DIRETORIA DE RECURSOS E INCIDENTES

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1)      Participação no grupo de homologação do Sistema de Automação da Justiça de Segundo Grau nº 5 (SAJ/SG5), com a designação de um Assessor Técnico da DRI para atuar diretamente em testes, configurações e homologação de diversas versões e funcionalidades do SAJ/SG5 para possibilitar a correção de erros e evolução do sistema no TJSC. Atendimento aos usuários, diariamente, por telefone, pandion, e e-mail, auxiliando na resolução de dúvidas e como proceder diante dos problemas do SAJ/SG5.

2)      Acompanhamento pós-implantação do processo eletrônico, a fim de garantir a continuidade no processamento dos feitos judiciais, mediante monitoramento contínuo e individualizado das etapas do processo, identificação das inconsistências do sistema e da exigência de adequações rápidas de contorno, bem como de soluções definitivas, por meio de abertura de SALTS e contato direto e intensivo com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a empresa Softplan. Após implementação da versão n. 5 do Sistema de Automação da Justiça de Segundo Grau, foi necessário realizar ajustes nas rotinas a fim de compatibilizá-los com o ordenamento jurídico vigente, sobretudo após o advento da Lei n. 13.105/2015 (Novo Código de Processo Civil).

3)      Com a implantação dos autos digitais no segundo grau, a DRI obteve substancial celeridade no cadastramento de incidentes e rapidez na devolução de processos às comarcas de origem, eliminando atividades-meio como traslado de peças, juntada de petições, paginação, reautuação, colagem de etiquetas, etc. Esse novo procedimento otimizou a gestão funcional e gerou significativa economia de recursos.

4)      Assinatura digital dos acórdãos e das decisões terminativas propiciou segurança e celeridade no envio dos julgados para a publicação no Diário da Justiça Eletrônico (DJe). Inexistem, atualmente, processos aguardando publicação a mais de 48 horas no âmbito da Divisão de Editais da DRI.

5)      Revisão das rotinas de trabalho a fim de otimizar o cumprimento dos atos processuais e adequá-los aos ditames do Novo Código de Processo Civil (Lei n. 13.105/2015). Com efeito, as três Divisões que compõem a Diretoria, Divisão de Editais (DE), Divisão de Cumprimento de Acórdãos e Processamento de Incidentes (DCAPI) e Divisão de Recursos aos Tribunais Superiores (DRTS) encerraram o ano com suas atividades regulares.

6)      Realização de auditoria interna do processamento de autos, a fim de verificar, no espectro da DRI, o tempo do trâmite processual e do cumprimento dos atos processuais, atendo-se aos critérios de gestão célere, eficiente e humanizada.

7)      Ativa contribuição técnica coordenada pela DRI, por determinação delegada da DGJ, em parceria com outras Diretorias (DCDP, DTI, DDI e DMP), no sentido de corrigir os graves problemas de integração do Tribunal de Justiça de Santa Catarina com o Supremo Tribunal Federal. Em momento superveniente, após estudos, reuniões e pareceres técnicos das diretorias envolvidas, o Tribunal, por meio da Presidência, formalizou novo pacto de adesão (STF-Tribunais), e a partir dessa nova metodologia de integração perfectibilizou-se o recebimento de processos eletrônicos julgados pelo Supremo Tribunal Federal.

8)      Os gestores e os servidores da DRI participaram do Curso de Capacitação, formalizado por meio do SPA 7362/2017, com o objetivo de padronizar os procedimentos de cargas de processos judiciais, notadamente aqueles que ainda tramitam em meio físico.

9)      Indicação de Chefe de Divisão da DRI para compor o grupo de trabalho para proposta de Ensino a Distância (EaD) a fim de orientar a correta utilização das tabelas processuais unificadas do CNJ, bem como a indicação de servidor da DRI para participação no Curso de Formação de Gestores de Processos.

10)  Participação de gestores e servidores da DRI nos cursos de gerenciamento de Rotinas e Avaliação de Desempenho: procedimentos e feedback, promovidos pela Academia Judicial.

11)  A Participação nas reuniões do Corpo Diretivo.

12)  Importante registro no ano de 2017 foi de que o número de publicação de decisões em autos eletrônicos ultrapassou a marca de publicação em autos físicos. Nesse sentido: Processos Físicos 49.262 = 46,7%; Processos Digitais 56.248 = 53,3%. Total publicado no ano de 2017: 105.510 (Decisões Monocráticas Terminativas e Acórdãos).

 

RELATÓRIO ESTATÍSTICO

 

PRODUTIVIDADE – GABINETE

 

Manifestações em processos administrativos

17

Participação em reuniões

71

Participação em reuniões do SAJ5

37

Ofícios expedidos

117

Certidões narrativas

584

Alvarás judiciais expedidos

177

Autos de penhora no rosto dos autos expedidos

83

Fonte: SAJ/SG5

 

PRODUTIVIDADE – DIVISÃO DE EDITAIS

 

Preparação e publicação de editais

 105.510

Análise de processos

 104.498

Controle de prazos

153.076

Intimações pessoais

 47.566

Fonte: SAJ/SG5

 

GRÁFICO DE PRODUTIVIDADE – DIVISÃO DE EDITAIS

 

Fonte: SAJ/SG5

 

PRODUTIVIDADE – DIVISÃO DE CUMPRIMENTO DE ACÓRDÃOS E PROCESSAMENTO DE INCIDENTES

Cumprimento de acórdãos

5.053

Petições recebidas

9.574

Cadastro de incidentes

13.141

Processamento dos incidentes / Atos ordinatórios expedidos (atividade implementada a partir de março de 2016)

1.503

Análise de petições diversas / processamento pós julgamento

1.837

Arquivamento de processos originários

11.256

Baixa Definitiva à origem

65.818

Fonte: SAJ/SG5

 

PRODUTIVIDADE – DIVISÃO DE RECURSOS AOS TRIBUNAIS SUPERIORES

 

Petições/Peças eletrônicas juntadas

57.382

Recursos (REsp, RE e RO), Agravos (art. 1.042 NCPC) e cautelares cadastrados

20.115

Intimações expedidas e publicadas (para apresentar resposta nos recursos e agravos)

16.161

Certidões expedidas de decurso de contrarrazões

7.785

Recursos analisados e remetidos à PGJ

4.189

Recursos analisados e remetidos ao NUGEP

1.864

Recursos analisados e concluídos ao 2º e ao 3º Vice-Presidentes

24.940

Despachos/Decisões e atos ordinatórios publicados:

27.890

Processos analisados e baixados à origem/originários remetidos ao arquivo definitivo

53.743

Recursos analisados e remetidos fisicamente aos Tribunais Superiores

102

Recursos analisados e remetidos à Seção de Digitalização

7.861

Ofícios expedidos

2.396

Atos Ordinatórios (delegação - 2ª e 3ª Vice-Presidências)

1.024

Retorno à Câmara de Origem – Tema (Conclusão Relator/Remessa DCDP)

952

TOTAL DE ATOS

226.404

*fonte SAJ/SG5