SECRETARIA-GERAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
A Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça, órgão ligado à Presidência,
titularizado por magistrado de primeiro grau de jurisdição, auxiliado por corpo
técnico bipartido em Assessoria e Cartório, criada pela Resolução GP n. 7 de 29
de janeiro de 2016, tem as funções de fortalecer o elo de ligação com as
comarcas no tocante aos assuntos de cunho administrativo e de centralizar,
organizar, coordenar e espraiar diretrizes aos órgãos administrativos do
Tribunal de Justiça catarinense, na condução das políticas determinadas pelo
Presidente da Corte.
Nesses dois anos de existência, o órgão mostrou-se crucial na gerência
de diversos temas de importância capital para a administração do Poder
Judiciário do Estado de Santa Catarina.
Assim, constatou-se acentuada melhora nos procedimentos e agilidade na
instalação de novas unidades judiciárias e na realização de obras e reformas no
parque estrutural de primeiro e de segundo graus, a partir de atuação mais
estreita com a Diretoria de Engenharia e com o Conselho Gestor de Engenharia –
CGEnge.
Nesse aspecto, criaram-se critérios objetivos para as intervenções
ligadas à engenharia, priorizando-se aquelas mais necessárias e mais
importantes, padronizou-se os trâmites estabelecendo-se paradigmas no que tange
à climatização de ambientes, modificações de leiaute, pinturas etc., medidas
que garantiram o cumprimento do Plano de Obras, atingimento das metas
estabelecidas e otimização da aplicação dos recursos.
Além disso, verificou-se integração maior com a Corregedoria-Geral da
Justiça, tanto na área judicial quanto na extrajudicial, parceria que fez com
que fosse possível aprimorar o procedimento de prestação de contas pelos
interinos das serventias extrajudiciais vagas, implantar sistema de gestão
unificada nas unidades judiciárias de primeiro grau, adotar o Sistema de
Processos Administrativos para tramitação de processos administrativos em meio
eletrônico (Resolução Conjunta n. 2), e utilizar o aplicativo de mensagens WhatsApp para intimações em processos de
competência dos Juizados Especiais no âmbito do Poder Judiciário do Estado de
Santa Catarina (Resolução Conjunta n. 6), além da maior ênfase ao primeiro grau
por meio da criação da Diretoria de Cumprimento Processual Remoto do Primeiro Grau,
subordinada à Diretoria-Geral Judiciária (Resolução Conjunta n. 9).
A par dessas realizações, a Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça
aperfeiçoou o controle sobre as áreas administrativas desta Corte,
racionalizando o trâmite dos processos administrativos, orientando a elaboração
dos projetos e garantindo com que todos os setores falem linguagem em comum e
empreguem a sinergia de esforços na obtenção dos resultados alinhados com o
planejamento estratégico e com as metas estabelecidas pelo Presidente.
No tocante à dimensão orçamentário-financeira, a Secretaria-Geral, em
atuação coordenada com a Diretoria de Orçamento e Finanças, traçou plano para
gerir os recursos do Poder Judiciário de modo a fazer frente a todas as
contingências e a enfrentar da maneira mais serena possível o acentuado e
prolongado período de crise político-econômica brasileira, a qual acarretou
oscilações nos fundamentos macroeconômicos ao longo do biênio e entraves à
execução orçamentária.
Essa gestão equilibrada, lastreada no acompanhamento atento sobre a
geração das receitas e na cautela na implementação de despesas contínuas de
acordo com a capacidade financeira, bem como a elaboração de orçamento com base
em índices que efetivamente representam a projeção de receita, viabilizou a
expansão das atividades, a realização de inúmeros projetos de elevada
importância e o resgate do passivo com magistrados e servidores, com total
observância aos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Ainda, verificou-se maior amplitude no canal de comunicações com os
magistrados de primeiro grau, que tinham dificuldade de acompanhar o andamento
de suas demandas de cunho administrativo. A partir da criação da
Secretaria-Geral, houve centralização no que pertine aos assuntos dessa
natureza, e os Diretores do Foro e Magistrados passaram a poder dirimir suas
dúvidas e endereçar as pretensões de suas comarcas ao Secretário-Geral. Com
isso, estreitaram-se os laços entre a magistratura de primeiro grau – e as
demandas das comarcas – e a Administração do Poder Judiciário catarinense.
Nessa mesma linha, infere-se que a Secretaria-Geral teve o condão de
desonerar o Presidente do Tribunal de Justiça de assuntos de ordem gerencial,
permitindo que o foco das atenções do Chefe do Poder Judiciário estivesse voltado
para questões maiores e mais relevantes e diminuindo também a quantidade de
tempo empregado na assinatura de expedientes e documentos.
Houve, outrossim, diminuição no lapso de tramitação dos processos
administrativos físicos e digitais em geral e no tempo empregado para a
formação do convencimento administrativo e para a tomada de decisão, bem como
aprimoraram-se os critérios e parâmetros para as intervenções administrativas e
uniformizaram-se as decisões, evitando-se casuísmos em prol da isonomia de
tratamento.
Essas interveniências e entendimentos contribuíram para a celeridade na
tramitação dos processos interna corporis,
para a padronização dos entendimentos e procedimentos em curso nas áreas
técnicas e para a organização e ordenação dos serviços internos desta Corte.
Parcela dessas realizações pode ser divisada a partir da análise da
dimensão numérica relativa aos trabalhos desenvolvidos em 2017:
•
Ingressaram na Secretaria-Geral, entre autos físicos (PTCs) e digitais
(SPAs), 3.820 processos, com média mensal de 319 novos feitos.
•
O Cartório da Secretaria-Geral recebeu, registrou e movimentou 10.351
expedientes (entre malotes digitais, ofícios e telegramas) endereçados à
Presidência ou ao Secretário-Geral.
•
O Secretário-Geral assinou 1.866 pareceres, 1.843 despachos e 610
decisões ao longo do ano, bem como foram confeccionados e levados à assinatura
do Presidente 2.192 decisões e 66 despachos ordinatórios, totalizando 6.577
atos, em média mensal de 570, produtividade 31% superior a 2016.
•
Ao todo, 582 processos físicos ou digitais foram arquivados diretamente
pela Secretaria-Geral, contribuindo para a redução dos estoques de processos em
trâmite.
•
Além dos acima citados, também foram realizados pela Secretaria-Geral
5.976 outros atos (ofícios, relatórios, informações, portarias, minutas de
resolução, termos etc.), que, somados aos anteriormente referidos, totalizam
12.553 no corrente ano, em média mensal de 1.046.
Conquanto se reconheça que há espaço para melhorar e avançar, até pelo
pouco tempo de existência da Secretaria-Geral do Tribunal de Justiça, também é
possível afirmar que muito se evoluiu até aqui, por conta do incondicional
apoio do Presidente e dos esforços dos servidores e colaboradores.
Para finalizar, destaca-se que, inspirado na experiência catarinense, o
Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em maio de 2017, criou o cargo de
Juiz Secretário-Geral.