores da Diretoria de Documentação e Informações para
cadastro, análise e, em alguns casos, eliminação.
Na Seção
de Arquivo Temporário, responsável pela guarda temporária de autos físicos
de processos sobrestados do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes – NUGEP e de
processos que foram digitalizados pela Divisão de Arquivo e passaram a tramitar
eletronicamente nas Cortes Superiores, foram coletados os seguintes dados:
ARQUIVAMENTO
E DESARQUIVAMENTO DE PROCESSOS EM GUARDA TEMPORÁRIA |
|||
MÊS |
AUTOS
FÍSICOS DE PROCESSOS SOBRESTADOS RECEBIDOS PARA GUARDA TEMPORÁRIA |
AUTOS
FÍSICOS DE PROCESSOS CONVERTIDOS EM MEIO ELETRÔNICO RECEBIDOS PARA GUARDA
TEMPORÁRIA |
PROCESSOS
DESARQUIVADOS |
Janeiro |
1.610 |
239 |
1.059 |
Fevereiro |
1.744 |
1.198 |
1.267 |
Março |
1.130 |
539 |
1.848 |
Abril |
1.958 |
363 |
1.793 |
Maio |
769 |
485 |
1.893 |
Junho |
395 |
475 |
696 |
Julho |
733 |
338 |
990 |
Agosto |
1.365 |
459 |
861 |
Setembro |
515 |
448 |
1.328 |
Outubro |
1.099 |
524 |
2.103 |
Novembro |
472 |
711 |
1.245 |
Dezembro |
390 |
685 |
482 |
TOTAL |
12.180 |
6.464 |
15.565 |
Fonte:
sistema SAJ/SG e controle estatístico da Seção de Arquivo Temporário.
No mesmo período, o setor foi responsável, ainda,
pela identificação e catalogação de 184.044 processos judiciais antigos sem
registros nos sistemas de automação do judiciário. Esta atividade, que vem
sendo realizada em colaboração à Seção de Museu da Divisão de Documentação e
Memória do Judiciário, vem permitindo o atendimento de diversos pedidos de
desarquivamento registrados nos cartórios do primeiro grau de jurisdição, além
de viabilizar o recebimento e tratamento de processos antigos que estavam
represados nas comarcas do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Segue abaixo gráfico representativo da evolução
desses trabalhos na Seção de Arquivo Temporário:
CATALOGAÇÃO
DE PROCESSOS ANTIGOS |
||
MÊS |
CAIXAS
CATALOGADAS |
PROCESSOS
CATALOGADOS |
Janeiro |
1.077 |
27.525 |
Fevereiro |
1.303 |
31.856 |
Março |
1.364 |
31.999 |
Abril |
938 |
24.780 |
Maio |
1.052 |
24.672 |
Junho |
535 |
15.316 |
Julho |
143 |
2.581 |
Agosto |
454 |
9.240 |
Setembro |
283 |
7.700 |
Outubro |
48 |
1.088 |
Novembro |
114 |
2.961 |
Dezembro |
210 |
4.326 |
TOTAL |
7.521 |
184.044 |
Fonte:
controle estatístico da Divisão de Arquivo.
A Seção de
Arquivo Definitivo de Primeiro Grau, responsável pelo desarquivamento e
rearquivamento dos processos judiciais findos de primeiro grau solicitados
pelas comarcas e demais setores do Tribunal de Justiça, apresentou a
estatística a seguir:
DESARQUIVAMENTO E REARQUIVAMENTO DE PROCESSOS
JUDICIAIS DE PRIMEIRO GRAU |
|||
MÊS |
PROCESSOS
SOLICITADOS |
PROCESSOS
DESARQUIVADOS |
PROCESSOS
REARQUIVADOS |
Janeiro |
2.901 |
2.932 |
2.642 |
Fevereiro |
3.627 |
3.486 |
3.697 |
Março |
4.963 |
4.590 |
5.332 |
Abril |
3.812 |
3.708 |
3.331 |
Maio |
4.803 |
4.608 |
4.367 |
Junho |
6.357 |
5.362 |
4.875 |
Julho |
5.922 |
5.421 |
5.441 |
Agosto |
4.894 |
4.910 |
6.321 |
Setembro |
4.687 |
4.377 |
5.442 |
Outubro |
4.931 |
4.655 |
5.578 |
Novembro |
4.500 |
4.099 |
3.895 |
Dezembro |
2.175 |
2.321 |
2.641 |
TOTAL |
53.572 |
50.469 |
53.562 |
Fonte:
sistema SAJ/ARC e controle estatístico da Seção de Arquivo Definitivo de
Primeiro Grau.
Na Seção de Arquivo Definitivo de Segundo Grau, responsável gerenciamento do arquivo definitivo de
processos findos originários do Tribunal de Justiça catarinense e da
documentação administrativa arquivada da secretaria do Tribunal de Justiça,
tem-se a seguinte estatística:
ARQUIVAMENTO E DESARQUIVAMENTO DE PROCESSOS
JUDICIAIS DE SEGUNDO GRAU |
||
MÊS |
PROCESSOS
ARQUIVADOS |
PROCESSOS
DESARQUIVADOS |
Janeiro |
247 |
12 |
Fevereiro |
39 |
23 |
Março |
6 |
16 |
Abril |
134 |
56 |
Maio |
167 |
52 |
Junho |
16 |
38 |
Julho |
105 |
28 |
Agosto |
84 |
7 |
Setembro |
71 |
12 |
Outubro |
25 |
31 |
Novembro |
97 |
40 |
Dezembro |
605 |
21 |
TOTAL |
1.596 |
336 |
Fonte:
sistema SAJ/SG e controle estatístico da Seção de Arquivo Definitivo de Segundo
Grau.
