DIRETORIA DE
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A Diretoria de Tecnologia da
Informação – DTI, tem como missão principal a efetivação das políticas de
informatização, assegurando soluções adequadas de tecnologia da informação aos
seus usuários.
Compete à DTI a gestão da tecnologia
da informação, relativa às áreas de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de
novas tecnologias de informação (TI), o provisionamento de novos sistemas, bem
como a manutenção dos sistemas legados, manutenção de equipamentos e canais de
comunicação, a disseminação do conhecimento sobre a utilização da informática,
a prestação de suporte em todas as unidades organizacionais do PJSC, e a
prestação de suporte nos sistemas SAJ. Caracteriza-se ainda pelo assessoramento
técnico ao Conselho Gestor de Tecnologia da Informação – CGInfo.
O CGInfo foi instituído pela Resolução
n. 07/2008-GP e corresponde ao órgão estratégico de tecnologia da informação do
Tribunal de Justiça de Santa Catarina, atuando na governança de TI e na
sustentação dos processos e projetos Conduzidos pela DTI.
No conselho são estabelecidas as
políticas e diretrizes que norteiam a prospecção, os investimentos e a
aplicação da tecnologia no âmbito do Poder Judiciário catarinense, assegurando
o alinhamento da TI com as demandas internas e externas. As decisões tomadas
pelos seus membros são pautadas no incremento da automação e da produtividade,
na inovação tecnológica, na segurança da informação e na interoperabilidade com
outros sistemas em geral.
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
O CGInfo é composto pelo Diretor de TI
e por 6 magistrados, sendo dois Desembargadores, um dos quais exercendo a
presidência do conselho, e quatro Juízes de Direito de 1º Grau, indicados
respectivamente pela Presidência do Tribunal de Justiça, pela Corregedoria-Geral
da Justiça, pela Associação dos Magistrados Catarinenses e pelo presidente do
próprio conselho.
Integram o CGInfo na atual gestão:
•
Desembargador Tulio José Moura
Pinheiro, Presidente;
•
Desembargador Paulo Ricardo Bruschi;
•
Juiz de Direito Fernando Rodrigo
Busarello, indicado pela AMC;
•
Juiz de Direito Luís Felipe Canever,
indicado pela Presidência do TJSC;
•
Juíza de Direito Maria Paula Kern,
indicado pela CGJ;
•
Juiz de Direito Marlon Negri, indicado
pelo Presidente do Conselho;
•
Cassiano Reis, Diretor de Tecnologia
da Informação;
A estrutura organizacional da
diretoria atualmente tem a seguinte composição:
QUADRO DE PESSOAL
Composto
por 172 colaboradores, tem atualmente a seguinte composição:
PROJETOS EM
ANDAMENTO
Estão em
execução 68 projetos com a seguinte configuração:
Segmentação dos
projetos da DTI
PROJETOS CONCLUÍDOS
CONTRATOS
No ano de
2017 a Diretoria geriu 61 contratos distribuídos pelas seguintes unidades
gestoras:
DAD –
Divisão de Administração de Dados
DGC –
Divisão de Gestão do Conhecimento
DRC –
Divisão de Redes de Comunicação
DSA –
Divisão de Sistemas Administrativos
DSJ –
Divisão de Sistemas Judiciais
GABINETE DO
DIRETOR
PRINCIPAIS CONTRATOS |
|||
001/2013 |
OI |
Contratação de serviço de
Comunicação IP Multisserviços, composto por linhas de comunicação com
otimização de WAN, aceleração de aplicações e QoS Real-time contendo no
mínimo cinco perfis de classes de serviço em tecnologia Multiprotocol Label
Switching (MPLS), incluindo o fornecimento, instalação, configuração e
manutenção dos serviços |
9.222.715,56 |
156/2015 |
SOFTWAREONE |
Renovação e a aquisição de novas
licenças do software Assurance, na
modalidade Enterprise Agreement; e Contratação de serviços técnicos
especializados de suporte, de instalação, de atualização e de customização
dos softwares contratados. |
6.999.852,48 |
239/2015 |
SOFTPLAN |
Execução de manutenção evolutiva no
sistema integrado de gestão de processos judiciais físicos e virtuais de
primeira e segunda instâncias, denominado Sistema de Automação da Justiça –
SAJ - A manutenção evolutiva compreende: serviços de adaptação do Sistema,
aperfeiçoamento do Sistema e serviços a serem executados em regime de
empreitada por preço unitário |
6.824.370,84 |
169/2015 |
SOFTPLAN |
Prestação de serviços
especializados em planejamento, capacitação e implantação de sistema
integrado de gestão de processos judiciais de Segunda Instância em meio
físico e eletrônico - Sistema de Automação da Justiça de Segundo Grau, versão
5 - SAJ/SG5, incluindo desenvolvimento de módulos e/ou funcionalidades
necessários ao projeto de implantação. |
6.749.393,83 |
264/2013 |
ORACLE |
Atualizações tecnológicas que
ocorreram ou vierem a ocorrer para os softwares
Oracle no ano 2013, bem como a prestação de serviços de suporte técnico e
atualização tecnológica no ano de 2014 |
4.699.930,20 |
ORÇAMENTO
A execução
dos 68 projetos consumiu um orçamento anual de R$ 103.602.520,49.
Segmentação do orçamento
LICITAÇÕES
HOMOLOGADAS EM 2017 |
|
|
|
|
|
DESCRIÇÃO
|
VALOR
GLOBAL ESTIMADO (R$) |
MODALIDADE |
Nº
DA LICITAÇÃO |
DATA
DA CONTRATAÇÃO |
|
VOIP - Aquisição de novos
equipamentos para atualização dos servidores VoIP |
511.511,00 |
Pregão Eletrônico |
268/2016 |
09/02/2017 |
|
Solução para escanerização de
microfilmes pela Divisão de Arquivo e Memória do Judiciário/DDI |
120.477,00 |
Pregão Eletrônico |
003/2016 |
13/01/2017 |
|
Expansão da capacidade total de
armazenamento do storage VNX5400 |
1.584.735,00 |
Pregão Eletrônico |
274/2016 |
13/01/2017 |
|
Aquisição de telefones analógicos |
48.253,00 |
Pregão Eletrônico |
004/2017 |
15/03/2017 |
|
Contratação STFC (Serviço
Telefônico Fixo Comutado) - dod 6/2016 |
1.024.933,85 |
Pregão Eletrônico |
279/2016 |
01/06/2017 |
|
SISTEMA ACADEMIA JUDICIAL -
Aquisição do Sistema de Gestão da Academia Judicial (licenciamento,
implantação, suporte mensal e treinamento) - DOD 19/2014 |
1.487.482,28 |
Pregão Eletrônico |
016/2017 |
10/08/2017 |
|
ADOBE+ARTICULATE - Aquisição de solução
em software para elaboração de
cursos à distância (licenças e renovação ADOBE + Articulate) |
285.868,98 |
Pregão Eletrônico |
161/2017 |
06/09/2017 |
|
ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA EXADATA -
Atualização Tecnológica Exadata V2 e X2 |
14.428.785,22 |
Pregão Eletrônico |
042/2017 |
25/04/2017 |
|
MICROCOMPUTADORES - Aquisição de
microcomputadores - Processo Nº 26284/2016 |
8.344.827,30 |
Pregão Eletrônico |
072/2017 |
25/08/2017 |
|
CENTRAL DE SERVIÇOS - Implantação
de uma Central de Serviços - Processo Nº 24556/2016 - DOD 19/2015 |
10.226.200,84 |
Pregão Eletrônico |
052/2017 |
23/06/2017 |
|
CARTUCHOS DE TONNER 1º semestre -
Aquisição de materiais de consumo TI (toner, cilindro e fotocondutor) |
3.436.248,60 |
Pregão Eletrônico |
095/2017 |
01/09/2017 |
|
Manutenção e suporte técnico do
programa Sistema de Gestão de Farmácias e Drogarias |
8.684,00 |
Inexigibilidade |
276/2017 |
14/11/2017 |
|
SUPORTE DYNATRACE - Suporte à
plataforma APM Dynatrace |
|
Inexigibilidade |
098/2017 |
30/05/2017 |
|
CERTIFICADOS DIGITAIS - Aquisição
de certificados digitais |
641.619,88 |
Pregão Eletrônico |
035/2017 |
17/03/2017 |
|
Solução em portabilidade para
Plantões Judiciais e Núcleos - notebooks (**) |
245.250,72 |
Pregão Eletrônico |
087/2017 |
01/09/2017 |
|
WIRELESS -
Implantação de rede wireless nos
prédios TJ - DOD 03/2015 |
|
Pregão Eletrônico |
048/2017 |
31/05/2017 |
|
RFID BIBLIOTECA - Otimização do
gerenciamento do acervo das obras bibliográficas da Biblioteca Des. Marcílio
Medeiros. |
6.401,70 |
Pregão Eletrônico |
197/2017 |
30/11/2017 |
|
Requisitos das instalações físicas
para novo Firewall de Aplicação |
62.015,21 |
Convite |
013/2017 |
19/04/2017 |
|
Serviços de validação e emissão de
certificados digitais padrão ICP-Brasil, tipo A3 |
41.170,18 |
Dispensa |
38/2017 |
26/01/2017 |
|
Contratação dos serviços de
aconselhamento imparcial em TIC |
990.045,00 |
Inexigibilidade |
263/2017 |
20/11/2017 |
NÃO
CONCLUÍDAS EM 2017 |
|||
Materiais de Infraestutura Lógica |
|
Pregão Eletrônico |
|
WEBCAM e FONE DE
OUVIDO - Aquisição de webcam para
reposição de estoque e atendimento a novas salas de audiências e fones de
ouvido para oitiva de depoimentos e sentenças prolatadas em audiências
gravadas no SAJ |
|
Pregão Eletrônico |
|
LEITOR BIOMÉTRICO - Leitor
biométrico para atendimento de projeto de leitura digital de apenados e
reposição dos leitores danificados. |
244.000,00 |
Pregão Eletrônico |
063/2017 |
CARTUCHOS DE TONNER 1º semestre -
Aquisição de materiais de consumo TI (toner, cilindro e fotocondutor) |
|
Pregão Eletrônico |
|
Solução de backup (licenc. soft. Networker 50 TB, renovação garantia e
suporte técnico e aquisição de fitas LTO) |
|
Pregão Eletrônico |
|
Renovação da garantia dos
equipamentos que compõem o backbone
de rede do PJSC - DOD 01/2017 |
|
Pregão Eletrônico |
|
Contratação de serviços de
telefonia móvel para as Comarcas de Anchieta e Rio do Campo |
|
Pregão Eletrônico |
|
GOVERNANÇA
O processo
de governança de TI atualmente executado pela DTI, possibilita a gestão de 172
pessoas, a execução de 68 projetos que consomem um orçamento anual de R$ 103.602.520,49,
por meio de 61 contratos.
