DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS
No presente relatório serão apresentadas informações e
estatísticas em relação aos magistrados, servidores e colaboradores do Poder
Judiciário de Santa Catarina, bem como as relativas aos principais programas e
atividades de responsabilidade da Diretoria de Gestão de Pessoas desenvolvidas
no decorrer do ano de 2017.
1. QUADRO DA FORÇA DE TRABALHO:
De acordo com as informações extraídas do banco de dados da
Diretoria de Gestão de Pessoas, no mês de dezembro de 2017 o quadro de
servidores e de colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina é composto
dos seguintes grupos e quantidades de pessoas:
GRUPO |
QUANTIDADE |
Pessoal
cedido ao Poder Judiciário catarinense |
238 |
Servidores
exclusivamente comissionados |
823 |
Servidores
efetivos |
5.765 |
Estagiários
|
2.700 |
Magistrados
ativos |
509 |
Militares |
209 |
Residente
Judicial |
188 |
Pessoal
voluntário |
759 |
2. SERVIDORES QUE JÁ PREENCHERAM REQUISITOS PARA APOSENTADORIA
A quantidade de servidores efetivos que poderiam se
aposentar no corrente ano, com integralidade e paridade, é de 431. Esse valor
equivale a 7,47% do número de servidores efetivos.
3. FOLHA DE PAGAMENTO (MATRÍCULAS
CALCULADAS)
Apresenta-se abaixo a relação de matrículas calculadas no
decorrer do ano de 2017, de acordo com o vínculo possuído com o Tribunal de
Justiça:
MATRÍCULAS
CALCULADAS POR TIPO (janeiro a dezembro de 2017) |
||||||||||||
TIPO |
JAN |
FEV |
MAR |
ABR |
MAI |
JUN |
JUL |
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
DEZ |
Justiça do
1º Grau |
4.370 |
4.343 |
4.329 |
4.346 |
4.354 |
4.376 |
4.348 |
4.345 |
4.353 |
4.395 |
4.354 |
4.347 |
Estagiários |
2.862 |
2.878 |
2.861 |
2.993 |
2.965 |
3.034 |
3.021 |
3.024 |
3.036 |
3.066 |
3.048 |
3.039 |
Tribunal de
Justiça |
1.416 |
1.410 |
1.401 |
1.414 |
1.411 |
1.431 |
1.412 |
1.404 |
1.394 |
1.402 |
1.406 |
1.397 |
Justiça do
1º Grau inativos. |
769 |
792 |
800 |
814 |
827 |
844 |
853 |
857 |
865 |
872 |
877 |
877 |
Magistrados |
513 |
512 |
512 |
511 |
509 |
509 |
507 |
508 |
507 |
507 |
508 |
508 |
Comissionados
TJ |
412 |
418 |
412 |
416 |
413 |
412 |
411 |
416 |
418 |
415 |
500 |
418 |
Comissionados
Justiça do 1º Grau |
401 |
405 |
399 |
403 |
401 |
397 |
395 |
398 |
395 |
395 |
458 |
404 |
TJ inativos |
303 |
313 |
321 |
324 |
330 |
334 |
340 |
346 |
355 |
359 |
361 |
359 |
Militares |
199 |
196 |
199 |
198 |
199 |
203 |
209 |
207 |
210 |
212 |
205 |
208 |
Magistrados
inativos |
146 |
147 |
149 |
150 |
151 |
151 |
152 |
152 |
153 |
153 |
153 |
153 |
Residência
Judicial/Candidatos Concurso da Magistratura |
164 |
181 |
179 |
169 |
163 |
153 |
138 |
135 |
109 |
155 |
193 |
187 |
À Disposição |
20 |
20 |
19 |
19 |
19 |
19 |
19 |
19 |
18 |
18 |
18 |
18 |
Justiça do 1º
Grau – Aposentados sem paridade |
23 |
23 |
24 |
24 |
24 |
25 |
25 |
25 |
25 |
25 |
25 |
25 |
TJ Aposentados
sem paridade |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
4 |
4 |
TOTAL |
11.601 |
11.641 |
11.608 |
11.784 |
11.769 |
11.891 |
11.833 |
11.839 |
11.841 |
11.977 |
12.110 |
11.944 |
Fonte: FOLHA - relatório da rotina AU/FE
Matrículas calculadas de janeiro a dezembro de 2017 – todos os tipos
Fonte: Relatório Contábil do sistema de
Folhas de Pagamento.
Matrículas calculadas por tipo de janeiro a dezembro de 2017
Fonte: Relatório Contábil do sistema de
Folhas de Pagamento
4. SERVIDORES ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO
A seguir expõe-se a quantidade de servidores e magistrados
em atividade, e o tempo que se encontram vinculados ao Poder Judiciário
catarinense.
