DIRETORIA DE SAÚDE

 

A Diretoria de Saúde, conforme atribuições definidas pela Resolução GP N. 2, de 2 de fevereiro de 2017, tem responsabilidade, dentre outras, de propor, coordenar e executar as ações em saúde; coordenar e supervisionar as atividades da Junta Médica Oficial do Poder Judiciário; prestar assistência emergencial à saúde de magistrados e servidores ativos; realizar ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde, como campanhas, pesquisas e divulgação; realizar e gerir exames periódicos de saúde; proceder à análise ergonômica de ambientes, processos e condições de trabalho; participar das análises de acidentes em serviço e de doenças ocupacionais; produzir e analisar dados estatísticos, tomando-os como subsídio para propor novas ações na área da saúde.

A estrutura da Diretoria de Saúde é composta pela Junta Médica Oficial, Divisão de Projetos de Ações em Saúde e Divisão de Assistência à Saúde.

As informações relativas ao presente relatório referem-se ao período de 1º-1-2017 a 30-11-2017.

 

1. JUNTA MÉDICA OFICIAL

 

Compete à Junta Médica Oficial proferir decisão final em pedidos de licença para tratamento de saúde própria e em pessoa da família; emitir pareceres em processos de aposentadoria por invalidez, de insalubridade e outros cujos temas forem relacionados à saúde; e expedir laudos de sanidade física e mental para fins de posse em cargo público.

No período compreendido entre 1º de janeiro a 30 de novembro de 2017, a Junta Médica Oficial analisou 2.221 pedidos de Licença para Tratamento de Saúde Própria, 862 de Licença para Tratamento de Saúde em Pessoa da Família e outros 321 pedidos relacionados à saúde, totalizando 3.404 processos.

Além disso, realizou 385 perícias médicas e 335 exames médicos admissionais (conforme gráfico abaixo):

 

 

 

2. Divisão de Assistência à Saúde

 

A Divisão de Assistência à Saúde possui atribuição, dentre outras, de coordenar e gerenciar as atividades desenvolvidas pelas Seções subordinadas; providenciar o atendimento emergencial de magistrados e servidores; propor novas práticas em benefício dos usuários; realizar e acompanhar campanhas preventivas e educativas na área da saúde e participar da elaboração de projetos na área da saúde.

 

Vacina da Gripe

 

A Campanha de vacinação antigripal em 2017 foi realizada pela Divisão de Assistência à Saúde entre os meses de abril e maio, tendo como público-alvo magistrados e servidores ativos, residentes judiciais, estagiários, voluntários e terceirizados do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina. Ao todo, foram aplicadas 9.596 doses da vacina tetravalente.

 

Seção de Pronto Atendimento

 

As ações da Seção de Pronto Atendimento são executadas pela equipe de enfermagem e consistem em realizar a triagem e o encaminhamento de magistrados, servidores e usuários do Poder Judiciário para atendimento urgência/emergência; orientar e esclarecer aos usuários sobre os serviços de atendimento emergencial; administrar medicamentos; verificar sinais vitais; executar eletrocardiograma; fazer nebulização; fazer curativos e auxiliar o profissional médico na execução de procedimentos.

A Seção de Pronto Atendimento realizou 1.740 atendimentos e a Empresa Enfemed Serviços Médicos S/S Ltda – Help 9 atendimentos médicos móveis emergenciais.

 

Atendimento Médico

Profissional

N. Atendimentos

Fábio André Melara Infeld

278

Graciela de Oliveira Richter

151

Karina Cocco Monteiro de Freitas

189

Luciana Evangelista Rosa Moreira

261

Renato Grillo Flach

119

Total

998

 

Seção Odontológica

 

A Seção Odontológica é responsável pelo atendimento odontológico preventivo e curativo de magistrados e servidores ativos, com ênfase na profilaxia oral e nas restaurações dentárias, e na realização de programas de prevenção em saúde bucal.

Conforme planilha abaixo, os odontólogos realizaram 2.508 consultas a 1.944 pacientes e 6.779 procedimentos.