No que
tange ao Gabinete do Diretor, em cumprimento às suas atribuições, foram
desenvolvidas as atividades de planejamento, organização, execução e controle
das ações de tecnologia da informação, em consonância com as diretrizes do
CGInfo e com o apoio da estrutura organizacional e operacional da Diretoria,
com o objetivo de levar a efeito as diretrizes alinhadas.
Para dar
suporte à realização dos diversos projetos, buscou-se investir na renovação e
ampliação permanente da estrutura de tecnologia, considerando-se hardware e software, com a manutenção de uma política sistemática de aquisição
e renovação de todo parque tecnológico e desenvolvimento ou aquisição de
sistemas, possibilitando a melhoria da prestação dos serviços ao cidadão.
Em cada
etapa, em cada atividade, buscou-se agregar valor aos serviços oferecidos pelo
Poder Judiciário Catarinense, seja pelo desenvolvimento de novas soluções,
atualização ou mesmo pela manutenção e suporte de softwares, no ideal de atender sempre mais e melhor tanto usuários
internos quanto externos, sendo o serviço gratuito ou não.
Ações
voltadas à governança de TI foram conduzidas pelo gabinete do diretor,
atendendo as diretrizes e determinações dispostas nas Resoluções n. 182/2013 e
211/2015, do CNJ, relativas ao planejamento de contratações de soluções de TI e
à Estratégia Nacional de TI do Poder Judiciário – Entic-Jud, respectivamente.
Como resultado dessas ações, o nível de maturidade da governança de TI do Poder
Judiciário catarinense foi incrementado em 37%, obtendo o índice 0,65, muito
próximo do nível aprimorado.
Das ações
dispostas no plano de trabalho proposto para 2017 pelo Entic-Jud, destaca-se a implantação
da central de serviços, a aprovação da Política de Segurança da Informação, e a
melhoria dos processos de aquisições de bens e contratações de serviços de TI.
PRINCIPAIS
RESULTADOS
PROJETOS
CONCLUÍDOS – SISTEMAS JUDICIAIS |
PIMEF NUGEP - Projeto de
Implantação de Melhorias no Fluxo NUGEP |
CECEM- Compartilhamento de exceção
das Centrais de Mandados |
CIPE-PG - Implantação de Citação e
Intimação pessoal eletrônica para as instituições conveniadas no âmbito do Primeiro
Grau |
Migração dos Processos da Vara de
Execuções Fiscais da Capital |
CRIOJ - Criação de Novo Órgão
Julgador - 5ª Câmara Criminal |
Criação e Configuração no SAJ5 - SG
da Nova Câmara de Agravos |
IFIJU – Implantação do Fluxo do
Trabalho da Infância e Juventude |
INOVA – Instalação da 4ª Vara de
Caçador |
INOVA Curitibanos - Implantação da
Nova Vara Regional de Execuções Penais em Curitibanos |
INOVA-Jaraguá do Sul -
Transferência de processos para a nova Vara Regional de Jaraguá do Sul |
INOVA-Meleiro - Transferência de
processos para a nova Vara Regional do Litoral Sul (Meleiro) |
ENTREGAS
RELEVANTES – SISTEMAS JUDICIAIS |
IPE/SG |
Integração PG e SG |
Integração com MP (SIG) |
Integração com PGE (PGE-NET) |
Integração com DJE |
Implantação SIT |
Fluxo Plantão |
Centrais compartilhadas |
Febraban |
BNMP |
Novo portal e-SAJ |
Integração TRF 4 |
Entregas
relevantes – infraestrutura
ENTREGAS
RELEVANTES – INFRAESTRUTURA |
|
|
Computadores - Desembargadores |
1.023 |
|
Computadores - Juízes |
414 |
|
Notebooks - Plantonistas |
117 |
|
Computadores - Salas de audiência
Tribunais de Júri |
462 |
|
Celulares - Plantonistas |
347 |
|
Modem - Plantonistas |
111 |
|
Celulares – Juizados Especiais |
18 |
|
Entregas relevantes
– sistemas administrativos
Entregas relevantes
– portais
Projeto Central de Serviços
NORMATIVOS
PROPOSTOS |
Resolução 35/2017 - Contratações de
soluções de TI |
Política de Segurança da Informação |
Utilização do serviço de telefonia
móvel |
Distribuição de equipamentos TI a
magistrados |
Solicitação de equipamentos de TI |
Recolhimento e redistribuição de
equipamentos de TI alocados para servidores em regime de Teletrabalho ou em
afastamentos legais |
Competências para o encaminhamento
de solicitações à DTI, relativas aos sistemas SAJ (fase final de elaboração) |
Definição dos serviços críticos
(fase final de elaboração) |
TSI (fase final de elaboração) |
Plantão (fase final de elaboração) |
Subcomitê Gestor de Demandas do SAJ
– backlog SAJ |
RESOLUÇÕES
CNJ - ATENDIMENTO |
Integração sistemas 1º e 2º graus |
Implantação Central de Serviços
compartilhada |
Adequação da infraestrutura aos
requisitos estabelecidos |
Redundância de backup |
Redundância de links |
Implantação de rede sem fio |
Publicação PETI e PDTI |
Constituição comitê governança |
Estabelecimento plano de serviços
críticos (fase final) |
Adequação processo de contratação |
Manter estrutura organizacional
adequada |
Implantação do plano anual de capacitação |
Governança, Gestão
e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário
Classificação
dos Órgãos de Médio Porte
Classificação
dos TJ Estaduais
Variação da
maturidade de governança de 2016 para 2017 entre os Tribunais de Justiça Estaduais
O relatório
a seguir apresenta as atividades desenvolvidas pela Diretoria no exercício de
2016, estando as informações agrupadas por Divisão.
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE DADOS
Responsável
por prover a infraestrutura tecnológica, física e lógica, necessária à execução
dos serviços de Tecnologia da Informação disponibilizados ao público interno e
externo.
Sobre essa
infraestrutura, destacamos os seguintes itens de configuração:
DETALHAMENTO DA INFRAESTRUTURA
TECNOLÓGICA FÍSICA E LÓGICA DO PJSC |
CPD |
Sala
cofre com certificação NBR-15247, com proteção contra incêndio, inundações e
arrombamento, sistema de combate a incêndio, controle de acesso biométrico e câmeras
e dois no-breaks redundantes de 120kva |
32
servidores físicos com 768 processadores e 4,5 TB de memória |
360
servidores virtuais |
Servidores
de armazenamento com 120 TB |
Servidores
de banco de dados com 672 processadores e 6,5 TB de memória, com 80 TB de
armazenamento |
2
servidores de backup em disco |
1
servidor de backup em fita |
Em decorrência do projeto de digitalização de processos
judiciais, conduzido pela Corregedoria-Geral de Justiça, a utilização de espaço
em disco teve crescimento conforme gráfico a seguir:
Dentre os principais projetos e atividades executados no ano
destacaram-se:
1.
Sistemas SAJ
e Portal eSAJ
a. Configuração
do controle de acesso externo aos servidores de homologação;
b. Criação e da
infraestrutura do BNMP e MNI;
c. Definição de
padronização Docker;
d. Apoio à
implantação do novo portal eSAJ com Canary Release;
e. Ampliação da
capacidade de armazenamento com Exadata X6;
f. Manutenção da
alta disponibilidade
para os ambientes PG5 e SG5 replicados no
CIASC;
g. Disponibilização
de 25 máquinas virtuais para o SAJ/SCM (migração servidores físicos)
2.
Sistemas
Administrativos
a. Projeto de desativação
do servidor TJWEB;
b. Definição de
novo template REDMINE;
c. Provimento de
novos servidores WILDFLY de sistemas administrativos (CGJ, Selo, SPA);
d. Provimento de
novos servidores da Academia Virtual;
e. Provimento de
novos servidores e bases de dados do Mentor Web;
f. Atualização
de sistemas das Diretorias de Saúde e de Documentação;
g. Implantação
do ELASTIC SEARCH com docker em cluster;
h. Operação e
manutenção do servidor de arquivos;
i. Migração de
bases de homologação para o Exadata X6;
3.
Segurança
a. Definição de
novas práticas e políticas de segurança com os novos templates eSAJ;
b. Projeto de
atualização de certificados SSL e atualização ICP Brasil;
c. Apoio às
melhorias de segurança em situações de ataques externos aos sistemas;
d. Atualização
de segurança dos servidores web da DMZ;
e. Melhorias nas
configurações de backups do ZDLRA;
4.
Monitoramento
a. Atualização
da infraestrutura Dynatrace para última versão;
b. Melhorias na
configuração do monitoramento para o SAJ Desktop;
c. Ampliação da
infraestrutura de monitoração Zabbix;
d. Melhorias na
configuração do monitoramento Zabbix, incluindo o SAJ desktop;
5.
Infraestrutura
a. Atualização e
migração de servidores para DMZ;
b. Substituição
de 10 servidores das comarcas;
c. Ampliação da
capacidade de armazenamento para máquinas virtuais;
d. Ampliação de
espaço nos servidores de e-mail, fileserver e o servidor principal de gravação
de audiências;
e. Substituição
dos servidores externos de DNS;
f. Instalação
física do Exadata X6;
g. Reorganização,
desligamento e retirada de equipamentos obsoletos do CPD;
h. Planejamento
do processo licitatório para aquisição de nova infraestrutura para o CPD;
DIVISÃO DE
EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
Responsável
por planejar, adquirir e manter ativos de tecnologia da Informação destinados
aos usuários internos e externos, compreendendo atividades judicantes e
administrativas que utilizem equipamentos e itens de informática na execução
direta de suas atividades, bem como realizar atendimento dos chamados técnicos
nas Torres I e II e UPC e, ainda, prestar suporte aos sistemas da família SAJ.
Detalhamento dos equipamentos de
informática componentes do parque de TI do PJSC:
EQUIPAMENTO |
QUANTIDADES |
MICROCOMPUTADOR |
12.503 |
NOTEBOOK |
1.210 |
IMPRESSORAS |
3.318 |
MONITORES |
28.916 |
TOTAL |
45.947 |
Detalhamento dos equipamentos de
informática distribuídos durante o ano de 2017:
DISTRIBUIÇÃO
DE EQUIPAMENTOS |
Quantidade |
MICROCOMPUTADORES |
1.451 |
MONITORES |
849 |
NOBREAKS |
35 |
IMPRESSORAS
|
189 |
MESAS DE
SOM |
25 |
MICROFONES |
109 |
ULTRABOOK/NOTEBOOK |
128 |
SCANNERS |
59 |
TOTAL |
2.845 |
No ano foram distribuídos ainda um
total de 19.993 peças e suprimentos.