SERVIDORES
ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO |
||
Tempo |
Quantidade |
Percentual |
0 a 10 anos |
3.472 |
52,88% |
10 a 15
anos |
1.058 |
16,11% |
15 a 20
anos |
536 |
8,16% |
20 a 25
anos |
612 |
9,32% |
25 a 30
anos |
456 |
6,94% |
30 a 35
anos |
306 |
4,66% |
35 a 40
anos |
116 |
1,77% |
+ de 40
anos |
10 |
0,15% |
TOTAL |
6.566 |
Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 11/12/2017
Servidores ativos por tempo de admissão
4.1. MAGISTRADOS ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO
MAGISTRADOS
ATIVOS POR TEMPO DE ADMISSÃO |
||
Tempo |
Quantidade |
Percentual |
0 a 10 anos |
155 |
30,51% |
10 a 15
anos |
112 |
22,05% |
15 a 20
anos |
83 |
16,34% |
20 a 25
anos |
59 |
11,61% |
25 a 30
anos |
56 |
11,02% |
30 a 35
anos |
23 |
4,53% |
35 a 40
anos |
17 |
3,35% |
+ de 40
anos |
3 |
0,59% |
TOTAL |
508 |
Fonte: SHF - relatório 74 da rotina RE/GE - dia 11/12/2017
Magistrados ativos por tempo de admissão
5. PIRÂMIDE ETÁRIA
Demonstra-se na tabela e no gráfico abaixo a composição do
quadro do Tribunal de Justiça catarinense, de acordo com a faixa etária e o
sexo dos seus componentes.
FAIXA
ETÁRIA |
HOMENS |
MULHERES |
20 a 25
anos |
32 |
65 |
25 a 30
anos |
254 |
374 |
30 a 35
anos |
532 |
760 |
35 a 40
anos |
599 |
991 |
40 a 45
anos |
440 |
633 |
45 a 50
anos |
313 |
521 |
50 a 55
anos |
321 |
452 |
55 a 60
anos |
289 |
250 |
60 a 65
anos |
89 |
85 |
65 a 70
anos |
32 |
28 |
70 a 75
anos |
8 |
6 |
Fonte: SHF - RE/GE
DIVISÃO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
6. FOLHA DE PAGAMENTO
Com fundamento na Resolução TJ n. 6 de
17 de maio de 2017, no mês de maio de 2017 foi pago aos servidores reajuste de
1,78%, retroativo a 1º de maio de 2016, com efeitos pecuniários a contar de
1º-5-2017. Em junho foi pago reajuste de 1%, retroativo a 1º de maio de 2016,
com efeitos pecuniários a contar de 1º-6-2017.
Em julho foi implementado em folha de
pagamento o reajuste de 1%, retroativo a 1º de maio de 2016, com efeitos
pecuniários a contar de 1º-7-2017.
No mês de agosto, em folha suplementar,
houve o pagamento de valores retroativos de reposição inflacionária de 3,78%,
retroativos a maio de 2016.
Posteriormente, com a edição da
Resolução TJ n. 15/2017, em outubro foi implementado reajuste de 1,58%,
incluindo valores retroativos a 1º de maio de 2017 e, em dezembro, foi
implementado reajuste de 2,5%, incluindo valores retroativos a 1º de maio de
2017, conforme Resolução TJ n. 15/2017.
7. BENEFÍCIOS
7.1. BOLSA DE ESTUDOS
O Tribunal de Justiça mantém o Programa de Bolsa de Estudos,
destinado a Magistrados e Servidores, para cursos de graduação, pós-graduação e
da Escola Superior da Magistratura.
Por intermédio do programa, o Poder Judiciário custeia 70%
do valor da mensalidade, exceto para o curso de direito, cujo custeio é de 100%.
No ano de 2017 foram oferecidas vagas para cursos de graduação
e de preparação para ingresso na magistratura, conforme segue:
BOLSA
DE ESTUDOS |
||
GRADUAÇÃO |
1º SEMESTRE |
2º SEMESTRE |
Total de
Bolsas disponíveis |
330 |
330 |
Total de
Bolsas renovadas |
185 |
197 |
Total de
Bolsas concedidas |
28 |
12 |
Total de
Bolsas remanescentes |
117 |
121 |
ESMESC |
1º SEMESTRE |
2º SEMESTRE |
Total de
Bolsas disponíveis |
70 |
70 |
Total de
Bolsas renovadas |
14 |
22 |
Total de
Bolsas concedidas |
13 |
-- |
Total de
Bolsas remanescentes |
43 |
48 |
Foram, ainda, beneficiados com bolsas de estudo para cursos
de pós-graduação na área jurídica 105
servidores, e 41 nas demais áreas.
7.2. GRATIFICAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR
Essa gratificação está prevista no art. 14 da Lei
Complementar n. 90/93, e se destina a servidores de nível médio ou fundamental
que tenham graduação escolar superior.
A tabela abaixo indica o quantitativo de servidores que
recebem a gratificação de nível superior desde o ano de 2007, e a variação
percentual de um ano em relação ao anterior:
ANO |
QUANTIDADE
DE SERVIDORES QUE RECEBEM A GRATIFICAÇÃO |
VARIAÇÃO
EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR (%) |
2007 |
1.975 |
- |
2008 |
2.403 |
21,7% |
2009 |
2.659 |
10,7% |
2010 |
2.703 |
1,7% |
2011 |
2.557 |
-5,4% |
2012 |
2.868 |
12,2% |
2013 |
3.129 |
9,1% |
2014 |
2.975 |
-4,9% |
2015 |
2.965 |
-0,34% |
2016 |
2.939 |
-0,88% |
2017 |
2.781 |
-5,37% |
Essa gratificação é percebida por 48,23% dos servidores efetivos do Poder Judiciário.
