NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
A comunicação compõe o Mapa Estratégico do Poder Judiciário de Santa
Catarina – Vigência 2015-2020 – e está delineada nas perspectivas Cidadão:
“Aprimorar a comunicação institucional” e Gestão: “Aprimorar a comunicação
interna”. Neste sentido, foram desenvolvidas inúmeras ações no ano de 2017 pelo
Núcleo de Comunicação Institucional (NCI).
O projeto de produção de material para web, webtv e webradio,
iniciado em 2015, foi prorrogado em 2017 com a confecção e disponibilização no Canal
TJSC no YouTube, dos seguintes
produtos:
•
24 vídeos – entre eles
matérias e os quadros Modus Operandi; De olho no Direito; Antes e Depois da
Lei; Além da Toga; e Hora Extra;
•
244 áudios – Resenha Semanal;
e Pílulas de um minuto;
•
Duas campanhas institucionais – Programa de estágio
do PJSC; e Autorização de viagem de crianças e adolescentes;
•
14 tutoriais – Sistema de
Correições dos Cartórios Extrajudiciais (nove); e Academia Judicial (cinco).
Compondo os materiais em vídeo, importante destacar a participação do NCI
na grade da TV Alesc, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina,
por meio do programa “TJSC na TV”, com veiculação quinzenal de quadro de
entrevistas. Foram transmitidas, em 2017, 26 entrevistas.
O NCI ainda atuou diretamente na supervisão dos serviços gráficos
executados pela Divisão de Artes Gráficas (DAG), conforme função definida pela
Resolução n. 16/2014-GP de “supervisionar a produção e zelar pela qualidade de
material impresso de promoção ou divulgação da imagem e das políticas públicas
institucionais no âmbito do Poder Judiciário”.
No ano de 2017 foram supervisionadas 503 serviços gráficos.
Com o lançamento do novo portal do PJSC em novembro de 2015, o NCI assumiu
integralmente a supervisão e moderação do site em agosto de 2016, conforme
SPA n. 9380/2016.
Imperioso destacar que o novo portal do PJSC tornou o acesso às
informações e aos serviços prestados pelo Judiciário catarinense mais célere e
mais eficiente, além de contribuir, significativamente, para o desempenho das
funções de seus servidores e a aproximação da Corte com a sociedade.
Prova disso é o número expressivo de correspondências eletrônicas
recebidas pelo NCI, cujo formulário de contato foi disponibilizado em cada
página do Novo Portal por meio do link “Fale Conosco sobre esta página”. Só em 2017 foram
recebidas e devidamente respondidas 4.284 correspondências eletrônicas. Entre
elas constam elogios, dúvidas e críticas, as quais, após análise da DTI e NCI,
servem de base para o aperfeiçoamento do Portal, bem como pedidos de
atualização, cujas informações são verificadas pelo Núcleo e imediatamente
disponibilizadas no site.
Em virtude das sugestões de melhorias e demandas apresentadas por meio do
formulário de contato, o Núcleo de Comunicação Institucional procedeu a
avaliação das propostas em conjunto com a Diretoria de Tecnologia da
Informação, por meio da Divisão de Gestão do Conhecimento, Seção de
Administração do Portal Web.
Ao longo deste ano, as referidas propostas validadas foram inseridas no
cronograma de implementações da DTI e disponibilizadas no mês de novembro. Os
ajustes implementados, em resumo, foram:
•
Adequação do formulário de contato;
•
Disponibilização dos novos portais para o Magistrado,
Cidadão e Advogado, os quais já faziam parte do projeto original;
•
Reorganização do Portal do Servidor, em conjunto com
a Diretoria de Gestão de Pessoas;
•
Criação dos novos portais do Malote e da Conciliação
e Mediação;
•
Disponibilização do organograma atualizado; e
•
Atualização dos contatos das comarcas.
Paralelamente, o NCI deu continuidade ao Projeto Memórias, iniciado no
segundo semestre de 2015, cujo objetivo principal é a produção de vídeos a
respeito da história da Justiça no Estado, a partir do relato de ex-presidentes
do Tribunal de Justiça e servidores destacados da administração, bem como de
livro sobre os fatos marcantes da instituição.
Neste ano, as entrevistas realizadas foram editadas, além da produção das
artes gráficas de abertura e currículo dos entrevistados.
Por fim, é necessário ressaltar que, apesar das diversas ações
empreendidas pelo NCI neste ano, muito ainda pode e deve ser projetado para o
futuro. No entanto, são indispensáveis a consolidação e a valorização do
trabalho desenvolvido pelo setor, de modo que seu papel seja disseminado e
perenizado perante a instituição e que servidores e colaboradores percebam no
NCI um importante aliado na melhoria da comunicação e da imagem do Poder
Judiciário de Santa Catarina.