Certificados
Digitais:
A Divisão
de Equipamentos de Informática manteve o fornecimento de certificados digitais
para servidores e magistrados, garantindo a operação nos sistemas de processos
digitais. Com base no levantamento realizado, tem-se os seguintes dados
(referência – dia 14 de novembro de 2017):
CERTIFICADO |
SITUAÇÃO |
|
Tipo |
Emitido |
A
emitir |
A3 |
2008 |
83 |
A1-CNPJ |
- |
1 |
Web-SSL |
- |
1 |
TOTAL |
2008 |
85 |
Ao longo de
2017 a Divisão administrou 16 projetos, dos quais 10 foram concluídos, 5
permanecem em andamento e 1 foi arquivado. São eles:
Projetos concluídos
(10 projetos):
•
Locação de multifuncionais DIE
•
Aquisição Notebook Corregedoria
•
Aquisição de Peças e Insumos Diversos
•
Contratação da Central de Serviços
•
Aquisição de Microcomputadores
•
Aquisição de Certificados Digitais
•
Aquisição de Leitor Biométrico DSJ
•
Aquisição Emergencial de Certificados
Digitais
•
Aquisição de Notebooks para Plantão
Judiciário
•
Aquisição da Coletora de Dados da
Biblioteca
•
Concluída substituição de todos
computadores dos 93 gabinetes de Desembargadores, compreendendo um total 1020
computadores.
Projetos em
andamento (5 projetos):
•
Aquisição de Sistema de Gerenciamento
de Atendimentos DCDP (Estudos concluídos. Valor enquadrado na aquisição direta
via RC. Aguardando trâmite)
•
Aquisição de Impressora A3 da DEA
(Estudos concluídos. Valor enquadrado na aquisição direta via RC. Aguardando
trâmite)
•
Aquisição de Monitores (Estudos
preliminares concluídos. Aguardando manifestação do Integrante Administrativo.
Próxima etapa – elaboração do Projeto Básico)
•
Contratação de Serviços de Sustentação
Operacional em TI (Estudos em desenvolvimento)
•
Contratação de Serviços de Manutenção
de Impressoras e Scanners (Estudos em desenvolvimento).
Projeto
arquivado (1 projeto):
•
Operação assistida nas Comarcas
Projetos que foram
gerenciados pela Divisão junto à Secretaria-Geral da Presidência:
•
Fórum Norte da Ilha - Ocupação de
imóvel locado;
•
Setor de Digitalização de Processos de
1º Grau (Anita Garibaldi);
•
Jaraguá do Sul - Instalação de
nova vara;
•
Meleiro - Instalação de nova vara;
•
Gaspar - Ocupação do novo fórum;
•
Instalação Gabinetes Juízes CERC –
Foro Eduardo Luz;
•
Comarca de Curitibanos – Nova vara;
•
Rio do Sul - Nova vara
regional – Bancária;
•
Xanxerê - ocupação do novo fórum e
desocupação imóvel locado;
•
Cejusc Norte da Ilha;
•
Cejusc Criciúma;
•
Chapecó – instalação UnoChapecó;
•
Chapecó - Nova Vara da Infância e
Juventude;
•
Palhoça - Nova Vara da Infância e
Juventude
Atendimentos
Central de Serviços: Produção a partir de 20.11.2017
•
SUPTJ: 784 Chamados
•
SUPUPC: 19 Chamados
•
SAJ2GRAU: 547 Chamados
Portal de
Serviços - TJSC - chamados em 9 dias úteis
Relativo ao suporte aos sistemas da família SAJ, tem-se o seguinte quadro do
quantitativo mensal de abertura de solicitações de atendimento à empresa
contratada:
SALTs Abertas
DIVISÃO DE
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento (GC) é o
processo sistemático para identificar, capturar, disseminar e utilizar
conhecimentos que são estratégicos na vida de uma organização. Nos dias atuais,
a GC tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações em função do seu alto
poder transformador, sobretudo pelo aumento da capacidade em agir, inovar,
compartilhar e transformar processos, produtos e serviços.
O Poder Judiciário de Santa Catarina
possui um objetivo estratégico para “Concretizar a Gestão do Conhecimento” e,
durante este ano de 2017, a Divisão de Gestão do Conhecimento avançou em todas
as suas frentes de atuação, prospectando, desenvolvendo e implantando
ferramentas de TI associadas à GC, de modo a, entre outras coisas, facilitar o
acesso à informação.
Dentre os principais projetos
executados no ano, resumidamente destacam-se:
SERVIÇO |
QUANTIDADE |
Portal institucional |
Média diária de 156.794 acessos |
Diário da
Justiça eletrônico |
Mais de 340.000 matérias publicadas |
Portal da
Jurisprudência catarinense |
Média de 44.000 acessos mensais |
Sistema
Hermes – Malote Digital |
Mais de 785.000 documentos
encaminhados |
Portal da
Academia Judicial |
Aproximadamente disponibilização de
3.000 vagas concomitantes |
Sistema
de Processos Administrativo - SPA |
96 mil processos já criados, com
mais de 936.000 documentos emitidos. 572 setores habilitados; mais de 1.460
usuários habilitados; 468 assuntos distintos habilitados
para tramitação. |
A seguir um detalhamento dos
principais projetos executados pela divisão:
Sistema de Processo Administrativo – SPA
Com a publicação da Resolução
Conjunta GP/CGJ n. 7, de 26 de outubro de 2015, o sistema SPA foi instituído
como ferramenta oficial de cadastramento, tramitação e classificação de
processos administrativos em meio eletrônico no âmbito do Poder Judiciário do
Estado de Santa Catarina (PJSC).
Em 2017, as metas estabelecidas em
2016 foram atendidas quase integralmente. A expansão do uso do sistema SPA foi
continuada através do credenciamento de novos setores, especialmente nas
comarcas; habilitação de novas classificações de processos administrativos
eletrônicos; e capacitações via curso autoinstrucional com carga-horária de 134
horas realizado na modalidade à distância, resultado de parceria entre a
Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e a Academia Judicial (CEJUR).
Neste curso, com três edições oferecidas entre os meses de fevereiro e outubro
de 2017, foram capacitados aproximadamente 1.500 servidores.
Avanços significativos também foram
registrados no desenvolvimento de novas funcionalidades. As marcações,
funcionalidade bastante aguardada pelos usuários, foi desenvolvida, homologada
e atualmente aguarda a entrada em produção prevista para o início de 2018.
Outra iniciativa que continua gerando
bons resultados é a autuação de processos por meio de formulários padronizados,
pois garantem completude, padronização e qualidade do requerimento inicial.
Vários formulários foram desenvolvidos em 2017, por exemplo, solicitação de
gratificação de cooperação e adesão à Resolução TJ n. 7/2017.
Também neste exercício, com as novas
regras para concessão do Selo Justiça em Números definidas pela Portaria CNJ nº
56 de 27 de maio de 2016, o SPA manteve o provimento da análise das
movimentações efetivas e dos dados dos processos administrativos, conforme o
Modelo Internacional de Interoperabilidade (MNI), versão 2.2.2 de 07 de julho
de 2014.
Em números, a utilização do sistema
SPA resume-se atualmente aos seguintes dados: cerca de 96 mil processos já
criados; aproximadamente 936 mil documentos emitidos; 572 setores habilitados;
mais de 1.460 usuários com permissão para receber, incluir documentos e
tramitar os processos, 468 assuntos distintos habilitados para tramitação.
Para 2018, a meta é continuar a
expandir o uso do sistema SPA, através do credenciamento de novos setores,
habilitação de novas classificações de processos administrativos eletrônicos e
capacitações, bem como implantar a nova versão do sistema SPA que contempla a
funcionalidade de marcações, melhorias de layout,
usabilidade e segurança.
Processos administrativos –
protocolo físicos x digitais
Portal da Jurisprudência
Em 2016, foi publicado o novo Portal
da Jurisprudência. Visando principalmente à melhor disposição e
disponibilização da informação, o novo portal veio consolidar diversos serviços
relativos à Jurisprudência do PJSC. Já em 2017, foi agregado mais um sistema ao
rol de serviços da Consulta à Jurisprudência: Jurisprudência em Teses. Sendo
alimentado diretamente pela Comissão de Jurisprudência, fator que proporciona
independência e celeridade na disponibilização da informação, a nova ferramenta
utiliza a mesma tecnologia de busca textual da Consulta da Jurisprudência,
segue o padrão dos sítios eletrônicos do STF e do STJ e passa a ser importante
ferramenta de pesquisa jurisprudencial.
Outro serviço muito utilizado no ano
de 2017 foi o Informativo da Jurisprudência. Em seu quinto ano de existência, o
serviço foi executado de forma periódica e mensal, atingindo cerca de 26.000
receptores a cada envio.
Ainda, em relação aos sistemas
agregados ao Portal da Jurisprudência, foi disponibilizado o Anuário das Turmas
de Recursos do ano de 2017. O Anuário é uma publicação anual do Tribunal de
Justiça de Santa Catarina, composta de julgados selecionados pela Comissão
Permanente de Jurisprudência, sob responsabilidade gerencial da Divisão de
Documentação da Diretoria de Documentação e Informações, com circulação
nacional.
Para fins estatísticos e de análise,
o sistema de Consulta à Jurisprudência recebe, em média, 44 mil visitas
mensais. Entre os meses de outubro e novembro de 2017, por exemplo, recebeu
mais de 250 mil visitas, com quase 90 mil usuários distintos, incluindo
diversas nacionalidades (Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, Espanha, Índia,
Áustria, Rússia, Argentina etc.). Tais dados demonstram a utilidade da
ferramenta e quão significativa ela é para a sociedade.
Sistema Hermes - Malote Digital
No cotidiano do PJSC, muitos
documentos precisam ser trocados entre os diversos setores. Muitos destes
documentos são trocados por meio de malotes internos ou serviços dos Correios.
Com a resolução nº 100/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi
instituído o Sistema Hermes - Malote Digital, com o propósito de possibilitar a
troca de documentos oficiais em meio eletrônico entre os diversos órgãos do
Poder Judiciário Nacional.
Em 2017, houve o lançamento do novo
portal do Malote Digital. A interface renovada, alinhada à padronização
instituída pelo Portal do Poder Judiciário de Santa Catarina, visa dispor as
informações de maneira mais apropriada e ampliar a visibilidade dos itens mais
relevantes, tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, além de
aprimorar a segurança da informação. No período compreendido entre dezembro de
2016 e novembro de 2017, mais de 785 mil documentos foram enviados pela
ferramenta, o que trouxe grande celeridade e economia ao erário, na ordem de 4
milhões de reais ao ano, considerando insumos e custos postais.