7.3. AUXÍLIO-CRECHE
O auxílio-creche, previsto na Resolução GP n. 09/2001, foi
deferido a 258 servidores em 2017, perfazendo um total de 1.004 servidores beneficiados.
7.4. VALE-TRANSPORTE
É o benefício concedido mensalmente ao servidor para o
deslocamento de sua residência ao trabalho, e vice-versa, em transporte
coletivo.
O vale-transporte é custeado pelo servidor, no equivalente a
6% de sua remuneração, descontados na folha de pagamento; o excedente é
custeado pelo Poder Judiciário.
Em 2017, foram
contemplados com o benefício 5 servidores.
Nos de meses de março a maio de 2017 foi acrescida ao
auxílio-alimentação a quantia de R$ 150,00 (Resolução GP n. 6/2017, n. 18/2017
e n. 23/2017).
Já nos meses de junho a dezembro de 2017 foi acrescido o
valor de R$ 300,00 (Resolução GP n. 30/2017).
7.6. AUXÍLIO-SAÚDE
O benefício, previsto na Resolução TJ n. 12/2014,
corresponde ao valor comprovadamente gasto com plano de assistência
médica/odontológica e/ou seguro saúde, incluídas as despesas com coparticipação
do beneficiário e de seus dependentes, até o limite individual verificado pela
faixa etária.
Neste ano, foram beneficiados 257 servidores e foram apresentadas 3.062 comprovações de gastos com planos de saúde.
7.7. AUXÍLIO MÉDICO-SOCIAL
Em 2016, foi implementado o benefício do auxílio
médico-social, criado pela Lei Complementar n. 680/2016 e regulamentado pela
Resolução GP n. 52/2016.
Trata-se de benefício assistencial concedido aos servidores
e magistrados inativos do PJSC.
Ao longo do ano, o benefício foi concedido para 189 pessoas.
7.8. AUXÍLIO-FUNERAL
O auxílio-funeral, previsto na Resolução TJ n. 13/2013,
corresponde ao benefício concedido ao familiar do servidor falecido,
correspondente a um mês de remuneração ou proventos a que teria direito no mês
de seu falecimento.
Em 2017, foram
concedidos 22 benefícios dessa
natureza.
7.9. INDENIZAÇÃO DE FÉRIAS E/OU LICENÇA-PRÊMIO
Quando o servidor efetivo se aposenta ou vem a falecer e
possui saldo de férias ou licença-prêmio não gozado, há o pagamento de
indenização proporcional aos dias não usufruídos, conforme prevê a Resolução GP
n. 24/2010.
Em 2017, foram indenizados 806 períodos de férias e/ou
licença-prêmio. Ao longo do ano, exceto no mês de fevereiro, foram realizados
pagamentos para os inativos, mensalmente, limitado ao valor de R$ 30.000,00.
7.10. VANTAGEM PESSOAL NOMINALMENTE IDENTIFICÁVEL – VPNI
A Lei n. 15.138/2010 instituiu no âmbito do Poder Judiciário
catarinense a VPNI, que consiste no benefício concedido ao servidor efetivo que
exerceu ou venha a exercer cargo comissionado ou função gratificada, tanto em
designação permanente quanto em designação precária (substituição), e se
estende aos servidores beneficiados com as gratificações previstas no art. 85,
I, VII e VIII da Lei n. 6.745/1985 e às demais situações estabelecidas no art.
8º da Lei n. 15.138/2010.
Ao longo do ano foram averbados no Sistema de Histórico Funcional
1.326 registros de VPNI, entre concessões e atualizações de percentuais.
7.11. TJ-CONSIG
O sistema TJ-Consig, implantado em 28-7-2009, representou
uma importante mudança nos procedimentos de consignações facultativas em folha
de pagamento. Além de não ter custo ao Poder Judiciário, houve economia de
material e de tempo de serviço, tendo em vista a informatização dos
procedimentos.
Na folha de pagamento do mês novembro de 2017 foram
implementadas aproximadamente 23.532 consignações, que significam R$ 9.760.958,09
em descontos facultativos.
DIVISÃO DE GESTÃO DE CARGOS
8. NOMEAÇÕES, EXONERAÇÕES E MOVIMENTAÇÃO FUNCIONAL
Durante o ano de 2017, ocorreram 295 nomeações de servidores para cargos
efetivos e 328 para cargos comissionados, totalizando 623 nomeações.
Destaca-se que 31 nomeações se destinaram ao provimento de cargos
efetivos e 30 de cargos comissionados criados por Lei Complementar, o que gerou
um acréscimo de 61 servidores no quadro deste Poder no ano de 2017.
Procedeu-se também a exoneração de 65 servidores ocupantes de cargo
efetivo e de 164 de cargos comissionados.