RECEBIMENTO E DISPONIBILIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO
ADMINISTRATIVA DA SECRETARIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA |
|||||
MÊS |
CAIXAS DE
PROCESSOS E DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS RECEBIDAS |
PROCESSOS
RECEBIDOS E MIGRADOS PARA O SISTEMA DE ARQUIVO |
REMESSA
FÍSICA DE PROCESSOS E DOCUMENTOS |
REMESSA
DIGITAL DE PROCESSOS E DOCUMENTOS |
PESQUISA EM
DOCUMENTOS MICROFILMADOS |
Janeiro |
0 |
22 |
188 |
66 |
53 |
Fevereiro |
155 |
5.454 |
377 |
146 |
48 |
Março |
20 |
618 |
297 |
262 |
87 |
Abril |
23 |
1.502 |
98 |
240 |
78 |
Maio |
374 |
1.465 |
161 |
184 |
38 |
Junho |
69 |
4.020 |
425 |
516 |
47 |
Julho |
36 |
96 |
174 |
226 |
56 |
Agosto |
53 |
36 |
267 |
164 |
46 |
Setembro |
124 |
33 |
235 |
196 |
23 |
Outubro |
16 |
3.008 |
147 |
249 |
20 |
Novembro |
18 |
235 |
266 |
146 |
50 |
Dezembro |
0 |
155 |
94 |
72 |
18 |
TOTAL |
888 |
16.644 |
2.729 |
2.467 |
564 |
Fonte: controle
estatístico da Seção de Arquivo Definitivo de Segundo Grau.
Na Seção de Digitalização para os Tribunais Superiores, responsável
pela preparação, digitalização, indexação e remessa eletrônica dos processos
judiciais ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, foram
coletados os seguintes dados:
DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS PARA OS TRIBUNAIS
SUPERIORES |
|||
MÊS |
PROCESSOS RECEBIDOS |
PROCESSOS ENVIADOS ELETRONICAMENTE
AO STJ |
PROCESSOS ENVIADOS ELETRONICAMENTE
AO STF |
Janeiro |
391 |
297 |
0 |
Fevereiro |
535 |
491 |
7 |
Março |
694 |
583 |
7 |
Abril |
481 |
532 |
18 |
Maio |
716 |
641 |
6 |
Junho |
1.053 |
661 |
27 |
Julho |
612 |
623 |
33 |
Agosto |
939 |
789 |
21 |
Setembro |
1.001 |
612 |
27 |
Outubro |
838 |
766 |
13 |
Novembro |
665 |
1.229 |
27 |
Dezembro |
434 |
592 |
11 |
TOTAL |
8.359 |
7.816 |
197 |
Fontes:
sistemas SAJ/SG e i-STJ.
5. Secretaria Técnica de Elaboração
Normativa
QUADRO ESTATÍSTICO DE 2017
(atualizado até 19 de dezembro de 2017).
NORMAS INTERNAS EDITADAS NO ANO DE 2017 |
|||
NORMA |
PUBLICADAS |
DIGITALIZADAS |
INSERIDAS
NA BASE DE DADOS DO TJSC |
Atos Regimentais TJ |
11 |
11 |
11 |
Resoluções TJ |
35 |
35 |
35 |
Resoluções GP |
46 |
46 |
46 |
Resoluções Conjuntas GP/CGJ |
11 |
11 |
11 |
Resoluções CM |
6 |
6 |
6 |
Resoluções AJ |
0 |
0 |
0 |
Resoluções CGSJEPASC |
0 |
0 |
0 |
TOTAL |
109 |
109 |
109 |
NORMAS INTERNAS COMPILADAS NO ANO DE 2017 |
|
Realizadas |
449 |
Revisadas |
449 |
Incluídas no Sistema de Consulta a Atos
Normativos |
449 |
PROJETOS DE LEI ELABORADOS NO ANO DE 2017 |
|
Elaborados e revisados |
12 |
A
Secretaria Técnica de Elaboração Normativa foi criada pela Resolução GP n. 57 de 17 de dezembro de 2013 e até a publicação da Resolução GP
n. 31 de 5 de julho de 2016, que reestruturou a
Diretoria-Geral Judiciária e a Diretoria de Documentação e Informações deste
Tribunal, era vinculada diretamente à Diretoria-Geral Judiciária. Com a reestruturação noticiada, a
Secretaria Técnica de Elaboração Normativa ficou subordinada à Diretoria de
Documentação e Informações.
Além das
atividades acima descritas, a Secretaria Técnica de Elaboração Normativa
ordinariamente confeccionou ou revisou normas internas que ainda se encontram em
fase de aprovação ou que, embora aprovadas, dependem de diligências
complementares para publicação, revisou relacionamentos de normas, inseriu
Resoluções DOF (Diretoria de Orçamento e Finanças) no Sistema de Consulta a
Atos Normativos e gerenciou a tabela de numeração de Atos Normativos internos
deste Tribunal.
Extraordinariamente
colaborou com a elaboração e/ou a revisão de normas para a Corregedoria-Geral
da Justiça, revisou a Revista de Jurisprudência e o Anuário das Turmas de
Recursos desta Corte de Justiça.
Para o
melhor desempenho das atividades realizadas, a Chefia da Secretaria Técnica
participou de todas as Sessões do Tribunal Pleno e do Órgão Especial desta
Corte, bem como das reuniões do Comitê de Análise de Competência das Unidades
Judiciais e de outros encontros específicos, de modo a observar, de forma
detalhada, todas as discussões envolvendo as normas submetidas à posterior
votação (Ato Regimental TJ ou Resolução TJ) ou edição (Resolução GP).