Ferramenta de Busca Textual
Considerando a expressiva produção de
documentos eletrônicos no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), fica
evidente a necessidade de uma boa gestão documental e, consequentemente, do
apoio sistemático às atividades envolvidas nessa área, como, por exemplo, a
definição de metadados, indexação e pesquisa de documentos. Com tal propósito,
uma ferramenta de apoio foi concebida pela Diretoria de Tecnologia da
Informação (DTI), sendo implantada nos seguintes contextos:
•
Jurisprudência Administrativa
•
Consulta de atos Normativos
•
Doutrina do CEJUR
•
Acórdãos do Conselho da Magistratura
•
Decisões Monocráticas das Turmas
Recursais
•
Acórdãos das Turmas Recursais
Em 2017, avanços foram desenvolvidos
no sistema, principalmente baseados nas sugestões dos usuários, visando sempre
à evolução do serviço e suporte às necessidades advindas das atividades diárias
de cada setor. A versão 1.7.3 do sistema, lançada logo no início de 2017,
contemplou melhorias na infraestrutura, bem como suporte a novos tipos de
metadados, permitindo a disponibilização de qualquer tipo de arquivo ao
consulente. Além disso, um novo sistema está em fase de finalização, cuja busca
permitirá acesso a Provimentos, Circulares e Ofícios Circulares da
Corregedoria-Geral da Justiça - CGJ.
Diário de Justiça Eletrônico
Multicadernos
O Diário de Justiça Eletrônico (DJE)
é o documento oficial de publicações do Poder Judiciário em Santa Catarina,
sendo um dos serviços mais acessados no portal WEB da instituição. Diante da
sua importância, os serviços associados à sua confecção, disponibilização e
acesso estão em evolução constante. Durante o ano de 2017, as melhorias a
seguir foram disponibilizadas aos usuários e merecem destaque:
•
Melhorias nas ferramentas de apoio na
diagramação do DJE;
•
Integrações com sistemas internos,
automatizando o envio de diversos tipos de matérias;
•
Suporte e integração com o Sistema de
Automação do Judiciário (SAJ) - versão 5, implantada no Segundo Grau de
jurisdição.
Cerca de 345 mil matérias foram
publicadas em 2017 no DJE por intermédio das ferramentas desenvolvidas pela
Diretoria de Tecnologia da Informação.
Em agosto de 2016 foi lançada a
versão Multicadernos do DJE. A partir de então é possível segmentar do Diário
da Justiça em Cadernos independentes numa mesma edição, trazendo benefícios aos
consulentes e à Diretoria de Documentação e Informações, responsável por sua
disponibilização.
Envio de Recursos ao STF
Em 2017, o TJSC aderiu ao novo
sistema para envio de recursos ao STF, o Supremo STF-TRIBUNAIS. O sistema foi
desenvolvido e disponibilizado pelo Supremo Tribunal Federal - STF, com o
intuito de facilitar o encaminhamento de processos para o STF, bem como tornar
mais efetiva a comunicação das baixas.
Com isso, o Sistema de Envio de
Recursos ao STF (SER), que era o sistema utilizado pelo TJSC o envio de
recursos extraordinários e agravos em recursos ao STF, foi descontinuado.
Sistema de Envio de Recursos ao STJ – iSTJ
O sistema iSTJ é a ferramenta
utilizada pelo TJSC para enviar recursos especiais ao Superior Tribunal de
Justiça (STJ).
No ano de 2017, o projeto para a
implantação da versão 4.0 ficou aguardando as tratativas sobre a integração via
SAJ, prevista para o final deste ano.
Sistema de Gestão Acadêmica da Academia Judicial
O ano foi voltado à aquisição de software de gestão educacional para a
Academia Judicial. Após finalizado o Projeto Básico e resolvidas as pendências
junto à DMP, no fim de junho foi realizada a licitação do sistema. A licitante
classificada em primeiro lugar foi a Edusoft Tecnologia LTDA, que apresentou a
análise da amostra a integrantes da Academia Judicial e Diretoria de Tecnologia
da Informação. Sendo considerada apta, o contrato foi assinado em agosto/2017.
Desde então, a DTI tem acompanhado os trabalhos de customização do sistema, em
conjunto com a Academia Judicial. Este trabalho envolve, além da definição das
customizações a serem realizadas em várias partes do sistema, a definição de
regras de integração entre o sistema adquirido e alguns sistemas do TJSC, como
Recursos Humanos, Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamentos, Sistema de
Processo Administrativo e o Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle. Assim,
iniciou-se em setembro reuniões periódicas com a empresa Edusoft, e em outubro
essas reuniões passaram a ser diárias. Estima-se que o novo sistema será
implantado em março/2018, melhorando a gestão das atividades realizadas pela
Academia Judicial e oferecendo melhores serviços a seu público-alvo.
Embora um novo sistema esteja sendo
adquirido, o sistema utilizado atualmente para gerenciar os cursos e eventos
ainda demandou suporte em 2017. Foi necessário também fazer alguns ajustes e
correções para atender a Academia Judicial. Um destes ajustes, foi a adequação
do sistema ao Novo Portal Institucional da Academia Judicial, lançado em
agosto/2017.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Em relação ao trabalho de gestão do
sistema Moodle, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pelo TJSC, foram
realizadas as seguintes atividades no ano de 2017:
•
conclusão do projeto que possibilitou a
disponibilização uma nova modalidade de oferta de cursos, em que o próprio
aluno se inscreve em cursos autoinstrucionais oferecidos no ambiente de EaD da
Academia Judicial, sem a necessidade de aguardar o fechamento de uma turma.
Assim, cada aluno pode determinar a melhor época para a realização do curso, de
acordo com sua disponibilidade, e tem seu próprio prazo para realização do
curso (60 dias após a inscrição). Este projeto envolveu a customização do
ambiente, configurações específicas no curso e na inscrição do curso,
regramento para envio de lembrete aos alunos sobre a finalização do prazo para
conclusão do curso, treinamento da equipe de EaD da Academia Judicial para
ofertar novos cursos e o monitoramento do ambiente. Em 2017 foram ofertados 2
cursos nesta modalidade: Curso de Língua Portuguesa - Tópicos Gramaticais (1ª e
2ª Edição), que atendeu um público de 518 participantes, e o Curso de
Atendimento ao Público com Qualidade, com 2184 participantes;
•
Atualização da versão do Moodle (3.1
para 3.3) nos servidores de desenvolvimento, homologação e produção;
•
Identificação e correção de problemas
envolvendo alto consumo de espaço em disco, segurança e lentidão no ambiente
virtual. Foi realizada também orientação à Seção de Educação a Distância da
Academia Judicial de melhores práticas no uso e configuração do ambiente para
minimizar estes problemas;
•
Suporte à configuração dos cursos
oferecidos na plataforma;
•
Suporte de segundo nível aos
participantes dos cursos oferecidos na plataforma;
•
Importação de novos usuários (novos
servidores do TJSC);
•
Aumento das vagas de forma gradativa
de 2000 para 3000 usuários em cursos oferecidos no AVA da Academia Judicial,
possibilitando maior capacitação de servidores e magistrados do Poder Judiciário de Santa Catarina;
Portal do Poder Judiciário de Santa Catarina
Neste ano de 2017 investiu-se na
concretização de demandas e melhorias do portal e ferramentas associadas,
identificadas a partir de solicitações dos usuários e pesquisas relacionadas,
que resultaram nas seguintes grandes entregas:
•
Novos portais disponibilizados:
Academia Judicial, Magistrado, Cidadão, Advogado, Conciliação e Mediação,
Malote Digital, Contratações de Soluções de Tecnologia da Informação;
•
Portais reorganizados: Servidor,
Infância e Juventude, Gestão Orçamentária e Processo Eletrônico;
•
Portais em fase final de alimentação
de dados: Corregedoria-Geral da Justiça Gestão de Obras e Manutenção Predial;
•
Novo organograma institucional;
•
Páginas de contatos das comarcas
atualizadas e desativação da aplicação antiga que era alimentada pelos TSI;
•
Nova versão do formulário de contato e
feedback, mais inteligente e com direcionamento por assunto;
•
Wikilex do Estatuto da Criança e do
Adolescente.
Além destas, foram realizadas publicações e ajustes em diversos portais,
adequações de menus, implementações de funcionalidades diversas como os novos
visualizador de imagens e bloco de avisos internos, e migração de muitos
documentos para um novo servidor de arquivos visando maior segurança e acesso à
informação.
Gestão
Foi implementada a gestão de perfis
de acesso de usuários para conteúdos e documentos que permitirá em 2018 um
grande avanço na descentralização da inserção e atualização destes conteúdos e
arquivos por parte do setor responsável por cada portal, assim como já ocorre
com a Academia Judicial.
Além disso, a partir de uma nova
funcionalidade desenvolvida, a cada alteração de conteúdo o Núcleo de
Comunicação Institucional (NCI), responsável pela administração do portal
institucional, recebe um e-mail para análise.
Desta forma, ganha-se em agilidade na
disponibilização e atualização das informações prestadas, sem abrir mão da
padronização e mantendo a administração geral centralizada.
Em paralelo, NCI e DTI estão
trabalhando em uma instrução normativa que rege o portal institucional e deve
ser publicada no início de 2018.
Segurança, suporte e manutenção
Neste ano, foram realizadas várias
configurações nos servidores web que hospedam os Portais do PJSC, visando
principalmente a segurança e a alta performance, disponibilidade e
escalabilidade. Para isso, foram adquiridas e configuradas novas licenças da
ferramenta de gerenciamento de portais (Liferay) e ampliada a quantidade de
servidores web nos ambientes de produção e homologação. Trabalhou-se também na
replicação das configurações da ferramenta e do conteúdo de todos os portais de
produção para homologação (incluindo a migração de servidores web para a Sala
Cofre), atualização de versões, correções de falhas (bugs) e aplicações de
pacotes de correções de segurança das ferramentas e sistemas utilizados,
desativação permanente do antigo endereço virtual do PJSC (tj.sc.gov.br) e
disponibilização de todas as páginas, conteúdos e documentos dos portais apenas
através de um protocolo seguro de transferência de dados (HTTPS).
Foram realizados vários ajustes na
ferramenta, no funcionamento e na aparência do portal para padronizar e
facilitar o acesso e o gerenciamento de conteúdos, tanto por dispositivos
móveis quanto pelo computador. Alguns estudos e ajustes também foram iniciados
para melhorar a reputação dos Portais do PJSC e destacar os conteúdos
apresentados nos resultados dos principais mecanismos de pesquisas da internet
(Google, Bing, Yahoo, etc).