Quanto à movimentação de pessoal comissionado, ocorreram 71 lotações de
cargo comissionado no Poder Judiciário.
Registra-se também a abertura de 44 Editais de Aproveitamento para
candidatos aprovados em concurso público deste Poder, através da Lista Geral
das Regiões Judiciárias.
No que diz respeito à movimentação de pessoal efetivo, tem-se a
ocorrência da abertura de 270 editais de remoção no quadro do Poder Judiciário
em 2017.
Ademais, houve 65 autorizações para regime de cooperação no ano de 2017,
sendo 46 de Assistentes Sociais, 2 de Psicólogos, 10 de Oficiais de Justiça e 7
de Oficiais da Infância e Juventude.
9.
TERCEIRIZAÇÃO
No que se refere aos funcionários terceirizados que laboram para o Poder
Judiciário, o ano de 2017
encerra com 2.228 postos
preenchidos nas seguintes áreas: Auxiliar de Carga e Descarga, Auxiliar
Administrativo, Copeira, Desenhista Industrial Gráfico, Engenheiro Mecânico,
Copeira, Garçom, Impressor de Corte e Vinco, Impressor de Serigrafia,
Jardineiro, Marceneiro, Office-boy, Operador de Acabamento, Operador de
Guilhotina, Operador de Sistemas CFTV, Porteiro, Preparador de Matrizes de
Corte e Vinco, Recepcionista, Servente, Técnico em Edificações, Técnico em
Refrigeração e Ar Condicionado, Vigilante Armado e Zelador.
Do total acima mencionado, 1.510
estão distribuídos nas comarcas e 718 no
Tribunal de Justiça.
As empresas que atuaram no Poder Judiciário em 2017 prestando serviços de mão de obra terceirizada foram: Canadense Administração e Serviços
Ltda., Intersept Ltda., Liderança Limpeza e Conservação Ltda., Lince Segurança
Eletrônica Ltda.-ME, Lince Segurança Patrimonial Ltda.-ME, Mobra Serviços de
Vigilância Ltda. e Suricate Serviços Terceirizados Ltda. Epp.
10.
ESTAGIÁRIOS
O Poder Judiciário Catarinense encerra o ano
de 2017 com 2.714 estagiários remunerados, contratados na área de Direito,
distribuídos em Cartórios e Gabinetes de 1º e 2º Graus, e Diretorias do
Tribunal de Justiça.
Cumpre destacar, também, que ao final deste
ano, 549 vagas se encontram ocupadas por estagiários remunerados nas comarcas e
nas Diretorias deste Tribunal, nas áreas de Administração, Arquitetura e
Urbanismo, Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis,
Ciências da Computação, Cinema, Comunicação Social, Design, Direito, Economia,
Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Automação,
Engenharia de Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção
Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia
Mecânica, Engenharia Mecânica, Farmácia, História, Jornalismo, Letras
(Português), Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço
Social e Ensino Médio.
Assim, verifica-se que o Poder Judiciário
Catarinense termina o ano de 2017 com um total de 3.263 estagiários em seu
quadro.
11.
VOLUNTÁRIOS
Durante o ano 2017 foram preenchidas 420 vagas
para serviço voluntário nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo,
Arquivologia, Artes Visuais, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da
Computação, Cinema, Comunicação Social, Design, Direito, Economia, Enfermagem,
Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Automação, Engenharia de
Produção, Engenharia de Produção Civil, Engenharia de Produção Elétrica,
Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica,
Engenharia Mecânica, Farmácia, História, Jornalismo, Letras (Português),
Museologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social.
12. teletrabalho
No tocante ao teletrabalho, o Poder Judiciário catarinense finaliza o
ano de 2017 com 260 servidores em atividade, sendo 180
de comarcas e 80 da Secretaria do Tribunal de Justiça.
Dos 260 servidores em teletrabalho, há 197 mulheres e 63
homens.
DIVISÃO DE REGISTROS FUNCIONAIS
13. ABONOS DE PERMANÊNCIA
O Abono de Permanência é o benefício concedido ao servidor
efetivo que tenha alcançado todos os requisitos para se aposentar previstos na
legislação em vigor (idade e tempo de contribuição), e optou por permanecer em
atividade até, no máximo, atingir a idade para a aposentadoria compulsória (75
anos).
O benefício é o reembolso do valor da contribuição
previdenciária descontada mensalmente do servidor para o Regime Próprio de
Previdência Social - RPPS (IPREV).
Em 2017, foram concedidos 97 abonos de permanência a
servidores efetivos deste Poder.
É o direito conferido ao servidor público ocupante de cargo
efetivo de se desvincular das atividades laborais, com a percepção de proventos
mensais, após o cumprimento dos requisitos de idade e tempo de serviço/contribuição
exigidos pela Constituição da República Federativa do Brasil. Em 2017, foram
concedidas 196 aposentadorias aos servidores deste Poder.
15. LICENÇAS PARA TRATAMENTO DE SAÚDE
Conforme previsto nos artigos 64 a 68 da Lei n. 6.745/1985,
será concedida licença para tratamento de saúde (LTS) remunerada ao servidor
que, por determinação médica e com a concordância da Junta Médica Oficial do
Poder Judiciário, necessite se afastar por mais de 3 dias para tratamento de
saúde.