 

DENTISTA

PACIENTES

CONSULTAS

PROCEDIMENTOS

PACIENTES FALTOSOS

CONSULTAS

CANCELADAS PELOS PACIENTES

José Eduardo Cacese Shiozawa

56

56

177

4

4

Mª Eugênia Bonassis Burg

195

250

557

33

53

Lauro Egidio Bragaglia

495

624

2.042

47

120

Aline Rossana Agner

396

547

931

56

104

Juliana de Oliveira da Luz Fontes

272

358

1.322

27

76

Reginaldo Reitz

530

673

1750

77

179

TOTAL

1.944

2.508

6.779

244

536

Fonte: Dados coletados do software de gerenciamento odontológico Prodent

 

Seção de Farmácia

 

A Seção de Farmácia tem por objeto oferecer aos magistrados, servidores ativos e inativos e seus dependentes, medicamentos a preço de custo, mediante apresentação de prescrição médica/odontológica.

A Farmácia do Poder Judiciário atende todas as Comarcas e Circunscrições do Estado.

No ano de 2017, a Farmácia adquiriu e liberou 7.827 produtos.

 

Seção de Atenção Integral à Saúde

 

A Seção de Atenção Integral à Saúde é composta por uma equipe de assistentes sociais e psicólogas. As ações realizadas pelo Serviço Social são de estudos sociais de magistrados e servidores ativos encaminhados pela Junta Médica, a fim de verificar e acompanhar a necessidade de seus requerimentos.

No período de Janeiro a Novembro de 2017 a Seção de Atenção Integral à Saúde realizou 511 atendimentos.

As ações realizadas pela Psicologia são de avaliações psicológicas de servidores em licença para tratamento de saúde, pedidos de readaptação funcional, pedidos de remoção, exames psicotécnicos admissionais, atendimentos psicológicos emergenciais de magistrados e servidores ativos.

No ano de 2017, no período que corresponde entre os meses de Janeiro a Novembro foram realizados 400 atendimentos.

A Seção de Atenção integral à Saúde também é responsável pela aquisição e distribuição de testes e materiais psicológicos utilizados pelos psicólogos de todo o Poder Judiciário. No ano de 2017, foram adquiridos e repassados às comarcas 172 itens.

 

4. Divisão de Projetos de Ações em Saúde

 

Compete à Divisão de Projetos de Ações em Saúde, dentre outras atribuições, planejar e executar programas de prevenção de acidentes em serviço e de doenças profissionais e do trabalho nos ambientes; inspecionar e avaliar as condições de trabalho para a prevenção e o controle de danos à saúde dos magistrados e servidores; implementar oportunidades de melhoria detectadas pela Diretoria de Saúde.

 

Seção de Ergonomia

 

A Seção de Ergonomia busca a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e o seu trabalho. Ela tem por premissa a melhora da qualidade de vida dos magistrados e servidores ativos, com o aumento da eficiência do trabalho humano, diminuição da rotatividade e da abstinência.

Dentre as ações desenvolvidas pela Seção de Ergonomia, destacam-se:

        Avaliação ergonômica, a pedido da Junta Médica, de postos de trabalho: 8

        Intervenções ergonômicas: 79

        Avaliação de planilhas antropométricas: 219

        Disponibilização de Equipamentos de Proteção Ergonômica: 2.987

        Substituição de cadeiras: 67

 

Seção de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT

 

Compete ao SESMT atuar de forma preventiva, com a aplicação de conhecimentos de engenharia de segurança e medicina ocupacional, de modo a reduzir ou eliminar os riscos existentes à saúde dos magistrados e servidores ativos.

 

RESUMO DAS AÇÕES REALIZADAS EM 2017

QUANTIDADE

Levantamento de dados de LTCAT

157 documentos

Levantamento de dados de PPRA 2017

157 documentos

Implementação de PPRA

25 unidades/comarcas

Exames Médicos Ocupacionais (periódicos)

33 servidores

Avaliações clínicas

12 servidores

Monitoramento de vacinas ocupacionais

42 servidores

Avaliação de ambiente de trabalho

3 ambientes

Orientação quanto ao uso, controle e distribuição de EPI’s

202 luvas

Orientação quanto ao uso, controle e distribuição de EPI’s

46 máscaras

Orientação quanto ao uso, controle e distribuição de EPI’s

10 jalecos