Mantêm-se ainda em desenvolvimento os
manuais de edição do portal e do webmaster
para a disseminação do conhecimento de uso da ferramenta de portal e para a
padronização na publicação de conteúdos e documentos.
Estatísticas de acesso
A gestão da quantidade e dos tipos de
acessos aos portais é uma ferramenta importante para auxiliar no
dimensionamento da infraestrutura tecnológica e na busca de novas soluções.
Neste ano, foram levantados os seguintes dados.
•
51.742.321 acessos em 11 meses (janeiro
a novembro de 2017)
•
Média de acessos (por mês) = 4.703.847
•
Média de acessos (por dia) = 156.794
•
O acesso por meio de dispositivos
móveis segue crescendo e mais de 11% dos acessos já são realizados desta forma
(smartphones, tablets etc.)
Vale lembrar que o site da
Corregedoria-Geral da Justiça não entra nessa estatística e que o novo portal
da Academia Judicial foi disponibilizado, integrado ao portal institucional,
somente em 15 de agosto de 2017.
Formulários
eletrônicos
Formulários eletrônicos são a
principal ferramenta de informatização de processos. São responsáveis pela
padronização na coleta, armazenamento e correto encaminhamento de dados, para
as mais diversas necessidades dos usuários.
Foram implementadas diversas
melhorias na ferramenta utilizada para desenvolvimento de formulários, visando
maior segurança e aumentando as funcionalidades disponíveis. Como alguns
exemplos destas funcionalidades podemos citar hint para ajuda nos campos que permite informar textos maiores e
formatados, verificação de tamanhos de arquivos antes do envio, possibilidade
de exportação dos dados pelos gestores dos formulários e o captcha.
Ao longo do ano foram ajustados
diversos formulários, outros tantos foram migrados de versão e alguns, ainda,
desativados em razão de migração para outras aplicações.
Além destes, os seguintes novos
formulários foram entregues em 2017:
•
Avaliação Ergonômica do Posto de
Trabalho
•
Ficha cadastral cargo comissionado
(PDF)
•
Formulário requerimento de certidão de
distribuição - Segundo Grau
•
Formulário suporte SAJ
•
Inscrição para Especialização em
Gestão Estratégica no Poder Judiciário de Santa Catarina
•
Novo formulário de desligamento
(aposentadoria e exoneração)
•
Novo formulário de ingresso
•
Pesquisa de Satisfação do Restaurante
(versão 2017)
•
Pesquisa Satisfação dos Colaboradores
(versão 2017)
•
Proposta das Metas Nacionais 2018 do
PJSC
•
Requerimento de Autorização de Acesso
Processos/Documentos Administrativos Digitalizados
•
Requerimento de Certidão Narrativa -
Segundo Grau
•
Requisição de obras bibliográficas
•
Solicitação de Crachá de Identificação
•
Solicitação de Equipamento de Proteção
Ergonômica (EPE)
•
Solicitação de Equipamento de Proteção
Individual (EPI)
•
Teletrabalho (novo formulário de
acompanhamento servidor e formulário de desligamento)
•
Termo de Compromisso de Devolução do
Crachá de Identificação e da Carteira de Identidade Funcional
Diagramações e criações gráficas
A equipe de designers trabalhou em diversas frentes, seja na configuração
gráfica de planilhas e documentos institucionais, no layout de portais, páginas ou aplicações, ou ainda auxiliando
outros setores (dentro e fora da DTI) na apresentação de informações de forma
mais clara e visualmente agradável. Dentre as atividades desenvolvidas, podemos
citar:
•
Proposta de layout para o
Jurisprudência em Teses;
•
Proposta de adequação do layout da
Central de Serviços;
•
Finalização da análise de usabilidade
e design do Sistema de Processos Administrativos – SPA (iniciada em 2016);
•
Criação de banners de dicas de saúde,
português, avaliação e SAJ para a publicação nos portais do Servidor e do
Processo Eletrônico;
•
Criações de diversos itens gráficos
utilizados nos portais do PJSC;
•
Proposta de layout e arquitetura da
informação para os novos portais.
Participação da equipe em capacitações e eventos
A área de tecnologia está em
constante transformação, o que exige capacitação continuada dos profissionais
envolvidos. No ano de 2017, além da capacitação tecnológica, também foram
empreendidos esforços na transformação do perfil dos analistas de sistemas, com
dois focos em especial: aproximação com as áreas de negócio e formação de
gestores. Membros da equipe da Divisão de Gestão do Conhecimento participaram
dos seguintes cursos e eventos em 2017:
•
Curso de Aperfeiçoamento de Gestores
de TI
•
Curso de Gestão Estratégica do PJSC
com o uso do BSC
•
Curso de Análise de Negócio
•
Avaliação de desempenho: procedimentos
e feedback
•
Capacitação para uso do Sistema de
Processos Administrativos - SPA
•
Atendimento ao Público com Qualidade
•
QCon São Paulo 2017 - Conferência de
desenvolvimento de software
•
Liferay Symposium Brazil 2017
•
Pós graduação em Gestão Estratégica no
Poder Judiciário
•
Pós graduação em Gestão Estratégica de
TI
•
Pós graduação em Big Data
•
MBA em Gerenciamento de Projetos de TI
- IGTI
•
Especialização em Engenharia de
Projetos de Software - UNISUL
•
Evento: Novas tecnologias e o
planejamento da comunicação
•
Curso Angular para WebApps RESTful/SP
•
Curso Liferay Platform Developer
•
Curso MS Project
•
Liferay Webminars
•
Elaboração de Plano de Dados Abertos -
ENAP
•
Introdução à Interoperabilidade - ENAP
Ações Diversas
Além dos sistemas e projetos já
destacados, a Divisão de Gestão do Conhecimento manteve em operação, realizando
ações de manutenção corretiva e de suporte, os seguintes sistemas e serviços:
•
PTC - Protocolo Administrativo:
Sistema que permite o gerenciamento, consulta e movimentação de processos
administrativos físicos.
•
DPA - Distribuição de Processos
Administrativos: Sistema de distribuição de processos administrativos físicos.
•
Push – TJSC - serviço de notificação
sobre a movimentação processual da justiça de 1º e 2º graus, além das Turmas de
Recursos.
•
Pergamum: Sistema que realiza todo o
gerenciamento das obras da Biblioteca Central do TJSC e de todas as Bibliotecas
Setoriais distribuídas pelo Estado. No ano de 2017 além da fiscalização do
contrato de suporte técnico 085/2015, a DTI atuou como gerente de projetos
durante a atualização da versão do sistema (versão 8.1.2 para versão 9), tanto
em ambiente de homologação, como em ambiente de produção.
•
Minha Biblioteca: Ferramenta
disponibilizada no portal da Academia Judicial para disponibilização de
diversos títulos a alunos deste órgão que contou com participação da DGC no
processo de contratação e disponibilização.
•
Contratações de ferramentas de design
e gerenciamento de portais: Neste ano houve participação da equipe em todo o
processo licitatório e de implantação das ferramentas Liferay Portal, Adobe
Creative Cloud e Articulate 360, cujas licenças estão em uso pela DTI, DIE, DDI
e AJ.
•
Sistema de Gestão de Saúde e Segurança
no trabalho: A função da área de Medicina e Segurança do Trabalho é importante
no âmbito do PJSC, por conta disso, o setor precisa seguir uma série de normas
regulamentadoras, por meio das quais o Ministério do Trabalho garante amplo
controle da saúde e da integridade física dos trabalhadores. O objetivo do
eSocial, no entanto, é estimular que as empresas tenham uma gestão ainda mais
efetiva em relação a essas questões. A DTI iniciou projeto específico para
estudos visando contratação de solução tecnológica para gestão de saúde e
segurança do trabalho.
•
Computação cognitiva: O conceito é
relativamente novo, mas vem ditando as mudanças tecnológicas. Computação
cognitiva trata-se da capacidade de computadores pensarem (quase) como seres
humanos. A DTI, atenta às mudanças tecnológicas e tendências de mercado,
realizou, em 2017, estudos e projetos-piloto nas áreas da computação cognitiva,
como utilização de ferramentas de business intelligence - BI e ferramentas do
tipo Chatbot.
•
Desenvolvimento de formulário para
pedido pelos advogados de preferência e sustentação oral, inclusive por
videoconferência em atendimento ao novo CPC.
•
Estudos preliminares para contratação
de ferramenta para viabilizar a votação eletrônica no Tribunal Pleno, nesta
fase inicial foram realizadas visitas a órgãos que utilizam ferramentas afins,
contatos com fornecedores e reuniões internas para levantamento de requisitos.
•
Desativação de legado: soluções
antigas, de difícil manutenção e desconformes com os padrões de desenvolvimento
atuais geram um grande dispêndio de esforço sempre que precisam de evolução ou
correção. A substituição dessas soluções incluindo-as como opções em sistemas
mais novos, ou pela mudança de procedimento promove liberação de força de
trabalho. Mais representativas: SDA - Sistema de Digitalização de Acórdãos.
Desativado pois o Saj passou a atender a necessidade; SCO - Sistema de Cadastro
de Custos Operacionais, o procedimento de informação dos custos de telefonia fixa
que eram os únicos que ainda o utilizava passaram a ser enviados da mesma forma
que os da telefonia móvel; SER - Sistema de Envio de Recursos ao STF, em razão
da adesão ao sistema do STF-Tribunais. Consulta de legado DJE, edições 2003 a
2006, pela análise de acessos que se mostrou irrisório e pela validade legal
inexistente considerando que não eram documentos assinados.
DIVISÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
Inspeção Virtual do FRJ
•
Manutenção – Processamento para
sumarização das serventias do cronograma da AI.
•
versão 2.1.0 – Melhorias nas regras.
•
versão 2.2.2 – Migração para
plataforma FW3, melhorias de usabilidade.
Inspeção Virtual
•
Manutenção – Processamento dos atos do
selo digital para geração do relatório mensal.
•
Extrajudicial
•
Versão 2.0.2, 2.1.0 e 2.2.2 – Criação
de novas regras e correções de outras.
•
Ressarcimento
•
Versão 2.8.7 - Criação de novas regras
e correções de outras.
Cadastro Extrajudicial
•
Manutenção – Correção de
inconsistências dos dados, lançamento de registros em bloco, ajustes e manutenção
de usuários e permissões.
•
Versão 2.3.6 – Incorporação da
consulta pública de serventias, inclusão de informações, correções e melhorias
de usabilidade.
•
Versão 2.4.1 – Prestação de contas dos
interinos, melhoria no carregamento de documentos, migração para plataforma
Wildfly 10.1, novos perfis de usuário, correções e tutoriais.
•
Versão 2.5.3 – Categorização e
consolidação dos anexos das prestações de contas, integração com informações do
Selo Digital.