No ano de 2017 foram realizadas 2.236 concessões de licença
para tratamento de saúde de servidores neste Poder.
Outra modalidade de Licença para tratamento de Saúde é
aquela destinada ao acompanhamento de pessoa da família (art. 69 da Lei n.
6.745/1985 e LCE n. 47/1992), sendo que no ano de 2017 foram concedidas 897
licenças.
16. LICENÇA-GESTAÇÃO
Prevista na Lei Complementar n. 447/2009, a licença-gestação
alcança servidoras efetivas e comissionadas do PJSC.
Em 2016, após decisão do Conselho da Magistratura, o período
de licença-gestação às servidoras exclusivamente comissionadas foi equiparado
ao das servidoras com vínculo efetivo, passando a 180 dias.
Ao todo, foram concedidas 142 novas licenças em 2017.
17. LICENÇA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES
O servidor estável ocupante de cargo de provimento efetivo
poderá solicitar licença para tratamento de interesses particulares até 3 anos,
renovável 1 vez, por igual período. Foram 24 concessões em 2017.
18. GRATIFICAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO
É a designação de servidor efetivo para substituir o
ocupante de função gratificada ou cargo comissionado, bem como aquele que
percebe gratificação especial correspondente a cargo comissionado ou função
gratificada, durante o período de afastamento legal do titular. Foram
concedidas 19.028 gratificações de substituição em 2017.
19. GRATIFICAÇÃO DE OPÇÃO DE VENCIMENTOS
O Estatuto dos Servidores Civis do Estado de Santa Catarina
faculta ao servidor manter a remuneração do cargo efetivo, acrescida de
gratificação equivalente a 40% do padrão DASU. A gratificação é devida apenas
para quem ocupa cargo efetivo e está investido em cargo em comissão, não sendo
devida para quem recebe gratificação especial do artigo 85 equiparada a cargo
em comissão ou exerce função gratificada (FG). Em 2017 foram 188 concessões.
20. CERTIDÕES
A Diretoria de Gestão de Pessoas emite certidões e declarações
para atender aos diversos interesses dos colaboradores do Poder Judiciário,
dentre elas, Certidão de Tempo de Serviço, Certidão de Atividade Profissional,
Declaração de Tempo de Contribuição para obtenção de benefício no INSS,
Certidão para atender ao disposto na Res. n. 156/2012 – CNJ e Transcrições
Funcionais.
Durante o ano de 2017, foram emitidas 696 certidões e/ou
declarações.
21. ADESÃO AO REGIME ESPECIAL DE COMPENSAÇÃO
Com o objetivo de regulamentar a compensação dos dias não
trabalhados em virtude da greve de 9 de abril a 25 de maio de 2015, o Tribunal
de Justiça de Santa Catarina editou a Resolução TJ n. 7/2017.
Os Servidores interessados em aderir ao regime especial efetuaram
requerimento, que foi analisado pela Diretoria de Gestão de Pessoas.
Ao todo, 1.672 servidores tiveram o pedido deferido.
22. RECADASTRAMENTO DE INATIVOS
De acordo com a Lei Complementar n. 412/2008, todos os
inativos devem efetuar seu recadastramento anual, no mês de seu aniversário.
Mensalmente, a Divisão de Registros Funcionais envia
correspondência aos aniversariantes do mês, com o formulário para que seja
efetuado o recadastramento. Após o retorno do formulário, as informações de
endereço e contato são atualizadas nos assentamentos funcionais.
Ao todo, 1.486 inativos foram instados a realizar o
recadastramento em 2017.
DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
(DDP)
23. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES
A pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos
colaboradores desta Instituição em relação a componentes estruturais,
organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus
resultados são utilizados como indicadores para o planejamento e
desenvolvimento de ações que visem à melhoria constante do ambiente de trabalho
na Instituição.
A pesquisa aplicada em 2017, entre os dias 16-10-2017 e
30-11-2017, teve participação de 3.455 respondentes (magistrados, servidores e
estagiários) e apresentou como resultado, divulgado em dezembro de 2017, o
índice de 67,81% que reflete o grau de satisfação dos servidores do Poder
Judiciário de Santa Catarina em relação aos componentes pesquisados.