•
Versão 2.7.14 – Classificação na
divisão judiciária, seleção de secretaria do foro, integração da listagem de
serventias com o Selo Digital, integração com Malote Digital.
Relatórios gerenciais do Extrajudicial
•
Manutenção – Ajustes de correções e
configuração nos relatórios.
•
Versão 1.0.1 – Criação de um pacote de
20 relatórios.
Malote Digital do Extra
•
Versão 1.1.0 – Criação de serviço
para desacoplar o usuario do banco, suporte ao Cadastro Extrajudicial e ao SCI.
Central de Distribuição de Títulos
•
Manutenção – Resolução de problemas na
integração com o CRA, atualização da lista de apresentantes.
Sistema Integrado de Correição
•
Módulo Desktop Flex
Manutenção – Relatório de itens para a
CGJ, disponibilização de uma versão off-line para o Tribunal de Justiça do
Ceará.
Versão 5.0.0 – Integração com a
plataforma FW3, melhorias e correções.
Versão 5.3.0 – Integração de
informações do módulo Pré-processual, integração com o serviço de Malote
Digital do Cadastro Extrajudicia.
•
Módulo Pré-processual
Versão 1.0.0
– Aplicativo para fluxo de trabalho referente às constatações dos relatórios de
inspeção do módulo Desktop.
Versão 1.1.7
– Melhorias de interface e correções.
Versão 2.0.0
– Placar de apuração, relatório preliminar, novo fluxo de informações.
•
Módulo de serviço
Versão 5.0.5
– Migração para plataforma Wildfly 10.1, atulização para iText 7, correções,
integração com o Malote Digital, notificação de assessores, integração com o
Cadastro Extrajudicial.
BI do Selo Digital
•
versão 2.0.2 – Reprocessamento geral
dos atos para correção do sumário.
Gerenciamento do Selo Digital
•
Versão 1.4.0 – Integração de anulação
com o Ressarcimento Eletrônico de Atos.
•
Versão 2.0.3 – Migração para
plataforma FW3, disponibilização da ferramenta para consulta dos delegatários,
melhorias de usabilidade.
Relatórios do Selo Digital
•
Extração de informações para IBGE –
Casamentos homoafetivos
•
Extração de informações para TCE –
Emolumentos e discriminação de tipos dos atos.
•
Extração de informações para CGJ –
Apostila de Haia, atos de averbação do RI.
Serviço do Selo Digital
•
Manutenção – Apoio no suporte à
infraestrutura dos servidores, manutenção nos dados padronizados
disponibilizados pelo webservice.
•
Versão 2.2.9 – Atualização do SSL do
canal de comunicação.
•
Versão 2.3.1 – Ampliação nas consultas
de certidões de nascimento, casamento e óbito para os convênios com SSP-SC,
TCE-SC, TRE-SC com a publicação do Webservices de Certidões na versão 1.4.0.
•
Versão 3.0.0 – Publicação da fase de
homologação na nova versão. Extensas melhorias na infraestrutura, frameworks,
modelagem dos atos e sistemas de apoio.
Sistema de Monitoramento do Selo Digital
•
Versão 1.0.0 - Aplicativo de monitoria
de aplicações. Possibilita relacionar aplicações com recuros e suas
dependências, mede a saúde da aplicação através de testes de conectividade.
ConsoleApp da ADS
•
Colaboração com a Seção de Apoio ao
Desenvolvimento de Sistemas desenvolvendo e implementando o menu “serviços” que
trata do gerenciamento e lookup de serviços remotos no servidor para uso pelas
aplicações.
FW3
Descrição:
•
Conjunto de Métodos, Tecnologias, Componentes,
Padrões Arquiteturais e Serviços para o Desenvolvimento de Soluções de Software
•
Benefícios:
•
Padronização em todas as fases e
artefatos envolvidos no processo fabril de um software.
•
Adequação ao estado da arte
tecnológico - multiplicidade de dispositivos (e.g. mobile), responsividade,
multiplicidade de plataformas externas (e.g. BPM/SOA SUITE, CACHE)
•
Suporte à eminente quebra de suporte a
plugins (e.g. Flash, Applet, Silverlight)
•
Possibilidade de terceirização
organizada e com menor custo.
•
Entregas com SLA adequado às
necessidades do negócio, sem perda de qualidade.
•
Reusabilidade de soluções técnicas e
metodológicas.
•
Possibilidade de gestão de mudança
tecnológica e governança adequada.
•
Possibilidade de análise de
conformidade e qualidade automatizadas.
•
Aumento da manutenibilidade dos
produtos.
•
Melhora significativa da curva de
aprendizado da equipe.
•
Maior aderência aos requisitos de
segurança.
•
Aumento da
qualidade do produto final e seus diversos aspectos.
Módulo de Gestão de Penas Pecuniárias – Sidejud
•
Viabiliza a destinação de valores
arrecadados com as penas de prestação pecuniárias para projetos sociais nas
comarcas.
Adequação ao novo padrão FEBRABAN de Boleto Registrado
•
Agrega segurança contra fraudes a cada
dia mais comuns no sistema bancário e reduzindo a carga de trabalho sobre
setores administrativos do TJSC responsáveis pela contabilização dos valores
arrecadados.
Sistema de Cadastro de Contratos e Convênios
Descrição:
•
Cadastro de contratos para
substituição de controles em planilha eletrônica.
Benefícios:
•
Maior segurança eliminando o risco de
perdas das planilhas eletrônicas.
•
Centralização das informações visto que atualmente existem várias planilhas.
SGDD (Sistema Gerenciador de Despesas com Deslocamentos)
Descrição:
•
6 novas versões do sistema que
automatiza o processo de concessão de diárias, ressarcimento de despesas e
prestação de contas no PJSC.
Benefícios:
•
Agilizar o processo de solicitação,
pagamento e prestação de contas para solicitação de antecipação de valores e
ressarcimentos para despesas com deslocamentos a serviço no PJSC.
Sistema de Devolução de Valores
•
Consolida o fluxo de trabalho e
integra de forma automatizada a Secretaria do Fundo de Reaparelhamento da
Justiça e a Diretoria de Orçamento e Finanças, liquidando um passivo de 800
processos físicos de devoluções de valores distribuídos nestes setores.
Sistema de Marcação de Férias de Magistrados
•
Projeto de Desenvolvimento:
desenvolvimento de novo sistema, FW3/Java/Oracle para marcação e transferências
de férias de magistrados, com integração com os sistemas Caché.
Sistema de marcação de Férias de Servidores
•
Projeto de Melhoria: alteração na
interface de marcação de férias de servidores, em struts, para marcação de
férias em dois períodos
•
Adequação das rotinas do Workflow de
férias para que reconhecesse os dois períodos de marcação, sem prejuízo às
automações existentes.
Sistema de Avaliação de Desempenho
•
Projeto de Desenvolvimento:
desenvolvimento de novo sistema, FW3/Java/Oracle para o novo procedimento de
avalição de desempenho, implantando em junho de 2017. Integrado com os sistemas
caché (SHF e SAF)
•
Projeto de Melhoria: implementação de
melhorias necessárias, detectadas na primeira rodada de avaliação com o novo
sistema.
Sistema de Promoções (MCGP)
•
Projeto de Desenvolvimento:
desenvolvimento de novo sistema, FW3/Caché para gestão de promoções por
aperfeiçoamento, emissão de atos de promoção e atos retificatórios. Integrado
ao sistema de histórico funcional (SHF)
•
Projeto de Melhoria: Inclusão de
relatórios.
SRH-Vencimentos
•
Projetos de Desenvolvimento:
desenvolvimento de módulo FW3/Caché, integrado ao sistema de folha de pagamento
e de histórico funcional, para pagamento de atrasados de VPNI e controle de
saldos.
•
Projeto de Melhoria: Inclusão
funcionalidades para pagamento de atrasados de promoções, integrado ao Sistema
de Promoções (MCGP)
•
Projeto de Melhoria: Inclusão de
funcionalidades para pagamento dos atrasados do database, de forma parcelada,
com controle de saldo.
Sistema de Histórico Funcional
•
Manutenção evolutiva: alterações
necessárias para tratamento da resolução 07/2017-TJ, para reposição dos dias
não trabalhado por servidores que aderiram à greve de 2015.
•
Projeto de Melhoria: criação de módulo
para envio de informações de atos de pessoas para o TCE, através de
webservices.
Sistema de Movimentação na Carreira dos Magistrados
•
Manutenção evolutiva: alterações
necessárias, em especial quanto ao concurso de opção.
Sistema De Reavaliação
•
Projetos de Desenvolvimento:
desenvolvimento de módulo FW3/Caché, integrado ao sistema de Patrimônio, para
controle da reavaliação de bens.
Sistema Para Controle de Documentos de Remessa
•
Projetos de Desenvolvimento:
desenvolvimento de módulo FW3/Caché, integrado ao sistema de almoxarifado, para
controle dos documentos e protocolos remessa.
Serviços para Integração
•
Serviços para integração do Sistema de
Prontuário das Unidades Judiciais com o sistema SCUA (Caché)
•
Serviços para integração do Sistema de
Prontuário das Unidades Judiciais com o sistema de recursos humanos (SHF/SRH)
•
Geração de arquivos com informações
funcionais a partir dos sistemas SRH e SHF, para utilização do sistema de
catracas Suricato.
Manutenções corretivas/evolutivas menores
•
Sistema de Comprovação do Auxílio
Saúde
•
Sistema de Vacinação
•
Termo de Responsabilidade (Gestão
Patrimonial)
•
Sistema de Afastamentos (SRH/SHF)
•
Sistema de Convocação (SRH)
•
Sistema de Controle de Terceirizados
(SRH)
•
Sistema de Controle de Vagas de
Estágio
DIVISÃO DE
SISTEMAS JUDICIAIS
Responsável por gerir os sistemas que compõem a solução para
todo a atividade jurisdicional realizada pelo Poder Judiciário de Santa
Catarina (PJSC), a Divisão de Sistemas Judiciais (DSJ) atua na coordenação dos
projetos, desenvolvimentos, implantações e na manutenção preventiva dos
Sistemas de Automação da Justiça (SAJ), com análise e diagnóstico das
necessidades do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Turmas Recursais,
Comarcas e demais entidades conveniadas para assegurar a efetividade na
prestação jurisdicional.
Em 2017, em face da conclusão da implantação do processo digital
no PJSC, os sistemas judiciais passaram a ser o meio pelo qual a prestação
jurisdicional é oferecida, ampliando a dependência dos usuários em relação aos
sistemas e também a interdependência entre as aplicações que compõem o conjunto
de sistemas denominado aqui como sistemas judiciais do PJSC. Nesse ano, o
conjunto passou a ser de 64 aplicações (Figura 1) que estão distribuídas entre
as unidades do PJSC (Figura 2).
Figura 1: Número de aplicações que compõem os sistemas judiciais
do PJSC.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Figura 2: Distribuição das aplicações que compõem os sistemas
judiciais do PJSC.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
O presente relatório traz informações referentes aos resultados
dos principais trabalhos operacionais, que sustentam os sistemas judiciais, e
os projetos que agregaram produtos ou serviços aos sistemas judiciais durante o
ano de 2017.
OPERAÇÃO
Propostas de
Evolução do SAJ
Os sistemas judiciais do PJSC estão em constante evolução.
Durante o ano de 2017, a equipe de Analistas de Negócios da DSJ recebeu dos
usuários dos sistemas 474 sugestões de melhorias, que, após avaliadas, foram
apreciadas pelo Subcomitê do Conselho Gestor de Informática (CGinfo) de
Priorização de Demandas para o SAJ e transformaram-se em 86 demandas que
passaram a integrar o Catálogo de Melhorias do SAJ.
O Catálogo de Melhorias do SAJ foi disponibilizado para consulta
pública, pela primeira vez, em março de 2017 e é atualizado a cada 3 meses,
período em que se iniciam novos ciclos de desenvolvimento. O catálogo pode ser
consultado no endereço: https://www.tjsc.jus.br/web/processo-eletronico/catalogo-de-melhorias-do-saj.
Especificações
de Requisitos aprovadas para melhorias no SAJ
No ano de 2017 foram aprovadas 115 especificações de requisitos
para implementação de melhorias no SAJ.
Figura 3: Especificações de Requisitos elaboradas e aprovadas
para os sistemas judiciais.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
O conjunto de melhorias representou um incremento de 8.708,4
pontos de função aos sistemas judiciais.
Figura 4: Pontos de Função agregados aos sistemas judiciais.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Dentre as novas funcionalidades disponibilizadas no SAJ,
destacam-se o “Controle Biométrico de Apresentação à Justiça”, a “Integração do
SAJ/PG5 com o TRF da 4ª Região”, “Tramitação de Processos e Peças Sigilosas
para o SAJ/SG5”, o “Parcelamento de Custas Processuais Iniciais e
Complementares”, a “Solicitação de Preferência no Julgamento com ou sem
Sustentação Oral”, o “Módulo de Custas Web” e o “Módulo do SAJ/ARQ”.
Atualizações
de Versões dos Sistemas Judiciais:
O conjunto de aplicações que compõem os sistemas judiciais do
PJSC tem exigido uma quantidade cada vez maior de atualizações de versão, para
a correção de erros e também para a disponibilização de melhorias e novas
funcionalidades, conforme pode ser observado na Figura 5. Em 2017 foram 448
atualizações de versões dos sistemas judiciais.
Figura 5: Atualizações de versões dos sistemas judiciais.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Do total de atualizações citadas acima, 181 delas foram para
sistemas judiciais utilizados no âmbito do primeiro grau (Figura 6).
Figura 6: Histórico de atualizações de versões do SAJ5/PG.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Os sistemas judiciais utilizados no segundo grau, tiveram 138
atualizações (Figura 7).
Figura 7: Histórico de atualizações de versões do SAJ5/SG.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Já os sistemas judiciais utilizados nas Turmas Recursais,
tiveram 138 atualizações (Figura 8).
Figura 8: Histórico de atualizações de versões do SAJ5/SG das
Turmas Recursais.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Melhorias, Ajustes
e Correções nas configurações
Todos os procedimentos adotados pelo PJSC são analisados,
configurados e implantados pela DSJ nos sistemas judiciais. Essas configurações
são frequentemente ajustadas e melhoradas a partir de sugestões dos usuários. Abaixo
são apresentados os números envolvidos nesse processo de trabalho:
•
515 - Melhorias, ajustes e correções
referente ao Primeiro Grau
•
512 - Melhorias, ajustes e correções
referente ao Segundo Grau
•
17 - Melhorias, ajustes e correções
referentes ao Primeiro Grau e Segundo Grau
•
TOTAL: 1.044 melhorias, ajustes e correções nas configurações do
SAJ finalizadas pela DSJ em 2017.
Figura 9: Quantidades totais de ajustes e melhorias nas
configurações dos Sistemas Judiciais
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Figura 10: Quantidades de ajustes e melhorias nas configurações
do SAJ5/PG
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Figura 11: Quantidades de ajustes e melhorias nas configurações
do SAJ5/SG
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Figura 12: Quantidades de ajustes e melhorias nas configurações
do SAJ5/PG
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Suporte
Técnico de Dúvidas e Orientações do SAJ
A Diretoria de Tecnologia da Informação, mantém uma equipe de
Suporte ao Usuário na Divisão de Equipamentos de Informática para receber os
chamados de dúvidas e erros relacionados aos sistemas judiciais. Nos casos em
que a equipe de suporte não consegue esclarecer a dúvida do usuário, os
chamados sobem para o segundo nível, quando são atendidos pela DSJ. Os chamados
são oriundos do Primeiro Grau de Jurisdição, Segundo Grau de Jurisdição, Turmas
Recursais e da Corregedoria Geral de Justiça – CGJ. Abaixo seguem os números
relacionados a esses atendimentos em 2017:
•
432 - Suportes técnicos de dúvidas e
orientações referente ao Primeiro Grau
•
263 - Suportes técnicos de dúvidas e
orientações referente ao Segundo Grau
•
19 - Suportes técnicos de dúvidas e
orientações referente ao Primeiro Grau e Segundo Grau
•
TOTAL: 714 chamados de atendimentos especializados de suporte
técnico de dúvidas e orientações do SAJ prestados pela DSJ em 2017.
Figura 13: Quantidades de dúvidas e orientações sobre os
sistemas judiciais prestadas em segundo nível à equipe de Suporte ao Usuário da
Divisão de Equipamentos de Informática.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Figura 14: Quantidades de dúvidas e orientações sobre o SAJ5/PG
prestadas em segundo nível à equipe de Suporte ao Usuário da Divisão de
Equipamentos de Informática.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Figura 15: Quantidades de dúvidas e orientações sobre o SAJ5/SG
prestadas em segundo nível à equipe de Suporte ao Usuário da Divisão de
Equipamentos de Informática.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Figura 16: Quantidades de dúvidas e orientações que envolvem o
SAJ5/PG e SAJ5/SG prestadas em segundo nível à equipe de Suporte ao Usuário da
Divisão de Equipamentos de Informática.
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
Capacitação
de usuários
Todas as mudanças proporcionadas nos sistemas judiciais do PJSC
nos últimos anos, têm gerado uma demanda crescente de capacitações por parte
dos servidores. A DSJ provê instrutores para as capacitações organizadas pela
Academia Judicial. Em 2017, foram realizadas:
•
56 capacitações na modalidade
presencial
•
9 capacitações na modalidade EAD
•
52 capacitações para o Primeiro Grau
•
13 capacitações para o Segundo Grau
•
4.476 usuários capacitados do Primeiro
Grau
•
233 usuários capacitados do Segundo
Grau
•
TOTAL: 65 turmas de capacitação realizadas pela DSJ e/ou com a
participação da DSJ, com 4.709 usuários capacitados em 2017 (Figura 17).
Figura 17: Capacitações relacionadas ao SAJ
Autor: Divisão de Sistemas Judiciais
PROJETOS
Além das atividades operacionais citados acima, a DSJ também
atua em projetos, dos quais em 2017 destacam:
INOVA Meleiro
- Transferência de processos para a nova Vara Regional do Litoral Sul (Meleiro)
Implantação no SAJ5/PG da nova Vara Regional do Litoral Sul em
Meleiro e migração dos processos para a nova vara.
INOVA
Curitibanos - Implantação da Nova Vara Regional de Execuções Penais em
Curitibanos
Implantação no SAJ5/PG da nova Vara Regional de Execuções Penais
em Curitibanos e migração dos processos para a nova vara.
INOVA Jaraguá
do Sul - Transferência de processos para a nova Vara Regional de Jaraguá do Sul
Implantação no SAJ5/PG da nova Vara Regional de Jaraguá do Sul e
migração dos processos para a nova vara.
INPROC-PG -
Implantação da Integração (TJSC) SAJ-PG5 x (PGE-SC) PGE-NET
Integração entre TJSC e PGE-SC para comunicação eletrônica em
todos os processos contenciosos.
CIPE-PG -
Implantação de Citação e Intimação pessoal eletrônica para as instituições
conveniadas no âmbito do Primeiro Grau
Projeto com o objetivo de viabilizar o recebimento eletrônico,
via portal e-SAJ e webservice, de citações e intimações pessoais pelas
instituições conveniadas com o TJSC no âmbito do primeiro grau.
PIF -
Implantação do Fluxo de Plantão Judiciário
Criação de varas virtuais em cada comarca com a instalação do
fluxo Plantão Judiciário, visando apresentar os recursos existentes no SAJ5/PG para
que o magistrado e o servidor plantonista consigam dar andamento aos processos
analisados durante o expediente no plantão, de forma mais ágil e eficaz.
CRIOJ -
Criação de Novo Órgão Julgador – 5ª Câmara Criminal
Criação de novos órgãos julgadores, com base no Ato Regimental
145/2016 TJ (publicado em 07/11/2016). Este projeto dedicou-se à criação da
Quinta Câmara de Direito Criminal.
CRIOJ -
Criação de Novo Órgão Julgador – Grupos de Direito Criminal
Criação de dois Grupos de Direito Criminal, com base em Proposta
de Ato Regimental. Este projeto dedicou-se à criação do Primeiro Grupo de
Direito Criminal e do Segundo Grupo de Direito Criminal.
CRIOJ -
Criação de Novo Órgão Julgador – 5ª Câmara de Direito Público
Criação de novos órgãos julgadores, com base no Ato Regimental
145/2016 TJ (publicado em 07/11/2016). Este projeto dedicou-se à criação da
Quinta Câmara de Direito Público.
PIMEF NUGEP -
Projeto de Implantação de Melhorias no Fluxo NUGEP
O projeto visou o desenvolvimento e automatização do Fluxo NUGEP
do SAJ5/SG, para agregar economia processual e celeridade ao cumprimento de
atos judiciais. Conforme Resolução GP n. 32, de 5 de julho de 2017.
Implantação
do Pacote de 7 Versões Evolutivas do SAJ5/SG até a versão 1.8.20
Implantação do pacote de 7 versões evolutivas do SAJ5/SG
entregues pela Softplan a partir do início do projeto IPE-SG.
IFIJU –
Implantação do Fluxo do Trabalho da Infância e Juventude
Projeto de melhoria e expansão da implantação do Fluxo Infância
e Juventude para todas as Comarcas do Estado.