Segue abaixo o resultado por questão pesquisada:
QUESTÃO |
COMPONENTES
PESQUISADOS |
PORCENTAGEM
DE SATISFAÇÃO |
1 |
à
disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu
trabalho |
60,32% |
2 |
às
oportunidades de promoção em seu cargo efetivo |
44,40% |
3 |
à
compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) |
71,70% |
4 |
ao
atendimento que recebe de outras áreas do PJSC |
69,84% |
5 |
à comunicação
institucional no PJSC |
66,72% |
6 |
à clareza
dos seus direitos e obrigações |
72,60% |
7 |
à adoção,
em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas
pelo PJSC |
70,14% |
8 |
à qualidade
do serviço prestado pelo PJSC à sociedade |
66,65% |
9 |
às
condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho |
61,74% |
10 |
às
condições físicas de trabalho oferecidas |
65,05% |
11 |
às ações
preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC |
45,41% |
12 |
aos
sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho |
57,09% |
13 |
aos
equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho |
65,01% |
14 |
à política
de benefícios do PJSC |
49,11% |
15 |
ao plano de
saúde disponibilizado pelo PJSC |
46,86% |
16 |
à
proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por
você |
52,91% |
17 |
ao número
de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor |
54,05% |
18 |
à
distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe |
71,98% |
19 |
à
cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das
atividades |
80,21% |
20 |
ao
tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho |
85,99% |
21 |
à sua
realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC |
70,88% |
22 |
ao seu
comprometimento com o PJSC |
89,16% |
23 |
à comunicação
com seu superior hierárquico |
84,84% |
24 |
à
orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que
podem melhorar seu desempenho profissional |
79,93% |
25 |
à
contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja
realizado de forma mais eficiente |
79,95% |
26 |
à
possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos
de trabalho |
76,89% |
27 |
à
valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico |
79,75% |
28 |
à
valorização de seu trabalho pela sua equipe |
82,70% |
29 |
às
oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada |
64,52% |
TOTAL |
ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO |
67,81% |
24. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
A Avaliação de Desempenho dos servidores do Poder Judiciário
de Santa Catarina é um processo contínuo que tem como principal objetivo
identificar o real desempenho de cada servidor e, por consequência, favorecer o
diálogo e a cooperação entre servidor e chefia, por meio de reuniões de feedback; identificar necessidades de
capacitação e competências a serem aproveitadas em outras áreas de atuação na
instituição; contribuir para o crescimento profissional e para o
desenvolvimento de novas competências e, ainda, reconhecer o bom desempenho do
servidor.
A avaliação ocorre semestralmente (períodos de junho a
novembro e dezembro a maio), conforme Lei Complementar n. 90/1993 e Resolução
GP n. 44/2013, e alterações pelas Resoluções GP n. 22/2014, 33/2016 e 15/2017.
Referentes ao semestre 2016.1 (junho a novembro de 2016), foram recebidas e
cadastradas, no ano de 2017, cerca de 5.000 avaliações realizadas em formulário
impresso.
Na avaliação do semestre 2017.1 (dezembro de 2016 a maio de 2017)
foi implantado o novo Formulário de Avaliação de Desempenho, cujos
procedimentos passaram a ser realizados em ambiente virtual, por meio de Sistema
de Avaliação de Desempenho. Tal mudança tem por finalidade aumentar a
efetividade desta ferramenta de gestão. O mesmo procedimento também é adotado
no período avaliativo 2017.2 (junho a novembro de 2017).
Como ação complementar no processo de mudança da sistemática
da Avaliação de Desempenho foi desenvolvido, em conjunto com a Academia
Judicial, o curso de “Avaliação de Desempenho: procedimentos e feedback”, que teve 3 turmas realizadas
no ano de 2017, capacitando cerca de 900 gestores, entre servidores e
magistrados, quanto aos conceitos e procedimentos da Avaliação de Desempenho.
25. ESTÁGIO PROBATÓRIO
A Seção de Acompanhamento de Pessoas da DDP é responsável
pelo acompanhamento do período de Estágio Probatório dos servidores. Neste
período os servidores são avaliados trimestralmente com base nos critérios
necessários para aprovação (assiduidade, disciplina, eficiência e idoneidade
moral).
Em 2017 foram solicitadas, recebidas e cadastradas cerca de
2.200 avaliações de estágio probatório. Atualmente, existem 541 servidores em
estágio probatório no PJSC. Até essa data, cerca de 200 servidores concluíram o
estágio.
26. PROMOÇÃO POR APERFEIÇOAMENTO
A Seção de Acompanhamento de Pessoas da DDP é responsável
pela instrução e análise inicial dos processos de promoção por aperfeiçoamento.
Em 2017 foram analisados mais de 5.600 processos, com a respectiva emissão de
parecer, conforme relatório extraído do SPA.
No mês de abril foi realizado o pagamento de valores
atrasados de promoção por aperfeiçoamento com data de efeito até 31 de dezembro
de 2015.
Em junho foram concedidas e pagas (incluindo valores
atrasados) promoções por desempenho, tempo de serviço e aperfeiçoamento, com
data de efeitos até 30 de junho de 2016, e, em setembro, houve pagamento
retroativo até 31 de dezembro de 2016.
Por fim, no mês de dezembro foram pagos os valores, com data
de efeitos até 30 de junho de 2017.
27. PROCESSOS E DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS
No ano de 2017 a Seção de Acompanhamento de Pessoas prestou informações,
referentes ao padrão de vencimento dos servidores, para instruir 86 processos
de exoneração, 81 processos de aposentadoria e 38 processos de remoção.
Quanto ao trâmite de documentos, foram expedidos 63 ofícios
(até novembro de 2017) e recebidos mais de 670 encaminhando documentos e
avaliações.
Tramitaram também, primeiramente pela Seção Psicossocial
Organizacional e na sequência pela Seção de Acompanhamento de Pessoas,
processos referentes ao pedido de inscrição no teletrabalho assim como os pedidos
de prorrogação, totalizando 281 processos até novembro de 2017.