Migração dos
Processos das Varas de Execução Fiscal
Projeto de migração dos processos das varas virtuais de Execução
Fiscal para as varas oficiais, unificando as varas de execução fiscal.
REJUF -
Adequação do fluxo cível para recuperação judicial e falências
Projeto de adequação do fluxo cível para recuperação judicial e
falências.
SISNUGEP -
Extração de dados de Primeiro e Segundo Graus
Projeto de desenvolvimento de sistema para enviar informações ao
CNJ, conforme solicitação na resolução 235/2016, até que a solução definitiva
seja entregue pela Softplan.
DIVISÃO DE
REDE DE COMUNICAÇÃO
Responsável por projetar,
implantar e manter a rede lógica do PJSC e dos equipamentos que a compõem. É
responsável também por planejar, implantar e manter todos serviços de
comunicação através da telefonia convencional, telefonia IP, telefonia celular,
videoconferência, ADSL e dispositivo modem 4G. Visa também a melhoria contínua
da segurança, desenvolvendo projetos de infraestrutura e desempenhando serviços
da rede de comunicação de dados.
Dentre os principais projetos e atividades executados no ano
destacaram-se:
Seção de
Dispositivos de Comunicação
•
Todos os contratos gerenciados pela
Seção de Dispositivos de Comunicação passaram a ser celebrados conforme Edital
de Credenciamento, permitindo a contratação de diversas empresas para cada tipo
de serviço. Essa modalidade de contratação possibilita a contratação de
empresas na região onde as comarcas estão localizadas, visando obter melhor
qualidade na prestação do serviço devido à variação de cobertura de sinal, no
caso de serviços móveis e à capilaridade da rede, necessária para a conexão de
banda larga fixa.
•
Em 2016 a operadora Oi atendia a
totalidade da demanda. Com a contratação de outras empresas prestadoras do
serviço de Banda Larga, houve um aumento de 4% no número de linhas contratadas
para atender os serviços de banda larga (de 270, em 2016, para 281 em 2017) e a
diminuição de 10% no número de linhas providas pela operadora Oi.
Fonte: Seção de Dispositivos de Comunicação
•
18% das linhas de conexão de banda
larga – ADSL - são atendidas por empresas diversas da empresa OI,
principalmente na região que ela não consegue atender ou que a prestação do
serviço é ineficiente. O percentual deve aumentar na proporção que novas
empresas forem se credenciando, principalmente na região de Florianópolis, onde
há a maior concentração de usuários deste serviço;
Fonte: Seção de Dispositivos de
Comunicação
•
Com o credenciamento, o valor do gasto
mensal do serviço de banda larga fixa – ADSL diminuiu em aproximadamente 12%
(R$ 44.261,79, em 2016 e R$ 39.200,71 em 2017).
•
Edital de credenciamento de banda
larga, válido até maio de 2021 e com 10 contratos vigentes;
•
Todos aparelhos celulares foram
trocados para smartphone, com habilitação plano de dados e a franquia do plano
de dados aumentada para 3 GB.
•
Houve um aumento do número de linhas,
de 540 para 785 para atender o projeto do plantão jurisdicional com o
fornecimento de aparelhos para servidores plantonistas, magistrados e oficiais
de justiça; aos TSI para atender o projeto nas localidades onde têm audiência
de custódia e aos Juizados Especiais, em atendimento ao projeto de intimação
jurisdicional via whatsapp - Resolução 6/2017-GP/CGJ.
•
Com o credenciamento e a contratação
dos serviços de telefonia móvel, a redução de gasto médio mensal, em relação a
2016, foi na ordem de 20% (de 56.774,30 para R$ 47.367,96), mesmo com aumento
do percentual de 45% das linhas.
•
Edital de credenciamento de telefonia
celular válido até outubro de 2021 e com 1 contrato vigente;
•
Aumento do quantitativo de 562 modem
para 717 modem, com tecnologia 4G, superior a anterior. O aumento da quantidade
de modens supriu as demandas pendentes e possibilitou o fornecimento para a
composição do kit plantão fornecido para as comarcas.
•
Edital de credenciamento de conexão
móvel válido até maio de 2021 e com 2 contratos vigentes
Linhas de comunicação
SERVIÇO/EQUIPAMENTO
|
QUANTIDADE
INSTALADA |
Internet -
TJSC |
600 Mbps |
Link Comarcas |
4 Mbps - 1
Gbps |
Centrais
telefônicas |
101 |
Capacidade
de ramais |
16.275 |
Ramais em
uso |
7.477 |
Seção
de Telefonia
•
Aprimoramento dos serviços de
telefonia, visando a detecção de problemas, novas estruturas de contingência e
melhoria dos serviços de gestão, incluindo a manutenção dos sistemas Voip e
Intimafone;
•
Atualmente, o PJSC conta com mais de
9998 ramais para efetuar e receber ligações;
•
Concluída a licitação para os serviços
de telefonia fixa;
•
Concluída licitação gateway de voz
para ramais;
•
Concluída a licitação de servidores de
alta disponibilidade para dar mais segurança e robustez às centrais
telefônicas. Com a entrega dos equipamentos iniciar-se-á a implantação nas
comarcas;
•
Realizadas as videoconferências
judiciais de 1º e 2º grau, turmas de recursos e reuniões administrativas com software livre Big Blue Button e o Skype
for Business (Licenciado da Microsoft). O sistema de gerenciamento desenvolvida
para o Big Blue Button está concluído e em fase de implantação, o qual
permitirá a criação e gerência das salas de vídeoconferência pelas próprias
comarcas e pelo Tribunal de Justiça. O recurso dispensa o deslocamento de
servidores, magistrados, advogados e presos, visando além da qualidade de
tempo, a segurança e economia para os cofres públicos garantindo ainda maior
qualidade na prestação jurisdicional;
Foto: Guilherme Wolff Borsato/TJSC
Para realização de videoconferência externa ou interna, pode ser
realizado os dois softwares citados,
porém para apenas duas estações de trabalho, comumente usado é o Lync ou Skype
for Business com o usuário externo Skype público.
Foto: Guilherme Wolff
Borsato/TJSC
Serviços
de Administração de Redes
•
Implantação do segundo Nexus
7010 no CPD, interconectando os equipamentos da Sala Cofre e CPD através de
conexões de 10 Gigabit.
•
Identificação, organização e mudança
física de todo cabeamento do CPD.
•
Substituição dos switches backbone da
Torre 1 por switches ópticos, permitindo assim a retirada dos conversores de
mídia, acarretando uma infraestrutura mais enxuta e segura, menos suscetível a
falhas e mais gerenciável.
•
Instalação de um switch backbone
óptico no Fórum da Capital. Toda a inteligência para intercomunicação das redes
do Fórum da Capital, era realizado no core da rede do TJSC, com a implantação
deste switch este tráfego ficou restrito a rede da Capital, diminuindo o
tráfego e processamento no core da rede;
•
Modernização da infraestrutura de rede
de 29 comarcas, onde os switches foram trocados por switches Huawei com todas
as portas 1 Gigabit, assim os micros dos usuários que antes funcionavam a 100
Mbps passaram a funcionar a 1 Gbps. Ao todo foram enviados para as comarcas 254
destes switches.
•
Instalação de um switch óptico em
Joinville, permitindo assim a retirada dos conversores de mídia, acarretando
uma infraestrutura mais enxuta e segura, menos suscetível a falhas e mais fácil
de ser gerenciada.
•
Suporte remoto a problemas de rede das
comarcas e das unidades do TJSC;
•
Configuração dos equipamentos de
redes;
•
Análise do desempenho de aplicações,
utilizando-se da solução integrada para monitoramento do desempenho da rede;
•
Elaboração de documentos para a
aquisição da extensão da garantia dos equipamentos do Core da rede.
•
Implantação da nova rede wireless nos prédios do TJSC, nas
unidades da Presidente Coutinho e Academia Judicial.
•
Análises da rede de Joinville para
tentar identificar problemas da aplicação SAJ
•
Análises da rede de Blumenau para
tentar identificar problemas da aplicação Suricato (catracas).
•
Contratação 14 novos pontos de
Interconexão de fibra com o CIASC;
Sistemas
de Proteção
•
Foram migrados os servidores do e-SAJ,
SAJWEB, Portal TJSC, CGJ, Malote Digital, Busca de Jurisprudência
e e-mail para a nova faixa de IPs externos do TJSC,
possibilitando que o acesso a esses servidores seja feito pelo link de internet alternativo, do CIASC,
automaticamente em caso de falha do link
principal da Algar Telecom. Essa medida possibilitou o aumento da
disponibilidade no acesso a esses sistemas. Já está programada para o final de
janeiro de 2018 a migração para a Academia Judicial e outros servidores de
sistemas administrativos.
•
Implantadas melhorias no processo de
monitoramento da solução de antivírus, as quais resultaram na identificação e
proteção de mais de 1.000 novas estações de trabalho que estavam sem
proteção.
•
Foi habilitada a comunicação entre software Lync (Skype for Business) do
TJSC com o Skype público e com
usuários do Lync de outras empresas, agilizando o contato da área de
suporte com fornecedores e principalmente abrindo mais um canal para realização
de videoconferências com Skype sem necessidade do servidor do TJSC instalar e
possuir uma conta no Skype público, nem solicitar liberações especiais de
acesso à internet.
•
Está em andamento novo processo
de aquisição para renovação do contrato de suporte e manutenção da
solução de carimbo de tempo que emite carimbos para o Selo Digital, SPA e
futuramente também para o SAJ. A solução atual possui capacidade
para emitir 750 carimbos do tempo por segundo para documentos
eletrônicos.
•
Está em andamento novo processo de
aquisição para aumentar a disponibilidade da protocoladora digital de
documentos eletrônicos que atende ao SAJ. Essa aquisição garantirá alta
disponibilidade para a solução que é componente fundamental do SAJ.
Atualmente a solução protocoliza mais de 5.000.000 de documentos por mês.
•
Está em fase final
de implantação, a transferência do controle de acesso à internet
do proxy para firewall, resultando
em acesso mais rápido e seguro para o usuário, possibilitando dar maior
flexibilidade na administração de permissões de acesso e
gerando economia de recursos de infraestrutura de servidores e de rede de
dados.
•
Iniciados os estudos para
credenciamento da solução de carimbo do tempo junto ao ITI/ICP-Brasil. O
credenciamento vai dar ao PJSC prova incontestável do horário em que
um documento foi protocolado em caso de contestações judiciais.
•
Desativação domínio TJ.SC.GOV.BR. Com
a desativação desse domínio, o servidor de entrada de e-mails do TJSC
deixou de receber uma média de 5.000 spams por dia.