28. HOMENAGEM AOS SERVIDORES
APOSENTADOS
Para a Homenagem 2017 aos servidores
aposentados, foi realizado um trabalho conjunto entre a Divisão de Desenvolvimento
de Pessoas e a Divisão de Artes Gráficas. Foram elaborados 161 cartões de
homenagem aos aposentados, posteriormente encaminhados a cada servidor que se
aposentou no período compreendido entre janeiro de 2017 a novembro de 2017.
29. INTERVENÇÕES PSICOSSOCIAIS
A Seção Psicossocial Organizacional é responsável por
intervenções psicológicas visando à realização de diagnósticos, trabalhos em
grupo e acompanhamento de servidores que apresentam baixo desempenho nas
avaliações de desempenho e estágio probatório ou encaminhados pela
Corregedoria-Geral de Justiça ou outros setores do Tribunal de Justiça.
Em 2017, foram acompanhados 205 servidores de todo o Estado,
sendo que 203 servidores foram demandados do Programa de Acompanhamento do
Desempenho, enquanto 2 solicitações foram provenientes de acompanhamento pelo
gestor da Unidade. Foi realizado o Programa de Desenvolvimento de Relações
Interpessoais com um grupo de servidores da comarca de Blumenau, incluindo
entrevistas individuais para o diagnóstico e a realização de 4 encontros com o
grupo.
Foram realizadas, outrossim, 1 intervenção com visita à
comarca decorrente do Acompanhamento de Estágio Probatório, 8 intervenções in loco em 8 diferentes comarcas e 2
intervenções no Tribunal de Justiça decorrentes do Programa de Acompanhamento
do Desempenho dos servidores, as quais incluem a realização de entrevistas
individuais com os servidores, respectivos gestores e, quando necessário, com
colegas de trabalho.
30. ENTREVISTAS DE LOTAÇÃO E RELOTAÇÃO
A Seção Psicossocial Organizacional é responsável pela
realização de entrevistas para lotação ou relotação de servidores no Tribunal
de Justiça. Durante o ano de 2017 foram realizadas 31 entrevistas de lotação
para os cargos de Analista Administrativo, Analista Jurídico e Técnico Judiciário
Auxiliar, e 14 entrevistas de relotação.
31. PROGRAMA DE PREPARAÇÃO PARA A
APOSENTADORIA
Tem como objetivo oportunizar momentos de reflexão,
elaboração da transição e concepção de projetos aos servidores que estejam
próximos da aposentadoria. Busca-se, assim, oferecer um apoio para se pensar a
vida após o desligamento do trabalho, quebrar o antigo paradigma de que a
aposentadoria é o tempo da ociosidade e fomentar a visão de que esse é o tempo
de transformar sonhos em projetos. Foram realizadas duas edições no ano de
2017, com a participação total de 60 servidores.
32. PROGRAMA BEM-ESTAR
NO TRABALHO PARA SERVIDORES
Tem como objetivo proporcionar aos servidores uma
oportunidade de formar vínculos mais positivos com o trabalho e aumentar a satisfação
profissional e pessoal de cada participante. Por meio da discussão dos temas
ligados às variáveis que influenciam na busca pelo bem-estar do servidor,
pretende-se oferecer um suporte para que os participantes possam encontrar
alternativas aos constantes desgastes emocionais, físicos e psicológicos
inerentes às funções exercidas no Judiciário catarinense. Foi realizada uma
edição no ano de 2017, com a participação de 29 servidores.
33. PROGRAMA OLHARES: REVELANDO
TALENTOS DO JUDICIÁRIO CATARINENSE
Tem como objetivo incentivar a criatividade, divulgar e
reconhecer os talentos do Poder Judiciário de Santa Catarina. Magistrados,
servidores e colaboradores participaram da edição de 2017, por meio do envio de
fotografias e mensagens de autoria própria, referentes a temas específicos. Em
sua 4ª edição, o Programa Olhares registrou 30 participantes, totalizando o
recebimento de 82 trabalhos. Com base nestes, foi solicitada à Divisão de Artes
Gráficas a confecção da “Revista Olhares”, com lançamento previsto para o
início de 2018, período igualmente estimado para a distribuição do material aos
participantes do Programa e às unidades deste Judiciário.
34. PROGRAMA RODÍZIO DE FUNÇÕES
Tem como objetivo aumentar o conhecimento quanto às
atribuições e funções exercidas pelas diversas unidades do Tribunal de
Justiça/Comarca, melhorar a comunicação entre setores e proporcionar uma maior
integração entre os servidores. As duas edições lançadas no primeiro e segundo
semestres de 2017 – em maio e outubro, respectivamente –, contaram com 32
servidores, sendo que 20 eram
lotados no Tribunal de Justiça (Diretoria de Material e Patrimônio, Diretoria
de Documentação e Informação, Diretoria de Infraestrutura, Diretoria de
Engenharia e Arquitetura, Diretoria de Gestão de Pessoas e Academia Judicial) e
12 servidores das seguintes comarcas: Balneário Camboriú, Blumenau, Capital –
Fórum Central, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Mafra e Quilombo.
35. PROGRAMA DE MELHORIA DO CLIMA
ORGANIZACIONAL
O Programa de Melhoria do Clima Organizacional tem como
objetivo verificar o grau de satisfação dos colaboradores com relação à
instituição, à equipe de trabalho e às chefias. Além disso, com o referido
Programa pretende-se identificar as causas de possíveis insatisfações e, com
base nos dados coletados, implementar em conjunto com os colaboradores ações
que propiciem condições para o aumento da satisfação no trabalho.
Sua aplicação poderá ser solicitada pelo Magistrado, chefias
ou servidor, desde que com a anuência do Diretor do Foro ou, no caso do
Tribunal de Justiça, do Diretor do setor. A Presidência deste Tribunal, a
Corregedoria-Geral e a Diretoria-Geral Administrativa também detém a
prerrogativa de solicitar a aplicação do Programa em alguma unidade.
Dividido em duas fases, o Programa inicia com a aplicação de
um questionário virtual, por intermédio do qual as informações são coletadas,
resguardado o sigilo de todos os respondentes. Concluída essa etapa, são
agendadas reuniões com as chefias e colaboradores para apresentação dos resultados
e definição de ações, prazos e responsáveis, como forma de viabilizar a
implementação das ações de melhoria do ambiente de trabalho.
Em 2017 a aplicação do Programa ocorreu nas Comarcas de
Dionísio Cerqueira e Laguna, bem como em duas Diretorias do Tribunal de
Justiça: Diretoria de Material e Patrimônio e Diretoria de Orçamento e
Finanças.
Em cada Comarca/setor do TJSC, apurou-se a participação do
seguinte número de colaboradores: a) Dionísio Cerqueira: 33; b) Laguna: 73; c)
Diretoria de Material e Patrimônio: 93; Diretoria de Orçamento e Finanças: 59.
No âmbito das Comarcas e da Diretoria de Material e
Patrimônio do Tribunal de Justiça, o Programa encontra-se na fase de definição
das ações, prazos e responsáveis pela implementação das ações de melhoria do
ambiente de trabalho. Na Diretoria de Orçamento e Finanças, o Programa está
aguardando a realização da reunião devolutiva com os colaboradores para, então,
passar para a derradeira etapa.
36. PROJETO “DICAS” NO PERFIL SERVIDOR
A seção “Dicas” do Perfil servidor é um espaço destinado à
disponibilização de conteúdos de Língua Portuguesa e Saúde que visam
proporcionar ao servidor do Poder Judiciário catarinense o aprimoramento dos
conhecimentos na nossa língua e a melhoria da qualidade de vida.
Em 2017 foram disponibilizadas 12 dicas de português e 12 de
saúde.
A Dica de Saúde é elaborada pela diretoria de Saúde e
disponibilizada pela Divisão.
37. FORMULÁRIOS
37.1 FORMULÁRIO DE INGRESSO
O formulário de ingresso tem por objetivo levantar dados
sobre o perfil do servidor que está ingressando no Poder Judiciário catarinense
e servir como uma ferramenta para o planejamento de mudanças na Organização.
Foram cadastrados 251 formulários de
ingresso, sendo 201 de servidores que foram lotados no 1º grau e 50 servidores
lotados no 2º grau.
37.2 FORMULÁRIO DE DESLIGAMENTO
O Formulário de Desligamento é um instrumento que busca
conhecer como o servidor que está saindo do Poder Judiciário catarinense
percebeu a Instituição e como se sentiu trabalhando nela enquanto fez parte do
quadro de servidores, além de servir como uma ferramenta para o planejamento de
mudanças na Organização. No ano de 2017 foram cadastrados 211 formulários de
desligamento, sendo 44 formulários referentes a pedido de exoneração e 169 de
aposentadoria.
Dentre os pedidos de exoneração, 30 foram de servidores do
1º grau e 14 servidores do 2º grau. Os motivos que levaram os servidores a
solicitar o desligamento foram por posse em outros órgãos/cargos (31
servidores), questões pessoais e familiares (6 servidores) e 8 servidores por
outros motivos.
Dentre os pedidos de aposentadoria, 116 foram de servidores
do 1º grau e 53 de servidores lotados no 2º grau. Os motivos da aposentadoria
foram por invalidez (10 servidores), compulsória (1 servidor) e 158 aposentadorias
voluntárias.
38. RECADASTRAMENTO
O recadastramento de servidores aposentados é realizado pela
Seção Psicossocial Organizacional quando solicitado pela Seção de Registros
Funcionais ou pela Coordenadoria de Magistrados. A solicitação é feita quando o
aposentado não tem condições de realizar seu recadastramento no próprio
Tribunal, então algum profissional da SPO desloca-se até a residência do
aposentado visando humanizar o procedimento administrativo obrigatório, bem
como auxiliar e valorizar os colaboradores que por tantos anos contribuíram com
a Instituição e, consequentemente, com a sociedade.
No corrente ano foram realizadas 4 visitas de
recadastramento de servidores aposentados.